-
Letra D
Departamentalização funcional: É dividida conforme a área de conhecimento necessária para a realização da atividade.
Orienta as pessoas de forma específica, facilitando o trabalho e o desenvolvimento.
-
Gabrito letra D.
Uma das principais críticas à departamentalização funcional é exatamente o fato de que essa configuração acaba gerando uma cultura de isolamento entre os departamentos. As pessoas acabam com uma visão limitada dos problemas e objetivos da organização como um todo, sem uma visão sistêmica.
Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
-
A primeira afirmativa está correta. A departamentalização divide a organização de acordo com as especializações, com as funções existentes na instituição, como Marketing, Finanças etc.
A segunda frase é um pouco vaga, mas não está incorreta. A departamentalização funcional possibilita uma orientação específica aos funcionários e facilita o trabalho, pois concentra no mesmo departamento pessoas com formação semelhante.
Finalmente, a última afirmativa está incorreta. Uma das principais críticas a departamentalização funcional é exatamente o fato de que essa configuração acaba gerando uma cultura de isolamento entre os departamentos.
Gabarito: letra D
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
-
III. Apresenta alta (BAIXA!) visão sistêmica da organização.
-
Departamentalização Funcional
-->Permite a maior concentração e uso de recursos especializados, pois estes serão alocados em unidades organizacionais específicas;
-->Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional;
-->Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz;
Fonte: EstratégiaConcurso
-
A estrutura Funcional possui a característica de ser INTRADEPARTAMENTAL, o que significa que sua colaboração se limita ao seu próprio departamento, reduzindo, portanto, sua visão organizacional.
-
GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
Para Elisabete Moreira (2016, p. 332) a departamentalização funcional consiste no agrupamento do trabalho de acordo com a similaridade das tarefas, habilidades, conhecimento e uso de recursos, baseado na especialização.
A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. É a divisão lógica de acordo com as funções (especializações) a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.
O principal ponto forte da departamentalização funcional é o agrupamento de especialistas ao mesmo tempo em que permite o compartilhamento dos recursos especializados entre os diversos produtos. Seu principal ponto fraco é a dificuldade de coordenação das tarefas dos diversos especialistas funcionais, possuindo um alto grau de diferenciação, de modo que as atividades sejam concluídas dentro do orçamento e prazos.
FONTE: Prof. Heron Lemos