SóProvas


ID
1090993
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A expressão "agenda setting", cunhada pelos autores McCombs e Shaw, foi tratada como hipótese, inicialmente, para descrever um fenômeno estudado no contexto das campanhas eleitorais.

Ampliada para o contexto geral da mídia, ela tem como ideia central o fato de que os meios de comunicação de massa

Alternativas
Comentários
  • para  quem não assina o plano: letra E

  • Gabarito: E. 
    Teoria do Agendamento ou Agenda Setting: essa teoria tem como ideia central o fato de que os meios de comunicação de massa indicam as principais questões sobre as quais o público deve pensar e atribuir relevância.

    Cuidado! Acho perigoso dizer que alguma teoria "determina", "obriga" etc. Vale redobrar a atenção na hora da prova. 

    Boa sorte e bons estudos! 

  • Hipótese do Agendamento ou Agenda-setting theory, no original, em inglês, foi formulada por Maxwell McCombs e Donald Shawna década de 1970. Essa hipótese propõe a ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos que são veiculados com maior destaque na cobertura jornalística (incluindo tanto meios impressos quanto eletrônicos). Assim, no Agenda-setting, as notícias veiculadas na imprensa, se não necessariamente determinam o que as pessoas pensam sobre determinado assunto, são bem-sucedidas em fazer com que o público pense e fale sobre um determinado assunto, e não sobre outros. A teoria é uma metáfora utilizando a ideia simbólica de agenda. E se preocupa com a agenda dos meios de notícia e a agenda da sociedade, e como são colocadas as notícias em termos de idéias e opiniões que tentam persuadir o público. Desde a primeira publicação, em 1972 , esta hipótese foi sendo continuamente testada em diversos experimentos e pesquisas. A profusão dessas pesquisas foi estimulada por diversos ramos teóricos que se propuseram a complementar ou a refutar as bases teóricas da hipótese do agendamento.