SóProvas


ID
109114
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia ligada ao Poder Executivo que atua sob a direção do Conselho Monetário Nacional e tem por finalidade básica

Alternativas
Comentários
  • Órgão normativo do sistema financeiro, voltado para o desenvolvimento, disciplina e fiscalização do mercado de valores mobiliarios, basicamente o mercado de ações e debêntures.
  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país. Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas. 
    A Lei que criou a CVM (6385/76) e a Lei das Sociedades por Ações (6404/76) disciplinaram o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas, assim classificados, as companhias abertas, os intermediários financeiros e os investidores, além de outros cuja atividade gira em torno desse universo principal.
    A CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado.Seu poder normatizador abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários.
     
    A CVM não exerce julgamento de valor em relação à qualquer informação divulgada pelas companhias. Zela, entretanto, pela sua regularidade e confiabilidade e, para tanto, normatiza e persegue a sua padronização.
     
  •               COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM)
     
      A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão normativo do sistema financeiro, voltado para o desenvolvimento, a  normatização e controle do mercado de valores mobiliáriosdisciplina e a fiscalização do mercado de valores mobiliários não emitidos pelo sistema financeiro e pelo Tesouro Nacional, basicamente o mercado de ações de debêntures. É uma entidade auxiliar autárquica autônoma e descentralizada, mas  vinculada ao governo. 
  • Para ajudar na resolução das questões,  procure as palavras chaves de cada assunto abaixo:
    CVM: Valores mobiliários, fundos de investimentos, ações, mercado de capitais, bolsa de valores, derivativos.
    * A CVM é o BACEN do mercado mobiliário (ações, debêntures, fundos de investimento, entre outros). Enquanto o CVM fiscaliza as SA Abertas e protege os acionistas, o BACEN fiscaliza os Bancos e protege os clientes.
    BACEN: Execultar, fiscalizar, punir, administrar emitir (apenas papel moeda), realizar, receber.
    * É o BACEN que faz cumprir todas as determinações do CMN!
    CMN: Fixar diretrizes, zelar, regulamentar, determinar, autorizar (emissão de papel moeda) disciplinar, estabelecer, limitar.
    * Lembre-se CMN é um orgão normativo, não executa tarefa!

    TOME CUIDADO COM AS EXCEÇÕES, EXEMPLO:

    REGULAMENTAR + COMPE OU MERCADO DE CÂMBIO = BACEN
    REGULAMENTAR + VALORES MOBILIÁRIOS = CVM
    REGULAMENTAR + OUTROS ASSUNTOS = CMN



  • Colega Julliana Regina Rodrigues.

    Quem regulamenta as operações de câmbio é o CMN e não o Bacen.
    Acho que você confundiu com compensação de cheques, este sim, o Bacen regulamenta a execução.
    Bacen regulamenta a execução de compensação de cheques e o BB executa.

    Ainda que eu fale a língua dos anjos e dos homens, sem amor, eu nada serei. 1 Corintios 13.1
    Jesus é amor.
    Abraço
  • COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM

    (Entidade Supervisora)

    A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também é uma autarquia vinculada ao Ministérioda Fazenda, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país. Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; proteger os titulares de valores mobiliários; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários; estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas

  • Caro Sergio Costa, o texto da colega Juliana Regina Rodrigues está correto.

    O Bacen Regulamenta o mercado de Câmbio.

    O CMN Regulamenta a Política Cambial, o que é diferente.

    Cumprimentos


  • Galera, uma macete p/ toda vez que for citada CVM numa questão, só lembrar das 8 palavrinhas mágicas:

    - Valores Mobiliários 

    - Bolsa de Valores

    - Mercado de Balcão

    - Derivativos

    - Ações/acionistas

    - Debêntures 

    - Fundo de Investimento

    - CIA Abertas

    Lembrando que não vale apena ater-se só a essas palavras, pois a CESPE sempre adora elaborar pegadinhas para a eliminação do candidato, estudem muito e aprofundem seus conhecimentos, mas de início são válidas por que dão uma boa guia na hora de avaliar a/as alternativas(s). Bons estudos !

  • Nunca esqueça ! Órgão Normativo do Sistema Financeiro ( Dinheiro na Jogada ) - CVM

  • d)

    normatização e controle do mercado de valores mobiliários.

  • É responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país. Para este fim, exerce as funções de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão.


    gab D


    fonte: site do bacen

  • Duas leis importantíssimas em concursos bancários:

    - Lei 4.595/64

    - Lei 6.385/76 

  • LETRA D CORRETA

    CVM entidade autárquica pública em regime especial, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, dotada de autoridade administrativa independente, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários, impor penalidades aos infratores (administrativamente). É vinculada ao Ministério da Fazenda.


  • CVM AGORA É VINCULADA AO MINISTÉRIO DA ECONOMIA.

  • A CVM é a entidade supervisora do Sistema Financeiro Nacional responsável pelo mercado de capitais, também chamado mercado de valores mobiliários. Seu objetivo é fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

    Gabarito: D

  • Vejamos cada alternativa:

    a) Errado. Não é finalidade básica da CVM.

    b) Errado. A CVM não faz negociações na bolsa de valores, apenas estimula o seu funcionamento e a fiscaliza.

    c) Errado. Não é finalidade básica da CVM.

    d) Certo. A CVM objetiva fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

    e) Errado. A política monetária é atribuição do Banco Central.

    Resposta: D

  • A questão ficaria assim...

    A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que atua sob direção do Conselho Monetário Nacional e tem por finalidade básica:

  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que atua sob direção do Conselho Monetário Nacional e tem por finalidade básica: normatização e controle do mercado de valores mobiliários

  • A CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado.Seu poder normatizador abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários.