SóProvas


ID
109117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia - foi desenvolvido em 1979 pelo Banco Central do Brasil e pela ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com a finalidade de

Alternativas
Comentários
  • Correta letra D) Questão de interpretação, A SELIC EM 1979 (GRIFE O ANO) FOI CRIADA COM A FINALIDADE DE MANTER A CUSTÓDIA FÍSICA E ESCRITURAL. NA ÉPOCA AINDA HAVIA A CUSTÓDIA FÍSICA, O QUE HOJE NÃO EXISTE MAIS, PORÉM NA ÉPOCA EM QUE FOI CRIADA EXISTIA.
  • RESPOSTA: item D

    Criado em 1979 pela ANDIMA, em parceria com o Banco Central, o SELIC é uma espécie de sistema eletrônico que processa o registro, a custódia e a liquidação financeira das operações realizadas com títulos públicos federais, garantindo segurança, agilidade e transparência nos negócios. O objetivo deste sistema é controlar e liquidar financeiramente as operações de compra e venda de títulos públicos federais e manter sua custódia física e escritural.

    Fonte: http://www.webartigos.com/articles/15690/1/Taxa-SELIC-e-a-escalacao-da-selecao-brasileira/pagina1.html

     

  • SELIC foi criado para simplificar a sistemática de movimentação e troca de custódia (tutela) dos titulos públicos no mercado.

    Fonte: apostila objetiva.
  • O SELIC, na verdade, é um grande sistema computadorizado on line, ao acesso apenas as instituições credenciadas no mercado financeiro. Através     
    do SELIC, os negócios têm liquidação imediata.
     Ou seja: o SELIC pode , controlar e liquidar financeiramente as operações de compra e venda de títulos públicos e manter sua custódia física e escritural.
  • O SELIC NÃO MANTEM SUA CUSTODIA FÍSICA E SIM DE FORMA ESCRITURAL APENAS! QUESTÃO DEVE SER ANULADA!
  • Além do Banco Central e do Tesouro Nacional, podem ser participantes do Selic:
    a) bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores imobiliários;
    b) demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central;
    c) fundos;
    d) entidades abertas e fechadas de previdência complementar, sociedades seguradoras, resseguradores locais, operadores de planos de assitência à saúde e sociedades de capitalização;
    e) outras entidades, a critério do administrador da Selic (Departamento de Operações do Mercado Aberto - DEMAB, do Banco Central)
  • SELIC é a camara  de compensação de titulos publicos.
  • Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC)
     
    O SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia foi criado na década de 70 para simplificar a sistemática de movimentação e troca de custódia dos títulos públicos no mercado, vale dizer, apenas títulos públicos federais, quer sejam emitidos pelo Tesouro Nacional ou pelo Banco Central, e os títulos públicos estaduais e/ou municipais são registrados no SELIC.
    Para lançar um título federal no mercado, isto é, para fazer a primeira venda de um título, o Banco Central realiza o chamado leilão primário, onde os interessados em adquirir os papéis enviam suas ofertas. Em geral, quem participa desse leilão são instituições financeiras que utilizam os títulos para compor suas carteiras de investimentos, assegurando, dessa forma, a rentabilidade de aplicações oferecidas aos seus clientes, ou seja, tais títulos servem como lastro para outras operações.
    Entretanto, a instituição adquirente do título não é obrigada a permanecer com o papel, comprado no leilão primário, até o seu vencimento. É prática comum a venda desses títulos a outras instituições criando-se, dessa forma, o chamado mercado secundário.
    O interessante nessa questão é o fato de a rentabilidade da maior parte dos títulos emitidos ser definida pela taxa média ajustada dos financiamentos apurados no SELIC (leia-se mercado secundário) para títulos públicos federais. Traduzindo, são as operações efetuadas no mercado secundário, entre detentores dos títulos públicos e determinados aplicadores, que determinarão a taxa de remuneração do próprio título. Tais operações são denominadas de overnight.
    E é nas operações overnight de troca de reservas bancárias lastreadas em títulos públicos federais que se forma o juro primário da economia, o qual, serve de referência para todas as demais taxas de juros.
    Registre-se ainda que o COPOM - Comitê de Política Monetária do Banco Central, amparado por um significativo colchão de recursos da ordem de alguns bilhões de reais, realiza reuniões periódicas onde são traçadas metas para a Taxa SELIC.
  • A letra D parece ser a correta.

    A questão pede qual foi a finalidade inicial da criação da SELIC em 1979, liquidar os títulos públicos federais, estaduais e
     municipais. Somente em 1992, passou a ser da CETIP a liquidação dos títulos públicos estaduais, municipais e privados; a SELIC passou a
     operar somente com títulos públicos federais. Os títulos públicos estaduais e municipais referentes à data anterior a 1992, ainda continuam na SELIC.
  • A QUESTÃO REALMENTE DEVERIA SER ANULADA, POIS

    Todos os títulos são escriturais, isto é, emitidos exclusivamente na forma eletrônica. A liquidação da ponta financeira de cada operação é realizada por intermédio do STR, ao qual o Selic é interligado.


    FONTE: http://www.bcb.gov.br/?SPBSELIC 

  • Para quem esta reparando a questão da informatização e eletrônica usadas atualmente no SELIC, note que a questão informa que o SELIC foi criado em 1979 (ano anterior a MUITA coisa na área da informática) e ENTÃO questiona a razão para qual fora criado (evidente que foi criado em 1979, não nos dias atuais com acesso fácil a informática e internet). Portanto, sim detinha-se a custódia física e escritural dos títulos.

  • Pessoal, por favor:


    O SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia - foi desenvolvido em 1979 pelo Banco Central do Brasil e pela ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com a finalidade de

    1979, ele pergunta a finalidade do Selic QUANDO FOI CRIADO. Não há razão alguma pra anular, Selic não começou com a fazer custódia física e escritural? Então onde está o erro? Isso é pergunta de conhecimentos bancários, não de atualidades, vamos interpretar, nessa vocês tão pecando no português.
  • a) custodiar os títulos públicos e privados negociados no mercado aberto antes de sua liquidação financeira.

    Errado. Apenas títulos públicos.

    b) liquidar financeiramente as ações negociadas no mercado de Bolsa de Valores e custodiar os títulos públicos.

    Errado. Não tem relação com ações.

    c) regular e fiscalizar a atividade de liquidação e custódia dos títulos públicos federais, exercida pelas instituições financeiras.

    Errado. Não regula, mas atua como local de liquidação dos ativos.

    d) controlar e liquidar financeiramente as operações de compra e venda de títulos públicos e manter sua custódia física e escritural.

    Correto.

    e) verificar e controlar o índice de liquidez dos títulos públicos e privados antes da sua custódia.

    Errado. Não tem relação com o índice de liquidez de títulos públicos e privados.