-
A taxa selic é divulgada pelo COPOM mensalmente.
-
Foi mensalmente ATE 2006 Hjé a cada 45 dias.
-
a taxa SELIC não é divulgada "exatamente" a cada 45 dias, esses 45 é apenas uma base, já que a taxa é determinada 8 vezes por ano. 360 (dias do ano) dividido por 45 (base em que o COPOM se reúne) = 8
-
"A taxa referncial do SELIC, de natureza remuneratória é diferente da SELIC-META. O COPOM estabelece uma meta para o SELIC, mas a taxa que remunera os taxas são próximas da meta mas é sempre diferente da meta, pois vai variar de acordo com as negociações dos títulos negociados pelo sistema. Outro erro que consta é a palavra "exatamente" a cada 45 dias, não é exatamente pois é sempre na data mais próximo de quarta-feira, portanto pode variar esses dias."
-
A taxa referncial do SELIC, de natureza remuneratória é diferente da SELIC-META. O COPOM estabelece uma meta para o SELIC, mas a taxa que remunera os taxas são próximas da meta mas é sempre diferente da meta, pois vai variar de acordo com as negociações dos títulos negociados pelo sistema. Outro erro que consta é a palavra "exatamente" a cada 45 dias, não é exatamente pois é sempre na data mais próximo de quarta-feira, portanto pode variar esses dias. Muita atenção com essas palavras como exatamente, com certeza, absoluta e assim vai...
-
CETIP E BOLSA DE VALORES(BOVESPA E OUTRAS), ATUALMENTE SÃO TODAS SA.
-
É FIXADA pelo COPOM e DIVULGADA pelo Bacen!
-
a data das reunioes é emitidas pelo COPOM todo mes de Novembro e divulgado no site do bacen (www.bcb.gov.br) (https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=110088521&method=detalharNormativo) as reunioes acontecem as terças e quartas dos respectivos meses.
-
GABARITO ERRADO
Selic-Meta
A política monetária adotada no Brasil relaciona a meta da inflação (meta determinada pelo CMV e inflação "real" mensurada pelo IBGE) com a taxa de juros. Assim o Bacen adota como Instrumento de Política Monetária, a taxa de juros "Selic-Meta" que é definida pelo Copom, que baliza as demais taxas de juros da economia com o objetivo de reduzir ou estimular a demanda e os investimentos na economia real.
fonte: livro Vestconcursos
-
A meu ver o erro é um pequeno detalhe que parece passar despercebido aos olhos de todos. Mas em se tratando de CESPE é preciso desconfiar
Senão vejamos:
A taxa referencial do SELIC, de natureza remuneratória, também conhecida por SELIC-META, é uma taxa de juros, fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), aplicável pelas instituições financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa básica para a economia. Atualmente, essa taxa é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias.
O SELIC refere-se ao sistema especial de liquidação e custódia e nao a taxa SELIC de juros: A SELIC.
OLHO VIVO GALERA!!!!
BONS ESTUDOS.
-
Alguém poderia me ajudar nesta questão?
Onde está o erro?
Quem divulga e estipula a taxa não é o COPOM?
P.s: A taxa é definida a cada 45 dias sim; ou então meu professor de Conhecimentos Bancários está passando informações erradas, não é possível ...
-
A SELIC-META é ESTABELIDA e divulgada pelo COPOM e MANTIDA e tb divulgada pelo BACEN. O COPOM reune-se 8 vezes ao ano, o que dá uma média de uma reunião a cada 45 dias, e não exatamente 45 dias. O objetivo da SELIC-META é reduzir ou estimular a demanda de investimentos.
-
Eis a questão..
A taxa referencial do SELIC, de natureza remuneratória, também conhecida por SELIC-META, é uma taxa de juros, fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), aplicável pelas instituições financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa básica para a economia. Atualmente, essa taxa é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias.
Amigos, a Taxa referencial do SELIC e a SELIC-META, são coisas diferentes!
Então vamos agora tentar entender a questão;
- A taxa referencial do SELIC, é de natureza remuneratória sim, mas ela é Utilizada para atualizar tributos e contribuições federais.
- Já a SELIC-META, essa sim é a taxa divulgada pelo Copom a cada 45 dias.
Ela é um "objetivo a ser seguido", e os leilões diários vão refletir isso quase que imediatamente, pois quando é alterada, já no dia seguinte, todos (ou quase todos) estarão seguindo o novo parâmetro; ou seja ela aplicável pelas instituições financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa básica para a economia.
É isso, espero ter ajudado nessa reta final pro concurso da cef =)
Quem discordar, pode comentar ae ^^´
Bons estudos galera ;)
-
O erro da questão está no "exatamente 45 dias". As reuniões e definição da meta-selic são APROXIMADAMENTE a cada 45 dias, e não EXATAMENTE.
-
Ok, vamos lá....
A decisao final - a meta para a Taxa Selic e o viés, se houver - é imediatamente divulgada à imprensa ao msm tempo em que é expedido Comunicado atraves do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).
As atas em portugues das reunioes do Copom sao divulgadas às 8h30 da quinta-feira da semana posterios a cada reunião, dentro do prazo regulamentar de seis dias úteis, sendo publicadas na página do Banco Central na Internet ("Notas da Reuniao do Copom") e para a imprensa. A versao em ingles é divulgada com uma defasagem de cerca de 24 horas.
Ao final de cada trimestre civil (março, junho, setembro e dezembro), o Copom publica, em portugues e em ingles, o documento "Relatorio de Inflação", que analisa detalhadamente a conjuntura economica e financeira do país, bem com aprensentar suas projeçoes para a taxa de inflação.
Esse tempo de 45 dias é o tempo do intervalo entre uma reuniao ordinaria e outra.( Oito vezes ao ano). Ressalta-se que a taxa Selic pode ser alterada independentemente das reunioes do Copom.
-
1º - a reunião do COPOM ocorre a cada 45 dias
2º - os resultados da nova meta, tem um prazo de 6 dias(após a reunião) para ser publicada
ERRO DA QUESTÃO:
...taxa é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias.
-
Para quem leva os estudos ao pé da letra há 2 erros além da palavra "exatamente". São eles:
1° fixadas pelo BACEN. (quem às fixa é o COPOM)
2° após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). (A divulgação é feita pelo BACEN)
Bons Estudos
-
Não acredito que o erro esteja nos 45 dias, e sim no fato desta taxa não ser fixada pelo Bacen. Vejam: taxa selic é diferente de taxa selic-meta. Como nosso amigo João explicou, a taxa selic meta, esta sim, é fixada pelo Bacen. Mas quem define mesmo a taxa selix é o próprio mercado, com o objetivo de se aproximar da meta- o que nem sempre ocorre.
-
meta da inflação: definida pelo cmn
selic meta: divulgado pelo compom 8 vezes ao ano com o objetivo de alcança a meta da inflação determinada pelo cmn
selic over: taxa apurada diariamente na selic
depois de definida a meta cabe ao bacen a tarefa de executar
caso o acen nao consiga deve o presidente divulga uma carta aberta ao ministro da fazenda informando os motivos da falta de exito
-
A questão não fala de taxa SELIC hora nenhuma. Taxa referencial do SELIC é só outra forma que dizer SELIC-META.
-
Trata-se de duas taxas totalmente diferentes.
Taxa Referencial (TR), também conhecida como Taxa Selic Over, é uma referência para as demais taxas de juros. É indexador das LFT. É remuneratória. Remunera, por exemplo, a Poupança. Corrige os valores do Imposto de Renda. É obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento de um dia, lastreadas em Títulos Públcos Federais na forma de operações compromissadas.
Taxa Selic-Meta, é um instrumento de Política Monetária, definida pelo COPOM, que baliza as demais taxas de juros da economia com o objetivo de reduzir ou estimular a demanda de investimentos.
Outros comentários complementam o entendimento da questão.
Em suma, está tudo errado nesta questão. O Cespe fez uma salada mixta.
-
O erro está em "EXATAMENTE" 45 dias. Selic-Meta é a mesma coisa que taxa referencial do Selic diferente de TAXA SELIC o que não foi citado. Colocarei algumas datas do ano 2007 comunicado pelo Bacen: 23 e 24 de janeiro; 6 e 7 de março etc, sempre nas terças e quartas-feiras. Ou seja aproximadamente 45 dias.
CUIDADO COM A RESPOSTA DO JOÃO RÉGIS "ESTÁ ERRADA"
-
CMN DEFINE TAXA SELIC(TETO)
COPOM DEFINE TAXA SELIC META( O QUE SE PRETENDE CUMPRIR, EXEMPLO 6,5 % - NOME JÁ DIZ METAAAAA) BACEN CUMPRE!!!!!!
-
A taxa referencial do SELIC, de natureza remuneratória, também conhecida por SELIC-META,-errado- "é conhecida como SELIC-OVER", é uma taxa de juros, fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), aplicável pelas instituições financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa básica para a economia(caracteristica SELIC-meta). Atualmente, essa taxa é divulgada pelo COPOM exatamente-errado- "aproximadamente" a cada 45 dias.
entenda a diferença entre SELIC-meta X SELIC-over
http://www.infomoney.com.br/mercados/proventos/noticia/2001536/entenda-relacao-entre-selic-fixada-pelo-copom-taxa-over-dos
-
A taxa referencial do SELIC, de natureza remuneratória,
também conhecida por SELIC-META, é uma taxa de juros,
fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de
Política Monetária (COPOM) (correto - o COPOM determina e o BACEN fixa),
Aplicável pelas instituições
financeiras para os títulos públicos e adotada como taxa
básica para a economia (correto).
Atualmente, essa taxa é divulgada
pelo COPOM exatamente a cada 45 dias. (exatamente NÃO, seria mais ou menos em 45 dias, 8 vezes por ano)
Complementando: já vi questões versando sobre as ATAS das reuniões do COPOM, que devem ser divulgadas SEMPRE após 6 dias úteis (errado também, reuniões terças e quartas, na quinta divulgam a ATA, ou seja, em ATÉ 6 dias úteis e NÃO em exatamente).
Bons estudos!
-
Taxa SELIC: definida pelo CMN, fixada pelo COPOM e cumprida pelo BACEN.
COPOM possui 8 reuniões anuais, não sendo obrigatoriamente a cada 45 dias.
-
Bacen = fixa selic meta --> tem D+1 para fixar (sentido de divulgar)
Copom = determina selic meta - 10,75% atual.
CMN = determina inflação --> 4,5 +ou- 2p.p.
Erro da questão: "taxa é divulgada pelo COPOM EXATAMENTE a cada 45 dias."
O correto: são realizadas ordinariamente (obrigatoriamente) 8 reuniões por ano, isto é, em MÉDIA uma a cada 45 dias. Porém, não existe datas marcadas.
Datas com relação ao Copom: d+6 para divulgação da decisões em ATA, em português. E d+7 para inglês.
Outra data a ser lembrada: Copom tem até junho de cada ano, para determinar qual será a Selic Meta do próximo ano, ou seja, Copom tem até junho deste ano, para publicar a Selic Meta do ano de 2015.
-
Eder Nic... acho que você se equivocou um pouco...
A meta de inflação de cada ano é
estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com dois anos de
antecedência, sempre no mês de junho. Se, em determinado ano, a inflação
ultrapassar a meta estabelecida pelo CMN, o Presidente do BCB deve encaminhar
carta aberta ao Ministro da Fazenda explicando as razões do não cumprimento da
meta, bem como as medidas necessárias para trazer a inflação de volta à trajetória
predefinida e o tempo esperado para que essas medidas surtam efeito.
Ao final de cada trimestre civil (março, junho, setembro e dezembro), o Copom publica, em português e em inglês, o documento "Relatório de Inflação", que analisa detalhadamente a conjuntura econômica e financeira do País, bem como apresenta suas projeções para a taxa de inflação.
-
Bem pessoal ou eu estou doido ou a questão está errada. Porque encontrei dois sites que afirmam que a taxa Selic é definida a cada 45 dias vejam:
a) Como é definida?
A Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil).
Fonte: http://portogente.com.br/portopedia/o-que-e-a-taxa-selic-79090b)
Como é definida
A Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil).
Fonte: http://www.suapesquisa.com/economia/taxa_selic.htm
Boa prova galera!
-
Caro colega Gleisson, as reuniões do COPOM acontecem realmente a cada 45 dias, totalizando 8 reuniões por ano.
Porém, a questão diz EXATAMENTE a cada 45 dias, o que não ocorre, pois não existem datas marcadas.
-
O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (COPOM) fixa periodicamente a meta para a Taxa SELIC para fins de Política Monetária.
ALGUÉM CONSEGUIU LER A PARTE QUE FALA QUE A META DA TAXA SELIC É FIXADA PELO BACEN? QUEM FIXA É O COPOM.. TEM gente q fica procurando um acento a mais ou a menos p tornar a questão errada, quando o que te fato ta errado é o tal do BACEN LA NA FRASE!!
-
Cara NATÁLIA KELLY,
O erro da questão não está em dizer que é o BACEN que fixa a SELIC.
Qual a composição do COPOM?
É composto pela diretoria colegiada do BACEN. Sendo apenas um "Comitê" realizado pelo BACEN.
O que é Comitê?
É um grupo de pessoas destacadas de um grupo maior (como um partido ou uma associação), geralmente com poderes deliberativos ou executivos, ou seja, com força para tomar decisões em nome dos demais.
Desta forma o erro está em dizer que as reuniões acontecem EXATAMENTE a cada 45 dias, o que não é verdade. São 8 reuniões anuais, sendo APROXIMADAMENTE a cada 45 dias.
-
essa ai eu errei, confundi -bacen pode fixa a taxa selic- com o - o bacen fixa a taxa selic-
-
essa ai eu errei, confundi -bacen pode fixa a taxa selic- com o - o bacen fixa a taxa selic-
-
Existem dois erros nesta questão:
ERRO 1: (é uma taxa de juros, fixada pelo BACEN após a divulgação pelo Comitê de Política Monetária (COPOM))
CORRETO: A Taxa é fixada pelo COPOM e Divulgada pelo Bacen.
ERRO2:( essa taxa é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias)
CORRETO: as reuniões acontecem aproximadamente a cada seis semanas (42, 45 dias) a taxa é imediatamente divulgada à imprensa ao mesmo tempo que é expedido um comunicado através do sistema de informações do Banco Central do Brasil (Sisbacen), ou seja, divulgada pelo Bacen.