SóProvas


ID
1091179
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gerente de operações de uma fábrica convoca uma reunião para resolver problemas operacionais. Em determinado momento da discussão, um analista da área de qualidade propõe a utilização de árvores de decisão, pois essa técnica de apoio à decisão permite

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Vamos à obra de Rodrigo Rennó, pág. 269.


    Essa ferramenta busca detalhar e desdobrar cada decisão possível, de forma a que possamos analisar todas as possibilidades e seus impactos. De acordo com Sobral, esse diagrama permite a visualização gráfica das alternativas, na qual cada uma delas é representada como um ramo de uma árvore.14

      Essa ferramenta é útil quando enfrentamos decisões complexas em ambientes de incerteza, com o envolvimento de uma série progressiva de decisões possíveis. Portanto, essa ferramenta tem esse nome por mostrar as decisões como uma hierarquia de nós internos e externos conectados por ramos, semelhantes a uma árvore.

      Assim, nesse diagrama, buscamos entender quais seriam os impactos de cada alternativa de decisão, de modo que possamos avaliar qual seria a melhor alternativa em cada situação.

      Vamos ver como esse tópico já foi cobrado?

    TN/Desenv. Institucional/2008) O brainstorming, também conhecido como tempestade cerebral ou tempestade de ideias, é um método que proporciona um grande número de ideias, alternativas e soluções rápidas. Sendo um excelente exercício de debate criativo e inovador, possibilita um grande uso da criatividade, constituindo-se em técnica bastante aplicável à seguinte fase do processo decisório:

      a) identificação do problema ou oportunidade;

      b) diagnóstico;

      c) geração de alternativas;

      d) escolha de uma alternativa;

      e) avaliação da decisão.

      Como vimos, o brainstorming serve para gerarmos um número grande de alternativas, de modo a podermos selecionar as melhores possibilidades. Portanto, é relacionado com a geração de alternativas. O gabarito é a letra C.

      Questões Comentadas

      8. (Cespe/ Embasa/Administração/2010) As decisões programadas maximizam a necessidade de gerentes ou administradores exercitarem seus critérios para tomada de decisão.

      As decisões difíceis e que demandam muito dos gerentes são as não programadas! Lembre-se sempre disto: decisão padronizada, “manualizada”, é programada! Decisão nova, difícil e que demanda uma análise mais complexa é não programada. O gabarito é questão errada.

      9. (Cespe/ Embasa/Administração/2010) A política da empresa serve de guia para a tomada de decisões programadas.

      A política da empresa (assim como as regras e os procedimentos) é um dos balizadores da atuação de um gestor para a tomada de uma decisão programada, pois fornece um “norte” para a decisão. O gabarito é questão correta