-
Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros.A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring. O resultado disso é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação, por exemplo, nas compras à vista de matéria-prima, pois a empresa não se descapitaliza.A Factoring também presta serviços à empresa - cliente, em outras áreas administrativas, deixando o empresário com mais tempo e recursos para produzir e vender.BANCO É BANCO. FACTORING É FACTORING Por definição e filosofia, o Factoring não é uma atividade financeira. A empresa de Factoring não pode fazer captação de recursos de terceiros, nem intermediar para emprestar estes recursos, como os bancos.O Factoring não desconta títulos e não faz financiamentos.Na verdade, o Factoring é uma atividade comercial pois conjuga a compra de direitos de créditos com a prestação de serviços. Para isso depende exclusivamente de recursos próprios.
-
Popularmente as empresas de Factoring compram títulos, [duplicatas], [cheques], oriundos de vendas mercantis e/ou prestação de serviços, pagando á vista ao emitente, normalmente cliente da factoring, e aguardará o vencimento de tais títulos para cobrá-los do sacado, por regra geral, a venda dos títulos e de caráter irrevogavel e irretratável, sem direito á regresso, ous seja a factoring assume o risco na compra do título
-
Empresas de factoring = compram direitos créditos (e não descontam títulos, essa função são dos bancos, que são instituições financeiras).
Outro ponto importante a ser lembrado da diferença entre factoring e bancos, é: caso o título não seja pago pelo cliente, o risco é todo da factoring, já em relação ao banco, ele poderá cobrar de seu cliente.Por isso as Factoring possuem as taxas de juros mais elevadas no geral.
Mesmo as Factoring não sendo instuições financeiras, elas possuem o imposto IOF ( imposto sobre operações financeiras).
-
Fomento começa com F de Factoring, questões desse tipo são bônus dadas as alternativas de resposta, nesse caso eu nem me preocupei com o enunciado.
Arrendamento é Leasing
-
FACTORING
A palavra" FACTORING" que significa "faturização", insere-se entre as novas técnicas utilizando na atividade econômica, ligando-se à necessidade de reposição do capital de giro da empresas. Isto é, adquirindo créditos de empresas provenientes de suas vendas mercantis realizadas a prazo. É uma atividade mercantil que consiste na prestação continua de serviços, os mais variados e abrangentes, conjugada com a compra de direitoss resultantes de vendas mercantis efetuadas a prazo pelas empresas-clientes. Empresas de factoring não faz empréstimo, portanto, não há como cobrar juros. fomento mercantil não intermediando os recursos da poupança popular é uma empresa como qualquer outra, sujeita à legislação comercial pertinente.
-
DICA: Como o factoring é uma atividade essencialmente mercantil (comercial), basta que esteja registrado na Junta Comercial, não sendo fiscalizada nem regulamentada pela CVM ou Bacen.
-
Questão FAIL , a resposta esta na area Assuntos ... ¬¬'
-
Para memorizar:
FACTORING = SOCIEDADE DE FOMENTO
-
Quastão tranquila mas vamos analisar as demais alternativas:
-Leasing: O leasing é um negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica, na qualidade de arrendatária, e que tem por objeto o arrendamento de bens.
Como o leasing não é uma operação financeira, não há pagamento de IOF. Por ser uma prestação de serviço, paga-se somente o ISS (Imposto sobre serviço).
O prazo mínimo de arrendamento é de dois anos para bens com vida útil de até cinco anos e de três anos para os demais.
Findo o prazo de arrendamento, o arrendatário, caso não deseje comprar o bem, poderá devolvê-lo ao arrendador ou prorrogar o contrato, mediante o pagamento de alugueis muito menores do que o do primeiro arrendamento.
-Hot Money: Empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos, sem contrato de empréstimo de caráter complexo.
-Spread: Diferença entre o preço de compra e de venda de um título ou moeda. É, em última instância, o lucro da operação financeira. Também vale para as taxas de juros. É daqui que vem a renda dos Bancos.
-Funding: conversão de um débito de curto prazo em um outro de longo prazo com a emissão de novos títulos. Estes, por sua vez, quando negociados, possibilitam o pagamento de débitos remanescentes da primeira dívida.
Força!
-
Quando vier na questão a palavra factoring vc já pode associar a fomento mercantil
Factoring = fomento mercantil
-
Fomento Mercantil – factoring é a prestação de serviços, em base contínua, os mais variados e abrangentes, conjugada com a aquisição de créditos de empresas, resultantes de suas vendas mercantis ou de prestação de serviços, realizadas a prazo. Esta definição, aprovada na Convenção Diplomática de Ottawa, em maio de 1988, da qual participou o Brasil com mais 52 Nações, consta do Art. 28 da Lei 8981/1995. No Brasil, traduzimos a expressão factoring, para fomento mercantil, definitivamente consagrado em vários normativos da administração pública e em leis federais. Factoring é um étimo anglo-latino derivado do substantivo latino “factor”, is (3ª declinação), cujo radical origina-se do verbo “facere”, que significa agir, fazer, desenvolver e fomentar. As empresas aqui são conhecidas como sociedades de fomento mercantil. São sociedades empresárias (mercantis), que tem seus atos, constitutivos, registrados e arquivados nas Juntas Comerciais do País.
-
quando falar em factoring- lembrar de fomento mercantil
-
LETRA C CORRETA
Factoring, consiste na compra dos créditos de uma empresa por outra, não há cessão de crédito.
Empresa Y compra da empresa X mil reais por oitocentos reais. Se o cliente não pagar o título, o prejuízo é da empresa que comprou, não dá que vendeu, pois a que vendeu nada mais tem sobre aquele título.
As empresas de factoring não são consideradas instituições financeiras, assim, independem de autorização do Bacen para funcionarem.
Factoring cobra IOF
-
Factoring.
Fact