"Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.
O brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.
Brainstorming é um método criado nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, usado para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda.
A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.
Para uma sessão de brainstorming devem ser seguidas algumas regras básicas: é proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias melhor; nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem; para o bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas; por fim, igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de explorar suas ideias."
Fonte: http://www.significados.com.br/brainstorming/
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre alguns conceitos contemporâneos aplicados à administração das organizações. A alternativa correta deverá apresentar o nome da técnica grupal que tem por objetivo solucionar problemas novos, em que os participantes são incentivados a oferecer ideias, mesmo que impossíveis de implementação.
A - incorreta. Kaizen é uma filosofia de administração, introduzida pelo japonês Masaaki Imai, a partir de 1986, que traz no seu bojo a ideia de melhoria contínua (Kai = mudança, Zen = bom), que envolve o processo de aperfeiçoamento contínuo de mudança de hábitos, valores, que incorporem a noção contínua de fazer melhor, conquistando os melhores resultados possíveis, o que envolve a redução de desperdícios (tempo, esforços, materiais, dinheiro) e aumento da qualidade.
B - incorreta. O Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas que atuam na mesma área que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.
C - incorreta. O método Delphi é uma técnica que busca obter um consenso no processo de tomada de decisão, voltando-se para estabelecer prioridades a partir da geração de ideias, sem a presença física dos participantes, para que eles não influenciem a opinião dos demais.
D - correta. O Brainstorming é uma das mais conhecidas técnicas de geração de ideias. É usada para promover a geração de ideias e alternativas, especialmente quando as causas de um problema ou evento são difíceis de identificar. Vale dizer que a geração de alternativas é feita sem qualquer análise crítica. Pode ocorrer de duas maneiras:
- Brainstorming estruturado: as pessoas do grupo sugerem uma ideia em cada sequência ou agudam até a próxima rodada, se não surgir nenhuma ideia;
- Brainstorming não-estrutrado: os integrantes do grupo expõem suas ideias conforme elas surgem.
Após analisarmos as alternativas, concluímos que a letra "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
FENILI, R. Adminstração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.