SóProvas


ID
1091998
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Constitui um extrato da realidade que merece ser informado pela sua relevância social, possuindo como principais características: veracidade; objetividade; clareza; brevidade; generalidade e atualidade. Esse conceito define qual gênero jornalístico?

Alternativas
Comentários
  • Géneros jornalísticos são os “modelos de apropriação e de interpretação da realidade usados pelos jornalistas”. Correspondem aos diferentes tipos de textos e abordagens que vemos nos media (notícias, crónicas, reportagens, entrevistas etc).

    Consideram-se géneros jornalísticos as notícias, entrevistas, reportagens, crónicas, editoriais e artigos (de opinião ou análise). No entanto, o género jornalístico não tem fronteiras rígidas. 
    Alguns autores consideram também como géneros jornalísticos as fotoreportagens, as legendas ou até os fait divers, no sentido em que correspondem a tipos de abordagem distintos das anteriores.

    CONCEITOS-CHAVE

    Notícia
    É o mais comum dos géneros jornalísticos. Diz respeito a um texto informativo, relativamente curto, escrito numa linguagem clara, directa e concisa. As notícias devem ser actuais, verídicas e despertar o interesse das pessoas.
    Normalmente, a sua redacção segue uma estrutura fixa (antetítulo, título, superlead, lead e texto).

    Entrevista
    A entrevista só é considerada um género jornalístico autónomo quando é apresentada isoladamente ou quando é parte essencial de uma peça jornalística. Ou seja, não se consideram entrevistas as perguntas feitas pelos jornalistas para recolher informação para notícias e reportagens. 
    As entrevistas justificam-se apenas quando o tema abordado ou o perfil do entrevistado são do interesse dos leitores. Enquanto género jornalístico, a entrevista é redigida em formato de pergunta/resposta.

    Reportagem
    É considerada quase unanimemente o género nobre do jornalismo.
    Tal como nas notícias, o seu principal objectivo é informar, mas neste caso de forma mais exaustiva e profunda, utilizando um estilo narrativo, mais descritivo e humanizado.
    Uma reportagem procura contar uma história e levar os leitores a “viver os acontecimentos”. Para conseguir aproximar os leitores da realidade tratada, a reportagem usa com frequência elementos de outros géneros jornalísticos (entrevista, crónica, opinião etc).

    Crónica
    Os cronistas são pessoas que escrevem com regularidade para um jornal.
    As crónicas contam histórias (verídicas ou não) sobre a realidade e podem versar sobre as mais diversas temáticas (crónicas policiais, sociais, desportivas, locais, de um enviado especial etc).
    Em geral, as crónicas não obedecem a muitas regras: devem ser textos leves, criativos, de leitura fácil e que despertem o interesse do leitor.

    Editorial
    Os editoriais dão a conhecer aos leitores o posicionamento do jornal sobre um determinado assunto da actualidade e são quase sempre escritos por um elemento que faz parte da direcção do jornal (ou por alguém da sua confiança).
    Um editorial deve ser redigido com todo o cuidado pois traduz a posição colectiva do jornal.


    Fonte

    http://nescolas.dn.pt/nescolasv2/index.php?a=kitmedia&p=2_3

  • Na minha singela opinião: a notícia assume um caráter mais dinâmico, quando o objetivo é informar. Visto que a informação por ter, às vezes, a necessidade de ser logo noticiada por sua instantaneidade precisa ser veiculada o mais rápido possível. Caso contrário, perderá o interesse e, hoje com um mundo globalizado e com a alta tecnologia, não se pode perder tempo. Por isso, o Twitter, o Facebook, dentre outras formas de comunicação digital ganham cada vez mais espaço como forma de propagação de notícias com mais rapidez.