SóProvas



Questões de Critérios de Noticiabilidade nas Produções Jornalísticas


ID
49102
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da teoria e técnica jornalística, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Suelto é uma narrativa classificada como fait-divers do gênero diversional ou de entretenimento, típica de cadernos de Variedades ou Cultura.
( ) O conceito de Noticiabilidade trata da aptidão para um fato tornar-se notícia. Já valores-notícia são atributos que permitem a um fato ganhar o estatuto de Notícia.
( ) A organização do trabalho jornalístico está mais orientada para captar acontecimentos específicos, atípicos, de ruptura, do que os constantes, normais, rotineiros.

Alternativas
Comentários
  • Achei o seguinte conceito em um site:

    Suelto: nota ligeira de jornal, em geral de natureza política.

    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/p/i.html

    ps. Esse site possui vários conceitos da área que podem ajudar muito em concursos.
  • O suelto se aproxima do fait-divers, mas não é fait-divers. Vejam só:
    O suelto é uma nota com comentários, juízos de valor, produzida em parágrafos curtos e frases breves em tom de ironia. É uma técnica não muito usual atualmente, mas, se bem trabalhada, pode render bons espaços para clientes, principalmente personalidades das áreas artísticas e políticas. 
    Fontes:  SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnicas de Redação: o texto nos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.  RABAÇA, Carlos A.; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 


ID
62968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Noticiabilidade é um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos - do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas - que lhes conferem as características básicas de uma notícia.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Noticiabilidade são critérios que se exige para que um fato possa adquirir existência pública como notícia (Wolf)


ID
114592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da edição no telejornalismo, julgue os seguintes itens.

O tempo certo de cada reportagem depende da força das imagens e da importância jornalística do assunto.

Alternativas

ID
131029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O editorial jornalístico constitui um discurso em forma
de texto argumentativo que expressa a opinião do órgão editor
acerca de questões relacionadas aos acontecimentos considerados
mais importantes. Diferentemente dos textos informativos, o
editorial constrói uma interpretação ou um julgamento, com o
objetivo de explicitar o sentido subjacente ao que é apenas
noticiado.

A. T. Barros. Do privado para o publicamente mediado: a crítica domesticada nos
editoriais sobre ecologia. Comunicação & Espaço Público, 2001, p. 67.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

A escolha do tema do editorial de um jornal leva em conta um conjunto complexo de fatores noticiosos e conjunturais. Contudo, de modo geral, essa seleção está diretamente vinculada aos critérios de noticiabilidade e aos valoresnotícia, elementos explicados pela perspectiva do newsmaking.

Alternativas
Comentários
  • A linha editorial pode ser considerada um valor-notícia. um valor-notícia da forma de realizar a pauta,ou seja, um valor-notícia de construção.O Newmaking é o modo de produção de notícias.
  • Segundo Mauro Wolf, o conceito de newsmaking diz respeito, mais exatamente, ao profissional jornalista que dentro da empresa atua

    como editor. O editor é aquele profissional responsável pela formatação final da página (quando o jornal é impresso) ou de como será a sequência das notícias, assim como definir quais serão manchetes. Ele é, portanto, um gatekeeper – um “porteiro” que diz o que vai passar ou não. 

    Podemos dizer que ele é um sujeito que fabrica a realidade porque, tendo incorporado os critérios universais de seleção daquilo que distingue fatos de acontecimento, vai associar sua seleção a critérios já determinados pelas agências de notícias. O jornalismo de massa, ou o jornalismo produzido pela indústria cultural, é um jornalismo que serve aos interesses do capital e reproduz comportamentos e não serve essencialmente para informar, no sentido que se esperava do jornalismo. 

    Entende-se que quem mantém um jornal muitas vezes está ligado a interesses comerciais de alguma empresa, grupo econômico, ou está inserido em relações implícitas com o Estado ou representantes de elites econômicas.


    Fonte: WOLF.


ID
138589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se
seguem.

Segundo Adriano Rodrigues, a notícia, por sua força ilocutória e dimensão perlocutória, constitui ela própria um acontecimento, e não uma simples representação da realidade.

Alternativas
Comentários
  • Força ilocutória

    "Conteúdo acional de um enunciado que permite ao alocutário, num determinado contexto enunciativo, reconhecer o objetivo daquilo que é comunicado pelo locutor a partir de um determinado ato de fala como, por exemplo, fazer um pedido ou prometer algo.A utilização de verbos performativos ? tais como ordenaraconselharperguntarprometeradvertirafirmaraprovar,avisarcensurarcomentarlamentarordenar e sugerir ? explicita, facilmente, a intenção de um ato ilocutório. 

    Ex.: Prometo que vou estudar mais. 
    A intenção comunicativa deste enunciado é de fácil leitura já que a utilização do verbo performativo prometer evidencia o objetivo comunicado pelo locutor: fazer uma promessa."

    http://www.infopedia.pt/$forca-ilocutoria


    Ato perlocutório: corresponde aos efeitos que um dado ato ilocutório produz no alocutário. Fonte: Wikipedia

  • "Enquanto acontecimento, a notícia teria características específicas: 1) seria um acontecimento discursivo; 2) possuiria uma dimensão ilocutória, já que aconteceria ao “dizer-se”; e 3) possuiria igualmente uma dimensão perlocutória, já que produziria qualquer coisa pelo facto de a enunciar. (Rodrigues, 1988: 11-13)" (SOUSA, p. 9)

    Fonte: AS NOTÍCIAS E OS SEUS EFEITOS AS “TEORIAS” DO JORNALISMO E DOS EFEITOS SOCIAIS DOS MEDIA JORNALÍSTICOS Jorge Pedro Sousa,


ID
138592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se
seguem.

O excesso, a falha e a inversão são registros de notabilidade de um acontecimento, isto é, são os aspectos de um acontecimento que o transformam em notícia.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Seguindo sua apresentação do primeiro grupo de valores-noticia de seleção, formado pelos critérios substantivos, Traquina cita a notabilidade, o conflito ou controvérsia e a infração. Notabilidade seria a qualidade do acontecimento de ser visível, de ser tangível, de ter um aspecto manifesto. Traquina parece referir-se aqui à detectabilidade, ou observabilidade de um evento. Seriam registros de notabilidade a quantidade de pessoas, a inversão ou a anormalidade, o insólito, a falha e o excesso ou escassez. A unidade ou a natureza consensual da sociedade é um pressuposto para os valores-notícia, especialmente a notabilidade. Observamos que, muitas vezes, a necessidade de consenso, com origem na cultura jornalística, para que o produto notícia seja factível, acaba servindo a fins ideológicos.


ID
138601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se
seguem.

De acordo com Nelson Traquina, os valores-notícia, elemento básico da cultura jornalística, não se modificam ao longo do tempo, já que estão relacionados à cultura da comunidade interpretativa.

Alternativas
Comentários
  • Os jornalistas ora usam de identidade própria, ora sobre a cultura externa, que é passivel de mudança, pois a noticia é vista como uma construção social.
    http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7773/000556586.pdf

  • "Esses critérios de noticiabilidade não são fixos no tempo ou no espaço. O que é valor-notícia pode mudar com o tempo e de acordo com o veículo de comunicação. Para os jornais populares, por exemplo, assassinato é um valor-notícia poderoso; para uma rádio comunitária (e isto veremos claramente mais adiante) este tipo de acontecimento pode não merecer atenção e até ser descartado."

    www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/.../2221/1494



ID
138655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à pauta jornalística, julgue os itens que se seguem.

A seleção dos acontecimentos que merecem virar notícia, um processo-chave para o jornalismo, se inicia na etapa de coleta dos dados realizada pelo repórter. Durante a etapa da pauta, os fatos são coletados pela equipe e organizados em diferentes tipos de acontecimentos, que depois serão selecionados.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    A seleção é feita pelo gatekeeper, que ganha mais corpo na figura do editor-chefe.
  • O erro está em afirmar que a seleção dos acontecimentos que merecem virar notícia se inicia na etapa de coleta dos dados realizada pelo repórter. Na verdade, a seleção de acontecimentos antecede a fase da reportagem.


ID
138658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à pauta jornalística, julgue os itens que se seguem.

A elaboração da pauta é uma etapa que concentra grande poder dentro do sistema jornalístico, já que norteia a ação dos repórteres e constitui a primeira etapa de filtragem do caos ecossistêmico.

Alternativas

ID
138661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à pauta jornalística, julgue os itens que se seguem.

Apesar de traduzir e de selecionar acontecimentos segundo um sistema de valores codificado tanto no jornalismo quanto na sociedade, a pauta deve apontar outras facetas das ocorrências, fugindo das armadilhas criadas por estereótipos, consenso, hábitos ou lugar-comum.

Alternativas
Comentários
  • Art. 14 – O jornalista deve: – Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demostradas ou verificadas; – Tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.


ID
146788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os jornalistas têm óculos especiais a partir dos quais veem
certas coisas e não outras; e veem de certa maneira as coisas que
veem. Eles operam uma seleção e uma construção do que é
selecionado.

Pierre Bourdieu. Sobre a televisão, p.25 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os
itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de
produção da notícia.

No estudo sobre as condições de produção da notícia, os valoresnotícia são apresentados como elementos autônomos, independentes, objetivos e duradouros. São como molduras (frames) para acomodar o enquadramento dos fatos noticiados. Por serem neutros e isentos, são os valores-notícia os responsáveis pela objetividade das notícias.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    No estudo sobre as condições de produção da notícia, os valoresnotícia são apresentados como elementos autônomos, independentes, objetivos e duradouros. São como molduras (frames) para acomodar o enquadramento dos fatos noticiados. Por serem neutros e isentos, são os valores-notícia os responsáveis pela objetividade das notícias.

    Valor-notícia é um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. Por este motivo é também designado de critério de noticiabilidade. sua experiência profissional e intuição. Os fatores ou critérios que dão um fato valor-notícia coincidem na maior parte das redações dos meios de comunicação social.

ID
146797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos
dos meios de comunicação de massa na sociedade.

O efeito de consonância, associado ao estudo da construção social da realidade pelos meios de comunicação de massa, é consequência das rotinas produtivas, dos critérios de noticiabilidade e da cultura profissional dos jornalistas. Como resultado desse conjunto de fatores, os noticiários apresentam mais semelhanças do que diferenças - sejam as manchetes, as chamadas de primeira página ou o lide das principais notícias.

Alternativas

ID
161950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As novas teorias da comunicação diferenciam-se das teorias tradicionais em diversos aspectos, sobretudo por não se deterem somente em estudos de casos individuais, como campanhas, por exemplo, mas nos efeitos cumulativos da comunicação sedimentados no tempo. A hipótese do agenda-setting ou agendamento representa esse novo pensamento. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria do Agendamento ou Agenda-setting theory, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 1970. De acordo com este pensamento, a mídia determina a pauta (em inglês, agenda) para a opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.

    A premissa básica da teoria em sua forma moderna, entretanto, foi formulada originalmente por Bernard Cohen em 1963: "Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar" (pág.13).

  • O conceito de onipresença, enfim, diz respeito não apenas à difusão quantitativa dos meios de comunicação de massa, mas também ao fato de que o saber público - o conjunto de conhecimentos, opiniões, atitudes, difundido pela comunicação de massa  - possui uma qualidade particular: é sabido publicamente que ele é publicamente conhecido. 

    O conceito de consonância   vincula-se ao fato  de que, nos processos de produção da informação, os traços comuns e as semelhanças tendem a ser mais significativos e numerosos do que as diferenças, o que conduz a mensagens substancialmente mais semelhantes do que diferentes. 

    (Wolf, Mauro. Teorias das Comunicações de Massa. p.142)
  • Engraçado, achei que a Letra A estivesse correta, ainda não enxerguei o erro... alguém sabe o que há de errado com este item?
  • Na alternativa "A" trocaram o conceito de onipresença pelo conceito de consonância, conforme descrito abaixo:

    A ação da mídia  no conjundo de conhecimentos sobre a realidade social forma a cultura e age sobre ela.
    Essa ação tem três características:

    1) Acumulação: é a capacidade da mídia para criar e manter relevância de um tema.
    2)Consonância: as semelhanças ns processos produtivos de informação tendem a ser mais significativas do que as diferenças.
    3) Onipresença: o fato de a mídia estar em todos  os lugares com o consentimento do público, que conhece sua influência.
  • A alternativa A está errada porque ele cita o conceito de onipresença mas explica o conceito de consonância. Eu também marquei ela.

  • Ao perceber o equívoco da letra A só resta como correta a letra D!

  • Letra e:

    ·  A função de agenda dos media é analisada a partir da exploração empírica de quatro agendas:

    a)  Agenda pessoal (o mais importante aqui é identificar sobre que temas um indivíduo pensa mais do que saber o que ele pensa sobre um tema concreto)

    b)  Agenda interpessoal (conjunto de temas de atualidade que se manifestam servindo-se da discussão interpessoal)

    c)  Agenda dos media (conjunto de temas presentes nos media num determinado período)

    d)  Agenda pública (conjunto de temas que reclamam a atenção pública durante um determinado período de tempo)


  • Comentário sobre a questão, feito pelos professores Paolla Marletti e Paulo Guimarães:
    "A alternativa “A” não descreve a o agendamento em nenhum sentido.
    A letra “B” trata da Teoria dos Efeitos a Longo Prazo e nada tem a ver com a do Agendamento. Também fala da Teoria da Persuasão,
    sem relação com a nossa questão.
    A alternativa “C” peca ao negar a sentença, pois, pelo Agenda-Setting, a imprensa é bem sucedida em seu propósito de dizer aos leitores
    sobre o que pensar.
    Nossa resposta encontra-se na letra “D”, que define, exatamente como estudamos, a Teoria do Agendamento.
    Por fim, a alternativa “E” coloca o indivíduo e seu repertório de prioridades em destaque, o que não faz a Teoria do Agendamento."

  • Correção da letra E

    A agenda intrapessoal corresponde aos temas que um indivíduo considera como mais importantes dentro do seu repertório de prioridades.

    "A agenda interpessoal está ligada a troca de ideias, à comunicação entre pessoas, se um assunto é escolhido entre tantos outros possíveis é porque este mesmo tem vários ângulos de interesse por diversos elementos da comunidade. Esta agenda baseia-se num tema de interesse comum. É importante referenciar também a ideia de esfera publica, a dimensão na qual os assuntos públicos de maior importância são discutidos, formando mais tarde a opinião pública, onde tudo se discute e debate, por parte dos actores políticos e públicos" (DIONÍSIO, 2013)

    Siga-me no Instagram: @vitoriadarebeca


ID
174235
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A pauta das conversas interpessoais é sugerida pelos jornais, televisão, rádio e Internet, propiciando aos receptores a hierarquização dos assuntos que devem ser pensados/ falados. Foi no início da década de 1970, por meio de um trabalho de Maxwell McCombs e Donald Shaw que o papel dos media na formação e na mudança de cognições foi estudado. O texto acima se refere a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: e) Agenda Setting.

    A Teoria do Agendamento ou Agenda-setting theory, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 1970. De acordo com este pensamento, a mídia determina a pauta (em inglês, agenda) para a opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.

  • Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação. "o conjunto das forças, antes e depois da zona filtro, é decididamente diferente de tal forma que a passagem, ou o bloqueio, da unidade através de todo o canal, depende, em grande medida, do que acontece na zona filtro. (...) As zonas filtro são controladas por sistemas objetivos de regras ou por gatekeepers. Neste último caso, há um indivíduo, ou um grupo, que tem 'o poder de decidir se deixa passar a informação ou a bloqueia". (Lewin apud Mauro Wolf, Teorias da Comunicação, p. 180)


    Newsmaking são os critérios de importância e noticiabilidade, como a imagem do mundo nos noticiários se articula dentro de dois limites, a cultura profissional dos jornalistas e a organização do trabalho e dos processos produtivos. Ou seja, as exigências cotidianas da produção de notícias , o conjunto de critérios de relevância que definem a noticiabilidade, todos são fundamentais para a elaboração de acontecimentos pela mídia, para a forma como ela descontextualiza e volta a contextualizar um fato dentro de um recorte específico.

    Fonte: Mauro Wolf


  • Teoria do Agendamento (Agenda Setting). 
    Na década de 1970, a dupla de pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw, desenvolveu uma teoria na qual se discute o fato de que é a mídia quem determina quais assuntos farão parte das conversas dos consumidores de notícias. Essa teoria que ganhou o nome de Teoria do Agendamento e defende que o público tende a dar mais importância aos assuntos que tem maior exposição nos meios de comunicação, sugerindo assim que é a mídia quem diz sobre o que iremos falar.

    Bons estudos!


  • A ideia do Agenda-Setting, "definição da agenda", diz que os meios de comunicação determinam os assuntos discutidos pelas pessoas. O conceito de "agenda" refere-se a um grupo de definido de temas discutidos em lugar e tempo específicos. Assim, a "agenda mídia" são os temas presentes nos meios de comunicação; "agenda pública" são os temas e assuntos presentes nas conversas entre as pessoas. O modelo do Agenda-Setting prevê que os temas da agenda da mídia definem a agenda pública, isto é, passarão a ser discutidos pelas pessoas uma vez pautados pela mídia.

     

    Fonte: Teoria da Comunicação - Luis Mauro Sá Martino


ID
174292
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar

Alternativas
Comentários
  • Para J. Galtun e M. Ruge (1965), alguns critérios de noticiabilidade:

    momento do acontecimento, intensidade ou

    magnitude (significância) , inexistência de dúvidas sobre o seu significado,
    proeminência social dos envolvidos, proeminência das nações envolvidas, surpresa,

    composição tematicamente equilibrada do noticiário (consonância),
    proximidade, valores sócio-culturais, continuidade.

    fonte: http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/4/40/GT1-16_-_A_forca_da_noticia_local-Mario.pdf

  • São valores-notícia também, para Felipe Pena: proximidade, atualidade, universalidade, relevância publica.


ID
198034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às potencialidades e aos contingenciamentos a que está
submetida a produção jornalística, julgue os próximos itens.

Definir o que é notícia não é simples, pois: é um acontecimento, mas nem todo acontecimento é notícia; desperta interesse, mas nem tudo que desperta interesse é notícia; é um fato que choca, mas nem todo fato que importa é chocante; é novidade, mas nem tudo que é novo é notícia.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Características da notícia

    1. Predomínio da narração, com presença de elementos essenciais de um texto narrativo: fato,pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato.

    2. Estrutura padrão composta de lead e corpo; no lead normalmente se encontram as respostas às seis perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

    3. Título

    4. Predomínio da função referencial da linguagem

    5. linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua.A linguagem jornalística adota o padrão culto da língua, sem contudo perder de vista o universo vocabular do leitor. Exige o emprego de um mínimo de palavras e o máximo de informação, correção, clareza e exatidão.


ID
214447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

Acontecimentos que modificam estruturas políticas, econômicas e culturais da sociedade nem sempre despertam o interesse do público geral e, por isso, não costumam ser transformados em notícias pelos veículos de comunicação.

Alternativas

ID
214465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

A atualidade, a novidade, a veracidade e o interesse público são características fundamentais do discurso jornalístico.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Bons estudos!


  • No tocante a "veracidade" fiquei na dúvida...nem sempre o que o jornal afirma pode ser considerado verdade.

  • Posicionamento do próprio CESPE em seu site oficial: 

    "A atualidade, a novidade, a veracidade e o interesse público são, de fato, características fundamentais do discurso jornalístico. Por essa razão, opta-se por alterar o gabarito de ERRADO para CERTO."



    Luz e paz  a todos!!!

  • código de ética dos jornalistas brasileiros, art. 4º; "

    Art. 4º O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação."


ID
214528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das
assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.

No âmbito das assessorias públicas, cujas atividades apresentam especificidades, a produção da notícia deve ignorar a lógica dos valores-notícia predominantes no trabalho dos jornalistas de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Nada deve ser ignorado!!


ID
289897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo
moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do
fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

Um acontecimento, para tornar-se público, realiza um trajeto que passa por duas instâncias de grupos ou indivíduos: news promoters e news consumers.

Alternativas
Comentários
  • Resumidamente:

    News promoters - indivíduos e seus associados que identificam uma ocorrência como especial, por alguma razão, para grupos sociais. - políticos, organizações, grupos de interesse, relações públicas.

    News assemblers - aglutinadores de notícia fornecidas pelos promotores de notícia. Transformam um perceptível conjunto finito de ocorrências promovidas em acontecimentos públicos por meio de publicações - imprensa

    News consumers - assistem a determinadas ocorrências disponibilizadas como recursos informativos e criam a sensação do tempo público. - leitores, telespectadores, ouvintes.

     
  • News promotores: promotores da notícia

    News assemblers: são os profissionais da comunicação

    News consumers: são os consumidores das notícias

  • News  promoters - aqueles que identificam uma occorencia como especial (ex: pauteiros)

    News assembles: os que produzem o conteúdos jorcosnalísticos

    News consumers - aqueles que acompanham as notícias.


    Na questão, faltou os NEWS ASSEMBLERS


ID
289903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo
moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do
fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

O processo de produção da notícia pode ser dividido em três etapas: seleção dos eventos, etapa em que o narrador escolhe omitir fatos ou citar os mais relevantes; ordenação, etapa em que o narrador organiza os acontecimentos, conferindo-lhes valores diferenciados de acordo com a ordem em que serão citados; e nomeação, etapa em que o narrador traduz os sintagmas nominais, verbais e circunstanciais em linguagem adequada ao consumo da notícia.

Alternativas

ID
289912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Os critérios (news values) empregados para selecionar os fatos que poderão virar notícia no jornalismo impresso são os mesmos utilizados pelos portais jornalísticos da Internet, apesar das diferenças de condição, produção e veiculação.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Ericson, Baranek e Chan (Apud Traquina, 2005) são seis os valores-notícia de construção no jornalismo digital: simplificação, amplificação, relevância, personalização, dramatização e consonância.
  • Caramba, não encontrei o erro da questão. Achei a afirmativa bastante razoável; ele ainda faz a ressalva envolvendo as diferenças de condição, produção e veiculação.

  • "É comum situar o estudo de Johan Galtung e Mari Ruge, elaborado em 1965,como a reflexão pioneira sobre valores-notícia. Os autores enumeram doze valores queorientariam a visão profissional do jornalista no que concerne à notícia:1) frequência relativa à duração do acontecimento;2) amplitude do evento;3) clareza ou falta de ambiguidade;4) significância;5) consonância - inserir o “novo” numa “velha” ideia;6) inesperado;7) continuidade;8) composição - que envolve a necessidade de equilíbrio nas notícias;9) referência a nações de elite;10) referências a pessoas de elite;11) personalização - enfatizando pessoas envolvidas e;12) negatividade (apud  TRAQUINA, 2005b, pp. 69-70).

    Alguns destes valores, no Webjornalismo, tornaram-se pouco úteis, sobretudo aquele que concerne à ausência de ambiguidade. Também o argumento que concerne àconstrução da celebridade, ainda que importante, não engloba uma transformação fundamental ocorrida no Ciberespaço, que é a autofabricação da celebridade e o culto à aparição instantânea."

    http://www.academia.edu/8454114/As_not%C3%ADcias_e_os_valores-not%C3%ADcia_Da_tipografia_ao_jornalismo_online

  • Questão estranha...teve outra questão do CESPE que cobrou esse mesmo conhecimento e o gabarito foi dado como Certo, ou seja, como se os valores-notícia do Webjornalismo e do Jornalismo Impresso fossem os mesmos. Não entendi mais nada....


ID
290122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que uma pauta institucional deve levar em conta os
valores e a notícia presentes no processo de construção da notícia,
ou newsmaking, julgue os itens seguintes.

A comunicação eficaz da pauta institucional independe das necessidades da mídia.

Alternativas
Comentários
  • Claro que depende da necessidade da mídia. Até porque se não for necessário ela não vai divulgar.


ID
290125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que uma pauta institucional deve levar em conta os
valores e a notícia presentes no processo de construção da notícia,
ou newsmaking, julgue os itens seguintes.

A pauta deve levar em conta a noticiabilidade de um assunto, definida como a capacidade que a mídia tem de reconhecer o tema como de interesse público.

Alternativas
Comentários
  • Valor-notícia é um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. Por este motivo é também designado de critério de noticiabilidade. Os factores ou critérios que dão um facto valor-notícia coincidem na maior parte das redações dos meios de comunicação social.

ID
295978
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Apesar da multiplicidade de pontos de vista referentes à definição estreita do conceito de notícia, a bibliografia de referência do campo jornalístico aponta critérios para a seleção de fatos a serem noticiados. O critério de noticiabilidade, aplicado corretamente na veiculação de um fato é

Alternativas
Comentários
  • Correta: e) Marco geográfico - permite que um acordo sobre artes plásticas assinado entre a França e a Espanha seja noticiado em um jornal de Niterói, sede do Museu de Arte Contemporânea.

    1. Os valores-notícia são como uma componente da noticiabilidade.Os jornalistas utilizam os valores-notícia como uma espécie de guia, ajudando-os a escolher de forma mais rápida o que é ou não noticiável.
    2. Valor-notícia Autores:Mário L. Erbolato - proximidade; marco geográfico; impacto; proeminência, aventura e conflito; consequências.Nilson Lage - proximidade; atualidade; identificação; intensidade; ineditismo; oportunidade.Manuel Carlos Chaparro - atualidade; proximidade; notoriedade; conflito; conhecimento; consequências; curiosidade; dramaticidade; surpresa.Mauro Wolf - Critérios substantivos, Critérios relativos ao produto, Critérios relativos aos meios de comunicação, Critérios relativos ao público, Critérios relativos à concorrência:

  • O quê??

  • Erbolato:

    Utilidade – notícias de utilidade pública e direito do cidadão.

    Proeminência (celebridade) – notícias sobre pessoas importantes.

    Rivalidade – noticiário esportivo.

    Interesse humano – fatos que descrevem histórias e dramas

    pessoais

    Marco geográfco – fato importante para uma cidade que acontece em outro lugar. Pode ser também a notícia de um brasileiro em outro país.

  • Tanto isso está errado que o O Fluminense não publicaria um acordo sobre artes plásticas envolvendo França e Espanha só porque Niterói tem um museu como o MAC.


ID
310492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são
atividades que se complementam, julgue o item seguinte.

A distinção entre matérias frias (soft news) e matérias quentes (hard news) é útil na administração dos fluxos redacional e industrial, orientando, por exemplo, a ordem de fechamento e impressão dos cadernos de um jornal.

Alternativas

ID
310594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

Um jornal, revista ou livro compõe-se de um projeto gráfico e de um projeto editorial que se refletem mutuamente, criando uma identidade visual e de conteúdo.

Alternativas

ID
323179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Pauta é o planejamento fundamental do trabalho jornalístico. A ideia inicial deve ser trabalhada, nessa etapa, para que seus elementos objetivos sejam explicitados. Nesse momento, devem ser considerados aspectos como atualidade, factibilidade e periodicidade do veículo a que se destina.

Alternativas

ID
323188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Pauta, reportagem, publicação e edição são, nessa sequência, as quatro etapas fundamentais do processo de construção da notícia (e da reportagem) dentro da prática jornalística.

Alternativas
Comentários
  • A EDIÇÃO vem antes da PUBLICAÇÃO (claro!).
  • faltou tbm a apuração.
  • Não são fases estanques, ou seja fixas, as fases se inter-relacionam e se repetem umas nas outras, por isso também está errado em dizer que são quatro etapas ( nessa sequência).

  • Edição precede a publicação.

  • 1) Pauta

    2) Reportagem

    3) Edição

    4) Publicação


ID
323191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Os valores-notícias derivam de pressupostos implícitos e considerações relativas. Entre os primeiros, destaca-se o conteúdo do assunto e a disponibilidade do material informativo; entre os últimos, o público e a concorrência.

Alternativas
Comentários
  • Valor-notícia é um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. Por este motivo é também designado de critério de noticiabilidade. . Os factores ou critérios que dão um fato valor-notícia coincidem na maior parte das redações dos meios de comunicação social. Em 1965, Johan Galtung e   Mari Holmboe Ruge   enumeraram esses factores:
    De acordo com o impacto;
    de acordo com a empatia com a audiência;
    de acordo com o pragmatismo da cobertura mediática.
  • O critário da banca não fez o menor sentido já que deixou o público em segundo lugar na escolha de pauta. Alguem poderia esclarecer por gentileza?
  • Caro Cursologos3;
    A questão está correta. Imagine você, se todas as pautas fossem decididas em virtude da audiência, do gosto do público? Não teríamos nenhuma matéria sobre política e economia. Teríamos um jornal pautado apenas em Cidades e Polícia (em regra, são as editorias de maior audiência em quase todos os veículos).
  • Caros, em nenhum momento a questão pressupõe um critério em detrimento de outro.
    O erro está na interpretação do texto.

    "Os valores-notícias derivam de pressupostos implícitos e considerações relativas. Entre os primeiros, destaca-se o conteúdo do assunto e a disponibilidade do material informativo; entre os últimos, o público e a concorrência."

    O termo "PRIMEIROS" refere-se aos pressupostos implícitos e o termo "ÚLTIMOS" refere-se às considerações relativas.
    Seria o mesmo que substituirmos os termos por "Entre aqueles, destaca-se o conteúdo do assunto...; entre estes, destaca-se o público..."
  • Concordo e parabenizo a colega pela assertiva interpretação. Em português a técnica recebe o nome de aposto distributivo. Observe, porém, que a redação da questão, na forma que está, gera ambiguidade.

ID
329572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os critérios de noticiabilidade, fatores de interesse da notícia ou
valores-notícia são a chave para se compreender por que alguns
fatos viram notícia e outros não. Com relação à teoria do
jornalismo, julgue os itens subsequentes.

No paradigma construtivista, os valores-notícia e a pirâmide invertida são exemplos de como a notícia, selecionando, hierarquizando, dando vida aos fatos, constrói o acontecimento e constrói a realidade.

Alternativas
Comentários
  • certa

    O construtivismo é um referencial explicativo que interpreta o processo de ensino-aprendizagem como um processo social de caráter ativo, em que o conhecimento é fruto da construção pessoal e ativa do aluno (LACOMY, 2008, p.24).

    Na concepção construtivista interacionista a construção do conhecimento encontra-se na interação, ocorrendo quando ações físicas ou mentais do sujeito sobre objetos provocam o desequilíbrio. À medida que este conteúdo é assimilado e acomodado, as perturbações fazem surgir algo novo, resultando na construção de esquemas. Tais esquemas tornam-se cada vez mais refinados, fazendo com que as próximas assimilações sejam diferentes e melhores que as anteriores (BECKER, 2001).


ID
329575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os critérios de noticiabilidade, fatores de interesse da notícia ou
valores-notícia são a chave para se compreender por que alguns
fatos viram notícia e outros não. Com relação à teoria do
jornalismo, julgue os itens subsequentes.

O valor da notícia não está no texto que é publicado, mas no sentido que desperta no leitor.

Alternativas
Comentários
  • Não achei nenhum fundamento teórico pra essa questão, mas acho que talvez o gabarito seja errado se considerarmos que a notícia é o texto! 

  • Também não consigo ver fundamento.

  • O valor do notícia está na qualidade do que é publicado e TAMBÉM na capacidade de despertar o interesse do leitor (cliente). Não podemos dizer que está só em um aspecto.

    GAB: E

  • Gab: E

    O público não é o único critério de noticiabilidade considerado por uma instituição jornalística, aspectos como construção textual, conteúdo e atualidade também são levados em conta.

  • Eu vou além. Como se pode separar o texto do sentido que ele desperta no leitor? É como dizer que o meio não é a mensagem, Mcluhan!

  • Erro por contradição.

    O texto é, justamente, o instrumento que desperta os sentidos vinculados a uma notícia/artigo/editorial/charge/reportagem etc.


ID
329578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os critérios de noticiabilidade, fatores de interesse da notícia ou
valores-notícia são a chave para se compreender por que alguns
fatos viram notícia e outros não. Com relação à teoria do
jornalismo, julgue os itens subsequentes.

Os valores-notícia visam colocar alguma ordem na imprevisibilidade dos fatos.

Alternativas
Comentários
  • Estranha essa resposta.

    Os valores-notícia procuram colocar ordem na infinidade de fatos que ocorrem todos os dias na sociedade, ordem essa que auxilia os jornalistas a escolherem o que se tornará notícia ou não. 

    Mas não acho correto dizer que eles têm influência na IMPREVISIBILIDADE dos fatos. Fatos continuarão a ser imprevisíveis, com algumas exceções, claro, pois há os agendáveis/agendados. 

    Alguém concorda?

     

  • Neste caso, o que entendi foi mais organizacional. É importante ter um valor-notícia para saber lhe dar com a imprevisibilidade dos fatos. Quando se tem um valor-notícia, você naturalmente vai saber o que pode ser considerado importante, a ponto de saber o que se torna relevante (ou não) no imprevisível. Você, por exemplo, não conseguiria fechar um jornal se dependesse apenas do que é ou não noticiado dentro da imprevisibilidade. Sob o poder do valor-notícia, saberia filtrar isso.

  • CORRETA.

    Porém, questão estranha.

    O meu raciocínio foi o seguinte,

    caso os valores-notícia visassem colocar alguma ordem na previsibilidade dos fatos, a questão estaria errada e não correta. Isso porque seria uma contradição ordenar algo previsível p/ virar notícias. Já que, os valores-notícias se motivam por fatores de noticiablidade. Logo, não podem motivar-se pela previsibilidade dos acontecimentos.


ID
329581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os critérios de noticiabilidade, fatores de interesse da notícia ou
valores-notícia são a chave para se compreender por que alguns
fatos viram notícia e outros não. Com relação à teoria do
jornalismo, julgue os itens subsequentes.

Os critérios de noticiabilidade permitem ao jornalista exercer seu poder de gatekeeper, ao escolher os fatos que vão transformar-se em notícia.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO: CORRETA


    O termo gate do inglês significa portão e gatekeeper porteiro. Jornalista gatekeeper tem o poder de decisão sobre a filtragem dos fatos sociais e suas relevâncias e graus de importância. Desta forma, o jornalista é o responsável pela progressão ou morte da notícia, pois o poder decisório sobre elas está nas mãos do profissional de jornalismo.


    Fonte: http://literacomunicq.blogspot.com/2010/04/teoria-do-gatekeeper.html


ID
374263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.

O processo de edição é objetivo, pois o editor decide o que é mais importante a partir de sua percepção do que é interessante para o público-alvo que o veículo pretende atingir. Ao mesmo tempo, existem parâmetros coletivos para essa decisão, representados pela linha editorial do jornal ou emissora e pelos valores-notícia considerados relevantes no jornalismo em geral.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Ora, a própria questão se contradiz. O processo de edição é subjetivo, e não objetivo, é pautado em critérios do editor, ainda que de viés técnico. Ele, baseado em seu conhecimento, irá editar a matéria conforme os objetivos e os valores-notícia relevantes para a criação da matéria jornalística.

  • errada

    Os valores-notícia funcionam como linhas-guia para a apresentação do material, sugerindo o que deve ser realçado, o que deve ser omitido, o que deve ser prioritário na preparação das notícias a apresentar ao público. Os valores -notícia são, portanto, regras práticas que abrangem um corpus de conhecimentos profissionais que, implicitamente, e, muitas vezes, explicitamente, explicam e guiam os procedimentos operativos redatoriais (GOLDING apud WOLF, 1999, p. 196)

     

    Os valores- notícia são critérios de relevância espalhados ao longo de todo o processo de produção; isto é, não estão presentes apenas na seleção das notícias, participam também nas operações posteriores, embora com um relevo diferente. (WOLF, 1999, p.195)


ID
398908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

Apesar de todos os assuntos possuírem noticiabilidade, cabe ao repórter decidir a melhor maneira de enquadrar o assunto para se comunicar com seu público.

Alternativas
Comentários
  • acredito que nem todos os assuntos possuam noticiabilidade
  • Acho que não cabe ao repórter....todas as notícias têm noticiabilidades....umas mais que as outras.
  • Em vez de funcionar como um mapeamento sobre o caso em questão ou um planejamento investigativo, a pauta, por vezes, se torna tão detalhista e extensa que se apresenta como uma receita completa de como cada repórter deve conduzir sua reportagem.
  • Talvez o erro esteja em dizer que o público é do "repórter", enquanto o público é do veículo de comunicação...

  • A questão afirma que todos os assuntos possuem noticiabilidade e não que todas as notícias possuem noticiabilidade. Não deixa claro se está falando sobre assuntos que estão na pauta do veículo ou assuntos quaisquer e aí está o erro: a afirmativa está muito abrangente, permitindo interpretar que qualquer fato pode ser notícia desde que o repórter dê um bom enquadramento.


ID
398911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

O chamado valor-notícia é o fator que explica porque um acidente de avião nos Estados Unidos da América normalmente tem mais destaque no jornalismo brasileiro que um acidente similar na China, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • meio nada a ver essa questão

    seria porque os Estados Unidos são mais próximos?

  • (ao comentário de cima) Claro que não, os Estados Unidos têm uma influencia bem maior sobre o Brasil, por isso a notícia de lá é mais relevante.
  • Uma pena sermos capachos dos EUA.

  • 1. CRITÉRIOS SUBSTANTIVOS
    Os critérios substantivos dizem respeito, essencialmente, a dois fatores: importância e interesse. Enquanto as notícias consideradas importantes são, num certo sentido, selecionadas obrigatoriamente, a variável interesse dá lugar a uma avaliação mais heterogênea, mais aberta às opiniões subjetivas, menos vinculadora para todos.

    Importância

    Impacto sobre a nação e sobre o interesse nacional: quanto maior for a potencialidade de um acontecimento de influir ou de incidir sobre os interesses de um país, mais chances ele tem de se tornar notícia. Semelhante a esse fator temos a significatividade ou familiaridade (diz que o acontecimento tem que ser significativo para ser noticiável – ou seja, deve ser interpretável dentro do contexto cultural do público) e a proximidade geográfica. 
  • Discordo do fato de um acidente aéreo ter mais destaque por ser nos EUA. Desastre aéreo tem destaque sempre, seja onde for. O que vai definir o destaque é o contexto de cada acidente, como número de pessoas envolvidas, se há sobreviventes, se há brasileiros. Mas é a minha opinião apenas.

  • Devido ao clima de terror ligado a aviões-bomba.


ID
405490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No dia 31 de maio de 2009, aproximadamente às 23 h,
um avião da Air France desapareceu no meio do trajeto entre Rio
de Janeiro e Paris. O voo AF 447 sumiu dos radares dos controles
aéreos quando sobrevoava o oceano Atlântico e atravessava uma
área de turbulência. O voo AF 447 levava 228 pessoas a bordo,
de mais de 30 diferentes nacionalidades. A maioria era de
brasileiros e franceses.

Os títulos listados abaixo foram publicados no sítio G1, portal de
informações das Organizações Globo, às 15 h do dia 2 de junho
de 2009, acerca desse acontecimento.

Matéria principal: Região das buscas tem profundidade média
de 4.000 m

Subtítulo: Em entrevista ao G1, cientista diz que área é próxima
a cordilheira submarina.

Matérias secundárias:

Imagens de objetos devem ser divulgadas hoje

Conheça a tecnologia usada pelo avião da FAB

Associação nega falha de controladores

Vídeo: Siga os principais passos na busca

Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens
seguintes.

A falta de informações básicas sobre o acidente — decorrente da distância e inacessibilidade do local, da escassez de dados oficiais confirmados, da não divulgação da lista de passageiros etc. — levou os jornalistas a optarem pela cobertura de assuntos relacionados ao caso, como exemplifica a chamada principal do sítio G1 no momento citado. Essa opção é uma estratégia de noticiabilidade que objetiva manter a atenção do público, comprovada pelo fato de as matérias correlatas apresentarem valor-notícia associado ao tema principal, o acidente aéreo.

Alternativas

ID
405493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No dia 31 de maio de 2009, aproximadamente às 23 h,
um avião da Air France desapareceu no meio do trajeto entre Rio
de Janeiro e Paris. O voo AF 447 sumiu dos radares dos controles
aéreos quando sobrevoava o oceano Atlântico e atravessava uma
área de turbulência. O voo AF 447 levava 228 pessoas a bordo,
de mais de 30 diferentes nacionalidades. A maioria era de
brasileiros e franceses.

Os títulos listados abaixo foram publicados no sítio G1, portal de
informações das Organizações Globo, às 15 h do dia 2 de junho
de 2009, acerca desse acontecimento.

Matéria principal: Região das buscas tem profundidade média
de 4.000 m

Subtítulo: Em entrevista ao G1, cientista diz que área é próxima
a cordilheira submarina.

Matérias secundárias:

Imagens de objetos devem ser divulgadas hoje

Conheça a tecnologia usada pelo avião da FAB

Associação nega falha de controladores

Vídeo: Siga os principais passos na busca

Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens
seguintes.

A cobertura de desastres aéreos sempre recebe destaque na mídia, especialmente em um caso como o do voo AF 447, fato que continha vários critérios de noticiabilidade importantes tanto para a mídia brasileira quanto para a francesa, como o número de pessoas atingidas em cada país, o fato de haver cidadãos de várias nações no voo, a classe social das vítimas e a importância política de algumas delas.

Alternativas
Comentários
  • Incluir a classe social como um critério de noticiabilidade importante, ainda que seja um fato no dia a dia do jornalismo, pode ser considerado correto ao relacionar com o modelo teórico?

    Alguma fonte que diga isso?
  • Lucas, entre os critérios substantivos, citados por Wolf, há o fator importância, que tem como uma variável a notoriedade, que diz respeito ao grau e nível hierárquico das pessoas envolvidas no acontecimento.

  • classe social, dureza!!!!!

  • Para mim o erro está em dizer que a cobertura de desastres aéreos SEMPRE recebe DESTAQUE na mídia. Ora, acho que só vão dar destaque se for o caso. Nem sempre!

  • A classe social pode entrar como critério de notabilidade, ou seja, pessoas importantes...

  • Resolvendo a questão anos depois e somente com as informações dadas no enunciado, eu acredito que a questão seria errada. Em que momento foi elucidado no enunciado que havia pessoas importantes de acordo com classe social ou posição política?


ID
411703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que o produto da atividade jornalística é
geralmente materializado em textos, os quais resultam de
diferentes técnicas de redação e recebem diferentes
nomenclaturas de acordo com sua natureza e objetivos, julgue os
itens de 18 a 23, acerca das características da linguagem usada
em jornalismo.

Edição é a finalização do material jornalístico e que deve ser adequado às características do veículo no qual será veiculado (impresso, digital, eletrônico). Esse processo engloba hierarquização, seleção e angulação (enquadramento).

Alternativas

ID
420985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de redação, produção e edição para webjornalismo, julgue o  item  que se segue.

No jornalismo digital, no jornalismo online e no webjornalismo, o uso de textos com estrutura em blocos é considerado fator que favorece a leitura e a compreensão do leitor.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Os três ítens citados flertam com a possibilidade de hipermídia. Ou seja, a "não linearidade", uso de multimídia e, portanto, o agrupamento de informações em blocos (de texto, de vídeo, de áudio, de infográfico etc).


ID
420988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de redação, produção e edição para webjornalismo, julgue o  item  que se segue .

A perenidade ou memória, que é a capacidade de armazenamento de informações, torna-se uma das vantagens do jornalismo online em relação ao jornalismo impresso convencional.

Alternativas
Comentários
  • Tenho a impressão que o examinador nunca esteve no prédio de um jornal impresso, porque parece que não faz ideia do que seja um arquivo.

  • No caso, a teoria identifica "memória" como a possibilidade da notícia estar presente de forma perene na internet, ou seja, disponível para qualquer pessoa e identifícavel por meio dos motores de busca, como o google. Se a informação está guardada apenas com o próprio jornal, ela tem pouco valor para o leitor, pois ele não poderá acessá-la, quiçá sequer saber da existência.


ID
420991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de redação, produção e edição para webjornalismo, julgue o  item  que se segue.

Chama-se diagramação lincada o recurso que permite a ligação visual entre palavras do texto e elementos gráficos, como fotos e textos explicativos (boxe).

Alternativas
Comentários
  • certa

    Diagramação “lincada”

    Está sendo bastante usado por jornais e revistas a ligação visual entre palavras do texto e elementos gráficos como fotos e textos explicativos (box), imitando a ligação lógica do hipertexto.


ID
420997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de redação, produção e edição para webjornalismo, julgue o  item  que se segue.

As agências de notícia online, que oferecem informação em tempo real, não seguem os princípios e as regras do jornalismo digital, uma vez que publicam apenas material bruto, sem tratamento jornalístico.

Alternativas

ID
532570
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos possíveis casos de utilização da denominação off em telejornalismo, o termo não compreende:

Alternativas
Comentários
  • A resposta (e) seria a mais aproximada da correta, por eliminação. Entretanto, não concordo com ela. A chamada de bloco lida pelo apresentador de um telejornal é chamada de LOC, não de OFF. Mas num esforço à mente, tentando conquistar a vaga, somos levados a imaginar que as chamadas seriam no estilo nota coberta.. Uum repórter, assistindo a tudo, chamou aquilo de OFF...

    Questão merecia ter sido anulada.

  • ESSE MOMENTO  EM QUE O (A) REPÓRTER APARECE NO VÍDEO, NO CORPO DA MATÉRIA É A PASSAGEM.

    PASSAGEM:  momento da reportagem em que o repórter aparece e fala diretamente ao espectador.


ID
543181
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em linhas gerais, para a hipótese do agenda setting

Alternativas
Comentários
  • A Teoria do Agendamento ou Agenda-setting theory, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 1970. De acordo com este pensamento, a mídia determina a pauta (em inglês, agenda) para a opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.
  • Correta A
    Formulada por Maxwell McCombs, a teoria afirma que os meios de comunicação de massa não podem determinar como a opinião pública deve pensar. Mas são eficientes em eleger os temas que devem ser discutidos. Portanto, a mídia não pode definir o que pensar, mas sobre o que pensar. Sobre as demais alternativas, podemos concluir: B) o aspecto essencial da opinião pública representa uma transação entre o consenso social e as convicções individuais. Trata-se de uma definição de opinião pública feita pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau. C) a opinião das pessoas reflete o medo do isolamento, a tendência ao silêncio e a necessidade de consonância. Trata-se de um dos pressupostos da teoria denominada Espiral do silêncio. D) os meios que oferecem a temática comum são também os que indicam o enfoque a ser dado a cada um dos temas. Segundo a hipótese do agenda-setting, os meios são eficientes em indicar os temas, mas não o enfoque a ser dado. E) qualquer receptor, diante de duas referências cognitivas compatíveis, sentirá desconforto psicológico provocado pela dissonância cognitiva. Dissonância cognitiva é quando uma nova informação entra em conflito com uma crença ou pensamento pré-existente. Neste caso, a dissonância pode levar a pessoa a ignorar a nova informação. Um bom livro que aborda a questão é o: BARROS FILHO, Clovis de. Ética na Comunicação. São Paulo: Summus, 2008. 232 p. Fonte: Ponto dos Concursos
    Bom estudo :)
  • Mauro Wolf APUD Shaw

    Em consequência da acção dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou
    ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As
    pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media
    incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. Além disso, o público tende a atribuir àquilo que esse
    conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos mass media aos
    acontecimentos, aos problemas, às pessoas ....
  • O enunciado da questão dá a dica: "Em linhas gerais..."

  • Erro da letra E

    "qualquer receptor, diante de duas referências cognitivas compatíveis, sentirá desconforto psicológico provocado pela dissonância cognitiva."

    Ora, se as duas referências são compatíveis, como poderá haver dissonância?

    A colega acima colocou que "Dissonância cognitiva é quando uma nova informação entra em conflito com uma crença ou pensamento pré-existente." Fonte: Ponto dos Concursos.


ID
543400
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A decisão de incluir determinada notícia em um programa jornalístico de emissora de rádio ou TV passa menos por decisões individuais daqueles que têm o poder de fazer essa seleção do que em relação a um conjunto de critérios como a eficiência, a rapidez, a viabilidade da produção de notícias, enfim, critérios operacionais e organizativos da emissora, em geral decorrentes da estrutura e espaços limitados para a transmissão.
Esse processo de critérios de seleção e decisão de incluir determinada notícia nos veículos de comunicação, desenvolvido por autores como Donohue, Tichenor e Olien (1972), denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Os estudos sobre os gatekeepers (guardiões do portão) analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para se divulgar uma notícia.
    O termo surgiu pela primeira vez em 1947, usado por Kurt Lewin, mas inicialmente não se referia ao jornalismo. David White, em 1950, aplicou à atividade jornalística.
    O gatekeeper é o selecionador da notícia. Ele tem o poder de decisão sobre o que será divulgado. A decisão de publicar algo depende, principlamente, dos acertos e pareceres entre os profissionais, que estão subordinados a uma cultura de trabalho ou uma política empresarial e ainda aos critérios de noticiabilidade.
  • A teoria do Gatekeeper pressupõe que as notícias são como são porque os jornalistas assim as determinam.

    Diante de um grande número de acontecimentos, só viram notícias aqueles que passarem por uma cancela ou portão e quem decide isso é um selecionador, que é o próprio jornalista. Ele é o responsável pela progressão da notícia ou por sua morte caso não a deixe ser publicada.

    O termo surgiu em 1947, no campo da psicologia, criado pelo psicólogo Kurt Lewin. Foi aplicada ao jornalismo em 1950 por David Manning White. Ele estudou o fluxo de notícias dentro de uma redação e percebeu que poucas eram escolhidas e publicadas, então ele resolveu estudar quais pontos funcionavam como cancelas. Ele concluiu que a forma de escolher as notícias foram subjetivas e arbitrárias. Muitas foram rejeitadas por falta de espaço, outras consideradas repetidas e algumas pelo tempo, pois chegaram tarde.

    A teoria do gatekeeper por tanto fala que as notícias são como são porque o jornalista as determina, mas vemos diariamente vários fatores que nos mostra que as notícias são como são por determinação do espaço ou mesmo pelo tempo que ela chega as redações, ou ainda pela organização que as determina (linha editorial).

  •  Guardião do portão.  Na indústria cultural é profissional da empresa de comunicação que tem o poder de decisão sobre o que será apresentado para o grande público (o que interrompe e o que deixa passar). Influencia a cultura de massa - > decide os assuntos que serão focados, os artistas que terão mais destaque na mídia, as músicas mais divulgadas nas rádios (o que a indústria impõe). Lançador de tendências ( trendsetter ). Tem presença marcante na mídia e influência sobre a opinião pública exerce influência sobre o gosto do público, modismos, sucesso de determinados artistas. Controle no processo de produção das mensagens da comunicação de massa Escolhas -> Filtragem do fluxo de informações -> passa por diversos portões (gates) A decisão é o que o gatekeeper seleciona (o assunto que vai ser focalizado ou não).


    http://pt.slideshare.net/RTimponi/aula-3-teoria-ii-agenda-newsmaking-e-gatekeeper

  • Falou em decisão: gatekeeping.

  • A questão foi extraída do livro Teorias da Comunicação, de Mauro Wolf, p. 163:

     

    Alargando o problema da seleção feita pelo gatekeeper ao controle do processo informativo no seu conjunto, torna-se muito importante a maneira como se executa essa filtragem: "na transmissão da mensagem através dos canais, pode estar envolvido muito mais do que uma simples recusa ou aceitação (...) O gatekeeping nos mass media inclui todas as formças de controle da informação, que podem estabelecer-se nas decisões acerca da codificação das mensagens, da seleção, da formação da mensagem, da difusão, da programação, da exclusão de toda a mensagem ou das suas componentes". (Donohue - Tichenor - Olien, 1972)


ID
543469
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A análise da qualidade de um press release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo, ou seja, o interesse público. A determinação, por parte dos jornalistas, para a escolha do que será veiculado representa

Alternativas
Comentários
  •   e) os valores notícia.

    Valor notícia é o conceito que determina se uma matéria vai ou não ser publicada.

ID
544213
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No dia 29 de março de 2011, o jornalista André Gonçalves escrevia em seu Blog (Conexão Brasília) que o ex-presidente José Alencar ocupou um dos espaços mais interessantes e atípicos da política nacional na última década. Apesar de ser um empresário rico, era alguém com quem as pessoas se identificavam. Ainda mais, torciam por ele. Essa declaração é a razão principal de serem as notícias sobre ele muito bem avaliadas segundo critérios de noticiabilidade. Conforme a opinião do jornalista, as notícias sobre José Alencar

Alternativas
Comentários
  • b) geravam empatia

    empatia é um tipo de identificação, a compaixão.

ID
562474
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A explosão da Plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, no dia 20 de abril, provocou um vazamento de 5 mil barris de óleo por dia. O acidente ameaça, principalmente, a vida selvagem da costa de Louisiana, nos Estados Unidos. Mesmo não atingindo o Brasil diretamente, o assunto vem ocupando um espaço significativo na impren- sa brasileira. O fato ilustra o que determinados autores denominam eixo

Alternativas

ID
562480
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A disposição de matérias em página de jornal impresso obedece a uma hierarquia

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • O news value (valor de notícia) é o primeiro critério para a escolha de qual matéria irá ter destaque no layout da capa e quantas páginas irá ocupar.

    Gabarito: C

  • Fiquei na dúvida da A e da C.

    Propriedades cognitivas da página não seriam as Zonas de Visualização ?


ID
596818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O advento da Internet alterou os paradigmas de cobertura, redação
e difusão dos fatos jornalísticos. Em relação a essas novas
condições de codificação da informação jornalística, julgue os itens
seguintes.

O processo de noticiabilidade tradicional é inapropriado, no que se refere a valores-notícia e etapas de produção (newsmaking), para o ambiente interativo como a Web 2.0, uma vez que, em um ambiente de compartilhamento, os fatos impactam menos que nos meios massivos, especialmente rádio e TV.

Alternativas
Comentários
  • Os fatos podem impactar até mais em um ambiente interativo como na Web 2.0 .


ID
596827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens de 110 a 116, relativos à coordenação de equipes e
processos em uma organização de comunicação social.

Compete ao editor-chefe, que é o responsável editorial pelo telejornal, decidir o conteúdo noticioso, a seleção e a hierarquização das matérias que irão ao ar.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    Editor-chefe, no Jornalismo, é o responsável pelo conteúdo de um jornal, de uma revista ou de um outro meio de comunicação coordenando todas as etapas da produção e edição e segue as orientações jornalísticas do editor ou dono da editora.
  • Termos que podem confundir:

     

    Editor-executivo: jornalista que coordena e supervisiona os trabalhos da equipe técnica/operacional de um telejornal, direto no switch (sala de controle operacional). Ajuda o editor-chefe na elaboração do "espelho" e execução deste roteiro durante o programa.

     

    Editor-chefe: jornalista responsável pelo conteúdo de cada edição do telejornal. Ele determina o os temas que serão abordados, de acordo com a linha editorial. Escolhe as matérias em vão entrar e suas posições no "espelho" (roteiro do telejornal).

     

    Chefe de reportagem: jornalista responsável por supervisionar as equipes de produção das reportagens (pauteiros, produtores, repórteres). Ele checa o trabalho dos na redação e na rua, além de auxiliar em problemas corriqueiros. Subordinado ao editor-chefe

     

     

    Fonte: http://teleblognews.blogspot.com.br/2013/01/redacao-de-tv-newsroom-como-e-formada.html


ID
597040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de notícia, valor-notícia e critérios de noticiabilidade,
julgue os itens a seguir.

A teoria de ação política tem por objeto investigar o grau de adesão do jornalista aos ideais e valores da empresa, bem como de assimilação dos discursos dos proprietários e aceitação da imposição da autoridade institucional.

Alternativas
Comentários
  • Teoria de Ação Política   A teoria de ação política propõe a influência da ideologia política nas informações repassadas pela imprensa.
    Essa teoria indica que certas notícias podem ser distorcidas favorecendo interesses políticos, na maioria das vezes em busca do lucro. Muitos veículos recebem verbas e ajudas de custo de certos partidos ou políticos, não necessariamente se vendem ao mesmo, porém negociam assim um espaço em seu meio.

    Segundo pesquisadores como Herman e Chomsky, “a notícia é aquilo que vende. E ela é o que é porque interesses políticos e ideológicos assim a determinam”.

    Existem dois tipos de teoria de ação política:
    De direita: é o Estado que determina as notícias.
    E de esquerda: elas são determinadas pelos interesses ideológicos capitalistas.

ID
597046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de notícia, valor-notícia e critérios de noticiabilidade,
julgue os itens a seguir.

Proximidade, notoriedade e relevância são valores-notícia de seleção, enquanto personalização, dramatização e concorrência são valores-notícia de construção.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Nelson Tranquina, os Valores-notícia "dividem-se" desta maneira:

    1) Valores-notícia de seleção
    1.1 - Critérios substantivos (avaliação direta do acontecimento, sua importância, seu interesse)
    - morte
    - notoriedade
    - proximidade
    - relevância
    - novidade
    - tempo
    - notabilidade
    - inesperado
    - conflitos e controvérsias

    1.2 - Critérios contextuais (contexto de produção de notícia)
    - disponibilidade
    - equilíbrio
    - visualidade
    - concorrência
    - dia noticioso

    2) Valores-notícia de construção (definição da abordagem)
    - simplificação
    - amplificação
    - relevância
    - personalização
    - dramatização
    - consonância

  • Segue um complemento sobre o assunto com explicações de cada item.

    http://www.latinoamericano.jor.br/aulas/teoria_jornalismo/NEWSMAKING_2.pdf]

  • Errado

    A questão inverteu os conceitos...

  • Segundo a classificação muito bem colocada pela colega Camila, o erro da questão é o fator concorrência que é de seleção e não de construção.


  • Fiz, num mapa mental, um apanhado do que dizem os diversos autores sobre o tema.

    Concluí que é teoria demais para se decorar.

    Se interessar, o link para o mapa é este:

    https://www.mindmeister.com/pt/1212858352/valores-not-cia


ID
597049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de notícia, valor-notícia e critérios de noticiabilidade,
julgue os itens a seguir.

A noticiabilidade configura-se como resultado de negociações com o fim de definir a parcela de fatos que se transformará, entre muitas possibilidades, em notícia.

Alternativas

ID
597052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de notícia, valor-notícia e critérios de noticiabilidade,
julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria interacionista, além dos valores-notícia, o processo de noticiabilidade (newsworthness) inclui aspectos organizacionais, valores socioculturais e rotinas produtivas.

Alternativas
Comentários
  • Melhor dizendo, classificada como interacionista, a teoria construtivista é em sentido geral, o processo pelo qual um indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e seu próprio conhecimento, interagindo com o meio.

  • O processo de noticiabilidade é influenciado por fatores diversos, como os econômicos, ideológicos e culturais.

    Teoria Interacionista as notícias são o resultado de um processo de produção definido como a percepção, seleção e transformação de uma matéria-prima (os acontecimentos) num produto (a notícia). É um processo interativo, no qual diversos agentes sociais exercem papéis ativos, numa negociação constante.

    Teoria Estruturalista é mais voltada para as fontes e acredita que os valores-notícia têm um papel ideológico central na reprodução da ideologia dominante, não sendo naturais, nem neutros. Já a Interacionista é mais voltada para os jornalistas, conferindo-lhes um grau maior de autonomia e privilegiando o papel das práticas profissionais e das rotinas criadas para a produção de notícias.


ID
606517
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Existem, na apuração de uma matéria, fontes primárias ou testemunhais, e secundárias ou especialistas. A contribuição dessas fontes, em termos de informação, consiste, respectivamente, em

Alternativas
Comentários
  • Primárias / testemunhais: são aquelas nas quais nos baseamos para colher as informações essenciais de uma matéria (fatos, versões e números).

     

    Secundárias / especialistas: são as que fornecem dados complementares na produção da pauta ou construção de contextos.

     

    Fonte: A Reportagem, Nilson Lage.


ID
606529
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Diversos autores voltaram seu interesse para o estudo dos valores-notícia. Um dos valores frequentemente citados é a personalização, ou seja, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Bons estudos!


ID
617065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito dos conceitos de
acontecimento, fato e notícia.

Acontecimentos como o atentado de 11 de setembro de 2001 e o tsunami que devastou a costa japonesa são típicos exemplos, ao mesmo tempo, de hard news e de hot news, de acordo com a terminologia anglo-saxônica utilizada para a classificação da notícia.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Seguindo a denominação “tradicional” anglo-saxónica extraída dos conhecimentos de rotina dos jornalistas (Tuchman, 1978), as notícias podem subdividir-se em hard news (notícias “duras”, respeitantes a acontecimentos) e soft news (notícias “brandas”, referentes a ocorrências sem grande importância e que, geralmente, são armazenadas e apenas difundidas quando tal é conveniente para a organização noticiosa). As hot news, notícias “quentes”, seriam aquelas que, sendo hard news, se reportam a acontecimentos muito recentes. As spot news são as notícias que dizem respeito a acontecimentos imprevistos. Finalmente, as running stories são notícias em desenvolvimento.

    Fonte: http://www.caduxavier.com.br/mackenzie/index.php?option=com_content&view=article&id=278:fichamento-modelos-de-jornalismo&catid=64:comparada-ii&Itemid=56
  • Hard News: Do inglês, "noticia importante", refere-se a toda noticia relevante e atual que necessitará de uma explicação aprofundada  pois é complexa, geralmente referente a temas com politica ou economia.

    Hot News, notícias “quentes”, seriam aquelas que, sendo hard news, se reportam a acontecimentos muito recentes. As spot news são as notícias que dizem respeito a acontecimentos imprevistos.

    Breaking news significa últimas notícias.

     

    Hard news: noticiário de fatos relevantes, densos e complexos.
    Hard news: notícias fortes, de grande atualidade.
    Hard news: notícias de economia
    Soft news: notícias de turismo
    Soft news: notícias leves ou fait-divers.
    Fait-divers: (francês) fatos diversos, não classificáveis entre as diversas categorias/editorias (política/economia...).
    Features: (inglês): em geral remetem a temas leves


ID
617074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito dos conceitos de
acontecimento, fato e notícia.

A improbabilidade é elemento que, potencialmente, transforma um evento em acontecimento midiático.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: certo.

    A improbabilidade suscita elementos previstos nos valores-notícias como "caráter inesperado".


ID
696643
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um cordeiro nasceu com seis patas na pequena aldeia de Velistsikhe, no estado norteamericano da Georgia, e virou atração nos Estado Unidos (Extra, 26.01.2012).

Matérias como esta são classificadas no jornalismo como pertencentes ao gênero

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: LETRA B)

    "Faits divers...  é uma expressão de jargão jornalístico e, por extensão, um conceito de teoria do jornalismo que designa os assuntos não categorizáveis nas editorias tradicionais dos veículos...

    São fatos desconectados de historicidade jornalística, ou seja, referem-se apenas ao seu carácter interno e seu interesse como facto inusitado, pitoresco. Em geral, remetem a temas considerados "leves", curiosos, não muito sérios e sem comprometer seriamente ninguém. Em inglês, matérias de faits-divers são chamadas de features." Wikipedia

    Calhau – Pequeno anúncio do próprio jornal usado para cobrir espaço não utilizado na página. Botar calhau significa acelerar o processo de fechamento colocando um anúncio em lugar do espaço inicialmente previsto para a matéria

  • Fait-divers - Em francês, fatos diversos. Diz-se de notícia que desperta interesse do leitor por implicar rompimento insólito ou extraordinário do curso cotidiano dos acontecimentos. Assim, o crime passional, a briga de rua, o atropelamento, o assalto são fait-divers, narrativas típicas do jornalismo sensacionalista e popularesco.

    Dicionário de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 101/102

    Fait-divers e antítese

    Fait-divers (fatos diversos) é, à primeira vista, a matéria jornalística que não se situa em campo de conhecimento preestabelecido, como a política, a economia ou as artes. Eventos sem classificação, mas ainda assim notáveis por alguma relação interior entre seus termos. O estudo da estrutura dessas notícias mostra uma peculiaridade: enquanto a informação depende, para ser avaliada ou compreendida, de uma situação (política, econômica ou artística), o fait-divers interessa por si mesmo. Quando se escreve que alguém matou a mulher com uma corda de violão ou que um bispo foi preso em um cabaré, pouco importa o assassino, a vítima, qual o bispo, onde e como isso ocorreu: o interesse está na contradição entre o crime e a arma, ou entre a respeitabilidade do religioso e a natureza do lugar onde foi preso. 

    Linguagem Jornalística, Nilson Lage

    A improbabilidade nem sempre se realizada entre o fato noticiado e aquilo que as pessoas sabem do mundo, ou de seu universo específico de realização (a ciência, a política, uma categoria já nomeada). Pode haver uma relação de improbabilidade entre duas notações presentes na notícia mesma, o que Roland Barthes localiza na estrutura fait divers. (...) O fait divers opõe ao que o autor chama de informação (...).

    Ideologia e Técnica da Notícia, Nilson Lage


ID
716824
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODIUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os critérios de noticiabilidade que, em síntese, orientam os jornalistas nas tomadas de decisões sobre o que noticiar, a partir de julgamentos sobre o valor informativo de cada acontecimento, constituem jogos complexos que colocam em cena, além dos estudos mais propriamente voltados para os critérios de noticiabilidade em si, investigações sobre outras dimensões da estrutura envolvida na produção noticiosa e os efeitos das notícias sobre o conjunto social.

Auxiliando de alguma forma na compreensão mais ampla das pesquisas sobre critérios de noticiabilidade, estão as seguintes linhas de investigação no campo jornalístico, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gatekeeping e newsmaking já são hipóteses consagradas sobre critérios de noticiabilidade. Os estudos interacionistas deram ênfase às rotinas produtivas/cultura ou ideologia profissional/polo intelectual e a relação com os valores-notícia e, consequentemente, aos critérios de noticiabilidade. Os estudos de linguagem estão mais associados aos campos linguístico e psicológico.

ID
722098
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

(...) O jornalista alertou que a falta de repórteres atrapalha todas as esferas do jornalismo. ‘Se não houver repórter, os outros gêneros do jornalismo serão prejudicados. O repórter é um historiador do tempo presente’.
Na ocasião, Caco apontou onde nasce uma pauta. De acordo com o jornalista, as melhores pautas estão na rua e as pessoas têm se esquecido disso. Para ele, a internet virou um lugar de reprodução e acaba tirando a verdadeira essência de uma boa reportagem
.
(Extraído de: Fonseca, Priscila: O repórter é um historiador do tempo presente, diz Caco Barcellos. In: . Acesso em 4 de abril de 2012)

A partir da crítica do jornalista Caco Barcelos, é correto afirmar que, se a internet for usada na apuração jornalística, ela deve

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que a resposta seja a opção C. O que entendi com a frase do Caco Barcellos é que como a internet reproduz o tempo todo, é preciso manter a essência da fonte, ou seja, de onde veio a afirmação ou aquela notícia. E assim a resposta seria DIVULGAR AS FONTES, item E.
  • Pelo contrário, o autor faz justamente uma crítica ao uso da internet como base para as notícias. Note o trecho "a internet virou um lugar de reprodução e acaba tirando a verdadeira essência de uma boa reportagem". Também afirma que "as melhores pautas estão na rua". O repórter pode utilizar a internet para facilitar o acesso às suas fontes, isto é, o contato com elas. Mas a internet não deve ser utilizada como fonte de notícia ou mesmo para dar credibilidade às fontes (o famoso texto copiado da wikipedia).
    Já as letras D e E não fazem muito sentido. Como a internet poderia manter a atualidade das fontes? Ou pra quê o repórter precisaria divulgar suas fontes na internet?
    Assim, até mesmo por exclusão, a resposta é a C.
  • A base para o processo de apuração é o contato com as fontes, daí o termo "ir a rua". A internet, nesta perspectiva, deve servir como ferramenta para ter mais acesso às fontes, mas não deve substituir a apuração nem ser considerada a única fonte, o que desrespeitaria o princípio de outros sempre mais de uma fonte e confrontar as visões obitdas. 

ID
722101
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para buscar e encontrar bons temas ou diferentes abordagens de assuntos anteriormente tratados por um veículo, o pauteiro deve evitar no seu dia a dia

Alternativas
Comentários
  • Ter contato com publicações locais é uma fonte rica para novas pautas e abordagens, pois jornais de fora dos grandes eixos trazem perspectiva de assuntos que nào tem destaques nos jornais das grandes cidades.

ID
722161
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No radiojornalismo, há um profissional cuja função é acompanhar a programação das emissoras concorrentes, seja da sua própria localidade ou de outras regiões, com o objetivo de alimentar a pauta jornalística da sua emissora. Esse profissional recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • a) editor.
    Chefe de uma editoria.

    b) pauteiro.
    Chama-se de pauteiro o profissional que, dentro de uma redação, tem a função de decidir o que será noticiado. Cabe a ele elaborar a pauta do dia, isto é, os assuntos que os repórteres deverão sair para apurar.

    c) subeditor.
    Auxiliar imediato do editor.

    d) operador de áudio.
    Profissional que opera a mesa de áudio durante gravações e transmissões, respondendo por sua qualidade. É ele que é responsável pela nitidez e qualidade do áudio em apresentações e gravações.

    e) radioescuta.
    Resposta correta!!
    Rádio escuta é todo o jornalista que trabalha na apuração dos assuntos de última hora. São repórteres dentro da redação que checam as informações vindas de fontes oficiais, mídias (rádio, televisão e Internet) e ou denúncias. È ele quem faz a ronda nas delegacias de polícia.

    Fontes: Wikipédia e http://jornal.metodista.br/tele/manual/manual.htm
  • radioescuta 
    ra.dio.es.cu.ta 
    (rádio+escutasm+f Jornalismo Pessoa cujo trabalho consiste em ouvir transmissões de rádio e passar, em seguida, informações para as equipes de reportagem, a fim de que estas se dirijam aos locais onde esteja ocorrendo algum evento importante.


    http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/definicao/radioescuta%20_1032360.html
  • "Radioescuta - setor ligado à redação, que funciona em sala separada e trabalha 24 horas por dia. O profissional desta área acompanha pelo rádio e pela televisão o que acontece na cidade." ((ARAÚJO e SOUZA p. 201)

    Fonte: Obras jornalísticas: uma síntese. Ellis Regina Araújo e Elizete Cristina de Souza)


ID
736618
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Traquinas (2005), os valores-notícia podem ser classificados em duas categorias: valores notícia de seleção e valores notícia de construção. Sobre os critérios que definem cada uma destas categorias, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Os valores notícia de seleção pressupõem a natureza consensual da sociedade; já os valores notícia de construção correspondem a critérios contextuais do processo de produção de notícias.

II. Os valores notícia de seleção são critérios substantivos que dizem respeito às características dos acontecimentos; já os valores notícia de construção referem-se ao contexto de produção das notícias.

III. Os valores notícia de seleção baseiam-se em critérios que buscam validar a prática jornalística como uma forma de conhecimento sobre a realidade; já os valores notícia de construção referem-se a questões práticas da edição jornalística.

IV. Os valores notícia de seleção baseiam-se em critérios substantivos que constituem a prática jornalística como uma forma de orientação numa realidade caótica; já os valores notícia de construção baseiam-se em critérios como a facilidade de cobertura dos acontecimentos.

V. Os valores notícia de seleção baseiam-se na disponibilidade de informações; já os valores notícia de construção baseiam-se nas possibilidades organizacionais.

Alternativas

ID
736621
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O discurso jornalístico é um discurso social da atualidade inserido num sistema produtivo que tem características próprias. Diante dos acontecimentos e dos espaços disponíveis nos jornais para a publicação de notícias, é fundamental entender como as mesmas são produzidas e selecionadas, porque determinados acontecimentos são escolhidos em detrimento de outros e quais são os critérios que orientam essa seleção. Com base no exposto, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os estudos de rotina e noticiabilidade apontam não apenas para os bastidores da construção das notícias, elucidando os valores que orientam a prática discursiva, mas também para a auto imagem que os meios e seus artífices divulgam de si mesmos.

( ) A noticiabilidade emana dos processos de elaboração da notícia desenvolvidos e seguidos criteriosamente pelas fontes das notícias no dia a dia de uma redação de jornal.

( ) Sem a definição de procedimentos e rotinas, é complicado fazer frente a diversidade e imprevisibilidade de fatos que constituem a matéria prima do ofício jornalístico.

( ) A estreita ligação entre as características da organização do trabalho e os elementos da cultura profissional define a noticiabilidade, ou o status da notícia, com base nos requisitos das rotinas produtivas e nos cânones da cultura profissional.

Alternativas

ID
736630
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A triagem e a seleção do material que será noticiado conferem visibilidade a certos acontecimentos, obscurecendo outros. Assinale a alternativa que caracteriza a definição dos fatos que irão virar notícia.

Alternativas
Comentários
  • Letras B, C e D estão corretas. Contudo, a questão pede a "seleção do material que será noticiado " e "definição dos fatos que irão virar notícia". Seguindo o comando da questão podemos inferir que a questão pede os critérios da teoria do Newsmaking, que correlaciona o que é divulgado, e como é divulgado, de acordo com os valores e rotinas produtivas das grandes mídias.

    Os principais critérios são os elencados abaixo e fazem a letra C ser a mais correta;

     "o do jornalista (seu caráter e motivações); o da organização (a rotina produtiva das empresas jornalísticas); e o da comunidade profissional (os valores e mitos que sustentam a categoria)."


ID
739570
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos principais atributos do fato jornalístico é a sua possibilidade de gerar repercussão. De acordo com esse conceito, é possível afirmar que o fato jornalístico

Alternativas
Comentários
  • https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/1248/pdf_27

  • Marquei a letra "d" por ser a mais razoável, mas discordo que o fato jornalístico necessariamente deve ser inesperado. Há fatos que não são inesperados, mas nem por isso deixam de ter relevância jornalística.


ID
781216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base no conceito e na história do jornalismo, julgue os itens de 104 a 110.

Noticiabilidade de um assunto é a aptidão que determinado acontecimento tem para ser tratado no formato de notícia, que é um tipo de narrativa, pertencente ao campo do jornalismo.

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
787267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No relato jornalístico, uma das funções do lide consiste em

Alternativas
Comentários
  • Do livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia, pg. 296.

    “O lide é o primeiro parágrafo de um texto jornalístico com a introdução resumida do conteúdo pelo ângulo do que é mais importante. Traz a essência da notícia, um resumo, geralmente respondendo pelo menos às perguntas: o quê, quem, quando, onde, sempre com base no que é mais importante. (...) Deve apresentar um 'gancho', algo que 'segure' o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura”
  • Muito boa a explicação do que é um lide. Mas continuo sem entender pq é a letra A a resposta correta.

  •  

    a) CORRETA - A função do lide consiste em iniciar a história, apontando seus principais elementos - Que, Quem, onde, como e porque. Dai o termo pluralidade da história.

    b) ERRADO - Os fatos narrados no lide são contados por ordem decrescente de importância, não cronologicamente.

    c) ERRADO - A função do lide é prender a atenção do leitor no próprio texto.

    d) ERRADO - Contar os desdobramentos do fato também não é função do lide. Essa atribuição está mais ligada às matérias complementares ou à suíte

    e) ERRADO - Tirar o acontecimento do contexto em que ocorre não faz o leitor entender o fato. Pelo contrário. Uma notícia descontextualizada é uma notícia incompleta.

  • Essa questão deveria ter sido anulada. A letra A também está errada. Segundo o livro Teoria do Jornalismo, de Felipe Pena, página 43, o lide mostra justa a SINGULARIDADE da história, e não a pluralidade. O que há é uma pluralidade de elementos no lide, e não uma pluralidade da historia. Portanto, o que o lide faz é articular os diversos elementos constitutivos do acontecimento (o que, quem, quando, como, onde e por que?)

  • Concordo com a colega Raiza. Essas definições do lead não justificam o gabarito da banca. Concordo tbm com a colega Daiana. Segue o trecho a que ela se refere: "Em síntese, pode-se afirmar que o lide exerce uma série de funções no relato. Elas são as seguintes:

    • apontar a singularidade da história
    • provocar o leitor a ler o restante da matéria
    • informar o que se sabe de mais novo sobre um acontecimento
    • apresentar lugares e pessoas de importância sobre um acontecimento
    • oferecer o contexto em que ocorreu o evento
    • articular de forma racional os diversos elementos constitutivos do acontecimento
    • resumir a história, da forma mais compacta possível, sem perder a articulação"

    (PENA, p. 43)

    Fonte: Teorias do jornalismo, Felipe Pena


ID
787270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O sublide

Alternativas
Comentários
  • O sublide tem a função de aprofundar o lide e ligá-lo ao corpo da matéria, ao desdobramento do texto. Trata-se de uma criação do jornalismo brasileiro. Como a própria definição de Nilson Lage diz, "o sublide é o desenrolar do assunto, um aprofundamento que vai além da informação básica". 
  • Sublide

    O sublide é o segundo parágrafo do texto jornalístico, resultado do desmembramento do lide. Contém as informações menos importantes do que as do lide e possui grande valor para a articulação do texto em relação ao corpo da notícia. É também um recurso de diagramação, para melhor situar a notícia dentro da página. O lide e sublide normalmente contém, entre três e cinco linhas cada, com média de 70 toques.

    Fonte: http://comuniqueiro.com/dicionario/sub-lead

  • Informações deslocadas? Não entendi...


ID
800962
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Alsina (2009) estabelece os elementos essenciais à caracterização de um acontecimento jornalístico. Analise as alternativas a seguir e, em seguida, assinale a opção que corretamente apresenta esses elementos.

Alternativas

ID
850198
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Qual dos grupos abaixo possui exclusivamente elementos pertinentes à estrutura de uma matéria jornalística destinada aos veículos impressos?

Alternativas
Comentários
  • Elementos não exclusivos de mídias impressas: assinatura (o nome do reporter de TV na legenda), slogan (publicidade), chamada (ou escala, o resumo das notícias do telejornal), cabeça (introdução da reportagem feita pelo apresentador de radio e TV), legenda (letreiro na TV), sonora (audio no rádio e na TV).

  • sonora em tv é uma pessoa falando e geralmente aparecendo mas podem cobrir uma sonora com imagens tbm..

  • Deveria ter sido anulada!

    O Lide não é exclusivamente de mídia impressa.

  • Discordo. Lide, sublide, título, entretítulo também são usados na web. 

  • Epílogo é uma parte de um texto, no final de uma obra literária ou dramática, que constitui a sua conclusão ou remate. Wikipédia


ID
882661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Desde a última década até a atualidade, pesquisadores portugueses e brasileiros têm procurado demonstrar que os fundamentos teóricos e práticos do jornalismo atual, entre eles a técnica do lead e os critérios de noticiabilidade, já estavam presentes na primeira tese acadêmica defendida sobre jornalismo (De ralationibus novellis).

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    "O texto traz a íntegra da primeira tese sobre jornalismo apresentada em uma universidade: De relationibus novellis, de Tobias Peucer, defendida em 1690 na Universidade de Leipzig, na Alemanha. A tese é composta por 29 parágrafos que traçam uma comparação entre o Jornalismo e a História. Analisa os tipos de relatos utilizados pela cultura ocidental desde a antiguidade, identificando o jornalismo com a perspectiva do singular. Discute a questão da autoria, da noticiabilidade , da verdade e da credibilidade; propõe critérios de seleção e restrições ao que deve ser publicado; discute a forma e o estilo dos periódicos."

    Fonte: 
    https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2070

ID
929971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a seleção e a preparação de notícia, julgue os itens
a seguir.

Um critério importante da noticiabilidade é a distância: informações acerca dos fatos ocorridos em localidades distantes têm mais valor como notícia.

Alternativas
Comentários
  • NOTICIABILIDADE (jornalismo) - Noticiabilidade é um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos - do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas - que lhes conferem as características básicas de uma notícia. 

    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br

  • Valor-notícia

    Critérios para a importância da notícia:

    1.    ineditismo (+ inédito = + importante);

    2.    probabilidade (- provável);

    3.    interesse (+ pessoas afetadas);

    4.    apelo (+ curiosidade);

    5.    empatia (+ pessoas que se identificam);

    6.    proximidade (+ proximidade geográfica).

    (Agência/Jornal)

    Fonte:http://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/valor-noticia

  • GABARITO: ERRADO

     

    O erro está em dizer que um critério importante é a "distância"; é justamente o contrário, isto é, um critério importante da noticiabilidade é a proximidade. 


ID
929974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a seleção e a preparação de notícia, julgue os itens
a seguir.

A notícia exótica está ligada ao cotidiano das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Questão respondida por ela mesma. A qualidade de ser exótica desliga, automaticamente, o fato de sua condição ordinária, comum, cotidiana. 
  • Por ser exótica, envolve atipicidade distante do se senso comum, lugar comum ou cotidiano das pessoas.


ID
941053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

Recomenda-se ao profissional de relações públicas familiarizar-se com o conceito de noticiabilidade, uma vez que necessita saber o que repórteres, produtores e editores estão procurando em uma história.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O Relações Públicas deve entender o que os repórteres, produtores e editores procuram como notícia e antecipar a isso.
  • Mesmo que não seja sua atribuição ter relacionamento direto com a mídia, pois essa é uma tarefa do jornalista, o profissional de relações públicas deve saber quais são os critérios de noticiabilidade, bem como no que consiste uma notícia para saber se suas próprias atividades, inclusive os projetos da área de Responsabilidade Social, podem ou não ser assunto nos veículos de comunicação. O relações públicas deve trabalhar conjuntamente com o jornalista corporativo. 

  • As modernas relações públicas situam-se a partir da Declaração de Princípios de Ivy Lee, um ex-jornalista que aplicou os princípios do jornalismo à assessoria de imprensa. 
    Contrariamente a P. T. Barnum, Ivy Lee acreditava que a informação para o público deve ser verdadeira. O objectivo é a disseminação de informação em situações favoráveis e de crise para a organização. Os profissionais de relações públicas, que seguem o modelo da informação pública, fornecem o máximo de notícias para os jornalistas, no sentido de posicionar a organização como a fonte mais credível de informação. Sempre que existam problemas na instituição, a posição do profissional de relações públicas é a de conciliar o direito à informação e a imagem favorável da instituição. "Ao contrário do que era comum até à década de oitenta, em que se tentava ocultar ao máximo o acontecimento, a tendência actual é posicionar a empresa [ou qualquer organização] como a principal e mais credível fonte de informação, perante uma situação de crise. Este posicionamento tem pelo menos a vantagem de levar os jornalistas a procurar o assessor de imprensa sempre que necessitem de mais informação, em vez de tentarem obter dados junto de outras fontes 'não autorizadas' ou menos informadas" (Lampreia, 1999: 92-93). 

    Fonte: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/relacoescomospublicos/0175.pdf


ID
941056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

A hipótese do agendamento, agenda setting, prevê que os meios de comunicação elejam um conjunto de assuntos como mais importantes e estimulem as pessoas a conversarem sobre eles.

Alternativas
Comentários
  •  A “agenda setting” e a “espiral do silêncio”. A mídia ao selecionar determinados temas a serem veiculados, por outro lado apaga os demais temas que não entraram na pauta de informação daquele dia. Um assunto que é noticiado com determinada força no ambiente macro-social acaba colocando no esquecimento outros assuntos não veiculados, mesmo sendo de grande importância para a sociedade.

     

    O termo “agenda setting” significa pauta de fixação, uma forma de direcionar a atenção que os leitores e telespectador de uma reportagem seguirão, ou seja, a mídia aponta quais os temas serão considerados de interesse coletivo. Segundo Walter Lippmann, o conhecimento que as pessoas têm do mundo exterior é formado pela seleção midiática de símbolos presentes no mundo real, criando uma relação entre a agenda midiática e agenda pública.

    A “agenda setting” segue fatores condicionados à mensagem e recepção, considerando a necessidade de orientação do público sobre determinado assunto. No quesito mensagem, a análise mais forte está nas manchetes políticas, pois a mídia aponta e interfere na formação da opinião pública a respeito da luta do poder. Neste caso a mídia utiliza como artifícios a dramatização dos acontecimentos nela noticiados, personalização do conteúdo na matéria, e a apropriação de dinâmica nos acontecimentos para acelerar o entendimento do receptor da mensagem.

    Na televisão, o “agenda setting” é utilizado em notícias de interesse geral como forma de influencia na agenda pública, ocorre através de uma cobertura intensa num curto espaço de tempo. A teoria da “espiral do silêncio” foi criada por Noelle-Neuman em 1972.

    A teoria da “espiral do silêncio” inicia quando há o medo do isolamento social por parte do indivíduos, fazendo o indivíduo se sentir isolado caso discorde da opinião pública dominante imposta pelos veículos de comunicação. O silêncio das opiniões minoritárias, ou colocadas como minoritárias, tende a se tornar cada vez mais isolantes à medida que a opinião geral toma mais força através da mídia.

    http://www.estudosdejornalismo.blogspot.com/

  • Só da "nóis" aqui no QC, Ju... o MPU que nos aguarde!
  • Certo!

    O próprio nome já diz tudo em inglês - fixação de agenda.
  • CERTO

    A hipótese do AGENDA SETTING, não determina o que pensar ou falar, mais sobre o que discutir.

    São 3 os pressupostos das hipóteses do Agenda Setting:
    1- fluxo continuo da informação;
    2- a influência ocorre a médio e longo prazo;
    3- influência sobre o que discutir e valorizar em certo temas.
  • Gabarito: C

    "A hipótese da agenda-setting não sustenta que a mídia tenta persuadir [...]. Descrevendo e precisando a realidade externa, a mídia apresenta ao público uma lista de fatos a respeito dos quais se pode ter uma opinião e discutir." (WOLF, p.143)

     

    WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa: leitura e crítica. São Paulo: Martins Fontes, 2003.


ID
987172
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O jornal O Estado de S.Paulo publicou, na edição de 06 de julho de 2011, uma chamada informando no título que o INSS de doméstico será abatido de IR. O texto noticiou que o abatimento no Imposto de Renda de parte dos gastos com previdência e planos de saúde de empregados domésticos foi aprovado pela Câmara até 2014. A escolha do tema para a primeira página se justifica porque tanto patrões quanto empregados identificam-se como personagens do fato. Esse critério de noticiabilidade é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Critérios mais relevantes de noticiabilidade:

    · Ineditismo: Uma notícia que nunca foi publicada terá uma importância maior. Exemplo: Se a NASA achasse seres vivos em outros planetas seria uma notícia inédita e de imensa importância.

    · Improbabilidade: A notícia pode até ser impactante, mas se for esperada tem uma importância menor do que a improvável de acontecer. Exemplo: Se o ex presidente Lula matasse a presidente Dilma Rousseff seria uma notícia improvável por vários aspectos (mesmo partido, alianças em comum, relação de amizade etc).

    · Interesse: Uma notícia causa maior interesse pelo número de pessoas afetado por ela, por exemplo se houvesse uma greve nacional de todos os bancos do Brasil e inclusive os caixas eletrônicos não funcionassem seria uma notícia de grande interesse e importância para os brasileiros.

    · Apelo: O apelo da notícia é uma característica que se sobressai exageradamente em alguns jornais. A questão é que o apelo desperta curiosidade dos leitores e alguns meios de comunicação usam esse fator de má fé, manipulando imagens e reportagens para serem comprados. Um exemplo é dizer que uma pessoa foi morta com 23 facadas. A morte em si, não é apelo, mas o modo com que morreu torna a notícia apelativa.

    · Empatia: A empatia está ligada a quanto mais o público se identifica com a notícia, ou seja, o quanto os leitores se enxergam na história que está sendo contada. Um exemplo é a notícia de uma mãe que perdeu seu filho por que ele estava dirigindo alcoolizado. Muitas mães e até jovens ao verem a notícia vão se enxergar naquela história e sentir a dor da pessoa que está sendo entrevistada.

    · Proximidade: A proximidade da notícia está ligada a localidade que ela se encontra, ou seja, quanto mais próxima do leitor fica mais interessante. Se houve uma reforma nas ruas do bairro do leitor, mais interessado ele vai ficar.

  • Para Galtung e Ruge (1965), em Teorias do Jornalismo (Vol II) de Nelson Traquina, nas páginas 64-73, os critérios de noticiabilidade são:

     


    De acordo com o impacto:

    Amplitude

    Frequência

    Negatividade

    Inesperado

    Clareza

    Significância

     

    De acordo com a empatia com a audiência:

    Personalização

    Referência a países de elite

    Referência a pessoas de elite


    De acordo com o pragmatismo da cobertura mediática:

    Consonância

    Continuidade

    Composição

     


ID
1036084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Diversos autores, entre eles, Stuart Hall, consideram que as notícias fazem parte de um processo social de produção, no qual há definidores primários e definidores secundários. Com base nessa classificação e acerca das funções da atividade jornalística, julgue os itens subseqüentes.

Considerando-se a singularidade como categoria central do jornalismo, pode-se inferir que quanto mais singulares são os fatos, mais impregnados de noticiabilidade eles estarão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


ID
1036132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma organização pública, a comunicação faz parte do serviço prestado pelo órgão, razão pela qual as informações jornalísticas de uma instituição pública devem estar focadas no cidadão, na cidadania e no devido decoro. A partir de tais premissas, julgue os itens a seguir.

Informações adquiridas em off não são adequadas para o material informativo de uma instituição pública, embora o sigilo da fonte seja uma prerrogativa profissional do jornalista.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Mesmo que ao jornalista seja constitucionalmente assegurado o anonimato das fontes, na comunicação pública isso vai de encontro ao princípio da transparência. Uma exceção à regra.

  • Informações adquiridas em OFF são aquelas em que a fonte, que forneceu a informação, não é identificada na publicação. O OFF é uma exceção do Jornalismo, a regra é o ON (identificar sempre a fonte que deu a informação, porque isso representa credibilidade). Como a Comunicação Pública prima pela transparência nas informações e pela veracidade, o OFF (não identificação da fonte) realmente não é adequado, pois "fere" esses princípios da transparência, levantando dúvidas sobre a veracidade da informação. Mas, o sigilo é realmente uma prerrogativa (direito) do jornalista, e isto está expresso logo no início do Código de Ética dos Jornalistas. O sigilo só nunca será um dever do jornalista (isso tb costuma ser "pegadinha" de banca" = trocar a palavra direito de sigilo por dever).


ID
1044868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

Os valores-notícia são empregados pelos jornalistas na seleção de assuntos a serem cobertos.

Alternativas
Comentários

ID
1091026
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os valores-notícia de seleção dizem respeito aos critérios contextuais - ligados ao contexto de produção das notícias - que influenciam na transformação de um fato em notícia.

Entre eles, estão

Alternativas
Comentários
  • O gabarito deve estar errado. "Concorrência e visualidade"? Não é possível...

  • Ficou mesmo confuso. 

  • http://newsmakingvalores.no.sapo.pt/news.htm



  • Também não concordo com o Gabarito... Não seria o "o inesperado e a proximidade"?

  • Também não concordo com esse gabarito, desconheço literatura que referende essa resposta como certa. Se alguém souber, por favor compartilhe.

  • Segundo McQuail em Teoria da Comunicacao de Massas (Lisboa, 2003):

    "Principais valores-noticia nos media ocidentais:

    - escala dos acontecimentos

    - proximidade

    - clareza

    - tempo curto

    - relevancia

    - consonancia

    - personificacao

    - negatividade

    - significacao

    - drama e acao"


    Errei, mas conforme o esquema de McQuail nao haveria nenhum gabarito correto. Respostas confusas...

  • Segundo Traquina, existem critérios substantivos e critérios contextuais para os valores-notícia de seleção. Os critérios contextuais são: disponibilidade, equilíbrio, visualidade, concorrência e dia noticioso.

    Logo, gabarito correto.


  •  Nelson Traquina e Pierre Bourdieu classificam os valores-notícias de seleção em:

    I – Critérios substantivos

    Critérios que dizem respeito à avaliação direta do acontecimento em termos da sua importância ou interesse.

    II – Critérios contextuais

    Dizem respeito ao contexto de produção da notícia e funcionam como guias para a reunião de pauta, sugerindo o que deve ser realçado, omitido ou prioritário na abordagem do que será notícia.

    A questão se refere aos critérios contextuais, que são: 

    Disponibilidade, Equilíbrio, Visualidade, Concorrência e Dia noticioso.


    Fonte:http://www.latinoamericano.jor.br/aulas/teoria_jornalismo/NEWSMAKING_2.pdf



  • Reparem que a questão cobra os valores notícias de acordo com critérios contextuais - ligados ao contexto de produção das notícias. 



  • Visualidade – Para a TV este é um valor-notícia fundamental, mas também ocorre na web e no meio impresso. Elementos visuais associados à informação dão maior valor-notícia. 
    Concorrência – A busca pelo furo jornalístico e pela exclusividade. Os jornalistas andam numa matilha, seguindo-se uns aos outros com o medo de permitir um furo para a concorrência.

  • Trecho do livro 'Teorias do Jornalismo' - Volume II (Nelson Traquina, págs 88, 89):

    "Os valores-notícias de seleção - os critérios contextuais

    Como já foi referido, por critérios contextuais entende-se os critérios que dizem respeito ao contexto do processo de produção de notícias e não às características do próprio acontecimento (Wolf, 1987)".

    Valores-notícia desse subgrupo:
    - disponibilidade
    - equilíbrio
    - visualidade
    - concorrência
    - dia noticioso

    Trecho do livro 'Teorias da Comunicação' (Mauro Wolf):

    "3.4.2. Critérios relativos ao produto

    A segunda categoria de valores/notícia diz respeito à disponibilidade de materiais e às características específicas do produto informativo. No que se refere à disponibilidade, trata-se de saber «quão acessível é o acontecimento para os jornalistas, quão tratável é, tecnicamente, nas formas jornalísticas habituais; se já está estruturado de modo a ser facilmente coberto; se requer grande dispêndio de meios para o cobrir» (Golding -Elliott, 1979, 144).Quanto aos critérios relativos ao produto, explicam-se em termos de «consortância com os procedimentos produtivos, de congruência com as possibilidades técnicas e organizativas, com as restrições de realização e com os limites próprios de cada meio de comunicação» (ibid.)."



ID
1091998
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Constitui um extrato da realidade que merece ser informado pela sua relevância social, possuindo como principais características: veracidade; objetividade; clareza; brevidade; generalidade e atualidade. Esse conceito define qual gênero jornalístico?

Alternativas
Comentários
  • Géneros jornalísticos são os “modelos de apropriação e de interpretação da realidade usados pelos jornalistas”. Correspondem aos diferentes tipos de textos e abordagens que vemos nos media (notícias, crónicas, reportagens, entrevistas etc).

    Consideram-se géneros jornalísticos as notícias, entrevistas, reportagens, crónicas, editoriais e artigos (de opinião ou análise). No entanto, o género jornalístico não tem fronteiras rígidas. 
    Alguns autores consideram também como géneros jornalísticos as fotoreportagens, as legendas ou até os fait divers, no sentido em que correspondem a tipos de abordagem distintos das anteriores.

    CONCEITOS-CHAVE

    Notícia
    É o mais comum dos géneros jornalísticos. Diz respeito a um texto informativo, relativamente curto, escrito numa linguagem clara, directa e concisa. As notícias devem ser actuais, verídicas e despertar o interesse das pessoas.
    Normalmente, a sua redacção segue uma estrutura fixa (antetítulo, título, superlead, lead e texto).

    Entrevista
    A entrevista só é considerada um género jornalístico autónomo quando é apresentada isoladamente ou quando é parte essencial de uma peça jornalística. Ou seja, não se consideram entrevistas as perguntas feitas pelos jornalistas para recolher informação para notícias e reportagens. 
    As entrevistas justificam-se apenas quando o tema abordado ou o perfil do entrevistado são do interesse dos leitores. Enquanto género jornalístico, a entrevista é redigida em formato de pergunta/resposta.

    Reportagem
    É considerada quase unanimemente o género nobre do jornalismo.
    Tal como nas notícias, o seu principal objectivo é informar, mas neste caso de forma mais exaustiva e profunda, utilizando um estilo narrativo, mais descritivo e humanizado.
    Uma reportagem procura contar uma história e levar os leitores a “viver os acontecimentos”. Para conseguir aproximar os leitores da realidade tratada, a reportagem usa com frequência elementos de outros géneros jornalísticos (entrevista, crónica, opinião etc).

    Crónica
    Os cronistas são pessoas que escrevem com regularidade para um jornal.
    As crónicas contam histórias (verídicas ou não) sobre a realidade e podem versar sobre as mais diversas temáticas (crónicas policiais, sociais, desportivas, locais, de um enviado especial etc).
    Em geral, as crónicas não obedecem a muitas regras: devem ser textos leves, criativos, de leitura fácil e que despertem o interesse do leitor.

    Editorial
    Os editoriais dão a conhecer aos leitores o posicionamento do jornal sobre um determinado assunto da actualidade e são quase sempre escritos por um elemento que faz parte da direcção do jornal (ou por alguém da sua confiança).
    Um editorial deve ser redigido com todo o cuidado pois traduz a posição colectiva do jornal.


    Fonte

    http://nescolas.dn.pt/nescolasv2/index.php?a=kitmedia&p=2_3

  • Na minha singela opinião: a notícia assume um caráter mais dinâmico, quando o objetivo é informar. Visto que a informação por ter, às vezes, a necessidade de ser logo noticiada por sua instantaneidade precisa ser veiculada o mais rápido possível. Caso contrário, perderá o interesse e, hoje com um mundo globalizado e com a alta tecnologia, não se pode perder tempo. Por isso, o Twitter, o Facebook, dentre outras formas de comunicação digital ganham cada vez mais espaço como forma de propagação de notícias com mais rapidez.


ID
1120966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A compreensão do que gera interesse é um dos principais focos das teorias da comunicação. Com base nesses sistemas de relevância, julgue os itens seguintes.

O agendamento midiático, nos moldes da denominada agenda setting, é um sistema de relevância por demais autônomo para levar em conta tentativas de coagendamento por parte de atores externos às redações

Alternativas
Comentários
  • Questão errada

    O Agenda setting, fala que somos influenciados a pensar e falar o que a mídia nos diz, influenciando a opnião dos cidadãos. 
  • Os temas da agenda midiática seria uma imposição no nível hierárquico da tematização. A ação dos meios ocorre como alteradora da estrutura cognitiva das pessoas por meio do agendamento, não como formadores de opinião, mas, na colocação de temas e assuntos na sociedade.

    Ou seja, não são tentativas de "coagendamento", mas sim uma imposição. Ressaltando que não encontrei o termo 'coagendamento' em nenhum material.

  • O coagendamento de que se trata é relativo aos formadores de opinião que influenciam, em certa medida, os próprios jornalistas e, estes, por suas vez, ao grande público. Já vi uma questão dessa falando sobre coagendamento dos grandes meios pela comunicação comunitária, que ocorre numa "esfera paralela" á da grande mídia. Questão correta. 

  • Na minha opinião, o erro está em dizer que a agenda setting é um sistema totalmente autônomo, que não se deixa influenciar (ou coagendar) pelas tentativas de agentes externos às redações. Acredito que grupos políticos, por exemplo, são atores externos capazes de "coagendar".

  • Gabarito: E

    Na hipótese da agenda setting existem 5 tipos de agendamento:
    - Individual (intrapessoal)
    - Interpessoal
    - Da mídia
    - Pública
    - Institucional

    Como pode ser observado se leva em conta fatores externos à redação

  • A partir das conclusões dos estudos de Maxwell McCombs e Donald Shaw (1972), novas pesquisas foram realizadas e geraram resultados que mostraram interações mais amplas no processo de agendamento.

    Na análise de uma eleição na Dinamarca, Karen Siune e Ole Borre (1975) perceberam que a exploração de temas políticos neste período dependia das interações entre votantes, líderes partidários e meios de comunicação de massa.

    As relações interpessoais facilitadas por ambientes informacionais, como a internet, por exemplo, permitem a obtenção de informações sem dependência direta da mídia. Nestas interações, onde há grande circulação de informações, demandas podem surgir em relação à abordagem de determinados temas pelos media.

    Passa-se então a ser considerado nestes estudos a influência do público no agendamento de assuntos abordados pelos media, ou seja manifestações de agendamento reverso ou contra agendamento.

    Desta forma, os fluxos de influências que antes seriam unidirecionais, ou seja:

    media => público

    Agora podem também se configurar como:

    público => media

    Tais novas vertentes de pesquisa não anulam os primeiros resultados sobre o agendamento, mas mostram uma multiplicidade de interação no processo de influência de assuntos agendados.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Agendamento

  • errada

    O agendamento é bastante mais do que a clássica asserção de que as notícias nos dizem sobre o que é que devemos pensar. As notícias dizem-nos também como devemos pensar sobre o que pensamos. Tanto a selecção de objectos para atrair a atenção como a selecção de enquadramentos para pensar sobre esses objectos são tarefas poderosas do agendamento (McCOMBS; SHAW, 2000b, p.131).

    A hipótese do agenda setting não defende que a imprensa pretende persuadir.

    A hipótese do agenda setting é um tipo de efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá.


ID
1120969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A compreensão do que gera interesse é um dos principais focos das teorias da comunicação. Com base nesses sistemas de relevância, julgue os itens seguintes.

De acordo com a fenomenologia, o homem da rua, as comunidades e, entre estas, a própria comunidade dos jornalistas, têm os seus sistemas de valores em matéria de seleção de acontecimentos.

Alternativas
Comentários
  • questão correta

    A fenomenologia é o estudo da consciência e dos objetos da consciência. A redução fenomenológica, "epoche", é o processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência de consciência, em um fenômeno que consiste em se estar consciente de algo. Coisas, imagens, fantasias, atos, relações, pensamentos, eventos, memórias, sentimentos, etc. constituem nossas experiências de consciência.

    Husserl propôs que no estudo das nossas vivências, dos nossos estados de consciência, dos objetos ideais, desse fenômeno que é estar consciente de algo, não devemos nos preocupar se ele corresponde ou não a objetos do mundo externo à nossa mente. O interesse para a Fenomenologia não é o mundo que existe, mas sim o modo como o conhecimento do mundo se realiza para cada pessoa. A redução fenomenológica requer a suspensão das atitudes, crenças, teorias, e colocar em suspenso o conhecimento das coisas do mundo exterior a fim de concentrar-se a pessoa exclusivamente na experiência em foco, porque esta é a realidade para ela.


  • Retirado de Fenomenologia: o uso como método em Comunicação:

    Na atitude fenomenológica trata-se de [...] ocupar-nos exclusivamente com o próprio mundo da vida, ou seja, como tem lugar para nós a permanente consciência da existência universal, do horizonte universal de objetos reais, efetivamente existentes. O objeto da investigação fenomenológica sobre o mundo não é tanto o ser do mundo quanto seu sentido. O interesse teórico da atitude fenomenológica dirige-se exclusivamente ao universo da subjetividade no qual se nos dá o mundo como existente (HUSSERL, 2002, p. 33)

    Link: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/1012/762


ID
1139047
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Existem vários estudos sobre os valores-notícias e critérios de noticiabilidade. A maioria deles entende que para que um fato social seja considerado fato jornalístico, devem estar presentes, entre outros, os seguintes atributos:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me indicar algum autor que elenca a "empatia" com valor-notícia? Não encontrei.

    A letra D, para mim, estaria correta (itens destacados abaixo).

     

    --

    Stieler: novidade, proximidade geográfica, proeminência e negativismo.

    Lippman: clareza, surpresa, proximidade geográfica, impacto e conflito pessoal.

    Bond: referente à pessoa de destaque ou personagem público (proeminência); incomum (raridade); referente ao governo (interesse nacional); que afeta o bolso (interesse pessoal/econômico); injustiça que provoca indignação (injustiça); grandes perdas de vida ou bens (catástrofe); conseqüências universais (interesse universal); que provoca emoção (drama); de interesse de grande número de pessoas (número de pessoas afetadas); grandes somas (grande quantia de dinheiro); descoberta de qualquer setor (descobertas/invenções) e assassinato (crime/violência).

    Galtung e Ruge: freqüência, amplitude, clareza ou falta de ambigüidade, relevância, conformidade, imprevisão, continuidade, referência a pessoas e nações de elite, composição, personificação e negativismo.

    Golding-Elliot: drama, visual atrativo, entretenimento, importância, proximidade, brevidade, negativismo, atualidade, elites, famosos.

    Gans: importância, interesse, novidade, qualidade, equilíbrio.

    Warren: atualidade, proximidade, proeminência, curiosidade, conflito, suspense, emoção e conseqüências.

    Hetherington: importância, drama, surpresa, famosos, escândalo sexual/crime, número de pessoas envolvidas, proximidade, visual bonito/atrativo.

    Shoemaker et all: oportunidade, proximidade, importância/impacto, conseqüência, interesse, conflito /polêmica, controvérsia, sensacionalismo, proeminência, novidade/curiosidade/raro.

    Wolf: importância do indivíduo (nível hierárquico), influência sobre o interesse nacional, número de pessoas envolvidas, relevância quanto à evolução futura.

    Erbolato: proximidade, marco geográfico, impacto, proeminência, aventura/conflito, conseqüências, humor, raridade, progresso, sexo e idade, interesse pessoal, interesse humano, importância, rivalidade, utilidade, política editorial, oportunidade, dinheiro, expectativa/suspense, originalidade, culto de heróis, descobertas/ invenções, repercussão, confidências. 

    Chaparro: atualidade, proximidade, notoriedade, conflito, conhecimento, consequências, curiosidade, dramaticidade, surpresa.

    Lage: proximidade, atualidade, identificação social, intensidade, ineditismo, identificação humana.

    --

     

    Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/viewFile/2091/1830

  • Nat achei empatia como valor notícia no Manual de Comunicação do Senado. https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/valor-noticia

  • Quando Lage fala de Identificação Humana = empatia

     

    Empatia ta diretamente ligado à audiência. E acredito que baseie o jornalismo de uma forma geral.

    Objetivo do veículo é ter audiência > Gatekeeper filtra o que terá boa aceitção do público > Público recebe bem "o que se identifica" (identificação = empatia)

     

  • A grande dúvida de TODAS as questões de Jornalismo: de acordo com quem?

    Para Traquina (2015b), na sistematização dos Valores-Notícia de Construção (também identificado por Galtung e Rage), a CONSONÂNCIA é um critério identificado na produção da notícia. A CONSONÂNCIA diz respeito à continuidade. Diz o autor: "quanto mais a notícia insere o acontecimento numa "narrativa", mais possibilidades a notícia tem de ser notada" (p. 90).

    Se eu tenho que traduzir o que Lage fala a respeito de Identificação Humana, ficaria fácil entrar com um recurso contra essa questão (e muitas outras). 

     

  • Empatia é calor notícia, mas continuidade também é!

ID
1142134
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Qual dos valores-notícia de seleção, enumerados abaixo, “explica o negativismo do mundo jornalístico que é apresentado diariamente nas páginas do jornal ou nos écrans da televisão”? (TRAQUINA, 2005, p. 79).

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Por alguma razão, o público tende a valorizar mais notícias de cunho negativo (crises numa empresa, violência urbana, protestos). Um dos valores notícias que mais permeia a TV (sobretudo no Brasil) é a "morte", pois diariamente vemos notícias contendo vítimas no trânsito, em hospitais, por meio de crimes, em acidentes; é uma forma de banalização da morte, mas que exerce uma atração no público.

  • Em nenhuma das descrições de valor-notícia que já vi "morte" consta como uma delas.

    Errei por conta disso. Pareceu que essa palavra obviamente negativa estava dentre as alternativas apenas como uma casca de banana.

    Se fosse "negatividade" aí sim, seriam outros 500...


ID
1142137
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Jenkins (2009, p. 29) refere-se ao “fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas de mídia, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação”, denominando-os

Alternativas

ID
1148335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos critérios de seleção de notícias, julgue os itens a seguir.


Diante da infinidade de acontecimentos que potencialmente podem virar notícia, muitas vezes a seleção desses acontecimentos se dá em função das limitações físicas do produto da mídia (número de páginas, de segundos etc.).

Alternativas
Comentários
  • O espaço limitado de um jornal/revista ou o tempo de um programa de rádio ou TV constituem-se em crtérios de noticiabilidade, pois podem determinar quais notícias serão selecionadas para se encaixarem no jornal ou no programa.


ID
1148338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos critérios de seleção de notícias, julgue os itens a seguir.


Com o aparecimento da Internet, os press releases deixaram de ser a principal fonte de formação da agenda dos jornais e fonte das próprias reportagens. Até bem pouco tempo, muitos jornais teriam dificuldade de completar suas edições se não contassem com os releases, principalmente os veículos de pequeno e médio porte, o que não acontece atualmente.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Os press releases são as notas para a imprensa, divulgadas por empresas, especialmente aquelas que tem ações nas Bolsas de Valores. 

  • O erro da questão está em dizer que veículos de comunicação não dependem mais dos press releases, no trecho "o que não acontece atualmente". Muito veículos ainda dependem desse material, mesmo com a Internet, e se não dependessem, não haveria um crescimento do jornalismo empresarial e das assessorias de imprensa. 


ID
1157404
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No Jornalismo, a atualidade, a capacidade de interessar o maior número de pessoas por ser atual e verdadeiro, a proximidade, conteúdo humano e originalidade são algumas características para se defnir

Alternativas
Comentários
  • Artigo e crônica são gêneros opinativos

    Lead é o primeiro parágrafo da notícia, com as informações mais importantes (o que, quem, como, onde, como e por que)


ID
1173886
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A noticiabilidade pode ser definida como “o conjunto de elementos por meio dos quais o aparato informativo controla e administra a quantidade e o tipo de acontecimentos que servirão de base para seleção das notícias” (WOLF, 2008). Conforme este autor, os valores/notícia são componentes da noticiabilidade e derivam de admissões implícitas ou de considerações relativas às características substantivas da notícia. Nessa perspectiva, os principais critérios substantivos se articulam em dois fatores: a importância e o interesse da notícia. A importância da notícia é determinada por quatro variáveis, que são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A importância é composta de quatro variáveis:

    1) Nível hierárquico dos envolvidos no acontecimento noticiável;
    2) Impacto sobre a nação e sobre o interesse nacional;
    3) Quantidade de pessoas (de fato ou potencialmente) envolvidas no fato;
    4) Relevância e significatividade do acontecimento quanto à sua evolução futura.

    (WOLF, 1995, p. 184).


ID
1184545
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Produzir pauta é uma atividade jornalística que deve ser amplamente praticada, a todo instante, independentemente da função que se ocupa na equipe.

O profissional envolvido com essa atividade deve, porém, estar atento à seguinte orientação:

Alternativas
Comentários
  • (pra quem não tem assinatura) Alternativa D

  • Pura interpretação. geralmente os itens que contém palavras restritivas estão errados (exclusivas, plenamente dispensáveis, etc). Interesses empresariais e econômicos, está errado.

  • bonitinho ne, so na teoria mesmo kkkk


ID
1228261
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Elemento fundamental para o entendimento do que vem a ser o jornal impresso enquanto dispositivo informativo/ideológico e da própria atividade jornalística como práxis da esfera pública moderna. Além disso, esse elemento singulariza os fatos, a partir da temporalidade e de outras especificidades geográficas/políticas/históricas e, juntamente com a narrativa, é o que garante noticiabilidade para determinados fatos sociais da pauta jornalística.

Considerando que Sodré (2009) concentra sua discussão teórica no entendimento dos aspectos que garantem noticiabilidade aos fatos, é correto afirmar que, segundo esse autor, a descrição apresentada refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • O conceito de "Acontecimento", presente na obra "A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento", de Muniz Sodré, diz respeito à noticiabilidade no jornalismo. Segundo o autor, o “acontecimento” garante a noticiabilidade para os fatos sociais presentes na pauta jornalística. Os acontecimentos são "irupções" e representam o "aqui e agora" de sujeitos e situações. Ou seja, além do recorte do fato, o acontecimento carrega valores de temporalidade e situação geográfica, contexto político ou histórico da narrativa. 


ID
1238251
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os responsáveis por perfis jornalísticos em redes sociais postam conteúdos relacionados à produção noticiosa dos demais canais da organização. Também existe a postagem de conteúdo de origem externa, desde que se verifique a veracidade da informação, evitando armadilhas. Quando um destes conteúdos externos passa por tais crivos e é compartilhado, é também necessário

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     


ID
1251079
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às mídias globais e locais, considerando a mídia Ninja, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra D

     É um grupo de mídia formado em 2011. Sua atuação é conhecida pelo ativismo sociopolítico, declarando ser uma alternativa à imprensa tradicional. O grupo tornou-se conhecido mundialmente na transmissão dos protestos no Brasil em 2013.

  • Retirado do Wikipédia:

    Mídia Ninja (sigla para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), é um grupo de mídia formado em 2011. Sua atuação é conhecida pelo ativismo sociopolítico, declarando ser uma alternativa à imprensa tradicional. O grupo tornou-se conhecido mundialmente na transmissão dos protestos no Brasil em 2013.1

    As transmissões da Mídia Ninja são em fluxo de vídeo em tempo real, pela Internet, usando câmeras de celulares e uma unidade móvel montada em um carrinho de supermercado.2

    A estrutura da Mídia Ninja é descentralizada e faz uso das redes sociais, especialmente o Facebook, na divulgação de notícias.

  • Mídia Ninja = Sigla para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação:

    Um grupo de mídia ativista sociopolítico, que se declara como uma alternativa à imprensa tradicional. Foi formado em 2011. O grupo tornou-se amplamente conhecido na transmissão dos protestos de 2013 no Brasil. As transmissões em vídeo são feitas em tempo real pela internet, usando câmeras de celulares e uma unidade móvel montada em um carrinho de supermercado. Sua estrutura é descentralizada e para a divulgação, usam as redes sociais (especialmente o Facebook).


    Fonte: pdf estratégia concursos

  • outra questão sobre mídia ninja:

    Q374189 2013, CESPE, MPU, Analista - Comunicação Social

    Q374188 CESPE - 2013 - MPU - Analista - Comunicação Social

    Q909234 2018, FUNRIO, AL-RR, Jornalista

    Q394844 CESGRANRIO - 2014 - CEFET-RJ - Jornalista


ID
1329415
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A notícia, antes de ser apresentada ao público como produto acabado, passa por diversas fases de seleção e processamento que condicionam, em maior ou menor grau, o seu formato final e constituem, no seu conjunto, o trabalho que uma redação realiza diariamente. Quanto ao ângulo de abordagem da notícia ou reportagem, pode-se afirmar que:

I.Pode ser proposto pelo jornalista, editores, chefia de redação ou direção.

II. Normalmente diz respeito a decisões sensatas e ponderadas sobre a melhor forma de aproveitar o potencial de uma notícia.

III.Mesmo quando não existirem instruções explícitas nesse sentido, o ângulo de abordagem deve, quando as circunstâncias o permitirem, ser debatido pelo jornalista com os responsáveis editoriais.

IV. Ponderar o ângulo de abordagem (especialmente nos trabalhos de profundidade), mesmo que este venha a ser alterado depois do confronto com os fatos, é, em geral, melhor do que o improviso.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas