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ID
1092361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de arquiteturas e objetos de software comumente empregados em sistemas operacionais de tempo real.

Em um sistema operacional de tempo real e de kernel monolítico, a falha de um módulo pode derrubar o sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Um sistema operacional monolítico possui todos os seus serviços(gerenciamento de arquivos, drivers de dispositivos, gerenciamento de processos, etc.) implementados no Kernel, sendo executados no módulo núcleo(supervisor). Se um desses serviços falha durante a execução, todo o sistema operacional pode ser derrubado. Pense o sistema monolítico como sendo um único binário contendo todas as rotinas do SO. Se uma dessas rotinas possui um erro e altera uma área de memória indevida, então poderá causar um erro irrecuperável e derrubar o sistema.

    Ao contrário, um sistema operacional microkernel ou micronúcleo possui um kernel mínimo contendo apenas poucos serviços executando no modo núcleo. Parte das operações que antes eram executados no Kernel, passam a ser executados por processos independentes no modo usuário onde existem restrições de acesso a memória e hardware. Neste caso, uma falha em um desses processos independentes não derrubará todo o SO.

     

     

  • Atualmente estaria ERRADO ??

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed