SóProvas



Questões de Kernel


ID
5536
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional é formado por um conjunto de rotinas que oferecem serviços aos usuários, às suas aplicações e também ao próprio sistema. Esse conjunto de rotinas é denominado núcleo do sistema operacional ou kernel. A estrutura do sistema operacional, ou seja, a maneira como o código do sistema é organizado, pode variar conforme a concepção do projeto. A arquitetura monolítica pode ser definida como um programa:

Alternativas
Comentários
  • LETRA (A) CORRETA - Para confirmar a resposta como letra(A) , segue um trecho do livro Sistema Operacionais Modernos do Andrew S. Tanenbaum: "subintitulada como A Grande Bagunça. A estrutura é tal que não há nenhuma estrutura. O sistema operacional é esvrito como uma coleção de procedimentos, cada um dos quais pode chamar qualquer um dos outros sempre que precisar. Quando essa técnica é utiliza, cada procedimento no sistema tem uma interface bem-definida em termos de parâmteros e de resultados e cada um é livre para chamar qualquer um dos outros , se o último fornecer alguma computação útil de que o primeiro precisa. Para construtir o programa-objeto do sistema operacional , quando essa aproximação é utilizada, primeiro deve-se compilar todo os procedimentos ou os arquivos individuais que contêm os procedimentos e , então agrupa-los todos juntos em um único arquivo-objeto usando link-editor do sistema. Em termos de proteção de informações não há nenhguma. Cada procedimento é visível para todos os demaisLETRA (B) ERRADA - Definição de sistema em camadas
  • A) GABARITO

    B) Arquitetura de Camadas

    C) Arquitetura de Camadas

    D) Arquitetura de Máquina Virtual

    E) Arquitetura de Microkernel

    Todas as definições foram tiradas do livro Machado e Maia - Arquitetura de Sistemas Operacionais.

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed

  • A arquitetura monolítica pode ser definida como um programa:

    A

    composto por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um único programa executável


ID
9052
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um sistema operacional, o kernel é

Alternativas
Comentários
  • Em computação, o núcleo ou cerne (em inglês: kernel) é o componente central do sistema operativo da maioria dos computadores; ele serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware.

    fonte:wikipedia

  • RESPOSTA D

    >>Componente central do sistema operacional da maioria dos computadores. Serve de ponte entre aplicativos e o procesamento real de dados feito no âmbito do hardware. Essa é a definição de: C) Kernel.

    #SEFAZ-AL


ID
15778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de sistemas operacionais, julgue os seguintes itens.

As arquiteturas dos sistemas operacionais Windows 2000 e Windows XP podem ser vistas como organizadas em camadas. Entre essas camadas, incluem-se a HAL e o kernel. A camada HAL esconde, das camadas que se encontram acima da mesma, as diferenças existentes entre os hardwares nos quais o sistema operacional pode ser instalado. O kernel, por sua vez, tem responsabilidades como escalonar tarefas e tratar interrupções.

Alternativas
Comentários
  • A Hardware Abstraction Layer (HAL) interage diretamente com o hardware do computador provendo ao Kernel uma interface independente da máquina e, conseqüentemente, garantindo portabilidade ao sistema.

    A camada HAL é constituída por várias APIs (Application Program Interfaces) que realizam a tradução dos dados do Kernel para códigos específicos de processadores e vice-versa. Desta forma, somente o Kernel e a camada HAL são modificados quando o WNT é utilizado em diferentes plataformas.

  • Resposta: CertoNoções básicas do TelnetKernel é um componente do sistema operacional, porém ele não é tão conhecido da maioria dos usuários comuns. Este fato se dá pela sua importância para o bom funcionamento do PC, como ele é essencial, é melhor mantê-lo escondido das pessoas sem experiência.Ele é o responsável pela interação entre hardware e software, ou seja, ele é quem gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.O Kernel começa a funcionar logo que o computador é ligado, nesse momento ele detecta todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.). O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do sistema operacional: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos.Dessa forma o Kernel pode ser descrito como um grande organizador: é ele quem garante que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo).Veja também:http://fab_souza.vilabol.uol.com.br/Kernel.htmhttp://www.gdhpress.com.br/blog/hal/http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/aa915144.aspx

ID
104809
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A tendência dos sistemas operacionais é tornar o núcleo menor e mais simples. A idéia de disponibilizar os serviços de gerência de processos, gerência de arquivos, gerência de memória etc. em processos no espaço do usuário, fora do núcleo, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Micro-kernel é um termo usado para caracterizar o sistema cujas funcionalidades do sistema saíram do núcleo e foram para servidores, que se comunicam com um núcleo mínimo, usando o mínimo possível o "espaço do sistema" (nesse local o programa tem acesso a todas as instruções e a todo o hardware) e deixando o máximo de recursos rodando no "espaço do usuário" (no espaço do usuário, o software sofre algumas restrições, não podendo acessar alguns hardwares, nem tem acesso a todas as instruções). (Fonte: Wikipedia)

    O Kernal monolítico é exatamente o oposto do micro-kernel. A principal característica do kernel monolítico é permitir que funções como rede, vídeo e acesso a outros periféricos sejam possíveis através do kernel-space. Isso é possível através do uso de módulos. O que significa que um módulo, apesar de não estar no mesmo código do kernel, é executado no espaço de memória do kernel. Sendo assim, apesar de modular, o kernel monolítico continua sendo único e centralizado. Isso pode levar a considerações errôneas sobre o conceito. Segue abaixo uma representação do kernel monolítico. (Fonte: http://localdomain.wordpress.com/2007/07/22/micro-kernel-ou-kernel-monolitico/)
  • Arquitetura Microkernel

    Uma tendência nos SO modernos é tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível. Para implementar esta idéia, os serviços do sistema são disponibilizados através de processos, onde cada um é responsável por oferecer um conjunto específico de funções, como gerência de arquivos, de processos, de memória e escalonamento.

    A utilização deste modelo permite que os servidores executem em modo usuário, ou seja, não tenham ac esso direto a certos componentes do sistema. Apenas o núcleo do sistema, responsável pela comunicação entre clientes e servidores, executa no modo kernel. Como consequência, se ocorrer um erro em um servidor, este poderá parar, mas o sistema não ficará inteiramente comprometido, aumentando assim a sua disponibilidade.


    Seria mais ou menos assim:

    [SERVIDOR DE ARQUIVO]     [SERVIDOR DE MEMÓRIA]    [SERVIDOR DE REDE]
         [SERVIDOR DE PROCESSO]     [SERVIDOR DE IMPRESSÃO]
                                                                Modo usuário

     - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
                                                                Modo Kernel
                  [ M  I  C  R  O      K  E  R  N  E  L ]

                    [ H   A   R   D   W   A   R   E]




    Arquitetura de Sistemas Operacionais
    3a.Ed. - Machado/Maia
    pág. 60
  • Em computação, uma chamada de sistema (system call) é o mecanismo usado pelo programa para requisitar um serviço do sistema operacional, ou mais especificamente, do núcleo do sistema operacional.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Chamada_de_sistema

  • Nano kernel também é uma resposta válida pra essa questão.

  • Estrutura dos SO:
    1) Sistema Monolítico: Todo sistema operacional, todas as suas instruções são o núcleo do SO. Todo mundo pode falar com todo mundo dentro do núcleo = paz e amor!

    2) Sistema de Camadas: ainda monolítico, mas com hierarquia de camadas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores.
    3) Sistema Micronúcleo (Microkernel): aparecimento do módo núcleo;
    4) Modelo Cliente-Servidor: uma  forma de especialização dos Micronúcleos;
    5) Sistema Exonúcleo (Verticalmente Estruturados): uma variação do Micronúcleo. Conceito embrionário de VMs.

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
106270
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A árvore de diretórios do Linux é dividida em sistemas de arquivos com diferentes propósitos, sendo que, o sistema que não existe em disco rígido e que é criado pelo Kernel na memória, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Permalink - Entendendo o /proc do linuxO /proc é basicamente um sistema de arquivos. Este diretório virtual é mantido pelo kernel e disponibiliza uma grande quantidade de informações com relação aos processos que estão rodando. Como conseqüência, alguns comandos como ps e lspci lêem o /proc para adquirir informações sobre o sistema. Embora seja virtual e não represente nenhum dispositivo físico, ele pode ser montado e desmontado , e a cada vez que o seu Linux é reiniciado, um novo /proc é criado. Nele podemos visualizar informações como: a configuração atual do sistema,os estados das portas físicas, dados sobre as redes, os módulos que você carregou, por quanto tempo seu sistema está ligado, o uso de memória, tipo do processador e a velocidade etc. O /proc contém diretórios e arquivos virtuais, sendo que o conteúdo desses arquivos virtuais é criado dinamicamente. Um arquivo virtual pode apresentar tanto informações do kernel para o usuário como também serve como um meio de enviar informações do usuário para o kernel. Ao listar o diretório /proc obtemos dois grupos de arquivos principais. O primeiro grupo envolve os arquivos nomeados numericamente, os quais correspondem ao process ID (PID) de um processo em execução no sistema (todo processo tem uma entrada no /proc). O segundo grupo contém os arquivos e diretórios que não são nomeados numericamente, e cada um deles descreve uma operação do kernel. Como vimos, o /proc oferece aos usuários e aos administradores Linux um meio poderoso de conseguir informações em tempo de execução e também um meio de comunicação com o kernel. Ele é extremamente importante para entender o sistema, então vale a pena dar uma explorada nele e dominar a sua máquina.
  • Gabarito E

    O /proc é um sistema de ficheiros, muitas das vezes também designado como directório virtual por ser mantido pelo Kernel do nosso sistema operativo e que disponibiliza diversas informações em real-time do nosso sistema.

    Exemplos disso são os comandos ps ou lspci que adquirem informações dentro do sistema virtual /proc. Além disso, é possível também habilitar e desabilitar algumas configurações do Kernel.

    Se por exemplo necessitamos de saber informações sobre o nosso CPU executamos o comando:

    [root@pplware ~]# cat /proc/cpuinfo processor       : 0 vendor_id       : GenuineIntel cpu family      : 15 model           : 2 model name      : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.00GHz stepping        : 4 cpu MHz         : 2017.984 cache size      : 512 KB fdiv_bug        : no hlt_bug         : no f00f_bug        : no coma_bug        : no fpu             : yes fpu_exception   : yes cpuid level     : 2 wp              : yes flags           : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm up bogomips        : 4038.08

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
118726
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Componente central do sistema operacional da maioria dos computadores. Serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito no âmbito do hardware. Essa é a definição de:

Alternativas
Comentários
  • Em computação, o núcleo ou cerne (em inglês: kernel) é o componente central do sistema operativo da maioria dos computadores; ele serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware. As responsabilidades do núcleo incluem gerenciar os recursos do sistema (a comunicação entre componentes de hardware e software).
  • Refere-se ao KERNEL , ou módulo núcleo.

    Para entender o que significa temos que saber que o Sistema Operacional estende o nível de conjunto de instruções ISA, abstraíndo o emprego dessas instruções e fornecendo outras instruções interpretadas.

    No modo nucleo todo o conjunto de instruções ISA é visível ao sistema operacional. Já no nível de usuário algumas instruções não são visíveis.

    Drivers de dispositivos - por exemplo - precisam acessar instruções ISA baixo nível para controlar dispositivos como discos e scanners, então eles rodam no modo nucleo.
  • Ao ler "Componente central do sistema operacional da maioria dos computadores", já fui procurar nas alternativas o kernel ou núcleo.

  • RESPOSTA C

    >>Em um sistema operacional, o kernel é D) o núcleo do sistema, responsável pela administração dos recursos do computador, dividindo-os entre os vários processos que os requisitam. No caso do Linux, o Kernel é aberto, o que permite sua alteração por parte dos usuários.

    #SEFAZ-AL


ID
120718
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao kernel do Linux, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) On UNIX, the configuration file /etc/services maps port numbers to named services.
    "O kernel carrega as funções responsáveis por verificar o que deve ser inicializado em nível de software e processos, como, por exemplo, o conteúdo do arquivo /etc/init"

    b) Loading a kernel module is an essential task. File /etc/modules.conf (or /etc/modules - see a note below for more info) is configuration file for loading kernel modules.

    http://www.cyberciti.biz/faq/linux-how-to-load-a-kernel-module-automatically-at-boot-time/


    c) Provavelmente deve ser compilado antes.

           modprobe - program to add and remove modules from the Linux Kernel
    
    fonte: http://www.linuxcommand.org/man_pages/modprobe8.html

    d) Insmod

    insmod installs a loadable module in the running kernel.

    insmod tries to link a module into the running kernel by resolving all symbols from the kernel's exported symbol table.

    fonte: http://linux.about.com/od/commands/l/blcmdl8_insmod.htm

    e) (correto
    In Unix systems equipped with virtual memory support (practically all modern variants), the fork operation creates a separate address space for the child.

    fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Fork_(system_call)

  • a) Ele carrega as funções responsáveis por checar o que deve ser inicializado em nível de software e processos, por meio do arquivo /etc/iservices.

    (ERRADO o certo seria etc/init.d)

    b) Ele executa as funções de controlar o uso de memória pelo programa por meio do arquivo /etc/modules

    (ERRADO. O correto seria /proc)

    c) Caso algum hardware não esteja nele compilado, ele deverá ser carregado por meio do comando modprobe.

    (ERRADO. modprobe instala/desinstala módulos, o correto seria mount)

    d) Insmod é o programa usado para carregar automaticamente, no kernel, os módulos quando são requeridos pelo sistema.

    (Insmod é similar ao modprobe. Contudo, não carrega automaticamente como o modprobe)

    e) Uma das situações em que o kernel cria um espaço de endereços virtuais é quando um novo processo é criado através do uso da chamada de sistema fork ().  (CORRETO)

  • Letra E.

     

    Apenas complementando...

     

    Uma limitação do comando insmod é que ele não entende as dependências de módulos. Ao pedir que um determinado módulo seja carregado, este comando não carrega automaticamente os módulos necessários a execução do módulo especificado. O comando modprobe, ao contrário do comando insmod, carrega os módulos e verifica as dependências.

     

    Para acrescentar um módulo do kernel automaticamente a cada inicialização do sistema, inclua o comando correspondente no arquivo /etc/modules.

    .

    Fonte da resposta - Letra E:

    "Existem exatamente duas situações em que o núcleo do sistema cria um novo espaço de endereçamento virtual:
    1ª - Quando um processo executa um novo programa, por meio de uma chamada à rotina do sistema exec;
    2ª - Ou na criação de um novo processo, por meio da rotina de sistema fork.

    .

    O primeiro caso é fácil: quando um novo programa vai ser executado, o processo recebe um novo espaço de endereçamento virtual, completamente vazio. É responsabilidade das rotinas do sistema carregar o programa, preenchendo o espaço de endereçamento com regiões da memória virtual.

    .

    No segundo caso, a criação de um novo processo pela rotina fork envolve a criação de uma cópia completa do espaço de endereçamento virtual do processo existente."

    .

    Fonte: www.eee.ufg.br/~mcastro/disciplinas/so/trabalhos/GrupoF/SO_MM.DOC - Procure por "Fork".


ID
126919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows XP possui diversas características que o diferenciam de outras versões da família Windows. Especificamente em relação à arquitetura do Windows XP, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
149770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere a sistema operacional, julgue os itens a seguir.

Kernel é o núcleo do sistema operacional encarregado de controlar o acesso à memória de demais componentes de hardware, gerenciar os programas abertos, dividir o tempo de processador entre eles. É a base sobre a qual rodam as demais partes do sistema operacional, drives de dispositivo e programas.

Alternativas
Comentários
  • Kernel é o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam ou seja passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos.
     

  • Marquei a questão porém fiquei com uma dúvida, para estar totalmente correta a questão ela não teria que estar escrito no final, driver ao invés de drives?


ID
150202
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

NÃO é função do Kernel de um sistema operacional:

Alternativas
Comentários
  • Kernel pode ser entendido com uma série de arquivos escritos em linguagem C e em linguagem Assembly que constituem o núcleo do sistema operacional. É o kernel que controla todo o hardware do computador. Ele pode ser visto como uma interface entre os programas e todo o hardware. Cabe ao kernel as tarefas de permitir que todos os processos sejam executados pela CPU e permitir que estes consigam compartilhar a memória do computador
  •  o kernel é o componente central da maioria dos sistemas operacionais de computador, é uma ponte entre as aplicações e os dados reais processados a nível de hardware. Dentre as tarefas do kernel está a gestão dos recursos do sistema (a comunicação entre os componentes de hardware e software).
    Normalmente, como um componente básico de um sistema operacional, o kernel pode fornecer a camada de abstração de nível mais baixo para os recursos (especialmente processadores e dispositivos de E/S).
    Ele normalmente realiza suas tarefas através de mecanismos de comunicação entre processos e chamadas do sistema.
  • A letra (A) poderia ser assim, com um smiles no final:

    a) rodar folha de pagamento do departamento pessoal da empresa :)
  • Tem que rir de uma questão dessa... acabou essa mamata de antigamente!!

    Agora é só questão casca grossa!!

  • Nem da para acreditar que foi uma questão da FCC.

  • Funções núcleo encontrada nos sistemas operacionais:

    - Tratamento de interrupções e exceções

    - Criação e eliminação de processos e threads

    - Sincronização e comunicação entre processos e threads

    - Escalonamento e controle dos processos e threads

    - Gerencia de memoria

    - Gerencia do sistema de arquivos

    - Gerencia de dispositivos de E/S

    Suporte a redes locais e distribuídas

    - Contabilização do uso do sistema

    - Auditoria e segurança do sistema

    Alternativa: A


ID
157450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao sistema operacional Windows XP Professional, amplamente utilizado em determinados segmentos da área de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.

Apesar de o kernel do Windows XP Professional ser uma evolução das versões anteriores do Windows, o funcionamento básico desse kernel ainda é nativo do DOS com arquitetura de 64 bits.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO :O Windows XP não é uma evolução de versões anteriores e seu kernel não é nativo do DOS."O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de "eXPeriência". O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1)."
  • Se a questao especificasse até o Windows98, estaria correta.

    Apesar de o kernel do Windows98 Professional ser uma evolução das versões anteriores do Windows, o funcionamento básico desse kernel ainda é nativo do DOS.


ID
157456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao sistema operacional Windows XP Professional, amplamente utilizado em determinados segmentos da área de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.

Os drivers de dispositivos não podem ser alterados pelo administrador da estação porque o kernel assina digitalmente todos os drivers instalados automaticamente.

Alternativas
Comentários
  • A grande vantagem dos drivers é o baixo acoplamento ao SO. Desta forma, podemos instalar, remover ou alterar drivers sem muitos problemas para o sistema operacional.
    O fato de o kernel assinar digitalmente os drivers instalados automaticamente não influencia na questão pois a assinatura digital visa garantir a integridade do driver e melhorar a confiabilidade pois garante que o driver que está sendo utilizado é o que foi instalado.

ID
157459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao sistema operacional Windows XP Professional, amplamente utilizado em determinados segmentos da área de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.

A arquitetura do Windows XP Professional não funciona nativamente com o processador AMD. Para fazê-lo funcionar, todo processador AMD gera um driver compatível com o kernel do XP.

Alternativas
Comentários
  • A plataforma Windows, inclusive o XP, é aceita por todos os tipos de processadores para PC disponíveis no mercado. No início dos anos 80 o IBM PC, o primeiro computador pessoal, mas ele só rodava com o SO próprio. Foi devido a esta característica que o Windows virou sucesso comercial e a Microsoft subiu ao patamar em que se encontra.

     


ID
158020
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A responsabilidade do kernel consiste, tradicionalmente, em abstrair a interface do hardware, permitindo que processos utilizem este recurso concorrentemente, de forma segura e padronizada. Assim, um kernel ou núcleo pode ser considerado o próprio sistema operacional, quando este é definido como um gerenciador de recursos de hardware, que é o caso do sistema operacional aberto Linux. O Linux é um

Alternativas
Comentários
  • O Linux possui um kernel monolítico. Os drivers de dispositivos e as extensões de kernel rodam na área de kernel (anel 0, encontradas e muitas arquiteturas de CPU), com acesso total ao hardware, embora, algumas exceções rodarem na área do usuário. Muitos usuários não rodam o seu sistema gráfico no kernel, em contraste com o Windows.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel#Architecture
  • Há duas vertentes de desenvolvedores de sistemas operacionais, àqueles que  são a favor do desenvolvimento de Kernels modulares e os que defendem  o desenvolvimento de Kernels monolíticos. Os modulares são, teoricamente,  kernels mais simples, onde ao invés de se ter um kernel  gigantesco  com milhões de linhas,  se  tem um constituído de vários  componentes menores. A simplicidade desse tipo de kernel  ocorre também  pelo fato dele ter como função básica coodernar a troca de mensagens e dados entre os diferentes componetes do sistema. 
    Para o Linux foi adotado o kernel monolítico.  Isso, porque  Linux Torvalds defendia  a idéia de que apesar do   kernel modular   ser mais fácil de desenvolver, por modular-se em vários componentes,  a dificuldade em coordernar a troca de informações entre as partes de uma forma confiável tornava-o tão complicado que logo   este ganho inicial era superado.Portanto, fica o registro de que o Linux é um kernel monolitico ( uma unidade, não divisível  ).
    A questão também cita o termo híbrido. O linux passou a ser um kernel monólitico híbrido com o passar do  tempo, pois os desenvolvedores inseriram, nele, algumas características de  um  kernel modular.    
  • Na verdade tanto o linux como o windows usam a arquitetura hibrida e monoloitica. Sendo que, o linux usa uma arquitetura monolitica e também modular e portanto hibrida. O windows usa arquitetura Microkernel monolitico e então hibrida.
    Daria para matar a questão pelo fato da letra B já definir como microkernel monolitico ( windows). Sobra então a letra "a".
  • Windows microkernel? Acho que não hein! Os Windows NT são um blocão de código com tudo (praticamente) rodando no kernel. Temos no kernel o NTOS kernel: escalonador e dispatcher; o NTOS executive: LPC, memória virtual, gerenciador de I/O, de objetos, etc, etc...; o HAL (Hardware Abstraction Layer); drivers e etc. Como a maior parte dos serviços rodam em kernel, não acredito que possa ser caracterizado como microkernel. No lado do usuário, só a biblioteca de usuário, ntdll.dll
    O NTOS kernel e executive, sozinhos, não tem as estruturas suficientes para fazer um microkernel. Não vejo um híbrido monolítico-microkernel
  • funcao do kernel abstrair a interface do hardware, permitindo que processos utilizem este recurso concorrentemente, de forma segura e padronizada, por meio de chamadas de sistemas. Os núcleos dos sistemas operacionais podem ser implementados de duas formas básicas: Kernel monolítico e o microkernel.

    Micro-kernel possui apenas um núcleo que provê recursos mínimos necessários ao ambiente, como gerenciamento do espaço de memória, gerência de threads e comunicação entre os processos. Serviços como rede, vídeo, são considerados não essenciais, e residem no user-space. Ex: Minix.

    Kernel Monolítico é oposto. Permite que funções como rede, vídeo e acesso a outros periféricos sejam possíveis através do kernel-space. O que significa que um módulo, apesar de não estar no mesmo código do kernel, é executado no seu espaço de memória. Ex: Linux e alguns windows.


  • Questão passível de anulação...ou é monolítico ou é hibrido...hibrido é o mono + micro.

    tipos de kernel no Linux : Monolítico, Micro, Hibrido, Exo e Nano.
    Como essa questão é de 2008 talvez esteja desatualizada.
  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
158725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows 2000 é classificado como um sistema operacional de kernel híbrido.

PORQUE

A arquitetura do Windows 2000 é dividida em modo usuário e modo kernel. A esse respeito conclui-se que

A esse respeito conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra B

    O Windows 2000, (também conhecido como Win2k) é um sistema operacional preemptivo, gráfico e de fácil aprendizagem que foi desenvolvido para trabalhar com um ou mais processadores de 32 bits em computadores na arquitetura x86. É parte de uma linha de sistemas operacionais denominada Microsoft Windows NT e foi lançado em 17 de fevereiro de 2000. Ele está disponível em quatro versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server. Adicionalmente, a Microsoft oferece o Windows 2000 Advanced Server – Edição Limitada, que foi lançado em 2001 e roda em processadores de 64 bits Itanium. O Windows 2000 é classificado com um sistema operacional de kernel híbrido, e sua arquitetura é dividida em dois modos: usuário e kernel. O “modo kernel” dá acesso total aos recursos do sistema e suporta a execução das aplicações em modo usuário, com acesso restrito aos recursos.

  • A alternativa B é a correta, porque a definição de SO de kernel híbrido, que é o tipo utilizado pelo Windows 2000, é a ser posta a seguir e não porque o seu SO trabalha com 2 modos de proprietários dos processos: modo usuário e modo kernel. Seguem a justificativa que seria a correta para um núclo híbrido:

    Núcleo híbrido define um núcleo baseado em micronúcleo no qual módulos externos a ele podem executar operações em modo protegido, a fim de evitar trocas de contexto e melhorar o desempenho geral do sistema.Porém sendo híbrido, tem a capacidade de agregar ou desagregar funcionalidades, sem perder performance ou estabilidade presentes na sua estrutura inicial, proporcionais a sua organização. São utilizados nos SOs modernos abaixo:


ID
173290
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os Sistemas Operacionais são estruturas de software muito complexas. Com relação aos Sistemas Operacionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Os serviços identificados em um sistema operacional incluem execução de programas, operações de entrada e saída (E/S), manipulação do sistema de arquivos, comunicação, detecção de erros, alocação de recursos e proteção.

II. As funções do Kernel providas pelos sistemas operacionais modernos incluem funções essenciais, como criação, agendamento e finalização de processos.

III. Os sistemas operacionais modernos normalmente são embasados em uma arquitetura formada por um kernel (núcleo) e por serviços.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. Os serviços identificados em um sistema operacional incluem execução de
    programas, operações de entrada e saída (E/S), manipulação do sistema de
    arquivos, comunicação, detecção de erros, alocação de recursos e proteção.
    Item correto. Todos os serviços citados fazem parte do sistema
    operacional.
    II. As funções do Kernel providas pelos sistemas operacionais modernos incluem
    funções essenciais, como criação, agendamento e finalização de processos.
    Item correto. Como vimos o Kernel ou core do sistema operacional é
    o núcleo do sistema operacional. É carregado em memória RAM quando o
    computador é inicializado. O núcleo do sistema operacional é um software
    que faz o link, isto é, faz a interface, entre os programas (softwares) utilizados
    pelo usuário e o hardware. O Kernel tem como principais funções gerenciar o
    processador, a memória, o sistema de arquivos e os dispositivos de entrada
    e saída. É também função do Kernel gerenciar os processos, criando,
    finalizando e controlando o acesso dos mesmos ao processador. São outras
    funções do kernell: gerenciar interrupções, manipular processos, fazer a
    intercomunicação dos processos, sincronização de processos, gerenciamento de
    memória, gerenciamento de dispositivos de E/S, suporte a um ou mais sistemas
    de arquivos, suporte a funções de administração do sistema operacional.
    III. Os sistemas operacionais modernos normalmente são embasados em uma
    arquitetura formada por um kernel (núcleo) e por serviços.
    Item correto. Os sistemas operacionais atuais são formados pelo kernel
    e por serviços, como execução de programas, operações de entrada e saída,
    detecção de erros, alocação de recursos, manipulação de sistemas de arquivos.
     


ID
173302
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do Sistema Operacional Linux, analise as afirmativas a seguir:

I. Um inode é uma estrutura de dados contendo informações sobre arquivos num sistema de arquivo Linux. Há um inode para cada arquivo, e cada arquivo é unicamente identificado pelo sistema de arquivo no qual reside e por seu número de inode neste sistema.

II. O kernel do Linux possui um alocador adicional para solicitações de tamanho arbitrário, o kmalloc.

III. O Linux divide todos os dispositivos em três classes: Bloco, Leitura/Escrita e Rede.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I-Certa. Quando um sistemas de arquivos é criado uma certa quantidade de inodes também é criada, assim o número de arquivos no sistema fica limitado a quantidade dos inodes, os quais identificam os arquivos de forma única.
    II-Certo. kmalloc é usado para alocação dinâmica de memória, aloca espaço contíguo da memória física.
    III-Errada. São dois tipos: Bloco e caracter. Os dispositivos de bloco são preenchem o buffer antes de transmitir, já os de caracter são seriais, assim que o buffer recebe os dados os envia.
  • Apesar de fisicamente haver apenas esses dois tipos de dispositivos, no Linux, pode se considerar que haja 4 classes (dentro do /dev).
    b Block Dispositivo de blocos (HD)
    c Char Dispositivo de caracteres (modem serial)
    s Socket Socket mapeado em arquivo (comunicação de processos)
    p Pipe FIFO ou Named Pipe (comunicação de processos)
    http://www.tldp.org/LDP/lpg/node16.html#SECTION00731000000000000000
    ls -l
    brw-rw—- 1 root cdrom    22,   0 2008-08-08 00:13 hda
    crw-rw—- 1 root dialout   4,  64 2008-08-08 00:13 ttyS0
    prw——- 1 root root           0 2008-08-08 00:13 initctl
    prw-r—– 1 root adm            0 2008-08-08 22:05 xconsole
    srwxrwxrwx 1 root root           0 2008-08-08 00:14 gpmctl
    srw-rw-rw- 1 root root           0 2008-08-08 00:14 log


  • III. O Linux divide todos os dispositivos em três classes: Bloco, Leitura/Escrita e Rede. Errada. O linux divide todos os dispositivos em 3 classes: dispositivos de bloco(HD, CD-ROM, memorias flashes etc), de caracteres(com acesso serial, como mouse, teclado etc) e de rede.

    Fonte: Sistemas Operacionais com Java,  Por Abraham Silberschatz


ID
178996
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para configurar parâmetros do Kernel do sistema operacional Linux em atividade, como por exemplo, a ação de registrar pacotes suspeitos transferidos pela rede, pode-se utilizar o comando

Alternativas
Comentários
  • O   /proc/sys/  é um diretório que possui informações sobre o kernel. Também permite que sejam feitas alterações no kernel, sem a necessidade de reboot. As alterações são aplicadas automaticamente.
    O comando /sbin/sysctl é usado para ler, alterar e gerar automaticamente as configurações do /proc/sys.
     

  • Gabarito E

    sysctl é uma interface que lhe permite fazer alterações em um kernel Linux.
    sysctl.conf se parece muito com o rc.conf. Os valores são ajustados no formato variável=valor.
    Com o arquivo /etc/sysctl.conf você pode configurar uma rede Linux e diversas configurações do sistema, tais como:

    Limite de rede transmitidas configuração para IPv4
    Rede transmissíveis limite de configuração para IPv6
    Limite execshield proteção
    Prevenir contra ataques de syn
    Ativar fonte de verificação de endereço IP
    Impede que um cracker possa usar de ataque de spoofing contra o endereço IP do servidor.
    Logs vários tipos de pacotes suspeitos, tais como pacotes falsos, fonte de rota pacotes e redireciona.

    sysctl comando

    O comando sysctl é usado para modificar os parâmetros do kernel em tempo de execução. /etc/sysctl.conf é um arquivo de texto contendo os valores sysctl para ser lido em conjunto e por sysct no momento da inicialização. Para ver os valores atuais, digite:

    # sysctl net.ipv4.conf.all.rp_filter

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
187465
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No contexto de sistemas operacionais, os termos user space e kernel space referem-se a diferentes

Alternativas
Comentários
  • A conventional computer operating system usually segregates virtual memory into kernel space and user space. Kernel space is strictly reserved for running the kernel, kernel extensions, and most device drivers. In contrast, user space is the memory area where all user mode applications work and this memory can be swapped out when necessary.

  • Um sistema operacional convencional separa a memória virtual em espaço do núcleo e espaço do usuário. O espaço do núcleo é estritamente reservado para o núcleo, extensões do núcleo e alguns drivers de dispositivos. Em muitos sistemas operacionais, o espaço de memória ocupada pelo núcleo nunca é paginada no disco. De outro lado, o espaço de memória do usuário (no qual funcionam todos os aplicativos de modo usuário) pode ser paginada no disco sempre que necessário.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_de_n%C3%BAcleo


ID
266770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos conceitos de organização e arquitetura de
computadores, sistemas operacionais e circuitos digitais, julgue os
itens a seguir.

O kernel do Windows XP permanece sempre na memória, mas a sua execução pode ser preemptada.

Alternativas
Comentários
  • O Kernel do XP é monolitico de forma que não desaloca recursos e sempre se mantem em carga na memória.
  • Amigo, seu comentário está errado.

     

    O Kernel do XP é híbrido

     

    Cespe gosta desse assunto:

     

    (Q107067) Durante o período em que está funcionando, o kernel do Windows XP permanece na memória, e sua execução nunca é preemptada.

    Certo.

     

     


ID
321208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos básicos de sistemas operacionais Windows, julgue os itens subsecutivos.

Durante o período em que está funcionando, o kernel do Windows XP permanece na memória, e sua execução nunca é preemptada.

Alternativas
Comentários
  • Um processo preemptivo é um processo que pode ser interrompido, enquanto que o não-preemptivo não pode
  • O kernel de um SO é responsável por toda a execução do SO. Caso ele seja finalizado o Sistema Operacional irá parar de funcionar. Assim o Kernel não pode ser preemptivo.
  • As instruções do Kernel de um SO apesar de ser instrução privilegiadas podem ser preemptadas, principalmente se concorrerem com outras instruções privilegiadas. Elas são privilegiadas pois tem acesso aos recursos da maquina. O que as outras instruições não privilegiadas não tem, e não porque não podem ser preemptadas. Ser preempatada ou não é quando o processo passa da execução para a fila de prontos. O que com certeza ela não pode ser é "swappada" que é ir dop disco para a RAM.
  • Coment: certo, o kernel é responsável por manter o sistema operacional funcionando e caso seus processos sejam preemptivos então ele poderá parar o S.O  em dado momento.
  • O kernel tradicional é não-preemptivo, porém em multiprocessamento, no caso de mais de um processador, a premissa de não preempção do kernel deixa de existir. 

    Sendo assim, a questão poderia ser anulada!


ID
332707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.


Quando o processador trabalha no modo kernel, uma aplicação pode executar somente instruções privilegiadas.

Alternativas
Comentários
  • Existem basicamente dois modos de acesso implementados pelos processadores: modo de acesso usuário e modo de acesso núcleo. Quando o processador trabalha no modo usuário, uma aplicação só pode executar instruções não privilegiadas, tendo acesso a um número reduzido de instruções, enquanto no modo núcleo ou supervisor a aplicação pode ter acesso ao conjunto total de instruções do processador.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Espaço_de_usuário
  • A questão fez uma inversão na conceituação. O certo seria: "Para uma aplicação executar instruções privilegiadas ele deve acessar o modo kenel (modo núcleo).
  • De cara dá pra perceber o erro: no modo kernel a aplicação pode executar tanto aplicações privilegiadas, como não privilegiadas. Já no modo usuário, não.
     
  • Resumindo: 

    Quando o processador trabalha no modo usuário, somente pode executar instruções não privilegiadas.
    Quando o processador trabalha no modo Kernel, pode executar quaisquer instruções, tanto privilegiadas quanto não privilegiadas.
  • O somente é o ponto da questão.

    QUEM PODE MAIS, PODE MENOS.

ID
337804
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, o kernel adicionado do conjunto de ferramentas GNU forma o Sistema Operacional. O kernel poderá ser construído de acordo com a configuração do seu computador e dos periféricos que possui. A respeito do kernel do Linux,

Alternativas
Comentários
  • A) Arquivos do fonte do kernel (caso estejam presentam) ficam em /usr/src
    B) O kernel pode carregar vários drivers, seja de forma integrada ou através de modulos
    C) Completamente errada

ID
337807
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

É também conhecido como shell. É o programa responsável por interpretar as instruções enviadas pelo usuário e seus programas ao sistema operacional (o kernel). Executa comandos lidos do dispositivo de entrada padrão (teclado) ou de um arquivo executável. Existem várias shells dos quais os mais usuais são:

Alternativas
Comentários
  • zsh - O Z shell (zsh) é um Shell Unix que pode ser usado como um shell interativo de login e como um interpretador de comandos poderoso para shell script

    csh - O Csh ou C shell foi desenvolvido por Bill Joy da Universidade de Berkeley é o Shell mais utilizado em ambientes *BSD e Xenix.

    bash - O bash é um interpretador de comandos, uma espécie de tradutor entre o sistema operacional e o usuário, normalmente conhecido como shell

ID
363085
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows XP, quando o sistema operacional é instalado, alguns arquivos do sistema e kernel recebem atributos específicos, que os deixam ocultos aos usuários, pois a falta de qualquer um pode prejudicar a inicialização do sistema. São alguns deles:

Alternativas
Comentários

ID
363100
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No kernel 2.4 e superiores do Linux, a função APIC permite gerenciar mais de 15 interrupções no sistema operacional. Estas interrupções oferecem ao dispositivo associado a capacidade de interromper o que o processador estiver fazendo, pedindo atenção imediata. É comum encontrar placas de som e outros dispositivos usando a IRQ número 5, que originalmente está destinada

Alternativas
Comentários
  • IRQs padrões:

    IRQ 0 Timer canal 0 IRQ 1 Teclado IRQ 2 Controladora 2 IRQ 3 Porta Serial 2 IRQ 4 Porta Serial 1 IRQ 5 Porta Paralela 2 IRQ 6 Unidade de disquete IRQ 7 Porta paralela 1 IRQ 8 Relógio IRQ 9 Redirecionada para IRQ2 IRQ 10 não definida IRQ 11 não definida IRQ 12 não definida IRQ 13 Co-processador Matemático IRQ 14 Controladora de Disco Rígido 1 IRQ 15 Controladora de Disco Rígido 2Fonte: http://www.linuxinfor.com/portuguese/Serial/Serial-HOWTO.pt_BR-231.html 
  • Mais uma questão FCC/wiki, que não testa o conhecimento do candidato , que apenas saber que é melhor de bicuda, mesmo o colega que comentou a questão acredito que não tenha decorado cada uma das portas e seus respectivos hardwares que atuam, como Diz o PROFESSOR GABRIEL PACHECO essa questão faz parte dos 10% impossiveis que nem o avaliador acertaria se ele fosse fazer a prova .


    Temos que aceitar infelizmente esse tipo de questão .... 

    não dá para decorar tudo mas vamos aos poucos progredindo ...


    Bons Estudos a TODOS ...


ID
463393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de ambientes Windows e Linux, julgue os itens a seguir.

O kernel do Linux é de arquitetura modular, enquanto o kernel do Windows é monolítico.

Alternativas
Comentários
  • Micro-kernel possui apenas um núcleo que provê recursos mínimos necessários ao ambiente(basicamente provê serviços como gerenciamento do espaço de memória, gerência de threads e comunicação entre os processos). Ex: Minix.

    Kernel Monolítico é o oposto. O que significa que um módulo, apesar de não estar no mesmo código do kernel, é executado no espaço de memória do kernel. Ex: Linux e alguns windows.

  • kernel do linux é monolítico.

  • O Linux realmente é um kernel monolítico com arquitetura modular.

    Acredito que o erro da questão é dizer que o "kernel do Windows é monolítico", sendo que Windows possui um kernel Híbrido

    https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_7

     

  • Windows (a partir do Windows Vista): Kernel Híbrido (características do monolítico e do microkernel).

    Windows (anterior ao Windows Vista): Kernel Monolítico

    Linux: Apesar de ser considerado de kernel monolítico tem algumas exceções de regras ao padrão, por exemplo, os drivers de dispositivos são configurados como módulos e carregados enquanto o sistema está sendo executado, estes ainda podem ser pré-inseridos, tais modificações garantiram uma melhora no multiprocessamento simétrico. Para Carlos Morimoto (2006), o kernel do Linux incorporou algumas características de um kernel modular, o que o torna atualmente uma espécie de kernel "semi-monolítico".

    O Android usa um microkernel Linux, a Google efetuou diversas modificações e fez a retirada de várias particularidades do Kernel Linux, deixando apenas o essencial, obviamente existem muitas outras mudanças no Android, que o distanciam de distribuições Linux, mas abordaremos isso em uma outra matéria. Outros exemplos de microkernel são o L4Linux, MINIX e Symbian. 


    FONTE:

    https://www.contapraeu.com.br/tecnologia/o-que-e-um-kernel/

    https://www.hardware.com.br/termos/kernel-monolitico-kernel-modular

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed

  • (CESPE) O sistema Linux possui kernel monolítico e arquitetura monousuário, o que aumenta a segurança. (ERRADO)

    • Multiusuário, multitarefa, multiprogramação e monolítico.

    (CESPE) O kernel do Linux é de arquitetura modular, enquanto o kernel do Windows é monolítico. (ERRADO)

    (CESPE) Windows e Linux são exemplos de sistemas operacionais de núcleo monolítico, em que um único processo executa as principais funções. (CERTO)

    Segundo Tanenbaum, um SO monolítico é um sistema que não possui estruturação definida.


ID
492343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao pacote de aplicativos Microsoft Office 2003,
julgue os próximos itens.

Durante a instalação do Microsoft Office 2003, é necessário informar algumas opções que podem modificar a configuração básica do funcionamento do kernel do Windows.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Os aplicativos 'de último nível', como o Microsoft Office, não alteram a estrutura do núcleo do sistema operacional. O máximo que fazem é alterar as configurações de inicialização do Windows (incluindo processos e serviços para acelerar o carregamento do Office e sua integração).

ID
579583
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O KVM (Kernel-based Virtual Machine) é uma infraestrutura de virtualização, integrada ao Linux, que no Red Hat Enterprise Linux passou a contar com suporte completo a partir da versão

Alternativas
Comentários
  • Apesar do KVM ter sido incluído no Linux 2.6.20 (fevereiro de 2007), apenas a partir da versão 5.4 do Red Hat Enterprise Linux foi introduzido o suporte oficial a esse recurso.

    Observe em: 
    http://arstechnica.com/open-source/news/2009/09/red-hat-moves-forward-with-kvm-virtualization-in-rhel-54.ars


    "KVM is the feather in Red Hat Enterprise Linux 5.4
     
    Red Hat announced Wednesday the release of Red Hat Enterprise Linux 5.4, a new major point update of the company's popular commercial Linux distribution. This version introduces official support for KVM and marks an important milestone in Red Hat's gradual transition away from Xen."
  • Tipo de questão que não tem como não chutar.

    No meu caso, eu chutei errado.

    Gabarito: C

  • Eu sempre chuto na C então acertei

    Questão bastante fdp


ID
605617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos princípios de sistemas operacionais, julgue os itens
seguintes.

Um sistema operacional é considerado monolítico quando o seu kernel é executado como vários programas.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada !  No kernel monolítico todas as funções importantes do kernel fazem parte de um único processo (programa) em que todos os elementos partilham o mesmo espaço de endereçamento de memória.

    Os outros 2 tipos de kernel mais frequentes são: Microkernel e Kernel modular.
    O kernel modular, kernel monolítico moderno, é o mais simples possível e encarrega-se de coordenar a troca de mensagens e dados entre os diferentes componentes. Os componentes são compilados como módulos que são carregados e descarregados dinamicamente à medida que vão sendo necessários. Algumas das vantagens em usar kernel modular:
    a) Não é necessário recompilar o kernel para adicionar suporte aquando a adição de novo hardware.
    b) As componentes desnecessárias não são carregadas.
      O Microkernel é uma designação de um Sistema Operacional que possui apenas um núcleo que provê recursos mínimos necessários ao ambiente. Outras funcionalidades são oferecidas através de programas chamados servidores. O Microkernel basicamente provê serviços como gerenciamento do espaço de memória, gerência de threads e comunicação entre os processos (IPC – Inter-Process Communication). Serviços como rede, vídeo, são considerados não essenciais, e residem na user-space. Bons estudos !
  • De acordo com Tanenbaum, um SO monolítico é um sistema que não possui estruturação definida. Além disso, o sistema operacional é escrito como uma coleção de procedimentos, sendo que cada um pode chamar um dos demais sempre que necessário. Apesar disso, cada procedimento do sistema tem uma interface bem definida quanto a parâmetros e resultados e cada um deles é livre para chamar qualquer outro, se este oferecer alguma computação útil de que o primeiro necessite. A afirmação da questão não faz sentido e por isso está errada.
  • Ta, tudo bem, concordo com os comentários acima. Mas alguém entendeu o que a banca quis dizer com " é executado como vários programas"?

    ?????????????????

    Dizer se é errado ou o que é certo o que?

    Questões como essa, é melhor fazer concurso loteria só entrega pra gente o cartão resposta que a gente preenchee, quem tiver com mais sorte leva!!!
  • A questão está errada pelo simples fato de AFIRMAR que um sistema operacional considerado monolítico "é executado como vários programas".

    Segundo Tanenbaum (Sistemas Operacionais 3ª Ed., página 37,  item 1.7.1) o sistema operacional monolítico é executado como um único programa. no modo núcleo.

    Obs: Núcleo = Kernel 
  • No kernel monolitico, todos os seus componentes(gerenciador de memoria/processos/E-S, Sistemas de Arquivos etc) são codigos q fazem parte de um unico e grande programa. A memoria eh dividida entre espaço do kernel e espaço do usuario e seus programas.

    Já o micro kernel divide as funcoes basicas em modulos q sao acionados por mecanismos de mensageria. Ele fica muito mais restrito a interrupções, comunicacao interprocessos, escalonamento de processos etc.
  • Errei a questão pela definição que eu tinha a respeito de Arquitetura Monolítica que é comparada como uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande programa executável, onde os módulos pode interagir livremente. Como o conceito diz como "vários módulos" acabei me equivocando. 

  • Errado.

    De fato, nessa arquitetura TUDO (todos os módulos/rotinas) é executado junto de forma a SER um ÚNICO programa no modo NÚCLEO!

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
613057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos sistemas Windows 2003 Server e Linux, julgue os
itens que se seguem.

O processo de carregamento no Linux ocorre em duas etapas. Durante a primeira etapa, um pequeno programa de inicialização é carregado na RAM pela ROM do sistema. O propósito desse programa é preparar o ambiente para o carregamento do kernel.

Alternativas
Comentários
  • Essa primeira etapa, trata-se do carregamento do Boot Load que em geral ou é o LILO ou o GRUB. Esse programinha é o gerenciador de Boot do So e nele é possível escolher por qual SO você quer entrar, em caso de mais de um SO instalado na mesma máquina (Dual Boot), ou ainda escolher  dentre as diferentes versões do kernel você deseja entrar.



    Bons estudos.
  • Questão muito medilcre. Conceitos errados aplicados a um contexto errado.
    Logo de cara sabemos que o processo de boot não é composto de apenas duas etapas. Isso já deixaria a questão errada.
    Além disso, na arquitetura PC, que inclui Windows e Linux, a BIOS está presente na placa mãe (falando de forma simples), ou seja, em uma ROM (Read Only Memory). Depois das verificações e inicialização dos dispositivos de E/S, a ROM BIOS é carregada na memória RAM.  Com a BIOS em memória RAM, um pequeno programa procura no primeiro setor do dispositivo de inicialização, que pode ser um HD ou pen-drive por exemplo, a MBR (Master Boot Record). 
    A MBR consite de 512 bytes do primeiro setor do dispositivo que inicialização. A função da MBR no processo de boot é:
    - Guardar as informações da tabela de partições.
    - Armazenar o programa de bootloading (Como o Lilo ou Grub), que carrega o SO propriamente dito (kernel).
    - E, opcionalmente, a assinatura de disco que o identifica.

    Pois bem, de posse das explicações acima, podemos concluir que o responsável pelo carregamento do kernel é o bootloader, que está presente na MBR, e não um programa da ROM BIOS que é carregado na RAM.
    O MBR está longe de ser ROM. 

    Afirmo categoricamente que esta questão deveria ser errada.
  • Concordo com toda a crítica do colega sobre essa questão. E acrescento:

    "... é carregado na RAM pela ROM do sistema"

    ROM, Read Only Memory, não carrega nada! Fala sério!
  • Pessoal, o problema é como o CESPE restringe as afirmações.

    "O processo de carregamento no Linux ocorre em duas etapas. Durante a primeira etapa, um pequeno programa de inicialização é carregado na RAM pela ROM do sistema. O propósito desse programa é preparar o ambiente para o carregamento do kernel."

    Quando a assertiva afirma "ocorre em duas etapas", não está dizendo que ocorre APENAS em duas etapas; mas sim que há, entre várias possíveis etapas, duas. Eu sei que isso é meio maluco e não concordo com isso também, mas infelizmente é assim que a "banda toca" e temos que pensar dessa forma. É isso que acontece em muitas questões CESPE.


    Força e determinação.
    Avante!
  • Sinceramente, se a questao diz q o processo de boot ocorre em duas etapas, como eh q eu vou entender q ocorre em 3, 4..
    Nesse caso, fica altamente implicito q ocorre em apenas duas etapas. Eu discordo de qqr outra interpretação.
    COm relacao a parte q diz "eh carregado na RAM pela ROM", eu ate concordo. Apesar de a ROM não carregar nada, pode-se subentender q, por meio da ROM, a RAM eh quem carrega a informação.
    Mas eh uma questao muito mal formulada..
  • Vamos lá forçar um pouco a barra:

    O processo de carregamento no Linux ocorre em duas etapas. (Correto. Aqui o comando da questão não afirma que é feito em APENAS duas etapas. Essa é manjada na Cespe).

    Durante a primeira etapa, um pequeno programa de inicialização é carregado na RAM pela ROM do sistema. (Correto. A ROM BIOS é carregada na memória RAM).

    O propósito desse programa é preparar o ambiente para o carregamento do kernel. (Correto. Com a BIOS em memória RAM, um pequeno programa procura no primeiro setor do dispositivo de inicialização, a MBR, que entre outras coisas, carrega o kernel).


    Note que o comando da questão fala que esse programa (BIOS), "prepara o ambiente" para o carregamento do kernel. Em nenhum momento foi falado que ele "carrega" o kernel.
  • "O vestibular é realizado em duas etapas" <= Existe alguém na face da Terra que consegue interpretar que o vestibular pode ser realizado em três (quatro, cinco, seis...) etapas? Eu concordo quando alguém disse que, neste caso, "algo é realizado em duas etapas" está implícito o "apenas" na frase.


    Em outras frases, eu concordo que o "apenas" NÃO está implícito, como por exemplo, "2 e 3 estão contidos no conjunto".

  • Prezados,

    O carregamento do linux é feito em 2 estágios, no primeiro estágio basicamente o que se faz é carregar o segundo estágio ( normalmente o LILO ou GRUB ) , e a função desses é carregar o kernel linux na memória.

    Portanto a questão está correta.


  • Acredito que nao se trata se estar implicito ou explicito na questão.

    A questão pode estar CERTA ou ERRADA, é uma questão de interpretação, ai está a manjada da CESPE.

    Otimos Estudos Para Todos...


ID
627928
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre uma chamada do sistema operacional, considere:

I. O sistema chama o procedimento de serviço.

II. O programa de usuário gera uma interrupção para o kernel.

III. O controle é retornado para o programa de usuário.

IV. O sistema operacional determina o número do serviço necessário.

A execução natural das operações acontece na sequência

Alternativas
Comentários
  • II. O programa de usuário gera uma interrupção para o kernel.                 -> começa com a interrupção

    IV. O sistema operacional determina o número do serviço necessário.        -> depois determina qual o serviço

    I. O sistema chama o procedimento de serviço.                                        -> para enfim ser invocado

    III. O controle é retornado para o programa de usuário.                           -> termina com o controle retomado


ID
666109
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Num típico sistema de computadores, o componente do sistema operacional no qual se encontra o bloco de controle de processo é:

Alternativas
Comentários
  • Para implementar o modelo de Processos o sistemas operacional mantém uma tabela chamada tabela de Processos (também chamada de Bloco de Controle de Processos - PCB) com uma entrada para cada processo. Essa entrada contém informações sobre o estado do processo, seu contador de programa, ponteiro da pilha, alocação nte memoria, os Estados de seus arquivos abertos, sua informacao sobre contabilidade e escalonamento e tudo mais sobre o processo que deve ser salvo quando o processo passar do estado de execução para o estado de pronto ou bloqueado para que ele possa ser reiniciado depois, como se nunca tivesse sido bloqueado.

    Fonte: Sistemas Operacionais, 5 edicao Tannembaum


ID
771814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a ferramentas automatizadas de
gestão de infraestrutura e sistemas operacionais Windows, Unix,
Linux e BSD.

A gestão de infraestrutura abrange um conjunto de ferramentas e facilidades, fornecidas pelo Linux e pelo SQL Server, para gerência de ativos de rede, sendo possível, ao se utilizar o superusuário e se editar /fixar/programar, construir um kernel que melhor se adapte ao sistema disponível.

Alternativas
Comentários
  • Questão sem pé nem cabeça, misturando sistema operacional com software de aplicação de gerência de banco de dados..  pontinho garantido.
  • Calma aí Cespe, que maluquice tem limites.


ID
776056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, julgue o  item  seguinte.


O gerenciador de memória do Linux é o responsável pela atribuição de áreas de troca (swap) para processos, para os demais componentes do kernel e para o cachê de disco, além de implementar multitarefa por intermédio da troca de processos ativos no processador.

Alternativas
Comentários
  • - gerenciador de memória: é o responsável pela atribuição de áreas de memória e áreas de troca (swap) para os processos, para os demais componentes do kernel e para o cache de disco;

    - gerenciador de processos: cria processos e implementa  multitarefa através de troca dos processos ativos no processador;

    Fonte: http://systemfree.xpg.uol.com.br/sl/a2kernel.pdf

  • Prezados,

    O gerenciador de memória é responsável por gerenciar a memória, ou seja, atribui áreas de swap, entre outras coisas relacionadas à memória.
    Entretanto a implementação de multitarefa não é atribuição do gerenciador de memória. Isso é feito pelo escalonador, que cria um escalonador preemptivo, atuando com temporizadores na interrupção de processos na CPU, fazendo assim a troca de processos ativos no processador.

    Portanto a questão está errada.
  • troca de processos ativos no processador - feito pelo gerenciador de processos e não pelo gerenciador de memória

  • Gerência de processos (unidade básica de trabalho do sistema operacional), o que inclui a sua

    criação, sua exclusão e o fornecimento de mecanismos para a sua comunicação e

    sincronização;

    • Gerência de memória, controlando que partes estão sendo usadas e por quem. Além disso, é

    responsável pela alocação e liberação dinâmica de seu espaço;

    • Gerência de dispositivos de entrada/saída (E/S) ligados ao computador, o que inclui o envio

    de sinais que informam as ações que o usuário espera que o dispositivo realize, o tratamento

    das interrupções e erros gerados pelos dispositivos, entre outros;

    • Gerência de armazenamento, que inclui o fornecimento do sistema de arquivos para a

    representação de arquivos e diretórios e o gerenciamento do espaço em dispositivos de

    armazenamento de dados (HD, SSD, pen drive, entre outros)


ID
786337
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Na arquitetura Microkernel

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Em um sistema operacional em que seja adotada internamente a arquitetura micronúcleo, apenas um módulo é executado no modo kernel, sendo o restante do sistema operacional executado como processo de usuários.

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
813613
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Três dos aprimoramentos na segurança do kernel do Microsoft Windows Server 2008 R2 foram

Alternativas
Comentários
  • Novidades para fortalecimento e integridade do sistema operacional para Windows Server 2008

    Aprimoramentos de segurança para o kernel

    Proteção de patch de kernel para edições de 64 bits 

    Aprimoramentos de segurança para o gerenciador de pilha

    Aprimoramentos de segurança para o registro

    Integridade do código

    Prevenção de Execução de Dados

    Aleatoriedade do Layout do Espaço para Endereço

    Proteção de Recursos do Windows

     

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc725998(v=ws.10).aspx


ID
826390
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em FreeBSD, para se obter o estado atual do kernel, utiliza-se o comando

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi nenhum comando na linha unix que tivesse letras maiusculas no meio do comando.
    letras maiusculas existem nos parâmetros dos comandos, no comando não.
    Logo, o palpite certeiro na alternativa B.

ID
837343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos conceitos, arquiteturas e comandos básicos dos principais sistemas operacionais, julgue os itens subsequentes.

Em um sistema operacional em que seja adotada internamente a arquitetura micronúcleo, apenas um módulo é executado no modo kernel, sendo o restante do sistema operacional executado como processo de usuários.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Micronúcleo, ou microkernel, é uma arquitetura de núcleo (kernel) de um sistema operativo cujas funcionalidades são quase todas executadas fora do núcleo, em oposição a um núcleo monolítico. Os processos se comunicam com um núcleo mínimo, usando o mínimo possível o "espaço do sistema" (kernel space). Neste local os aplicativos tem acesso a todas as instruções e a todo o hardware e deixando o máximo de recursos rodando no "espaço do usuário" (user-space) em que o software tem algumas restrições, não podendo acessar algumas hardwares, nem tem acesso a todas as instruções).

    Basicamente o Microkernel executa a maioria dos processos fora do kernel, ele carrega o minimo de processos possiveis no kernel space.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Certo.

    No Microkernel ou Micronúcleo aparece a existência do modo usuário (rotinas que não são tão importantes).
    Isso perde em desempenho devido a troca entre os modos usuário e núcleo, porém ganho em confiabilidade.

    Ex.: Minix ( Tanenbaum).

     

    Resumo:

    Microkernel é só o Minix.
    Linux é monolítico.
    Windows é híbrido.

     


ID
894436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos diretórios-padrão em sistemas Linux, julgue os próximos itens.

Em todas as instalações do Linux, o /boot funciona como um sistema de arquivo próprio, sem formatação básica, que armazena o kernel do Linux.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    /boot

    Contém arquivos necessários para a inicialização do sistema.

  • /boot - Arquivos de boot do linux.

  • O cespe adora utiliza o pronome TODA(O)(s) que  na maioria das questões tornam-se erradas! 

    Marquei errado por isso. Já que tenho pouco conhecimento de LINUX, mas o ideial é ler sempre o manual do linux.

  • De modo geral o kernel do Linux está localizado na partição /boot, juntamente com os arquivos referentes ao gerenciador de inicialização do sistema (grub, lilo, etc). Até aí tudo bem, apesar de ser desconfortável generalizar que todas as distribuições fazem desta maneira.


    Mas o maior problema, é dizer que a partição /boot funciona como um sistema de arquivos próprio, como a swap, por exemplo, que possui sistema de arquivo próprio exclusivo. Pior ainda, dizer sem formatação básica. As partições /boot devem ser particionadas com um sistema de arquivos que pode ser ext2, ext3, ext4, etc.


    Além disso tudo, basta lembrarmos que a única partição realmente necessária para um sistema linux funcionar é a raiz (/).

  • Errado.

    O /proc tem essas características... sistema de arquivo próprio e sem formatação básica... pois ele pega na memória.

    .

    O /boot não é um sistema de arquivo próprio.
    Ele faz parte da mesma hierarquia do Filesystem do Linux, bem como da formatação desse sistema de arquivos.
    * Ele realmente armazena o kernel do Linux bem como o GRUB e arquivos de execução direta do boot.

  • Questão errada!

    /boot - Arquivos de boot do linux

    Caso a questão "generalizar", desconfie.


ID
902386
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O núcleo do sistema operacional (kernel) é formado por um conjunto de rotinas que oferecem serviços e podem ser acessadas através de chamadas de sistema (system calls).

Para tentar criar uma biblioteca de chamadas padronizadas aos serviços do kernel, a ISO e o IEEE propuseram o padrão

Alternativas
Comentários
  • Os institutos ISO  e IEEE  propuseram criar uma biblioteca de chamadas padronizadas, então foi criado o padrão POSIX [Portable System Interface for Unix], que permitiu que uma aplicação desenvolvida seguindo este conjunto de chamadas pudesse ser executada em qualquer sistema operacional que oferecesse suporte a esse padrão. Atualmente, a maioria do sistemas operacionais modernos incorpora suporte a system calls POSIX.

    Fonte:http://www.jairo.pro.br/introd_sist_operac/semana06.pdf
    • O kernel, ou “núcleo”, do sistema operacional é a parte principal do sistema em operação no computador. Sua principal função é conectar o software ao hardware, estabelecendo a comunicação entre os recursos desse sistema.
    • O núcleo do sistema operacional (kernel) é formado por um conjunto de rotinas que oferecem serviços e podem ser acessadas através de chamadas de sistema (system calls).
    • Os institutos ISO e IEEE propuseram criar uma biblioteca de chamadas padronizadas, então foi criado o padrão POSIX [Portable System Interface for Unix], que permitiu que uma aplicação desenvolvida seguindo este conjunto de chamadas pudesse ser executada em qualquer sistema operacional que oferecesse suporte a esse padrão. Atualmente, a maioria do sistemas operacionais modernos incorpora suporte a system calls POSIX.

ID
947464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência à administração de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

Entre as diversas funções do kernel, estão as seguintes: manter o controle dos arquivos em disco; inicializar e executar os programas de forma concorrente; e alocar a memória.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    A estrutura de um sistema operacional é formada por um conjunto de rotinas que são procedimentos que oferecem alguns serviços aos usuários do sistema e suas aplicações, assim com outras rotinas do próprio sistema. Esse sistema de rotinas é chamado de Kernel.

    O Kernel é um componente que é escondido, e geralmente os usuários nunca ouviram falar dele, pode não parecer, mas é importantíssimo para o funcionamento de um computador.
    O Kernel é um alocador de recursos, responsável por garantir que todos de acessos tenham compartilhamento.
    É o Kernel que faz a interpretação entre as camadas hardware e software.
    Ele gerencia e aloca os recursos dos usuários.
    Controla a execução de programas de usuários e operações de dispositivos de entrada e saída.

    O Kernel é o programa que é executado sempre que um programa de aplicação não esta executando, é como se o Kernel fosse o coração do sistema operacional.
    O interpretador de comandos é um dos programas mais importantes do sistema operacional.
    É um interpretador de comandos que serve como interface entre o sistema operacional e o usuário. Alguns sistemas operacionais já incluem o programa no próprio núcleo Kernel.
    Outros sistemas operacionais como o DOS, tratam o interpretador de comandos como se fosse um programa especial que é executado quando é iniciada uma seção.
    Com tudo isso o sistema operacional é fornecedor de um ambiente bom para a execução, ele fornece serviços os usuários dos programas e para os programas.
  • O kernel começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.). 
    O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mac-os-x/1636-o-que-e-kernel-.htm#ixzz2Vg0Q3Gg5
  • Principais Funções do Núcleo do Sistema (kernel):
    Tratamento de interrupções e exceções;
    Criação e eliminação de processos e threads;
    Sincronização e comunicação entre processos e threads;
    Escalonamento e controle dos processos e threads;
    Gerência de memória;
    Gerência do sistema de arquivo;
    Gerência de dispositivos de E/S;
    Suporte a redes locais e distribuídas;
    Contabilização do uso do sistema;
    Auditoria e segurança do sistema.

    Apostila Ricardo Quintão - Curso Multiplus
  • Prezados,
    Segundo Tanenbaum, página 453, a estrutura do núcleo ( do inglês Kernel ) é constituído por várias partes, entre eles o gerenciador de processos, gerenciador de memória e gerenciador de componentes de dispositivos de entrada e saída.
    O componente de dispositivos de entrada e saída contém toda parte do núcleo responsável pela interação com os dispositivos, com a rede de computadores e com as operações de rede e armazenamento de entrada e saída.
    A principal responsabilidade do componente de gerenciamento de processos é a criação e o encerramento daqueles. Ele também realiza o escalonamento de processos, que escolhe qual o processo, ou thread, a ser executado. O núcleo trata processos e threads como entidades executáveis e os escalona com base na politica global de escalonamento. Por fim, também pertence a esse componente o código de tratamento de sinais.
    Em linhas gerais , o kernel é responsável gerenciar os recursos do sistema, tendo como funções  :
    - Gerenciamento de processos: Tratar os sinais, Criar e encerrar processos e threads, escalonar a CPU
    - Gerenciamento de memória: Gerenciar a memoria virtual, gerenciar a paginação/substituição de paginas, gerenciar o cache de página
    - Componentes de E/S: Gerenciar os drives de dispositivos, gerenciar o sistema de arquivos, escalonar E/S , gerenciar sockets e protocolos e rede.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Tanenbaum, Sistemas operacionais modernos, 3º edição.
  • O Kernel é o responsável por dar suporte aos mais diferentes periféricos. Se você der uma olhada dentro da pasta "/boot" de qualquer distribuição Linux, vai encontrar o executável do Kernel, "vmlinuz"(guardado no HD na forma de um arquivo compactado, Ele é o primeiro componente carregado durante o boot e o último a ser finalizado. Dentre suas atribuições, estão: manter o controle dos arquivos em disco, por meio do sistema de arquivos; inicializar e executar os programas de forma concorrente, por meio do escalonador de processos, e alocar a memória, por meio do gerenciador de memoria.

  • Certo.

    Segmentando a questão...


    Manter o controle dos arquivos = gerenciamento de recursos;
    Inicializar e executar os programas de forma concorrente = gerenciamento de processos
    Alocar memória = Gerenciamento de memória

     

  • Questão passível de recurso.

    No enunciado "executar os programas de forma concorrente" infere-se que os programas são executados simultaneamente, o que, na verdade, não ocorre. Cada processador pode executar apenas um programa de cada vez.

    Por esta razão, a multitarefa num sistema uniprocessador (ou monoprocessador) é apenas uma ilusão conseguida com a alternância rápida entre as várias tarefas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Multitarefa


ID
947467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência à administração de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

O kernel funciona como uma interface com os dispositivos de hardware do computador, tornando indisponíveis ferramentas para acesso a recursos do sistema operacional por meio de chamadas do sistema (system calls).

Alternativas
Comentários
  • (...) tornando indisponíveis ferramentas para acesso a recursos do sistema operacional (...)
    Uma das funções do kernel é a abstração do hardware, oferecendo as chamadas do sistema (syscalls) para disponibilizar o acesso aos recursos.
  • Prezados,
    Segundo Tanenbaum, página 453, no “topo” do kernel está a interface de chamadas de sistemas ao núcleo ( system calls ). Todas as chamadas vão até essa área, o que causa um desvio que modifica a execução do modo usuário para o modo núcleo protegido e repassa o controle para um dos componentes do kernel ( Gerenciador de Memória, Gerenciador de processos, etc... ).
    A alternativa é errada pois é justamente disponibilizando a interface de system calls que o kernel deixa disponível os recursos do sistema operacional sejam utilizados.
    Fonte : Tanenbaum, Sistemas operacionais modernos, 3º edição.
  • SW -> Shell -> Kernel

    HW -> Drivers -> Kernel

  • Resposta: Errado.

    A palavra "indisponíveis" é o erro da questão.

  • Eu li "DISPONIVEIS" ;~~

  • kernel é responsável por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do computador.

    Em outras palavras, o principal objetivo é gerenciar o computador e permitir que os aplicativos sejam executados e façam uso dos recursos que a máquina tem


ID
947476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência à administração de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

De maneira geral, o Linux é composto por programas normais e um kernel. O kernel é considerado o núcleo do sistema operacional e o principal componente de sistemas Linux.

Alternativas
Comentários
  • Correto. O kernel é o principal componente de qualquer sistema operacional. Através do kernel é possível realizar a gerência de processos, alocação de memória, administração do sistema de arquivos, etc.

    O que me chamou a atenção foi a declaração: "De maneira geral, o Linux é composto por programas normais e um kernel". Qual é CESPE? O kernel seria então um programa anormal? Anormal é o cara que elaborou essa questão. Enfim; paciência.
  • O que ele quis dizer é que o linux têm programas "normais", como um simples editor de texto e programas "anormais", mais complexos, como o kernel.
  • correto. kernel: é o coração do sistema, que controla todos os dispositivos do computador ( como memória, placas de som, vídeo, discos rígidos, disquetes, sistemas de arquivos, dedes e outros recursos disponiveis.

    fonte; Figueredo Vitor. noções de informática, apostila da PC/DF pg 03.
  • Prezados,
    O Linux é uma variação popular do UNIX, que é executada em uma ampla variedade de computadores. Existem outras variações do UNIX, como o AIX, FreeBSD, HP-UX, entre outras, felizmente, os princípios fundamentais são basicamente o mesmo em todos eles. O Linux é um projeto monolítico em vez de micronúcleo , com todas as funções do sistema operacional no Kernel , e os aplicativos usuários acessando os recursos do sistema através de System Calls feitas para o Kernel.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Tanenbaum, Sistemas operacionais modernos, 3º edição.
  • Questão incorreta! O Linux é APENAS o KERNEL! O projeto Linux mantido por Linus Torvalds é composto apenas do kernel. As DISTRIBUIÇÕES Linux que reúne o kernel Linux com binários feitos para Unix.

  • Linux é somente o Kernel, criado por Linus Torvalds. O Sistema Operacional completo (kernel com demais programas "normais" como o CESPE chama, mas que na verdade é o projeto GNU do Richard Stallman) é GNU/LINUX.


    Se o Richard Stallman respondesse essa questão ele com certeza diria:

    "IT´S GNU/LINUX, CESPE. GOD DAMMIT"

    http://www.eenyhelp.com/answer/richard-stallman-wackjob-56-bullet-points-insisting-guhnoo-linux-goddammit-help-209422272.html?page=16

  • Concordo com os colegas, o que é mais problemático é que uma questão parecida com esta pode vir a ser considerada incorreta pelo próprio CESPE ou outra banca como já vi acontecer.

  • Quem dera se todas questões fosse fácil assim ;(

     

  • A CESPE é de lua?

  • Quando lê-se "programas normais" torna-se muito interpretativo. Eu acertei. Mas a questão ao meu ver seria passível de anulação.

  • CESPE - 2013 - FUB

    Um sistema operacional é composto por um kernel, programas do sistema e programas aplicativos.

    CORRETO!


ID
977317
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos sistemas operacionais,marque V para verdadeiro ou F para falsa e, seguida,assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) Para efeito de segurança,os modelos monolíticos adotam,no mínimo,o modo usuário e o modo supervisor (kernel),que operam com privilégios e prioridades distintas.

(  ) Uma tendência moderna é a estruturação de uma arquitetura cliente-servidor, que tende a ampliar ao máximo o kernel (núcleo) para que as tarefas passem a ser executadas por programas de sistema chamados de servidores, que são executados no modo usuário.

(  ) Máquinas virtuais são executadas em uma máquina real que pode abrigar internamente diferentes ambientes virtuais,cada um simulando uma máquina distinta, com memória,sistema operacional, recursos e processos próprios de forma que cada usuário ou aplicativo parece possuir sua própria máquina.

(  ) Em sistemas Time Sharing,os programas são introduzidos e armazenados, sendo executados à medida que haja disponibilidade de recursos.


Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito.
    A primeira opção é falsa.

    Para efeito de segurança,os modelos monolíticos adotam,no mínimo,o modo usuário e o modo supervisor (kernel),que operam com privilégios e prioridades distintas.
    Modelos Monolíticos não alteram o modo (usuário / núcleo) - todo o núcleo é executado em modo privilegiado.
    O modelo Micronúcleo possui a definição.


    Uma tendência moderna é a estruturação de uma arquitetura cliente-servidor, que tende a ampliar ao máximo o kernel (núcleo) para que as tarefas passem a ser executadas por programas de sistema chamados de servidores, que são executados no modo usuário.
    Não existe este tipo de  estruturação.

    Em sistemas Time Sharing,os programas são introduzidos e armazenados, sendo executados à medida que haja disponibilidade de recursos.
    Time Sharin - o nome já diz, compartilhamento do tempo. É uma modalidade de sismte multitarefa
  • Júlio Lopes

    E eu concordo contigo.

    Alguém poderia avaliar para encontrarmos o erro, caso haja.

  • Tem q entender assim: no monolítico, temos o modo kernel pra todo o kernel, e pros programas a serem executados, temos o modo usuário.

  • Não entendi pq a D ta errada?

     


ID
991021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A propósito de virtualização com uso de XEN, julgue o próximo item.

O atributo cc_compiler do utilitário xm info descreve o nome do host que compilou o kernel em utilização pelo hypervisor.


Alternativas
Comentários
  • cc_compiler indica o nome do compilador utilizado.
    ex: cc_compiler : gcc version 4.1.2 (Gentoo 4.1.2) 


ID
991753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com base no sistema operacional Linux, julgue os próximos itens.

Em um servidor Linux, no qual as interfaces de rede são referenciadas pelas iniciais eth, o administrador de rede pode utilizar o comando dmesg grep -i eth para identificar todas as interfaces de rede reconhecidas pelo kernel.

Alternativas
Comentários
  • O certo seria:

    # dmesg | grep -i eth0

    No lugar de eth0 pode ser outra interface: eth1, eth2 etc.

    Questão ERRADA!

  • Davi, mas a questão fala em dar grep apenas na ocorrência de eth e não na ocorrência de eth0.

    o que deve ser errado é a falta do pipe no comando: dmesg grep -i eth

ID
1092361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de arquiteturas e objetos de software comumente empregados em sistemas operacionais de tempo real.

Em um sistema operacional de tempo real e de kernel monolítico, a falha de um módulo pode derrubar o sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Um sistema operacional monolítico possui todos os seus serviços(gerenciamento de arquivos, drivers de dispositivos, gerenciamento de processos, etc.) implementados no Kernel, sendo executados no módulo núcleo(supervisor). Se um desses serviços falha durante a execução, todo o sistema operacional pode ser derrubado. Pense o sistema monolítico como sendo um único binário contendo todas as rotinas do SO. Se uma dessas rotinas possui um erro e altera uma área de memória indevida, então poderá causar um erro irrecuperável e derrubar o sistema.

    Ao contrário, um sistema operacional microkernel ou micronúcleo possui um kernel mínimo contendo apenas poucos serviços executando no modo núcleo. Parte das operações que antes eram executados no Kernel, passam a ser executados por processos independentes no modo usuário onde existem restrições de acesso a memória e hardware. Neste caso, uma falha em um desses processos independentes não derrubará todo o SO.

     

     

  • Atualmente estaria ERRADO ??

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
1209214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os próximos itens no que se refere a rootkits em user-level e kernel-level.

Um rootkit em user-level normalmente possui baixo nível de privilégio. Dependendo de como foi implementado, esse tipo de rootkit pode ser persistente ou não.

Alternativas
Comentários
  • Rootkits persistentes

    Um rootkit persistente é um tipo que continuamente altera seu código para que possa se anexar em um arquivo de registro e permanecer oculto. Toda vez que você reiniciar seu computador, um novo código será gerado para manter o vírus ativo no servidor.


    http://www.ehow.com.br/arquivo-oculto-rootkit-fatos_19221/
  • Gabarito Certo

    Rootkit persistentes

    Um rootkit persistente está associado a um malware que se activa cada vez que o sistema é iniciado. Normalmente para se conseguir iniciar automaticamente (sem intervenção do utilizador), o malware tem de armazenar de forma persistente o código que vai ser despoletado no processo de arranque do sistema operativo ou no processo de início de sessão. Tipicamente são usados simples ficheiros e/ou entradas no Registro.

     

    Rootkits residentes em memória

    São malwares que se alojam unicamente na memória RAM e como tal não conseguem sobreviver ao processo de arranque do computador, ou seja, não são persistentes.

     

    Rootkits baseados no User-Mode

    Na arquitectura Windows uma aplicação pode ser executada em dois contextos: o contexto do utilizador (user-mode), onde a aplicação tem acesso à camada superior dos dispositivos e herda as permissões do utilizador; e o contexto do núcleo (kernel-mode), tipicamente reservado a operações do sistema operativo.

    Os rootkits que correm no contexto do utilizador recorrem frequentemente a uma técnica “clássica” para se passarem por despercebidos: interceptar as chamadas da API do Windows que enumeram os ficheiros e pastas existentes num determinado local (FindFisrtFile e FindNextFile) e alteram o resultado, excluindo-se dessa listagem. Apesar de simples, é brilhante pois este pequeno truque consegue de facto tornar o malware invisível ao utilizador final e às aplicações de antivírus.

     

    Rootkits baseados no Kernel-Mode

    Os rootkits desta espécie são ainda mais poderosos uma vez que conseguem interceptar todas as chamadas nativas à API do núcleo e conseguem acesso directo para manipular a estrutura de dados.

    O método “clássico” usado por esta categoria de rootkits é remover o processo do malware da lista de processos. Uma vez que a gestão das APIs se baseiam na lista de processos, o malware fica invisível a ferramentas como o Gestor de Tarefas ou o Process Explorer… uma vez mais, simplesmente brilhante!

    Uma vez infiltrado é impossível saber-se através do sistema operativo que o computador se encontra infectado.

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1214770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a computadores, julgue os itens que se seguem.

O kernel de um sistema operacional é um programa que tem o único propósito de gerenciar a unidade central de processamento (CPU) do computador. Na maioria dos sistemas operacionais modernos, o kernel é escrito na linguagem Assembly.

Alternativas
Comentários
  • O Kernel é o núcleo do Sistema Operacional, ele gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso de tais recursos.

  • Errado

    O Kernel é o núcleo do S.O. (tanto no Linux como no Windows), ele é o responsável por gerenciar todos os processos de interação do usuário com a maquina.  

  • Kernel é a parte central do sistema operacional (ou seja, é o seu núcleo). Trata-se
    da parte do sistema operacional que “fala” diretamente com o hardware do
    computador. Gerencia a memória; gerencia dispositivos de hardware; diz que
    sistema de arquivos o sistema operacional usa, como deve usar e como deve se
    comportar.

    Fonte: Ponto dos Concursos

  • Na questão diz que o  kernel de um sistema operacional é um programa que tem o único propósito de gerenciar a unidade central de processamento (CPU) do computador.

    Ele é o nucleo do sistema operacional e tem diversas funções;

    FAZ A PONTE ENTRE O HARDWARE E OS APLICATIVOS (SOFTWARES)

    1. GERENCIA A ENTRADA E SAÍIDA
    2. GERENCIA A MEMORIA RAM E MEMORIA VIRTUAL
    3. GERENCIA O CPU ATRAVÉS DE PRIORIDADES
    4. GERENCIA OS DISPOSITIVOS/ Drivers


ID
1222183
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere as afirmativas sobre o funcionamento dos Sistemas Operacionais (SOs):

I. Para melhor utilizar a CPU, os SOs modernos utilizam o multiprocessamento, que permite que vários processos fiquem ao mesmo tempo na memória. Os sistemas de tempo compartilhado são uma extensão do multiprocessamento em que algoritmos de escalonamento alternam entre os processos, dando a impressão que estão sendo executados concorrentemente.

II. Para impedir que programas de usuário interfiram na operação apropriada do sistema, o SO tem duas modalidades de operação: modo de usuário e modo kernel. As instruções privilegiadas só podem ser executadas no modo kernel. A memória em que o SO reside também deve ser protegida: um timer impede loops infinitos. Uma interrupção por timer é uma instrução privilegiada.

III. O gerenciamento de processos inclui a criação e a exclusão de processos e mecanismos para a comunicação e sincronização entre processos. O gerenciador de E/S é responsável pela alocação e liberação dinâmica de espaço na memória principal, bem como pelo espaço de armazenamento em dispositivos de E/S. Este gerenciador trabalha com um sistema de arquivos para a representação de arquivos e diretórios.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O que o item I tem que esta tornando a assertiva falsa?

  • A I nao tem a ver com multiprocessamento e sim com paginacao.. Memoria virtual

  • "I. Para melhor utilizar a CPU, os SOs modernos utilizam o multiprocessamento, que permite que vários processos fiquem ao mesmo tempo na memória. Os sistemas de tempo compartilhado são uma extensão do multiprocessamento em que algoritmos de escalonamento alternam entre os processos, dando a impressão que estão sendo executados concorrentemente. "


    O fato dos processos ficarem ao mesmo tempo na memória não caracteriza o multiprocessamento. O que caracteriza o multiprocessamento é a possibilidade de 2 ou mais processos disputarem pela CPU e serem executados concorrentemente, dando a impressão que estão sendo executados de forma paralela.

    []'s 
    Robgol
  • Vejam uma questão quase idêntica da FCC no TRF 1ª:

    Para melhor utilizar a CPU, os sistemas operacionais utilizam ... I... , que permite que vários jobs fiquem na memória ao mesmo empo, assegurando que a CPU sempre tenha um job para executar. Os sistemas ....II.... são uma extensão deste mecanismo, em que algoritmos ...III... atuam alternando rapidamente entre os jobs, dando a impressão que cada um deles está sendo executado concorrentemente. 


    As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por


  • Sobre a alternativa III

    "III. O gerenciamento de processos inclui a criação e a exclusão de processos e mecanismos para a comunicação e sincronização entre processos. O gerenciador de E/S é responsável pela alocação e liberação dinâmica de espaço na memória principal, bem como pelo espaço de armazenamento em dispositivos de E/S. Este gerenciador trabalha com um sistema de arquivos para a representação de arquivos e diretórios. "

    Segundo Abraham Silberschatz, em Sistemas Operacionais em Java:"O gerenciador de E/S é responsável pelos sistemas de arquivos, drivers de dispositivo e drivers de rede." 
    Abraham Silberschatz, Sistemas Operacionais em Java, 7 ed. página 602.
  • A Alternativa I seria Multitarefa(multiprogramado) no lugar de multiprocessado.

  • Sobre a I. O correto seria “Os sistemas de tempo compartilhado são uma extensão da multiprogramação...”


ID
1234153
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para consultar o número da versão do kernel em uso por um sistema Linux, deve-se executar o comando:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a informação presente no livro "UNIX and Linux System Administration Handbook" (capítulo 13 - Drivers and the kernel, pg. 435, 4ª edição, 2011) temos:

    "Loadable kernel modules are conventionally stored under /lib/modules/version, where version is the version of your Linux kernel as returned by uname -r."


ID
1282594
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marcela, técnica em informática no TRF da 4ª Região, instalou o sistema operacional Linux Red Hat em um novo computador. Após a instalação do sistema operacional, Marcela precisa instalar um novo módulo de Kernel, para o que ela deve utilizar o comando

Alternativas
Comentários
  • Decoreba ....modprobe intelligently adds or removes a module from the Linux kernel: note that for convenience, there is no difference between _ and - in module names.modprobe looks in the module directory /lib/modules/'uname -r' for all the modules and other files, except for the optional /etc/modprobe.conf configuration file and/etc/modprobe.d directory .modprobe will also use module options specified on the kernel command line in the form of ..

    fonte:http://linux.die.net/man/8/modprobe
  • c)modprobe. Lembrei dos meus velhos tempos tentando instalar um modem 56 k no meu velho slackware! =)

  • modprobe - Este comando carrega e remove módulos do kernel.

     

    http://www.uniriotec.br/~morganna/guia/modprobe.html

  • modprob


ID
1289176
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere que um processo de usuário em um sistema operacional precisa enviar uma cadeia de caracteres para uma impressora. Para fazer a impressão, esse processo requisita a impressora para escrita através de uma chamada ao sistema (system call). Na estratégia de entrada e saída utilizada por esse sistema operacional, a cadeia é copiada do espaço de memória do usuário para o espaço de memória do núcleo (kernel). A seguir, o sistema operacional entra em um laço (loop) para enviar um caractere por vez para a impressora. Quando um caractere é impresso, o sistema operacional entra em espera ociosa até que a impressora esteja pronta para receber o próximo caractere.

Um técnico de informática identifica que a situação aqui descrita descreve a estratégia de entrada e saída

Alternativas
Comentários
  • entra em modo bloqueado , que pode ser a espera ociosa ( busy wait ) ou cpu dedicada

  • GABARITO A

    Geralmente os registradores das controladoras possuem bits de status que devem ser testados com a intenção de saber se uma operação de saída está concluída ou se novos dados estão disponíveis em um dispositivo de entrada.

    Para realizar essa consulta a CPU pode executar um laço para consultar os bits de status, o que é chamado de E/S programada, consulta sequencial (polling) ou espera ativa (busy wait).


ID
1308445
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional (SO) de um computador, que é usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, é um sistema complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo responsável por uma função. Um dos módulos típicos em um grande SO multiusuário é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Kernel, ou núcleo do sistema operacional. E também terá GUI (Graphics User Interface), a interface gráfica do usuário, para tornar o acesso ao núcleo amigável.

  • Em computação, o núcleo ou kernel é o componente central do sistema operacional da maioria dos computadores; ele serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware. As responsabilidades do núcleo incluem gerenciar os recursos do sistema (a comunicação entre componentes de hardware e software).

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAcleo_(sistema_operacional) 


ID
1360291
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma empresa foi contratada para efetuar uma mudança no kernel de um sistema operacional aberto, porém antigo, de modo a implantar uma nova política de gerência de processador que seja preemptiva e que, a cada processo, se atribua um intervalo de tempo, ou quantum, durante o qual se faça uso do processador.

O algoritmo a ser utilizado para essa implantação deve seguir o padrão do algoritmo de gerência de processador denominado

Alternativas
Comentários
  • Round-robin (RR) é um dos algoritmos mais simples de agendamento de processos em um sistema operacional, que atribui frações de tempo (quantum) para cada processo em partes iguais e de forma circular, manipulando todos os processos sem prioridades, este algoritmo também evita que aconteça starvation, situação onde um processo nunca é executado.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Round-robin


ID
1362097
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A partição EXT2 é o tipo usado para criar o sistema de arquivos EXT2, após a formatação, que é o sistema:

Alternativas
Comentários
  • C) Ext2 não possui o recurso de jornaling.

  • Gabarito E

    Ext2 foi projetado e implementado para corrigir as deficiências do Ext e prover um sistema que respeitasse a semântica UNIX. A influência do UNIX pode ser vista, por exemplo, na utilização de grupos de blocos, que são análogos aos grupos de cilindros utilizados pelo FFS. O bloco, que consiste num conjunto de setores (cada setor tem 512 bytes), é a menor unidade de alocação para o Ext2. O tamanho pode ser de 1024, 2048 ou 4096 bytes e é definido na formatação.

    Quando é realizada uma operação de escrita em um arquivo, o Ext2 tenta, sempre que possível, alocar blocos de dados no mesmo grupo que contém o nó-i. Esse comportamento reduz o movimento da(s) cabeça(s) de leitura-gravação da unidade de disco.

    Em um sistema de arquivos ocorrem dois tipos de fragmentação: (i) a fragmentação interna (ou de espaço) é causada pelo fato do tamanho do arquivo geralmente não ser múltiplo do tamanho do bloco (portanto o último bloco terá um espaço não utilizado) — a consequência é a perda de espaço; (ii) a fragmentação externa (ou de arquivo) decorre da impossibilidade do sistema determinar, a priori, qual o tamanho do arquivo (p.ex., arquivos de texto e de logs são muito modificados, e o seu tamanho pode aumentar ou diminuir) — assim um arquivo pode alocar blocos não contíguos, prejudicando o desempenho.

    Para diminuir o impacto do primeiro tipo, existem duas estratégias básicas. A primeira, mais simples, é determinar, na formatação, o menor tamanho de bloco possível. O Ext2 permite tamanhos de blocos de 1024, 2048 e 4096 bytes. Um tamanho de bloco pequeno, como 1024 bytes, diminui a fragmentação e perda de espaço, mas em contrapartida gera um impacto negativo no desempenho, pois acarreta o gerenciamento de uma maior quantidade de blocos. O tamanho de bloco padrão para volumes grandes é de 4096 bytes.

    A segunda estratégia é alocar a parte final de um arquivo, menor que o tamanho de um bloco, juntamente com pedaços de outros arquivos. O Reiserfs chama esse método de tail packing; o UFS usa fragmentos, que são submúltiplos do tamanho do bloco. Apesar do Ext2 possuir, no superbloco, a previsão para uso de fragmentos, esse método não foi implementado.

    Para diminuir o impacto da fragmentação externa, o Ext2 pré-aloca (reserva) até oito blocos quando um arquivo é aberto para gravação. Esses blocos reservados, quando possível, são adjacentes ao último bloco utilizado pelo arquivo. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ext2 e seus limites:

    Número máximo de arquivos: 10^18

    Tamanho máximo do nome de arquivo: 255 bytes

    Tamanho Máximo de arquivo: 16 GiB - 2 TiB

    Tamanho máximo do volume: 2-32 TiB


ID
1375474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos principais componentes, à organização e aos sistemas operacionais dos microcomputadores, julgue os itens que se seguem.

O kernel ou núcleo do sistema operacional é responsável pela gerência do processador, pelo tratamento de interrupções e pela sincronização entre processos que são executados no computador. Por ser um componente sensível do sistema operacional, não é permitido ao usuário, ainda que em sistemas Linux, modificá-lo ou recompilá-lo.

Alternativas
Comentários
  • O código fonte de sistemas operacionais como o Linux é aberto para ser modificado ou recompilado.

  • GABARITO ERRADO

    Kernel (núcleo): é o coração do Sistema Operacional. Ele representa a camada mais baixa de interface com o hardware, pois faz a comunicação mais básica entre ele e o software, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema. No caso do Linux, o código-fonte(receita do programa) é aberto, disponível para qualquer pessoa ter acesso, assim podendo modificá-lo. 

    PDF GRAN PROFº FABRÍCIO.

  • O sistema Linux permite a alteração do código-fonte para a criação de um novo kernel, com a finalidade, por exemplo, de se obter uma maior autonomia de controle de hardware dos computadores.


ID
1386409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere à tecnologia de desenvolvimento móvel, julgue os itens subsequentes

Com base no kernel Linux, o ambiente operacional Android, utilizado para o desenvolvimento de aplicações móveis e não móveis, inclui um navegador incorporável baseado em WebKit, com muitas opções de conectividade (wifi, bluetooth, dados wireless através de conexão celular, como GPRS, EDGE e 3G). Os aplicativos Android são gravados na linguagem Java e executados em uma máquina virtual JVM.

Alternativas
Comentários
  • De fatos os aplicativos android são escritos em java. No entanto, eles necessitam ser convertidos em arquivos dex para serem executados em cima da MV Dalvik e não da JVM, como diz a questão.

  • O Android roda sobre uma máquina virtual chamada Dalvik VM! Trata-se de uma máquina virtual otimizada para requerer pouca memória e processamento, e projetada para permitir que múltiplas instâncias da máquina virtual rodem ao mesmo tempo, deixando para o sistema operacional o isolamento de processos, o gerenciamento de memória e o suporte a threading.

     

    Fonte: Estratégia Concursos

     

    Gabarito errado.

  • outro erro

    wifi, bluetooth, dados wireless através de conexão celular, como GPRS, EDGE e 3G ...

    EDGe não faz conexão ele é um browser

  • O Android funciona sobre uma máquina virtual Java chamada Dalvik VM que foi desenvolvida para esse sistema operacional. O EDGE não guarda relação com a questão.

    Resposta: Errado

  • WilliM, no contexto da questao, EDGE nao e' browser coisa nenhuma. Vamos a uma fonte[1] "The evolution of GPRS toward EDGE is called EGPRS. It is sometimes also called EDGE Classic. EGPRS is based on the same network architecture as GPRS".

    Portanto, meu jovem, no contexto das redes moveis, o EDGE 'e uma evolucao do GPRS, nao do IE da MS, como vc afirma.

    Fonte:

    [1] GPRS for Mobile Internet, Emmanuel Seurre, ‎Patrick Savelli, ‎Pierre-Jean Pietri - 2003

  • Pessoal, o Darvik foi substituido pelo ART (Android Runtime). Bom ficar atento.

    "A ART e seu antecessor Dalvik foram originalmente criados especificamente para o projeto Android. ART como o tempo de execução executa o formato Executável Dalvik e a especificação de bytecode Dex."

    https://source.android.com/devices/tech/dalvik


ID
1392238
Banca
FCC
Órgão
Câmara Municipal de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Sistema Operacional (SO) fornece um conjunto de serviços para programas e usuários desses programas. Dentre estes serviços, NÃO SE INCLUI:

Alternativas
Comentários
  • Serviços x Arquitetura

  • GABARITO (B).

    O Sistema Operacional (SO) fornece um conjunto de serviços para programas e usuários desses programas. Dentre estes serviços, NÃO SE INCLUI:

    Kernel modular: os SOs utilizam técnicas de programação orientada a objetos para a criação de um kernel modular, que remove todos os componentes não essenciais do kernel e os implementa como programas de nível de sistema e usuário para executar as chamadas de sistema.

    O Kernel Modular éuma aplicação mais avançada para desenvolvedores front-end.


ID
1395886
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um administrador de um sistema Linux com kernel 3.0, preocupado com a segurança, deseja evitar que um arquivo de configuração, sediado em um sistema de arquivo ext2, seja apagado acidentalmente, inclusive pelo usuário root.

Para isso, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Esse comando modifica os atributos de arquivos/diretórios 

    Comando: 

    chattr [opção] [atributo] [arquivo/diretório]

    Onde: 

    Opções:

    -R - modifica atributos em subdiretórios.

    -V - Mostra detalhes sobre a modificação do atributo atributo:

    atributos de arquivo / diretório

    + adiciona atributo

    - remove atributo

    = define o atributo igual especificado

    Os atributos são os seguintes:

    A - Não modifica a hora de acesso ao arquivo (somente em kernel 2.2)

    a - Append Only, arquivo pode somente ser gravado em modo incrementado, ou seja, pode ser adicionado conteúdo somente no final do arquivo, não pode ser removido ou renomeado.

    c - Permite compactação nos arquivos especificados de forma transparente.

    d - Protege para o dump não fazer backup do arquivo.

    i - Imutáveis. Arquivos Imutáveis não podem ser modificados, gravados, removidos, renomeados. Até mesmo o usuário root com pode máximo não pode alterar.

    s - É chamado de apagamento seguro, quando eliminado o arquivo é zerado sem possibilidade de recuperação.

    S - Faz a gravação imediatamente para o arquivo especificado, como sync, ex: igual aos disquetes.

    u - É marcado como recuperável, quando apagado é salvo uma copia para permitir recuperação.


ID
1418260
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Trata-se de um esquema de processamento computacional onde o kernel tem o controle do tempo que será usado para cada processo, e tem o poder de parar e retomar de volta este tempo e dá-lo para outro processo segundo seu esquema de prioridades. Este texto trata de um conceito chamado do que se encontra descrito na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Multithreading é a capacidade que o sistema operacional possui de executar várias threads simultaneamente sem que uma interfira na outra. Estas threads compartilham os recursos do processo, mas são capazes de ser executadas de forma independente.


    SingleThread só pode tratar uma requisição de cada vez.


    Preemptivo  esquema de processamento computacional onde o kernel tem o controle do tempo que será usado por cada processo, e tem o poder de tomar de volta este tempo e dá-lo para outro processo segundo seu esquema de prioridades.


ID
1449850
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os arquivos ficam organizados em pastas distintas chamadas diretórios. Observe os diretórios abaixo:

/bin – arquivos de configuração e inicialização críticos
/boot – Kernel e arquivos necessários para carregar o kernel
/dev – entradas de dispositivos para terminais, discos, modems, etc.
/etc – comandos necessários para mínima operação do sistemas

Assinale a opção que contém aqueles que estão com o conteúdo trocado.

Alternativas
Comentários
  • /bin - Diretório onde estão os arquivos executáveis e comandos essenciais do sistema.

    /etc - Diretório onde estão localizados os arquivos de configuração do sistema.

  • /binarquivos de configuração e inicialização críticos (ERRADO)

    comandos necessários para mínima operação do sistemas (CORRETO)

    /bootKernel e arquivos necessários para carregar o kernel (OK)

    /dev entradas de dispositivos para terminais, discos, modems, etc. (OK)

    /etc comandos necessários para mínima operação do sistemas (ERRADO)

    arquivos de configuração e inicialização críticos (CORRETO)

  • Letra A que contém diretórios que estão com o conteúdo trocado.

    bin - Diretório onde estão os Programas utilizados com frequência

    /etc - diretório onde estão os Arquivos de configuração do sistema e dos programas

  • /   - Diretório raiz.

    /bin - Diretório onde estão os arquivos executáveis e comandos essenciais do sistema.

    /boot - Diretório onde estão os arquivos necessários para iniciar o sistema. Aqui é onde fica localizada a imagem do Kernel do Linux.

    /dev - Diretório onde estão os arquivos de dispositivos do sistema, como discos, cd-roms, terminais etc.

    /etc - Diretório onde estão localizados os arquivos de configuração do sistema.

    /home - Diretório que geralmente é usado pelos usuários.

    /lib - Diretório onde estão localizadas as bibliotecas essenciais ao sistema, utilizadas pelos programas em /bin e módulos do Kernel.

    /mnt - Diretório vazio. Este diretório geralmente é utilizado para pontos de montagem de dispositivos.

    /proc - Diretório que possui informações do Kernel e de processos.

    /opt - Diretório onde estão localizados os aplicativos instalados que não venham com o Linux.

    /root - Diretório do superusuários(root). Em algumas distribuições ele pode ou não estar presente.

    /sbin - Diretório onde estão os arquivos essenciais do sistema, como aplicativos, utilitários para administração do sistema. Normalmente só o superusuário(root) tem acesso aos arquivos.

    /tmp - Diretório de arquivos temporários.

    /usr - Diretório de arquivos pertencentes aos usuários e a segunda maior hierarquia de diretórios no Linux.

    /var - Diretório onde são guardadas informações variáveis ao sistema, como arquivos de logs etc…

  • Em 17/03/21 às 14:19, você respondeu a opção A.Você acertou!

    Em 05/02/21 às 15:11, você respondeu a opção C. Você errou!

    PC-PR 2021

  • Tipo chutou letra A depois chutou letra C eu na vida.


ID
1460959
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O arquivo que possui informações utilizadas durante o processo de compilação do kernel é

Alternativas
Comentários
  • Debian Handbook e o Gentoo Kernel/Configuration manual são dois bons links de estudo para este assunto:

    https://debian-handbook.info/browse/pt-BR/stable/sect.kernel-compilation.html

    https://wiki.gentoo.org/wiki/Kernel/Configuration

  • GAB:  A.


ID
1484953
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para garantir a execução apropriada do Sistema Operacional (SO), há pelo menos duas modalidades de execução. No momento da inicialização do SO, o hardware começa a operar na modalidade ..I.... . O SO é carregado e dá início às aplicações das pessoas que utilizam o computador na modalidade ..II.... .

As lacunas I e II são, correta e respectivamente, preenchidas com:

Alternativas
Comentários
  • Para garantir a execução apropriada do Sistema Operacional (SO), há pelo menos duas modalidades de execução. No momento da inicialização do SO, o hardware começa a operar na modalidade de kernel. O SO é carregado e dá início às aplicações das pessoas que utilizam o computador na modalidade de usuário

  • O S.O. é constituído basicamente por duas camadas:

    O Shell (ou interpretador de comandos) usuário interage com o SO

    Kernel (ou núcleo) gerencia usuários a processos

     

    Se tiver errado, não hesitem em corrigir.

    ------

    Pessoal ativem a notificação, INDICAR PARA COMENTÁRIO, vamos aproveitar, quanto mais respostas/vídeos explicados pelos professores, melhor será para todos.

    ------


ID
1514050
Banca
CS-UFG
Órgão
AL-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional OS X é baseado no kernel Unix e possui o aplicativo Time Machine para backup de arquivos nas versões posteriores a “Leopard”. Segundo a documentação da Apple, qual é o sistema de arquivos em que o disco de backup ou partição deve estar formatado para que o Time Machine possa realizar suas operações?

Alternativas
Comentários
  • Under Linux's current HFS+ driver, journaling must be disabled in order to write data safely to an HFS+ partition. Provided the partition isn't being used by Apple's Time Machine software, journaling can be disabled under OS X:[21] Using Disk Utility in OS X Yosemite, the user may hold Alt/Option and click "Disable Journaling" on the File menu, having first selected an unmounted partition.

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/HFS_Plus

  • FAT e NTFS ---> WINDOWS

    EXT3 ---> LINUX

    HFS+ ---> APPLE


ID
1526704
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um administrador de ambiente Linux precisa verificar as informações relativas a uma máquina servidora e seu sistema: o sistema operacional, a versão do kernel, a arquitetura da máquina e os tipos de processador existentes no servidor.

Um comando adequado para se obterem essas informações é o

Alternativas
Comentários
  • d) uname –a

    Exibe todas as informações sobre o sistema.

     

     

     

    http://www.uniriotec.br/~morganna/guia/uname.html

     

  • LETRA D

    O comando abaixo permite obter informação detalhada acerca dum servidor:

    uname -a

    O comando seguinte permite obter apenas informação relativa o modelo do servidor:

    uname -m

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Uname


ID
1794475
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um Analista está procedendo uma atualização do Linux para a versão do Kernel 4.0. É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Chamado de "no reboot" kernel patching

    Fonte: http://www.linuxjournal.com/content/no-reboot-kernel-patching-and-why-you-should-care


ID
1830643
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A estrutura de diretórios GNU/Linux é bem diferente do Windows e diversas pastas do sistema operacional realizam funções bem definidas. Nesse contexto, um dos diretórios contém os arquivos estáticos para dar carga do kernel do Linux e outro armazena arquivos de configuração, desde as básicas do sistema e da rede, como as específicas de programas. Esses diretórios são conhecidos, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • um dos diretórios contém os arquivos estáticos para dar carga do kernel do Linux  /boot

    armazena arquivos de configuração, desde as básicas do sistema e da rede, como as específicas de programas /etc


ID
1844209
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Japonvar - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows 2000 é um S.O. baseado na estrutura micronúcleo (microkernel) que consiste em gerenciar cada funcionalidade do sistema por um único componente do S.O. Essa estrutura permite ao Windows 2000 diferenciar-se dos Windows anteriores na manipulação dos processos porque 

Alternativas
Comentários
  • a) cada aplicativo executado no Windows possui seu próprio kernel e seus próprios processos.

    Que loucura é essa????

    Questão completamente bizarra

     

  • "as ideia" mano kkkkkk

  • Questão completamente equivocada. Em primeiro lugar, o Windows NT/2000 é híbrido, reunindo conceitos de kernel monolítico e micro-kernel. O micro-kernel não tem nada a ver com o que é dito em nenhuma das alternativas. Trata-se de reduzir o tamanho do kernel, transferindo parte das funções e drivers ao espaço de usuário. É uma forma de diminuir os bugs no aplicativo de nível crítico (kernel) e torná-lo mais modular. O ponto negativo desta abordagem é a queda de desempenho. Exemplos de sistemas operacionais micro-kernel: Minix e Hurd. Exemplos de sistemas operacionais monolíticos/híbridos: Windows e Linux.


ID
1853140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do sistema operacional Linux em ambiente de rede, julgue o item a seguir.

O sistema Linux possui kernel monolítico e arquitetura monousuário, o que aumenta a segurança.

Alternativas
Comentários
  • Kernel Monolítico :: Monolítico vem da palavra monólito, formado de uma só pedra, que forma um só bloco. 

    porém a parte do "monousuário" está errada!

    Linux que tem sua arquitetura multi-usuários

    http://e-tinet.com/linux/5-motivos-para-usar-linux/

  • ·  MONOLÍTICA – É a mais comum.

    o  O sistema todo é executado como único programa no modo núcleo.

    o  Dividido por modo núcleo e modo usuário.

    o  O sistema operacional é escrito como uma coleção de rotinas, ligadas a um único binário executável. Cada rotina do sistema tem uma interface bem definida quanto a parâmetros e resultados e cada uma delas é livre para chamar qualquer outra.


    A palavra multiusuário (português brasileiro) ou multiutilizador (português europeu) é um termo que define um sistema operacional que permite acesso simultâneo de múltiplos usuários ao computador. Todos os sistemas de tempo compartilhado são sistemas multiusuários, mas a maioria dos sistemas de processamento em lote para mainframes também são, para evitar deixar a UCP ociosa enquanto espera que operações de entrada/saída sejam concluídas.

    O exemplo mais óbvio é um servidor Unix onde múltiplos usuários têm acesso via Telnet ou SSH ao "prompt" do shell do Unix ao mesmo tempo. Outro exemplo usa várias sessões do X espalhadas por múltiplos monitores alimentados por uma única máquina.

    O termo oposto, monousuário (português brasileiro) ou monoutilizador (português europeu), é usado mais comumente quando se fala sobre um sistema operacional utilizável por uma pessoa de cada vez, ou em referência a um termo de uso individual de software.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Multiusu%C3%A1rio

  • Gabarito: E

    Linux tem arquitetura multiusuário.

  • GABARITO ERRADO.

     

    Os recursos multiusuário lhe permite acessar o sistema de qualquer lugar sem instalar nenhum driver, ou programa gigante, apenas através de conexões TCP/IP, como a Internet.

    Também é possível acessar o sistema localmente com vários usuários (cada um executando tarefas completamente independente dos outros) através dos Terminais Virtuais.

    Faça um teste: pressione ao mesmo tempo a tecla ALT e F2 e você será levado para o segundo Terminal Virtual, pressione novamente ALT e F1 para retornar ao anterior.

  • Gabarito Errado

    Linux é multiusuário.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Nunca esqueçam que Linux tb come M&Ms

    Multiusuário

    Multiplataforma

    Multitarefa

    Multiprocessador

  • Linux possui kernel monolítico e arquitetura multiusuário, não monousuário.

  • Não apenas deixa a questão errada ser monousuário. Um núcleo monolítico não traz a mesma segurança de um micronucleo ou microkernel. Simplesmente pelo fato de que processos de usuário serão mantidos fora do kernel possibilitando maior segurança em relação ao monolítico em que todos os processos passam por ele.

  • essa parte de aumenta a segurança, tem alguma coisa haver??

  • Gabarito: Errado

    Aumenta a segurança por ser monolítico. Porém a questão está errada quando cita que é uma arquitetura de monousuário. Na verdade ela é multiusuário, multitarefa, multiprogramação e monolítico (monolítico quer dizer que o kernel é executado em uma área restrita e supervisionada na memória, por isso é segura).

  • A intenção do Marcelo pode até ter sido das melhores, mas a informação que ele trouxe, não.

    Vejam, de fato, a assertiva não é lídima por afirmar que o núcleo do S.O. do Linux é monousuário, porquanto não é, é multiusuário, diferente do do Windows.

    Contudo, além desse erro, a questão peca, também, em dizer que sendo monolítico, será mais seguro. Ora, não é verdade, já que o kernel monolítico reúne todas as principais funções do Sistema Operacional dentro do kernel, tendo um MELHOR DESEMPENHO; por reunir todas as principais funções, uma falha em uma delas, derrubará todo o SO. Por outro lado, o microkernel gerencia as funções mais necessárias e tem uma SEGURANÇA MAIOR.

    Enquanto o monolítico tenta colocar todas funções principais do sistema operacional dentro do kernel, dentro de um processo especial que tem diversos privilégios, o microkernel tenta colocar só o necessário e deixar tudo o que não precisa estar no núcleo central como serviços auxiliares em processos diferentes e sem privilégios especiais.

    O monolítico costuma ter melhor performance porque faz menos mudanças de contexto. Por ter um acesso privilegiado em muitas funções pode executar de forma mais eficiente.

    O micronúcleo (microkernel) tende a ser mais confiável e seguro. Uma falha em componentes auxiliares não derruba todo o sistema operacional.

    https://pt.stackoverflow.com/questions/114911/quais-as-diferen%C3%A7as-entre-kernel-e-microkernel#:~:text=Enquanto%20o%20monol%C3%ADtico%20tenta%20colocar,em%20processos%20diferentes%20e%20sem

  • Eu li "monossauro"... krlho, que que eu tô fazendo da minha vida?

  • Errado.

    O Linux é monolítico e MULTIUSUÁRIO.

    Kernel = núcleo

  • errado

    O sistema Linux possui kernel monolítico e arquitetura monousuário (MULTIUSUARIO), o que aumenta a segurança.


ID
1867549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito das características do ambiente Linux.

Alternativas
Comentários
  • Errado - sublinhado.

    a)Os módulos do kernel, que são organizados em camadas hierárquicas, podem ser utilizados como bibliotecas a serem consultadas pelos módulos clientes.

    b)Estando em execução, o kernel não pode ser reconfigurado nem estar linkado a módulos.

    c)O Linux é um sistema operacional fundamentado na estrutura do tipo máquina virtual.

    d)Os componentes funcionais do kernel podem acessar apenas algumas rotinas e parte da estrutura de dados interna.

    e) No ambiente Linux, quando ocorre mudança no kernel, é desnecessário o reinício da máquina.

    Kernel é o núcleo do Sistema Operacional Linux galera :|   .

  • a) CERTA.

    "Stackable linking: Os módulos são arranjados em uma hierarquia, Módulos individuais servem como como bibliotecas quando eles são referenciados por módulos clientes"

    b) ERRADA.

    "No Linux, o Dynamic linking facilita a tarefa de configuração do kernel. Um programa usuário, ou mesmo um usuário pode “carregar” ou “liberar” um módulo utilizando os comandos insmod, modprobe e rmmod.​"

    c) ERRADA.

    "Acredito que o correto seria : O Linux é um sistema operacional fundamentado na estrutura do tipo kernel monolítico."

    D) ERRADA.

    "No kernel monolítico, todas as funcionalidades do kernel é visto como um bloco de código que executa em modo núcleo. Todos os componentes funcionais do kernel tem acesso a todas as rotinas e estruturas de dados interna."

    E) ERRADA.

    "No caso de mudanças em alguma parte do kernel, o mesmo deve ser reconstruído, suas bibliotecas re-linkadas e o sistema reiniciado para que as novas mudanças tenham efeito."

     

    Fonte: http://ctd.ifsp.edu.br/~marcio.andrey/images/estrutura_so-ifsp-catanduva.pdf

  • O item E está correto. No Kernel Linux 4.0 foi introduzida a funcionalidade ​"No Reboot Patching", a qual permite que se apliquem mudanças no kernel sem que se precise dar o reboot. Questão deveria ser anulada, pois apresenta dois itens corretos.

     

    https://www.linux.com/news/no-reboot-patching-comes-linux-40

    http://www.zdnet.com/article/no-reboot-patching-comes-to-linux-4-0/#ftag=RSSbaffb68

  • Perfeito Carlos Bruno, kpatch foi incorporado ao kernel 4.0 em abr/2015 e a prova é de fev/2016.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Kpatch

    kpatch is a feature of the Linux kernel that implements live patching of a running kernel, which allows kernel patches to be applied while the kernel is still running. By avoiding the need for rebooting the system with a new kernel that contains the desired patches, kpatch aims to maximize the system uptime and availability.

     

    A CESPE não mais me surpreende!

  • RESPOSTA CERTA LETRA : AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA


ID
1905988
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas da frase: “Um sistema Linux tem três níveis principais: o ___________ está na base; _______ atua como interface entre os níveis superior e inferior; e __________ formam o mais alto nível do sistema.”

Alternativas
Comentários
  • Um sistema Linux tem três níveis principais:

        O HARDWARE está na base. Ele inclui a memória, assim como uma ou mais CPUs (Central Processing Units, ou Unidades centrais de
    processamento) para realizar processamentos, além de ler e escrever na memória. Dispositivos como discos e interfaces de rede também fazem parte do hardware.

     

        O  próximo  nível  acima  é  o KERNEL,  que  é  o  núcleo  do  sistema  operacional.  O kernel é um software que reside na memória e diz à CPU o que ela deve fazer. Ele administra o hardware e atua principalmente como uma interface entre esse e qualquer programa em execução.         

        Os PROCESSOS  –  programas  em  execução  administrados  pelo  kernel  –  formam  coletivamente o nível mais alto do sistema, chamado de espaço de usuário (user space). (Um termo mais específico para processo é processo de usuário (user process), independentemente de um usuário interagir ou não diretamente com o processo. Por exemplo, todos os servidores web são executados como processos de usuário.

     

    Gabarito Letra C Fonte:  Como o Linux funciona: O que todo superusuário deveria saber. Pág 17

     

    instagram: @papirobizurado

  • Qual livro da bibliografia consta esta questão?

  • Não sei se ainda necessita a informação Ester Santos, mas no livro Sistemas Operacionais Modernos 3ª Edição - Tanenbaum, você encontrará no capítulo 10.


ID
1980472
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Leia atentamente as afirmações abaixo sobre as características gerais do sistema operacional Linux.

I. Kernel é o núcleo do sistema operacional, composto de chamadas ao sistema, de acesso aos dispositivos de entrada e saída e de gerência dos recursos da máquina.

II. Shell são comandos executados sequencialmente, dependendo de condições estruturais e de laço.

III. Script é o nome genérico de uma classe de programas que funcionam como interpretador de comandos e linguagem de programação interpretada do Linux.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A- I, apenas.

  • II e III invertidos.

    GABARITO A


ID
2008579
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Relacione a coluna da esquerda com a da direita e, a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

1- /boot

2- /etc

3- /root

4- /tmp

5- /usr


( ) Arquivos temporários que desaparecem entre as reinicializações.

( ) Kernel e arquivos necessários para carregar o Kernel.

( ) Diretório de usuário do superusuário.

( ) Hierarquia de arquivos e comandos secundários.

( ) Arquivos de configuração e inicialização críticos.

Alternativas
Comentários
  • C)) 4, 1, 3, 5, 2 


ID
2085463
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Sistema Operacional Linux, caso o kernel reclame que um sistema de arquivos que se esteja sendo desmontado se apresente ocupado, o fuser pode ser executado para descobrir a razão desse problema. Invocando-o com flags -mv e um ponto de montagem, é exibido o que cada processo está utilizando de arquivo ou diretório, em se tratando desse sistema de arquivos. Uma sintaxe do fuser pode ser a seguinte: $ fuser -mv /usr. Como resultado aparecem dados em colunas do tipo: USER, PID, ACCESS, COMMAND. A coluna ACCESS apresenta alguns códigos que mostram o que cada processo está fazendo para interferir na tentativa de sua desmontagem. Acerca desses códigos, relacione a coluna da direita com a da esquerda e em seguida assinale alternativa correta.

(f)

(c)

(e)

(r)

(m)


( ) O processo mapeou um arquivo ou biblioteca compartilhada (normalmente um executável inativo).

( ) O diretório-raiz do processo (configurado por meio de chroot) se encontra no sistema de arquivos.

( ) O processo possui um arquivo aberto para leitura ou gravação.

( ) O processo está atualmente executando um arquivo.

( ) O diretório atual do processo se encontra no sistema de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • c - current directory.

    e - executable being run.

    f - open file. f is omitted in default display mode.

    F - open file for writing. F is omitted in default display mode.

    r - root directory.

    m - mmap'ed file or shared library.

     

    Fonte: https://linux.die.net/man/1/fuser


ID
2085481
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Bootstrapping é um termo da língua inglesa, que significa “inicializar um computador”. Uma vez que os recursos, que são normais de um sistema operacional, não estão disponíveis no processo de inicialização, o computador precisa realizar esses procedimentos necessários à inicialização. No Linux, o Kernel é carregado durante a inicialização, na memória, e assim começa a ser executado. Várias outras tarefas de inicialização são executadas, e dessa forma o sistema se torna disponível para os usuários. Alguns processos são comuns ao kernel do Linux. Associe as colunas, relacionando os processos e suas finalidades. A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.

(1) kjournald

(2) kswapd

(3) kreclaimd

(4) ksoftirqd

(5) khubd


( ) reivindica paginas de memória que não foram utilizadas recentemente.

( ) grava as atualizações do Journal ext3 no disco.

( ) trata múltiplas camadas de interrupções de software.

( ) configura dispositivos USB.

( ) troca os processos quando a memória física está baixa.

Alternativas
Comentários
  • (3) reivindica paginas de memória que não foram utilizadas recentemente. kreclaimd = reivindica

    (1) grava as atualizações do Journal ext3 no disco. kjournald = só lembrar de jounaling que grava os logs

    (4) trata múltiplas camadas de interrupções de software.

    (5) configura dispositivos USB.

    (2) troca os processos quando a memória física está baixa. kswapd = lembra da memória swap


ID
2102836
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual kernel o Microsoft Windows Server 2008 Versão R2 usou como base para sua construção?

Alternativas
Comentários
  • Segundo a equipe de Windows Server o MS Windows Server 2008 R2 é construído sobre o Windows NT 6.1, o mesmo kernel usado com o Windows 7. Ele é o primeiro sistema operacional lançado pela Microsoft orientada para o cliente de 64 bits. Entre outras melhorias da versão incluem uma nova funcionalidade para o Active Directory, novos recursos de virtualização e gerenciamento, a versão 7.5 do Microsoft IIS Web Server e suporte para até 256 processadores lógicos.

     

    Correta letra A


ID
2167423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente a sistemas operacionais.

Um sistema operacional é composto por um kernel, programas do sistema e programas aplicativos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Um sistema operacional de um computador que é usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, é um sistema complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo responsável por uma função. Os módulos típicos em um grande SO multiusuário geralmente são:

    Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como "executivo")

    Gerenciador de processo

    Escalonador (Scheduler, em inglês)

    Gerenciador de arquivo


ID
2210050
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os Níveis de execução definem quais tarefas podem ser realizadas no estado atual de um sistema Linux. Os argumentos que permitem passar para o Kernel co o objetivo de iniciar o Linux em nível de execução 1 (modo de usuário único) são:

Alternativas
Comentários
  • Modos de Inicialização (LSB):

     

    0 - Desligado;

    1 ou S: Monousuário;

    2 - Multiusuário sem rede;

    3 - Multiusuário com rede;

    4 - Uso local;

    5 - Multiusuário gráfico;

    6 - Reinicia.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão  

     


ID
2322589
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise a lista com as áreas gerais de um sistema computacional, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de uma área que é gerida pelo kernel do sistema operacional Linux, e a letra F, quando se tratar de uma área que não é gerida pelo kernel do Linux. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Processos.

( ) Barramentos.

( ) Drivers de dispositivos.

( ) Memória.

Alternativas
Comentários
  • O Kernel é responsável pelo gerenciamento de tarefas em 4 áreas gerais do sistema:

    ◦ Processos:  Determina quais processos usarão a CPU;

    ◦ Memória:  Ajuda a monitorar a memória

    ◦ Device drivers: Atua como interface entre o hardware e os processos.

    ◦ Chamadas de sistema e suporte: Processos usam syscalls para se comunicarem com o kernel.

    (Fonte: Cap1 - Linux para administradores - WARD)

     

    @papirobizurado

  • Sobre os Barramentos = Neste caso 1º ele nem especificou o barramento e mesmo que tivesse feito no caso não tem sentido, sendo que o barramento está a nível de HardWare

  • C

    V - F - V - V

  • Referência no livro Como o LInux funciona: O que todo super usuário deveria saber.Brian Ward, pág. 19


ID
2347969
Banca
FUMARC
Órgão
TJM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Núcleo do sistema operacional que, dentre outras funções, gerencia a operação dos dispositivos de hardware é denominado

Alternativas
Comentários
  • c-

    kernel é o componente central do SO. Os processos e sistemas de arquivos sao estruturados em torno dele, tendo acesso direto ao hardware. Outros componentes de software ficam em uma camada superior á do kernel.

    SO de batch, assim como time sharing e transacionais pertencem á classe de SO de grande porte, especializados em processamento intenso simultaneo


ID
2358697
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O kernel ou núcleo contém os componentes centrais do sistema operacional. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os referidos componentes.

Alternativas
Comentários
  •  Kernel o núcleo é a parte principal do sistema operativo do computador. A função do núcleo do sistema é conectar o sotware ao hardware, estabelecendo uma comunicação eficaz entre os recursos do sistema.

    Escalonador de processos, gerenciador de memória, gerenciador de E/S e gerenciador de comunicação interprocessos, gerenciador de sistemas de arquivos.

    Reposta correta: Letra B

  • Alguém saberia a fonte dessa definição?

  • Não vejo a alternativa A como errada, uma vez que o enunciado não fala...

    "Assinale a alternativa que apresenta corretamente todos os referidos componentes"

  • Em 20/09/2018, às 16:54:13, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 09/08/2018, às 15:13:51, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 25/07/2018, às 18:55:38, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 07/11/2017, às 18:41:32, você respondeu a opção A.Errada!

     

  • Só conhecia os 4 da alternativa A.


    Gerência de processos
    Gerência de memória
    Gerência de sistema de arquivos
    Gerência de entrada e saída

  • Questão mal elaborada, respondi 2x e todas as 2 marquei a letra A!

    Será se há fonte cabível que justifique a letra B?

  • Normalmente, os sistemas operacionais têm quatro componentes principais: gerenciamento de processos, gerenciamento de dispositivos de E/S, gerenciamento de memória e gerenciamento de arquivos.

    Sistemas Operacionais, 3ª edição, Andrew S. Tanenbaum, Albert S. Woodhull

  • Acho que é porque as principais funções do gerenciamento de processos são o escalonamento de processos e a comunicação entre processos. O mais correto seria colocar gerenciamento de processos, mas para dificultar nossa vida fizeram essa divisão.

    Nesse caso a letra A também está correta, mas a B está mais correta.

  • @foster, neste caso temos que ir na mais correta, infelizmente. Falo isso, pois, fiquei na dúvida, mas como vi a letra B com mais conteúdo, marquei-a.

    • Kernel o núcleo é a parte principal do sistema operativo do computador. A função do núcleo do sistema é conectar o sotware ao hardware, estabelecendo uma comunicação eficaz entre os recursos do sistema.
    • Escalonador de processos, gerenciador de memória, gerenciador de E/S e gerenciador de comunicação interprocessos, gerenciador de sistemas de arquivos.

ID
2414578
Banca
CRO - SC
Órgão
CRO - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um sistema operacional a parte que contém todas as funções de baixo nível como: métodos de processamento de comunicações, solicitações de drivers de dispositivos, solicitações de scheduling, controles de bloqueios e teste de erros, é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • Kernel do Linux contém chamadas de sistema, gerenciamento de processos, gerenciamento de memória, device drivers.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão  


ID
2431060
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O comando a seguir exibe informações sobre o Sistema e Kernel Linux.

Alternativas
Comentários
  • O comando uname serve para exibir informações do sistema, tais como: o sistema operacional, versão do kernel, arquitetura da máquina e muitos outros.

     

    Obviamente a questão está errada.


ID
2543218
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os depuradores são ferramentas importantes utilizadas na engenharia reversa de programas. Com relação aos depuradores, analise as afirmativas a seguir.


I. Depuradores de “modo-kernel” são difíceis de configurar e necessitam de um sistema dedicado, pois podem desestabilizar o sistema operacional em que são executados.

II. Depuradores de “modo-usuário” podem monitorar o código em modo usuário de diversos processos, simultaneamente.

III. Depuradores são ferramentas utilizadas para análise estática, enquanto que desmontadores são para análise dinâmica.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Depuração (em inglês: debugging, debug) é o processo de encontrar e reduzir defeitos num aplicativo de software ou mesmo em hardware. Erros de software incluem aqueles que previnem o programa de ser executado e aqueles que produzem um resultado inesperado.

    Um depurador (em inglês: debugger) é um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua depuração, que consiste em encontrar os defeitos do programa.

    Engenharia reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação. Objetivamente a engenharia reversa consiste em, por exemplo, desmontar uma máquina para descobrir como ela funciona. É objeto de estudo em universidades e faculdades principalmente ligada à área de tecnologia.

    Desmontador, desassemblador ou disassembler é um programa de computador que converte código de máquina em código escrito em linguagem de montagem. A diferença entre um desmontador e um descompilador é que este último reverte a compilação de uma linguagem de alto nível, enquanto o primeiro reverte a montagem de uma linguagem de montagem.

    Descompilador é um programa de computador que realiza a operação inversa de um compilador, transformando código objeto em código fonte.

    Resposta: Letra a)

     

    Fonte: Wikipédia

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Descompilador

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Desmontador

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_reversa

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Depura%C3%A7%C3%A3o

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Depurador

     

  • Os depuradores (debugers) é um programa usado para testar programas, até aqui, ok. Só testar, Fabiano? Nããão. Ele ajuda também a identificar e dá um aviso ao usuário.

    Pensando no dia a dia, quem nunca recebeu uma mensagem de erro enquanto usava o programa (Runtime error). Um exemplo beeem grotesco seria tela azul do Windows e aquela mensagem com o erro.

  •  é um debugador com o qual podemos acompanhar passo a passo a execução de programas. Além possuir um desassemblador poderoso que nos mostra todas as linhas de comando, podemos observar o conteúdo dos registradores e de posições da memória.

    fonte: https://www.diegomacedo.com.br/depuradores-debbugers/


ID
2548168
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Kernel dos Sistemas Operacionais Linux é capaz de adaptar-se aos diversos tipos de Hardware e suas configurações podem ser parametrizadas em tempo de execução, sem prejuízo dos processos em execução ou perda dos parâmetros iniciais. Durante a inicialização desse Kernel, é gerado um diretório temporário onde são armazenadas as informações do Hardware reconhecido, bem como dos parâmetros em uso pelo Kernel.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o diretório temporário gerado pelo Kernel do Sistema Operacional Linux para armazenamento dos parâmetros do Kernel:

Alternativas
Comentários
  • Lembra da história de que tudo funciona como um arquivo no Linux? Pois o /proc é a prova disso. Nesse diretório são encontrados arquivos que revelam informações sobre os recursos e processos em execução no sistema. Quer um exemplo? Para saber há quanto tempo o Linux está sendo usado desde a última vez em que foi iniciado, basta ler o arquivo /proc/uptime.

    Para saber mais: https://canaltech.com.br/linux/entendendo-a-estrutura-de-diretorios-do-linux/

  • /proc: armazena estatísticas, informações sobre processos em execução, parâmetros do kernel e informações de hardware reconhecidos.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão  

  • A Respeito da Pasta /Proc: Por definição essa pasta não é um sistema de arquivos comum mas sim um “virtual file system”. Por ser virtual, ele não existe! E mais: Seu tamanho em disco é zero, pois sua existência é gerada no momento do boot e serve apenas para apontar rotas de comandos diretamente com o kernel Linux. Você sequer pode apagar algo lá dentro: Não se pode apagar o que não existe.

    Explicação excelente: https://unixuniverse.com.br/linux/proc

  • Fiquei um tempo aqui pesquisando e tentando entender o porquê o gabarito não é a letra D /tmp. Até que encontrei uma boa explicação no livro "Utilizando Linux"

    • /tmp = local em que determinados programas colocam seus arquivos temporários. <- Veja que informações temporárias do processo que está no kernel não ficam neste local.
    • /proc = (leia primeiro o comentário do colega Lucídio - que foi copiado do site canaltec) o /proc é uma cópia do Kernel em memória. Exemplo: /proc/fiesystem são arquivos suportados pelo Kernel.

    Creio que deva ter ficado mais claro a diferença e o porquê o gabarito ser a letra B.

    Referências:

    • Utilizando Linux em portugês / Emiliano Soares Monteiro - São Paulo: Erica: 1999. ISBN 85-7194-630-2.
    • https://canaltech.com.br/linux/entendendo-a-estrutura-de-diretorios-do-linux/

ID
2579008
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o processo de recompilação do kernel do sistema operacional Linux, qual dos seguintes comandos desempenha a ação indicada?

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso: --> D


ID
2583871
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Dadas as seguintes proposições, sobre o kernel do Linux,


I. A primeira versão do kernel do Linux foi a 0.1.

II. É responsável pela manutenção de todas as abstrações importantes do sistema operacional, incluindo coisas como memória virtual e processos.

III. O kernel 2.6 do Linux é preemptivo.

IV. Tem a capacidade de carregar e descarregar arbitrariamente partes do código do kernel sob demanda.


verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Sobre a alternativa I

     

    The software to use with the kernel was software developed as part of the GNU project licensed under the GNU General Public License, a free software license. The first release of the Linux kernel, Linux 0.01, included a binary of GNU's Bash shell.

     

    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Linux

     

    Veja também...

    Notes for linux release 0.01

    https://mirrors.edge.kernel.org/pub/linux/kernel/Historic/old-versions/RELNOTES-0.01

     

     

    Sobre a alternativa III

     

    Um kernel preemptivo permite que um processo seja interrompido enquanto estiver sendo executado no modo kernel. Um kernel não-preemptivo não permite que um processo executando no modo kernel seja interrompido; um processo no modo kernel será executado até que saia do modo kernel, seja bloqueado ou passe voluntariamente o controle da CPU.

    Antes do Linus 2.6, o kernel do Linux também era não-preemptivo. Contudo, com a versão do kernel 2.6, o Linux passou para o modelo preemptivo.

      

    Fonte: Sistemas Operacionais com Java - Abraham Silberschatz


ID
2583979
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O kernel do Linux é

Alternativas
Comentários
  • MONOLÍTICO

  • Kernel do Linux é monolítico por questões de desempenho.

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
2619871
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Debian 9.0 ou superior, o daemon responsável pela coleta de mensagens geradas pelas aplicações, pelo kernel e pelo armazenamento em arquivos de log é o:

Alternativas
Comentários
  • O daemon rsyslogd é responsável por coletar mensagens de serviço vindas de aplicações e do núcleo, e então despachá-las para arquivos de log (usualmente armazenados no diretório /var/log/). Ele obedece o arquivo de configuração /etc/rsyslog.conf.

     

    Letra A

    Site oficial do Debian : https://debian-handbook.info/browse/pt-BR/stable/sect.syslog.html

  • Geralmente os processos daemon terminam com "d". (elimina B e C)

    "Coleta de mensagens geradas" é um sinônimo de log. (elimina E)

    Chuta entre A e D.

  • aí é pra f**** né, tem que saber todas as distribuições agora? cobrem o padrão bancas, o padrão!! Questão pra galera chutar não distingue candidatos, ficar queimando questão pra quê? Tanta coisa legal pra cobrar de syslog.. chutei a D e estou p****


ID
2682112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos ambientes Linux e Windows, julgue o item que se segue.


O Linux Kernel forma a estrutura do sistema operacional Linux.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    núcleo Linux ou Linux kernel (em inglês) é o núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX. A família Linuxde sistemas operacionais/operativos é baseada neste núcleo, e desenvolvidas para ambos sistemas computacionais, seja computadores pessoais ou servidores, normalmente na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede. Os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar suas funcionalidades. Enquanto a adoção em computadores de mesa seja considerada baixa, sistemas baseados em Linux dominam praticamente todos os outros segmentos da computação: dos pequenos dispositivos móveis aos robustos Mainframes. Segundo o ranking dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo, de novembro de 2017, todos do ranking executam Linux.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GABARITO CORRETO.

    No Linux o Kernel mais o conjunto de ferramentas GNU compõem o Sistema Operacional.

    O kernel (que é a base principal de um sistema operacional), poderá ser construído de acordo com a configuração do seu computador e dos periféricos que possui.

  • Gabarito certo

     

    O sistema Linux é o kernel do sistema, ou seja, um software responsável por controlar as interações entre o hardware e outros programas da máquina. O kernel traduz as informações que recebe ao processador e aos demais elementos eletrônicos do computador. O kernel é, portanto, uma série de arquivos escritos em linguagem C e Assembly, que formam o núcleo responsável por todas as atividades executadas pelo sistema operacional.

    Apesar de ser a parte mais importante do sistema, já que ele fornece a interface para os programas conectarem-se com os recursos do sistema de um nível mais elevado, isoladamente, o kernel não é de grande utilidade para o usuário final. Por isso, foram criadas as distribuições Linux. De todo modo, o kernel tem controle sobre os dispositivos do sistema Linux, como redes, sistemas de arquivos, placas de som, vídeo, entre outros recursos.

     

    https://www.escolalinux.com.br/blog/kernel-do-linux-o-que-e-e-para-que-serve

  • Software ------ Kernel ------- Hardware

  • Certo

    O que é Kernel: Kernel é uma palavra inglesa que significa "núcleo". Em Informática, o núcleo é a parte principal do sistema operativo do computador. A função do núcleo do sistema é conectar o sotware ao hardware, estabelecendo uma comunicação eficaz entre os recursos do sistema.

     

    Fonte: https://www.significados.com.br/kernel/

  • Kernel =Núcleo

    Principal função ; Conectar com software /Hardware .

    (A Zona de conforto e um lugar maravilhoso , pena que nada cresce lá)

  • Questão coringa. Pode estar certa e errada ao sabor da banca.

  • estrutura do sistema operacional e o kernel


ID
2702839
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um Técnico desejava obter informações a respeito de uma ferramenta de sondagem e rastreamento do Linux Red Hat para permitir aos usuários o monitoramento das atividades do sistema operacional, particularmente sobre as atividades do kernel, com alto nível de detalhe. Ele verificou que essa ferramenta fornece uma análise mais profunda e mais precisa de atividades do sistema e do comportamento do aplicativo para que se possa identificar seus afunilamentos. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • O SystemTap é um sistema de instrumentação para sistemas que executam o kernel do Linux, versão 2.6. Os desenvolvedores podem escrever scripts para coletar dados sobre a operação do sistema.

    Fonte e maiores informações : https://access.redhat.com/documentation/en-us/red_hat_enterprise_linux/5/html/5.6_technical_notes/systemtap.

     

    Gabarito Letra A

  • SystemTap é uma ferramenta de rastreamento e sondagem que permite aos usuários monitorar e analisar as atividades do sistema operacional (particularmente as atividades do kernel) em grande detalhe. Ele fornece informações semelhantes à saída de ferramentas como netstattopps iostat , mas inclui filtragem adicional e opções de análise para as informações que são coletadas.

    Fonte: Documentação do Red Hat


ID
2771716
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Sistema Operacional gerencia o funcionamento do sistema de entrada e saída de dados (I/O), atuando como um intermediário entre o software, o hardware e os usuários, utilizando para esta finalidade um módulo do kernel denominado de

Alternativas

ID
2774527
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Dadas as afirmativas quanto aos conceitos de Kernel no sistema operacional GNU/Linux,

I. Compilar o Kernel permite ao usuário remover drivers inúteis diminuindo o tempo de arranque do sistema operacional.
II. Os módulos do Kernel do sistema estão armazenados no diretório /boot/.
III. O comando uname -a exibe as informações do kernel do sistema.
IV. Módulos são as partes do kernel que são carregadas somente quando são requisitadas por um aplicativo ou dispositivo.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I. Correto

    II. Os módulos do Kernel do sistema estão armazenados no diretório /lib/modules.

    III. Correto

    IV. Correto.

     

     

    Gabarito D.

     

    At.te

    Foco na missão!

  • / lib / modules. Os módulos do kernel são armazenados aqui.

    Gab D

  • (I) CORRETO - Compilar o kernel permite eliminar algo inútil ou acrescentar algo útil (ex.: um driver de uma placa de rede que você possui e não tinha antes).

    (II) Ficam em “/lib/modules/versão_do_kernel”.

    (III) CORRETO

    (IV) CORRETO - Assim não carrega o que não precisa para a memória!

    Gabarito D

  • uname: exibir informações do sistema, tais como: o sistema operacional, versão do kernel, arquitetura da máquina e muitos outros.

    -m: arquitetura da máquina;

    -n: nome do host;

    -r: release do sistema operacioanal;

    -s: nome do sistema operacional;

    -v: versão do sistema operacional;

    -p: tipo de processador;

    -a: todas as informações.


ID
2780635
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistema operacional é um conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. O Debian é um sistema operacional, em cujo núcleo está o Kernel, o programa mais fundamental no computador e que faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute os outros programas. O Debian atualmente usa o Kernel Linux.
Mas um sistema operacional não funciona somente com o Kernel, são necessários utilitários e aplicativos. O Debian utiliza estas ferramentas do projeto GNU. Por esse motivo, muitos utilizadores defendem que devemos chamar o sistema de “Debian GNU/Linux”.
Reconheça
(1) o gerenciador de pacotes (programas) usado no Debian e em distribuições derivadas do Debian (Ubuntu, Knoppix, Big Linux etc.) que utiliza uma lista de dependências para instalar tudo o mais automaticamente possível, e
(2) o arquivo de configuração utilizado por este gerenciador de pacote.

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso:  - -> A

  • O apt-get é um gerenciador de pacotes originado do Debian, seu arquivo de configuração se encontra em /etc/apt/sources.list

    At.te

    Foco na missão!

  • Jesus amado! Quem foi que fez essa questão??

    O DPKG também é um gerenciador de pacotes do Debian e derivados e o nome do arquivo de configuração é sources.list. Questão deveria ser anulada.

  • Complicado! É a segunda questão que vejo que poderia ser tanto dpkg como apt-get. :(

  • Fui de dpkg. O aptget o utiliza.

  • GAB A

    Outra questão:

    Q670560

    O comando apt-get no Linux Ubuntu Server é responsável por gerenciar os pacotes dessa distribuição.


ID
2829958
Banca
Quadrix
Órgão
CFBio
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere à administração de sistemas Windows e Unix/Linux, julgue o próximo item.


O kswapd, um dos processos do kernel do Linux, tem a finalidade de reivindicar páginas de memória que não foram utilizadas recentemente.

Alternativas
Comentários
  • Temos alguns processos (daemons) comuns no kernel:



    kreclaimd : reivindica páginas de memória que não foram utilizadas recentemente.


    kjournald grava as atualizações do journal ext3 no disco.


    ksoftirqd :trata múltiplas camadas de interrupções de software.


    khubd :configura dispositivos USB.


    kswapd: troca os processos quando a memória física está baixa. ( Manutenção do sistema de memória de forma eficiente)



    Fonte: Manual do Completo do Linux - Evi Nemeth



    kswapd(kreclaimd), um dos processos do kernel do Linux, tem a finalidade de reivindicar páginas de memória que não foram utilizadas recentemente. 



    GABARITO: ALTERNATIVA "ERRADO"

  • conflito de fontes aí ein, no estudo de caso Linux do Tanenbaum 4 edição o kswapd é o paginador do Linux e a alternativa estaria correta


ID
2836549
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As operações envolvendo processos são controladas por uma porção do sistema operacional denominada kernel. Uma de suas funções mais importantes é manter o bom desempenho na utilização de recursos do sistema e prover tempos de respostas aceitáveis pelos usuários. Analise as afirmações abaixo sobre o kernel e escreva (F) para Falso ou (V) para Verdadeiro e, em seguida, marque a sequência CORRETA.


I. Desempenha a função de criação e destruição de processos;

II. Desempenha a função de suspensão de processos;

III. Desempenha a função de suporte ao sistema de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Kernel: núcleo do S.O, reside na memória, diz à CPU o que ela deve fazer, administra o hardare e atua como uma interface entre o hardware e o programa;

     

    Letra A;

    .

    .

    At.te

    Foco na missão  


ID
2837281
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Administrador do servidor com sistema operacional Linux deseja adicionar um novo módulo de driver de dispositivo ao kernel do sistema. Para realizar a adição, o Administrador deve utilizar o comando

Alternativas
Comentários
  • # modprobe: carrega e remove módulos do kernel. Carrega os módulos verificando suas dependências;

    -a: insere os módulos;

    -r: remove os módulos;



    .: rpm (RPM Package Manager) é um gerenciador de pacotes usado para construir, instalar, consultar, verificar, atualizar e desinstalar pacotes de software;


    At.te

    Foco na missão!


ID
2921629
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional é formado por um conjunto de rotinas que oferecem serviços aos usuários, às suas aplicações, e também ao próprio sistema. Esse conjunto de rotinas é denominado núcleo do sistema operacional ou kernel. A estrutura do sistema operacional, ou seja, a maneira como o código do sistema é organizado pode variar conforme a concepção do projeto. A arquitetura monolítica pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura monolítica pode ser comparado com uma aplicação que contém vários procedimentos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável, onde todos os módulos podem interagir livremente.

    A arquitetura monolítica é a arquitetura de sistema operacional mais antiga e mais comum conhecida. Ela se caracteriza pelo fato de cada componente do sistema operacional ser contido no núcleo (kernel) e pode comunicar-se diretamente com qualquer outro componente (utilizando chamadas à função), justamente por isso o núcleo normalmente tem acesso irrestrito ao sistema de computador.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Operacional_Monol%C3%ADtico

  • Sistema Monolítico:

    ⊳ Organização mais comum;

    ⊳ S.O executado como um único programa em modo núcleo;

    ⊳ S.O escrito como coleção de rotinas;

    ⊳ Um único programa binário executável;

    ⊳ Uma quebra em um das rotinas pode derrubar todo o S.O.

    .

    At.te

    Foco na missão  

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed