Colegas, gostaria de acrescentar um comentário em relação à alternativa IV:
"A exposição dos documentos à luz natural deve ser reduzida, por acelerar sua deterioração."
Havia considerado errada: segundo Marilena Leite Paes, "a luz do dia deve ser ABOLIDA na área de armazenamento, porque não só acelera o desaparecimento das tintas, como enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com parcimônia."
Corrijam-me se eu estiver errado! A luz natural não deve ser reduzida! Deve, sim, segundo a autora, ser ABOLIDA! São coisas totalmentes distintas!
Consideraria a alternativa, portanto, errada!
Vou colocar os comentários do Professor Maiko Gomes extraído da apostila Noções de Arquivologia - Noções de Administração Geral - Item 7 do ponto dos concursos.
Comentário do professor Mayko Gomes: Mais uma vez, vamos analisar os itens:
O item I está correto, pois os líquidos são extremamente danosos aos documentos. O ideal é utilizar sistemas à base de pó químico, que é menos prejudicial.
O item II está incorreto, pois a higienização consiste na retirada de sujidades que danificam o documento (e não o arquivo como um todo). Para a proteção dos arquivos deve haver uma política de preservação institucional, de caráter geral e preventivo.
O item III está incorreto, pois as áreas de depósito de documentos devem estar em condições ideais para conservação de documentos, condições estas que são impróprias para o conforto e até mesmo para a saúde das pessoas. Às áreas devem ser separadas, e o acesso ao depósito de documentos deve ser restrito, limitado e controlado (apenas para retirar e guardar os documentos, e efetuar as limpezas periódicas).
O item IV está correto, pois vimos que a luz é um fator de deterioração dos documentos (fator físico). Assim, a incidência dela, seja natural ou artificial, deve ser reduzida ao mínimo essencial nos depósitos de documentos.
Portanto temos 02 itens corretos, sendo a alternativa de letra "C" a correta.
Fonte: Páginas 24 e 25 da apostila ponto dos concursos - prof. Mayko Gomes.