-
Fayol, Taylo: Teoria Clássica. Gabarito D.
-
"Corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização, desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Fayol. A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Nesse sentido, a abordagem da Corrente Anatômica e Fisiologista é uma abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos). Predominava a atenção para a estrutura organizacional, para os elementos da Administração, os princípios gerais da Administração e a departamentalização. Esse cuidado com a síntese e com a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principaJ.l Foi uma corrente teórica e orientada administrativamente. A ênfase na estrutura é a sua principal característica."CHIAVENATO, Idalberto, Teoria Geral da Administração. São Paulo: CAMPUS, 7ª Edição, 2004.
-
Olha: alguém pode me apontar uma diferença contundente no que tange à nomenclatura?
-
Vanessa IPD, eu vi em uma outra questão que dizia "Abordagem clássica" ao se referir as teorias clássica e da administração científica. Então se usar a palavra TEORIA, será só a de Fayol mesmo, mas se falar ABORDAGEM, eu entendi que engloba Taylor e Fayol.
-
De acordo com o professor Rodrigo Rennó, a abordagem clássica (seria gênero)se refere à seguintes três teorias (seriam espécies): Administração Científica (Taylor), Burocracia (Weber) e TEORIA CLÁSSICA (Fayol)
-
Abordagem Clássica se refere e somente a Taylor e Fayol, que eu saiba.
-
Administração Científica - Frederick Taylor - Ênfase na Tarefa
Teoria Clássica - Henry Fayol - Ênfase na Estrutura
Ambas fazem parte da Abordagem Clássica da Administração.
Na Teoria Clássica a preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposições dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais.
FONTE: Livro Chiavenato. 9ª edição.
-
Seus órgãos = suas estruturas, logo teoria clássica
-
-
Abordagem clássica aborda: teoria clássica de Fayol e teoria da administração científica de Taylor.
Fonte: Chiavenato.