Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. Dito isso, vejamos qual das alternativas contém o critério apropriado para a situação narrada no enunciado.
Galera, se prestarmos bem atenção, percebemos que o enunciado nos deu um "spoiler" da alternativa correta. Quer ver? Então note os critérios a seguir:
- Departamentalização por funções fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
- Departamentalização por Clientes é responsável por agrupar as atividades da organização de acordo com os clientes-alvo. Nesse caso, o seu foco se concentrará nos atributos e nas necessidades de cada segmento de mercado.
- Departamentalização Geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.
Certo, se levarmos em conta que das alternativas apresentadas, a "A" não apresenta um tipo de departamentalização, temos apenas os três critério acima. Agora veja bem, qual é o único critério que remete a lugar? Pensa bem ai. Pensou? Pois é, justamente aquele que atende à área geográfica.
Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.