SóProvas


ID
1095067
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre o Diagrama de Atividades da UML:


I – A ramificação é um caminho alternativo baseado em uma expressão booleana, podendo ter uma transição de entrada e até duas transições de saída.

II – As raias podem representar áreas de negócio em uma organização responsáveis por determinados grupos de atividades.

III – As bifurcações e as uniões representam fluxos concorrentes e são representadas por barras de sincronização horizontais ou verticais.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I - Errado. As ramificações podem ter uma transição de entrada e duas ou mais de saída. Em cada transição de entrada, é colocada uma expressão booleana, avaliada somente após a entrada na ramificação. Ao longo dessas transições de saída, as proteções não poderão se sobrepor (caso contrário, o fluxo seria ambíguo), mas deverão cobrir todas as possibilidades (caso contrário, o fluxo congelaria). (pag 273)

    II - Correto. As raias de natação são especialmente úteis na modelagem de fluxos de trabalho de processos de negócio, para particionar em grupos os estados de atividades de um diagrama de atividades, cada grupo representando a organização de negócio responsável por essas atividades. (pag 276)

    III - Correto. Transições sequenciais com ramificações e simples são os caminhos mais comuns a serem encontrados em diagramas de atividades. Entretanto - principalmente quando estiver fazendo a modelagem de fluxos de trabalho de processos de negócio - você encontrará fluxos concorrentes. Na UML, a barra de sincronização é empregada para especificar a bifurcação e união desses fluxos paralelos de controle. A barra de sincronização é representada como uma linha fina, horizontal ou vertical. (pag 274)

    (Fonte: UML - Guia do Usuário, 2ed)

    Gabarito "D".

  • d-

    No diagrama de atividades, as linhas verticais representam os atores - entidades externas que interagem com sistema