-
As fases do ACC são:1ª fase – (financiamento à produção) concedido até 180 dias antes do embarque da mercadoria.2ª fase – (manutenção do ACC): adiantamento solicitado pela empresa exportadora, pelo prazo de até 180 dias da data de embarque dos produtos.Fonte: http://www.bertolo.pro.br/adminfin/HTML/ACC.htm
-
Os Adiantamentos sobre Contrato de Câmbio (ACCs) e Adiantamentos sobre Contratos de Exportação (ou sobre Cambiais Entregues) (ACEs) são as modalidades de financiamento a exportações mais difundidas no mercado, respondendo historicamente por mais da metade do volume de câmbio contratado. Em ambas as modalidades, o exportador recebe antecipação, parcial ou total, em moeda nacional do valor equivalente à quantia em moeda estrangeira comprada a termo pelo banco, descontada a uma taxa de juros internacional à qual é somado spread que embute o risco da operação. Essa antecipação de recursos representa importante incentivo à exportação, na medida em que dá meios ao exportador para custear o processo de industrialização e de comercialização a taxas inferiores às do mercado doméstico. A Circular BACEN 2.632/95, que regula a modalidade, determina que o fim precípuo do mecanismo é o apoio financeiro à exportação. ACCs compreendem as operações pré-embarque (adiantamento até 180 dias antes do embarque, podendo ser estendido a 360 dias, para liquidação do câmbio).A questão está errada, pois fala que "já está pronta e embarcada",quando o ACC é antes do embarque.
-
Esta é uma característica do ACE.
-
1. Acordo comercial entre exportador e importador;
2. Exportador solicita ao banco cotação para ACC;
3. Com o fechamento da operação de ACC, o exportador contrata o fechamento do câmbio de expotação junto ao Banco;
4. É efetuado o crédito pelo banco;
5. Embarque;
6. O importador paga pela mercadoria.
Fonte : Apostila VESTCON
GABARITO - ERRADO
-
No ACC, o banco adianta à empresa exportadora recursos em moeda nacional referentes à exportação a ser realizada no futuro (até 360 dias antes do embarque). No ACE, o banco adianta à empresa exportadora recursos em moeda nacional referentes à exportação já embarcada (até 210 dias depois do embarque).
-
Pela regra anterior do ACC, só era possível fazer esse tipo de operação se a empresa embarcasse as mercadorias em até 360 dias depois de fechado o contrato de câmbio. A partir de 19 de maio de 2009, com a edição da Circular Bacen, não existe mais prazo determinado para a realização do embarque das mercadorias.
-
BACEN QUE AUTORIZA, E NÃO O BANCO DO BRASIL.
-
A questão diz: quando a mercadoria já está pronta e EMBARCADA... portanto é ACE (após embarque).
-
O ACC (adiantamento sobre contrato de câmbio) é uma antecipação parcial ou total
da moeda nacional relativa ao preço da moeda estrangeira vendida ao
banco autorizado a operar no mercado de câmbio, pelo exportador, para
entrega futura, feita antes do embarque da mercadoria ou da prestação do serviço.
http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/expImp.asp#5
-
ACE: produto entregue.
ACC: produto não entregue.
-
O ACC é um financiamento pré-embarque. Logo, não há como a sua primeira fase ser após a mercadoria estar pronta e embarcada, pois, nesse caso, seria um financiamento pós-embarque.
Resposta: Errado
-
Ocorre na produção e no embarque. Simples e objetivo.
-
ACC: ANTES.
ACE: DEPOIS.
-
ACC é uma antecipação de crédito na qual a IF antecipa ao exportador o vlr parcial ou total em reais de um contrato de câmbio. Essa antecipação é feita ANTES DO EMBARQUE da mercadoria ou prestação do Serviço.
ACE é uma operação similar, mas o vlr, igualmente em moeda nacional, é concedido ao exportador APÓS O EMBARQUE daercaforia ou prestação do serviço.