SóProvas


ID
109522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as características das operações de fomento
comercial (factoring), julgue os itens seguintes.

Esse tipo de operação tem por devedor a empresa sacada.

Alternativas
Comentários
  • Devedor ou CompradorÉ aquele que assumiu uma obrigação junto ao faturizado e passa a dever ao faturizador restando configurado a operação de factoring. Fran Martins chama o devedor de cliente do faturizado, visto que este não é parte da do contrato, mas elemento necessário para existência do mesmo, dado que suas dividas são o objeto do de transação entre faturizador e faturizado.
  • O contrato de faturização envolve três partes:

    . faturizador (comprador dos créditos), factor; e

    . faturizado (vendedor dos créditos); aderente; fornecedor.

    e a terceira não muito importante:

    comprador (do produto do faturizado) do vendedor; cliente ; devedor.

    O faturizador é uma empresa sob o formato de companhia. É pois, duplamente empresarial, pelo objeto pela forma constitutiva adotada, revestindo-se, mesmo das características de instituição financeira, já que as operações que realiza aproximam-se mais do desconto bancário que da compra e venda.

    O faturizado é o empresário ou sociedade empresária autorizada a emitir duplicata.

    O contrato de faturização tem como elementos pessoais o faturizador (factor) e o vendedor, também chamado aderente, fornecedor ou, entre nós, de faturizado. A essas pessoas se junta uma terceira, que é o comprador do vendedor, dando-se a essa os nomes de comprador, cliente ou devedor.

    http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=1097


    O
     devedor no caso seria o cliente do vendedor.

  • A operacao de factoring e a transferencia de valores crediticios mediante contrato, no qual a factoringa paga a vista, mas com os descontos da operacao, ao faturizado que transfere o titulo a prazo; a facturing assume os riscos de receber ou nao o valor do tiltulo no qual o emitente ( sacado ) sera o devedor.
  • Sandra, também pensei como vc e errei a questão. O gabarito está como "Certo". Entendo que o devedor não é a empresa que passou o cheque, mas sim o emitente, uma vez que a factoring assume o risco e em caso de débito, deve cobrar do emitente. Ou estou errado?
  • Correto. Vamos pensar em uma duplicata. Digamos que uma empresa de material de construção ZETA emitiu uma duplicata contra o Sr. João. João aceitou a duplicata e se tornou o devedor principal. Assim, ZETA é sacador/emitente e tomador/beneficiário enquanto o Sr. João é sacado/devedor.

    A empresa ZETA com necessidade de capital de giro, se dirige a uma empresa de Factoring para vender o seu direito de crédito.

    Então a Factoring ao analisar a duplicata mercantil aplicou uma taxa de deságio + uma taxa de risco da operação para trazer para valor atual, o valor de face do título. A empresa ZETA satisfeita com as taxas, fechou o acordo de venda do título e para transferi-lo apôs apenas 1 assinatura caracterizando o endosso em preto em nome da Factoring.

    Dessa forma, a Factoring deverá buscar o crédito futuro com o Sr. João que é o sacado/devedor do título . Caso ele não pague, a Factoring não terá direito de regresso contra a empresa Zeta pois ela não é coobrigada do título. Cabe então a Factoring fazer um protesto por não pagamento e mover uma ação civil contra o Sr. João.

    Se essa operação fosse realizada no banco ao qual a empresa ZETA é cliente. O Banco daria uma taxa de desconto e para a tranferência do título, a empresa ZETA daria 2 assinaturas, 1 endosso em preto e 1 de aval ou fiança ao Sr. João. Caso o João não pague o Banco, este  executará Zeta no caso de aval. Agora em caso de fiança o Banco ou fará um protesto por falta de pagamento e depois executará João, se ele for insuficiente executará Zeta.

  • Só penso que ao comentar, poderia ser mais objetivo. Para teoria com um monte de linha, procuro um livro...

    Vamos ajudar ai galera...

  • direto para passar no concurso:

    quem emite é o sacador

    com exceção da nota promissória, o emissor/sacador é o credor, e o sacado é o devedor