SóProvas


ID
1095295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito das estratégias de marketing para obtenção de vantagem competitiva.

As estratégias genéricas pela liderança de custo e pela diferenciação, propostas por Michael Porter para criar uma posição sustentável a longo prazo, não podem ser usadas em conjunto, dado seu caráter mutuamente exclusivo.

Alternativas
Comentários
  • E uma das aulas da professora Elizabeth Moreira do curso de Renato Saraiva, ela explica sobre a Estratégia do Oceano Azul que é uma junção estratégia de custo e diferenciação de Michael Porter. Portanto, a questão ERRA ao informar que as estratégias genéricas de Porter devem ser aplicadas separadamente. 

  • ERRADA

    Porter (2004) ressalta que, para se ter sucesso frente às cinco forças competitivas, que são os fornecedores, entrantes potenciais, compradores, substitutos e concorrentes, existem três estratégias genéricas, que podem ser usadas isoladas ou em conjunto, para criar uma posição defensável em longo prazo e ultrapassar os concorrentes. Essas estratégias genéricas são a liderança em custo, a diferenciação e o enfoque. 

    A liderança em custo implica a produção e comercialização de grandes volumes de produtos ou serviços. Assim, para ter sucesso, necessitam de instalações em escala eficiente, forte redução de custos, controle rigoroso das despesas e custos gerais, não permitindo o não pagamento de clientes, e minimização dos custos em setores, como força de vendas, publicidade, etc. Baixar o custo em relação ao valor que os clientes pagam pelos produtos ou serviços torna-se o tema principal de toda estratégia, embora as outras áreas não possam ser ignoradas (PORTER, 2004). 

    Por outro lado, a estratégia genérica de diferenciação consiste em diferenciar o produto ou o serviço ofertado pela organização, instituindo algo que seja avaliado como exclusivo no âmbito de toda indústria. A metodologia para caracterização pode assumir muitas formas, como projeto ou imagem da marca, tecnologia, peculiaridades, serviços sob encomenda, rede de fornecedores ou demais dimensões. 

    Adverte-se que a estratégia de diferenciação não admite que a organização ignore os custos, porém eles não são o principal o alvo estratégico (PORTER, 2004). 

    Por fim, o enfoque consiste em selecionar-se em certo conjunto de compradores um segmento da linha de produtos ou um mercado geográfico como alvo. Assim, o enfoque pode admitir diversas formas. Para desenvolver a política funcional é levado em consideração que a estratégia de enfoque propende atender muito bem o alvo determinado. O enfoque amplificado expressa que a organização tem uma posição de baixo custo com seu alvo estratégico, elevada diferenciação, ou ambas (PORTER, 2004). 

    http://ojs.fsg.br/index.php/livrosdigitais/article/viewFile/337/316

  • Macete que vi em outro comentário..

    São 3 as estratégias de Porter, são elas:

    LIderança em Custo

    Foco

    Diferenciação


    LI FODI

  • Em 1980, Michael Porter lançou o livro "Competitive Strategy" (Estratégia Competitiva). Porter descreveu a estratégia competitiva como ações ofensivas e defensivas de uma empresa para criar uma posição sustentável dentro da indústria, ações que são uma resposta às cinco forças competitivas que o autor indicou como determinantes da natureza e grau de competição que cerca uma empresa.



    Porter identificou três estratégias genéricas que podem ser usadas separadamente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo.


    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gias_competitivas_gen%C3%A9ricas

  • kkkkkkkk LIFODI é ótimo parace mesmo com cespe!!!kkkkk

  • ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS DE PORTER

     

       - DIFERENCIAÇÃO: IDENTIDADE FORTE DO PRODUTO.

    SERIA NO CASO DE UMA UNIVERSIDADE MINISTRAR UM CURSO QUE SÓ ELA TEM.

     

     

       - LIDERANÇA DO CUSTO: BAIXO CUSTO E BAIXO PREÇO DO PRODUTO. 

    SERIA O CASO DOS CLIENTES TER BAIXO PODER AQUISITIVO.

     

     

       - ENFOQUE/FOCO: ATUAÇÃO EM NICHOS DE MERCADO.

    SERIA O CASO DE UMA UNIVERSIDADE ATUAR COM FORÇA EM UM ÚNICO CURSO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Segundo Porter, para se ter sucesso frente às cinco forças competitivas (fornecedores, entrantes potenciais, compradores, substitutos e concorrentes), há 3 estratégias genéricas, que são: a) liderança em custos; b) diferenciação; e c) enfoque. Tais estratégias podem ser usadas isoladamente OU em conjunto.

    Errado

  • ✿ As empresas podem tomar uma das três estratégicas genéricas propostas por Porter: liderança em custo, diferenciação e foco (também chama da enfoque ou estratégia de nicho).

    ▸ Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.

    ▸ Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.

    ▸ Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno (seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat).

    Para Porter (1989, p. 22), “a essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente”. Então, para que uma estratégia seja adotada por determinada empresa, é fundamental o conhecimento dela sobre o seu externo, ou seja, conhecer os seus rivais, clientes e fornecedores. Dentro deste contexto, o autor analisa cinco forças responsáveis pelo ambiente em que está inserida a empresa, em sua grande maioria, dentro de alguma estrutura de mercado de oligopólios.

  • No longo prazo é possível que uma organização alterne entre estratégias e mesmo utilize de forma conjunta mais de um tipo de estratégia genérica.

    Apesar de possível, Michael Porter alerta para o risco da organização ficar presa no meio do caminho entre uma estratégia e outra (stuck in the middle), o que seria a pior situação possível, na qual a organização não atende nem ao público da liderança de custo nem ao mercado de diversificação.

    Gabarito: Errado

  • No longo prazo é possível que uma organização alterne entre estratégias e mesmo utilize de forma conjunta mais de um tipo de estratégia genérica.

    Apesar de possível, Michael Porter alerta para o risco da organização ficar presa no meio do caminho entre uma estratégia e outra (stuck in the middle), o que seria a pior situação possível, na qual a organização não atende nem ao público da liderança de custo nem ao mercado de diversificação.

    Gabarito: Errado

    Fonte: Prof. Marcelo Soares| Direção Concursos