Vantagens da departamentalização por produtos
A departamentalização por produtos apresenta as seguintes vantagens:
- Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço. O departamento é avaliado pelo sucesso do produto ou serviço. O executivo maior de cada departamento é orientado para todos os aspectos básicos de seu produto, como comercialização, desenvolvimento, custo, lucratividade e desempenho, etc.
- Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto, e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal.
- Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotar a estrutura de departamentos de produtos. Gab. A
- É indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto.
- Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O enfoque da organização é predominante sobre os produtos, e não sobre a sua estrutura organizacional interna.
Desvantagens da departamentalização por produtos
A departamentalização por produtos apresenta as seguintes desvantagens:
- Dispersa os especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos, o que provoca duplicação de recursos e órgãos, com evidente aumento de custos operacionais. (Alternativa B)
- Elevado custo operacional nas empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos. (Alternativa C)
- Provoca problemas humanos de temores e ansiedades, quando em situação de instabilidade externa, ou seja, os empregados tendem a ser mais inseguros com relação a alguma possibilidade de desemprego ou por retardamento na sua carreira profissional. (Alternativa E)
- Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização.(Alternativa D)
Fonte: Chiavenato, Introdução à TGA, 9° ed.
Na departamentalização por produto, todas as atividades requeridas para suprir um produto ou serviço (mesmo que sejam diferentes) devem ser agrupadas no mesmo departamento. (Chiavenato)
Em relação as suas vantagens:
A) Correta! Trecho retirado de maneira literal do livro de Chiavenato (2014) . Além dessa vantagem, o autor cita outras como: Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço. O departamento é avaliado pelo sucesso do produto ou serviço. O executivo maior de cada departamento é orientado para todos os aspectos básicos de seu produto, como comercialização, desenvolvimento, custo, lucratividade e desempenho, etc./ Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto, e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal. / É indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto./ Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O enfoque da organização é predominante sobre os produtos, e não sobre a sua estrutura organizacional interna
B) Incorreta! É uma desvantagem desse tipo de departamentalização, por representar uma duplicação de recursos.
C) Incorreta! Possui um elevado custo e isso é uma desvantagem desse tipo de departamentalização.
D) Incorreta! Enfatiza sim! E isso é uma desvantagem desse tipo de departamentalização.
E) Incorreta! Ela provoca esse tipo de problema! É uma desvantagem desse tipo de departamentalização.
CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 9ªed. Manole. 2014
Gabarito: Letra "A".