SóProvas


ID
1096186
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Paciente com 45 anos, sexo feminino, deu entrada no pronto atendimento com um quadro de hemorragia digestiva alta. Durante anamnese, foi relatado que a paciente faz uso contínuo de fluoxetina para o tratamento de um quadro depressivo e, nos últimos dias, vinha utilizando alguns medicamentos para o alívio dos sintomas de um quadro viral. Há suspeita de uma interação medicamentosa e o clínico suspendeu o uso dos medicamentos para tratamento do quadro viral. Qual das drogas a seguir, possivelmente pode ter causado tal interação medicamentosa com a fluoxetina?

Alternativas
Comentários
  • Ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) que exerce atividade analgésica e antipirética por meio da inibição de ciclo-oxigenase (COX), interferindo na síntese de prostaglandinas.

    Fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) indicado no tratamento de depressão, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo e outras patologias.

    Glibenclamida é um hipoglicemiante oral do grupo das sulfonilureias. Tem como mecanismo de ação o estímulo sobre as células beta nas ilhotas pancreáticas para a liberação de insulina.

     

    INTERAÇÃO: O uso concomitante de ibuprofeno ou outros AINEs com a fluoxetina exige precaução devido ao risco aumentado de sangramento gastrintestinal. Esta informação deve ser considerada, do mesmo modo, quando for necessário o uso do anti-inflamatório com os demais fármacos que inibem seletivamente a recaptação de serotonina.

    INTERAÇÃO: A ação hipoglicemiante da glibenclamida pode ser potencializada pelo uso de fluoxetina, inclusive ocasionando quadros de hipoglicemia. Sintomas como náusea, tremor, cefaleia, sudorese, fraqueza e tontura devem ser observados no intuito de se evitar descompensações no tratamento do diabetes. A maior frequência do monitoramento glicêmico é medida auxiliar na prevenção de problemas decorrentes de uma possível interação.

  • Ibuprofeno + ISRS = riscos de hemorragia digestiva.

  • Gabarito: LETRA B (IBUPROFENO)

    IBUPROFENO: É um fármaco classificado como um AINE (Anti Inflamatórios Não Esteróides) que servem como analgésico e antipirético. Seu mecanismo se dá por meio da inibição não seletiva da COX 1 e 2.

    FLUOXETINA: É um fármaco inibidor seletivo da recaptação de serotonina, portanto, sua ação se dá por meio da inibição da recaptação deste neurotransmissor que pode gerar vários efeitos quando em níveis baixos.

    A utilização concomitante dos dois fármacos aumenta o risco de sangramento, especificamente na região gastrointestinal.