Na prática existem quatro (04) tipos de sistema de distribuição de medicamentos a saber: coletivo, individual, combinado e dose unitária. (Garrinson, 1979.p.257).
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO COLETIVO DE MEDICAMENTOS
É um sistema onde os pedidos de medicamentos à Farmácia são feitos através da transcrição da prescrição médica pela enfermagem. Estes pedidos não são feitos em nome dos pacientes, mas sim, em nome de setores. A Farmácia envia uma certa quantidade de medicamentos para serem estocados nas unidades de enfermagem e demais setores, que de acordo com as prescrições médicas vão sendo ministradas aos pacientes. É um sistema que apresenta falhas, pois não há a participação direta do Farmacêutico.
SISTEMA INDIVIDUAL DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS
Sistema no qual os pedidos de medicamentos são feitos especificamente para cada paciente (24horas), de acordo com a segunda via da prescrição médica.
Este sistema está mais orientado para a Farmácia que o anterior, visto que se busca um melhor controle de medicamentos.
COMBINAÇÃO DO SISTEMA COLETIVO COM O INDIVIDUAL
Sistema no qual alguns medicamentos são dispensados através de requisições (Sistema Coletivo) e outros por prescrição individual (Sistema Individual).
Sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária (S.D.M.D.U.)
"É uma quantidade ordenada de medicamentos com forma e dosagens prontas para serem ministradas ao paciente de acordo com a prescrição médica, num certo período de tempo". (Garrinson, 1979)
Sistema de Distribuição de medicamentos: sistema de fornecimento de medicamentos dentro de um serviço de saúde, que conforme a forma de condução pode ser classificado em: coletivo, por dose individualizada, por dose unitária e misto ou combinado.
Sistema de distribuição coletivo: Sistema em que os medicamentos são distribuídos em suas embalagens originais conforme estoque mínimo e máximo de cada unidade solicitante ou solicitação da enfermagem.
Sistema de distribuição misto ou combinado: sistema que utiliza mais que um tipo de sistema de distribuição de medicamentos.
Sistema de distribuição por dose unitária: sistema em que os medicamentos são distribuídos em uma quantidade ordenada com forma e dosagens prontas para serem administradas a um paciente específico e em horários pré-determinados, de acordo com a prescrição médica.
Sistema de distribuição por dose individualizada: sistema em que os medicamentos são distribuídos em doses individualizadas para atendimento de paciente específico por um período de 24 horas, de acordo com a prescrição médica.