SóProvas


ID
109624
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Algumas características dos arquivos são peculiares e demonstram claramente a fase em que estão armazenados os documentos. Assim, se em um arquivo forem encontrados equipamentos simples e de baixo custo, instalações simples, porém funcionais, operando com baixo custo para a administração, o arquivista terá a certeza de que se trata do arquivoc

Alternativas
Comentários
  • A economia é a razão principal para a criação do Arquivo Intermediário e seu objetivo é minimizar o custo da guarda de documentos, racionalizando espaço físico, equipamentos e recuperação da informação.Retirado apostila Elvis Miranda.
  • Porque não arquivo corrente?????

     

    Obrigada

  • ALTERNATIVA "A"

    ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS - A sua função principal consiste em proceder a um arquivamento transitório, isto é, em assegurar a preservação de documentos que não são mais movimentados, utilizados pela administração e que devem ser guardados temporariamente, aguardando pelo cumprimento dos prazos estabelecidos pelas comissões de análise ou, em alguns casos, por um processo de triagem que decidirá pela eliminação ou arquivamento definitivo, para fins de prova ou de pesquisa.

    A ECONOMIA É A RAZÃO PRINCIPAL DA CRIAÇÃO DE ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS. Por este motivo, os custos de sua construção e dos equipamentos não devem superar em gastos os dos arquivos tradicionais. Tem-se que considerar o valor do terreno (situado em local afastado do centro urbano), da construção e dos equipamentos, que devem ser simples e de baixo custo.

    ARQUIVO: TEORIA E PRÁTICA, MARILENA LEITE PAES, 3ª EDIÇÃO, PAG 117 E 120

  •  Muito boa essa questão!

    Depois que eu errei eu pensei melhor, e realmente, faz sentido. rs

  • Faz muito sentido !
    Lembram-se dos dois motivos cujo os documentos correntes são transferidos aos intermediários? - para ocupar menos espaço, pois é mais barato e porque não mais tão utilizados, porém ainda tem valor primário!
    Logo, os documentos intermediários são mais baratos de serem mantidos do que os documentos correntes!


    BONS ESTUDOS !
    LETRA A
  • Racionalização de espaço, economia, etc são fatores importantes em qualquer fase de arquivamento: corrente, intermediário e permanente.
    Mas a questão se referiu as características peculiares, e aí, tomamos por base o arquivamento na fase intermediária, cujas características principais é o baixo custo, economia de espaço entre outros. 
  • arquivos intermediários  a economia é a sua principal característica. 

  • Arquivos com procedimentos e equipamentos simples, de baixo custo e elementos que indiquem economia é intermediário. Esta fase tem como justificativa para sua existência a possibilidade de trazer economia de recursos aplicados na manutenção de documentos de arquivo.

    Portanto está correta a alternativa de letra "A".
  • O examinador frisou tanto no baixo custo que bastaria que o canditado soubesse que a razão principal para a construção de arquivos intermediários é a economia. Isso pq geralmente os órgãos públicos se situam em áreas mais nobres da cidade, nas quais o custo de manuntenção do terreno é muito mais alto, e apenas para "guardar papel" hehe. Daí surge a necessidade de se fazer um arquivo intermediário afastado dos grandes centros, almejando a economia com manutenção predial e conservação do local de guarda dos documentos, e também visando a melhor racionalização do espaço na sede do órgão. Apenas reforçando o que os colegas já disseram e muito bem. Letra A