SóProvas


ID
1096735
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre a história da Administração Pública brasileira, considere as seguintes afirmativas:

1. A Administração Pública brasileira foi marcada, historicamente, por três grandes momentos: Administração Patrimonial, Burocrática e Gerencial.

2. O patrimonialismo desapareceu ao longo da história da Administração Pública brasileira.

3. Após as reformas burocrática e gerencial, as práticas de nepotismo continuaram a vigorar no Brasil.

4. O sistema patrimonialista buscou conferir maior impessoalidade e hierarquia à atividade estatal.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E (passível de recurso)

    Primeiro, é necessário dizer que o patrimonialismo não configura em sí um modelo de administração pública. Históricamente, o primeiro modelo de administração a ser implantado no Brasil foi a burocrácia nos modelos weberianos, a partir da década de 30, cujo marco se deu com a criação do DASP, no governo de Getúlio Vargas. A burocracia veio, principalmente, para conter o patrimonialismo.

    O gerencialismo começou efetivamente no governo FHC, em 1995. Apesar disso, nosso primeiro contato com ele foi com o DL 200/67.

    A assertiva duvidosa é a que não considera como correto dizer que existem práticas nepotistas ainda hoje, após as reformas burocráticas e gerenciais. Quem disse isso? Só pode ser entendimento próprio da banca. Existem sim práticas nepotistas ainda hoje, apesar de existirem normativos que vão contra a sua utilização.

    A doutrina considera que existem traços vigentes tanto de práticas patrimonialistas como burocráticas na atualidade! Tá louco hein meu, palhaçada.

    fonte: Paludo, Chiavenato.

    Bons Estudos!


  • Gabarito absurdo. Quer dizer, então, que não existe mais nepotismo no Brasil?

  • Questão extremamente duvidosa. Existe nepotismo, sim, na atividade pública.

  • Existe nepotismo a prática caro joão. questões  de concurso pedem a teoria, são coisas diferentes.

  • Jesus,que gabarito foi esse!

     

  • Questão sem gabarito. Itens corretos: 1 e 3. 

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os modelos teóricos de administração pública. Sabendo disso, vejamos como as afirmativas podem ser julgadas.

    1. verdadeira. A Administração Pública brasileira foi marcada, historicamente, por três grandes momentos: Administração Patrimonial, Burocrática e Gerencial.

    Os modelos de administração pública são marcados por uma série de teorias, características, normas, finalidades e práticas que identificam o tipo de administração que típico de cada uma época. Se os modelos mais antigos servem para demonstrar como as organizações do passado agiam, o modelo atual funciona como referência para a administração pública moderna ao mesmo tempo que indica as perspectivas e tendências para o futuro.

            Ao olhamos para o passado e o presente, podemos verificar três modelos diferentes de Administração Pública: Administração Patrimonial, Administração Burocrática e Administração Gerencial.  

    2. falsa. O patrimonialismo desapareceu ao longo da história da Administração Pública brasileira.

    • Por mais que o modelo Burocrático tenha surgido com o propósito de extinguir com as disfunções patrimonialistas, ele não se mostrou bem-sucedido em acabar com o nepotismo, assim como também o gerencialismo também não conseguiu.

    3. verdadeira. Após as reformas burocrática e gerencial, as práticas de nepotismo continuaram a vigorar no Brasil.

    • Para verificar isso, basta olhar para a realidade, em que mandatários nomeiam parentes para a ocupação de cargos públicos; ou beneficiam em contratos públicos. A verdade é: os problemas patrimoniais nunca deixaram de existir, apenas foram reduzidos.

    4. falsa. O sistema patrimonialista buscou conferir maior impessoalidade e hierarquia à atividade estatal.

    • O sistema BUROCRÁTICO, sim, buscou conferir maior impessoalidade e hierarquia à atividade do Estado. O modelo patrimonialista carecia de qualquer organização administrativa.

    Sendo assim, podemos dizer que:

    A - incorreta. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

    B - incorreta. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

    C - incorreta. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

    D - correta? Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

    Existem duas afirmativas verdadeiras (1 e 3) e duas falsas (2 e 4), contudo, a banca deu a a alternativa "D" como gabarito, dando a entender que a afirmativa 3 é correta. Seria pura ingenuidade achar que as práticas de nepotismo deixaram de vigorar. Não há uma alternativa correta aqui.

    GABARITO DA BANCA: D

    GABARITO PROPOSTO: ANULAÇÃO

    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.