SóProvas


ID
109762
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Os vigilantes U, V, W, X, Y e Z trabalham em uma agência bancária. Durante determinado dia de serviço, a agência é invadida por meliantes fortemente armados e se inicia intensa troca de tiros, resultando na morte de quatro clientes do banco. As investigações realizadas, posteriormente, pela polícia concluem que: (1) U, V e W estavam armados com revólveres calibre 32 pertencentes à empresa de segurança que os empregava; (2) X, Y e Z estavam de partida para serviço de entrega de numerário em outra agência bancária e portavam espingardas calibre 16 pertencentes à empresa de segurança que os empregava; (3) dois vigilantes, U e V, tinham 25 anos e haviam sido contratados três anos antes; (4) um dos vigilantes, W, se encontrava em cabina blindada localizada nos fundos da agência bancária, a qual, no entanto, ficava vazia nos horários em que a agência estava fechada. Considerando essas informações e a Lei no 7.102/1983, verifica-se que, em termos de segurança, a agência

Alternativas
Comentários
  • 79. Resposta: E. Não apresentava nenhuma falha.
    Art. 2º - O sistema de segurança referido no artigo anterior inclui pessoas adequadamente preparadas, assim chamadas vigilantes; alarme capaz de permitir, com segurança, comunicação entre o estabelecimento financeiro e outro da mesma instituição, empresa de vigilância ou órgão policial mais próximo; e, pelo menos, mais um dos seguintes dispositivos:
    I - equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens que possibilitem a identificação dos assaltantes;
    II - artefatos que retardem a ação dos criminosos, permitindo sua perseguição, identificação ou captura; e
    III - cabina blindada com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento.
    (...)
    Art. 16 - Para o exercício da profissão, o vigilante preencherá os seguintes requisitos:
    I - ser brasileiro;
    II - ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos;
    (...)
    Art. 21 - As armas destinadas ao uso dos vigilantes serão de propriedade e responsabilidade:
    I - das empresas especializadas;
    II - dos estabelecimentos financeiros quando dispuserem de serviço organizado de vigilância, ou mesmo quando contratarem empresas especializadas.
    Art. 22 - Será permitido ao vigilante, quando em serviço, portar revólver calibre 32 ou 38 e utilizar cassetete de madeira ou de borracha.
    Parágrafo único - Os vigilantes, quando empenhados em transporte de valores, poderão também utilizar espingarda de uso permitido, de calibre 12, 16 ou 20, de fabricação nacional.

  • Na minha Opinião o correto é :


    d) apresentava uma falha, relativa ao fato de a cabina blindada ficar vazia nos horários em que a agência estava fechada.

    Pelo fato que no momento do ataque tinha acabado de ter movimentação de numerário dentro da agencia. ( o pessoal que estava de saida ) e além do mais pela manhã sempre tem movimentação de numerário dentro das agencias ( movimentação de dinheiro ) ja que os auto atendimentos são abastecidos. pelos caixas ou tesoureiros.


     e na Lei esta assim :

    III - cabina blindada com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento.


    Então pelo fato de estar havendo movimentação de numerário na ocasião do ataque deveria haver um vigilante na cabina.


     

  • Na verdade durante a movimentação  o vigilante " w" estava na cabina blindada, ela somente ficava vazia nos horários em que a agência estava fechada, essa informação foi colocada para confundir.
    Portanto, correta a alternativa "e" conforme fundamentado pelo primeiro colega.
  •   A alternativa C está correta, pois ao ser contratado para o serviço de vigilante de um agencia bancária dois dos funcionários tinham idade inferior a 25 anos, e sabe-se que serviço em agencias bancárias são necessariamente armados, logo não permitindo a legislação , lei 10826/03, a contratação desses vigilantes. sendo esse o erro.
  • Galera,

    eu errei a questão, marcando a alternativa “c”. Observem o que errei.

    Na verdade, considerando apenas a Lei 7.102/1983*, norma citada no comando da questão, NADA CONSTA a respeito da obrigatoriedade ou não de vigilantes armados trabalhando em estabelecimentos financeiros ou em qualquer outra instituição, entidade, órgão ou empresa. De fato, U e V não poderiam estar trabalhando ARMADOS quando foram contratados três anos antes, já que teriam menos de 25 anos de idade e, portanto, não poderiam portar arma de fogo, mesmo exercendo a profissão de vigilante. Contudo, a alternativa “c” NÃO afirma isso, ou seja, NÃO AFIRMA que eles trabalhavam armados desde a contratação, mas apenas afirma que:

    “apresentava uma falha, relativa ao fato de dois vigilantes terem menos de 25 anos na época em que foram contratados.”

    Essa é a pegadinha de toda a questão, porque, restringindo a análise a APENAS o que afirma a alternativa acima colacionada, o que a banca quis saber do candidato é o conhecimento sobre a idade mínima exigida ao exercício da profissão de vigilante, na forma da Lei, que é de 21 anos (art. 16, II da Lei 7.102/1983). Como há 3 anos os vigilantes U e V já eram maiores de 21 anos, e a banca nada afirma que eles foram contratados para trabalharem armados, então NÃO SE PODE AFIRMAR que houve “uma falha, relativa ao fato de dois vigilantes terem menos de 25 anos na época em que foram contratados”.


    * É importante destacar que o art. 108 da Portaria 3.233 / 2012 (Polícia Federal) prescreve expressamente que "os estabelecimentos financeiros que realizem guarda de valores ou movimentação de numerários somente poderão utilizar vigilantes armados, ostensivos e com coletes à prova de balas". A questão em tela é de 2010, portanto anterior à Portaria citada. Se a prova fosse aplicada hoje (2013), talvez a questão pudesse ser anulada, haja vista que os vigilantes U e V, em tese, estariam trabalhando armados desde a contratação (quando eles tinham menos que 25 anos), o que configuraria uma falha, tornando correta também a alternativa "c". Na minha visão, nem assim a questão mereceria ser anulada, uma vez que, como já expus, a alternativa "c" exigiu que o candidato aplicasse o conhecimento sobre a idade mínima requerida ao exercício da profissão de vigilante, nada além disso.

    É isso aí, galera. Espero ter contribuído.
    Bons estudos e muito sucesso!
  • Ao meu conhecimento a questão como um todo tem equívocos,pois vigilantes (X Y Z) não podem sair da agência para fazer Entrega de numerário sendo eles lotados na agência,esse tipo de serviço  e feito por outro contrato de segurança para Entrega e possivelmente retirada de numerário,outro ponto é a espingarda,vigilantes em agência não à  utilizam.

  • A questão só pede para levar em consideração a Lei 7.102/83 ! Logo, não há problema nenhum com a idade de U e V. A lei determina idade mínima de 21 anos para exercer a profissão de vigilante, e ambos foram contratados com 22 anos (3 anos atrás). Portanto, Letra C está errada !

    Gab.: E

  • a cabina blindada estava vazia, e sendo que durante o expediente ao público e/ou movimentação de numerário tem que ser com permanência ininterrupta de vigilante. alguém poderia me explicar por favor?

  • Todas as afirmações são verídicas uma vez que:

    *U, V e W estavam armados com revólveres calibre 32 pertencentes à empresa de segurança que os empregava;

    (correto os revólveres permitidos são os de calibre 32 e 38 com cassetete de madeira ou borracha )

    * X, Y e Z estavam de partida para serviço de entrega de numerário em outra agência bancária e portavam espingardas calibre 16 pertencentes à empresa de segurança que os empregava;

    (Correto: o calibre da espingarda permitido é calibre 12, 16 ou 20 desde que empenhados em transportes de valores )

    * dois vigilantes, U e V, tinham 25 anos e haviam sido contratados três anos antes;

    (Idade mínima permitida para ser vigilante é 21 anos)

    * um dos vigilantes, W, se encontrava em cabina blindada localizada nos fundos da agência bancária, a qual, no entanto, ficava vazia nos horários em que a agência estava fechada. Considerando essas informações e a Lei no 7.102/1983, verifica-se que, em termos de segurança, a agência.

    ( O sitema de segurança é composto por : alarmes + vigilantes + DISPOSITIVOS ESTES DISPOSITIVOS SÃO : CÂMERAS DE FILMAGENS , CABINES DE SEGURANÇAS QUE TODO O MOMENTO QUE O ESTABELICIMENTO FINANCEIRO ESTEJA EM FUNCIONAMENTO DEVE TER UM VIGILANTE EXCETO QUANDO O ESTABELECIMENTO NÃO ESTEJA FUNCIONANDO )

    #ESTUDA GUERREIRO

    #FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI

  • apresentava uma falha, relativa ao fato de a cabina blindada ficar vazia nos horários em que a agência estava fechada.

    imagina um funcionário dentro da cabina com a agencia fechada e vazia. kkk coitado seria o emprego mais tedioso do mundo

  • Discordo do gabarito, de acordo com o art. 22, parágrafo único, para que o vigilante possa utilizar a espingarda, é necessário que esteja empenhado em transporte de valores, a questão fala de assalto em agência bancária.

  • Questão muito boa!

    Acertei e gostei

  • A questão cabe recurso tendo em vista que agencia fechada não significa ausência de movimentação de numerário. com a falta dessa informação cabe duas resposta LETRA D ou E.

    Art. 2º -

    III - cabina blindada com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento.