SóProvas


ID
1097626
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cerca de seis mil pessoas deixam o país todos os dias por causa dos conflitos em que o país está envolvido há mais de dois anos, segundo dados oficiais da ONU. Os números divulgados, em dezembro de 2013, apontam para 1,8 milhão de refugiados vivendo nos países vizinhos, uma quantidade sem precedentes.

O país onde ocorre, atualmente, o mais violento conflito da atualidade é:

Alternativas
Comentários
  • O conflito na Síria continua causando sofrimento humano e destruição imensuráveis. Estima-se que mais de 100 mil pessoas foram mortas desde março de 2011, quando começou o levante contra o presidente Bashar al-Assad.

    Calcula-se que 9,3 milhões de pessoas necessitem de assistência humanitária urgente – incluindo 3,1 milhões de crianças. Desse total, 6,5 milhões são deslocados internos. Há mais de 2,3 milhões de refugiados sírios nos países vizinhos e Norte da África.

    http://www.onu.org.br/siria/

  • Resposta C... complementando resposta do amigo abaixo.


  • A alternativa correta é a letra (C). A guerra na Síria é consequência da Primavera Árabe, movimento que começou em 2010 na Tunísia e se espalhou por outros países do norte da África e do Oriente médio. O movimento teve como um dos principais aspectos reivindicações políticas das populações, que passaram a questionar as ditaduras que dominavam os países há décadas. Em alguns lugares, como no Egito, os ditadores foram depostos, mas, em outros países, como na Síria, os governos resistiram. No caso da Síria, a resistência do governo de Bashar al-Assad associada à continuação das manifestações e ao surgimento de grupos insurgentes levou à guerra civil que está em curso até os dias atuais no país. O número de refugiados sírios, tanto em países vizinhos quanto em países mais distantes, como o Brasil, continua a crescer.