SóProvas


ID
1097878
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De acordo com a disciplina do gerencialismo na Administração Pública, existem, na visão de Abrucio (1997), três teorias principais que explicariam o modelo gerencial. Assinale a alternativa que apresenta a teoria cuja introdução da perspectiva da qualidade surgiu, paralelamente, ao momento em que a Administração Pública voltava as próprias atenções aos clientes/consumidores.

Alternativas
Comentários
  • "O consumerismo ou consumerism visa à defesa dos interesses de consumidores e usuários, individualmente ou em grupos. Ele está expresso nos critérios que as pessoas usam para adquirir bens ou serviços de forma consciente. O termo também se relaciona com o consumo responsável, ético e solidário, segundo critérios apropriados e racionais que levem em conta a origem dos produtos adquiridos e os impactos ambientais e sociais desse consumo.

    Contudo, mais que um termo e/ou movimento, o consumerismo pressupõe um conjunto de competências internalizadas não só em indivíduos, mas também nas empresas, em governos e na sociedade, sob o risco de tal prática não alcançar o desenvolvimento sustentável proposto. Algumas das competências sugeridas estão elencadas abaixo, consoante a abordagem do CHA:

    1.Conhecimentos → noções de Ecologia, Gestão Ambiental, Ética e Responsabilidade Socioambiental. Ressalte-se que essas disciplinas não devem se restringir ao contexto acadêmico, pois muito do que internalizamos e assumimos como princípios e valores ocorre durante a infância e a adolescência. Em vista disso, o Poder Público pode e deve contribuir oferecendo uma educação básica que contemple tais conteúdos.

    2.Habilidades → por meio do binômio treinamento-prática, cada pessoa, individualmente ou em grupos, deve adotar a consciência quanto aos impactos de suas decisões de consumo, no que concerne à economia, ao desenvolvimento social e à preservação ambiental.

    3.Atitudes → não basta conhecer e saber fazer. Empresas, governo e sociedade devem querer que o consumo seja dotado de consciência ética e sustentável, não só exigindo mas também assumindo uma postura condizente com os princípios do consumerismo".

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/consumerismo-quando-o-ato-de-consumir-se-torna-realmente-consciente/68208/

  • Gabarito: C (Consumerism).

    Com o advento da Administração Pública Gerencial (a "Nova Gestão Pública" ou "New Public Management" – NPM), novos conceitos foram sendo incorporados e aos poucos aprimorados na gestão pública.

    A NPM pode ser dividida em três diferentes momentos e a cada um deles associam-se alguns conceitos:

    1) Modelo Gerencial Puro - Contribuintes e eficiência

    2) Consumerism - Clientes e efetividade

    3) Public Service Oriented (PSO) - Cidadãos e equidade


  • Pode-se dizer que a Nova Gestão Pública passou por três fases, ou movimentos: Gerencialismo, Consumerismo e Serviço Orientado ao Cidadão.

  •  Administração Pública Gerencial (a "Nova Gestão Pública" ou "New Public Management" – NPM) teve 3 fases:

    1 - Gerencialismo Puro: custos e eficiência (preocupações maiores) - cidadão visto como consumidor

    2 - Consumerism: qualidade no serviço público (preocupação maior) - cidadadão visto como cliente

    3 - PSO (Public Service Oriented): participação e equidade no tratamento - Cidadadão visto como cidadão (titular da coisa pública)

    Gabarito: Consumerism letra C

  • GABARITO: LETRA C

    Managerialism (Gerencialismo Puro)

    • Eficiência e Redução de custos
    • Taxpayers (contribuintes)

    Consumerism (Consumidor)

    • Foco no cliente e qualidade
    • Clientes/Consumidores

    Public Service Orientation (PSO)

    • Cidadania, Accountability, Equidade
    • Cidadãos

    FONTE: Administração Geral e Pública para AFRF e AFT, Augustinho Paludo.