SóProvas


ID
1097923
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As compras públicas seguem um rito específico de acordo com instrumentos legais. As licitações são pautadas primordialmente por princípios básicos. Entre eles, destaca- se aquele que não permite à Administração Pública atribuir o objeto de licitação a outrem que não seja o vencedor, salvo as devidas exceções. É correto afirmar que o texto apresentado refere-se ao princípio do(a)

Alternativas
Comentários
  • LETRA  D - O Princípio de Adjudicação é a atribuição do objeto da licitação ao vencedor do certame licitatório. O “princípio da adjudicação compulsória ao vencedor” impede que a administração, concluído o procedimento licitatório, atribua seu objeto a outrem, que não o legítimo vencedor.

  • Complementando:
    Adjudicação também é a obrigação do particular que venceu o processo licitatório e que deve estar disponível a prestar serviço a Administração Pública no período de 60 dias. A Administração Pública não é obrigada a contratar, mas caso contrate, o particular deve cumprir o serviço. Caso particular não possa cumprir, sofrerá sanção do Poder Disciplinar

  • Classificada errada, questão de direito administrativo... affff.

  • Indubitavelmente, o princípio específico dos procedimentos licitatórios, em vista do qual a Administração deve atribuir o objeto licitado ao licitante vencedor, e não a qualquer outro, vem a ser o princípio da adjudicação compulsória.

    Em reforço, ilustrativamente, confira-se a doutrina de Rafael Oliveira:

    "O princípio da adjudicação compulsória significa que o objeto da licitação deve compulsoriamente ser adjudicado ao primeiro colocado, o que não significa reconhecer o direito ao próprio contrato."

    Do exposto, sem maiores dilemas, a opção correta repousa na letra "d".


    Gabarito do professor: D

    Bibliografia:

    OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017.