SóProvas


ID
1097980
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando os fundamentos de organização, um servidor, ao descrever o órgão no qual trabalha, caracterizou-o como uma estrutura administrativa dotada de uma amplitude estreita de administração e um número relativamente grande de níveis hierárquicos. Nesse caso, o servidor referiu-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D (corrigindo)

    Bom, eu errei a questão pq fui de amplitude administrativa. Mas como o comando da questão já havia falado na amplitude, sei lá, ficou meio estranho. Vejamos:

    Amplitude administrativa se refere a hierarquia e subordinação. Quanto mais amplitude existe, um chefe ou gerente deverá gerenciar um maior número de funcionários, quanto menos a amplitude, temos o contrário. Dessa forma, se a amplitude é estreita e possuí um grande nível hierárquico, temos uma estrutura alta ou aguda, como diz a questão.

    Se fosse ao contrário, possuindo muitos subordinados para um único chefe, teríamos uma estrutura achatada, como se fosse uma bolacha, "horizontalizada".

    fonte: Rodrigo Rennó

    Bons Estudos!

  • Amplitude administrativa ou de controle significa o número de empregados que deve estar ligado a um administrador. Ela determina a estrutura organizacional: alta ou achatada.

    Estrutura alta ou aguda: amplitude geral estreita muitos níveis hierárquicos apresentando-se verticalizada.

    Estrutura plana ou achatada: amplitude ampla e dispersa com poucos a níveis hierárquicos apresentando-se horizontalmente.

    Fonte: http://pt.slideshare.net/lmcunha1/estruturas-organizacionais

  • Na obra Administração Geral e Pública, o autor Chiavenato fala sobre as estruturas altas (verticalizadas). Errei a questão por entendê-la como Estrutura Centralizada divididas em quatro níveis administrativos. Aos que detêm a obra, página 362 da terceira edição.

  • estrutura alta e aguada: lembra piramide. muitos na base, vairos niveis (degraus), e vertical

  • acertei a questão só no bom senso, pois nunca ouvi falar nisso. Sinceramente, esse tipo de classificação só serve para vender livros e cair em concursos de baixa qualidade, pois padece de qualquer função prática. Isso se observa pelo alto grau de subjetivismo da definição, que contém locuções do tipo "amplitude estreita" e "número relativamente grande de níveis hierárquicos"!?!?!


  • Essa questão está mal classificada. Deveria estar classificada em Administração Geral referente ao curso de Administração em si, e não em Direito Administrativo.  Nada a ver isso aí.... Chiavenato....fala sério!

  • Letra D, tinha errado tbm pensei  que  fizesse  parte do processo d e  Centralização.

     

  • D

    Refere-se ao número de pessoas subordinadas a um administrador

    Estrutura aguda (com grande número de chefias e pequeno número de subordinado por chefes)

  • Gabarito Letra D

     

    Segundo Sobral e Peci (2008), de acordo com o grau de amplitude de controle, as estruturas organizacionais podem assumir as seguintes formas:

     

    Estrutura vertical ou aguda: constituída por pequeno número de subordinados por gestor e elevado número de administradores. Apresenta pequena amplitude de controle e vários níveis hierárquicos.

     

    Estrutura horizontal ou achatada: caracterizada por elevado número de subordinados por gestor e reduzido número de administradores. Apresenta grande amplitude de controle e poucos níveis hierárquicos.

     

    Considerando ainda o que diz Chiavenato (2000), no que se refere à amplitude de controle, as organizações podem ser altas ou achatadas. Uma estrutura alta tem uma amplitude geral estreita e muitos níveis hierárquicos, apresentando uma conformação verticalizada. Uma estrutura achatada tem uma amplitude geral ampla e dispersa e poucos níveis hierárquicos, apresentando uma conformação horizontalizada.

  • Pq centralizada estaria errada?
    E que raio de alta ou aguda? Cadê a vertical como sempre encontramos?
     

  • Acertei, mas acho que a letra B tbm era válida.