SóProvas


ID
1099363
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Criminoso em fuga adentra uma casa em busca de refúgio da perseguição. Como já era madrugada, o criminoso desperta atenção pelo barulho provocado e é flagrado pelos moradores. Buscando distrair a todos, ateia fogo à casa e se evade. Um transeunte, que percebe o incêndio que se alastra,

Alternativas
Comentários
  • Letra d

     CF, Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

      XI -  a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial (...)

  • Que imaginação desse examinador.

  • Para entrar na casa do indivíduo sem seu consentimento: 

     

    Flagrante delito ou desastre = dia ou noite

     

    Prestrar socorro = dia ou noite

     

    Determinação judicial = dia 

  • Senta que lá vem história! Quando você achava que a VUNESP ia colocar a família de refém, bota um zé que não tem nada a ver com a história pra "pagar de herói". Mas vamos ao que interessa:

    CF, art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    A casa está pegando fogo, logo, configura prestar socorro. Não tem horário pra isso!

  • Acertei a questão pois sabia cada detalhe da letra de lei, entretanto, uma casa pegando fogo não seria desastre? Sei lá... Fiquei na dúvida, mas fui de D pois era sem dúvidas a mais corretas das assertivas. Vunesp é uma banca muito boa, se eu pudesse só fazia prova dessa banca.

  • @CAVEIRA CHEIO DE ÓDIO (nesse caso, o entendimento é que ele adentraria para prestar socorro).

    Gabarito D.

    A casa é asilo inviolável:

    Para entrar sem consentimento ter que ser *FDP desastrado

    1.    Flagrante delito =dia ou noite

    2.   Determinação judicial=dia

    3.   Prestar Socorro=dia ou noite

    4.   Desastre

  • A letra correta e que deverá ser marcada é a ‘d’! O texto constitucional protege a inviolabilidade da casa, na qual ninguém poderá ingressar sem o consentimento do morador. Entretanto, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, como é o caso da hipótese apresentada, tal consentimento é dispensado (art. 5º, XI da CF/88).

    Gabarito: D

  • CF, Art. 5º :

     XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial (...)

  • ateia fogo à casa e se evade.

    • Não vai crase, casa somente aceita acento indicativo da crase quando especificada.

    Na construção Vou a casa, o a é apenas a preposição exigida pelo verbo ir: quem vai VAI A algum lugar. O a antes de casa ganha o acento grave se casa vier acompanhada de um modificador (de um termo que acrescenta uma noção específica a essa palavra).

    Exemplos:

    Vou à casa de Ubatuba.

    Tchauuu Brigadooo!!!