SóProvas


ID
1099717
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

De acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "A".

    Segundo o art. 2º, §2º, LINDB: A lei nova que estabeleça disposições gerais ou especiais, a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.


  • mas por que a letra C está errada? Se por acaso a norma nova trouxer disposições contrárias não irá derrogar tacitamente?

  • Art. 2º. § 2º. A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.

    Daí desprende-se que a simples criação de uma lei com o mesmo assunto de uma lei já existente (disposições gerais ou especiais) não revoga a eficácia da lei pretérita (da lei antiga). Neste caso, a revogação somente irá acontecer: se houver incompatibilidade entre elas ou a regulação inteira da matéria.



  • (FLAVIO TARTUCE, DIREITO CIVIL, VOL 1 - PARTE GERAL, 2014) "A lei nova, que estabelece disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior (art. 2.°, § 2.°). O comando trata das normas com sentido complementar. A título de exemplo, pode ser citada a Lei dos Alimentos Gravídicos (Lei 11.804/2008), que não revogou as regras previstas no Código Civil a respeito dos alimentos (arts. 1.694 a 1.710), mas apenas completou tal tratamento legislativo. Essa norma especial terá uma breve análise crítica no Capítulo 3 deste livro."

    DECRETO-LEI 4.657/1942 (LINDB)

    Art. 2º  Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.

    § 1º  A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.

    § 2º  A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.

  • Caro Helder Brito, só seria a letra C se a assertiva fosse ab-rogação.

  • § 2º  A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.

    A PAR - Lado a lado de forma equânime e existência harmoniosa. 

    Logo o parágrafo restrige apenas aquelas leis criadas com fins de adequarem às leis existentes.

  • Quando a LINDB faz menção "a par" traz a ideia de complementação, isto é, a nova lei está ao lado (paralela) da já existente, não existindo conteúdo conflitante, trazendo, apenas, disposições adicionais.

  • GABARITO - LETRA "A". LEI MERAMENTE INTERPRETATIVA!!!

  • A Lei de introdução às normas do Direito Brasileiro (LINDB) é a norma que visa disciplinar a aplicação das demais normas do Direito Brasileiro em geral.

    Sobre as suas disposições, especificamente no que concerne a lei nova que traz previsões a par das já existentes, deve-se assinalar a assertiva correta.

    Assim, imperativa a compreensão do §2º do art. 2º, a saber:

    "§2o  A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior".

    Portanto, observa-se que a assertiva correta é a "A".

    Gabarito do professor: alternativa "A".