BPMN – BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION
Trata-se de uma notação padrão criado inicialmente como uma evolução das experiencias anteriores pelo BPMI(Bussiness Process Management Initiative), foi incorporado pelo OMG (Object Management Group) após fusão das entidades, ocorrida em 2005, para o desenho de fluxograma em processos de negócios. Na prática, trata-se de um conjunto de regras e convenções que determinam como os fluxogramas devem ser desenhados.
É um padrão para modelagem de processos de negócio que fornece uma notação gráfica para especificação de processos de negócio em um DPN (Diagrama de Processo de Negócios).
É baseada em uma técnica de diagramação de fluxo muito similar ao diagrama de atividades da UML (UnifiedModelingLanguage).
Tem por objetivo suportar o gerenciamento de processos de negócio tanto para um usuário técnico quanto para um usuário de negócio, utilizando uma notação que seja intuitiva para qualquer usuário.
O BPMN é o resultado de um acordo entre diversas empresas de ferramentas de modelagem, que possuíam suas próprias notaçoes, com finalidade de criar uma linguagem única e padrão para modelam de processos de negócio capaz de facilitar o entendimento e treinamento do usuário final.
Trata-se de uma técnica abrangente e que oferece recursos para modelagem dos mais variados tipos de processos, desde os mais genéricos aos específicos. Por isso, pode ser usada na modelagem de processos de qualquer tipo e natureza, como: Administrativos, financeiros, operacionais, garantia a qualidade, desenvolvimento de software, desenvolvimento de produtos ou de serviços etc.
Em BPMN, mesmo que diferentes papéis correspondam à execução de tarefas aparentemente iguais, cada instância da atividade deve ser modelada separadamente.
Na modelagem de processos de negócio (BPMN), os Fluxos de Mensagem devem ser desenhados entre black boxes.