SóProvas


ID
1100635
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o parecer social, é correto afirmar que:

I - é um documento específico elaborado por assistente social, se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional, no seu cotidiano laborativo.

II - diz respeito a esclarecimento e análises, com base em conhecimento específico do Serviço social, a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas.

III - é uma avaliação, exame ou vistoria, solicitada ou determinada sempre que exigir um parecer técnico ou científico de determinada área de conhecimento, que contribua para o juiz formar a sua convicção para tomada de decisão.

IV - pode ser emitido enquanto parte final ou conclusão de um laudo, bem como enquanto resposta a consulta ou a determinação da autoridade judiciária a respeito de alguma questão constante em processo já acompanhado pelo profissional.

Alternativas
Comentários
  • O parecer social:


    - diz respeito a esclarecimento e análises, com base em conhecimento específico do Serviço social, a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas. 


    - pode ser emitido enquanto parte final ou conclusão de um laudo, bem como enquanto resposta a consulta ou a determinação da autoridade judiciária a respeito de alguma questão constante em processo já acompanhado pelo profissional.
  • I-RELATÓRIO SOCIAL


    III- PERICIA SOCIAL

  • PARECER SOCIAL-é uma das partes que integram o estudo social, onde o assistente social, tomando por base os dados coletados ao longo do estudo social, cuja análise sempre se dá a luz do referencial teórico, é onde o profissional expressa a sua posição técnica de como alguma situação em questão(que gerou o estudo social) poderá ser solucionado(JESUS;ROSA;PRAZERES,2004)

     

    LEGAL SABER

     

    ENTENDENDO AS DIFERENÇAS

     

    O Parecer do LAUDO ,difere do emitido  no relatório em razão da maior visibilidade da análise profissional no corpo do texto. O relatório pode conter descrições ou informações e um parecer relativo ao que foi visto oi observado, nos moldes de "diante do exposto", "considera-se importante"..., o que inclui também possíveis sugestões.

     

    O LAUDO, porém,exige uma análise mais aprofundada, em que a descrição serve de ponto de apoio às inferências do profissional quanto a problemática que está avaliando. Ele precisa ir além do descrito pura e simplesmente. Suas considerações extrapolam o descritivo e situam-se na análise feita. Não basta descrever situações, mas analisá-las à luz de conhecimentos específicos do campo de atuação, com a ponte necessária à identificação de uma ótica do saber.

     

    FONTE:MAGALHÃES, Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. São Paulo: Veras Editora,2003.

     

    http://estudosservicosocial.blogspot.com.br/2012/06/estudo-sociallaudo-parecer-social.html