SóProvas


ID
110071
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Riscos, ameaças, danos, perdas, sensibilidade, periculosidade, vizinhança e arredores são termos técnicos que devem fazer parte do cotidiano de todo e qualquer técnico da área de Segurança e Transporte. Sendo assim, analise o emprego dos termos grifados nas situações hipotéticas abaixo:

I. Como consequência dos danos causados pelo incêndio na sala de no-breaks, tivemos o risco de ficar sem acesso ao banco de dados caso houvesse queda da energia elétrica; se isso ocorresse, a empresa poderia sofrer perdas terríveis.

II. Considerando o alto grau de sensibilidade dos bancos de dados da empresa, não podemos correr o risco de ficar sem acesso às informações.

III. Os danos resultantes da invasão de nosso banco de dados por hackers são incalculáveis até o momento. Com o sistema desprotegido, ainda sofremos a ameaça de novas invasões.

IV. Existe um alto nível de periculosidade envolvida no transporte dos diretores da empresa, haja vista o alto grau de sensibilidade que acomete a tais cargos e o trajeto escolhido.

V. Embora a empresa esteja localizada em um bairro considerado de vizinhança tranquila, especificamente nos arredores da empresa, fazemos divisa com um banco no lado direito, uma joalheria no lado esquerdo e um terreno baldio no fundo.

Está correto o emprego dos termos técnicos grifados, relativos à segurança física e patrimonial, APENAS nos itens

Alternativas
Comentários
  • Sensibilidade é o que afeta o RENOCO( regularidade,normalidade,continuidade) da atividade institucional.
    periculosidade é o que afeta instalações,pessoas,meio ambiente, sociedade.
    dono é gênero, dono pode ser real ou potencial, que são espécies.
    ameça está relacionada a dano potencial(que é a causa) e consequencia uma perda ou NÃO
    risco está relacionado a dano real(que é causa) e consequencia de perda CERTA
    Vizinhança são vizinhos próximos influência direta
    Aredores são vizinhos MENOS próximos influencia indireta.

  • Riscos, ameaças, danos, perdas, sensibilidade, periculosidade, vizinhança e arredores são termos técnicos que devem fazer parte do cotidiano de todo e qualquer técnico da área de Segurança e Transporte. Sendo assim, analise o emprego dos termos grifados nas situações hipotéticas abaixo:

    I. Como consequência dos danos causados pelo incêndio na sala de no-breaks, tivemos o risco de ficar sem acesso ao banco de dados caso houvesse queda da energia elétrica; se isso ocorresse, a empresa poderia sofrer perdas terríveis. CORRETA!

    No risco, o dano é REAL, ou seja, se acontecer o evento, haverá necessariamente perda.

    Dano = Resultado.

    Perda = Consequência.


    II. Considerando o alto grau de sensibilidade dos bancos de dados da empresa, não podemos correr o risco de ficar sem acesso às informações. CORRETA!

    Os bancos de dados da empresa são considerados sensíveis, pois exerce grave influência sobre a regularidade, normalidade ou continuidade da atividade dela.  De fato, se correr o risco haverá dano que influenciará no desempenho institucional,  ocasionando perdas.

    III. Os danos resultantes da invasão de nosso banco de dados por hackers são incalculáveis até o momento. Com o sistema desprotegido, ainda sofremos ameaça de novas invasões. ERRADA!

    Ameaça o dano é POTENCIAL, se ocorrer o evento poderá ou não haver perdas. Assim, uma nova invasão do banco de dados não acarreta ameaça e sim um Risco de ficar sem acesso ás informações. Ocorrendo perdas que podem ser irreparáveis.


    IV. Existe um alto nível de periculosidade envolvida no transporte dos diretores da empresa, haja vista o alto grau de sensibilidade que acomete a tais cargos e o trajeto escolhido. CORRETA!

    Periculosidade traz risco ou ameaças ás pessoas, ao meio ambiente e á sociedade. Dessa forma pode ocorrer um atentado aos diretores levando ( sensibilidade) a uma influência na continuidade da atividade institucional.

    V. Embora a empresa esteja localizada em um bairro considerado de vizinhança tranquila, especificamente nos arredores da empresa, fazemos divisa com um banco no lado direito, uma joalheria no lado esquerdo e um terreno baldio no fundo. ERRADA!

    O banco, a joalheria e o terreno baldio são considerados vizinhança.

    De acordo o dicionário Aurélio, Vizinhança: É a qualidade de vizinho. E vizinho: É  o que está próximo, ou mora perto, ou aquele que mora perto de nós.

    Arredores = Cercanias. Cercanias: É a região em torno de uma vila , cidade etc.; arredores, beiradas.

  • O ERRO DO TERCEIRO CASO É QUE APENAS PERDAS SÃO CALCULÁVEIS.

    OS DANOS SÃO INCALCULÁVEIS.

    LOGO, EM MOMENTO ALGUM PODERAM SER QUANTIFICADOS (EXL. DANO À IMAGEM)