SóProvas


ID
1100716
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Escola da Administração Científica vicejou, no início do século XX, através dos estudos e trabalhos do engenheiro estadunidense, principalmente, pelo teórico.

Alternativas
Comentários
  • Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheironorte-americanoFrederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica daAdministração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas noséculo XX. Além de Taylor, a administração científica também tem entre seus fundadores Carl Barth, o casal Frank e Lillian Gilbreth,Harrington EmersonHenry Gantt e Hugo Münsterberg; por analogia, Henry Ford costuma ser tido como um dos criadores deste modelo de administração, pelas medidas práticas ligadas a concepção teórica semelhante à de Taylor, que ele adotou em suas fábricas

  • frederick taylor administração cientifica 

  • GABARITO: LETRA B

    Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da administração de empresas.

    FONTE: WIKIPÉDIA

  • A questão exigiu conhecimento sobre a Escola da Administração Científica.

    O maior expoente dessa escola é Frederick Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.

    Vamos à análise das alternativas:

    A- Incorreta.

    George Washington. Um dos ex-presidentes norte-americanos.

    B- Correta.

    Frederick Taylor. Vide explicação acima.

    C- Incorreta.

    Henry Ford. Talvez o único nome que poderia confundir um pouco entre as alternativas. Ele foi o engenheiro americano que seguiu as ideias de Taylor e deu suas próprias contribuições (fordismo), porém não é o principal autor da Escola mencionada no enunciado. Taylor, sim.

    D- Incorreta.

    Ronald Reagan. Um dos ex-presidentes norte-americanos.

    E- Incorreta.

    Noan Chomsky. Linguista, ativista político e escritor americano contemporâneo.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA B