SóProvas


ID
1100737
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Comportamental ou Escola do Comportamento Organizacional desenvolveu uma teoria própria. De acordo com essa Teoria,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    SEGUNDO CHIAVENATO (2009)

    A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teorias Clássica, das Relações Humanas e da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. A Teoria Comportamental da Administração tem o seu início com Herbert Alexander Simon. Chester Bamard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris são autores importantíssimos dessa teoria. Dentro do campo da motivação humana salientam-se Abraham Maslow,  frederick Herzberg e David McClelland. 

    Estilos de Administração

    A Teoria Comportamental oferece uma variedade de estilos de administração à disposição do administrador. A administração das Organizações em geral (e das empresas em particular) é condicionada pelos estilos com que os administradores dirigem, dentro delas, o comportamento das pessoas. Por sua vez, os estilos de administração dependem das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento humano na organização. Essas convicções moldam não apenas a maneira de conduzir as pessoas, mas também a maneira pela qual se divide o trabalho, se planeja, organiza e controla as atividades. As organizações são projetadas e administradas de acordo com certas teorias administrativas. Cada teoria administrativa baseia-se em convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações.