SóProvas


ID
110083
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando as medidas de segurança física e patrimonial, analise:

I. O acionamento dos órgãos de segurança pública, sempre que oportuno e cabível, é a medida mais importante quando se tratar de medidas de gestão da segurança física e patrimonial.

II. A proteção física se dá por meio de elementos, dos mais simples aos mais sofisticados, como cercas, câmeras de segurança ostensivas ou dissimuladas e alarmes com sensores de movimento, entre outros.

III. As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais, quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais, quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo.

IV. A localização da edificação, seu conteúdo, o uso a que se destina e as medidas de segurança nela presentes são circunstâncias que influenciam na avaliação de riscos da edificação.

V. Quanto ao sistema de iluminação de emergência, quando se tratar de blocos autônomos, como permanecem desligados nas situações rotineiras, não são de interesse da segurança física e patrimonial, ao contrário da iluminação normal da edificação.

A correlação verdadeiro (V) e falso (F), para cada item acima, está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta (B)

    I. O acionamento dos órgãos de segurança pública, sempre que oportuno e cabível, é a medida mais importante quando se tratar de medidas de gestão da segurança física e patrimonial.   - Verdadeiro

    II. A proteção física se dá por meio de elementos, dos mais simples aos mais sofisticados, como cercas, câmeras de segurança ostensivas ou dissimuladas e alarmes com sensores de movimento, entre outros. -
    Falso- -
    Câmeras de Segurança e Alarmes com sensores são exemplos de Segurança Eletrônica,enquanto as cercas(barreiras mecânicas) são meios de segurança Física.

    III. As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais, quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais, quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo.  -
    Falso  
    -As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser Pessoais(vigilante numa ronda),Instrumentais(meios materias diversos) ou Mistos( Combinação de ambos,como por exemplo um vigilante numa guarita)

    IV. A localização da edificação, seu conteúdo, o uso a que se destina e as medidas de segurança nela presentes são circunstâncias que influenciam na avaliação de riscos da edificação. -
    -Verdadeiro  - Relacionada a Análise de Riscos

    V. Quanto ao sistema de iluminação de emergência, quando se tratar de blocos autônomos, como permanecem desligados nas situações rotineiras, não são de interesse da segurança física e patrimonial, ao contrário da iluminação normal da edificação.
    -Falso
    -O estado ou sistema de iluminação normal e de emergência nas instituições,assim como de seus componetes,que são,por exemplo,os geradores,as chaves elétricas e os circuitos integram sim as atribuições da Segurança Corporativa de Áreas e Instalações



  • NAO DÁ PRA ENTENDER, NA QUESTAO 64523 TB DA FCC,  A BANCA COSIDERA CORRETO QUE DISPOSITIVOS ELETRONICOS PODEM SER CONSIDERADOS ELEMENTOS DA SEGURANÇA FÍSICA, LOGO POR QUE A ASSERTIVA  II ESTA ERRADA NESTA QUESTAO. A EXPLICAÇAO DO COLEGA É CORRETA MAS CONTRADIZ A BANCA NA QUESTAO A QUE ME REFERI.
  • Pessoal, o que faz com que o item II esteja ERRADO é o fato dele considerar como de segurança física câmeras de segurança DISSIMULADAS. A segurança física apresenta como sua caracteristica principal a OSTENSIVIDADE, ou seja, existência de um equipamento de segurança devidademente localizável.
    As câmeras de segurança dissimuladas são consideradas de segurança passiva.
    Bons estudos a todos!
  • Contrariando o que diz o amigo ai em cima Diego Fusco, câmeras de segurança é considerado como segurança fisica sim. Mas quando empregadas de forma OSTENSIVA e não dissimuladas, como afirma a alternativa II.   

    O erro da II, está em simplesmnte afirmar quando são câmeras tbm dissimuladas.   Olho vivo nos detalhes, galera!!


    Bons estudos!!
  • Leandro, concordo! 
    Sim, cameras e alarmes sao considerados seguranca eletronica, mas nao e isso o que a questao quer saber. 
    Fisico = Ostensivo (visivel). 
  • Monitoramento por cameras de segurança ostensiva SÃO CONSIDERADAS COMO SEGURANÇA FÍSICA. 

    Agora se quer marcar como segurança eletrônico boa sorte com a BANCA.     Estarei uma questão a sua frente!!
  • Resposta é a B ), Vamos explicar a III que está falsa.

     

    III. As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais ( aqui está ok ), quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais ( deu ruim!!! ), quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo. - Questão FALSA , porque era pa se MISTO e não instrumenais.

     

    CONTROLE DE ACESSO PROPRIAMENTE DITO - Estabelece alumas restrições, aqui vai o resumo:
     

     

    PESSOAIS: empregam epecificamente as pessoas como meio de controle;

    INSTRUMENTAIS: meios materiais diversos;

    MISTOS: a combinação de ambos para excercer as restriçoes a que destinam.  Aqui a questão fala

     

    Preenchendo para o nosso estudo: Uma informação ou conhecimento pessoal e intransferível é entregue a pessoa autorizada a usá-la, sendo mantida uma cópia de comprovação no instrumento ou agente controlador.

     

    No MISTO explica: um controle de acesso excercido por um vigilante constitui um controle por recursos, uma catraca, um controle instrumental, e a catraca acompanhada de um vigilante, torna-se um controle MISTO

     

    A banca coloca INTRUMENTO ao invés de MISTO, (instrumentais, quando se emprega equipamentos em "conjunto" com elemento humano,) e aqui está o erro da III). esse é meu grifo e a fonte é q está abaixo. 

     

    http://www.gestaodesegurancaprivada.com.br/controle-de-acesso-para-areas/

     

     

  • CFTV

    Ostensiva ou a amostra é segurança física;

    Dissímulada não compõe a amostra física.

  • I.  V O acionamento dos órgãos de segurança pública, sempre que oportuno e cabível, é a medida mais importante quando se tratar de medidas de gestão da segurança física e patrimonial.

    II. F A proteção física se dá por meio de elementos, dos mais simples aos mais sofisticados, como cercas, câmeras de segurança ostensivas ou dissimuladas e alarmes com sensores de movimento, entre outros.

    III. F
    As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais, quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais, quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, ( NESTE CASO É CHAMADO DE MISTA , HUMANO + INSTRUMENTAL) no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo.

    IV. V A localização da edificação, seu conteúdo, o uso a que se destina e as medidas de segurança nela presentes são circunstâncias que influenciam na avaliação de riscos da edificação.

    V. Quanto ao sistema de iluminação de emergência, quando se tratar de blocos autônomos, como permanecem desligados nas situações rotineiras, não são de interesse da segurança física e patrimonial, ao contrário da iluminação normal da edificação.