SóProvas


ID
1101286
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São exemplos de sistemas de arquivos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Antes do sistema de arquivos FAT16, que bem conhecemos, existiu o FAT12, um sistema ainda mais primitivo, utilizado em disquetes e também nas primeiras versões do MS-DOS. Nele, são usados endereços de apenas 12 bits para endereçar os clusters, permitindo um total de 4096 clusters de até 4 KB, o que permitia partições de até 16 MB.

     

    Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/fat12

  • b-

     

    dados sao salvos em formato de arquivos e modo que eles estao no hdd. O hdd se divide em setores, cada 1 de 512 bytes. A capapcidade max de 1 midia de armazenamento é n° setores * 512. No caso do hdd, ele tb é fweito de cilindros (trilhas). Cada trilha tem setores. Para saber o n° de setores, multiplcam-se setores por trilha, cabeças e cilindros. O sistema usado pelo MS-dos era FAT-16. O file allcoation table mapeia o aerquivo pelo espaco vazio em disco, opque faz o SO saber onde o arquivo esta.ha posicoes em FAT, cada posicao ou area de disco tem uma variavel de 16-bit. Por esse motivo, o FAT-16 nao usa setores, mas clusters - conj. de setores. cada posicao aponta um clsuter, que é um monte de stores representando 1,2,4, ou + setores. O SO define automactimente tamanho do cluster durante formatacao. QUando maior cluster, mais perdfa, chamado de slack space, 1 dos maiores problemas do sistema FAT. FAT-16 nao reconhece arquivos > 2GB, necessitando particionamento.

     

    Em FAT 32, o cluster é menor, causando menos perda. Max FAT-32 == 2 TB. Para nao ter perdas, é melhor usar um sistema alem do FAT, como NTFS (new technology file system, do windows NT)e HPFS (high performance file system do OS/2). Nao usam cluster, mas o setor de 512 como unidade de alocacao.

     

    fat-3 nunca existiu.