SóProvas



Questões de Sistemas de Arquivos


ID
8296
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas às características do sistema de arquivo NTFS:

I. O sistema de arquivos NTFS, utilizado por algumas versões antigas do Windows e pelas primeiras versões do Linux, foi substituído por outros sistemas de arquivos mais modernos por possuir um limite de armazenamento de 2 GBytes.

II. O sistema de arquivo NTFS permite o uso de arrays RAID.

III. Com o sistema de arquivos NTFS é possível ter um controle de acesso a arquivos com a possibilidade do gerenciamento de usuários, incluindo suas permissões de acesso e escrita nesses arquivos.

IV. O sistema de arquivos NTFS é um sistema que funciona por meio de uma espécie de tabela que contém indicações de onde estão as informações de cada arquivo. Não trabalha diretamente com cada setor, mas sim com um grupo de setores. Esse grupo é chamado de cluster (ou unidade de alocação). Se, por exemplo, um disco com setor de 512 bytes, tiver 5 KB de tamanho, ele terá 10 setores e 5 clusters, se cada cluster ocupar dois setores. Sendo assim, quando o NTFS precisar acessar um determinado setor, primeiro ele descobre em qual cluster ele se encontra.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • O NTFS (NT(New Tecnology) File System), é um tipo de partição para escrita e leitura em discos utilizados em sistemas operacionais Windows NT, adotado também para uso atualmente em sistemas operacionais para Desktops.

    Oferecendo melhor segurança e recuperação a dados, a NTFS também oferece um nível de armazenamento muito maior que FAT, FAT16 ou FAT32, já que é possível adotar sistemas com até 2 Tb de armazenamento em um único disco, ou seja, é possível utilizar um disco de 1 TB inteiramente como partição NTFS, porém, com FAT32 teria que dividí-lo em várias partes para poder utilizar na íntegra.

    A Grande vantagem deste tipo de partição é que ela oferece nível de segurança por meio de acesso por nível de usuário, ou seja, através de uma tabela de usuários da ACL do núcleo do Windows NT, os arquivos ou pastas podem permitir acesso ou negar o acesso, ou mesmo permitir apenas a leitura, não permitindo a gravação, então é possível dizer que também não é possível utilizar a partição NTFS em sistemas como o Windows 3.1, Windows 95, Windows 98, Windows ME Millenium Edition, já que estes sitemas operacionais usam como o núcleo o MS-DOS, e não o núcleo NT.
  • II - Dizer que o NTFS permite o uso de RAID é incorreto pois o NTFS nem tem conhecimento da distribuição de discos do sistema. Portanto é um assertiva falsa, pois foi mal formulada.IV - cluster são agrupamentos de bytes.
  • Sistema de arquivos: estruturas lógicas q permitem ao SO controlar o acesso aos arquivos.

    FAT16
    Seu maior problema é o fato de ter um número máximo fixo de clusters por partição; o tamanho do cluster aumenta com a capacidade do hd. Assim, em uma partição de 2 GB, cada cluster tem 32 kilobytes, e o menor arquivo irá  ocupar todo esse espaço, gerando desperdicio. O FAT16 também não suporta compactação, criptografia ou segurança avançada com ACL.


    FAT32
    Introduzido no Windows 95, é uma extensao do FAT16 que oferece um número muito maior de clusters por partição, mas q compartilha as demais limitações.


    NTFS
    Ao inves de clusters, as informações são armazenadas em uma base por setor do disco(vantagens: menor necessidade de desfragmentação de disco e maior consistência de dados. No FAT, trabalhar com clusters por setor, fazia do sistema de arquivos dependente de um número pré-determinado de setores. Trabalha com ate 2TB.

    EXT2
    Similar ao FAT32 do Windows. Os arquivos são organizados de uma forma simples, com o HD dividido em vários clusters (blocos), onde cada cluster armazena um arquivo ou um fragmento de arquivo. Um índice no início do HD guarda uma tabela com os endereços de cada arquivo no HD.
    Como o FAT32, o EXT2 tem uma grande tendência a perder dados quando o micro é desligado incorretamente. Entra em ação o fsck(o scandisk do Windows). 

    EXT3
    Evolução do EXT2, que inclui um sistema de journaling. O journal (diário) consiste em uma espécie de log, que armazena todas as alterações que são feitas nos arquivos e quando elas foram concluídas. Quando o micro é desligado incorretamente, o fsck consulta este “diário” para corrigir os erros, sem precisar executar o teste completo. É um sistema de arquivos bastante seguro, e de boot mais rápido.

  • Só acrescentando ao ótimo comentário do companheiro Roger, sobre o sistema NTFS:

    (...)O NTFS, por sua vez, não pode contar com esse tipo de limitação. Por isso, utiliza 64 bits para endereços de dados, contra 16 do FAT16 e 32 do FAT32. Essa característica, aliada ao tamanho dos clusters, determina o volume máximo de dados com que cada partição NTFS pode trabalhar. Com o uso de clusters de 64 KB, esse limite pode chegar a 256 TB.


    http://www.infowester.com/ntfs.php

  • e-

    No NTFS, os nomes de arquivos e pastas utilizam caracteres em Unicode, em vez de ACSII.

    A MFT é a principal estrutura do sistema de arquivos NTFS.

    A fim de se obter uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados, em caso de travamento do sistema ou queda de energia, o NTFS se utiliza de journaling.

    Os nomes dos arquivos podem ter 255 caracteres.

    Tem suporte a criptografia, indexação e compactação.

    Seus clusters podem chegar a 512 bytes.

    O NTFS permite a configuração de permissões de arquivos e\ou pastas, criptografia e compactação nativas, transparentes ao usuário.

    O NTFS permite a atribuição de cotas de disco para cada conta de usuário do sistema.


ID
126838
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma das questões importantes na implementação de armazenamento de arquivos é a manutenção do controle de blocos de discos relacionados a arquivos. Para isso, são utilizados vários métodos em diferentes sistemas operacionais, sobre os quais é INCORRETA a seguinte afirmação

Alternativas
Comentários
  • alocação indexada
    O princípio desta técnica é manter os ponteiros de todos os blocos de arquivos em uma única estrutura denominada bloco de índice.  •Além de permitir o acesso direto aos blocos do arquivo, não utiliza informações de controle nos blocos de dados como existe na alocação encadeada

    Alocação Contígua
    Consiste em armazenar um arquivo em blocos seqüencialmente dispostos. Neste tipo, o sistema localiza um arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos.
    O acesso é bastante simples tanto para a forma seqüencial tanto para a direta, seu principal problema é a alocação de novos arquivos nos espaços livres, pois para colocar n blocos é necessário que se tenha uma cadeia com n blocos dispostos seqüencialmente no disco.

    Existe alguns problemas como determinar o espaço necessário a um arquivo quando é criado e depois pode existir a necessidade de extensão e esta é uma operação complexa, sendo assim a pré-alocação seria uma solução mas pode ocasionar que parte do espaço alocado permaneça ocioso por um logo período de tempo.
    Quando o sistema operacional deseja alocar espaço para um novo arquivo, pode existir mais de um segmento livre disponível com o tamanho exigido e é necessário alguma estratégia de alocação seja adotada para selecionar qual segmento deve ser escolhido.

    Independente da estratégia utilizada, a alocação apresenta um problema chamado fragmentação de espaços livres. O problema pode se tornar crítico quando um disco possuir blocos livres disponíveis, porém sem um segmento contíguo onde o arquivo possa ser alocado.
    Deve ser feito a desfragmentação periodicamente (visando que este problema seja resolvido) para  reorganizar os arquivos no disco a fim de que exista um único segmento de blocos livres. Há um grande consumo de tempo neste processo e tem efeito temporário.

  • Alocação Encadeada
    O arquivo é organizado como um conjunto de blocos ligados no disco, independente de sua localização física e cada um deve possuir um ponteiro para o bloco seguinte.
    O que ocorre neste método é a fragmentação de arquivos (quebra do arquivo em diversos pedaços denominados extents) o que aumenta o tempo de acesso ao arquivo, pois o disco deve deslocar-se diversas vezes para acessar todas as extents.
    É necessário que o disco seja desfragmentado periodicamente, esta alocação só permite acesso seqüencial e desperdiça espaço nos blocos com armazenamento de ponteiros.

  • alocação indexada utiliza i-node

  • Alocação de Espaço em Disco pode ser contígua, encadeada ou indexada; [Disk space allocation can be contiguous, linked or indexed;]

    Alocação Contígua: é Simples de implementar e fácil de acessar o arquivo; possui rápido acesso; porém, gera fragmentação, o q pode ser soluicionado com desfrag/Compactação(pode ser usado aqui porque o tempo não é tão crítico).

    Alocação Encadeada: O arquivo passa a ser uma lista encadeada de blocos, não há fragmentação; porém, tem um problema de confiabilidade. E se um link se perder? Como solucao, guarda-se uma lista encadeada separada.

    Alocação Indexada: Usa uma lista encadeada de índices. Assim, permite acesso direto aos blocos dos arquivos. [c) The allocation for linked list using a table in main memory (FAT - File Allocation Table) is used by the MS-DOS operating system.]

    Assim, analisando-se as questoes: 

    a) A alocação indexada utiliza uma estrutura de dados chamada i-node que ocupa normalmente um espaço menor do que a FAT (File Allocation Table) na memória principal. Certa.

    b) A alocação de espaço contínuo apresenta alto desempenho e, com o tempo de utilização, reduz o nível de fragmentação do disco. Errado. Aumenta a fragmentacao, pois, como os arquivos são armazenados sequencialmente, se houver um bloco cujo tamanho não comporte o tamanho do arquivo a armazenar, ele fica desperdiçado.

    c) A alocação por lista encadeada usando uma tabela na memória principal (FAT - File Allocation Table) é utilizada pelo sistema operacional MS-DOS. Certa.

    d) Na alocação por lista encadeada, o sistema operacional, para chegar ao bloco n, a partir do início do arquivo, deve ler os n - 1 blocos antes dele, prejudicando o acesso aleatório ao arquivo. Certa. Na alocacao encadeada, um bloco aponta para o proximo. Dai essa necessidade.

    e) Na alocação de espaço contínuo de disco, o controle sobre onde os blocos de um arquivo estão resume-se a saber apenas o endereço em disco do primeiro bloco e o número de blocos do arquivo. Certo. Como o armazenamento eh sequencial, tendo endereço do primeiro bloco e o numero de blocos, basta uma matematica simples para saber onde os blocos estao.


  • Complementando...

     

    b) A alocação de espaço contínuo apresenta alto desempenho e, com o tempo de utilização, reduz o nível de fragmentação do disco.

     

    A alocação contígua (contínua) gera fragmentação externa, causada pela criação e eliminação constante de arquivos.


ID
171637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Registros de dados são fisicamente armazenados em diferentes
mídias, de diferentes formas e usando diferentes métodos de acesso
aos dados. Julgue os próximos itens, que tratam de formas de
organização de arquivos.

Dados armazenados em um arquivo sequencial só podem ser acessados sequencialmente.

Alternativas
Comentários
  •  Um arquivo seqüencial significa dizer que ele foi gravado seqüencialmente mas o seu acesso pode ser aleatório.

    Irá depender do tipo do meio que este foi gravado.

  • Como o amigo falou os arquivos são apenas armazenados sequencialmente. Mas cada aquivo pode ser acessado, aleatoriamente,  via endereço (ponteiro) do bloco de início do arquivo.  Por exemplo (de acordo com a imagem), podemos acessar o Arquivo C usando o endereço do seu primeiro bloco. E depois partir para o acessod o Arquivo G da mesma forma...

  • Normalmente essa forma de armazenamento é chamada de contígua, e não sequencial. Sequencial é mais usado como método de acesso.
    Outras formas de armazenamento são a indexada e a encadeada.
    Esse jogo de palavras não é novidade com a CESPE que tenta confundir a gente com algo dúbio. Atenção aí galera!
  • A grande pegadinha dessa pergunta é que você ao ler associa a meios de armazenamento sequenciais, como as fitas. Mas na verdade os dados armazenados em sequencia independem do meio.

  • Em um arquivo seqüencial, os registro são dispostos ordenadamente, obedecendo a seqüência determinada por uma chave primária, chamada chave de ordenação.
    O acesso a uma registro independe da ordem e é facilitado se a chave de acesso coincide com a chave de ordenação (ou com sua parte inicial), pois, nos demais casos, não há vantagem na seqüencialidade do arquivo.

  • Só lembrar da época da fita de áudio, ficávamos rodando a fita na caneta pra avançar as músicas. = Acesso aleatório


ID
171643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Registros de dados são fisicamente armazenados em diferentes
mídias, de diferentes formas e usando diferentes métodos de acesso
aos dados. Julgue os próximos itens, que tratam de formas de
organização de arquivos.

Nos arquivos indexados, os acessos são sempre efetuados por meio de índices, não havendo qualquer compromisso com a ordem física dos registros no arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Questão está certa.

    Os índices servem exatamente para fazer acesso aos registros de forma independente da ordem física.

  • Não concordo com o gabarito. Os acessos não são SEMPRE por meio de índices. Se for preciso "varrer" o arquivo completo, o índice não será utilizado, pois seria um passo a mais para fazer, degradando ainda mais a performance deste tipo de busca. Neste caso, a leitura será sequencial, do início até o final do arquivo.
  • Por isso o nome indexados = índice!


ID
197545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a comunicação de dados, redes e conectividade,
julgue os seguintes itens.

O network file system (NFS) possui protocolo de comunicação que possibilita aos clientes acessar os arquivos armazenados em um servidor, o que permite a um conjunto heterogêneo de processos compartilhar um sistema de arquivos em comum.

Alternativas
Comentários
  • NFS é usado, principalmente, em ambientes *unix. (Linux, Aix, Solaris, etc...)

    Basicamente, compartilha-se diretorios assim como o windows permite. O cliente poderá então montar o diretório compartilhado usando o comando mount.

    Aplicações distribuídas poderão montar o mesmo diretório compartilhado de forma a processarem o mesmo dado.

  • O conjunto heterogêneo de processos que a questão fala são na verdade as deamons utilizadas pelo servidor. 
    São elas:
    • biod (manipula o cache e o buffer, melhora o desempenho mas não é imprecindível. também é executado no cliente)
    • lockd (manipula as requisições lock de arquivos. Executada pelo servidor e clinte)
    • statd (realiza a monitoração de conexões e libera um lock numa eventual queda de rede. executada pelo servidor e cliente)
    • nfsd (aceita as chamada RPC e executa subrotina do kernel. Executada somente pelo servidor)
    • mountd ( executa ações passada pelo o nfsd e verifica as permissões dos clientes)

ID
320782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere que um sistema de arquivos em um disco tenha tamanhos de bloco lógico e físico de 1.024 bytes, que as informações sobre cada arquivo já estejam na memória e que a estratégia de alocação usada é a alocação contínua. Nessa situação, estando no bloco lógico 12 (o último bloco acessado foi o bloco 12), a quantidade de blocos físicos que precisam ser lidos do disco para acessar o bloco lógico 2 é

Alternativas
Comentários
  • A alocação de espaço contíguo tem uma vantagem significativa. É simples de implementar porque o controle sobre onde os blocos de um arquivo estão é reduzido a apenas lembrar dois números: o endereço em disco do primeiro bloco e o número de blocos no arquivo. Dado o número do primeiro bloco, o número de qualquer outro bloco pode ser encontrado por uma simples adição.   Então, estando no bloco 12 e querendo acessar o bloco 2. Basta saber o endereço do bloco 2, acessá-lo por meio do endereço e depois ler seu conteúdo. Ou seja, a quantidade de blocos que precisar ser lida é apenas um bloco (o próprio bloco 2). 
  • Na alocação contígua de arquivos, uma tabela de alocação contendo o endereço do 1o. bloco e o total de blocos (=tamanho) do arquivo é suficiente.
    Arquitetura de SO,  Machado/maia, 4a.Ed. pág.221

    O enunciado cita que o tamanho do bloco é 1024 B.
    Suponha um arquivo ARQ com tamanho 14336 B (=14 blocos).
    Na tabela teremos,
    Nome do arquivo: ARQ
    Endereço do 1o. bloco: 02
    Tamanho do arquivoi: 14336 B (=14 blocos)

    01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
       xx xx xx xx xx xx xx xx xx xx xx xx xx xx

    O último blo
    co lógico acessado foi o 12 (que está o endereço físico 13). Queremos acessar o bloco lógico 2 (que está no endereço físico 03).

    Acessando a tabela:
    Endereço do 1o. bloco: 02.
    Para chegar ao 2o. bloco, basta fazer uma conta de adição: 2o. bloco = end. do 1o. bloco + 1024 B.

    De outro modo, para acessar o bloco N = end. do bloco 1 + (n-1) x tamanho do bloco.

    É preciso ler apenas um bloco físico no disco.

    []s
  • Complementando...

    Na alocação contínua (contígua), o acesso direto é fácil e rápido, pois a posição de cada bloco pode ser facilmente calculada a partir da posição do bloco inicial.
    Dessa forma, precisará ler diretamente apenas 1 bloco.


ID
348412
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMARH-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre o sistema de arquivo NTFS é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c-

    Algumas características do NFS são:

    • Arquitetura cliente-servidor: o servidor recebe requisições do cliente executa e retorna

    • Stateless (sem estado): cada requisição - transação independente não relacionada a anterior. em falha, quando o servidor NFS volta, o estado anterior é restaurado e o funcionamento continua sem problema;

    • Caching: informações recentes alocadas para posterior uso, ou carregar dados em antecipação a operações futuras;

    • File Locking: um processo exclusivo a um arquivo ou parte deste, e força outros aguardarem a liberação;

    • Utiliza o protocolo RPC (Remote Procedure Call): modo independente para processos se comunicarem através de uma rede de computadores; o cliente faz a chamada do procedimento remoto no servidor;

    • Protocolo de transporte padrão - UDP, mas é possível utilizar o TCP;

    • Compartilhar arquivos de um servidor NFS é conhecido como exportar os diretórios.


ID
388294
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os sistemas de arquivos mais utilizados atualmente pelo Linux e Windows XP são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A

    Linux utiliza EXT3 e Windows NTFS.

  • Questão desatualizada. Em 2009 o EXT3 era o padrão, e haviam distribuições Linux utilizando ReisersFS. Atualmente o sistema de arquivos mais utilizado no Linux é o EXT4.


ID
605590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de fundamentos da computação, organização e arquitetura
de computadores, julgue os itens a seguir

A forma de armazenamento de dados no disco rígido de um computador varia de acordo com o tipo de sistema de arquivos utilizado

Alternativas
Comentários
  • Exemplo:

    FAT - utiliza lista encadeada para salvar os arquivos
    NTFS, EXT2, EXT3 ZFS - utilizam uma árvore B+

ID
646450
Banca
PaqTcPB
Órgão
IPSEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No gerenciador de arquivos do Windows, para apagar-se um arquivo sem que ele seja movido para a lixeira, deve-se selecionar o arquivo e:

Alternativas
Comentários
  • Nossa quem certou essa? Kkk

  • É provavel que não vieram os atalhos da questão.

    Letra B: Pressionar as teclas Ctrl e shift , simultaneamente, delete e confirmar.

    O arquivo é excluído permanentemente, sem passar pela lixeira.


ID
646465
Banca
PaqTcPB
Órgão
IPSEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre arquivos e assinale a alternativa correta:

I) Um arquivo é uma estrutura que serve para armazenar informações em nosso computador, tais como fotos, músicas, textos e etc..

II) Os arquivos também são chamados de software.

III) Cada arquivo foi projetado para armazenar informações de um tipo específico
.

Alternativas

ID
647563
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No contexto dos sistemas de arquivos, para se ter acesso aleatório aos arquivos, é necessário um método para especificar onde estão os dados. A chamada ao sistema que reposiciona o ponteiro para um local específico do arquivo é denominada

Alternativas
Comentários
  • Segundo descreve Andrew Tanembaum:

    a) Read: Dados são lidos do arquivo. Normalmente, os bytes lidos são os da posição atual. Quem fez a chamada deve especificar a quantidade de dados necessária e também fornecer um buffer para colocar os dados. (Alternativa incorreta)

    b) Append: Esta chamada é uma forma restrita de write. Ela só pode adicionar dados ao final do arquivo. Sistemas que oferecem um conjunto mínimo de chamadas ao sistema geralmente não têm append, mas é comum que os sistemas ofereçam múltiplas maneiras de fazer a mesma coisa e esses sistemas, algumas vezes, têm append. (Alternativa incorreta)

    c) Set: Alguns atributos podem ser alterados pelos usuários e isso pode ser feito depois da criação do arquivo. Essa chamada ao sistema serve para isso. A informação sobre o modo de proteção é um exemplo óbvio. A maioria das flags pode ser alterada por meio dessa chamada. (Alternativa incorreta)

    d) Seek: Para se ter acesso aleatório aos arquivos, é necessário um método para especificar onde estão os dados. Uma estratégia comum é uma chamada ao sistema, seek, que reposiciona o ponteiro do arquivo para um local específico do arquivo. (Alternativa correta)

    e) Get: Muitas vezes, os processos precisam ler os atributos de um arquivo para continuar fazendo algo. [...] (Alternativa incorreta)
  • 'Seek' fornece random acess para arquivos.

ID
697369
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Se as threads vao executarem de maneira concorrente, vai fazer com que o processo termine em menos termpo! Não entendi a resposta!
  • Rogério, a decomposição de um processo em várias threads não significa, necessariamente, que este será executado em menos tempo. Nesses casos deve ser considerada a possibilidade de execução paralela.
  • Um sistema peer ro peer (par-a-par), como o nome indica, se refere a uma interação entre 2 (dois) pares, não caracterizando, portanto, um sistema onde interagem vários computadores.
    Por outro lado, o uso de multi-threading tem o objetivo de paralelizar as operações e obter melhor performance, embora isto somente seja alcançavel se o hardware tiver recursos para esta paralelização.
  • a) O fato de transferir complexidade do software para o hardware confere à arquitetura CISC a capacidade de facilitar o trabalho do programador. Sim, a arquitetura CISC possui centenas de instruçoes já prontas, tendo o programador apenas a tarefa de conheçe-las para programar a arquitetura do processador. b) Peer-to-peer pode ser entendida como uma arquitetura tipicamente distribuída, tendo em vista seu objetivo de explorar recursos, tanto de hardware quanto de software, de um grande número de computadores para cumprimento de uma tarefa ou atividade. Sim, na arquitetura P2P, há vários dispositivos de hardwares(computadores), q interagem via software(Kazaa, emule etc) para realizar uma tarefa, por exemplo, baixar um filme. c) O suporte a threads num sistema operacional tem como propósito permitir que um processo decomposto em vários threads seja executado em menos tempo. Errado! Nunca confunda threads com processos. São coisas distintas. A paralelização tanto de um como de outro não é possivel, porem, no caso das threads, a alternancia entre elas num mesmo processo é bem mais rápida, pela ausencia de troca de contexto. Sistemas multithreading não são usados para q o processo seja executado mais rapidamente, mas para q mais tarefas(processos) sejam executadas ao mesmo tempo. Ou seja, ela permite apenas q muitas atividades sejam executadas ao mesmo tempo, mas isso não significa q um processo termine mais rapido. Como exemplo ilustrativo, imagine q um usuario q usa sistemas mutlthread precise executar tres procesos, como o word, o media player e o IE8. Ele conseguirá executa-los os 3 ao mesmo tempo com bom desempenho; porem, o processo word, individualmente, levara o mesmo tempo para ser executado no caso se fosse monothread. Sendo monothread, os tres apliccativos citados levariam mais tempo. Ou seja, a vatangem multithread está no conjunto dos processos a executar. Individualmente, a execução continua a mesma. d) O desempenho de um sistema de arquivos pode ser melhorado de várias maneiras, dentre as quais, a leitura antecipada e a colocação cuidadosa dos blocos de um arquivo próximos uns dos outros. Sim, a leitura antecipada deixa o arquivo disponivel antes mesmo de ele ser requisitado, o q evita ter q buscar o arquivo depois; já deixar os blocos de arquivos proximos, faz com q a varredura do cabeçote de leitura do HD leia varios blocos em sequencia, ao inves de ter q procurar blocos em diferentes posicoes(para isso se usa o desfragmentador de discos). e) Determinar como um recurso é compartilhado é tarefa do sistema operacional, por meio do gerenciamento do tempo e do espaço. Como tô respondendo as questoes de cabeça, vou pesquisar ainda sobre essa.
  • Vou citar um exemplo de uso de thread que foi necessário na empresa onde trabalhava e que não tem nada a ver com ganho de performance e velocidade:

    Era um sistema web, que tinha um relatório pesadíssio pra rodar. Acontece que esse relatório, além de trazer as informações, ele alterava registros no banco (pra marcar que aquela informação já foi mostrada no relatório, e não teria que ser exibida em um novo relatório). Como era grande e lento, as vezes o usuário cancelava o processo no meio, e aí já viu. Estragava tudo.

    A solução foi criar uma thread para o relatório. O cara clicava pra gerar, e aí a thread era iniciada. Quando o relatório estivesse pronto, ele ia ver na tela. Não precisava mais ficar esperando terminar.

    Não sei se fui claro, mas nesse caso, não tem a ver com tempo. O tempo de geração do relatório é basicamente o mesmo.

  • Uma parábola para a trhead:
    Temos dois carros, x e y, que andam a 100km/h. Ambos precisam chegar numa cidade que está a 100 km de distância e dentro de 1 hora.

    Sem  thread: o carro x irá sozinho até a cidade. Após chegar o carro y poderá iniciar a viagem. Resumo: tempo gasto por x = 1h; tempo gasto por y = 1h; x + y = 2h.

    Com thread: o carro x irá sozinho até a metade do caminho e parará, então o carro y poderá iniciar viagem indo também até a metade do caminho e parando. O carro x retomará viagem até concluir. Após x chegar no final, y retomará até concluir.
    Resumo: 
     x = 0,5h (andou 50 km e parou);  
     y = 0,5h  (andou 50 km e parou);  
     x = x + 0,5h  (andou + 50 km);  
     y = y + 0,5h  (andou + 50 km); 

      x + y = 2h

      Conclusão: mesmo tempo total para conclusão!
     
     Fonte: massa cefálica de 1.500 ml   :P
  • A alternativa "a" também não estaria incorreta? Veja, ela afirma que CISC transfere a complexidade do software para o hardware... Não seria o contrário?

  • Airton Junior,

     

    Marquei a A justamente por isso. Também acredito que esteja incorreta.

  • CISC facilita a vida do programador (de baixo nível) pois fornece muitas instruções em variados formatos de forma que é provável que sempre exista uma que irá facilitar a vida do programador. Já o RISC por ter menos instruções, tem de confiar muito na tecnologia de compiladores para ser capaz de traduzir uma instrução (em linguagem de alto nível) para a um conjunto de intruções (software) de baixo nível capaz de executá-la.

     

    Só acredito que o item A se equivoca ao não restringir e dizer facilitar o trabalho do programador de baixo nível. Afinal isso só faz sentido quando falamos em linguagem de montagem. Pra quem programa Java, ou mesmo C por exemplo, não faz diferença se o processador é x86 ou ARM.

     

  • Alguém explica a E?

  • Explicando a letra E:

    Gerenciamento do tempo está normalmente associado ao uso do processador. Por exemplo, pode-se citar o "time-slice", em que cada processo terá uma fatia de tempo para o uso do processador. O "tempo real" tbém é uma forma de Gerenciamento do tempo, onde um processo de maior prioridade tomará o uso do processador.

     

    Gerenciamento do espaço está normalmente associado ao uso da memória. Ex.: Quando um processo é criado, o sistema operacional cria um espaço de endereçamento alocado exclusivamente ao processo. Quando uma thread é criada, o SO compartilha o espaço de endereçamento do processo ao qual ele está vinculado e esse compartilhamento está associado ao gerenciamento no mesmo espaço de memória.

  • FCC é bisonha nas questões de TI, tem a mania de a assertiva sempre ser a mais certa ou a mais errada pra se gabaritar

    sobre threads, não é garantido que seu processo execute em menos tempo

    Multiprocessadores: Sim

    monoprocessador: nao

  • a A está completamente correta, você pode usar até para estudar, CISC é isso aí, e ele tem instruções complexas e é mais lento que os RISC que têm instruções simples, mas é bem mais difícil programar para RISC, quem já usou Assembly sabe bem.

  • Na internet encontrei a seguinte resposta para letra C:

    O suporte a threads num sistema operacional justifica-se porque:

    Correct Answer:

    Simplifica a programação de aplicações com muitas atividades simultâneas.


ID
705292
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando que cada bloco de um disco rígido pode ser usado por apenas um arquivo físico, quantos bytes, no mínimo, um sistema operacional tornará indisponíveis para outros arquivos, de modo a guardar, em sua totalidade, os dados de um arquivo com 150 registros de 800 bytes, caso o disco possua blocos de 512 bytes?

Alternativas
Comentários
  • Muito bem pessoal, para resolvermos esta questão precisamos inicialmente identificar a quantidade mínima de espaço que deverá ser reservada para o referido arquivo. Sabemos que este arquivo possui 150 registros de 800 bytes cada, logo, o total de espaço a ser utilizado deverá ser de no mínimo 150 * 800 = 120.000 bytes. Todavia, 120.000 não é um número múltiplo de 512, sonsequentemente, haverá 1 bloco que não será preenchido completamente mas terá que ser reservado para o arquivo, pois cada bloco somente pode ser ocupado por um único arquivo. Por fim, para descobrirmo a quantidade real de bytes que o arquivo irá utilizar basta dividirmos o tamanho total do arquivo (120.000 bytes) pelo tamanho de cada bloco (512 bytes). O resultado será:
    120.000 | 512    
        192        234
    Ou seja, 234 blocos serão completamente utilizados,  mas ainda restarão 192 bytes que apesar de não preencherem completamente 1 bloco deverão reservá-lo. Assim, o total de blocos necessários será de 234 + 1 = 235, o que equivale a 235 * 512 = 120.320 bytes.

    Portanto, a resposta correta é a letra B.
  • Uma forma alternativa que evita a multiplicaçãp seria:

    120.000 | 512     

        192        234

    120.000 + 512 - 192 = 120.320
  • Fazendo da forma simples...

    150 registros * 800 bytes = 120.000 bytes

    120.000 / 512 = 234,375

    Como não podemos ocupar uma fração de um bloco (0.375 no caso) então arredondamos para cima, ficando com 235 blocos ocupados, que totalizam 120.320

    Dadas as alternativas ainda há uma forma mais rápida ainda.

    Uma vez que foi feita a divisão 120.000 / 512 = 234,375 já sabemos que precisamos de valores superiores a 120.000, nos sobrando a letra a e b.  Mas a letra a é quase 20% a mais do que 120.000 e tal discrepância é incompatível com a ordem de grandeza do resto da divisão feita em primeiro lugar.  Sobra então a letra b.

  • O armazenamento de um registro requer 2 blocos de 512 bytes, então, no total, precisaremos de 300 blocos. Isto posto, o espaço total alocado para o arquivo físico é de 300*512 = 153.600 bytes.


ID
726739
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O gerenciamento de sistemas de arquivos é feito através de protocolos. Considere

I. É um protocolo de compartilhamento de recursos proprietário da Microsoft.

II. É um protocolo utilizado majoritariamente em sistemas Unix e Linux.

III. É a versão pública do protocolo SMS da Microsoft usado em sistemas Windows.

A correta associação do protocolo com sua definição está em:

Alternativas
Comentários
  • SMB(Server Message Block) & CIFS (Common Internet File System) são a mesma coisa, Microsoft Suite de compartilhamento de recursos em network. Era usado antes da implementação de Active Directory.
  • Cuidado para não confundir SMB com SAMBA.
    SAMBA seria uma possível resposta para o item II
  •  Por ser muito usado nos sistemas operacionais da Microsoft a versão do SMB, denominado SMB/CIFS, é um protocolo muito comum em diversos tipos de máquinas e sistemas para o compartilhamento de arquivos.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Server_Message_Block

  • Resolvi essa questão por eliminação. A proposta II está errada, uma vez que o problema das colisões acontecem nos HUBS. Isto é, os switches conseguem resolver esse problema e os HUBS não.  

  • Server Message Block (SMB) é um protocolo de compartilhamento de arquivos em rede que permite que os aplicativos de um computador leiam e gravem em arquivos e solicitem serviços dos programas do servidor em uma rede de computadores. O protocolo SMB pode ser usado sobre seu protocolo TCP/IP ou outros protocolos de rede. Utilizando o protocolo SMB, um aplicativo (ou o usuário de um aplicativo) pode acessar arquivos ou outros recursos em um servidor remoto. Isso permite que os aplicativos leiam, criem e atualizem arquivos no servidor remoto. Ele também pode se comunicar com qualquer programa do servidor que esteja configurado para receber uma solicitação de um cliente SMB. O Windows Server 2012 introduz a nova versão 3.0 do protocolo SMB.

     

    https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/hh831795(v=ws.11).aspx


ID
770218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, julgue os itens que se seguem.

A função do servidor de arquivos é oferecer a seus clientes os serviços de armazenamento e acesso a informações e de compartilhamento de discos. Esse tipo de servidor é composto dos subsistemas de gerência de arquivos e de cache de disco.

Alternativas
Comentários
  • O Servidor de Arquivo tem como função oferecer aos seus clientes o serviço de armazenamento e acesso a informações e de compartilhamento de disco. Controlam unidades de disco ou outras unidades de armazenamento, sendo capazes de aceitar pedidos de transações das estações clientes e atendê-los utilizando os seus dispositivos de armazenamento.

    Um servidor de arquivo geral é aquele que é capaz de aceitar transações independente do sistema operacional do cliente, ou seja, independente da estrutura de aruivos da estação cliente. Neste caso, existe um sistema de arquivo padrão da rede, utilizado pelo servidor de arquivos, nos quais os vários arquivos das demais estações da rede devem ser convertidos (pelos protocolos a nível de apresentação) para comunicação com o servidor.
    Sendo adotada esta solução, todos os arquivos da rede são potencialmente acessíveis a todas as estações, independente das estruturas de arquivos individuais.



    Fonte: http://uni9.sites.uol.com.br/servidores.html
  • Não sei o porquê do erro da questão:

    Não sei se é um fonte confiável, encontrei as seguintes informações em http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCUQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.jabour.com.br%2Fces%2Fposredes%2Fr02-Servicos.ppt&ei=bdZQUMumGYG49QSVtoCICA&usg=AFQjCNE1oHmwSquYpYIF_EQ37OsdvQFK5w&sig2=i43vz3ZXSMnHu7mTutFUCA

    Servidor de arquivos:

    - Oferece aos clientes os serviços de armazenamento, acesso e compartilhamento de arquivos e discos 

    - Possui uma estrutura hierárquica de diretórios, proteção de arquivos individuais ou de diretórios, chaves para atualização simultânea e segura de arquivos, etc. 
    - Um Servidor de Arquivos é capaz de aceitar transações independente do sistema operacional do cliente, ou seja, independente da estrutura de arquivos do cliente

    Trabalha com  3 subsistemas funcionais:
    - Subsistema Gerenciador de Arquivos
    - Subsistema de Cache de disco

    - Subsistema de Acesso Compartilhado e Segurança

    Se alguém puder me esclarecer e me avisar em minha página de recados fico grato!

     
  • Se ele serve arquivos não compartilha disco, ou seja, o cliente só enxerga os dados, como no caso de um compartilhamento Windows utilizando SMB/CIFS.

    Compartilhamento de disco é feito por intermédio de storage ou servidores rodando FreeNAS ou Openfiler que utilizam, dentre outros protocolos, o ISCSI que permite aos clientes enxergarem o disco  e formatá-lo com o S.O. desejado, como se ele estivesse conectado ao computador local.
  • Muito bom o comentário do colega acima. 
    O único erro da questão é afirmar que servidor de arquivos faz compartilhamento de discos. Pois não é esse o seu papel. Servidor de arquivos somente compartilha arquivos, os quais já vêm prontos e com um sistema de arquivos por baixo (NTFS, EXT3, FAT32, etc), podendo ser feito diretamente via SMB/CIFS ou por meio de um NAS (Network Attached Storage).
    Caso o objetivo seja o compartilhamento de discos, isso é feito por meio de uma rede SAN, com subsistemas de discos (storages) e geralmente fibras óticas. Nesse caso, a formatação é feita na própria máquina que recebeu o disco compartilhado pelo storage.
  • Um servidor de arquivos é um computador conectado a uma rede que tem o objetivo principal de proporcionar um local para o armazenamento compartilhado de arquivos de computadores (como documentos, arquivos de som, fotografias, filmes, imagens, bases de dados, etc) que podem ser acessados pelo trabalho que estão ligados à rede de computadores. É projetado principalmente para permitir o armazenamento e recuperação rápida de dados onde a computação pesada é fornecida pelas estações de trabalho. Esses servidores são comumente encontrados em escolas e escritórios, e raramente alojado em locais prestadores de serviços de Internet usando LAN para conectar seus computadores cliente.


ID
774244
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que não representa uma propriedade que caracteriza um servidor de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Alguma referência pra essa resposta?

  • Um servidor de arquivo geralmente não realiza quaisquer cálculos, e não executa qualquer programa em nome dos clientes. É projetado principalmente para permitir o armazenamento e recuperação rápida de dados onde a computação pesada é fornecida pelas estações de trabalho

    O servidor de arquivos trabalha com operações de arquivos, com as estruturas de arquivos e com os atributos (permissões) desses arquivos, pois em alguns ele pode permitir acesso total ou restrito a determinado usuário.

    Servidores de arquivos possuem propósitos diferentes, alguns deles são: backup, compartilhamento de informações, armazenamento remoto, dentre outros. Cada servidor de arquivos possui modelos conceituais distintos sobre o que vem à ser um arquivo. Três destes modelos são muito utilizados, que são:

    - Quando um servidor possui a estrutura dos arquivos, e nomeia alguns ou todos os registros com uma chave única, podendo escrever, ler, juntar, estender, remover e muitas outras operações;

    - Quando o servidor não possui a estrutura interna dos arquivos. Assim o servidor de arquivos não é capaz de resolver operações complexas nos mesmos, mas sim, somente a leitura e escrita;

    - Quando o servidor possui hierarquia, tratando os arquivos em forma de árvore. Este modelo é o mais comum de todos, pois alem de permitir tal hierarquia, pode possuir a estrutura interna dos arquivos, permitindo operações e transferências complexas.

    Logo, a alternativa que NÃO representa uma propriedade/característica de um servidor de arquivo é a: Tamanho dos arquivos (B)

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_de_arquivos


ID
783364
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A organização de um arquivo com a técnica de alocação encadeada é feita como um conjunto de blocos ligados logicamente no disco, independente da sua localização física.

Nesse tipo de alocação, a fragmentação dos

Alternativas
Comentários
  • Definição de Alocação Encadeada
    Na alocação encadeada de memória os elementos de uma estrutura de armazenamento não estão necessariamente em posições adjacentes de memória. E a seqüência não é definida implicitamente. Precisamos definir a seqüência explicitamente. Ou seja, precisamos indicar, explicitamente, onde está armazenado o elemento que, pela seqüência, deve vir logo após o primeiro elemento do conjunto (Figuras 12.1 e 12.2).
     


    Letra D
  • A organização de um arquivo com a técnica de alocação encadeada é feita como um conjunto de blocos ligados logicamente no disco, independente da sua localização física. Nesse tipo de alocação, a fragmentação dos:
    a) arquivos ocorre, mas seu efeito é minimizado pelo fato de os blocos alocados para um arquivo poderem ser acessados diretamente.  A  alocação encadeada não gera fragmentacao externa, pois cada bloco aponta para o proximo, e se o arquivo for divido em várias partes, o sistema sabe exatamente aonde a outra está, motivo pelo qual seu armazenamento não é sequencial. Outro erro eh afirmar q os blocos são acessados diretamente. Determinado bloco eh acessado, tendo sido apontado pelo bloco anterior. Ou seja, cada bloco eh acessado porque teve uma referencia de algum outro bloco, e não porque foi acessado diretamente.
    b) arquivos não ocorre, pois os blocos alocados para um arquivo podem ser acessados diretamente.  
    vide resposta anterior. 
    c) espaços livres ocasiona um problema, pois os blocos livres alocados para um arquivo precisam necessariamente estar contíguos.  Essa eh a definicação da alocaçao sequencial. 
    d) espaços livres não ocasiona nenhum problema, pois os blocos livres alocados para um arquivo não precisam necessariamente estar contíguos.  
    Certa. Vide A.    
    e) arquivos e a fragmentação dos espaços livres nunca ocorrem.   
    A fragmentação dos arquivos pode ocorrer, sim, se o tamanho dele for maior q o tamanho de um bloco disponivel, o pedaco que "sobrar" sera armazenado em outro bloco, apontado por esse ultimo.
  • 4.2 Alocação Encadeada

    Na alocação encadeada um arquivo pode ser organizado como um conjunto de blocos ligados logicamente no disco, independente da sua localização física, sendo que cada bloco possui um ponteiro para o bloco seguinte do arquivo e assim sucessivamente.

    Neste tipo de alocação, ocorre grande fragmentação dos arquivos devido aos blocos livres dos arquivos não precisarem ser contíguos, existe a quebra do arquivo em diversos pedaços, denominados extents. Essa fragmentação aumenta o tempo de acesso aos arquivos, pois exige que o mecanismo de leitura/gravação se desloque diversas vezes sob sua superfície. Dessa forma se torna necessário a execução da operação de defragmentação periódicamente

    Um problema na alocação encadeada é que ela só permite o acesso seqüencial aos blocos dos arquivos, não possuindo acesso direto aos blocos e desperdiça espaço nos blocos com o armazenamento de ponteiros.

    https://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/so1/cap10so.html#:~:text=Na%20aloca%C3%A7%C3%A3o%20encadeada%20um%20arquivo,do%20arquivo%20e%20assim%20sucessivamente.


ID
788677
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Duas das principais formas de indicar que blocos de disco pertencem a qual arquivo e em que ordem estão são o uso de FAT (File Allocation Table) ou de i-node.

Uma das diferenças entre eles é que a(o)

Alternativas

ID
814198
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Arquivos que que permitem apenas a leitura de todos os bytes partindo do início e não possibilitam saltos ou leitura fora de ordem sao chamados de:

Alternativas

ID
817960
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Registro no qual são mantidas as informações a respeito do arquivo, é o:

Alternativas

ID
910255
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre métodos de acesso em sistemas de arquivos:

I. No acesso direto, a gravação de novos registros só é possível no final do arquivo.

II. No método sequencial não existe restrição à ordem em que os registros são lidos ou gravados, sendo sempre necessário especificar o número do registro.

III. No método aleatório, quando a aplicação deseja acessar um registro, deverá ser especificada uma chave através da qual o sistema pesquisará, na área de índice, o ponteiro correspondente e a partir disso, acessando diretamente o arquivo.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Acesso sequencial

    O arquivo é acessado de forma sequencial.

    Só consegue ler a 3ª informação, quando passa pela 1ª e 2ª.

     

    Acesso direto (aleatório)

    Indicada a posição do arquivo onde cada leitura ou escrita deve ocorrer.


ID
1022335
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre Sistema de Arquivos, em ambientes Linux, existe uma partição que deve ser criada para possibilitar a expansão da memória RAM. Chama-se essa partição de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    A partição de troca, chamada de swap, possibilita o uso do disco rígido como extensão da memória RAM.
    O Windows também tem, mas é na forma de arquivo pagefile.sys
  • Ao ser realizada a formatação do sistema de arquivos para a instalação do sistema operacional, a área de swap apresenta um padrão próprio de sistema de arquivo.

    No  Linux existe uma partição especial chamada de partição swap, a qual possibilita a implementação de uma memória virtual. Essa partição possui uma formação especial. Ou seja, a partição swap não é formatada como um sistema de arquivos comum (utilizado nas demais partições). 

    É recomendado que partição de swap tenha  pelo menos o dobro do tamanho da memória RAM.

    Armazenar temporariamente partes da memória principal que contenham programas ou dados de programas que não sejam necessários constantemente.

  • SWAP: Este Tipo de Partição é usado para oferecer memoria virtual ao Linux em adicional a memoria RAM instalado no sistema .

  • my egg esquerdo...


ID
1022338
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em um sistema de arquivos tipo FAT16 com setores de 32KB, o espaço alocado na partição deve ter no máximo:

Alternativas
Comentários
  • Para resolvermos esta questão precisamos inicialmente ter em mente que o FAT16 utiliza 16 bits para endereçamento de blocos de setores. Logo, FAT16 pode endereçar até 216 = 65.536 blocos.
    A questão também nos indica que cada bloco possui 32 KBytes de espaço, o que equivale a 32 * 1024 bytes = 32.768 bytes.
    Por fim, basta multiplicarmos a capacidade de endereçamento do FAT16 pela quantidade de bytes disponíveis em cada bloco para podermos encontrar o tamanho máximo de uma partição que pode ser gerenciada por FAT16, ou seja:
    65.536 * 32.768 = 2.147.483.648 bytes (letra B).
  • Só se esse FAT utiliza-se várias partições para dar esses 2 TB de disco, pois: "Outro problema é que o FAT16 não reconhece mais que 2GB por ser de 16 bits, utilizando clusters com no máximo 32 KB. Caso haja um disco com mais de 2GB, serão necessário particioná-lo em pedaços máximos de 2GB. Leia mais em http://www.diegomacedo.com.br/sistemas-de-arquivos-ntfs-fat16-fat32-ext2-e-ext3/, Diego Macêdo - Analista de T.I."

    Bons estudos!
  • Podem encaminhar sim


ID
1022341
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Este sistema de arquivos é muito mais eficiente e avançado que a FAT. Opera com clusters bem pequenos, com tamanho padrão de 4kB, o que reduz bastante o espaço desperdiçado como ocorre com a FAT. Estamos falando de que sistema de arquivos:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    NTFS, New Technolgy File System, nativo no Windows 7, mais rápido, mais seguro e o atual.
  • Desde quando o NTFS tem um desempenho melhor que FAT ?

  • O conjunto da obra sim.... NTFS tem journaling e outras características que deixam ele a frente do FAT

    https://www.oficinadanet.com.br/artigo/outros_sistemas/qual-a-diferenca-entre-ntfs-fat-fat-32-e-exfat


ID
1055113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que se refere à organização de arquivos e métodos de acesso e aos sistemas de gerenciamento de banco de dados, julgue os próximos itens.

Para adicionar registros em um arquivo sequencial ordenado por chave, deve-se fazer uma cópia do arquivo até o ponto de inserção, inserir o novo registro e copiar o restante do arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Alguém pode explicar? :)

  • Geralmente na computação quando estamos tratando de manipulação de dados é quase sempre criada uma copia, ou enviada uma, assim, se não for enviada ou inserida corretamente, o dado poderá se reenviado novamente.  

  • A questão foi retirada daqui:

    http://andersonataides.tripod.com/tean/apostila_arquivos.pdf (espeficamente na pág. 3)


    Para adicionar registros em um arquivo seqüencial sem chave, basta incluir o registro no final do arquivo. Quando o arquivo é ordenado por uma chave, temos um problema: como manter a ordem do arquivo? A única forma de inserir um registro e manter a ordenação é fazer uma cópia do arquivo até o ponto de inserção, inserir o novo registro e copiar o restante do arquivo. Devido ao grande overhead gerado por esta inserção, geralmente os registros a serem inseridos são agrupados em lotes (ordenado) e depois é feito um processamento no arquivo original para inserir todos os registros de uma só vez. Outra alternativa é inserir os registros ao final do arquivo e depois classificá-los na seqüencia adequada


ID
1095865
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A FD (File Description) contém a definição da estrutura de dados do arquivo. Nela, são definidos os campos com seus respectivos atributos. A FD é sempre organizada em forma de registro e as definições de dados seguem as mesmas regras já vistas anteriormente na working storage section. Onde deve ser colocada a FD?

Alternativas
Comentários
  • Data divison, dentro de file section. . Letra(A)


ID
1101286
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São exemplos de sistemas de arquivos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Antes do sistema de arquivos FAT16, que bem conhecemos, existiu o FAT12, um sistema ainda mais primitivo, utilizado em disquetes e também nas primeiras versões do MS-DOS. Nele, são usados endereços de apenas 12 bits para endereçar os clusters, permitindo um total de 4096 clusters de até 4 KB, o que permitia partições de até 16 MB.

     

    Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/fat12

  • b-

     

    dados sao salvos em formato de arquivos e modo que eles estao no hdd. O hdd se divide em setores, cada 1 de 512 bytes. A capapcidade max de 1 midia de armazenamento é n° setores * 512. No caso do hdd, ele tb é fweito de cilindros (trilhas). Cada trilha tem setores. Para saber o n° de setores, multiplcam-se setores por trilha, cabeças e cilindros. O sistema usado pelo MS-dos era FAT-16. O file allcoation table mapeia o aerquivo pelo espaco vazio em disco, opque faz o SO saber onde o arquivo esta.ha posicoes em FAT, cada posicao ou area de disco tem uma variavel de 16-bit. Por esse motivo, o FAT-16 nao usa setores, mas clusters - conj. de setores. cada posicao aponta um clsuter, que é um monte de stores representando 1,2,4, ou + setores. O SO define automactimente tamanho do cluster durante formatacao. QUando maior cluster, mais perdfa, chamado de slack space, 1 dos maiores problemas do sistema FAT. FAT-16 nao reconhece arquivos > 2GB, necessitando particionamento.

     

    Em FAT 32, o cluster é menor, causando menos perda. Max FAT-32 == 2 TB. Para nao ter perdas, é melhor usar um sistema alem do FAT, como NTFS (new technology file system, do windows NT)e HPFS (high performance file system do OS/2). Nao usam cluster, mas o setor de 512 como unidade de alocacao.

     

    fat-3 nunca existiu.


ID
1115899
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O Sistema de Arquivos determina a estrutura de armazenamento e manipulação de afirmar que dados em um HD (Hard Disk). Sobre os Sistemas de Arquivos, é INCORRETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    O NTFS (New Technology File System) suporta journaling, controle de falhas, criptografia, permissões de acesso, dentre outros. Isso faz com que ele seja um sistema de arquivos mais seguro que seus antecessores.

  • Marquei a alternativa D, mas achei esse termo da alternativa A muito vago  "...com o tamanho de cluster que se desejar".

  • A primeira frase está estranha, mas o foco é a segunda. Vamos ver cada uma das alternativas: (A) quando você formata um volume NTFS, é possível escolher o tamanho de cluster dentre as opções mostradas; (B) alternativa complicada, pois o cluster pode ser maior mas a quantidade de clusters poderia ser menor, o que não tornaria o tamanho da partição maior! Essa afirmativa poderia ser INCORRETA, mas analisando as demais, a alternativa D parece uma melhor opção como a mais INCORRETA; (C) é possível montar sistemas de arquivos diversos no Linux, incluindo FAT32, NTFS, entre outros; (D) o ponto forte do NTFS é justamente a segurança, possibilitando o uso do EFS Evandro Dalla Vecchia Pereira Aula 00 Arquitetura e Sistemas Operacionais p/ TCM-SP (Agente de Fiscalização -TI)

    Com Videoaulas Pós-Edital www.estrategiaconcursos.com.br 0 00000000000 - DEMO 8 (criptografia em nível de sistema de arquivo) e permissões de acesso, leitura e gravação de acordo com o usuário. Gabarito: D 


ID
1273984
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre o sistema de arquivos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Retirada do livro Informática Para Concursos E Vestibulares Por Lisandro Demetrius

    https://books.google.com.br/books?id=CsBjDAAAQBAJ&lpg=PA194&ots=t_CLJRILJC&dq=no%20momento%20da%20cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20arquivo%2C%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20poss%C3%ADvel%20definir%20que%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20ser%C3%A1%20adotada&hl=pt-BR&pg=PA194#v=onepage&q&f=false


ID
1273987
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

OHFS e o Ext3 são exemplos de:

Alternativas
Comentários
  • Sistema de arquivo

  • Ext3 é sistema de arquivo padrão do Linux.

     

    Pesquisei sobre OHFS e não encontrei nada. Nunca ouvi falar sobre esse file system.

  • Também não encontrei nada sobre OHFS, mas achei sobre OCFS

     

    Oracle Cluster File System (OCFS) Tips

    Oracle Cluster File System (OCFS) is a shared file system designed specifically for Oracle Real Application Clusters. OCFS eliminates the requirement for Oracle database files to be located on the raw devices in Linux RAC cluster and Windows RAC cluster.

     

    Fonte: http://www.dba-oracle.com/disk_ocfs.htm

  • d-

    ext3, or third extended filesystem, is a journaled file system that is commonly used by the Linux kernel. ext3, or third extended filesystem, is a journaled file system that is commonly used by the Linux kernel.

    ext3 adds the following features to ext2:

       A journal

       Online file system growth

       HTree indexing for larger directories

    Max. volume size: 4 TiB – 32 TiB

    Max. file size:   16 GiB – 2 TiB

    Max. filename length: 255 bytes

    https://en.wikipedia.org/wiki/Ext3


ID
1308865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com base em sistema de arquivos EXT4 e suas propriedades, julgue os itens subsequentes.

O EXT4 permite que uma partição previamente definida possa ser aumentada em tamanho de modo online por meio do uso dos comandos resize2fs  ou  ext2resize.

Alternativas
Comentários
  • O resize2fs permite alterar o tamanho dos sistemas de arquivos ext2, ext3, ou ext4. Pode ser utilizado tanto para aumentar ou diminuir um sistema de arquivo localizado no dispositivo que esteja desmontado.
    Fonte: https://linux.die.net/man/8/resize2fs

    O GNU ext2resize, de acordo com seu site, é um PACOTE que permite alterar o tamanho de sistemas de arquivos ext2 e ext3 (Tanto diminuir quanto aumentar o tamanho). O CESPE entende que serve também para ext4.
    Fonte: http://ext2resize.sourceforge.net/

  • Essa é boa....rs

    Eu acho que o CESPE não deveria entender nada. Deve, sim, é reproduzir exatamente como diz o desenvolvedor e fabricante.

    E no site do desenvolvedor, em[1], nada é falado a respeito de EXT4. Logo, essa questão deveria ter seu gabarito alterado para E.

    Fonte:

    [1] http://ext2resize.sourceforge.net/faq.html

  • o resize2fs, ok. o ext2resize, nao encontrei nada em relacao ao ext4

    "The resize2fs program will resize ext2, ext3, or ext4 file systems. It can be used to enlarge or shrink an unmounted file system located on device. If the file system is mounted, it can be used to expand the size of the mounted file system, assuming the kernel and the file system supports on-line resizing."

    -linux man


ID
1356460
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de sistemas de organização de arquivos e de método de acesso, considere as afirmações abaixo.

I - A informação armazenada em um arquivo deve ser persistente.

II - Os arquivos podem ser organizados como sequências desestruturadas de bytes.

III - Arquivos cujos registros podem ser lidos em qualquer ordem são arquivos de acesso aleatório.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1389490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que se refere à organização lógica e física de arquivos, julgue o item subsequente.

Flags são bits ou campos pequenos que controlam alguma característica específica dos arquivos. A flag de repositório archive, por exemplo, é um bit que controla se a cópia de segurança do arquivo foi gerada.

Alternativas
Comentários
  • O flag archive ou bit archive é o bit marcado como 1 quando um arquivo é criado ou alterado após a data de realização do último backup completo. Quando um backup incremental é realizado ele salva somente os arquivos marcados como 1 e após marca como zero, enquanto que o backup diferencial mantém marcado como 1.

    Fonte: http://blog.alfaconcursos.com.br/gabarito-escrivao-policia-federal-informatica/
  • gab c! Flag archive:

    Todo arquivo quando é criado, ganha uma marcação. O flag archive é o ATRIBUTO de marcação.

    A= marcaçao de doc novo! Não passado pelo back up!

    A depebder do tipo de backup que a pessoa fizer, ele desmarca esse detalhe ou Mantem marcado.


ID
1389493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que se refere à organização lógica e física de arquivos, julgue o item subsequente.

O arquivo direto é similar ao arquivo indexado, visto que, em ambos os tipos de arquivos, o objetivo principal é a obtenção de acesso aleatório eficiente. No entanto, no arquivo direto, em vez do índice, emprega-se uma função que calcula o endereço do registro a partir do argumento de pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • No arquivo direto ocorre o acesso aos registros sem percorrer uma estrutura auxiliar de índices.

    Em um arquivo direto se utiliza uma função hashing para calcular o endereço do registro no arquivo.


ID
1395943
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A plataforma mainframe possui um sistema de arquivos com acesso randômico muito rápido, o que permite a recuperação de dados não-sequenciais baseado no valor de chaves indexadas a esses dados.

Relacione os tipos de arquivos VSAM listados a seguir, às respectivas características.

1. ESDS (Entry Sequential Data Set)
2. KSDS (Key Sequential Data Set)
3. RRDS (Relative Record Data Set)

( ) É constituído por uma área de dados e uma área de índices, onde uma chave aponta para chave anterior e próxima. Os dados gravados podem ser processados sequencialmente ou randomicamente, baseado no valor de uma chave.

( ) Obedece a ordem de entrada de dados. Novos dados tem que ser adicionados no fim do arquivo. Este tipo de arquivo possui uma área de índices.

( ) Pode ser acessado por meio do seu número relativo de gravação. Este número não pode ser mudado, mas pode ser re-usado quando o arquivo for deletado.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra D

    Não conheço quase nada de mainframe, mas esta questão dá para resolver por dedução observando as palavras chaves.

    1. ESDS (Entry Sequential Data Set) , a palavra chave aqui é "Entry Sequential", ou seja, ordem de entrada de dados, relacionamos então ao segundo parênteses;

    2. KSDS (Key Sequential Data Set) , a palavra chave aqui é a "KEY", ou seja, chave, logo podemos relacionar com a primeiro parênteses;

    3. RRDS (Relative Record Data Set) , a palavra chave aqui é "Record", ou seja, gravação, logo podemos relacionar com o último parênteses;

     

  • As respostas estavam no anunciado.

    1. ESDS (Entry Sequential Data Set)

    2. KSDS (Key Sequential Data Set)

    3. RRDS (Relative Record Data Set)

    ( ) É constituído por uma área de dados e uma área de índices, onde uma chave aponta para chave anterior e próxima. Os dados gravados podem ser processados sequencialmente ou randomicamente, baseado no valor de uma chave.

    ( ) Obedece a ordem de entrada de dados. Novos dados tem que ser adicionados no fim do arquivo. Este tipo de arquivo possui uma área de índices.

    ( ) Pode ser acessado por meio do seu número relativo de gravação. Este número não pode ser mudado, mas pode ser re-usado quando o arquivo for deletado.


ID
1495330
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Dentre as diversas tecnologias de armazenamento disponíveis, algumas oferecem acesso direto ao dispositivo de armazenamento e, portanto, requerem que o cliente estabeleça um sistema de arquivos. Dentre as tecnologias que possuem essa capacidade, estão incluídas:

Alternativas
Comentários
  • a) AFS (andrew file system) é um sistema de arquivos

    b) ftp é protocolo para transferência de arquivos

    c) NFS (network file system) é um sistema de arquivos

    d) SMB (Server Message Block) protocolo para transferência de arquivos em uma LAN.

  • Confesso que demorei a entender o que a pergunta queria. Mas observando as alternativas, apenas a letra E não possui um um protocolo ou sistema de arquivos já implementado.

  • e-

    Fibre Channel is a high-speed data transfer protocol that provides in-order, lossless delivery of raw block data. Fibre channel can provide data transfer speeds of up to 128 Gbps. FC is a widely used technology, almost all of the high-end servers and storages have interfaces to support FC.

    In computing, iSCSI is an acronym for Internet Small Computer Systems Interface, an Internet Protocol-based storage networking standard for linking data storage facilities. It provides block-level access to storage devices by carrying SCSI commands over a TCP/IP network.

    https://en.wikipedia.org/wiki/ISCSI


ID
1550044
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O limite superior para o tamanho de um arquivo armazenado em um sistema do tipo FAT32 é:

Alternativas
Comentários
  • Por que não posso transferir um arquivo de 4 GB ou maior para o meu pen drive ou cartão de memória?

    Esta situação ocorre devido à limitação FAT32. Arquivos maiores do que 4GB NÃO podem ser armazenados em um volume FAT32. Formatar o pen drive ou cartão de memória em NTFS ou exFAT irá resolver este problema.


    Fonte: http://kb-pt.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/2657/~/transferir-um-arquivo-de-4gb-ou-maior-em-pen-drive-ou-cart%C3%A3o-de-mem%C3%B3ria

  • Seguindo o conceito dos sistemas de arquivos, os 3 principais voltados para Windows são:

    FAT16 - 2GB - 1ByteFAT32 - 4GB - 1ByteNTFS - acima de 4GB - 1BytePor esse motivo, a resposta certa é a letra "b".
  • Acontece muito de tentarmos copiar arquivos maiores de 4GB para o Pen Drive e não ser possível devido ao formato FAT32. Para isso, temos que mudar para NTFS.

  • O famoso pendrive e arquivos maior de 4 gb

  • b- 4 gb

    http://www.ntfs.com/ntfs_vs_fat.htm


ID
1562326
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um sistema de arquivos que possui o recurso de JOURNALING.

Alternativas
Comentários
  • JOURNALING é um recurso suportado por alguns sistemas de arquivos, entre eles o EXT3, suportado pelas distribuições do Linux baseadas no Kernel 2.4 ou mais atual (o EXT3 é o sucessor do EXT2, usado em distribuições baseadas no Kernel 2.2 ou anterior). Basicamente, o sistema de arquivos mantém um journal (ou log) onde são armazenadas todas as mudanças feitas em arquivos do disco. Quando qualquer erro inesperado surge, ou o sistema é desligado incorretamente é possível localizar todas as operações que não haviam sido completadas, restaurando a consistência do sistema de arquivos sem a necessidade de vascular arquivo por arquivo, como faz o scandisk do Windows ou o FSCK no Linux.

  • B

    EXT3

  • Journaling: é um log grava eventos em uma área específica do disco rígido. Toda mudança no sistema de arquivos é primeiro gravado em formato de log no journal e só depois realmente gravado em disco. Isso evita que arquivos sejam corrompidos após queda de energia ou travamentos inesperados. (Caiu na prova)

    Ext2: Suportava discos com até 2 TB e não suporta journaling. (Caiu na prova)

    Ext3: É o sistema de arquivos padrão em disco usado pelo Linux. É igual ao Ext2, se diferenciando apenas por ter journaling.

    Alternativa: B


ID
1588648
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação aos métodos de acesso a arquivos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    a) as fitas magnéticas implementam o método de acesso indexado. Errado. Implementam o acesso sequencial.

     

    b) o método de acesso direto possui uma restrição à ordem em que os registros são lidos ou gravados. Errado. Quem possui essa restrição é o acesso sequencial.

     

    c) o método de acesso direto trabalha com registros de tamanho variável. Errado. Esse método só é possível apenas quando o arquivo é definido com registros de tamanho fixo.

     

    d) o método de acesso indexado tem por base o método de acesso sequencial. Errado. oO método de acesso indexado tem por base o método de acesso direto.

     

    e)  o método de acesso direto pode ser combinado com o método de acesso sequencial.  Certinho.

    Acesso Direto + Acesso Seqüencial: é possível acessar diretamente um registro qualquer de um arquivo, e, a partir deste, acessar sequencialmente os demais.

     


ID
1613224
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os sistemas de arquivos são responsáveis pelos armazenamentos de dados em um sistema computacional. Para cada sistema operacional existe ao menos um tipo de sistema de arquivos. Com base nisso, responda qual a alternativa CORRETA sobre sistema de arquivos:

Alternativas
Comentários
  • FAT32 – Lento, não permite o armazenamento de arquivos com mais de 4 Gigabytes, suporta a tecnologia ReadyBoost da Microsoft, qualquer sistema de armazenamento o reconhece.

    NTFS – Rápido, permite o armazenamento de arquivos com mais de 4 Gigabytes, suporta a tecnologia ReadyBoost da Microsoft, diminui a vida útil do dispositivo em até 75%, consegue virar uma partição bootável (para formatar instalar um Sistema Operacional, por exemplo).

    exFAT – Rápido, permite o armazenamento de arquivos com mais de 4 Gigabytes, não suporta a tecnologia ReadyBoost da Microsoft, em teoria, só funciona bem nos Windows Vista, 7 e Server 2008, não são todos os dispositivos que aceitam esse formato.

  • Vamos resolver as alternativas ?

    "a) SWAP é um sistema de arquivos próprio para criptografar os dados. " ERRADO

    O SWAP é usado no linux como uma memória virtual, uma extensão da RAM. O sistema SWAP pode ser uma partição(mais rápido) ou um arquivo.

    "b) O ExFAT foi criado para suportar arquivos maiores que 4 Gigabytes." CORRETO

    ExFAT também conhecido como FAT64, foi criado para resolver a limitação do FAT32 que não podia ter um arquivo que fosse maior que 4 GB, suportando agora 16 Exabytes wow. Não é compatível com a maioria dos dispositivos (câmeras, players,...), sendo seu uso restrito a computadores com sistemas Microsoft modernos.

    "c) O Ext4 é o sistema de arquivos mais recente da Microsoft. " ERRADO

    Os sistemas Ext são usados pelo linux. Sucessor do Ext3, o ext4 pode suportar HDs com tamanho até 1 Exabyte e arquivos com tamanho até 16 terabytes. Um pouco atrás do nosso colega ExFAT ou FAT64.

    "d) O FAT32 surgiu da necessidade de controle de acesso que o NTFS não suportava." ERRADO

    É Justamente o contrário, o NTFS surgiu da necessidade de controle de acesso que o FAT32 não tinha e seus concorrentes Ext2 já tinham, NTFS vem de New Technology File System.

    "e) O Linux não tem suporte ao acesso de partições NTFS." ERRADO

    O Linux sempre teve suporte as partições do windows, o contrário não é verdade.

    FFF! Força, Foco e Fé!

  • exFAT (Extended File Allocation Table)


    O exFAT que em português significa “Tabela de Alocação de Arquivos Estendida” é mais um sistema para alocação de arquivos desenvolvido pela Microsoft. Foi lançado em 2006 para atender novas demandas de tecnologia, sobretudo, capacidade, pois suporta arquivos com mais de 4 GB.


ID
1619947
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O sistema de arquivos é a estrutura utilizada pelo computador para organizar dados em um disco rígido. É um sistema de arquivos suportado pelo Microsoft Windows XP (configuração padrão):

Alternativas
Comentários
  • NTFS

    Alterações nos arquivos são inicialmente gravadas em uma estrutura chamada journal no sistema NTFS.

  • a) FAT16 e FAT32  XP nao aceita FAT16
    b) FAT32 e NTFS Correta 
    c) EXT2 e NTFS XP nao aceita ext2      
    d) EXT3 e FAT32 XP nao aceita ext3      
    e) EXT3 e NTFS XP nao aceita ext3
     
    FAT 16, EXT2 e EXT3 não são aceitos pelo Windows XP.

     

    NTFS
    Alterações nos arquivos são inicialmente gravadas em uma estrutura chamada journal no sistema NTFS.

  • Vamos alternativa por alternativa. O erro das demais questões é que embora seja sistema de arquivos, a questão está pedindo um que seja da empresa Microsoft.

    • a) HFS = IOS
    • b) ZFS = Linux
    • c) EXT3 = Linux. Primeiro da família EXT com suporte ao journaling
    • d) NTFS = gabarito.

    Em frente e enfrente


ID
1649242
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

 O sistema de arquivos ext3 foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a robustez do Linux através da implementação de um sistema de arquivos com diário. A principal ideia desse tipo de sistema de arquivos é a manutenção de um diário contendo, sequencialmente, todas as operações do sistema de arquivos. Sobre o ext3 e o sistema de arquivos com diário, analise as afirmações a seguir: 


I. O sistema de arquivos ext3 foi projetado para ser altamente compatível com o sistema de arquivos ext2. Além disso, todas as principais estruturas de dados e organizações de disco são as mesmas nesses dois sistemas de arquivos.

II. Um sistema de arquivos que tenha sido desmontado com ext2 não poderá ser montado futuramente com ext3 e, assim, oferecer recurso de diário.

III. Separadamente, um dispositivo de blocos para diário (journaling block device – JBD) é utilizado nas operações de leitura/escrita do diário.

É correto o que se afirma em:  


Alternativas
Comentários
  • d-

    ext3, or third extended filesystem, is a journaled file system that is commonly used by the Linux kernel. ext3, or third extended filesystem, is a journaled file system that is commonly used by the Linux kernel.

    ext3 adds the following features to ext2:

       A journal

       Online file system growth

       HTree indexing for larger directories

    Max. volume size: 4 TiB – 32 TiB

    Max. file size:   16 GiB – 2 TiB

    Max. filename length: 255 bytes

    Without these features, any ext3 file system is also a valid ext2 file system. This situation has allowed well-tested and mature file system maintenance utilities for maintaining and repairing ext2 file systems to also be used with ext3 without major changes. The ext2 and ext3 file systems share the same standard set of utilities, e2fsprogs, which includes an fsck tool. The close relationship also makes conversion between the two file systems (both forward to ext3 and backward to ext2) straightforward.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Ext3


ID
1659448
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um Hard Disk é um periférico de armazenamento de dados não volátil. Sua capacidade é relativamente grande em relação aos demais tipos de armazenamento de dados. Há diversos tipos de HDs, para os mais diversos fins. Assinale a alternativa que representa tipos de particionamento, ou sistema de arquivos permitidos em um HD.

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos de particionamento ou sistema de arquivos nos referimos ao tipo de extensão que um sistema operacional reconhece o HD.

    Portanto, se seu HD é Híbrido (SSHD), de estado sólido (SSD) ou de disco rígido (HD) pouco importa.
    Seu sistema operacional o reconhecerá com uma das diversas raizes que podem ser:
    FAT32 (comum em Pen Drives e Cartões de memória)
    NTFS (comum em HD's, muito utilizada por sistemas operacionais da Microsoft)
    EXT2 (referente ao Linux)

    Portanto, C 

  • c-

    FAT32: flash drive

    NTFS: windows

    The ext2 or second extended file system is a file system for the Linux kernel. It was meant as a replacement for the extended file system.

    File allocation: bitmap (free space), table (metadata)

    Max. file size: 16 GiB – 2 TiB

    https://en.wikipedia.org/wiki/Ext2


ID
1659451
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em uma rede de microcomputadores, o departamento financeiro solicitou ao setor de suporte técnico que os arquivos dos usuários estejam protegidos dos demais usuários; de tal forma que um usuário não possa visualizar os arquivos de outro usuário de um mesmo equipamento. Existem algumas medidas de segurança que podem ser tomadas. Aponte a seguir a melhor opção quanto ao tipo de particionamento de arquivos, que represente uma melhor segurança aos dados.

Alternativas
Comentários
  • O NTFS suporta, entre outras coisas, controle de falhas, criptografia e permissões de acesso. Isso representa uma melhor segurança aos dados.

     

    Vamos na fé.


ID
1754812
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Cada Sistema Operacional suporta um conjunto de sistemas de arquivos para controlar como os dados são armazenados e recuperados. A sigla que NÃO representa um sistema de arquivo é

Alternativas
Comentários
  • ReFS é a evolução do NTFS

  • a) Network File System
    b) sistema de arquivos resiliente (ReFS), um novo sistema de arquivos em Windows Server 2012
    c) ReiserFS é um sistema de arquivos usado geralmente em sistemas Linux
    d) HFS é um software criado para compartilhar arquivos. Você pode enviar e receber arquivos. Você pode limitar esse compartilhamento com um amigo ou dois ou mesmo compartilhar com o mundo. HFS é um tanto quanto diferente do sistema clássico de compartilhamento de arquivos
    e) CORRETA. Master boot record: O registro mestre de inicialização é contido no primeiro setor da unidade de disco rígido. Identifica onde a partição ativa está e inicia em seguida o programa de reinicialização para o setor de inicialização dessa partição

  • Opa, só uma pequena correção no comentário da Rosana:

     

    NTFS = New Technology File System, que é o sistema de arqs padrão p/ o Windows NT e seus derivados.

     

    NFS = Network File System, que é um sistema de arqs distribuídos p/ compartilhamento de arqs e diretórios entre pcs em uma rede.

     

    Fonte: Wikipedia


ID
1770670
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Nos nomes dos sistemas de arquivos FAT12, FAT16 e FAT32, os números 12, 16 e 32 significam:

Alternativas
Comentários
  • FAT32 (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos) é um sistema de arquivos que organiza e gerencia o acesso a arquivos em HDs e outras mídias. Wikipedia
  • Master File Table: é a principal estrutura do sistema NTFS, que substitui a FAT, armazenando as localizações de todos os arquivos e diretórios, incluindo os arquivos referentes ao próprio sistema de arquivos.


  • man command mkfs.vfat.

           -F FAT-size
                  Specifies  the  type  of  file  allocation tables used (12, 16 or 32 bit).  If nothing is specified, mkdosfs will automatically
                  select between 12, 16 and 32 bit, whatever fits better for the file system size.
     

  • Há um detalhe: o FAT-32 usa apenas 28 bits de espaço de armazenamento e não 32 como o nome sugere.


ID
1770682
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um arquivo com tamanho exato de 2 MiB (dois megabytes) está armazenado em um sistema de arquivos cujos blocos lógicos são de 4 KiB (quatro quilobytes). São necessários para armazenar o conteúdo do arquivo pelo menos:

Alternativas
Comentários
  • 2mb = 2048 kb

    2048/4= 512 blocos lógicos           


    Questão repetida de anos anteriores

    vejam

    Q446969


  • Tamanho arquivo / Tamanho do bloco = (2^21) / (2^12) = 2^(21-12) = 2^9 = 512

     

  • MiB não é megabyte, mas sim mebibytes.. êta, dona banca!


ID
1782778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a sistemas de arquivos e tecnologias de becape.

Para aumentar o desempenho do NTFS, recomenda-se a utilização da técnica de journaling, que grava, em um log, as operações que serão executadas no sistema de arquivos antes mesmo de suas execuções.

Alternativas
Comentários
  • Fica difícil aumentar o desempenho incluindo uma gravação de log a cada operação.

  • Este é um recurso suportado por alguns sistemas de arquivos, entre eles o EXT3, suportado pelas distribuições do Linux baseadas no Kernel 2.4 ou mais atual (o EXT3 é o sucessor do EXT2, usado em distribuições baseadas no Kernel 2.2 ou anterior). Basicamente, o sistema de arquivos mantém um journal (ou log) onde são armazenadas todas as mudanças feitas em arquivos do disco. Quando qualquer erro inesperado surge, ou o sistema é desligado incorretamente é possível localizar todas as operações que não haviam sido completadas, restaurando a consistência do sistema de arquivos sem a necessidade de vascular arquivo por arquivo, como faz o scandisk do Windows ou o FSCK no Linux.

  • Um sistema de arquivos com journaling dá permissão ao Sistema Operacional de manter um log (journal), de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco. Normalmente este log é um log circular alocado em uma área especial do sistema de arquivos.

    Este tipo de sistema de arquivos tem a oferecer uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, pois não necessita verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não fora fechado devidamente.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling, HFS+, Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS, NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

  • O palavra ideal seria Confiabilidade.

  • Acredito que o ponto nem seria comparar o desempenho com uma gravação de log a cada operação, mas o fato de o journaling ser nativo do NTFS. Então não faz sentido recomendar a utilização de tal técnica, pois a mesma já é inerente a esse sistema de arquivos.

    Vamos na fé.

  • POSSÍVEIS CORREÇÕES:

    -Para aumentar A SEGURANÇA do NTFS, recomenda-se a utilização da técnica de journaling, que grava, em um log, as operações que serão executadas no sistema de arquivos antes mesmo de suas execuções.

    -Para aumentar A TOLERÂNCIA A FALHAS do NTFS, recomenda-se a utilização da técnica de journaling, que grava, em um log, as operações que serão executadas no sistema de arquivos antes mesmo de suas execuções.

  • Dependendo da solução de journaling adotada, o desempenho cai. Assim, o journaling e desempenho são inversamente proporcionais o que torna a assertiva falsa.

  • journaling, um recurso que ajuda a manter a integridade dos dados em caso de erros no sistema causados por desligamento incorreto ou determinadas falhas de hardware, por exemplo. O journaling é uma das características mais importantes do ReiserFS

    -Para aumentar A TOLERÂNCIA A FALHAS do NTFS, recomenda-se a utilização da técnica de journaling, que grava, em um log, as operações que serão executadas no sistema de arquivos antes mesmo de suas execuções.


ID
1832926
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que exibe um sistema de arquivos que não é utilizado por nenhuma versão do sistema operacional Windows para organizar dados em um disco rígido.

Alternativas
Comentários
  • O ReFS é uma evolução do NTFS, portanto, será o seu substituto.

  • Gabarito: E.

     

    CDFS (Compact Disk File System) - sistema de arquivos próprio das mídias óticas.


ID
1862689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando a organização e a indexação de arquivos em um sistema de arquivos, assinale a opção correta com relação ao i-node (index node).

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está mais para Sistemas Operacionais do que Arquitetura de Computadores.

  • A)  ERRADA. Os arquivos em tempo de execução precisam está na memória.

    B) CORRETA. O i-node associa arquivos/atributos/endereços à estrutura de dados.

    C) ERRADA. Comparativamente a outras formas de indexação, uma desvantagem do i-node é possuir um arranjo que demanda espaço de memória muito MENOR que aquele ocupado por uma lista encadeada concebida a partir da utilização da tabela de arquivos da FAT (file alocation table).

    D) ERRADA. O i-node  é capaz de controlar e identificar que blocos pertencem a que arquivos.

    E) ERRADA. O i-node corresponde a um método de indexação dos arquivos no sistema de arquivos.

     

  • I-node - Essa estrutura é responsável por conter informações básicas sobre seus arquivos e pastas, como permissões de acesso, identificação dos donos dos arquivos, data e hora do último acesso e alterações, tamanho e o mais importante, os famosos ponteiros para o arquivo em si. De modo geral, o INODE é a identidade de um arquivo ou diretório, é uma identificação única para ele.

     

    https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Voce-sabe-o-que-e-INODE

  • Letra c) Sistemas Operacionais Modernos - Tanenbaum pg. 172 Ed. 3ª

  • Em um sistema de arquivos de estilo Unix, um nó de índice, informalmente referido como um nó-i (inode), é uma estrutura de dados que descreve um objeto do sistema de arquivos, que pode ser uma de várias coisas, incluindo um arquivo ou diretório.

  • O i-node é uma estrutura de dados que relaciona os atributos e os endereços em disco dos blocos de arquivos.


ID
1866799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a organização de arquivos e armazenamento de dados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Suspeito que o erro deste item é indicar que XML é o que possibilita a conversão, mas não tenho certeza.

    b) Definição para arquivos indexados.

    c) EOF é o que indica o fim do arquivo.

    e) Arquivos indexados servem justamente para trabalhar com grandes quantidade de dados.

  • Achei estranho dizer que a função hash identifica a localização do elemento. Pelo que eu estudei até hoje sobre o hashing, essa função mapeia dados de comprimento variável para dados de comprimento fixo, para questões de segurança da informação. Ainda não havia visto nada mencionando sobre localização.

    Vamos na fé.

  • Sávio, o que falaste sobre a função de hashing é verdade, mas ela além disso pode ser usada para identificar a posição de um elemento.

    Um bom exemplo é uma tabela hash, em que a posição do elemento na tabela pode ser encontrado através do cálculo de hash aplicado no elemento (lembrando que pode haver colisões de hash).

    Abraços!

  • Em um arquivo hash, um elemento pode ser localizado por meio do valor de sua chave, e a função hashing identifica a localização do elemento diretamente a partir da chave.

  • eu ri quando li ENDOFF

  • Perceba que esta questão trata sobre a organização de arquivos e armazenamento de dados, assim, sabe-se que os dados podem ser localizados:

    Heap file (arquivos não ordenados) Arquivos de Pilha.

    --> Os dados contidos no arquivo não possuem qualquer ordem, ou seja, estão dispostos conforme a ordem de entrada

    Sorted file (arquivo ordenado) Arquivo Sequência

    --> Registros de arquivos são mantidos ordenados de acordo com a chave de ordenação. A pesquisa será facilitada se a chave de pesquisa coincidir com a chave de ordenação, caso contrário não há vantagem na ordenação.

    Hashed file (arquivo de acesso direto)

    --> O arquivo tem uma chave de pesquisa associado a ele, que pode ser a combinação de um ou mais campos. Esta chave permite um acesso rápido ao registro desejado.

    Outra questão que pode ajudar


ID
1952242
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

As ferramentas de restauração de arquivos são úteis tanto para recuperação em caso de desastres (remoção proposital ou acidental) quanto para análise forense. Nesse sentido, existem várias ferramentas que auxiliam na restauração de dados, de acordo com o sistema de arquivo utilizado. Com base no exposto, é correto afirmar que o (a)

Alternativas
Comentários
  • Mais uma questão extremamente difícil, pessoal. Afinal conhecer a  infinidade de ferramentas e comandos dos sistemas operacionais é tarefa hercúlea. FSCK é uma ferramenta de verificação de consistência e recuperação de sistemas operacionais Linux. Undlete e DataRecovery são utilitários Windows.  A alternativa mais correta é a letra E, ext3grep e extundelete são usadas para recuperação de dados em sistemas Linux.

    Gabarito: E

  • Complementando, o fsck serve para verificação de integridade do sistemas de arquivos no linux, assim como o scandisk no windows

  • Gabarito E

    extundelete promete recuperar arquivos apagados contidos em sistemas de arquivos ext3 e ext4, amplamente utilizados em sistemas Linux. Baseado na ferramenta ext3grep, que vasculha um sistema de arquivo “ext3″ por rastros de arquivos apagados, o extundelete é capaz de recuperar informações dos ponteiros de blocos do inode; onde ficaram salvos os arquivos removidos. Por fim, todo o conteúdo recuperado é enviado para um diretório específico.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Letra E, por eliminação :) 
    Mas, segue o comentário/explicação do Ibsen, muito bom!


ID
1986925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O sistema de arquivos REISER

Alternativas
Comentários
  • A boa aceitação do ReiserFS é devida ao seu conjunto de características, que o tornam um sistema de arquivos seguro, eficiente, rápido e confiável. Entre seus principais recursos, tem-se:

     

    Journaling, um recurso que ajuda a manter a integridade dos dados em caso de erros no sistema causados por desligamento incorreto ou determinadas falhas de hardware, por exemplo. O journaling é uma das características mais importantes do ReiserFS, motivo pelo qual é explicado com mais detalhes adiante;

     

    - Suporte a arquivos com mais de 2 GB (limitação existente em alguns filesystems);

     

    - Organização dos objetos do sistema de arquivos em uma estrutura de dados chamada B+Trees(árvores B+). Nesse esquema, os dados são fixados em posições organizadas por divisões denominadas folhas. Por sua vez, as folhas são organizadas por nós ou ponteiros chamados de sub-árvores, que estão ligados a um nó raiz (ver ilustração abaixo para entender melhor). Esse processo organizacional exige algoritmos mais complexos, porém apresenta performance superior na gravação e no acesso aos dados, se comparado a outros sistemas de arquivos;

     

    - Alocação dinâmica de inodes (em poucas palavras, inodes são estruturas que contém informações sobre os arquivos), diminuindo o desperdício de espaço. Outros sistemas de arquivos têm blocos de tamanho fixo para alocação, assim, se não for necessário usar um bloco inteiro, o espaço restante fica em desuso. No ReiserFS, a alocação é feita com base no tamanho do arquivo.

     

    http://www.infowester.com/reiserfs.php

  • Essa mania do Cespe de utilizar os termos de informática em português é horrível.

     

    Já vi baites (bytes), eslaide (slide) e até leiaute (layout). Alguém lá deve ser um patriota extremista.

  • Não esquecendo dos:

                                                                               EXT4

    EXT3                                                                 16TB ARQUIVOS E 1EB PARTIÇÕES

    2TB Arquivos e 32TB Partições

     

     

  • dispõe de suporte para arquivos maiores que 2 GB.

  • ReiserFS is a general-purpose, journaling file system superseded by the ext3 file system in 2006. Features included tail packing -a scheme to reduce internal fragmentation. Tail packing can have a significant performance impact. Reiser4 may have improved this by packing tails where it does not negatively affect performance.

    https://en.wikipedia.org/wiki/ReiserFS


ID
1998289
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual é o nome da técnica utilizada por alguns sistemas de arquivos, como Ext3fs e Reiserfs, para manter o sistema de arquivos consistente, aumentando sua confiabilidade?

Alternativas
Comentários
  • Este tipo de sistema de arquivos tem a oferecer uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, pois não necessita verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não fora fechado devidamente.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling, HFS+, Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS, NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

  • Gabarito A

    Um sistema de arquivos com journaling é aquele que mantém um log (journal), normalmente circular, de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco.

    Este tipo de sistema de arquivos oferece uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, porque não há necessidade de verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não foi devidamente fechado.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling: Ext3, Ext4, HFS+, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS, NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2007799
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quando se cria um arquivo, é de máxima importância a análise da filosofia de trabalho que motivou a sua criação, para que se determine o tipo de organização mais adequado. Assinale a alternativa que não apresenta um dos três principais métodos de organização de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • D

    Direto 

  • Correto. Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 4o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    Art. 45. O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

    § 1o Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.


ID
2008516
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em se tratando de sistemas de arquivos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    Os dois principais sistemas de arquivos que não possuem journaling são o FAT (Windows) e o EXT2 (Linux).

  • a) O reiserfs possui um sistema de arquivos com o recurso journaling.

     

    b) O third extended file system (ext3fs) possui um sistema de arquivo com o recurso journaling. 

     

    c) O second extended file system (ext2fs) não possui um sistema de arquivo com o recurso journaling. 

     

    d) Assim como o ext3fs, o reiserfs possui o recurso journaling.

    .

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão

     


ID
2066389
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Há uma diferença entre fazer o sistema de arquivos funcionar e fazê-lo funcionar de forma eficiente e robusta. Os arquivos normalmente são armazenados em disco, portanto, dentre as principais preocupações dos projetistas de sistemas está o gerenciamento do espaço em disco. Sobre monitoramento de blocos livres para otimização do desempenho do disco, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Mapa de bits:

    contém um bit para cada bloco do sistema de arquivos;

    Cada bloco pode armazenar número de 32 bits

  • a) CORRETA, conforme a colega explicou abaixo;

    b) Em um disco muito fragmentado o controle dos conjuntos de blocos é mais eficiente do que o de blocos individuais.

    Incorreta, o controle dos conjuntos de blocos é menos eficiente do que o de blocos individuais, pois tanto o endereço quanto o contador devem ser armazenados;

    .

    c) Dois métodos são usados para monitorar os blocos livres em um disco: lista encadeada de blocos e blocos de ponteiros.

    Incorreta, os métodos são: lista encadeada de blocos; e Mapa de bits;

    .

    d) No método de blocos de ponteiros é necessário manter somente uma lista de arquivos na memória principal.

    Incorreta, CIAAR dando uma de CESPE? Trocou os termos, o correto seria: No método de lista de arquivos de blocos livres faz-se necessário somente um bloco de ponteiros na memória principal


ID
2091556
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o sistema de arquivos padrão (default) de um grande número de distribuições Linux.

Alternativas
Comentários
  • FAT32 - Usado até o Windows NT

    FCB - Tabela de Controle de Arquivos

    HPFS - MacOS

    NTFS - Atual Sistema de Arquivos do Windows


ID
2091775
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tamanho máximo da partição que o sistema de arquivos FAT32 aceita.

Alternativas
Comentários
  • A banca podia dar uma renovada nas questões.

    Como curiosidade, FAT32 foi criado em 1996. A questão é de 2015.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/FAT32

     

    Gabarito: a)

  • Questão errada. Segundo a Microsoft, o FAT32 suporte até 2TB com algumas versões de windows e 32GB com outras, portanto, há duas respostas na questão.

     

    Fonte: 

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/310525/description-of-the-fat32-file-system-in-windows-xp

  • Marcar como desatualizada.


ID
2279776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a sistemas de arquivos, memória virtual e sistemas de entrada e saída (E/S), julgue o seguinte item.

Nos sistemas de arquivos que utilizam i-nodes, os atributos de cada arquivo estão armazenados nas entradas do diretório.

Alternativas
Comentários
  • Estão armazenados nos i-nodes

  • O termo Inode deriva da expressão Index Node e é basicamente uma estrutura existente num sistema de ficheiros com informação sobre os dados armazenados neste sistema. Colocando de uma forma mais simples, podemos dizer que um Inode é um mapa dos dados guardados num disco rígido, USB, ou qualquer outro sistema de ficheiros.

     

    http://www.linuxando.com/tutorial.php?t=Compreender%20o%20Inode%20em%20Linux_7

  • Os I-NODEs são as próprias estrutura responsáveis por armazenar os metadados dos arquivos e diretórios.
     

    Gabarito, ERRADO.

     

    FFF

  • Os I-nodes armazenam os dados dos arquivos


ID
2383732
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre sistemas de armazenamento, considere as afirmativas abaixo:


I O tamanho máximo de um arquivo suportado por dispositivo com formato FAT32 é de 16GB.

II NTFS permite criptografia de pastas e arquivos.

III NTFS possui diretivas de segurança e recuperação.

IV FAT32 possui alta tolerância a erros.


Estão CORRETAS 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    Essa teve que ser no feeling mesmo, pois não lembrava que no FAT32 o limite para tamanho de arquivo é de 4 Gb.

  • I) Errada: FAT 32 suporta arquivos de no máximo 4GB

    II) e III) Certas

    IV) Errada: FAT não tem journaling. Possui BAIXA tolerância a erros. 

  • Sávio meu amigo pra lembrar é só fazer os cálculos: 2³² = 4294967296 bits. Convertendo dá aprox: 4GB.

  • 'jaco freire',

     

    Obrigado.

  • Sávio, decora assim:

    2 ^ 30 = 1GB

    2^ 31 = 2GB

    2^32 = 4GB

    Ora, sempre após 2^30 que é igual a 1 GB, sempre dobramos o valor para cada incremento.

    Abraços.

  • FAT 32:

    cluster: 4 KB

    part.: 2 TB

    max: 2 GB


ID
2431378
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Marque a opção que contém o método de acesso de arquivo muito utilizado em fitas magnéticas

Alternativas
Comentários
  • Seqüencial:

    A gravação de novos registros só é possível no final do arquivo.

    Exemplo : Fita magnética.

    Acesso Direto:

    É mais eficiente que o seqüencial;

    Permite a leitura/gravação de um registro diretamente na sua posição através do número do registro, que é a posição relativa ao início do arquivo.

    Não existe restrição à ordem em que os registros são lidos ou gravados, sendo sempre necessário especificar o número do registro.

    Possível apenas quando o arquivo é definido com registros de tamanho fixo.

    Acesso Direto + Acesso Seqüencial:

    Possível acessar diretamente um registro qualquer de um arquivo, e, a partir deste, acessar seqüencialmente os demais.

    Acesso Indexado ou Acesso por Chave:

    É o mais sofisticado dos métodos;

    Tem como base o acesso direto;

    O arquivo deve possuir uma área de índice onde existam ponteiros para os diversos registros.

    Quando a aplicação deseja acessar um registro, deverá ser especificada uma chave através da qual o sistema.pesquisará, na área de índice, o ponteiro correspondente, a partir disso, acessando diretamente o arquivo.


ID
2475148
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Existem sistemas de arquivos especialmente preparados para recuperação de dados em casos, por exemplo, de desligamento do computador não programado. Uma característica importante, nesse sentido, é o journaling, que consiste em, basicamente, registrar transações. Um sistema de arquivo que possui tal característica implementada e com os níveis Journal, Writeback e ordered é o:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Journaling no ext3

     

    O ext3 suporta três diferentes modos de trabalho do Journaling. São eles:

     

    Journal: grava todas as mudanças em sistema de arquivos. É o mais lento dos três modos, mas é o que possui maior capacidade de evitar perda de dados;

     

    Ordered: grava somente mudanças em arquivos metadata (arquivos que guardam informações sobre outros arquivos), mas guarda as atualizações no arquivo de dados antes de fazer as mudanças associadas ao sistema de arquivos. Este Journaling é o padrão nos sistemas de arquivos ext3;

     

    Writeback: também só grava mudanças para o sistema de arquivo em metadata, mas utiliza o processo de escrita do sistema de arquivos em uso para gravação. É o mais rápido Journaling ext3, mas o menos confiável.

     

    O modo Ordered é o padrão no ext3, mas é possível especificar qual o modo que você deseja usar, através da atualização do arquivo fstab. Por exemplo, pode ser que a linha /dev/hda1/opt tenha sua opção data com o valor ordered. Você pode mudar este valor para writeback ou journal.

    fonte: https://www.infowester.com/linext3.php


ID
2507869
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Relacione os sistemas de arquivos da coluna da esquerda com o seu respectivo sistema operacional da coluna da direita:


(1) FAT 32

(2) Ext4

(3) NTFS


(A) Linux

(B) Windows

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

     

    (1) FAT 32 - (B) Windows

    (2) Ext4 - (A) Linux 

    (3) NTFS - (B) Windows

     

     

     b)1B - 2A - 3B

  • b-

    NTFS:

    os nomes de arquivos e pastas utilizam caracteres em Unicode, em vez de ACSII.

    A MFT é a principal estrutura do sistema de arquivos NTFS.

    A fim de se obter uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados, em caso de travamento do sistema ou queda de energia, o NTFS se utiliza de journaling.

    Tem suporte a criptografia, indexação e compactação.


ID
2555962
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Para a maior conveniência de usuários e programadores, os sistemas operacionais utilizam sistemas de arquivos que fornecem mecanismos para armazenar e acessar tanto dados quanto instruções de programas em dispositivos de armazenamento. Ao longo das décadas, alguns sistemas de arquivos tornaram-se bastante conhecidos e, dentre eles, pode-se citar os sistemas FAT e NTFS. Assinale a alternativa CORRETA a respeito das características desses sistemas.

Alternativas
Comentários
  • É a única mesmo?

  • Gabarito estranho! A segurança de dados ou informação não se restringe apenas a acesso. Logo, deletar um arquivo, mesmo ele criptografado é uma ameaça. Conceito um pouco confuso da alternativa E.


ID
2575303
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Você está em seu primeiro dia no emprego e recebeu como material de trabalho um pen drive de 16GB. Nesse pen drive você precisa salvar um único arquivo de 5,32GB chamado backup2016.zip. Porém, como o pen drive é novo e não veio formatado de fábrica, você o formata, escolhendo o sistema de arquivos FAT32.

Qual alternativa melhor explica o que vai acontecer?

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    FAT32 só suporta arquivos únicos com 4GB ou menos

  • Nesse pen drive você precisa salvar um único arquivo de 5,32GB.

    Errado.

    FAT32 só suporta arquivos únicos com 4GB ou menos.

    Complementando o comentário do guerreiro.


ID
2575726
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre os sistemas de arquivos, assinale a afirmação correta:

Alternativas
Comentários
  • O Ext3 nada mais é que um sistema de arquivos. Foi desenvolvido por Stephen C. Tweedie para Linux, que ACRESCENTA alguns recursos ao EXT2, como a implementação do JOURNALING, que consiste em um registro (log ou jounal) de transações cuja finalidade é recuperar o sistema em caso de desligamento não programado.

     

     

     

    Letra C

    Fonte: Falando sobre hardware - Popovici

  •  a) É no NTFS  e não é toda a informação. Só os metadados. Errado.

     b) A unidade de alocação empregada no NTFS  é o cluster, o qual é comporto por vários setores, logo a prioridade na gerencia de permissões de acesso se dá aos arquivos em detrimento da pasta. Errado.

     c) Correto. O recurso de Journaling só foi acrescentado a partir do Ext3, Há três níveis de journaling disponíveis na implementação do Ext3: Journal, Writeback e Ordered.

     d) O Linux consegue fazer leitura de partições NTFS, utilizando o driver do próprio sistema de arquivos ntfs.sys. 

  • Gabarito C

    O sistema de arquivo ext3 é essencialmente uma versão melhorada do sistema de arquivo ext2. Estas melhorias oferecem as seguintes vantagens:

     

    Disponibilidade

    Após uma queda de energia ou queda do sistema inesperada (também chamada de desligamento impróprio do sistema), cada sistema de arquivo ext2 montado na máquina deve ter sua consistência verificada pelo programa e2fsck. Este processo leva tempo e pode demorar significativamente o tempo de inicialização, especialmente com volumes grandes contendo um grande número de arquivos. Durante este período, quaisquer dados dos volumes estão indisponíveis.

    O journaling provido pelo sistema de arquivo ext3 significa que este tipo de verificação não é mais necessário após um desligamento impróprio do sistema. Os únicos momentos em que ocorrem verificações de consistência usando o ext3 são em raros casos de falha de hardware, como falhas no disco rígido. O tempo para recuperar um sistema de arquivo ext3 após um desligamento impróprio do sistema não depende do tamanho do sistema de arquivo ou do número de arquivos, mas sim do tamanho do journal usado para manter a consistência. O journal de tamanho default leva aproximadamente um segundo para recuperar, dependendo da velocidade do hardware.

     

    Integridade dos Dados

    O sistema de arquivo ext3 oferece alta integridade dos dados no caso de um desligamento impróprio do sistema. Além disso, permite que você escolha o tipo e nível de proteção para seus dados. Por default, os volumes ext3 são configurados para manter um alto nível de consistência dos dados em relação ao estado do sistema de arquivo.

     

    Velocidade

    Apesar de gravar alguns dados mais de uma vez, o ext3 tem maior produtividade em relação ao ext2 na maioria dos casos, pois o journaling do ext3 otimiza a movimentação da cabeça do disco rígido. Você pode escolher dentre três modos de journaling para otimizar a velocidade, mas ao fazer isso diminui a integridade dos dados.

     

    Transição Fácil

    É fácil mudar do ext2 parta o ext3 e obter os benefícios de um sistema de arquivo robusto sem a reformatação. Consulte a Seção 1.3 para detalhes sobre a execução desta tarefa.

    Se você executou uma nova instalação, o sistema de arquivo default atribuído às partições do sistema Linux é ext3. Se você atualizou de uma versão que usa partições ext2, o programa de instalação permite que você converta estas partições para ext3 sem a perda de dados. Consulte o apêndice intitulado Atualizando Seu Sistema Atual no Guia de Instalação do Red Hat Enterprise Linux para mais detalhes.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2589370
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Relacione os sistemas de arquivos da coluna da esquerda com o seu respectivo sistema operacional da coluna da direita:


(1) FAT 32

(2) Ext4

(3) NTFS


(A) Linux

(B) Windows

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    O disco rígido tem a função de armazenar todos os dados dos documentos do seu PC, contudo, ele por si só não sabe como organizá-los em seu espaço. Nesse ponto o sistema de arquivos entra em ação, pois ele dita as regras de organização no disco rígido. Por exemplo, o FAT32 possui uma organização totalmente diferente do NTFS.

    Além disso, um filesystem também diz como os arquivos são acessados no disco, quais usuários possui permissão para lerem ou alterá-los no computador. Assim, um mesmo documento pode ser armazenado de forma diferente no disco, dependendo do uso do NTFS ou do FAT32.

    Como curiosidade, outros sistemas operacionais, como o Linux, possuem sistemas de arquivos totalmente diferentes do NTFS e FAT32, como EXT2, EXT3 e ReiserFS, mas que não são usados pelo Windows.

    https://www.tecmundo.com.br/particao/1506-fat32-ou-ntfs-qual-o-melhor-parte-1-de-2-.htm

     

    Vamos que Vamos...Desanima não!!

     

  • Essa é cabulosa, eu decorei, se cair pelo menos já sei que Linux é FAT 32; NEM SEI O QUE É ISSO. SE ME DISSEREM QUE É COMIDA, ACREDITO.

  • Veronica seu raciocínio está errado.

    Faz assim, decora que Windows é FAT16, FAT32 e NTFS. Esses são os sistemas de arquivos da familia Windows, mais cobrados em concursos.

    Abraços.

     

  • b-

    NTFS:

    Tem suporte a criptografia, indexação e compactação.

    O NTFS permite a atribuição de cotas de disco para cada conta de usuário do sistema.


ID
2594095
Banca
IBADE
Órgão
IPERON - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em um computador com Linux, deseja-se instalar o sistema de arquivos ext3, mas com o nível de Journaling no qual se grava mudanças em arquivos de metadados, que força que a escrita do conteúdo dos arquivos seja feita após a marcação de seus metadados. Esse nível de Journaling é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Há três níveis de journaling disponíveis na implementação do Ext3:

    Journal: os metadados e os dados (conteúdo) dos arquivos são escritos no journal antes de serem de fato escritos no sistema de arquivos principal. Isso aumenta a confiabilidade do sistema, porém com uma perda de desempenho, devido à necessidade dos dados serem escritos duas vezes no disco.

    Writeback: os metadados são escritos no journal mas não o conteúdo dos arquivos. Essa opção permite um melhor desempenho em relação ao modo journal, porém introduz o risco de escrita fora de ordem onde, por exemplo, arquivos que são apensados durante um crash podem ter adicionados a eles trechos de lixo na próxima montagem.

    Ordered: é como o writeback, mas força que a escrita do conteúdo dos arquivos seja feita após a marcação de seus metadados como escritos no journal. Esse é considerado um meio-termo aceitável entre confiabilidade e performance, sendo, portanto, o nível padrão.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ext3

  • Tipos de Journaling

     

     Ordered: Também grava no jornal apenas os metadados, mas garante a escrita dos dados antes de atualizar os metadados. Ele escreve apenas os metadados, porém o jounal é atualizado no fim de cada operação. Possui o melhor custo benefício.

     

     Writeback: As alterações dos metadados são escritos no jornal. Isso permite maior performance, mas não garante que os dados sejam escritos em ordem.


    Journal: Ambos os metadados e dados são escritos no jornal. Mais lento, mas mais seguro.

     

    Resposta: A


ID
2610127
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Há diversas maneiras de organizar registros em arquivos. Assinale a alternativa que nomeia corretamente a organização de arquivos em que os registros de diferentes relações podem ser armazenados juntos e são relacionados de diferentes relações e armazenados no mesmo bloco, de forma que uma operação de I/O busque os registros relacionados de todas as relações.

Alternativas
Comentários
  • Impossível traduzir o que o examinador tentou perguntar. Mas após ler a pergunta e ler as alternativas dá pra inferir no que ele quer.

     

    Alternativa D)

  • A banca deu uma 'inovada' em vez de copiar e colar, ela PARAFRASEOU esse trecho:

    "Em uma organização de arquivo por cluster, as linhas de diferentes tabelas são armazenadas juntas no mesmo bloco com base em algumas colunas comuns. Por exemplo, uma tabela de departamentos e uma tabela de funcionarios poderima ser agrupadas(clustered) de modo que cada linha na tabela de departamentos fosse armazaenada junto com todas as linhas de funcionários para os funcionários que trabalham nesse departamento. Os valores de chave primária/chave estrangeira são usados para determinar o local do armazenamento "

    Sistema de Banco de Dados - Silberschatz 

     

    Gabarito alternativa D

  • Minha limitação é enorme: não entendi absolutamente nada do que fora pedido.


ID
2614465
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre o sistema de arquivos ZFS e assinale a alternativa correta.


I. ZFS permite criar snapshots e enviá-los de forma incremental para servidores remotos que também utilizam ZFS.

II. A variável de configuração zfs_txg_timeout armazena a frequência (em segundos) em que se dá a sincronização entre a memória e os discos quando o pool (ou dataset) está operando em modo síncrono.

III. ZFS possibilita o uso de SSDs como uma camada de cache do sistema de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • ZFS é um sistema de arquivos fechado desenvolvido para o SO Solaris e posteriormente de forma aberta para o OpenSolaris e FreeBSD.

     

    I) Correta. Para realizar essa operação primeiro se faz o snapshot do dataset ( zfs znapshot tank/dataset) para em seguida enviá-lo ao zfs remoto ( zfs send snapshot).

     

    II) Não conheço essa extensão.

     

    III) Correta. O ZFS é normalmente utilizado com servidor NAS. Para aumentar o desempenho utiliza-se arrays de SSD como cache de leitura.

     

    Como não há nenhuma alternativa "Todas estão corretas" foi possível resolver a questão apenas com as assertivas I e II.

     

    Avante!


ID
2624239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de sistemas de arquivos, duplicação e recuperação de dados apagados ou corrompidos, julgue o próximo item.


No sistema de arquivos NTFS, uma cópia de segurança da MFT (master file table) é mantida para a recuperação em caso de eventual perda de dados da tabela. O cluster desse becape está no offset 0×38 (hexadecimal) do setor de boot do NTFS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto.

    Questão super difícil. Só acertou essa questão quem realmente trabalha com isso no dia a dia, ou maluco que chutou certo.

    O NTFS é dividido em 4 partes: Setor de Boot NTFS, MFT, Dados do Sistema de Arquivos e a Cópia da MFT.

    Se você pegar a descrição dos bytes do NTFS, verá que os bytes 0x38 a 0x3F demonstra a localização da MFTMirr (Cópia da MFT)

  • Complementando...

    http://www.ntfs.com/ntfs-partition-boot-sector.htm

  • "Se o primeiro registro MFT está corrompido, o NTFS lê o segundo registro para localizar o arquivo de espelho MFT, cujo primeiro registro é idêntico ao primeiro registro da MFT. As localizações dos segmentos de dados para o arquivo espelho MFT e MFT são registradas no setor de inicialização."

     

    http://www.ntfs.com/ntfs-mft.htm

  • Olá queridos guerreiros do BAÚ!

    Essa questão foi extraída do livro "TRATADO DE COMPUTAÇÃO FORENSE", página 65 :

    "Uma cópia de segurança da MFT é mantida para recuperação no caso de perda de dados. O cluster desse backup está no offset 0x38 do setor de boot ".

     

    Outro offset importante para guardar do setor de boot do NTFS --> 0x30 (indica o cluster que contém a MFT) <-- Nesse caso a própria MFT, e não o backup dela!

     

    COMPLEMENTANDO: É meio confuso, mas no livro diz que o SO obtém o offset da MFT na partição pela fórmula: tamanho do setor x quantidade de setores no cluster x número do cluster que contém a MFT (0x30). <-- Lembrando que esses 3 valores estão indicados no setor de boot do NTFS.

     

    Se tiverem dúvidas, leiam as páginas 64 e 65 do livro, inclusive ele (o livro como um todo) foi fonte de outras questões também nessa prova da ABIN, fica a dica ;D

     

    Fiquem com Deus e continuem persistindo, Ele saberá a hora certa da vitória de cada um de vcs.

    E não esqueçam de comprar a Telesena, obrigado.

  • c-

    Lista dos offsets no NTFS:

    http://ntfs.com/ntfs-partition-boot-sector.htm

    os principais:

    0x30 - Logical Cluster Number for the file $MFT

    0x38 - Logical Cluster Number for the file $MFTMirr

  • Welcome to NSA

ID
2634352
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre o sistema de arquivos NTFS, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O NTFS (New Technology File System) é um sistema de arquivos que surgiu com o lançamento do Windows NT. As partições do tipo NTFS são nativas dos sistemas operacionais feitos pela Microsoft. Em algumas distribuições Linux não se faz a montagem/reconhecimento desse tipo de partição logo após instalação deste e/ou HD.

  • Tamanho máximo do nome de arquivo 255 caracteres

  • Algumas características do NFS são:

    1- Arquitetura cliente-servidor: o servidor recebe requisições do cliente executa e retorna

    2- Stateless (sem estado): cada requisição - transação independente não relacionada a anterior. em falha, quando o servidor NFS volta, o estado anterior é restaurado e o funcionamento continua sem problema;

    3- Caching: informações recentes alocadas para posterior uso, ou carregar dados em antecipação a operações futuras;

    4- File Locking: um processo exclusivo a um arquivo ou parte deste, e força outros aguardarem a liberação;

    5- Utiliza o protocolo RPC (Remote Procedure Call): modo independente para processos se comunicarem através de uma rede de computadores; o cliente faz a chamada do procedimento remoto no servidor;

    6- Protocolo de transporte padrão - UDP, mas é possível utilizar o TCP;

    7- Compartilhar arquivos de um servidor NFS é conhecido como exportar os diretórios.


ID
2647807
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os dois principais métodos de acesso a arquivos são o acesso sequencial e o acesso aleatório (ou direto).

Sobre esses métodos, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Uma forma típica de diferenciar ambos é comparar um antigo rolo de pergaminho(sequencial— todo o material que antecede os dados desejados deve ser desenrolado) e um livro (aleatório— pode ser aberto imediatamente em qualquer páginaaleatória)

  • Rodrigo, bem relevante sua dica!

    Gabarito Item E.

  •  a) nos sistemas operacionais dos microcomputadores modernos, todos os arquivos são criados como do tipo de acesso sequencial.

                                    Geralmente HD usando acesso aleatório(direto).

     

     b) arquivos de acesso aleatório são os mais convenientes quando o meio de armazenagem é uma fita magnética.

                             Utilizar fita magnética beneficia o acesso sequencial

     

     c) arquivos de acesso aleatório são ineficientes quando se busca um registro específico.

                               O acesso aleatório é  muito eficiente pois podemos  fazer buscas sem restrição  à ordem.

     

     d) uma desvantagem do arquivo sequencial é que só podemos voltar ao início após ler todos os registros.

                                 Podemos sim voltar ao início graças a operação read que indica a posição do arquivo em que se inicializará a leitura.

     

     e) um arquivo de acesso aleatório permite a configuração da posição atual de leitura. 

                              Correta, uma das vantagens do acesso aleatório é realizar buscas em qualquer ordem.

  • - Arquivo sequencial ( na sequência 1, 2, 3)

    - Arquivo aleatório (sem ordem) 3, 1, 2

    "Letra e"

    Logo, acesso aleatório realiza busca em qualquer ordem

  • Max Q:

    c) arquivos de acesso aleatório são ineficientes quando se busca um registro específico.

                  O acesso aleatório é muito eficiente pois podemos fazer buscas sem restrição à ordem.

    O acesso aleatório não se torna ineficiente quando se busca um registro específico? Por fazer buscas sem restrição à ordem.


ID
2653204
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Existe um sistema de arquivos em que, para todo o objeto armazenado, é realizado um registro na Master File Table (MFT). Trata-se do:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    O NTFS possui uma estrutura que armazena as localizações de todos os arquivos e diretórios, incluindo os arquivos referentes ao próprio sistema de arquivos denominado MFT (Master File Table).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/NTFS

     

    NTFS Master File Table (MFT)

    Each file on an NTFS volume is represented by a record in a special file called the master file table (MFT). NTFS reserves the first 16 records of the table for special information.

    http://ntfs.com/ntfs-mft.htm

  • A MFT (Master File Table) é a principal estrutura do sistema NTFS, que substitui a FAT, armazenando as localizações de todos os arquivos e diretórios.


ID
2661232
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas concernentes ao gerenciamento de arquivos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Os arquivos possuem um sufixo que indica o formato do seu conteúdo ou uso. Essa extensão facilita o seu armazenamento nos diretórios e a sua busca futura na estrutura de arquivos.

( ) A estrutura de arquivos e diretórios pode ser vista como uma árvore cujo diretório principal é a raiz; os outros diretórios são ramificações e os arquivos são as folhas.

( ) Os arquivos podem conter dados estruturados ou não. Eles devem ser armazenados em um dispositivo que os mantenham permanentemente disponíveis para acesso pelos programas. Assim, eles devem ser armazenados permanentemente na memória RAM de um computador.

( ) Os gerenciadores de arquivos possibilitam criar cópias, excluir e movimentar arquivos e diretórios.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (F) (V) (F) (V).

    A estrutura de arquivos e diretórios pode ser vista como uma árvore cujo diretório principal é a raiz; os outros diretórios são ramificações e os arquivos são as folhas.

     Os gerenciadores de arquivos possibilitam criar cópias, excluir e movimentar arquivos e diretórios.

  • III - Errado. O arquivo de armazenamento permanente é a memória secundária (HD), não a RAM

     

    I - Analisando em partes:

    1.1 "Os arquivos possuem um sufixo que indica o formato do seu conteúdo ou uso"

    OK, "The extension indicates a characteristic of the file contents or its intended use" [1]

    No entanto, nem todos os arquivos possuem sufixos: "A file name can have no extensions" [1]

     

    1.2 "Essa extensão facilita o seu armazenamento nos diretórios"

    Não, a extensão facilita o armazenamento de dado no arquivo, e não o armazenamento do arquivo no diretório:

    - "Filename extensions may be considered a type of metadata. They are commonly used to imply information about the way data might be stored in the file" [1]

     

    [1] https://en.wikipedia.org/wiki/Filename_extension


ID
2665861
Banca
IBADE
Órgão
SEDURB-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um sistema de arquivos próprio do sistema operacional Linux atual é o:

Alternativas
Comentários
  • (E)

    O sistema de arquivos ext3 ou prorrogado terceiro é um sistema de arquivos com diário que é comumente usada pelo kernel Linux. É o padrão do sistema de arquivos para muitos populares distribuições Linux.

    Fonte:Viva o Linux

  • valeu

  • Lembrando que o FAT16 é um sistema de arquivos usado nas versões iniciais do Windows. Foi substituido pelo FAT32 e depois pelo NTFS. 

     

     


ID
2673169
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual das alternativas a seguir não apresenta características de links simbólicos?

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    No linux , um link é criado com o comando ln. Ele aponta para um aquivo pelo nome, e pode referenciar arquivos em outros sistemas de arquivos ou arquivos inexistentes.

    A única alternativa errada é a D, pois os links não manipulam diretamente os arquivos para os quais apontam

    Portanto a alternativa incorreta é a letra D


  • D) Representam uma referência direta e manipulam diretamente os arquivos para os quais apontam 

  • O link é um mecanismo que faz referência a outro arquivo ou diretório em outra localização. Os links são arquivos especiais e podem ser identificados com um "l" quando executado o comando: "ls -la". 

    Um link simbólico (soft link) se comporta como um "atalho" para outro arquivo ou diretório. Ou seja, ele praticamente só aponta para este outro arquivo.

    Para criar um link simbólico, utilize a opção  no comando :

    Um hard link é um ponteiro para o inode de um arquivo ou diretório.

    Para criar um hard link, utilize o comando :

  • O link é um mecanismo que faz referência a outro arquivo ou diretório em outra localização. Os links são arquivos especiais e podem ser identificados com um "l" quando executado o comando: "ls -la". 

    Um link simbólico (soft link) se comporta como um "atalho" para outro arquivo ou diretório. Ou seja, ele praticamente só aponta para este outro arquivo.

    Ao deletar o arquivo original, o link simbólico irá falhar.

    Ao deletar o link simbólico, nada irá acontecer com o arquivo original.

    Pode-se fazer links simbólicos em arquivos e diretórios;

    O link simbólico e o arquivo alvo não precisam estar na mesma partição de disco;

    Se o link simbólico for apagado/movido. Somente o link será apagado/movido;

    Qualquer usuário pode criar/desfazer um link simbólico (respeitando as permissões).

    Para criar um link simbólico, utilize a opção -s no comando ln:

    # Cria um link simbólico "b" -> "a"

    ln -s a b

    Um hard link é um ponteiro para o inode de um arquivo ou diretório.

    Ao deletar o arquivo original ou o hard link, o outro ainda existe (porque o inode é mantido).

    Ao modificar qualquer link apontando para um mesmo inode, todos links, incluindo o arquivo original, são modificados.

    Não é possível fazer um hardlink para um diretório;

    Somente é possível fazer hardlink em arquivos que estejam em uma mesma partição de disco;

    Se o hardlink for apagado/movido, você estará apagando/movendo o arquivo alvo;

    Somente o usuário root pode criar/desfazer hardlinks.

    Para criar um hard link, utilize o comando ln:

    # Cria um hard link "b" -> "a"

    ln a b


ID
2675689
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre estratégias de organização de arquivos:

I. Arquivo sequencial indexado é uma estratégia de organização de arquivos voltada para acesso por meio de chaves secundárias. A principal vantagem desse método sobre os demais é que ele permite o acesso direto a um conjunto de registros, e não apenas a um registro por vez.
II. Para que a estratégia de arquivo sequencial ordenado tenha vantagem sobre a abordagem de arquivo sequencial simples no acesso a um registro, dado o valor da chave de acesso, é fundamental que a chave de acesso coincida com a chave de ordenação.
III. Um arquivo direto é semelhante a um arquivo indexado, no sentido de que, nos dois casos, o objetivo principal é a obtenção de acesso aleatório eficiente. Porém, em um arquivo direto, ao em vez do índice, é usada uma função que calcula o endereço do registro a partir do valor da chave de acesso.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • Tratando-se de uma questão para a prova de Contador, considero a questão bem difícil.

     

    I) Esta é a única assertiva incorreta. O erro é dizer que são utilizadas chaves secundárias para o acesso.

    Para uma busca em um arquivo indexado são necessários dois arquivos: um arquivo de índice, onde cada entrada deste arquivo aponta para o dado, e um arquivo de dados propriamente dito. Geralmente a busca no arquivo de índice não é sequencial, isto é, utilizam-se técnicas de buscas mais eficientes como b-tree por exemplo. Cada índice aponta para um bloco de dados no arquivo de dados.  A partir daí a busca será sequencial neste bloco até que se encontre o registro buscado.

     

    II) De fato uma busca sequencial em um arquivo ordenado será mais eficiente. Com os dados ordenados é possível utilizar a busca binária cujo desempenho é superior numa busca sequencial.

     

    III) Aqui a questão trouxe o conceito de acesso direto através de tabelas hash. O endereço do registro é determinado de acordo com uma função hash.

     

    Avante!!!


ID
2681998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito da aritmética computacional, da gerência de memória e dos sistemas de arquivos.


Tanto no ambiente Windows quanto no Linux, não é possível a criação de arquivos com mais de uma extensão.

Alternativas
Comentários
  • No Linux não é obrigatório utilizar extensão em arquivos, pois eles são reconhecidos pelo seu contéudo, entretanto os arquivos podem ter mais de uma extensão por exemplo:

    backup.tar.gz

  • Muito bem Paulo, eu nem tinha me ligado que no Linux não precisa necessariamente definir a extensão.
  • Vou renomear um arquivo no windows para arquivo.txt.exe.zip.pqp.dat e dizer q ele tem 5 extensões. Cespe vai dizer que estou certo.

  • Recurso!


    De acordo com o que eu li não lembro onde, extensão é definida como a sigla que segue o último ponto do nome de um arquivo. Sendo assim, é inerente que qualquer coisa antes desse último ponto faz parte do nome do arquivo, e não da extensão. Por conseguinte, os arquivos só podem ter uma extensão por vez.


    #faltouRecurso, mas bola pra frente.

  • Errado

    Posso salvar o mesmo arquivo em diversas extensões. (pdf, txt, etc...)

  • Vá direto para o comentario do Paulo Lino.

  • O Linux não possui a necessidade de ter extensões de arquivos, então ele pode não ter, ter somente uma ou ter também duas.

    Ex: arquivo.tar.gz, arquivo compactado e comprimido.

    Já o Windows permite arquivos com somente uma extensão.

    Item errado.

  • No windows é possível ter mais de uma extensão, porém só será considerada a última. Ex: nome.txt.pdf

    A extensão é obrigatória no windows.

    No Linux é possível ter 2 extensões. Elas irão trabalhar em conjunto. A extensão não é obrigatória. Ex: nome.tar.gz

  • Mas no windows também não pode? Arquivo.txt.zip.rar.exe.pdf.doc.docx

  • "Tanto no ambiente Windows (F) quanto (e) no Linux (V) ..."

    Mesmo no Windows não podendo ter mais de uma extensão a questão ainda é errada pq a alternativa é aditiva, então as duas opções (Windows e Linux) deveriam estar de acordo com a afirmativa.

    Lembrar de RLM: V e F = F

  • Eu gostaria que alguém pudesse me responder uma dúvida acerca dessa questão. Eu estava estudando as extensões de arquivos no ambiente Linux e Windows e pelo que entendi, o Windows interpreta apenas uma única e última extensão em seus arquivos, Ex: o arquivo "mysite.index.html" possui uma única extensão, a última, "HTML". Já no ambiente Linux acontece de forma peculiar, o sistema não utiliza a extensão do arquivo como meio de interpretar o arquivo, qualquer "extensão" é ignorada pelo sistema e tratada apenas como o nome do arquivo, servindo de utilidade apenas como referência para a pessoa que for ler o nome do arquivo como um meio de se guiar. Portanto, não seria impossível questionar a possibilidade de criação de arquivos com mais de uma extensão no ambiente Linux, pois o mesmo se quer leva em consideração o conceito de extensão? Na pior das hipóteses, a questão estaria correta pois de fato não é possível criar um arquivo com mais de uma extensão no ambiente Linux como vimos que ele se quer leva em consideração esse conceito.

    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Filename_extension


ID
2682001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito da aritmética computacional, da gerência de memória e dos sistemas de arquivos.


No tipo de estrutura de arquivo conhecido como árvore, a operação básica consiste em obter o registro com a chave especificada, e não obter o próximo registro.

Alternativas
Comentários
  • ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    estrutura de arquivo conhecido como árvore> dados de forma hierarquica

    ex: nodo1 é a raiz da árvore, nodo2 é o filho do nodo1 o nodo4 o filho do nodo2 e o nodo3 (nó folha) é filho do nodo1

           nodo1

    nodo2      nodo3

    noto4

     

     

    estrutura de arquivo conhecido como pilha> dados em sequência

    obs. para obter o próximo registro, poderia ser por pilha.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    OBS. Se fosse para obter o próximo registro aí a estrutura já não seria mais em ÁRVORE, mas sim em PILHA.

  • pilha: push e pop

    fila: enqueue e dequeue

    lista (simples): next

    lista duplamente encadeada: next e previous

    hash: acesso direto por índice


ID
2692591
Banca
UNIFAP
Órgão
UNIFAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

São exemplos de codificação de arquivos:

Alternativas

ID
2716936
Banca
IBFC
Órgão
CBM-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quando se instala o Sistema Operacional Windows (XP/7/8) em um computador, por padrão, utiliza-se o sistema de arquivos do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Sistema de arquivos padrão da maioria dos Discos Rígidos : NTFS


ID
2720368
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os sistemas Operacionais utilizam um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem controlar o acesso a um dispositivo de armazenamento como disco rígido, pen drive, CD-ROM, fitas, etc. Estas estruturas lógicas são diferentes de um Sistema Operacional para outro e chamam-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) Sistemas de arquivos

  • Gabarito: a) Sistemas de arquivos

     

    Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.

     

    Gerenciador de Memória é a parte do SO que é responsável por cuidar de quais partes da memória estão em uso, quais estão livres, alocar memória a processos quando eles precisam, desalocar quando eles não necessitarem mais e gerenciar a troca dos processos entre a memória principal e o disco (quando a memória principal não é suficiente para manter todos os processos)


ID
2728966
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta INCORRETAMENTE um método de acesso a arquivos.

Alternativas
Comentários
  • No método de acesso sequencial os registros são todos percorridos desde o início até que se encontre o registro desejado e a gravação de novos registros só é possível no final do arquivo (Exemplo: Fita magnética).

    No acesso direto um determinado registro em qualquer posição do arquivo pode ser acessado diretamente através de número de registro que é a sua posição relativa ao início do arquivo.

    Já no acesso indexado existe uma tabela auxiliar (índice) que contém as localizações dos registros no arquivo principal, ou seja, quando a aplicação deseja acessar um registro, deverá ser especificada uma chave através da qual o sistema pesquisará, na área de índice, o ponteiro correspondente, a partir disso, acessando diretamente o arquivo.


ID
2754736
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um Analista de TI utiliza um computador com o sistema operacional Windows 10. No Windows 10, o sistema de arquivos

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar? Os arquivos armazenados no FAT32 já possuem a limitação de 4GB. Por que precisaria convertê-los para salvar em NTFS que já suporta arquivos bem maiores?
  • Não possui alternativa certa.

  • A) nativo é o XFS. O XFS utiliza b-trees para indexar todos os dados de usuários e metadados. 

    O Windows10 usa o NTFS como fs padrão.

    B) permite a utilização da opção de montagem logsize quando os arquivos são modificados frequentemente. O valor padrão é de 32 MB, por unidade de faixa de log, e o tamanho máximo é 256 MB.

    Teoricamente, não há limite para o tamanho de log nem para o tamanho total dos arquivos de log.

    C) oferece suporte a nomes de arquivo longos e caminhos de comprimento estendido. A configuração do MAX_PATH com até 32.565 caracteres amplia de forma quase ilimitada tanto o caminho quanto os nomes de arquivos a serem utilizados na máquina do Analista.

    De fato, o Windows10 oferece suporte a nomes de arquivo longos e caminhos de comprimento estendido(nas versões anteriores esse valor era limitado a 260 caracteres). Porém, a propria questão aponta o seu erro, quando afirma que o "MAX_PATH com até 32.565 caracteres amplia de forma quase ilimitada tanto o caminho quanto os nomes de arquivos a serem utilizados na máquina do Analista". Ora, se há um tamanho máximo do MAX_PATH, é lógico que também dever ter um tamanho máximo o caminho/nome dos arquivos.

    D) NTFS é totalmente compatível com o sistema de arquivos resiliente ReTFS e permite formatar volumes no computador do Analista, que hospedarão arquivos como do tipo .vhdx com mais de 1 TB, usando o Format-VHDX cmdlet do Windows PowerShell.

    Não existe sistema de arquivos chamado ReTFS. Existe o ReFS, que possui resiliência incorporada, 16 exa/arquivo  e 1 yotta/volume, e não é  totalmente compatível com NTFS (por exemplo, não suporta compactação NTFS)

    E) é o NTFS. Caso haja arquivos grandes FAT32 armazenados em um HD externo que faça interface com o Linux, e esses arquivos precisem ser gravados no HD do computador do Analista, recomenda-se convertê-los para NTFS.

    Correta,

  • Acho que o examinador viajou nesta.

  • Sobre a alternativa C: geralmente, alternativas que se utilizam de forças de expressão, tal como "forma quase ilimitada" merecem ser descartadas. Afinal de contas, algo quase ilimitado é subjetivo e tecnicamente inaceitável.


ID
2756839
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as afirmações abaixo em relação a sistemas de arquivos e métodos de acesso.

I - Quando um programa utiliza o método de acesso VSAM para acessar um arquivo UNIX, o método de acesso VSAM acessa o arquivo UNIX simulando um arquivo VSAM do tipo ESDS.
II - A maior vantagem em usar um arquivo PDSE, em relação a um arquivo PDS, é a capacidade de reusar espaço do arquivo, automaticamente, sem a necessidade de executar um utilitário para reorganizá-lo.
III - O parâmetro DSNTYPE=LARGE é utilizado no DD statement de JCL para permitir alocações de arquivos sequenciais, PDS e PDSE que podem crescer além do limite de 65535 trilhas por volume.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • B) Apenas I e II.


ID
2756845
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um método de acesso é identificado principalmente pela organização do conjunto de dados e define a técnica utilizada para armazenar e recuperar dados.

Qual método de acesso organiza os registros como membros de um arquivo particionado?

Alternativas
Comentários
  • D) BPAM

  • mesmo vendo a resposta do colega, acabei errando ! kkk

  • mesmo vendo a resposta do colega, acabei errando ! kkk


ID
2764558
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sistemas de Arquivo utilizam o "método contíguo" de alocação dos blocos do disco para armazenar o conteúdo dos arquivos.

Assinale a alternativa que apresenta uma desvantagem do uso desse método.

Alternativas
Comentários
  • Vantagem método contíguo: Rapidez de acesso (uma vez que blocos consecutivos geralmente são setores consecutivos no disco).

    Desvantagens: Dificuldades de crescimento dos arquivos;

                             "Buracos" de blocos livres espalhados pelo disco

     

    Alocação contígua é viável CD/DVD-ROMS, pois os arquivos, uma vez escritos, não mudam de tamanho.

     

    GABARITO A

  • A) Dificuldade em gerenciar o aumento no tamanho dos arquivos.


ID
2767645
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a gerenciamento de arquivos, pastas e programas, analise as afirmações abaixo:


I. O formato escolhido para gravar uma imagem não afeta diretamente o tamanho do arquivo, mesmo quando os elementos da imagem são iguais ou semelhantes.

II. O termo PDF/X foi criado para definir uma série de instruções que orientam a construção e o manuseio de arquivos em PDF específicos para uso de áudio.

III. O formato JPEG permite comprimir um arquivo e obter como resultado final uma imagem com qualidade razoável e pequena em tamanho.


Está(ão) CORRETA(S) apenas

Alternativas
Comentários
  • PDF = Visualizador de arquivos, não tem nada a ver com áudio.


ID
2768395
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O sistema de arquivos NTFS (New Technology File System) foi desenvolvido pela Microsoft para suprir várias funcionalidades não disponíveis nos sistemas de arquivos FAT (File Allocation Table). Assinale a alternativa que contém um recurso presente no NTFS e que não existe correspondente no FAT16.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Suporte a dados esparsos (sparse files): armazenamento eficiente de arquivos grandes que possuam estruturas vazias, sendo o espaço consumido apenas quando necessário.

  • REALMENTE, MAS ACERTEI.

    Se ele está incapacitado absolutamente, há suspensão.

    No entanto, ter 70 anos não gera incapacidade civil. Horrível a redação.

  • A) Suporte a dados esparsos (sparse files): armazenamento eficiente de arquivos grandes que possuam estruturas vazias, sendo o espaço consumido apenas quando necessário.


ID
2771587
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma assistente de informática precisa formatar um disco rígido comum de um auxiliar administrativo para que nesta máquina possa ser instalada uma versão do Ubuntu 12 ou a mais recente. Sabendo que ele precisa escolher um sistema de arquivos otimizado para este tipo de sistema operacional, qual seria a melhor opção para realizar tal operação?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O sistema de arquivo ext3 é essencialmente uma versão melhorada do sistema de arquivo ext2. Estas melhorias oferecem as seguintes vantagens:

    Disponibilidade

    Após uma queda de energia ou queda do sistema inesperada (também chamada de desligamento impróprio do sistema), cada sistema de arquivo ext2 montado na máquina deve ter sua consistência verificada pelo programa e2fsck. Este processo leva tempo e pode demorar significativamente o tempo de inicialização, especialmente com volumes grandes contendo um grande número de arquivos. Durante este período, quaisquer dados dos volumes estão indisponíveis.

    O journaling provido pelo sistema de arquivo ext3 significa que este tipo de verificação não é mais necessário após um desligamento impróprio do sistema. Os únicos momentos em que ocorrem verificações de consistência usando o ext3 são em raros casos de falha de hardware, como falhas no disco rígido. O tempo para recuperar um sistema de arquivo ext3 após um desligamento impróprio do sistema não depende do tamanho do sistema de arquivo ou do número de arquivos, mas sim do tamanho do journal usado para manter a consistência. O journal de tamanho default leva aproximadamente um segundo para recuperar, dependendo da velocidade do hardware.

    Integridade dos Dados

    O sistema de arquivo ext3 oferece alta integridade dos dados no caso de um desligamento impróprio do sistema. Além disso, permite que você escolha o tipo e nível de proteção para seus dados. Por default, os volumes ext3 são configurados para manter um alto nível de consistência dos dados em relação ao estado do sistema de arquivo.

    Velocidade

    Apesar de gravar alguns dados mais de uma vez, o ext3 tem maior produtividade em relação ao ext2 na maioria dos casos, pois o journaling do ext3 otimiza a movimentação da cabeça do disco rígido. Você pode escolher dentre três modos de journaling para otimizar a velocidade, mas ao fazer isso diminui a integridade dos dados.

    Transição Fácil

    É fácil mudar do ext2 parta o ext3 e obter os benefícios de um sistema de arquivo robusto sem a reformatação.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Letra A: JFS -O JFS (Journaled File System) é um sistema de arquivos de 64 bits com journaling desenvolvido pela IBM.

    Letra B : FAT32 - É um sistema de arquivos que gerencia o acesso a arquivos em HDs e outras mídias. Desenvolvido pela Microsoft

    Letra C: F2FS - É um sistema de arquivos para dispositivos baseados em memória flash inicialmente desenvolvido pela Samsung Electronics para o núcleo Linux.

    Letra D : EXT3 - Sistema de arquivos de journaling que normalmente é utilizado pelo núcleo do Linux. Costumava ser o sistema de arquivos padrão para muitas distribuições populares do Linux.

    Gabarito letra D. Único formato de sistema de arquivo possível para instalação do Ubuntu

  • D) EXT3.


ID
2777647
Banca
CCV-UFS
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um computador com sistema operacional Windows 7 e sistema de arquivos NTFS admite nomes longos de arquivos. Os nomes preservam as letras maiúsculas e minúsculas, mas não as diferencia. Entretanto, nem todos os nomes de arquivos são admitidos. São nomes de arquivos válidos no NTFS do Windows:

Alternativas
Comentários
  • d-

    invalid characters in windows: < (less than) > (greater than) : " (double quote) / (forward slash) \ (backslash) | (vertical bar or pipe) ? ( question mark) * (asterisk)

    https://en.wikipedia.org/wiki/Filename


ID
2783725
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Diante da necessidade de copiar arquivos, foram conectadas 3 diferentes mídias externas a um computador com sistema operacional Windows 10, formatadas usando os seguintes sistemas de arquivos.

I. NTFS

II. EXT4

III. exFAT

Com relação à compatibilidade dos 3 sistemas de arquivos com o sistema operacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O EXT4 é utilizado nos sistemas UNIX/LINUX

  • Alternativa correta: B.


    EXT é padrão do linux, FAT e NTFS, do Windows. Embora ext leia e escreva em NTFS/FAT, estes não são compatíveis com EXT, excluindo-o.

  • B) Somente I e III são compatíveis.

  • O exFAT surgiu apenas em 2006 e foi adicionado ao WINDOWS XP e WINDOWS VISTA  por meio de atualizações. É um sistema de arquivos otimizado para pen drives, feito para ser eficiente como o FAT32, mas sem limitações com o tamanho dos arquivos. Ou seja, assim como acontece no NTFS, o limite de tamanho de arquivo individual e de partição é praticamente ilimitado.


ID
2783968
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à criação de um servidor de arquivos em rede local, os protocolos utilizados primariamente em sistemas Linux e Windows são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • NFS 

    É um protocolo cliente/servidor para compartilhamento de arquivos muito usado em sistemas UNIX.

    Fornece um conjunto de RPCs a fim de acessar um sistema de arquivos remoto a fim de executar diversas operações.

    Fonte: Armazenamento e Gerenciamento de Informações -  Somasundaram

     

    SMB

    Conhecido também como SMB/CIFS, é bem diferente de trabalhar com uma rede Unix rodando sobre o protocolo TCP/IP. Uma rede SMB utiliza nomes com até 15 caracteres para definir endereços da máquina dentro da rede, enquanto o TCP/UIP utiliza números. Embora , nos dias atuais, essa diferença quase não exista para o usuário (já que o Windows IMPLEMENTOU o SMB sobre uma rede TCP), é importante entender como a identificação de máquinas funciona em uma rede SMB para facilitar a configuração do Samba.

    Fonte: Samba: Windows e Linux em rede - Alkmin D. Costa

     

  • O NFS (Network File System) é um protocolo que permite acesso remoto a um sistema de arquivos através da rede. Todos os sistemas Unix podem trabalhar com esse protocolo; mas quando sistemas Windows estão envolvidos, o Samba tem que ser usado.


    Fonte: O Manual do Administrador Debian


    The Server Message Block (SMB) Protocol is a network file sharing protocol, and as implemented in Microsoft Windows is known as Microsoft SMB Protocol.


    Fonte: Docs Microsoft

  • O NFS foi primariamente utilizado no Linux/Unix, mas também é usado no Windows.

    "Network File System (NFS) provides a file sharing solution for enterprises that have heterogeneous environments that include both Windows and non-Windows computers"

    https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/storage/nfs/nfs-overview

  • B) NFS e SMB.

  • essa matou


ID
2796811
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que indica o tipo de file system usado como default na organização do disco rígido no Windows 7.

Alternativas
Comentários
  • O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados.

     

    O NTFS foi desenvolvido quando a Microsoft decidiu criar o Windows NT: como o WinNT deveria ser um sistema operacional mais completo e confiável, o FAT não servia como sistema de arquivos por causa de suas limitações e falta de recursos. Na época, o que a empresa de Bill Gates queria apoderar-se de uma fatia do mercado ocupada pelo Unix. Anteriormente, ela já havia tentado fazer isso em parceria com a IBM, lançando o OS/2 - no entanto as duas empresas divergiam em certos pontos e acabaram quebrando a aliança. O OS/2 usava o sistema de arquivos HPFS (High Performance File System - Sistema de Arquivos de Alta Performance), cujos conceitos acabaram servindo de base ao NTFS.

     

    O NTFS possui uma estrutura que armazena as localizações de todos os arquivos e diretórios, incluindo os arquivos referentes ao próprio sistema de arquivos denominado MFT (Master File Table).

  • D) NTFS


ID
2803093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de sistema de arquivos.


Um disco formatado com sistema de arquivos FAT32 permite armazenar arquivos de tamanho de até 120 gigabaites.

Alternativas
Comentários
  • FAT32 permite armazenar arquivos de 4GB e partições de até 2TB.

  • Amigo, seu comentário está errado.

     

    FAT32 permite arquivos de até 4GB e partições de até 2TB.

  • Os dois comentários estão errados!

    Gab E 

    O filesystem FAT32 não permite armazenar arquivos superiores a 4 GB. Corretamente o gabarito preliminar apontou a assertiva como errada, estando de acordo com a literatura, sem margem para recursos.

  • Capacidade do disco:  até 32 GB

    Capacidade por ficheiro: 4GB

    Caracteres: 255 por arquivo.

  • Uns falam que estão errados, outros corrigem, mas cadê as fontes?

  • O FAT32 fornece as seguintes melhorias nas implementações anteriores do sistema de arquivos FAT: 


    O FAT32 suporta unidades de até 2 terabytes

    NOTA: O Microsoft Windows 2000 suporta apenas partições FAT32 de até 32 GB.


    A grande limitação do sistema FAT32 está relacionado ao tamanho máximo dos arquivos. Mesmo usando uma grande partição, não é possível armazenar arquivos com mais de 4 GB.


    A princípio, o uso de clusters de 32 bits permitiriam o uso de clusters de 4 KB mesmo em partições muito grandes, mas por questões de desempenho, ficou estabelecido que por default os clusters de 4 KB seriam usados apenas em partições de até 8 GB. Acima disto, o tamanho dos clusters varia de acordo com o tamanho da partição (partições de de 16 GB a 32 GB, utilizam clusters de 16 KB, por exemplo).


    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/154997/description-of-the-fat32-file-system;

    https://www.hardware.com.br/termos/fat32


  • Discos formatados como FAT32 não podem armazenar arquivos que, individualmente, possuam mais de 4GB de tamanho.

    Item errado.

  • Permite armazenar arquivos de até 4GB

  • Fonte: Prof Victor Dalton do Direção Concursos

    Gabarito: Item errado.

    Discos formatados como FAT32 não podem armazenar arquivos que, individualmente, possuam mais de 4GB de tamanho.

    Se tiver errado, não hesitem em corrigir.

    ------

    Pessoal ativem a notificação, INDICAR PARA COMENTÁRIO, vamos aproveitar, quanto mais respostas/vídeos explicados pelos professores, melhor será para todos.

    ------

  • O Fat 32 suporta arquivos de até 4 GB e o nome dos arquivos passou de 8 para 256 caracteres e superou o antigo limite de 3 caracteres para a extensão.


ID
2803096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de sistema de arquivos.


NTFS deve ser usado se os arquivos do disco rígido são criptografados no nível de sistema que utilize encrypting file system.

Alternativas
Comentários
  • "Encrypting File System é um sistema de arquivos que, trabalhando em NTFS, permite a criptografia de arquivos no nível de sistema. Ele está disponível para Windows 2000 e posteriores."

    Wikipedia (perdão pela fonte, mas é isso aí.)

    Correto

  • Não pode ser usado EXT também? Estamos falando apenas do Windows?

  • Certo


    NTFS é a possibilidade de encriptar os dados gravados e que encriptação permite criptografar o disco inteiro, pastas ou arquivos individuais. No entanto, a questão extrapola os conhecimentos diretos sobre o file system NTFS ao indagar sobre encrypting file system. Observem em https://technet.microsoft.com/pt-pt/library/cc781588(v=ws.10).aspx que o EFS é implementado em sistemas operacionais Windows, pois requer o LSA do Windows. O EFS, não é portanto um recurso intrínseco ao NTFS, visto que a criptografia neste sistema de arquivos pode ser implementada por outros meios. Por fim, o ponto é que EFS requer o NTFS, e é este o aspecto chave da assertiva. O gabarito está conforme a literatura.


    Fonte:


    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/policia-federal-perito-criminal-area-3-sistemas-operacionais-e-infraestrutura/

  • Como vou adivinhar que o examinador só utiliza Windows?

  • Certo


ID
2803099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de sistema de arquivos.


Para disco rígido utilizado em ambiente Windows 95, recomenda-se adotar o sistema de arquivos HFS+.

Alternativas
Comentários
  • Questão triste, principalmente para uma prova de perito que cobram explicitamente APFS e HFS+ no edital. O cara estuda com profundidade o assunto para cobrarem isso. 

    Respondendo... APFS e HFS+ são sistemas de arquivos da Apple. 

    Resposta: Errado.

  • Complementando o comentário do amigo.


    " o sistema de arquivos usado era FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores."


    Fonte:http://evolucaodosodiegocardoso.blogspot.com/2016/03/sistema-operacional-windows-95-1995.html?m=1

  • Deixa para estudar com profundidade para o mestrado! Concurso é isso mesmo, uma hora lá embaixo, outra lá em cima! Foca na banca!

  • Gabarito''Errado''.

    Para disco rígido utilizado em ambiente Windows 95, recomenda-se adotar o sistema de arquivos HFS+.

    A assertiva está errada, visto que o HFS+ é o sistema de arquivos da Apple. Não do Windows 95.

    HFS+ ou HFS Plus é o sistema de arquivos desenvolvido pela Apple, Inc. para substituir o antigo HFS (Hierarchical File System, ou sistema de arquivos hierárquico) como sistema de arquivos primário usados em computadores macOS (OS X) e iOS, é um dos formatos, por exemplo, do iPod.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Só complementado o @DanielS. , tem que saber como a banca trabalha, já vi nego com doutorado perder vaga pra tecnólogo.