SóProvas


ID
110203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Planejar e realizar pesquisas em enfermagem faz parte do cotidiano de um enfermeiro que pretende avaliar seu trabalho e as ações junto ao seu serviço e aos usuários de saúde. É de sua responsabilidade a elaboração e a coleta de dados pertinentes ao seu objeto de estudo na atenção primária, secundária, terciária e quaternária em saúde. Quanto à utilização de métodos de pesquisa e coleta de dados, julgue os itens subsequentes.

Os termos amostra e população de estudo, utilizados em pesquisas populacionais epidemiológicas, são sinônimos.

Alternativas
Comentários
  • População é a totalidade de pessoas, animais, plantas ou objectos, da qual se podem recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja descrever ou acerca do qual se deseja tirar conclusões.

    Amostra é um subconjunto de uma população ou universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogénea por um processo aleatório. A aleatorização é condição necessária para que a amostra seja representativa da população.

    É importante que o investigador defina cuidadosa e completamente a população antes de recolher a amostra, incluindo uma descrição dos membros que devem ser incluídos. Para cada população, há muitas amostras possíveis e qualquer delas deve fornecer informação dos parâmetros da população correspondente. É importante definir os critérios que permitem determinar se um indivíduo pertence ou não à população em estudo. Para isso, define-se conceptualmente a população (ex. hipertensos). Falta ainda saber o que se entende por "hipertenso". Este é o critério operacional que vai permitir saber quem pertence à população. Tem de ficar bem definido quem é hipertenso.

    As amostras devem ser obtidas por métodos aleatórios, sempre que se pretende tirar conclusões sobre a população mas muitas vezes são obtidas por métodos não aleatórios. A amostra pode ser todos os bebés nascidos a 7 de Maio, em qualquer dos anos. Neste último caso, as conclusões a retirar do estudo, apenas se reportam à amostra.

    Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/statistics/1896148-conceito-popula%C3%A7%C3%A3o-amostra/#ixzz1tdjZ96tA
  • Universo ou População: todos os indivíduos do campo de interesse da pesquisa, ou seja, o fenômeno observado. Sobre ela se pretende tirar conclusões. Fala-se de população como referência ao total de habitantes de determinado lugar. Já a amostra é a parte da população que é tomada como objeto de investigação da pesquisa. É o subconjunto da população. A amostra pode ser probabilística e não-probabilística. Amostras não-probabilísticas podem ser: – amostras acidentais: compostas por acaso, com pessoas que vão aparecendo; – amostras por quotas: diversos elementos constantes da população/universo, na mesma proporção; – amostras intencionais: escolhidos casos para a amostra que representem o “bom julgamento" da população/universo. Amostras probabilísticas são compostas por sorteio e podem ser: – amostras casuais simples: cada elemento da população tem oportunidade igual de ser incluído na amostra; – amostras casuais estratificadas: cada estrato, definido previamente, estará representado na amostra. Resposta ERRADO. Bibliografia Kauark, Fabiana. Metodologia da pesquisa : guia prático / Fabiana Kauark, Fernanda Castro Manhães e Carlos Henrique Medeiros. – Itabuna : Via Litterarum, 2010.