SóProvas



Questões de Pesquisa em Enfermagem


ID
60937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos métodos epidemiológicos
empregados na pesquisa populacional.

Considere-se que, com o objetivo de elaborar um perfil de características demográficas e socioeconômicas de pacientes que sofreram lesões medulares em uma cidade do interior de Goiás, foram entrevistados cerca de 80 pacientes internados em uma unidade de reabilitação, vítimas de acidentes de trânsito nos últimos 6 meses, e que os resultados foram apresentados na forma de gráficos e tabelas. Nessa situação, é correto afirmar que foi realizado um estudo do tipo coorte.

Alternativas
Comentários
  • errada!! o certo seria >>>O estudo de caso-controle já que é tipicamente retrospectivo, onde a análise começa no desfecho e as causas são buscadas na história prévia do paciente. Os “casos” são indivíduos com o agravo observado. “Controles” são indivíduos obrigatoriamente sãos do agravo do estudo, entretanto com características pré-determinadas pelo pesquisador que os assemelham e os padronizam. Buscando no passado de todos os pacientes (casos e controles), serão encontrados “causas” ou simples fatores de exposição com que o estudo pretende estabelecer nexo causal com o agravo.
  • O termo coorte é utilizado para designar um grupo de indivíduos que têm em comum um conjunto de características e que são observados durante um período de tempo com o intuito de analisar a sua evolução. Num estudo de coorte o pesquisador, após distribuir os indivíduos como expostos e não expostos a um fator em estudo, segue-os durante um determinado período de tempo para verificar a incidência de uma doença ou situação clínica entre os expostos e não expostos. Portanto, o parâmetro a ser estudado é a presença ou não da doença. No caso apresentado os participantes da pesquisa já apresentam a doença e feito uma entrevista de acordo com os critérios de inclusão, ou seja, foi feito um recorte da realidade naquele momento e não um seguimento que é necessário para o estudo de coorte. Esse recorte no tempo é característico do estudo transversal. A estrutura de um estudo transversal é semelhante à de um estudo de coorte, no entanto, nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenômenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse. Os estudos transversais podem, também, ser utilizados para descrever associações entre variáveis. Neste caso, a definição de quais as variáveis independentes e quais as dependentes. Portanto, esse modelo apresenta-se como uma fotografia ou corte instantâneo que se faz numa população por meio de uma amostragem, examinando-se nos integrantes da casuística ou amostra, a presença ou ausência da exposição e a presença ou ausência do efeito (ou doença). Resposta ERRADO. Bibliografia Hochman B, Nahas FX, Oliveira Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira - Vol 20 (Supl. 2) 2005.
  • TRANSVERSAL

  • Acredito que não seja isso que os colegas comentaram... Para mim trata-se de um estudo ECOLÓGICO pois é um estudo que considera o contexto AMBIENTAL E SOCIAL (características demográficas e socioeconômicas prevalentes na questão).
  • Estudos transversais são utilizados na pesquisa de doenças estáveis e terapias que demonstrem efeitos em curto prazo.


ID
60940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos métodos epidemiológicos
empregados na pesquisa populacional.

Considere-se que em uma pesquisa foram formados dois grupos: um deles composto por pessoas que tiveram câncer de pele e o outro, por pessoas que não tiveram essa doença. Considere-se também que os doentes - aqueles com câncer de pele - foram investigados para saber se foram expostos a fatores de risco - como exposição excessiva, na juventude, à luz solar -, de modo a relacionar se tais fatores de risco são causas contribuintes da doença. Nesse caso, observa-se o delineamento de uma investigação do tipo caso-controle.

Alternativas
Comentários
  • O estudo caso-controle é um tipo de estudo epidemiológico no qual se busca aferir uma associação entre um determinado fator de risco e a ocorrência de uma determinada doença, em grupos selecionados a partir da presença ou ausência da doença em questão.


     

  • O estudo de caso-controle é caracterizado como RETROSPECTIVO
    Beijos e Bons estudos pessoal!
  • Estudos tipo caso-controle - Nesse modelo, após o pesquisador distribuir as pessoas como doentes ou portadoras de uma situação clínica e não doentes ou não portadoras da situação clínica, verifica, retrospectivamente, se houve exposição prévia a um fator entre os doentes e os não doentes. As pessoas doentes ou portadoras são denominadas “casos", e as não doentes ou não portadoras de “controle". Portanto, o parâmetro a ser estudado é a exposição ou não a um fator. Comparam-se as proporções de exposição prévia a determinado fator, entre os doentes e os não doentes. São modelos de estudo analíticos, longitudinais e retrospectivos. Possuem como vantagens o fato de serem pouco onerosos e rápidos, além de serem úteis para gerar novas hipóteses. No caso é seguida a metodologia do caso controle, uma vez que é utilizado um grupo com a doença (câncer de pele) e um grupo controle sem a doença. Resposta CERTO. Bibliografia Hochman B, Nahas FX, Oliveira Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira - Vol 20 (Supl. 2) 2005. Rêgo MA. Estudos Caso-Controle. Gaz. méd. Bahia 2010;80:1(Jan-Abr):101-110.
  • Caso controle: retrospectivo: efeito(doença)->causa(exposição)

ID
60943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos métodos epidemiológicos
empregados na pesquisa populacional.

A investigação do tipo coorte é a mais adequada para o estudo etiológico de doenças raras.

Alternativas
Comentários
  •  O Melhor estudo para doenças raras e o estudo de caso ou caso-controle, pois o investigador parte de indivíduos com e sem doença e busca no passado a presença/ausência do fator de exposição (causa). Analisa os possíveis fatores associados à doença em questão.
  • CASO-CONTROLE: doenças raras

ID
60946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos métodos epidemiológicos
empregados na pesquisa populacional.

O estudo transversal permite obter um retrato de como diversas variáveis estão relacionadas em um determinado momento. Assim, uma população pode ser estudada no momento do diagnóstico de uma doença, o que facilita a identificação dos indivíduos afetados pela doença e também dos não afetados.

Alternativas
Comentários
  •  Errado!!

    A estrutura de um estudo transversal é semelhante à de um estudo de coorte, no entanto, nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse. 


    http://stat2.med.up.pt/cursop/print_script.php3?capitulo=desenhos_estudo&numero=6&titulo=Desenhos%20de%20estudo http://stat2.med.up.pt/cursop/print_script.php3?capitulo=desenhos_estudo&numero=6&titulo=Desenhos%20de%20estudohttp://stat2.med.up.pt/cursop/print_script.php3?capitulo=desenhos_estudo&numero=6&titulo=Desenhos%20de%20estudo 
  • Transversal (seccional, cross sectional)

    São estudos em que a exposição ao fator ou causa está presente ao efeito no mesmo momento ou intervalo de tempo analisado. Aplicam-se às investigações dos efeitos por causas que são permanentes, ou por fatores dependentes de características permanentes dos indivíduos, como efeito do sexo ou cor da pele sobre determinada doença.

    Os estudos transversais descrevem uma situação ou fenômeno em um momento não definido, apenas representado pela presença de uma doença ou transtorno, como, por exemplo, um estudo das alterações na cicatrização cutânea em pessoas portadoras de doenças crônicas, como o diabetes. Assim sendo, não havendo necessidade de saber o tempo de exposição de uma causa para gerar o efeito, o modelo transversal é utilizado quando a exposição é relativamente constante no tempo e o efeito (ou doença) é crônico.

    Portanto, esse modelo apresenta-se como uma fotografia ou corte instantâneo que se faz numa população por meio de uma amostragem, examinando-se nos integrantes da casuística ou amostra, a presença ou ausência da exposição e a presença ou ausência do efeito (ou doença). Possui como principais vantagens o fato de serem de baixo custo, e por praticamente não haver perdas de seguimento.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-86502005000800002&script=sci_arttext 

  • Nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenômenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse. Os estudos transversais podem, também, ser utilizados para descrever associações entre variáveis. Neste caso, a definição de quais as variáveis independentes e quais as dependentes. Esse modelo apresenta-se como uma fotografia ou corte instantâneo que se faz numa população por meio de uma amostragem, examinando-se nos integrantes da casuística ou amostra, a presença ou ausência da exposição e a presença ou ausência do efeito (ou doença). Enfim, o estudo transversal trabalha apenas com os indivíduos já afetados com uma doença. Resposta ERRADO Bibliografia Hochman B, Nahas FX, Oliveira Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira - Vol 20 (Supl. 2) 2005.

ID
60949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos métodos epidemiológicos
empregados na pesquisa populacional.

Considere-se que para se verificar os efeitos da papaína na cicatrização de úlceras de decúbito, um grupo de 100 pacientes foi separado aleatoriamente, em duas metades, de modo a constituir dois grupos com características semelhantes. Considere-se também que os pacientes pertencentes a um grupo foram tratados com um preparado de papaína e os do outro grupo receberam um preparado de placebo e que, após um período, constatou-se que aqueles que receberam a papaína obtiveram melhores resultados. Nessa situação, é correto afirmar que foi realizado um estudo do tipo ensaio clínico randomizado.

Alternativas
Comentários
  • Ensaio Clínico Randomizado

    O ensaio clínico randomizado trata-se de um estudo prospectivo que compara o efeito e valor de uma intervenção (profilática ou terapêutica) com controles em seres humanos, no qual o investigador distribui o fator de intervenção a ser analisado de forma aleatória através da técnica da randomização; dessa forma, os grupos experimental e de controle são formados por um processo aleatório de decisão. Pode se referir a fármacos, técnicas ou procedimentos
  • O estudo clínico randomizado (ECR) consiste basicamente em um tipo de estudo experimental, desenvolvido em seres humanos e que visa o conhecimento do efeito de intervenções em saúde. Uma primeira característica é o recrutamento de um grupo comum, a partir de uma população de interesse. Nesse tipo de estudo, os pacientes são designados de maneira randomizada ou aleatória para qualquer uma das intervenções sob estudo. A randomização procura assegurar que os grupos fiquem balanceados, tanto para características conhecidas quanto desconhecidas, de forma que a única diferença entre os grupos sejam as intervenções experimental e controle. Após a randomização, os grupos são seguidos por período de tempo específico e analisados em termos de desfechos de interesse definidos pelo protocolo do estudo. Dado que a única diferença entre os grupos são os tratamentos experimentais e controle. No caso apresentado um grupo recebeu a papaína e no outro a placebo, e foram escolhidos de forma randomizada aqueles que receberiam o produto e o placebo, exatamente como preconiza o ensaio clínico randomizado. Resposta CERTO Bibliografia Souza RF. O que é um estudo clínico randomizado? Medicina (Ribeirão Preto) 42 (1): 3-8.
  • Estudo epidemiológico analítico RANDOMIZADO: ótimo estudo para testar efeitos de medicações. Divide em aleatoriamente os participantes em 2 grupos (grupo de controle e grupo de estudo/experimental/submetidos a intervenção).

ID
110200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Planejar e realizar pesquisas em enfermagem faz parte do cotidiano de um enfermeiro que pretende avaliar seu trabalho e as ações junto ao seu serviço e aos usuários de saúde. É de sua responsabilidade a elaboração e a coleta de dados pertinentes ao seu objeto de estudo na atenção primária, secundária, terciária e quaternária em saúde. Quanto à utilização de métodos de pesquisa e coleta de dados, julgue os itens subsequentes.

O cálculo da amostra em uma pesquisa deve ser feito junto com o planejamento metodológico.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento e a execução de uma pesquisa são parte de um processo sistematizado que compreende, em síntese, três fases de desenvolvimento: decisória, construtiva e redacional, que acabam por requerer procedimentos que acontecem em quatro etapas da pesquisa: escolha do tema e elaboração do projeto de pesquisa – o assunto, a justificativa, formulação do problema, determinação de objetivos, metodologia; coleta de material; coleta de dados, seleção e organização do material coletado – tabulação de dados, análise e discussão dos resultados, conclusão da análise; e redação final e divulgação – formatação, apresentação. O cálculo do tamanho da amostra deve fazer parte de qualquer projeto de pesquisa. O objetivo principal é estabelecer, objetivamente, qual o número de indivíduos que necessitam ser estudados. Logo, para um planejamento é imprescindível o tamanho amostral definido. Resposta CERTO Bibliografia Kauark, Fabiana. Metodologia da pesquisa : guia prático / Fabiana Kauark, Fernanda Castro Manhães e Carlos Henrique Medeiros. – Itabuna : Via Litterarum, 2010.

ID
110203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Planejar e realizar pesquisas em enfermagem faz parte do cotidiano de um enfermeiro que pretende avaliar seu trabalho e as ações junto ao seu serviço e aos usuários de saúde. É de sua responsabilidade a elaboração e a coleta de dados pertinentes ao seu objeto de estudo na atenção primária, secundária, terciária e quaternária em saúde. Quanto à utilização de métodos de pesquisa e coleta de dados, julgue os itens subsequentes.

Os termos amostra e população de estudo, utilizados em pesquisas populacionais epidemiológicas, são sinônimos.

Alternativas
Comentários
  • População é a totalidade de pessoas, animais, plantas ou objectos, da qual se podem recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja descrever ou acerca do qual se deseja tirar conclusões.

    Amostra é um subconjunto de uma população ou universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogénea por um processo aleatório. A aleatorização é condição necessária para que a amostra seja representativa da população.

    É importante que o investigador defina cuidadosa e completamente a população antes de recolher a amostra, incluindo uma descrição dos membros que devem ser incluídos. Para cada população, há muitas amostras possíveis e qualquer delas deve fornecer informação dos parâmetros da população correspondente. É importante definir os critérios que permitem determinar se um indivíduo pertence ou não à população em estudo. Para isso, define-se conceptualmente a população (ex. hipertensos). Falta ainda saber o que se entende por "hipertenso". Este é o critério operacional que vai permitir saber quem pertence à população. Tem de ficar bem definido quem é hipertenso.

    As amostras devem ser obtidas por métodos aleatórios, sempre que se pretende tirar conclusões sobre a população mas muitas vezes são obtidas por métodos não aleatórios. A amostra pode ser todos os bebés nascidos a 7 de Maio, em qualquer dos anos. Neste último caso, as conclusões a retirar do estudo, apenas se reportam à amostra.

    Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/statistics/1896148-conceito-popula%C3%A7%C3%A3o-amostra/#ixzz1tdjZ96tA
  • Universo ou População: todos os indivíduos do campo de interesse da pesquisa, ou seja, o fenômeno observado. Sobre ela se pretende tirar conclusões. Fala-se de população como referência ao total de habitantes de determinado lugar. Já a amostra é a parte da população que é tomada como objeto de investigação da pesquisa. É o subconjunto da população. A amostra pode ser probabilística e não-probabilística. Amostras não-probabilísticas podem ser: – amostras acidentais: compostas por acaso, com pessoas que vão aparecendo; – amostras por quotas: diversos elementos constantes da população/universo, na mesma proporção; – amostras intencionais: escolhidos casos para a amostra que representem o “bom julgamento" da população/universo. Amostras probabilísticas são compostas por sorteio e podem ser: – amostras casuais simples: cada elemento da população tem oportunidade igual de ser incluído na amostra; – amostras casuais estratificadas: cada estrato, definido previamente, estará representado na amostra. Resposta ERRADO. Bibliografia Kauark, Fabiana. Metodologia da pesquisa : guia prático / Fabiana Kauark, Fernanda Castro Manhães e Carlos Henrique Medeiros. – Itabuna : Via Litterarum, 2010.

ID
110206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Planejar e realizar pesquisas em enfermagem faz parte do cotidiano de um enfermeiro que pretende avaliar seu trabalho e as ações junto ao seu serviço e aos usuários de saúde. É de sua responsabilidade a elaboração e a coleta de dados pertinentes ao seu objeto de estudo na atenção primária, secundária, terciária e quaternária em saúde. Quanto à utilização de métodos de pesquisa e coleta de dados, julgue os itens subsequentes.

Caso a população de estudo seja dividida em estratos homogêneos, como, por exemplo, idade e nível de escolaridade, obtém-se uma amostra estratificada.

Alternativas
Comentários
  • Amostra é a parte da população que é tomada como objeto de investigação da pesquisa. É o subconjunto da população. A amostra pode ser probabilística e não-probabilística. Amostras não-probabilísticas podem ser: – amostras acidentais: compostas por acaso, com pessoas que vão aparecendo; – amostras por quotas: diversos elementos constantes da população/universo, na mesma proporção; – amostras intencionais: escolhidos casos para a amostra que representem o “bom julgamento” da população/universo. Amostras probabilísticas são compostas por sorteio e podem ser: – amostras casuais simples: cada elemento da população tem oportunidade igual de ser incluído na amostra; – amostras casuais estratificadas: cada estrato, definido previamente, estará representado na amostra; Na divisão de uma população em grupos (chamados estratos), esta divisão é feita segundo alguma(s) característica(s) conhecida(s) na população sob estudo (como no caso apresentado idade e nível de escolaridade), em cada um desses estratos é selecionado uma amostra em proporções convenientes. Resposta CERTO Bibliografia Kauark, Fabiana. Metodologia da pesquisa : guia prático / Fabiana Kauark, Fernanda Castro Manhães e Carlos Henrique Medeiros. – Itabuna : Via Litterarum, 2010.

ID
393928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a bioestatística, um ramo da estatística aplicado às
ciências biológicas e à área de saúde, julgue os itens que se seguem.

Se uma variável métrica for categorizada em intervalos de classe de comprimento constante, o histograma dessa variável será um gráfico de colunas justapostas em que a base de cada uma dessas colunas corresponderá a um intervalo de classe e a sua altura corresponderá à respectiva frequência.

Alternativas
Comentários
  • Histograma é uma representação gráfica (um gráfico de barras verticais ou barras horizontais) da distribuição de frequências de um conjunto de dados quantitativos contínuos. Por meio da análise do histograma é possível interpretar estas informações de forma mais fácil e simples, do que acompanhando uma grande tabela ou um relatório com somente números e/ou valores. O histograma pode ser um gráfico por valores absolutos ou frequência relativa ou densidade.

    O Histograma é um gráfico de colunas utilizado na estatística. É composto de vários retângulos adjacentes, representando a tabela de frequências com perda de informações (valores agrupados por classes) de um conjunto de valores. Na escala horizontal, marcam-se os intervalos de classes, e cada intervalo é a base de cada retângulo ou barra; na escala vertical, marcam-se as alturas dos retângulos ou barras, que são as respectivas frequências absolutas das classes.


    Resposta: CERTO 


    Bibliografia


    http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/xii-i-005.pdf.

  • Histograma é uma representação gráfica (um gráfico de barras verticais ou barras horizontais) da distribuição de frequências de um conjunto de dados quantitativos contínuos. Por meio da análise do histograma é possível interpretar estas informações de forma mais fácil e simples, do que acompanhando uma grande tabela ou um relatório com somente números e/ou valores. O histograma pode ser um gráfico por valores absolutos ou frequência relativa ou densidade. 

    O Histograma é um gráfico de colunas utilizado na estatística. É composto de vários retângulos adjacentes, representando a tabela de frequências com perda de informações (valores agrupados por classes) de um conjunto de valores. Na escala horizontal, marcam-se os intervalos de classes, e cada intervalo é a base de cada retângulo ou barra; na escala vertical, marcam-se as alturas dos retângulos ou barras, que são as respectivas frequências absolutas das classes.


    Resposta: CERTO 


    Bibliografia 


    http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/xii-i-005.pdf.
     


ID
393931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a bioestatística, um ramo da estatística aplicado às
ciências biológicas e à área de saúde, julgue os itens que se seguem.

Na coleta de dados por meio de questionário, são consideradas perguntas fechadas aquelas que oferecem rapidez no processo de tabulação dos dados levantados.

Alternativas
Comentários
  • Uma das mais usuais técnicas para obtenção de dados, o questionário é composto por um conjunto ordenado de perguntas, apresentadas e respondidas por escrito.

    Os questionários são classificados em função do tipo de pergunta formulada, que pode ser aberta ou fechada. Perguntas abertas admitem respostas diferentes dos pesquisados, isto é, cada pesquisado pode responder livremente às perguntas. Nas perguntas fechadas, o pesquisador define as alternativas que podem ser apontadas pelo pesquisado, que deve assinalar aquela(s) que mais se ajusta(m) às suas características, idéias ou sentimentos.

    As perguntas fechadas permitem comparações e é mais fácil de serem tratadas quantitativamente como a rapidez no processo de tabulação dos dados levantados.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Kauark, Fabiana. Metodologia da pesquisa : guia prático. Fabiana Kauark, Fernanda Castro Manhães e Carlos Henrique Medeiros. – Itabuna : Via Litterarum, 2010.


  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
393934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a bioestatística, um ramo da estatística aplicado às
ciências biológicas e à área de saúde, julgue os itens que se seguem.

Uma amostragem é considerada não probabilística quando é usada alguma forma de sorteio para a obtenção da amostra.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

     

     

    Amostragem probabilística é aquela em que cada elemento da população tem uma chance conhecida e diferente de zero de ser selecionado para compor a amostra. As amostragens probabilísticas geram amostras probabilísticas.

     

    .Amostragem não probabilística é aquela em que a seleção dos elementos da população para compor a amostra depende ao menos em parte do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo.


ID
393937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a bioestatística, um ramo da estatística aplicado às
ciências biológicas e à área de saúde, julgue os itens que se seguem.

Em uma apresentação tabular, é recomendável que os números decimais sejam apresentados de forma padronizada.

Alternativas
Comentários
  • Uma tabela deve apresentar os dados de modo resumido e seguro oferecendo uma visão geral do comportamento do fenômeno. Há uma série de regras a serem seguidas com relação à  montagem de uma tabela, desde o título até a nota de rodapé. Além disso, deve-se cuidar para que: - as tabelas sejam tão simples quanto possível. Duas ou três pequenas tabelas são preferíveis a uma única grande contendo muitos detalhes ou variáveis. Geralmente três variáveis são o número máximo que pode ser lido com facilidade; - as unidades de medida sejam fornecidas; - seja mantida uniformidade quanto ao número de casas decimais (justamente como a afirmativa da questão); - os totais sejam demostrados; - critérios de arredondamento sejam adotados de modo a se obter sempre uma ou duas casas decimais, arredondando-se para mais quando o último algarismo for maior ou igual a cinco e para menos quando o último algarismo for menor que cinco; - os totais e subtotais sejam destacados Resposta CERTO. Bibliografia Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Centro de Documentação e disseminação de Informações;; Rio de Janeiro 1993.
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
538357
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SES-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Texto V, para responder às questões 39 e 40.

Nos últimos três meses, sete enfermeiros procuraram
o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e
Medicina do Trabalho (SESMT) de um hospital, local onde
todos trabalham há mais de dois anos. Os funcionários
apresentavam áreas de descamação, eritema, edema,
vesículas e bolhas com exsudato no dorso das mãos e na
região do punho. Após atendimento pelo médico do trabalho,
todos foram diagnosticados com dermatite de contato
eczematosa. O grande número de casos em um curto
período de tempo chamou a atenção da enfermeira do
trabalho do referido hospital, levando-a à suspeita de que a
dermatite apresentada pelos enfermeiros pudesse estar
relacionada com as atividades relativas à função que eles
desempenham no hospital.

Com o objetivo de identificar os fatores de risco que pudessem estar relacionados ao surgimento dessas lesões nos funcionários, a enfermeira decidiu iniciar uma investigação no hospital, optando por utilizar a metodologia de investigação epidemiológica. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo que atende aos objetivos da enfermeira.

Alternativas
Comentários
  • Prognóstico, em Medicina, é conhecimento ou juízo antecipado, prévio, feito pelo médico, baseado necessariamente no diagnóstico médico e nas possibilidades terapêuticas, segundo o estado da arte, acerca da duração, da evolução e do eventual termo de uma doença ou quadro clínico sob seu cuidado ou orientação. É predição médica de como doença x paciente irá evoluir, e se há e quais são as chances de cura.Os estudos de prognóstico de cada doença tratam as questões clínicas de modo semelhante aos estudos decoorte em relação a fatores de risco.
  • Para se abordar associações etiológicas com doenças de baixa incidência, em que a condução de estudos de seguimento é reconhecidamente inviável, recomenda-se o estudo de caso-controle. Pode-se dizer que o estudo de caso-controle consiste no inverso do estudo de coorte, porque enquanto este último parte do fator de risco e prospectivamente observa o aparecimento de doentes, o estudo de caso controle inicia-se pelos doentes identificados. 

  • Investigação epidemiológica é um trabalho de campo, realizado a partir de casos notificados (clinicamente declarados ou suspeitos) e seus contatos, que tem por principais objetivos: identificar a fonte de infecção e o modo de transmissão; os grupos expostos a maior risco e os fatores de risco; bem como confirmar o diagnóstico e determinar as principais características epidemiológicas. O seu propósito final é orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos. Os ensaios clínicos são indicados para avaliar a segurança e eficácia de: um novo produto; uma nova formulação de um mesmo produto ou associação de produtos já em uso e uma nova indicação clínica de um produto já aprovado. Os ensaios podem avaliar o efeito terapêutico (drogas) ou profilático (vacinas). Ou seja, não se encaixa no caso descrito. Num estudo de coorte o pesquisador, após distribuir os indivíduos como expostos e não expostos a um fator em estudo, segue-os durante um determinado período de tempo para verificar a incidência de uma doença ou situação clínica entre os expostos e não expostos. Ou seja, é um estudo prospectivo, para o caso apresentado não cabe pois devemos comparar as pessoas que têm a dermatite com aquelas que não têm. O estudo de prognóstico seria para avaliar a partir do momento do diagnóstico o comportamento da doença, como ela se desenvolve, quais suas respostas, o que também não é a intensão da enfermeira, ela quer saber o que levou os trabalhadores a desenvolverem a dermatite. Estudos tipo caso-controle - Nesse modelo, após o pesquisador distribuir as pessoas como doentes ou portadoras de uma situação clínica e não doentes ou não portadoras da situação clínica, verifica, retrospectivamente, se houve exposição prévia a um fator entre os doentes e os não doentes. As pessoas doentes ou portadoras são denominadas “casos", e os não doentes ou não portadores de “controle". Portanto, o parâmetro a ser estudado é a exposição ou não a um fator. Comparam-se as proporções de exposição prévia a determinado fator, entre os doentes e os não doentes. O que é exatamente que a enfermeira quer fazer. Nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Esse modelo apresenta-se como uma fotografia ou corte instantâneo que se faz numa população por meio de uma amostragem, examinando-se nos integrantes da casuística ou amostra, a presença ou ausência da exposição e a presença ou ausência do efeito (ou doença). Enfim, o estudo transversal trabalha apenas com os indivíduos já afetados com uma doença. Resposta D. Bibliografia Hochman B, Nahas FX, Oliveira Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira - Vol 20 (Supl. 2) 2005. Rêgo MA. Estudos Caso-Controle. Gaz. méd. Bahia 2010;80:1(Jan-Abr):101-110.
  • Essa questão tá errada . Tinha que ser anulada . O certo é caso-controle.


ID
783247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pesquisa de qualidade é fundamental para os profissionais da saúde, porque fornece um alicerce forte para a avaliação crítica da atividade prática em relação aos achados de pesquisa e para a promoção de avanços embasados em evidências. Em relação aos tipos de estudos metodológicos da pesquisa em saúde e enfermagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • .
    Um ensaio clínico randomizado é um estudo prospectivo em humanos comparando o efeito e o valor de uma intervenção contra um controle
     
    1. Ensaios clínicos randomizados devem ser considerados quando:
    a. Há incerteza sobre o efeito de uma exposição ou tratamento;
    b. A exposição pode ser modificada no estudo.
     
    2. Potenciais limitações de ensaios clínicos randomizados incluem:
    a. Limitada generalização da população em estudo.
    b. Limitada generalização do ambiente em estudo.
    c. Ensaios clínicos randomizados respondem a uma questão de estudo específica.

    3. As medidas de magnitude de efeito usuais em ensaios clínicos randomizados são o risco relativo e a diferença de risco

    Fonte: Brazilian Journal 176 Oliveira et al. Bras. J. Video-Sur., October / December 2010 Editorial
    of Videoendoscopic Surgery

    Entendendo Ensaios Clínicos Randomizados/ Understanding Randomized Controlled Trials
    MARCO AURÉLIO PINHO DE OLIVEIRA1 ; RAPHAEL CÂMARA MEDEIROS PARENTE.
  • COMPLEMENTANDO==>http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipos_de_estudo_epidemiol%C3%B3gico *ESTUDOS ECOLÓGICOS

    . Descreve as diferenças entre as populações num determinado espaço de tempo ou num mesmo tempo; . Compara as frequências da doença entre os diferentes grupos num determinado espaço de tempo; . Informações desejadas são retiradas de registros de dados coletados rotineiramente como fonte de dados oficiais (OMS, registros nacionais...); . São rápidos e de baixo custo, já que dispensam amostragens, entrevistas, fichas ou exames clínicos.

    *ESTUDOS TRANVERSAIS OU DE PREVALÊNCIA

    . Usados em saúde pública para avaliar e planejar programas de controle de doenças; . Medem a prevalência da doença; . Muito difundida em epidemiologia; . Dados coletados num determinado espaço de tempo, especifamente para a obtenção de informações desejadas de grandes populações; . São fáceis e econômicos, com duração de tempo relativamente curta.

    *ESTUDO DE CASO-CONTROLE

    . O investigador parte de indivíduos com e sem doença e busca no passado a presença/ausência do fator de exposição (causa); . Analisa os possíveis fatores associados à doença em questão; . Melhor estudo para doenças raras; . É rápido e barato.

    *ESTUDO COORTE

    . O investigador parte do fator de exposição (causa) para descrever a incidência e analisar associações entre causas e doenças; . Fornece melhores informações sobre as causas de uma doença; . Alto custo e longo período de tempo; . Pode ser dividido em Prospectivo ou Retrospectivo (pode ser confundido com Estudo de caso-controle 

  • Estudos tipo caso-controle - Nesse modelo, após o pesquisador distribuir as pessoas como doentes ou portadoras de uma situação clínica e não doentes ou não portadoras da situação clínica, verifica, retrospectivamente, se houve exposição prévia a um fator entre os doentes e os não doentes. As pessoas doentes ou portadoras são denominadas “casos", e as não doentes ou não portadoras de “controle". Portanto, o parâmetro a ser estudado é a exposição ou não a um fator. Comparam-se as proporções de exposição prévia a determinado fator, entre os doentes e os não doentes. Ou seja, podem ser analisadas as características individuais. Nos Estudos Ecológicos as medidas usadas representam características de grupos populacionais. Portanto a unidade de análise é a população e não o indivíduo. Um exemplo seria um estudo envolvendo diversas cidades brasileiras em que se procurasse correlacionar dados sobre mortalidade infantil a nível de cada município com a renda per capita e índice de analfabetismo do local no sentido de encontrar evidências de que o nível sócio econômico é um dos determinantes de mortalidade infantil. Nesse estudo se trabalha com populações e não apenas com grupos como afirma a alternativa B. Nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Esse modelo apresenta-se como uma fotografia ou corte instantâneo que se faz numa população por meio de uma amostragem, examinando-se nos integrantes da casuística ou amostra, a presença ou ausência da exposição e a presença ou ausência do efeito (ou doença). Enfim, o estudo transversal trabalha apenas com os indivíduos já afetados com uma doença. No estudo transversal não é feito acompanhamento como afirma a alternativa C. O termo coorte é utilizado para designar um grupo de indivíduos que têm em comum um conjunto de características e que são observados durante um período de tempo com o intuito de analisar a sua evolução. Num estudo de coorte o pesquisador, após distribuir os indivíduos como expostos e não expostos a um fator em estudo, segue-os durante um determinado período de tempo para verificar a incidência de uma doença ou situação clínica entre os expostos e não expostos. Portanto, o parâmetro a ser estudado é a presença ou não da doença. Na alternativa D é dada a definição do estudo transversal e não de coorte. Na verdade quando falamos de randomização é uma forma de escolha aleatória, muito empregada nos estudos clínicos. O estudo clínico randomizado (ECR) consiste basicamente em um tipo de estudo experimental, desenvolvido em seres humanos e que visa o conhecimento do efeito de intervenções em saúde. Uma primeira característica é o recrutamento de um grupo comum, a partir de uma população de interesse. Nesse tipo de estudo, os pacientes são designados de maneira randomizada ou aleatória para qualquer uma das intervenções sob estudo. A randomização procura assegurar que os grupos fiquem balanceados, tanto para características conhecidas quanto desconhecidas, de forma que a única diferença entre os grupos sejam as intervenções experimental e controle. Resposta E. Bibliografia Hochman B, Nahas FX, Oliveira Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira - Vol 20 (Supl. 2) 2005. Rêgo MA. Estudos Caso-Controle. Gaz. méd. Bahia 2010;80:1(Jan-Abr):101-110.
  • a) No estudo caso-controle — ou estudo de grupos, de agregados, estatísticos ou comunitários —, a pesquisa é realizada por meio de estatísticas, sendo a unidade de observação e análise constituída de grupos de indivíduos, e não, de indivíduos isolados.

     

    b) No estudo ecológico, parte-se do efeito, em busca das causas, comparando-se, em relação à exposição prévia, grupos de indivíduos com e sem determinado agravo à saúde, de modo que possa ser testada a hipótese de a exposição a determinados fatores de risco ser causa contribuinte da doença. CASO-CONTROLE Os estudos caso-controle, ao contrário dos estudos de coorte, partem do efeito (doença) para a investigação da causa (exposição)

     

     c) No estudo transversal, parte-se da causa, em busca dos efeitos, identificando-se um grupo de pessoas e coletando-se a informação pertinente sobre a exposição de interesse, de modo que o grupo possa ser acompanhado; em seguida, verificam-se os indivíduos que desenvolveram e os que não desenvolveram a doença em foco e a relação dessa exposição prévia com a ocorrência da doença. COORTE

     

     d) No estudo de coorte, realiza-se a investigação para determinar a prevalência, a fim de se examinar a relação entre eventos em um determinado momento, coletando-se simultaneamente os dados sobre causa e efeito. ESTUDO TRANSVERSAL

     

     e) No estudo randomizado, os participantes são alocados aleatoriamente em grupos denominados grupos de estudo (experimental) e de controle, sendo os primeiros submetidos a determinada intervenção, e os segundos, não. GABARITO.

     

     


ID
798346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao gerenciamento dos serviços de enfermagem e dos resíduos de serviços de saúde, e aos pressupostos metodológicos da pesquisa em saúde, julgue os itens que seguem.

A qualidade nos serviços de saúde é definida como um conjunto de atributos que inclui a excelência profissional, o uso eficiente dos recursos, o risco mínimo ao usuário e alto grau de satisfação do cliente. As pesquisas em saúde devem obedecer a metodologias que permitam descrever tais atributos tanto em unidades de internação hospitalar quanto em unidades ambulatoriais.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação é, em especial, parte fundamental no planejamento e na gestão do sistema de saúde. Um sistema de avaliação efetivo deve reordenar a execução das ações e serviços, redimensionando-os de forma a contemplar as necessidades de seu público, dando maior racionalidade ao uso dos recursos. A abordagem para a avaliação desta qualidade deve ser ampla, abrangendo diferentes aspectos e visões, tanto na área hospitalar quanto na ambulatorial: - Avaliação da estrutura: existência de recursos físicos (instalações), humanos (pessoal) e organizacionais (comitês, protocolos assistenciais, etc.) adequados; - Avaliação dos processos de trabalho nas áreas de gestão, serviços de apoio e serviços assistenciais: organização e documentação, protocolos, normas e rotinas; - Avaliação dos resultados: o impacto da assistência prestada na situação de saúde, conhecimento e comportamento do paciente. Na dimensão epidemiológica, esta avaliação é feita por meio de indicadores específicos, tais como taxa de mortalidade e de infecção, média de permanência etc; - Avaliação da satisfação dos pacientes em relação ao atendimento recebido e dos provedores destes serviços em relação aos seus ambientes de trabalho. Resposta CERTO. Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt0028_08_01_2015.html http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnass_programa_nacional_avaliacao_servicos.pdf

ID
960529
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Segundo o Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), diretrizes para a prática clínica são orientações, ou princípios, que apresentam regras de políticas atuais, ou futuras, ao profssional de saúde para assisti-lo na tomada de decisão ao cuidar de pacientes, considerando aspectos de diagnóstico, de terapia ou de circunstâncias clínicas relacionadas” (SCHNEID et al., 2003). A enfermagem, atualmente, trabalha com esta visão dentro dos serviços de saúde. Esta defnição está ligada ao conceito de :

Alternativas
Comentários

ID
1216789
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da pesquisa técnico-científica, é um direito de o enfermeiro

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO III

    DO ENSINO, DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

    DIREITOS

    Art. 86 - Realizar e participar de atividades de ensino e pesquisa, respeitadas as normas ético-legais.

    Art. 87 – Ter conhecimento acerca do ensino e da pesquisa a serem desenvolvidos com as pessoas sob sua responsabilidade profissional ou em seu local de trabalho.

    Art. 88 – Ter reconhecida sua autoria ou participação em produção técnico-científica.


  • Segundo o Código de Ética de Enfermagem é proibido publicar trabalho com elementos que identifiquem o sujeito participante do estudo sem sua autorização.

    As pesquisas devem seguir os princípios éticos e lagais, logo não podem representar perigo à vida e à integridade da pessoa.

    O enfermeiro tem o direito de ter conhecimento acerca do ensino e da pesquisa a serem desenvolvidos com as pessoas sob sua responsabilidade profissional ou em seu local de trabalho, conforme coloca a alternativa C e não conforme está na alternativa B.

    É uma responsabilidade e dever do enfermeiro promover a defesa e o respeito aos princípios éticos e legais da profissão no ensino, na pesquisa e produções técnico-científicas.

    É proibido ao enfermeiro eximir-se da responsabilidade por atividades executadas por alunos ou estagiários, na condição de docente, Enfermeiro responsável ou supervisor.

    Resposta C

    Bibliografia

    www.cofen.gov.br


ID
1266940
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde, a anuência de um participante de pesquisa, criança, adolescente ou legalmente incapaz, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação, onde os participantes são esclarecidos sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa lhes acarretar, na medida de sua compreensão e respeitados em suas singularidades, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão tá com a alternativa incorreta. O correto seria a "b".


    Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012: I - DOS TERMOS E DEFINIÇÕES

    II.5 - consentimento livre e esclarecido - anuência do participante da pesquisa e/ou de seu representante legal, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação, após esclarecimento completo e pormenorizado sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar;


    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

  • É a letra E por se tratar de criança e adolescente e não de adulto

  • Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012

    II - DOS TERMOS E DEFINIÇÕES

    II.2 - assentimento livre e esclarecido - anuência do participante da pesquisa, criança, adolescente ou legalmente incapaz, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação. Tais participantes devem ser esclarecidos sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa lhes acarretar, na medida de sua compreensão e respeitados em suas singularidades;

    Gab: E

  • Essa resolução aborda assuntos referentes a  bioética, tais como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade, dentre outros, e visa a assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado

    Conforme a Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde, quando fala de termos e definições coloca que o assentimento livre e esclarecido é a anuência do participante da pesquisa, criança, adolescente ou legalmente incapaz, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação. Tais participantes devem ser esclarecidos sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa lhes acarretar, na medida de sua compreensão e respeitados em suas singularidades.

    Resposta E

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

     


  • Gente, sempre observem se a assertiva se trata de criança ou adolescente ou se ela se refere a adulto, no primeiro caso usa-se o termo "assentimento" e no segundo caso "consentimento".


ID
1323484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue o item a seguir.


Os estudos analíticos caracterizam a prevalência de um fator de risco e ou a ocorrência de uma doença em uma população.

Alternativas
Comentários
  • Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

  • Estudos analíticos- compara resultados. Estudos descritivos- distribuição da doenca em tempo e lugar.

ID
1323580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em bioestatística, o teste de hipótese permite a tomada de decisões racionais em situações que envolvam incertezas. O procedimento para determinar qual de dois tratamentos é o mais eficiente envolve a seleção de duas amostras e a comparação dos resultados obtidos. 


Nesse contexto, julgue o item a seguir.

Em estudos caso-controle, quando se quer comparar dois grupos através de suas respostas em uma variável dicotômica, usa-se o teste t de Student.

Alternativas
Comentários

ID
1323589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em bioestatística, o teste de hipótese permite a tomada de decisões racionais em situações que envolvam incertezas. O procedimento para determinar qual de dois tratamentos é o mais eficiente envolve a seleção de duas amostras e a comparação dos resultados obtidos. 


Nesse contexto, julgue o item a seguir.

Risco relativo é uma relação (ratio) da probabilidade de o evento ocorrer no grupo exposto contra o grupo de controle (não exposto), sendo muito utilizado em estudos de caso-controle.

Alternativas
Comentários
  • Risco relativo(RISCO DE UM EVENTO ACONTECER/PARA DESENVOLVER A DOENÇA) é uma relação (ratio) da probabilidade de o evento ocorrer no grupo exposto contra o grupo de controle (não exposto), sendo muito utilizado em estudos de caso-controle(JÁ CONHECEMOS O EVENTO).


    GAB: ERRADO



ID
1323625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em estudos oncológicos, com muita frequência, a principal resposta de interesse é o tempo entre o início da observação do paciente e a ocorrência de um evento com significado especial. A esse respeito, julgue o item subsequente.


A análise univariada tem as vantagens de ser de execução relativamente fácil, eliminar covariáveis irrelevantes e avaliar o valor prognóstico de cada variável de maneira independente.

Alternativas

ID
1323631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em estudos oncológicos, com muita frequência, a principal resposta de interesse é o tempo entre o início da observação do paciente e a ocorrência de um evento com significado especial. A esse respeito, julgue o item subsequente.


O valor de p expressa a probabilidade de que a correlação encontrada entre as variáveis em um estudo seja devida ao acaso, ou seja, quando o valor de p é <0,05, é provável que a diferença se deva ao acaso.

Alternativas

ID
1323634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os ensaios clínicos são a extensão médica das experiências científicas. Em pesquisa clínica, os ensaios clínicos são enquadrados em quatro tipos. Acerca de ensaios clínicos, julgue o próximo item.


Os estudos da fase I visam estabelecer o espectro de ação clínica, ou resposta, de uma substância ou combinação de drogas.

Alternativas
Comentários
  • Ensaio Clínico de Fase I: os primeiros estudos a serem conduzidos em seres humanos, normalmente num número reduzido de voluntários saudáveis (20-80). Têm por objetivo proceder a uma avaliação inicial da segurança e tolerabilidade do novo medicamento, bem como do perfil farmacocinético e farmacodinâmico. 

    http://www.roche.pt/corporate/index.cfm/farmaceutica/ensaios-clinicos/tipos-de-um-ensaio-clinico/

     

  • A questão fala de padrões de procedimento. No popular, é padronizar a forma como o cliente será atendido. Trata-se, portanto, de execução e não de controle.

    Lembrando que é possível aferir o controle próprio da atividade, por meio de indicadores, mas não é o caso da questão.


ID
1323637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os ensaios clínicos são a extensão médica das experiências científicas. Em pesquisa clínica, os ensaios clínicos são enquadrados em quatro tipos. Acerca de ensaios clínicos, julgue o próximo item.


Estudos da fase II são desenhados para se definir a relação entre a dose e a toxicidade de determinado medicamento. Servem, ainda, para testar modos diferentes de administração de um mesmo tratamento.

Alternativas
Comentários
  • Fase II: cerca de 100 a 300 indivíduos que têm a doença ou condição para a qual o procedimento está sendo estudado participam desta fase, que tem como objetivo obter mais dados de segurança e começar a avaliar a eficácia do novo medicamento ou procedimento. Os testes de fase II, geralmente diferentes dosagens assim como diferentes indicações do novo medicamento também são avaliadas nesta fase. 

  • GABARITO ERRADO DO Q CONCURSO!!!

    Os estudos de fase II são os primeiros estudos de avaliação de dose em resposta ao tratamento, bem como avaliam o perfil de segurança do medicamento sob investigação. Servem, ainda, para determinar diferentes modos de administração de um mesmo tratamento (RESPOSTA RETIRADA DE UM LIVRO DA EDITORA SANAR).

  • A pesquisa clínica é usualmente classificada em 4 fases: I, II, III e IV.

    Devemos antes lembrar que, para se estudar clinicamente um medicamento, ele já deverá ter sido aprovado em testes pré-clínicos, ou seja, aspectos de segurança são avaliados em animais de experimentação antes da aplicação dessa droga em seres humanos.

    Quando essa medicação está pronta para ser testada no ser humano, as fases de investigação clínica iniciam-se e seguem uma após a outra, até que o maior volume possível de informações sobre o medicamento seja obtido.

    Fase I: refere-se ao uso do medicamento pela primeira vez em um ser humano, geralmente um indivíduo saudável e que não tem a doença para a qual o medicamento está sendo estudado. Nesta fase serão avaliadas diferentes vias de administração e diferentes doses, realizando-se testes iniciais de segurança e de interação com outras drogas ou álcool. Cerca de 20 a 100 indivíduos participam dessa fase.

    Fase II: cerca de 100 a 300 indivíduos que têm a doença ou condição para a qual o procedimento está sendo estudado participam desta fase, que tem como objetivo obter mais dados de segurança e começar a avaliar a eficácia do novo medicamento ou procedimento. Os testes de fase II, geralmente diferentes dosagens assim como diferentes indicações do novo medicamento também são avaliadas nesta fase. 

    Fase III: depois de concluído o estudo piloto, grandes estudos multicêntricos acompanham milhares de pacientes, 5 a 10 mil, em geral, dependendo da patologia em questão com a doença em questão, por um período maior de tempo, geralmente sendo comparados a outros tratamentos existentes e recomendados para o mesmo problema.

    Durante esta fase se espera obter maiores informações sobre segurança, eficácia e interação de drogas. Ao participar de uma pesquisa em fase III, o voluntário poderá receber ou o novo tratamento ou o tratamento habitual (ou placebo). O objetivo desta fase de estudo é comparar ambos os tratamentos e estabelecer a superioridade de um sobre o outro. A análise dos dados obtidos na fase III pode levar ao registro e aprovação para uso comercial do novo medicamento ou procedimento, pelas autoridades sanitárias.

    Fase IV: após um medicamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico ser aprovado e levado ao mercado, testes de acompanhamento de seu uso são elaborados e implementados em milhares de pessoas, possibilitando o conhecimento de detalhes adicionais sobre a segurança e a eficácia do produto. Um dos objetivos importantes dos estudos fase IV é detectar e definir efeitos colaterais previamente desconhecidos ou incompletamente qualificados, assim como os fatores de risco relacionados. Esta fase é conhecida como Farmacovigilância.

    https://www.fcm.unicamp.br/fcm/cpc-centro-de-pesquisa-clinica/pesquisa-clinica/quais-sao-fases-da-pesquisa-clinica

  • Vias de administração são estabelecidas na Fase 1.


ID
1323640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os ensaios clínicos são a extensão médica das experiências científicas. Em pesquisa clínica, os ensaios clínicos são enquadrados em quatro tipos. Acerca de ensaios clínicos, julgue o próximo item.


Os estudos da fase III são realizados para se confirmar se os resultados obtidos na fase anterior são aplicáveis em uma grande parte da população doente. Nessa fase, o medicamento já foi aprovado para ser comercializado.

Alternativas
Comentários
  • Ensaio Clínico de Fase III: estudos comparativos, geralmente multicêntricos, necessários para demonstrar a segurança, eficácia e benefício terapêutico de um novo medicamento por comparação com um medicamento padrão e/ou placebo. Estes estudos são necessários para a submissão às Autoridades Regulamentares do pedido de Autorização de Introdução no Mercado (AIM). Nestes ensaios são envolvidos entre centenas e milhares de doentes.

    Os ensaios clínicos de fase I a III são essenciais para a aprovação do novo medicamento pelas autoridades competentes.

    NOTA! O estudo de fase IV, nessa fase o medicamento já foi aprovado para ser comercializado.


ID
1323643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os ensaios clínicos são a extensão médica das experiências científicas. Em pesquisa clínica, os ensaios clínicos são enquadrados em quatro tipos. Acerca de ensaios clínicos, julgue o próximo item.


O método quantitativo de reunir dados de vários estudos relativos a um mesmo assunto, com o objetivo de reduzir as deficiências da literatura, é conhecido como meta-análise.

Alternativas

ID
1339462
Banca
VUNESP
Órgão
IMESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem participa da equipe que aplicará uma pesquisa com seres humanos. De acordo com a Resolução 196/96, o princípio ético da autonomia é assegurado aos indivíduos e ou grupos participantes por meio do processo de

Alternativas
Comentários
  • O TCLE é um documento obrigatório para o consentimento livre e esclarecido em Pesquisa com Seres Humanos. Lembrando que a Resolução 196/96 foi atualizada pela Res. 466/12.

  • Deve-se ter respeito ao participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia, reconhecendo sua vulnerabilidade, assegurando sua vontade sob forma de manifestação expressa, livre e esclarecida, de contribuir e permanecer ou não na pesquisa. O respeito devido à dignidade humana exige que toda pesquisa se processe com consentimento livre e esclarecido dos participantes, indivíduos ou grupos que, por si e/ou por seus representantes legais, manifestem a sua anuência à participação na pesquisa. Entende-se por Processo de Consentimento Livre e Esclarecido todas as etapas necessárias para que o convidado a participar de uma pesquisa possa se manifestar, de forma autônoma, consciente, livre e esclarecida. Resposta E. Bibliografia http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/aquivos/resolucoes/23_out_versao_final_196_ENCEP2012.pdf

ID
1580146
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as questões ético-legais na pesquisa em Enfermagem, Oguisso (2013) afirma que os princípios éticos são universalmente importantes para todas as práticas de saúde, portanto, os mesmos são fundamentais tanto para a pesquisa quanto para a prática da enfermagem. O princípio ético que tem por definição criar confiança entre o pesquisador e o participante do estudo ou sujeito da pesquisa e, também definido como obrigação de cumprir com os compromissos e promessas denomina-se:

Alternativas

ID
1620769
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As informações abaixo não caracterizam estudo epidemiológico tipo coorte.

Alternativas
Comentários
  • Pode ser retrospectivo e prospectivo.

  • pois é, nao entendi essa resposta

  • Ele pode ser um estudo retrospectivo também.

  • Gente que absurdo! E ainda tem gabarito com comentário da professora dizendo que o gabarito B esta certo. Pessoal esta no livro o coorte pode ser tanto prospectivo como retrospectivo.

    Os estudos de coorte são chamados de estudos prospectivos, mas essa terminologia é confusa e, por isso, deve ser evitada. Como mencionado previamente, o termo “prospectivo” refere-se ao momento da coleta dos dados e não a relação entre exposição e efeito (doença). Assim, os estudos de coorte podem ser tanto prospectivos quanto retrospectivos. FONTE: Epidemiologia Básica 2a edição, R. Bonita R. Beaglehole T. Kjellström, ano 2010.

    Esse livro esta disponível na internet.

  • acredito que o erro seja justamente isso, como o estudo pode ser prospectivo e retrospectivo a questão está errada pq afirmou que é: um estudo retrospectivo e ponto final, entenderam?


ID
1871197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa em saúde e enfermagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
1871200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da prática profissional e da pesquisa em enfermagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    "Na enfermagem, a implementação da prática baseada em evidências poderá contribuir para a mudança da prática baseada em tradição, rituais e tarefas para uma prática reflexiva baseada em conhecimento científico promovendo a melhoria da qualidade da assistência prestada ao cliente e familiares. "

    "O termo baseado em evidências implica o uso e aplicação de pesquisas como base para a tomada de decisões sobre a assistência à saúde. Assim, podemos afirmar que a utilização de resultados de pesquisas consiste em um dos pilares da prática baseada em evidências."

    PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: estratégias para sua implementação na enfermagem Cristina Maria Galvão** Namie Okino Sawada**​

  • faltou o trasporte.

    assis pro seg transportando preso


ID
1950274
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Oguisso (2012), com relação às questões ético-legais envolvendo a pesquisa em Enfermagem, assinale a opção correta. 

Alternativas

ID
2022037
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os métodos utilizados na pesquisa em saúde e em enfermagem encontra-se o Método Fenomenológico, que tem como característica

Alternativas
Comentários
  • D

     

  • Fenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo.

    A essência objetivada pela fenomenologia não é um conteúdo conceitual passível de definição, mas uma significação da essência existencial, que como tal deve ser descrita. Essa descrição deve ser a mais natural e espontânea possível; não é opinião nem o que se pensa, mas aquilo que o sujeito está de fato vivenciando e compreendendo.

    Logo, o Método Fenomenológico, que tem como característica considerar as significações.


    Resposta D


    Bibliografia


    Lakatos EM, Marconi MA. Metodologia do Trabalho Científico. Ed Atlas. 2007.

  • Entendi nada

  • Fenomenologia pode ser entendida como aquilo que se mostra pelos sentidos. Ou seja, na fenomenologia se estuda a essência das coisas e como são percebidas no mundo.

    Portanto a consciência é um ato intencional e a sua essência é a intencionalidade, assim como a significação é o correlato da intenção. Como colocado por Husserl, “toda consciência é consciência de alguma coisa”. A significação que é dada ao mundo ou a realidade é um correlato intencional da consciência; então não há pura consciência separada do mundo. O mundo e a realidade existem apenas para um sujeito, para o Eu, e é ele que lhes dá significado.


ID
2175109
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere as seguintes assertivas sobre fundamentos de pesquisa em saúde.
I. A pesquisa qualitativa apresenta uma abordagem objetiva interessada no microssocial, baseada em histórias e narrativas.
II. O uso de questionários autoaplicáveis é uma das possíveis técnicas de coleta de dados na abordagem quantitativa.
III. Na pesquisa qualitativa, o observador está envolvido com o objeto de avaliação; sua presença na cena influencia para que a informação se torne disponível.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está (ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários

ID
2201014
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um Hospital Universitário, foi realizado um estudo pelos enfermeiros da UTI Pediátrica avaliando que a média aritmética do tempo de permanência de um paciente nesse local era de 16,8 dias. De acordo com a bioestatística, essa se trata de uma medida de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    Medidas de posição

     

    • As medidas de posição, também chamadas medidas de tendência central, que procuram definir um valor que represente os dados;

    • Fornece medidas que podem caracterizar o comportamento dos elementos de uma série;

    • Possibilitando determinar se um valor está entre o maior e menor valor da série, ou se esta localizado no centro do conjunto de dados por exemplo.

     

    As medidas de posições mais importantes são média aritmética, mediana e moda.


ID
2201032
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foi realizado um estudo em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Esse estudo teve como objetivo analisar o dimensionamento de pessoal, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, fechado, sendo os resultados apresentados em gráficos. Dentre as metodologias de pesquisa, a que mais se aproxima do enunciado é a pesquisa

Alternativas
Comentários
  • PESQUISA QUANTITATIVA,

    OBJETIVO:

    O objetivo é compreender os fenômenos através da coleta de dados numéricos, apontando preferências, comportamentos e outras ações dos indivíduos que pertencem a determinado grupo ou sociedade.

    TIPOS DE DADOS:

    A pesquisa quantitativa reúne dados que podem ser codificados de forma numérica.

    QUANDO É USADO:

    A pesquisa quantitativa é usada para quantificar um problema por meio da geração de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.

    A quantificação de atitudes, opiniões e comportamentos são usadas para generalizar os resultados de uma população


ID
2242654
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos riscos na pesquisa com seres humanos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
2298208
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os aspectos ético-legais envolvidos na pesquisa científica, analise as proposições a seguir.
1) Os sujeitos potenciais de pesquisa (participantes) têm direito a receber todas as informações disponíveis sobre os riscos – Princípio da Confidencialidade.
2) O princípio ético da beneficência estabelece que um participante voluntário da pesquisa pode assumir riscos em favor do bem coletivo.
3) O pesquisador deve avaliar eventuais consequências danosas para quem aceita participar do estudo – Princípio da Não Maleficência.
4) O princípio ético da autonomia preceitua liberdade individual para os participantes determinarem suas decisões, tomadas conforme os valores e as convicções pessoais.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com os artigos Privacidade e confidencialidade das informações na saúde e Ética e pesquisa médica: princípios, diretrizes e regulamentações

     

     

    O princípio ético da confidencialidade está incluso na formação dos profissionais de saúde, princípio este que provém da autonomia, que respeita a intimidade e a vida privada dos pacientes lhes dando o direito de controlar suas informações pessoais.

     

    Beneficência – não é apenas necessário tratar o indivíduo como autônomo, mas também tem-se que contribuir para seu bem estar.

  • .1 A eticidade da pesquisa implica em:

    a) consentimento livre e esclarecido dos indivíduos-alvo e a proteção a grupos vulneráveis e aos legalmente incapazes (autonomia). Neste sentido, a pesquisa envolvendo seres humanos deverá sempre tratá-los em sua dignidade, respeitá-los em sua autonomia e defendê-los em sua vulnerabilidade;

    b) ponderação entre riscos e benefícios, tanto atuais como potenciais, individuais ou coletivos (beneficência), comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos;

    c) garantia de que danos previsíveis serão evitados (não maleficência);

    d) relevância social da pesquisa com vantagens significativas para os sujeitos da pesquisa e minimização do ônus para os sujeitos vulneráveis, o que garante a igual consideração dos interesses envolvidos, não perdendo o sentido de sua destinação sociohumanitária (justiça e eqüidade).


ID
2327893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de aspectos estatísticos, epidemiológicos e históricos pertinentes às políticas públicas de saúde no Brasil, julgue o item subsequente.

No trabalho de pesquisa em enfermagem, a revisão sistemática constitui um tipo de delineamento no qual todas as evidências são coletadas em pesquisas originais já publicadas. Nessa revisão, as evidências são incluídas de acordo com critério de elegibilidade e selecionadas com o mínimo de viés, possibilitando assim que se obtenham achados mais confiáveis e a recomendação de decisões baseada em evidências, de modo a favorecer a capacitação do enfermeiro para o desenvolvimento de pesquisas que integrem a teoria e a prática nos processos de cuidar e ensinar.

Alternativas
Comentários
  • O que é uma revisão sistemática?

    Uma revisão sistemática, assim como outros tipos de estudo de revisão, é uma forma de pesquisa que utiliza como fonte de dados a literatura sobre determinado tema. Esse tipo de investigação disponibiliza um resumo das evidênciasrelacionadas a uma estratégia de intervenção específica,mediante a aplicação de métodos explícitos e sistematizados de busca, apreciação crítica e síntese da informaçãoselecionada. As revisões sistemáticas são particularmente úteis para integrar as informações de um conjunto de estudos realizados separadamente sobre determinada terapêutica/intervenção, que podem apresentar resultados conflitantes e/ou coincidentes, bem como identificar temas que necessitamde evidência, auxiliando na orientação para investigações futuras

  • A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível. Por sintetizar estudos primários semelhantes e de boa qualidade é considerada o melhor nível de evidência para tomadas de decisões em questões sobre terapêutica. Portanto a prática baseada na evidência tem usado as revisões sistemáticas como forma de obter as melhores evidências da efetividade clínica.

    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    Urra Medina E, Barría Pailaquilén RM.  Rev. Latino-Am. Enfermagem jul-ago; 18(4): 2010.

    https://brazil.cochrane.org/como-fazer-uma-revis%C3%A3o-sistem%C3%A1tica-cochrane



ID
2330734
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Sistema de Informação computadorizado em enfermagem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

    De acordo com os artigos Sistema de Informação em Enfermagem.UFJF.2016 e Sistemas de informação em saúde: considerações gerais.2010

     

     

    Segundo Peres e Leite (2014), um sistema de informação para a Enfermagem informatizado têm como benefícios:

     

    menor tempo para organizar documentos e informações do paciente; evita informações repetidas; otimiza a comunicação entre a equipe; melhora a disponibilidade e o acesso a informação; oferece informações à equipe multidisciplinar; otimiza o processo de trabalho; disponibiliza informações on-line sobre condutas, medicamentos e protocolos; diminui margens de erros; agiliza o acesso as informações; melhora a qualidade da documentação; possibilita aumento do tempo dos enfermeiros para a assistência aos pacientes; aumento da satisfação no trabalho e da produtividade; fornece flexibilidade para visualizar e coletar informação necessária e desenvolve uma base de dados clínica comum aos profissionais envolvidos na assistência.


ID
2355517
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as medidas de posição e as medidas de dispersão usadas na bioestatística, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Medida de posição.

2. Medida de dispersão.


( ) Desvio-padrão.

( ) Média aritmética.

( ) Mediana.

( ) Variância.

( ) Percentil.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Medidas de disperção - (variabilidade ou espalhamento) mostra o quão esticada ou espremida uma distribuição (teórica ou que define uma amostra). Exemplos comuns de medidas de dispersão estatística são a variância, o desvio padrão e a amplitude interquartil.

    Medida de posição -  Medidas de posições mais importantes são média aritmética, mediana e moda

  • Gabarito: Letra C ( 2, 1, 1, 2, 1 ).

     

     

    De acordo com o artigo Estatística Descritiva.UESC.2012

     

     

    1. Medida de posição

    São medidas denominadas de estatísticas, que dão uma idéia condensada de todo o conjunto de dados. Também são conhecidas como medidas de localização, e em conjunto com as medidas de dispersão formam as medidas resumo.

     

    Ex: Média aritmética , Mediana , Percentil.

     

    2. Medida de dispersão.

    As medidas de dispersão resumem as informações presentes em um conjunto de dados. As medidas de dispersão de uma distribuição são os valores que indicam o grau de afastamento dos valores da variável em relação à média do conjunto de dados.

     

    Ex: Desvio-padrão , Variância , Coeficiente de Variação.

     

     

     


ID
2424598
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Almeida-Filho, Barreto e Rouquayrol (2012) afirmam que “Em um nível mais profundo de análise dos dados, são discerníveis propriedades variáveis ou simplesmente variáveis. Estas determinam a maneira pela qual os elementos de qualquer conjunto são diferentes entre si.” As variáveis, quanto a sua natureza, podem ser categorizadas como qualitativas e quantitativas. É CORRETO afirmar que:

I. Variáveis qualitativas são as que implicam diferenças radicais ou essenciais;

II. Variáveis quantitativas envolvem distinções não substanciais, no sentido de diferenças traduzíveis em desigualdades de grau, frequência, intensidade e volume;

III. As variáveis quantitativas são descontínuas ou discretas quando, entre dois valores consecutivos expressos por números inteiros, não é possível a inclusão de valores fracionários;

IV. Em estudos epidemiológicos, as doenças específicas são consideradas ora como variáveis, ora como constantes;

V. Ao analisar-se a distribuição de dada doença em um grupo populacional homogêneo quanto ao critério “local de moradia”, este será dividido em dois grupos: portadores e não portadores da doença.

Alternativas
Comentários
  • As variáveis quantitativas ou numéricas podem ser

    -Discretas: assumem apenas valores inteiros. Ex.: número de irmãos, número de passageiros

    -Contínuas: assume qualquer valor no intervalo dos números reais. Ex.: peso, altura

    As variáveis qualitativas ou categóricas podem ser

    -Nominais: quando as categorias não possuem uma ordem natural. Ex.: nomes, cores, sexo.

    -Ordinais: quando as categorias podem ser ordenadas. Ex.: tamanho (pequeno, médio, grande), classe social (baixa, média, alta), grau de instrução (básico, médio, graduação, pós-graduação)


ID
2460715
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os bancos de dados gerados pelos Sistemas de Informações em Saúde (SIS) podem ser classificados em:

Alternativas
Comentários
  • Epidemiológicos, administrativos e clínicos.


ID
2643769
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na metodologia de pesquisa em enfermagem deve-se considerar

Alternativas
Comentários
  • Revista Brasileira de Enfermagem

    Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

     

     

    POR QUE PESQUISA EM ENFERMAGEM

     

    O que é pesquisa?

    “Pesquisa pode ser definida como uma investigação sistemática para acrescentar ao saber corrente um conhecimento que seja comunicável e verificável”. É o uso de métodos padronizados na busca do conhecimento Assim, pesquisa é uma forma específica de procura de conhecimentos, conduzia segundo princípios lógicos."

  • ACRÔMIO PICO

     

    PICO e PICo auxiliam na construção de uma pergunta de pesquisa e busca de evidências. 

     

     

    P= POPULAÇÃO,  PACIENTE   (IDADE,  RAÇA,  SEXO,   MEDICAÇÃO  QUE   UTILIZA,  STATUS  DE   SAÚDE)  OU  PROBLEMA 

     I=INTERVENÇÃO,   INDICAÇÃO  OU   INTERESSE  

    C= PROCEDIMENTO   PADRÃO,   INTERVENÇÃO     DE  COMPARAÇÃO,   PLACEBO    NÃO-­‐INTERVENÇÃO  

    O= OUTCOME  =   DESFECHO,  RESULTADO   ESPERADO:   EFETIVIDADE,   MORTALIDADE... 


ID
2655169
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Trabalhos científicos podem utilizar diferentes tipos de dados para serem analisados.

Um estudo que avalia a altura média de uma população utiliza que tipo de dado?

Alternativas
Comentários
  • Numérico Contínuo: assume qualquer valor no intervalo dos números reais. Ex.: peso, altura


ID
2655172
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tipo de estudo científico em que o pesquisador coleta a informação sobre os atributos ou faz as medições necessárias, mas não exerce qualquer influência sobre as unidades amostrais denomina-se

Alternativas
Comentários
  •  Observacional 

  • Caso controle e coorte são OBSERVACIONAIS, porém o investigador não intervem, apenas observa, logo estão incorretas.


ID
2659600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um estudo populacional em uma indústria de petróleo, buscou-se identificar o nível educacional dos trabalhadores. Durante a coleta de dados, esses trabalhadores foram separados em três grupos de acordo com seu grau de instrução: ensino médio completo, nível superior completo e pós-graduação.

Que tipo de dados foram utilizados nesse estudo?

Alternativas
Comentários
  • Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.

    Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.

    Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.

     

    Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.

    Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.

    Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).

     

    Gabarito B

  • As variáveis quantitativas ou numéricas podem ser:

    • Discretas: assumem apenas valores inteiros. Ex.: número de irmãos, número de passageiros
    • Contínuas: assume qualquer valor no intervalo dos números reais. Ex.: peso, altura

    As variáveis qualitativas ou categóricas podem ser:

    • Nominais: quando as categorias não possuem uma ordem natural. Ex.: nomes, cores, sexo.
    • Ordinais: quando as categorias podem ser ordenadas. Ex.: tamanho (pequeno, médio, grande), classe social (baixa, média, alta), grau de instrução (básico, médio, graduação, pós-graduação)

ID
2659603
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma indústria de refino de petróleo foi realizado um estudo em que foram analisados dois grupos de trabalhadores. O primeiro grupo trabalhava na área de produção, sem contato com vapores de óleos, e o segundo grupo tinha contato com tais vapores. Os trabalhadores dos dois grupos realizaram exames de sangue antes de serem admitidos para suas funções e fizeram exames periódicos anuais por dez anos. Ao final, foram pesquisados casos de anemia nos trabalhadores de cada grupo, e os dados encontrados foram analisados estatisticamente.

Esse tipo de estudo é chamado

Alternativas
Comentários
  • Estudos de coorte

    Nos estudos de coorte, primeiramente, identifica-se a população de estudo e os participantes são classificados em expostos e não expostos a um determinado fator de interesse (Tabela 5). Depois, os indivíduos dos dois grupos são acompanhados para verificar a incidência da doença/condição relacionada à saúde entre expostos (a / a + d) e não expostos (c / c + d). Se a exposição estiver associada à doença, espera-se que a incidência entre expostos seja maior do que entre não expostos, além da variação esperada devida ao acaso. Nesse tipo de estudo, a mensuração da exposição antecede o desenvolvimento da doença, não sendo sujeita ao  viés de memória como nos estudos caso-controle. Além disso, os que desenvolveram a doença e os que não desenvolveram não são selecionados, mas sim identificados dentro das coortes de expostos e não expostos, não existindo o viés de seleção de casos e controles. Os estudos de coorte permitem determinar a incidência da doença entre expostos e não expostos e conhecer a sua história natural.


ID
2685004
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O reprocessamento de artigos para a saúde é uma área crítica para a garantia da segurança do paciente e para a diminuição das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Durante o reprocessamento de artigos para a saúde, os profissionais de enfermagem devem se atentar para o fato de que

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da C??

ID
2804650
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um médico diretor de Hospital Universitário iniciou uma pesquisa para desenvolver um novo medicamento para cura de leucemia. Para tanto, pediu autorização para o gerente do Laboratório hospitalar para utilizar três amostras de soro de pacientes com leucemia. O gerente disponibilizou as amostras e, após os experimentos, os resultados foram promissores para o objetivo do estudo. Com isso, o médico iniciou a tramitação de documentos e obteve o Termo de Anuência da Instituição (TAI). O médico deu continuidade imediata ao estudo após protocolar o projeto nos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (Sistema CEP/Conep-CNS), utilizando mais 50 soros fornecidos pelo gerente do laboratório. Frente ao disposto na legislação, contida na Portaria n° 2201, de 14 de setembro de 2011 do Ministério da Saúde e na Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012, a atitude do médico

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012

    XI - DO PESQUISADOR RESPONSÁVEL

    XI.2 - Cabe ao pesquisador:

    a) apresentar o protocolo devidamente instruído ao CEP ou à CONEP, aguardando a decisão de aprovação ética, antes de iniciar a pesquisa;

  • Vamos analisar a questão:


    O protocolo a ser submetido à revisão ética somente será apreciado se for apresentada toda documentação solicitada pelo Sistema CEP/CONEP, considerada a natureza e as especificidades de cada pesquisa. A Plataforma BRASIL é o sistema oficial de lançamento de pesquisas para análise e monitoramento do Sistema CEP/ CONEP. O Sistema CEP/CONEP é integrado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP/CNS/MS do Conselho Nacional de Saúde e pelos Comitês de Ética em Pesquisa - CEP - compondo um sistema que utiliza mecanismos, ferramentas e instrumentos próprios de interrelação, num trabalho cooperativo que visa, especialmente, à proteção dos participantes de pesquisa do Brasil, de forma coordenada e descentralizada por meio de um processo de acreditação. 


    Frente ao disposto na legislação, contida na Portaria n° 2201, de 14 de setembro de 2011 do Ministério da Saúde e na Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012, a atitude do médico  e a atitude do gerente do laboratório estão em desacordo com a legislação, pois as análises das amostras de soro só poderiam ser realizadas após a aprovação no Sistema CEP/Conep-CNS. Ou seja, a única alternativa correta é a letra A, já que o restante coloca que um dos dois envolvidos estão certos (o médico e o gerente) ou que eles seguiram as orientações legais, porém qualquer pesquisa envolvendo seres humanos precisa de autorização prévia. 


    Gabarito do professor: letra A.
     

    Bibliografia 

  • Valendo ressaltar que o gerente do laboratório é corresponsável, segundo a resolução. Então a falha foi de ambos.


ID
2807410
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A realização de pesquisa com seres humanos é imprescindível para a produção de conhecimento em todas as áreas do saber e envolve a produção de riscos e benefícios aos seus participantes. A propósito desse assunto, a legislação dispõe que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b

     

    RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012

     

    Aprovar as seguintes diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos:

     

     

    a) quanto menores e menos evidentes os riscos, maiores devem ser os cuidados para minimizá-los.

     

    Errada.

     

    V - DOS RISCOS E BENEFÍCIOS

     

    Toda pesquisa com seres humanos envolve risco em tipos e gradações variados.

     

    Quanto maiores e mais evidentes os riscos, maiores devem ser os cuidados para minimizá-los e a proteção oferecida pelo Sistema CEP/CONEP aos participantes.

     

    Devem ser analisadas possibilidades de danos imediatos ou posteriores, no plano individual ou coletivo.  (Gabarito: letra b)

     

    A análise de risco é componente imprescindível à análise ética, dela decorrendo o plano de monitoramento que deve ser oferecido pelo Sistema CEP/CONEP em cada caso específico.

     

    c) ao perceber qualquer risco ou dano significativos ao participante da pesquisa, o pesquisador deve tentar solucionar o problema para evitar a suspensão do estudo.

     

    Errada.

     

    V.3 - O pesquisador responsável, ao perceber qualquer risco ou dano significativos ao participante da pesquisa, previstos, ou não, no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, deve comunicar o fato, imediatamente, ao Sistema CEP/CONEP, e avaliar, em caráter emergencial, a necessidade de adequar ou suspender o estudo.

     

    d) as pesquisas cuja participação de seres humanos ocorra de forma rápida e indireta podem não oferecer riscos aos envolvidos. 

     

    Errada.

     

    Toda pesquisa com seres humanos envolve risco em tipos e gradações variados.

  • Toda pesquisa com seres humanos envolve risco em tipos e gradações variados. Quanto maiores e mais evidentes os riscos, maiores devem ser os cuidados para minimizá-los. Logo, a alternativa A está errada.

    Devem ser analisadas possibilidades de danos imediatos ou posteriores, no plano individual ou coletivo. A alternativa B está correta.

    O pesquisador responsável, ao perceber qualquer risco ou dano significativos ao participante da pesquisa, previstos, ou não, no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, deve comunicar o fato e avaliar, em caráter emergencial, a necessidade de adequar ou suspender o estudo. Portanto a alternativa C está incorreta.

    O risco não tem relação com o tempo de participação e pode haver dano mesmo que a participação seja indireta. Alternativa D está errada.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html



ID
2807437
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O projeto de pesquisa é o primeiro passo de toda pesquisa científica. Para sua elaboração é necessária a definição do problema a ser esclarecido ou pesquisado. Assim, para o delineamento correto de um projeto de pesquisa, o problema deverá responder a qual pergunta da pesquisa?

Alternativas
Comentários
  • Por que pesquisar? Se relaciona com a justificativa do estudo.

    O que pesquisar? É o delineamento do estudo, é a definição do problema a ser esclarecido e pesquisado.

    Para que pesquisar? Se relaciona aos objetivos do estudo, o que se quer com a pesquisa.

    Como pesquisar? Se refere a metodologia empregada para a realização da pesquisa.


    Gabarito do Professor: Letra B



    Bibliografia

    Prodanov, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013

    Asti Vera A. Metodologia da Pesquisa Científica. 8 ed. Porto Alegre. Globo, 1989.
  • Para que não tem acesso as respostas gabarito letra: B

  • Por que pesquisar? Se relaciona com a justificativa do estudo.



    O que pesquisar? É o delineamento do estudo, é a definição do problema a ser esclarecido e pesquisado.



    Para que pesquisar? Se relaciona aos objetivos do estudo, o que se quer com a pesquisa.



    Como pesquisar? Se refere a metodologia empregada para a realização da pesquisa.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Prodanov, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013

    Asti Vera A. Metodologia da Pesquisa Científica. 8 ed. Porto Alegre. Globo, 1989.


ID
2807440
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. De maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Nesse contexto, os estudos observacionais descritivos são aqueles que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

     

    De acordo com o artigo Tipos de estudos epidemiológicos: conceitos básicos e aplicações na área do envelhecimento (2003).

     

    Tipos de estudos epidemiológicos

     

    Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais.

     

    De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.

     

    Estudos descritivos

     

    Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos. Ou seja, responder à pergunta: quando, onde e quem adoece?

     

    A epidemiologia descritiva pode fazer uso de dados secundários (dados pré-existentes de mortalidade e hospitalizações, por exemplo) e primários (dados coletados para o desenvolvimento do estudo).

     

    A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.

     

    Quando a ocorrência da doença/condição relacionada à saúde difere segundo o tempo, lugar ou pessoa, o epidemiologista é capaz não apenas de identificar grupos de alto risco para fins de prevenção (por exemplo: na cidade de Bambuí, verificou-se que idosos com renda familiar inferior a três salários mínimos ingeriam menos frutas e legumes frescos e praticavam menos exercícios físicos do que aqueles com renda familiar mais alta), mas também gerar hipóteses etiológicas para investigações futuras.

  • Os estudos observacionais podem ser divididos em descritivos e analíticos.

    Estudos descritivos estimam a ocorrência de um evento em um grupo populacional e levantam hipóteses sobre a ocorrência do mesmo. Ou seja, descreve a ocorrência de um evento (ex. doença) de acordo com diversas exposições ou características das pessoas (sexo ou gênero, idade, raça, nível sócio econômico), local (hospital, bairro, cidade, país etc.) e tempo (ex. a detecção de aumento importante na freqüência de um evento em um determinado momento é um dos critérios para diagnosticar epidemias).

    Os estudos analíticos têm como função primordial testar hipóteses. Tem o objetivo básico de avaliar (não apenas descrever) se a ocorrência de um determinado evento é diferente entre indivíduos expostos e não expostos a um determinado fator ou de acordo com as características das pessoas.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Prodanov, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013

    Asti Vera A. Metodologia da Pesquisa Científica. 8 ed. Porto Alegre. Globo, 1989.


  • Estudos analíticos


    Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são:

    a) ecológico;

    b) seccional (transversal);

    c) caso-controle (caso-referência); e

    d) coorte (prospectivo).


    Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos. Nos demais delineamentos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença ou evento de interesse são determinados para o indivíduo, permitindo inferências de associações nesse nível. As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado.


    FONTE: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742003000400003


ID
2814535
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione a classificação dos artigos utilizados nos serviços de saúde com seu respectivo conceito.


1. Artigos críticos

2. Artigos semicríticos

3. Artigos não críticos


I. Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque são introduzidos diretamente em tecidos normalmente estéreis.

II. Materiais que entram em contato somente com a pele íntegra e geralmente oferecem baixo risco de infecção.

III. Aqueles que entram em contato com mucosa íntegra e pele não intacta; podem se tornar artigo crítico se ocorrer lesão acidental durante a realização do procedimento.


Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre a classificação e o conceito.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. Fundamento:


    1) PRODUTOS CRÍTICOS: são produtos utilizados em procedimentos invasivos com penetração na pele e mucosas adjacentes, tecidos subepteliais e sistema vascular, inclusive os diretamente conectados a esses;


    2) PRODUTOS SEMICRÍTICOS: são produtos que entram em contato com pele nãoíntegra ou mucosas íntegras colonizadas (aparato do oxigenação);


    3) PRODUTOS NÃO CRÍTICOS: são produtos que entram em contato com pele íntegra ou não entram em contato com o paciente;





    FONTE: RESOLUÇÃO ANVISA N. 15/2012. REQUISITOS PARA BOAS PRÁTICAS PARA O PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA A SAÚDE.




ID
2919172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à pesquisa científica e sua aplicabilidade, julgue o item que se segue.


A definição da base teórica e conceitual é fundamental para a constituição do quadro de princípios, categorias e conceitos que sustentará o desenvolvimento do projeto de pesquisa, de modo a traçar-se as linhas de orientação para um processo que se deseja de reflexão permanente acerca do problema de pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • DEPOIS DE 6 ANOS ESTOU AQUI RINDO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • DEPOIS DE 6 ANOS ESTOU AQUI RINDO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • DEPOIS DE 6 ANOS ESTOU AQUI RINDO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • DEPOIS DE 6 ANOS ESTOU AQUI RINDO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • DEPOIS DE 6 ANOS ESTOU AQUI RINDO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • DEPOIS DE 6 ANOS ESTOU AQUI RINDO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • DEPOIS DE 6 ANOS ESTOU AQUI RINDO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • DEPOIS DE 6 ANOS ESTOU AQUI RINDO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • NESSE CASO ESSA QUESTÃO TA PASSÍVEL DE ANULAÇÃO

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Aí me quebra né pai kkk


ID
2919175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à pesquisa científica e sua aplicabilidade, julgue o item que se segue.


A prática baseada em evidências é definida como uma abordagem para o cuidado clínico e para o ensino, fundamentada no conhecimento e na qualidade da evidência, com a finalidade de promover a qualidade dos serviços de saúde. Na enfermagem, seu pilar de sustentação é a utilização das evidências disponíveis na prática profissional, independentemente do método que tenha sido empregado para alcançá-las.

Alternativas
Comentários
  • O ERRO da questão está em afirmar ''INDEPENDENTEMENTE DO MÉTODO''....

    A prática baseada em evidências (PBE) é uma metodologia para a prática clínica difundida entre os profissionais de saúde. Consiste na utilização de evidências científicas, produzidas por estudos desenvolvidos com rigor metodológico, para tomada de decisões sobre as melhores condutas frente a cada caso. A formação de uma evidência científica segue alguns passos: formulação de uma questão clínica, busca de evidências, avaliação crítica da evidência encontrada e tomada de decisão com base nessa evidência.

     A PBE é definida como “uma abordagem para o cuidado clínico e para o ensino, fundamentada no conhecimento e qualidade da evidência”, com a finalidade de promover a qualidade dos serviços de saúde e a diminuição dos custos operacionais. Na Enfermagem, seu pilar de sustentação é a utilização de resultados de pesquisas na prática profissional.

    FONTE: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/10/A-pratica-baseada-em-evidencia-como-ferramenta-para-pratica-profissional-do-enfermeiro.pdf

  • A prática baseada em evidências TEM RIGOR METODOLÓGICO!

ID
2919178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à pesquisa científica e sua aplicabilidade, julgue o item que se segue.


O assentimento livre e esclarecido consiste em anuência do participante da pesquisa e(ou) de seu representante legal, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação, após esclarecimento completo e pormenorizado sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar, na medida de sua compreensão e respeitados em suas singularidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado ( A questão inverteu os conceitos de assentimento e consentimento ).

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012 

    Trata de pesquisas em seres humanos e atualiza a resolução 196

     

     

     

    II - DOS TERMOS E DEFINIÇÕES

    A presente Resolução adota as seguintes definições:

     

     

    II.2 - assentimento livre e esclarecido - anuência do participante da pesquisa, criança, adolescente ou legalmente incapaz, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação. Tais participantes devem ser esclarecidos sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa lhes acarretar, na medida de sua compreensão e respeitados em suas singularidades;

     

    II.5 - consentimento livre e esclarecido - anuência do participante da pesquisa e/ou de seu representante legal, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação, após esclarecimento completo e pormenorizado sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar;

  • II.5 - consentimento livre e esclarecido - anuência do participante da pesquisa e/ou de seu representante legal, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação, após esclarecimento completo e pormenorizado sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar.

    II.2 - assentimento livre e esclarecido - anuência do participante da pesquisa, criança, adolescente ou legalmente incapaz, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação. Tais participantes devem ser esclarecidos sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa lhes acarretar, na medida de sua compreensão e respeitados em suas singularidades

  • RESUMIDAMENTE! Reto e direto ao ponto: Assentimento: crianças, adolescentes ou legalmente incapaz. Consentimento: representante legal.

ID
2919181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à pesquisa científica e sua aplicabilidade, julgue o item que se segue.


No capítulo referente ao ensino, à pesquisa e à produção técnico-científica, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece como dever do enfermeiro a sua participação em atividades de ensino e pesquisa, respeitadas as normas éticas e legais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

     

     

     CAPÍTULO I – DOS DIREITOS

    Art. 17 Realizar e participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, respeitando a legislação vigente.

  • No capítulo referente ao ensino, à pesquisa e à produção técnico-científica, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece como dever do enfermeiro a sua participação em atividades de ensino e pesquisa, respeitadas as normas éticas e legais.

    errado

    DIREITO

  • É DIREITO, não dever!

ID
2940592
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As pesquisas em saúde envolvendo seres humanos devem atender aos fundamentos éticos e científicos pertinentes. A eticidade da pesquisa implica:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Resolução 466/2012 a eticidade da pesquisa implica em:

    - respeito ao participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia, reconhecendo sua vulnerabilidade, assegurando sua vontade de contribuir e permanecer, ou não, na pesquisa, por intermédio de manifestação expressa, livre e esclarecida;

    - ponderação entre riscos e benefícios, tanto conhecidos como potenciais, individuais ou coletivos, comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos;

    - garantia de que danos previsíveis serão evitados; e

    - relevância social da pesquisa, o que garante a igual consideração dos interesses envolvidos, não perdendo o sentido de sua destinação sócio humanitária.

    Portanto a única alternativa que define a eticidade da pesquisa é a alternativa C.


    Gabarito do Professor: Letra C

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/...


  • ter relevância social e ponderação entre riscos e benefícios, tanto conhecidos como potenciais, individuais ou coletivos.

  • RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. III - DOS ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS As pesquisas envolvendo seres humanos devem atender aos fundamentos éticos e científicos pertinentes. III.1 - A eticidade da pesquisa implica em: a) respeito ao participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia, reconhecendo sua vulnerabilidade, assegurando sua vontade de contribuir e permanecer, ou não, na pesquisa, por intermédio de manifestação expressa, livre e esclarecida; b) ponderação entre riscos e benefícios, tanto conhecidos como potenciais, individuais ou coletivos, comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos; c) garantia de que danos previsíveis serão evitados; e d) relevância social da pesquisa, o que garante a igual consideração dos interesses envolvidos, não perdendo o sentido de sua destinação sócio-humanitária.

  • III - DOS ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS

    [...] d) relevância social da pesquisa, o que garante a igual consideração dos interesses envolvidos, não perdendo o sentido de sua destinação sócio-humanitária [...]

    III.2 - As pesquisas, em qualquer área do conhecimento envolvendo seres humanos, deverão observar as seguintes exigências: 

    [...] d) buscar sempre que prevaleçam os benefícios esperados sobre os riscos e/ou desconfortos previsíveis; [...]


ID
2940595
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os tipos de pesquisa podem ser classificados de várias formas, por critérios que variam segundo diferentes enfoques. Do ponto de vista dos objetivos, a pesquisa é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa científica pode ser dividida em diversas formas:

    - Quanto à abordagem: Pesquisa qualitativa e Pesquisa quantitativa

    - Quanto à natureza: Pesquisa básica e Pesquisa aplicada

    - Quanto aos objetivos: Pesquisa exploratória, Pesquisa descritiva e Pesquisa explicativa

    - Quanto aos procedimentos: Pesquisa experimental, Pesquisa bibliográfica, Pesquisa documental, Pesquisa de campo, Pesquisa ex-post-facto, Pesquisa de levantamento, Pesquisa com survey, Estudo de caso, Pesquisa participante, Pesquisa-ação, Pesquisa etnográfica e Pesquisa etnometodológica.

    Portanto do ponto de vista do abjetivo apenas a alternativa D apresenta as formas corretas de acordo com o explanado acima.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.


  • exploratória, descritiva e explicativa.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2964712
Banca
UEG
Órgão
Prefeitura de Iporá - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos esclarecimentos da pesquisa com humanos envolvendo criança, adolescente ou legalmente incapaz, a anuência deve ser realizada de forma livre de vícios, dependência, subordinação ou intimidação. Os termos e definições de anuência apresentados referem-se a:

Alternativas
Comentários
  • Termo de Assentimento Livre e Esclarecido-Tale

    […] documento elaborado em linguagem acessível para os menores ou para os legalmente incapazes, por meio do qual, após os participantes da pesquisa serem devidamente esclarecidos, explicitarão sua anuência em participar da pesquisa, sem prejuízo do consentimento de seus responsáveis legais.


ID
2998486
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As pesquisas envolvendo seres humanos devem atender aos fundamentos éticos e científicos pertinentes. Quanto à eticidade, os pesquisadores devem observar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Respeitando 1 dos 4 princípios da Bioética, que é a Autonomia.

    Os demais: Beneficência, Não maleficência e justiça.

  • Francinaldo ETB

    Considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos;

    Considerando o desenvolvimento e o engajamento ético, que é inerente ao desenvolvimento científico e tecnológico;

    Considerando o progresso da ciência e da tecnologia, que desvendou outra percepção da vida, dos modos de vida, com reflexos não apenas na concepção e no prolongamento da vida humana, como nos hábitos, na cultura, no comportamento do ser humano nos meios reais e virtuais disponíveis e que se alteram e inovam em ritmo acelerado e contínuo;

    Considerando o progresso da ciência e da tecnologia, que deve implicar em benefícios, atuais e potenciais para o ser humano, para a comunidade na qual está inserido e para a sociedade, nacional e universal, possibilitando a promoção do bem-estar e da qualidade de vida e promovendo a defesa e preservação do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações;

  • PARA DE MIMIMIMIMI

  • João Espedito

    HJ TA PIOR KK

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Tecnicamente falando, o autor do comentário está certo.


ID
3012520
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Conferência Internacional de Harmonização (ICH) foi criada em 1990 para harmonizar as técnicas dos estudos clínicos. A ICH possui quatro principais diretrizes que se baseiam na qualidade, segurança, eficácia e multidisciplinaridade dos estudos clínicos (Boas Práticas Clínicas - BPC). Dentre as alternativas abaixo, marque a que NÃO corresponde a um princípio de BPC/ICH.

Alternativas
Comentários
  • O consentimento livre e esclarecido deve ser obtido de cada paciente ANTERIORMENTE a sua participação no estudo clínico.


ID
3016231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Hospital Base do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à metodologia científica empregada nas pesquisas em saúde e enfermagem, julgue o item subsecutivo.


A média é uma medida da tendência central afetada pela presença de valores discrepantes (outlines) e afasta-se do centro de uma distribuição distorcida, enquanto a mediana é a pontuação do meio da sequência estudada.

Alternativas
Comentários
  • Na análise dos dados quantitativos, deve-se definir quais as medidas de posição ou de tendência central serão adotadas. Essas, são valores que representam a tendência de agrupamento dos dados observados. As medidas de tendência central mais relevantes são a média e a mediana, mas também há a moda. Elas visam localizar o centro de um conjunto de dados, isto é, identificar um valor representativo em torno do qual os dados tendem a se agrupar com maior ou menor frequência (LEVIN; FOX, 2004). 

    média deve ser usada quando os dados possuem uma distribuição normal. Ela pode ser vista como sendo o “centro de gravidade” de um conjunto de dados, mostrando o ponto de equilíbrio das observações (LEVIN; FOX, 2004). Soma-se os valores das observações da amostra e divide-se o resultado pelo número de valores.

    mediana é o valor da observação que está posicionada no centro, dividindo o conjunto em duas partes iguais - 50% das observações possuam valores abaixo da mediana e os outros 50% valores acima (LEVIN; FOX, 2004). Para calcular a mediana devemos, em primeiro lugar, ordenar os dados do menor para o maior valor. Se o número de observações for ímpar, a mediana será a observação central. Se o número de observações for par, a mediana será a média aritmética das duas observações centrais.

    FONTE: Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem: Metodologia do trabalho científico / Flavia Regina Souza Ramos; Maria Itayra Padilha; Odaléa Maria Brüggemann – Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina/ Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2013. Disponível em https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/6...

  • Explicando da forma mais simples... é isso aqui ——> Por exemplo: 1,2,5,8,14. A MÉDIA será 6(resultado da soma desses valores divido pela quantidade de números que foram somados). Ou seja outlines irá afetar, quando menor ou maior forem os números, afetarão os resultados. Já a MEDIANA é o número 5 (que está no meio da sequência progressiva), outlines não irá alterar, sempre será o número do meio.
  • Medidas de tendências centrais: média soma tudo e dividi pela quantidade de número é a média aritmética que aprendemos na escola. Mediana o número do centro. Moda o número que mais se repete caso não tenha repetição chamamos de amodal

ID
3016234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Hospital Base do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à metodologia científica empregada nas pesquisas em saúde e enfermagem, julgue o item subsecutivo.


Os estudos transversais são utilizados na pesquisa de doenças estáveis e terapias que demonstrem efeitos em curto prazo.

Alternativas
Comentários
  • estudo transversal é definido por pesquisa observacional, que analisa dados ​​coletados ao longo de um período de tempo. Essa pesquisa pode ser em uma população amostral ou em um subconjunto predefinido. Este tipo de estudo também é conhecido como estudo transversalestudo transversal e estudo de prevalência.

  • A pesquisa transversal ou o estudo transversal ajuda a coletar uma grande quantidade de dados de ação rápida. E colabora na tomada de decisões e na oferta de produtos ou serviços.

  • RESUMINDO!!! Estudos TRANSVERSAIS/PREVALÊNCIA: (ótimo para doenças estáveis) coleta grande quantidade de dados simultaneamente em um curto prazo. AÇÃO RÁPIDA!

ID
3016237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Hospital Base do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à metodologia científica empregada nas pesquisas em saúde e enfermagem, julgue o item subsecutivo.


O pouco tempo gasto com o trabalho de campo e a descontração no ambiente onde são realizadas as coletas de dados, frequentemente sem estresse, são vantagens da observação participante em uma pesquisa com seres humanos.

Alternativas
Comentários
  • rsrsrsrs, Quem já passou pela experiência de fazer uma pesquisa de campo sabe que NÃO É NADA RÁPIDO, começando pelo processo de análise do CEP kk

  • Pesquisa de campo = pesquisa demorada, MUITO tempo.


ID
3095155
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermeira Julia, do Ambulatório do Hospital Universitário, olhou para a sala de espera e viu João, um estudante de graduação em Enfermagem, conversando com Celso, o seu professor, ao lado de Dona Clarice e sua filha, clientes da unidade, que acabavam de lhes pedir informação sobre a localização da Sala de Vacinas. João, que estava próximo de um cartaz no qual se lia “Centro de Imunizações” acima de uma flecha, indicou-lhes a direção a seguir. Julia o convidou, então, a comparecer à sua sala, onde haviam combinado que ela lhe concederia entrevista para a sua pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso. Na perspectiva do processo de trabalho em Enfermagem, nesta situação,

Alternativas
Comentários
  • LETRA B: o cartaz é instrumento do processo de trabalho “Administrar em Enfermagem”, e João é agente do processo de trabalho “Pesquisar em Enfermagem”.

  • Quantos personagens numa questão só!
  • Processos de trabalho na enfermagem: Assistir, Ensinar, Pesquisar, Administrar e Participação Política.

  • Nada a ver essa questão, VUNESP tem as questões mais mal elaboradas... Só pra confundir os candidatos, isso é má fé!

  • As cinco dimensões requeridas ao processo de trabalho do enfermeiro na Estratégia da Saúde da Família são: 

    Dimensão Participar politicamente 

    Dimensão assistencial - Assistir em Enfermagem 

    Dimensão administrativa - Administrar em Enfermagem 

    Dimensão educativa - Ensinar em Enfermagem 

    Dimensão de pesquisa - Pesquisar em Enfermagem 

    Dona Clarisse e sua filha não fazem parte da dimensão assistir em enfermagem, porque elas não prestam assistência. Alternativa A está errada. 

    A alternativa B está correta, já que podemos considerar o cartaz como um instrumento do processo de trabalho “Administrar em Enfermagem", e João é agente do processo de trabalho “Pesquisar em Enfermagem". 

    Julia não se enquadra na dimensão administrativa, já que não é descrito nenhuma atividade administrativa na cena apresentada. Alternativa C está errada. 

    A finalidade administrativa é de coordenar o processo de trabalho que não são funções da Dona Clarice e sua filha. Alternativa D está errada. 

    No caso, Julia é o produto da dimensão pesquisa em enfermagem e não a finalidade. Alternativa E está incorreta. 

    Gabarito do Professor: Letra B 


ID
3240718
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As decisões clínicas são baseadas no peso das evidências existentes sobre uma questão. Revisões de literatura são utilizadas como forma de organizar e agrupar informações já publicadas. Sobre a utilização de revisões para aquisição de evidências científicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Metanálise é uma técnica estatística adequada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos. Na área da saúde, um exemplo é a combinação do risco relativo entre dois tratamentos estimado em diferentes estudos. O resultado básico da metanálise, neste exemplo, é uma estimativa única para o risco relativo, que é chamada de estimativa metanalítica. É importante ressaltar que, o resultado de uma metanálise terá significado aplicado somente se os estudos que a compõem forem o resultado de uma revisão sistemática.


ID
3240757
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A maioria dos fatores de risco em seres humanos não pode ser estudada por meio de estudos experimentais, e sim observacionais. Sobre os estudos clínicos observacionais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3240760
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Não basta informar, para quem busca conhecimento científico. A informação sobre o melhor tratamento é obtida por meio de pesquisas. O pesquisador pode fazer inferência se tiver bons dados e teste estatístico adequado; no entanto, é necessário ter bons dados. Sobre testes estatísticos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3247201
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Pesquisa científica na área da saúde tem como principal finalidade aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No que se refere ao desenvolvimento da pesquisa científica, pode-se afirmar que não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Considerando sua importância para realização da pesquisa científica, assinale a alternativa que melhor define esse método.

Alternativas

ID
3381442
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Simonésia - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na epidemiologia, os estudos transversal e de coorte são classificados como estudos:

Alternativas
Comentários
  • letra A: ecológicos

  • D- OBSERVACIONAIS

  • Estudo Transversal:

    O Estudo Transversal avalia ambos os desfecho e exposição simultaneamente. Tal estudo aborda um ponto histórico e analisa a situação de doença com base nesse momento histórico. É muito utilizado no levantamento de dados, para a análise da prevalência de doenças em certa região e a definição das situações de saúde pública para o planejamento de ações de promoção à saúde.

    Estudo de Coorte:

    O Estudo de Coorte é um tipo de estudo observacional analítico, no qual se analisa a exposição e, posteriormente, o desfecho. Pode ser feita a partir da comparação de um grupo de sujeitos em grupos ou subgrupos de expostos (mais expostos) e não expostos (menos expostos) quanto à ocorrência de um ou mais desfechos.

  • ESTUDOS:

    • OBSERVACIONAL:

    Descritivo - Relato de Caso, Série de Caso

    Analítico - Transversal, Caso-Controle, Coorte, Ecológico

    • EXPERIMENTAL:

    Ensaio Clínico Randomizado, Ensaio de Campo, Ensaio Comunitário


ID
3566494
Banca
AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a classificação de artigos médico hospitalares e os requisitos de boas práticas para o processamento desses produtos para a saúde, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • RDC Nº 15

    15 de março de 2012

    art. 13 -

    Produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia não poderão ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida com a utilização de saneantes à base de aldeídos. 


ID
3821875
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O mapeamento da rede social dos pacientes possui baixa pertinência para a organização da atuação dos profissionais e serviços de saúde, uma vez que responde aos interesses de pesquisa de cientistas sociais que não atuam nesses serviços.

Alternativas

ID
3912952
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Enfermagem Baseada em Evidências (EBE) é uma ferramenta utilizada para instrumentalizar o profissional na tomada de decisão como base na epidemiologia clínica, na estatística e na metodologia científica.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. Os ensaios clínicos randomizados e revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados geram evidências de nível 1.
2. Os estudos de coorte, caso-controle e ecológicos e as revisões sistemáticas desses estudos geram evidências de nível 1.
3. O grau de recomendação acerca de uma prática/conduta é um parâmetro emitido, com base nos níveis de evidências científicas para a tomada de decisão clínica.
4. De acordo com a classificação proposta pela Oxford Center for Evidence-Based Medicine, os estudos de coorte geram Grau de Recomendação A.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
3978187
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Lucélia - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A CIPE – Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem objetiva a padronização de uma linguagem científica e unificada aos profissionais de enfermagem. Em que ano a OMS – Organização Mundial de Saúde incluiu CIPE à família de Classificações Internacionais?

Alternativas

ID
4162501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro decidiu realizar um estudo científico acerca dos efeitos decorrentes da exposição a um certo agente químico em uma amostra de trabalhadores. Com esse objetivo, procedeu à dosagem de um indicador biológico (relacionado a esse agente químico) antes e depois da exposição dos trabalhadores a essa substância química.

Com relação às bases bioestatísticas que devem ser consideradas pelo enfermeiro-pesquisador nessa situação, julgue o item.

O cálculo da média aritmética (uma medida de tendência central) do valor do indicador biológico antes da exposição ao agente químico deve considerar o somatório de todos os valores individuais dosados (antes da exposição) e dividi-lo pelo número total de dosagens.

Alternativas
Comentários
  • Deveria ser o somatório de todos os níveis de dosagem individual dividido pelo número de trabalhadores DOSADOS!

ID
4162504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro decidiu realizar um estudo científico acerca dos efeitos decorrentes da exposição a um certo agente químico em uma amostra de trabalhadores. Com esse objetivo, procedeu à dosagem de um indicador biológico (relacionado a esse agente químico) antes e depois da exposição dos trabalhadores a essa substância química.

Com relação às bases bioestatísticas que devem ser consideradas pelo enfermeiro-pesquisador nessa situação, julgue o item.

O desvio-padrão — que é a raiz quadrada positiva da variância — do nível do indicador biológico dosado após a exposição ao agente químico expressa a variabilidade dos valores individuais, obtidos pela dosagem dessa substância após a exposição ao agente, em torno da respectiva média aritmética.

Alternativas
Comentários
  • O desvio padrão é uma medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados.

ID
4162507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Um enfermeiro decidiu realizar um estudo científico acerca dos efeitos decorrentes da exposição a um certo agente químico em uma amostra de trabalhadores. Com esse objetivo, procedeu à dosagem de um indicador biológico (relacionado a esse agente químico) antes e depois da exposição dos trabalhadores a essa substância química.

Com relação às bases bioestatísticas que devem ser consideradas pelo enfermeiro-pesquisador nessa situação, julgue o item.

No experimento considerado, a hipótese nula (H0) deve considerar que, em média, os níveis do indicador biológico são diferentes antes e depois da exposição ao agente químico, ou seja, a exposição a essa substância causa efeito no nível do indicador biológico.

Alternativas
Comentários
  • Uma hipótese nula afirma que não existe relação entre dois fenômenos medidos. E na questão diz que a substância causa algum efeito, contradizendo então a definição de H0.

ID
4162510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro decidiu realizar um estudo científico acerca dos efeitos decorrentes da exposição a um certo agente químico em uma amostra de trabalhadores. Com esse objetivo, procedeu à dosagem de um indicador biológico (relacionado a esse agente químico) antes e depois da exposição dos trabalhadores a essa substância química.

Com relação às bases bioestatísticas que devem ser consideradas pelo enfermeiro-pesquisador nessa situação, julgue o item.

Na constituição da amostra, no estudo em apreço, não é necessário realizar nenhum procedimento de aleatorização, pois não há diferentes grupos de estudo.

Alternativas
Comentários
  • Certo. O unico grupo de estudo são os trabalhadores.

ID
4162513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro decidiu realizar um estudo científico acerca dos efeitos decorrentes da exposição a um certo agente químico em uma amostra de trabalhadores. Com esse objetivo, procedeu à dosagem de um indicador biológico (relacionado a esse agente químico) antes e depois da exposição dos trabalhadores a essa substância química.

Com relação às bases bioestatísticas que devem ser consideradas pelo enfermeiro-pesquisador nessa situação, julgue o item.

Se, após a realização de um teste estatístico adequado para a comparação entre os valores dos níveis do indicador biológico obtidos antes e depois da exposição ao agente químico e considerando um nível de significância igual a 0,05, obtém-se um valor de p igual a 0,07, é correto concluir que há diferença, estatisticamente significativa, entre essas duas medidas.

Alternativas
Comentários
  • p < significância : diferença estatisticamente significativa. Se o valor de p for MENOR que o nível de significância especificado, você pode declarar a diferença como estatisticamente significativa e rejeitar hipótese nula do teste. Nessa questão p foi maior que a significância, então não é correto declarar diferença estatisticamente significativa.

ID
4164802
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A terminologia CIPE® é utilizada internacionalmente e no contexto Brasileiro por Enfermeiros, em diversos contextos da assistência à saúde, de modo a auxiliar na sistematização da prática da enfermagem, pois envolve processos de pesquisa e desenvolvimento, manutenção e operações e disseminação e educação, considerado o ciclo de vida humano. Qual eixo da CIPE® refere-se à opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem?

Alternativas

ID
4918174
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se os tipos de pesquisa em enfermagem, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

(1) Pesquisa descritiva.
(2) Pesquisa experimental.
(3) Pesquisa correlacional.
(4) Pesquisa exploratória.

( ) Explora as inter-relações entre as variáveis de interesse sem qualquer intervenção ativa por parte do pesquisador. Exemplo: um estudo examinando a relação entre o nível educacional das enfermeiras e sua satisfação no papel de enfermagem.
( ) Estudo inicial projetado para desenvolver ou refinar as dimensões dos fenômenos ou para desenvolver ou refinar uma hipótese sobre as relações entre os fenômenos.
( ) Mede características de pessoas, situações ou grupos e a frequência com que determinados eventos ou características ocorrem. Exemplo: um estudo para examinar tendências das enfermeiras em direção ao cuidado de pacientes obesos.
( ) O pesquisador controla a variável do estudo e distribui aleatoriamente os indivíduos para diferentes condições de modo a testar a variável.

Alternativas

ID
5502790
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O uso apropriado da evidência científica pode nortear a decisão clínica com benefícios e redução de danos ao paciente. Para melhor compreensão das práticas clínicas baseadas em evidências, é preciso conhecer e saber avaliar os tipos de estudos e a hierarquia da força da evidência científica. Com base no exposto, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
5545288
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os aspectos relacionados à metodologia da pesquisa científica, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O método dedutivo parte de dados gerais para inferir conclusões sobre casos específicos.
( ) A pesquisa ex-post-facto é realizada em momento posterior aos fatos e tem como objetivo analisar a existência de relações entre as variáveis.
( ) A pesquisa-ação acontece quando os pesquisadores se envolvem ativamente, de forma cooperativa e participativa, com o grupo de pessoas do fenômeno estudado.

As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • D

    F – F – F.

  • Não consegui identificar o erro nessa questão!

    CADÊ O PROFESSOR ?

  • MÉTODO DEDUTIVO:  parte de dados gerais para inferir conclusões sobre casos específicos. Ou seja, parte-se de uma situação geral para uma específica;

    PESQUISA EX-POST FACTO: realizada em momento posterior aos fatos e tem como objetivo analisar a existência de relações entre variáveis. Ex-Post Facto significa “a partir do fato passado”.

    PESQUISA-AÇÃO: quando os pesquisadores se envolvem ativamente, de forma cooperativa e participativa, com o grupo de pessoas do fenômeno estudado.

  • Eu pesquisei na página do concurso, no gabarito preliminar era a letra D, mas a banca mudou para a letra E após recursos. Portanto, o gabarito correto é a letra E, são todas verdadeiras.


ID
5577694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
COREN-SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Determinada investigação sobre a incidência de câncer de bexiga foi realizada em dois grupos (intervenção e controle). O grupo de intervenção teve, em sua composição, sujeitos fumantes, e o grupo de controle, sujeitos não fumantes. Os dois grupos foram acompanhados no tempo para verificar quais integrantes desenvolveram ou não a referida doença e se essa exposição prévia estaria relacionada à ocorrência da doença.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta o tipo de estudo correspondente ao delineamento experimental da investigação em tela.

Alternativas
Comentários
  • estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.