SóProvas


ID
110206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Planejar e realizar pesquisas em enfermagem faz parte do cotidiano de um enfermeiro que pretende avaliar seu trabalho e as ações junto ao seu serviço e aos usuários de saúde. É de sua responsabilidade a elaboração e a coleta de dados pertinentes ao seu objeto de estudo na atenção primária, secundária, terciária e quaternária em saúde. Quanto à utilização de métodos de pesquisa e coleta de dados, julgue os itens subsequentes.

Caso a população de estudo seja dividida em estratos homogêneos, como, por exemplo, idade e nível de escolaridade, obtém-se uma amostra estratificada.

Alternativas
Comentários
  • Amostra é a parte da população que é tomada como objeto de investigação da pesquisa. É o subconjunto da população. A amostra pode ser probabilística e não-probabilística. Amostras não-probabilísticas podem ser: – amostras acidentais: compostas por acaso, com pessoas que vão aparecendo; – amostras por quotas: diversos elementos constantes da população/universo, na mesma proporção; – amostras intencionais: escolhidos casos para a amostra que representem o “bom julgamento” da população/universo. Amostras probabilísticas são compostas por sorteio e podem ser: – amostras casuais simples: cada elemento da população tem oportunidade igual de ser incluído na amostra; – amostras casuais estratificadas: cada estrato, definido previamente, estará representado na amostra; Na divisão de uma população em grupos (chamados estratos), esta divisão é feita segundo alguma(s) característica(s) conhecida(s) na população sob estudo (como no caso apresentado idade e nível de escolaridade), em cada um desses estratos é selecionado uma amostra em proporções convenientes. Resposta CERTO Bibliografia Kauark, Fabiana. Metodologia da pesquisa : guia prático / Fabiana Kauark, Fernanda Castro Manhães e Carlos Henrique Medeiros. – Itabuna : Via Litterarum, 2010.