SóProvas


ID
1103167
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia

Leia atentamente o texto a seguir.

A primeira área do Brasil ocupada pelo colonizador europeu sempre foi, e continua sendo, a mais importante subregião do espaço geoeconômico nordestino. Reúne os principais centros urbanos e industriais e as duas mais importantes monoculturas latifundiárias de exportação do Nordeste. Reúne também grande parte dos problemas que afetam o Nordeste: pobreza, desemprego, subemprego, favelas, elevadas taxas de mortalidade infantil, forte concentração da renda e das terras”

A Região Nordeste do Brasil é dividida em quatro subregiões. Assinale a alternativa que apresenta a subregião citada no texto com suas respectivas características.

Alternativas
Comentários
  • Que venha o IBGE

    Lembre-se:

    zona da mata - litoral nordestino

    Agreste - Região entre a Zona da mata (litoral) e o Sertão

    Sertão - Região onde é localizada a Caatinga, fica entre o Agreste e o Meio Norte

    Meio Norte - Região de transição entre a Caatinga e a floresta amazônica

  • Gabarito: D

    CORRETA: D)Zona da Mata - as cidades do Recife e Salvador destacam-se como centros industriais e concentrações populacionais. As culturas da cana-de-açúcar e do cacau, em grandes propriedades, são os produtos de exportação.



  • a) Meio Norte - com destaque para a cidade de São Luís, fundada pelos franceses, e o extrativismo vegetal, a pecuária extensiva e o cultivo do arroz e do algodão. ITEM INCORRETO.

    b) Sertão - com destaque para a Região Metropolitana de Fortaleza, uma das maiores concentrações industriais do Nordeste. A pecuária e o cultivo irrigado de frutas e flores é destaque nesta subregião. ITEM INCORRETO.

    c) Agreste – Pecuária extensiva, nos trechos mais secos; e agricultura de subsistência e a pecuária leiteira, nos trechos mais úmidos. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) O Recôncavo Baiano não é uma sub-região do Nordeste. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • Esse comentário do professor é de churrasco mesmo!

  • A economia do agreste gira em torno da pecuária e da policultura. Assim, as principais atividades econômicas são: criação de gado, produção de leite e o cultivo de diversos tipos de plantas (milho, feijão, mandioca, café, algodão, sisal, frutas e verduras). Isso porque há algumas regiões úmidas e de brejo onde é possível cultivar.

    Embora nenhuma capital esteja inserida no agreste há centros econômicos e culturais muito importantes, como as cidades: Feira de Santana (BA), Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Arapiraca (AL) e Itabaiana (SE).