-
Que venha o IBGE
Lembre-se:
zona da mata - litoral nordestino
Agreste - Região entre a Zona da mata (litoral) e o Sertão
Sertão - Região onde é localizada a Caatinga, fica entre o Agreste e o Meio Norte
Meio Norte - Região de transição entre a Caatinga e a floresta amazônica
-
Gabarito: D
CORRETA: D)Zona da Mata - as cidades do Recife e Salvador destacam-se como centros industriais e concentrações populacionais. As culturas da cana-de-açúcar e do cacau, em grandes propriedades, são os produtos de exportação.
-
a) Meio Norte - com destaque para a cidade de São Luís, fundada pelos franceses, e o extrativismo vegetal, a pecuária extensiva e o cultivo do arroz e do algodão. ITEM INCORRETO.
b) Sertão - com destaque para a Região Metropolitana de Fortaleza, uma das maiores concentrações industriais do Nordeste. A pecuária e o cultivo irrigado de frutas e flores é destaque nesta subregião. ITEM INCORRETO.
c) Agreste – Pecuária extensiva, nos trechos mais secos; e agricultura de subsistência e a pecuária leiteira, nos trechos mais úmidos. ITEM INCORRETO.
d) ITEM CORRETO.
e) O Recôncavo Baiano não é uma sub-região do Nordeste. ITEM INCORRETO.
Resposta: D
-
Esse comentário do professor é de churrasco mesmo!
-
A economia do agreste gira em torno da pecuária e da policultura. Assim, as principais atividades econômicas são: criação de gado, produção de leite e o cultivo de diversos tipos de plantas (milho, feijão, mandioca, café, algodão, sisal, frutas e verduras). Isso porque há algumas regiões úmidas e de brejo onde é possível cultivar.
Embora nenhuma capital esteja inserida no agreste há centros econômicos e culturais muito importantes, como as cidades: Feira de Santana (BA), Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Arapiraca (AL) e Itabaiana (SE).