“A fome, no Brasil, não pode ser atribuída à natureza, como em outros países. No Brasil, a injusta concentração da riqueza e da renda e a ausência de políticas públicas sustentáveis explicam a pobreza e a miséria da maioria do nosso povo (...) temos terra em abundância e gente bastante querendo trabalhar e produzir”. (www.mst.com.br, in TAMDIJAM & MENDES, 2004).
O comentário acima faz referência à concentração fundiária no contexto agrário brasileiro.
Sobre este assunto, analise as assertivas.
I. A concentração de terras no Brasil é uma questão recente e se iniciou na década de 1960, por ocasião da instalação do governo militar.
II. Dados oficiais mostram que o Brasil é um país com alta concentração de terras, cujos números apontam para mais de 0, 8 no índice Gini usado pela ONU.
III. A região com a maior concentração de terras é o Nordeste, com números que ultrapassam 80% no índice Gini usado pela ONU.
IV. A região com a menor concentração de terras é a Centro-Oeste, com números inferiores a 50% no índice Gini usado pela ONU.
V. De acordo com o índice Gini usado pela ONU, as regiões com maior e menor concentração de terras no Brasil são, respectivamente, o Nordeste e o Sul.
Assinale a alternativa correta.