SóProvas



Questões de Questão Fundiária


ID
92917
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil persiste um importante problema agrário que tem inquietado o Governo e a sociedade em geral. Este problema decorre da:

Alternativas
Comentários
  • Concentração fundiária: é a concentração de pessoas em determinadas áreas de agricultura ou outras terras.
  • será se tem inquietado o governo mesmo se fosse seria fácil fazer a reforma agrária no Brasil


  • Um problema que existe no Brasil desde a época da colonização é a concentração fundiária. Esse termo significa a concentração da maior parte da terra nas mãos de poucas pessoas, o que gera os latifúndios. Esse tipo de propriedade rural está associado não só à imensidão de suas proporções, mas também à improdutividade da terra. Isso leva a uma situação em que sobram agricultores sem terra e terra sem ser cultivada. A solução para esse problema seria a adoção de uma política efetiva de reforma agrária. Embora alguma coisa já tenha sido feita nesse sentido, nunca houve real vontade política de se fazer uma reforma agrária realmente abrangente. Dados do INCRA de 2010 revelam que 40% das grandes propriedades rurais do Brasil são improdutivas.
    Dessa forma, a alternativa correta é a letra (B).
    Entretanto, é importante fazer uma ressalva de que, embora esse seja um problema antigo e conhecido da sociedade brasileira, ele nunca inquietou nenhum governo a ponto de se tomarem medidas efetivas para minimizá-lo ou extingui-lo. Exemplo disso foi a nomeação de Katia Abreu para o ministério da agricultura no início de 2015. Ela não só representa os interesses do grandes agropecuaristas, mas teve a ousadia de afirmar que não existem mais latifúndios no Brasil, o que pode ser refutado por qualquer estatística de instituição minimamente séria.  


    RESPOSTA: LETRA B.

  • Creio eu que concentração fundiária seje a concentracao de pessoas sem emprego devido ao processo de modernização das máquinas, substituindo a mão de obra.
  • Eduardo Barros errou feio.

    Concentração fundiária é a conetração de TERRAS para determinadas PESSOAS.
    Ou seja, a política agrícola beneficia os latifundiários. Esses latifundiários aumentam a posse de terras, e com maior poder começam a dominar o mercado. O pequeno produtor, conhecido como minifundiário, não consegue vender sua produção, e ao entrar em dívida, vende suas terras aos latifundiários.
    Ou seja, um ciclo de poder fomentado/incentivado pelas políticas agrícolas.
     

  • GABARITO LETRA B

  • Trecho do comentário da profa.

     

    "...é importante fazer uma ressalva de que, embora esse seja um problema antigo (...), ele nunca inquietou nenhum governo a ponto de se tomarem medidas efetivas para minimizá-lo ou extingui-lo..."

     

    Porque não é do interesse do governo resolver o problema! O monopólio de terras é apenas mais um dos muitos monopólios brasileiros, ou seja, é um ninho de vespas.

  • Eduardo Barros sua resposta está errada

ID
242755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com base nos dispositivos legais, julgue o item que se segue, a
respeito de licenciamento e delimitação de APP.

Para regularização fundiária sustentável de área urbana, a intervenção na vegetação ou a sua supressão em APP pode ser autorizada, pelo órgão ambiental competente, nas áreas ocupadas por população de baixa renda, predominantemente residenciais e incluídas no plano de regularização fundiária sustentável do município.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Art. 9 º da  resolução CONAMA 369/06 que regulamenta os casos de supressão de APP

    Art. 9o A intervencao ou supressao de vegetacao em APP para a regularizacao fundiaria

    sustentavel de area urbana podera ser autorizada pelo orgao ambiental competente, observado

    o disposto na Secao I desta Resolucao, alem dos seguintes requisitos e condicoes:

    I - ocupacoes de baixa renda predominantemente residenciais;

  • Pensei que fosse obrigatória a autorização. Perdi a questão :-(
  • Código Florestal -> maio de 2012, Lei nº 12.651 que REVOGA A RESOLUÇÃO DO CONAMA 369/06 (Assim, a questão atualmente CONTINUA CERTA DE ACORDO COM O ARTIGO 3º, NO INCISO IX.

    d) atividades que comprovadamente proporcionem melhorias na proteção das funções ambientais referidas no inciso II deste artigo; 

    As intervenções nas Áreas de Preservação Permanente, em razão de sua função ambiental, são de utilização muito restrita. Contudo, elas não são intocáveis, conforme aponta o Ministério do Meio Ambiente (MMA), mas apenas em alguns casos. Em caso de utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto ambiental, as intervenções podem ser feitas nas APP´s. A

    CERTO


ID
443218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito do território brasileiro, sua formação e suas características
sociais, julgue os itens que se seguem.

A Lei de Terras de 1850 serviu para reafirmar o latifúndio no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Tal lei contribuiu para preservar a péssima estrutura fundiária no país e privilegiar velhos fazendeiros.

    A mesma estabelecia, por exemplo, que só poderia adquirir terras por compra e venda ou por doação do estado, descartando a hipótese de se adquirir por usucapião. Essa medida era utilizada para impedir que os escravos se tornassem proprietários de terras.

  • Sim, a lei  extinguia o acesso a terra pelos pobres e imigrantes. Dessa forma estes iriam trabalhar nos grandes latifúndios. 

    Gab: C

  • Certo.

    Anteriormente não existia a propriedade privada , somente a posse de terras de pessoas com condições de obterem escravos e benfeitorias , caracterizando as SESMARIAS '' Terra pertencente ao rei emprestada para produção ''

    Em 1850, ocorrerá a Lei de terras que criou a Propriedade privada , estabelecendo que as terras não ocupadas era propriedade do Estado, podendo serem vendidas em leilão mediante a pagamento a vista

  • Em 1850, foi promulgada a Lei de Terras, determinando que as terras públicas só poderiam ser adquiridas por meio da compra, tornando assim as terras devolutas propriedade do Estado, podendo ser negociadas apenas por meio de leilões. A lei eliminou as possibilidades de aquisição de terras por parte dos imigrantes estrangeiros, o que os levou a trabalhar com baixos salários. Estas terras foram compradas por proprietários rurais que já possuíam grandes propriedades, fazendo assim com que os grandes latifúndios ficassem ainda maiores. → Os grandes latifundiários garantiram seus privilégios e ainda puderam contar com um grande contingente de trabalhadores vindos das populações menos favorecidas.

  • LEI DE TERRAS (1850)

    *instituiu a propriedade privada no império.

    *as terras devolutas pertenciam ao governo, e só podiam ser adquiridas por compra.

    Dispõe sobre as terras devolutas no Império( teriam que ser vendidas, não doadas), e acerca das que são possuídas por titulo de sesmaria sem preenchimento das condições legais. bem como por simples titulo de posse mansa e pacifica; e determina que, medidas e demarcadas as primeiras, sejam elas cedidas a titulo oneroso, assim para empresas particulares, como para o estabelecimento de colonias de nacionais e de estrangeiros, autorizado o Governo a promover a colonização estrangeira na forma que se declara.

    * dificultava a aquisição de terras no Brasil, só através da compra, o que dificultava a aquisição por parte de pessoas desprovidas de capital como os imigrantes ( as terras deixaram de ser doadas).

    *legitimaram/ legalizaram as terras dos grandes latinfundiarios.

    aumentou o poderio dos latifundiários porque legitimou suas posses e reduziu as possibilidades de acesso à terra aos pequenos porque estabeleceu a venda das antigas terras devolutas, e não sua doação, por exemplo

    *foi a primeira iniciativa

    no sentido de organizar a propriedade privada no Brasil. 

  • Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    O problema da habitação popular urbana no Brasil começou na segunda metade do século XIX, com a definição de garantias legais para a propriedade privada da terra (1850), abolição da escravidão (1888) e início do êxodo rural.

    Alternativas

    Certo


ID
668881
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A luta pela terra no Brasil reflete o processo histórico de sua apropriação, ocupação e uso, desde a colonização até os dias atuais. Ao longo do tempo, verificaram-se vários conflitos pela posse da terra. Na segunda metade da década de 1980, houve aumento da violência no campo nas regiões brasileiras, decorrente

Alternativas

ID
793534
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação à estrutura fundiária e às atividades agrícolas, a Região Sul

Alternativas
Comentários
  • O maior produtor de gado bovino da região Sul é o Rio Grande do Sul, e não o Paraná.

    A alternativa (B) está incorreta. Embora a região Sul tenha liderado o cultivo da soja quando essa cultura foi introduzida no país, a liderança atualmente cabe ao Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Isso é válido, inclusive, para o cultivo com sementes transgênicas, que dominam a produção desses locais. Além disso, o Rio Grande do Sul aderiu às sementes transgênicas. No caso da soja, cerca de 90% da plantação do estado é feita com sementes geneticamente modificadas.

    A alternativa (C) está incorreta. O Sul realmente possui índices bastante expressivos de migração interna, mas é falso afirmar que sua população é predominantemente rural. Segundo dados do IBGE, cerca de 82% da população da região vive em centros urbanos.

    A alternativa (D) está correta. Embora existam grandes propriedades na região Sul, predominam as pequenas e médias propriedades rurais.

    A alternativa (E) está incorreta, pois a indústria da região Sul é bastante diversificada e forte. Essa região só perde para o Sudeste em termos de produção industrial. Os setores são os mais diversos: indústria de alimentos, automobilística, madeireira, têxtil, moveleira, calçadista, softwares, dentre outras. 


    A alternativa (A) está incorreta.


ID
794506
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil está entre os países com pior distribuição de terras da América e essa distribuição é uma das mais desiguais do mundo, apesar de ser um país de dimensões  territoriais gigantescas, com elevado potencial de terras disponíveis e não-trabalhadas.

LUCCI, Elian Alabi.; BRANCO, Anselmo Lázaro.; MENDONÇA, Cláudio. GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL: Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 135. 

Sobre a distribuição de terras no Brasil é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
796039
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Comissão Pastoral da Terra divulgou dados parciais do relatório sobre os conflitos no campo no Brasil, que ocorreram no período de janeiro a setembro de 2011. As informações sobre o trabalho escravo foram as que mais chamaram a atenção. Somente neste ano, as ocorrências cresceram 23%. O Brasil convive com vários problemas no campo, o trabalho escravo é um deles, temos outros grandes problemas que são consequência:

Alternativas
Comentários
  • A- A agricultura familiar seria um fator atenuante

    B- OK

    C- A agricultura organica se desenvolve,em sua maioria, em pequenas e médias propriedades.Uma eventual expansão desta seria positiva para o problema apontado na questão.

    D- A reforma agrária,que ainda não foi realizada no Brasil,também atenuaria conflitos ligados a terra.

    E-A lei de terras é do ano de 1850 e foi responsável por agravar o quadro da concentração de terras no Brasil.

     


ID
1084267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da formação e configuração atual do território brasileiro, julgue os próximos itens.

As pequenas propriedades constituíram, na geografia histórica do Brasil, a base de sua estrutura fundiária.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada. O Brasil foi formado a partir de uma estrutura com três bases: latifúndio, monocultura e escravidão. A má distribuição de terras tem reflexos até os dias atuais, uma vez que ainda se verifica a existência de muitos latifúndios no Brasil. Dessa forma, a questão está errada quando afirma que a base fundiária do Brasil constituía-se de pequenas propriedades. 





  • A estrutura fundiária corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão das desigualdades que acontecem no campo. .

  • a base da estrutura fundiária no Brasil são as capitanias hereditárias e sesmarias. 

  • O brasil tem uma das estruturas fundiárias mais concentradas  do mundo!

    Os latifúndios ocupam cerca de 55% da zona rural brasileira, enquanto que os minifúndios, apesar de representarem 70%  do total de propriedades, ocupam apenas cerca de 11% do espaço agrário.

  • O Brasil foi formado a partir de uma estrutura com três bases: 

    1.latifúndio; 

    2. monocultura; 

    3. escravidão.

    A má distribuição de terras tem reflexos até os dias atuais, uma vez que ainda se verifica a existência de muitos latifúndios no Brasil. Dessa forma, a questão está errada quando afirma que a base fundiária do Brasil constituía-se de pequenas propriedades. 

     

    GABARITO: ERRADO

     

    FONTE: Professora Melina

  • Estrutura fundiária brasileira:

    M onocultura

    E xportação

    L atifúndio

  • LATIFÚNDIOS! É só lembrar, grandes porções de terras nas mãos de poucos.


ID
1104037
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A fome, no Brasil, não pode ser atribuída à natureza, como em outros países. No Brasil, a injusta concentração da riqueza e da renda e a ausência de políticas públicas sustentáveis explicam a pobreza e a miséria da maioria do nosso povo (...) temos terra em abundância e gente bastante querendo trabalhar e produzir”. (www.mst.com.br, in TAMDIJAM & MENDES, 2004).

O comentário acima faz referência à concentração fundiária no contexto agrário brasileiro.

Sobre este assunto, analise as assertivas.

I. A concentração de terras no Brasil é uma questão recente e se iniciou na década de 1960, por ocasião da instalação do governo militar.

II. Dados oficiais mostram que o Brasil é um país com alta concentração de terras, cujos números apontam para mais de 0, 8 no índice Gini usado pela ONU.

III. A região com a maior concentração de terras é o Nordeste, com números que ultrapassam 80% no índice Gini usado pela ONU.

IV. A região com a menor concentração de terras é a Centro-Oeste, com números inferiores a 50% no índice Gini usado pela ONU.

V. De acordo com o índice Gini usado pela ONU, as regiões com maior e menor concentração de terras no Brasil são, respectivamente, o Nordeste e o Sul.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Estados que predomina as grandes propriedades rurais:

    Mato Grosso do Sul

    DF

    Mato Grosso

    São Paulo

    Goiás

    Estados que predomina pequenas propriedades rurais:

    Pernanbuco

    Ceará

    Acre

    Sergipe

    Amazonas


ID
1190719
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia os versos abaixo do poema “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.


Essa cova em que estás / Com palmos medida.
É a conta menor / que tiraste em vida.
É de bom tamanho / Nem largo nem fundo,
É a parte que te cabe / deste latifúndio
.”

A realidade agrária brasileira, em parte, está descrita nos versos acima. Assinale a alternativa correta sobre essa temática.

Alternativas
Comentários
  • d)

    A concentração da propriedade fundiária está relacionada ao desenvolvimento industrial do Brasil, a partir de meados da década de 50 do século passado. - Bem antes disso. Podemos retomar, por exemplo, a época das Capitanias Hereditárias como início.

  • GABARITO LETRA ´´B´´

     

  • Essa cova em que estás / Com palmos medida.

    É a conta menor / que tiraste em vida.

    É de bom tamanho / Nem largo nem fundo,

    É a parte que te cabe / deste latifúndio.”

    A realidade agrária brasileira, em parte, está descrita nos versos acima. Assinale a alternativa correta sobre essa temática

    • O verso traz a concentração de terras de uma minoria, e a grande maioria fica com uma pequena parte das terras.

    (B) A concentração da propriedade fundiária rural coloca um grande número de pessoas desprovidas desse bem fundamental para a sobrevivência, a terra. CERTA ( Desprovida é sinônimo de falta de algo ou está em carência, nesse contexto, trata-se "A concentração da propriedade fundiária rural coloca um grande número de pessoas com falta desse bem fundamental para a sobrevivência, a terra.")

    GAB. B

  • A desigualdade no espaço agrário no Brasil é discrepante com relação à distribuição de terras, uma vez que alguns detêm uma elevada quantidade de terras e outros possuem pouca e nenhuma. Esse aspecto caracteriza a concentração fundiária brasileira. O problema da concentração de terras no país agrava a permanência e a sobrevivência da população rural, principalmente dos pequenos agricultores, das comunidades tradicionais (ribeirinhas por exemplo), quilombolas e indígenas. E a desigualdade estrutural fundiária brasileira configura como um dos principais problemas do meio rural. 

    LETRA B


ID
1406899
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Reforma Agrária-C

     

  • Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover e proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social.

    GABARITO: C


ID
1425034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.

Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue o item.

A partir dos anos 50 do século passado, os países capitalistas desenvolvidos intensificaram o processo de industrialização da agricultura no mundo subdesenvolvido como parte da estratégia de revigoramento do capitalismo em âmbito mundial. Esse fato ficou conhecido como Revolução Verde.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. 

    A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países

  • GABA: C

    A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.[1] É um amplo programa idealizado para aumentar a produção agrícola no mundo por meio do uso intensivo de insumos industriais, mecanização e redução do custo de manejo.

    O modelo se baseia na intensiva utilização de sementes geneticamente alteradas (particularmente sementes híbridas), insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), mecanização, produção em massa de produtos homogêneos e diminuição do custo de manejo. Também é creditado, à Revolução Verde, o uso extensivo de tecnologia no plantio, na irrigação e na colheita, assim como no gerenciamento de produção.

    Esse ciclo de inovações se iniciou com os avanços tecnológicos do pós-guerra, embora a expressão "Revolução Verde" só tenha surgido na década de 1970. Desde essa época, pesquisadores de países industrializados prometem, através de um conjunto de técnicas, aumentar estrondosamente as produtividades agrícolas e resolver o problema da fome nos países em desenvolvimento. Mas, contraditoriamente, além de não resolver o problema da fome, aumentou a concentração fundiária e a dependência de sementes modificadas; alterou significativamente a cultura dos pequenos proprietários; promoveu a devastação de florestas; contaminou o solo e as águas; e gerou problemas de saúde para agricultores e consumidores.

    Países como o Brasil e a Índia foram alguns dos principais beneficiados na produção. No Brasil, passou-se a desenvolver tecnologia própria, tanto em instituições privadas quanto em agências governamentais (como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e universidades. A partir da década de 1990, a disseminação destas tecnologias em todo o território nacional permitiu que o Brasil vivesse um surto de desenvolvimento agrícola, com o aumento da fronteira agrícola e a disseminação de culturas em que o país é atualmente recordista mundial de produtividade (como a soja, o milho e o algodão, entre outros), atingindo recordes de exportação.

    O programa teve início em meados do século 20, quando o governo mexicano convidou a Fundação Rockefeller a fazer estudos sobre a fragilidade de sua agricultura. A partir daí, cientistas criaram novas variedades de milho e trigo de alta produtividade, que fizeram o México aumentar de forma vertiginosa sua produção. Essas sementes foram, em seguida, introduzidas e cultivadas em outros países, também com ótimos resultados. "O impacto social da revolução verde, na medida em que ajudou a erradicar a fome no mundo, fez com que Norman Ernest Borlaug, considerado o pai do movimento, ganhasse o Prêmio Nobel da Paz em 1970", diz o engenheiro agrônomo Fábio Faleiros, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).[2]

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_verde

  • As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem a produtividade, ficou denominada de Revolução Verde.

  • Até concordo com a definição de revolução verde que os colegas colocaram e que houve capital estrangeiro financiando esse tipo de atividade no Brasil.  Mas a minha ponderação é quanto ao inicio desse investimento no Brasil a partir ds década de 50. Nesse período,  os principais países europeus capitalista ainda estavam se recuperando da segunda guerra mundial com a ajuda dos EUA e estavam em processo de perder todas as suas colonias na África e na Ásia.  Se a questao falasse década de 70.... eu concordaria. 

  • Está questão está incorreta. O Ano de início é 1970. O enunciado refere-se ao Brasil. Segundo o livro geografia em rede (autor: edison Adão e Laercio Furquiim jr,

  • Surgiu no contexto da Guerra Fria; Meados da década de 50 – EUA e ONU incentivaram a implantação de mudanças na estrutura fundiária e nas técnicas agrícolas em vários dos países desenvolvidos; Intenção dos EUA: Evitar o surgimento de focos de insatisfação popular por causa da fome.

    Apesar de o termo ter surgido apenas na década de 1950, a vontade de inovação e o programa surgiram logo após a Segunda Guerra Mundial devido aos avanços e conhecimentos tecnológicos da época. Pesquisadores de países industrializados pretendiam aumentar a produção de alimentos, dizimando assim a fome nos países subdesenvolvidos através de um conjunto de tecnologias inovadoras.

    A introdução destas técnicas em países subdesenvolvidos provocou um aumento grotesco na produção agrícola. Brasil e a Índia, por exemplo, foram muito beneficiados com o programa.

    A Revolução Verde no Brasil aconteceu durante a ditadura militar – entre as décadas de 1960 e 1970 – e permitiu que o país desenvolvesse tecnologia própria em universidades, centros de pesquisa, agências governamentais e instituições privadas. Com as inovações houve um surto de desenvolvimento agrícola na década de 1990, transformando o país em um dos recordistas de produtividade e de exportação.

  • REVOLUÇÃO VERDE

    Conjunto de iniciativas tecnológicas.

    Transformou as práticas agrícolas.

    Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.

    Iniciou-se na década de 50, no México.

    Teve um forte impacto na agricultura brasileira.

    _________

    Bons Estudos!


ID
1425037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.

Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue o item.

Ao longo da história fundiária brasileira, ocorreram diversas manifestações, movimentos, revoltas e pressões de trabalhadores rurais pelo acesso à terra, muitas com ganho de causa. Esses movimentos sempre foram amplamente divulgados pelas mídias oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    Acredito que o erro está no último período da questão. "Esses movimentos sempre foram amplamente divulgados pelas mídias oficiais". 

  • Acredito que o erro esteja no "revoltas e pressões de trabalhadores rurais pelo acesso à terra, muitas com ganho de causa."

  • Exatamente, Marcelo...

     

  • questão erradissíma! 

    "foram amplamente", exagero da questão, muito comum no cespe! 

  • Ao longo da história fundiária brasileira, ocorreram diversas manifestações, movimentos, revoltas e pressões de trabalhadores rurais pelo acesso à terra, muitas com ganho de causa. Esses movimentos sempre foram amplamente divulgados pelas mídias oficiais.  O erro da questão está na última frase, na verdade as mídias nunca deram a atenção necessária a esse problema social do Brasil.

     

    CUIDADO: a questão não está errado por afirmar "[...] muitas com ganho de causa". Ao longo da história algumas tiveram sim ganho de causa ("muitos" é relativo). Então, apenas por esse trecho não seria possível considerar a alternativa errada.

  • Durante o regime militar ocorreram conflitos pela terra nas fronteira agrícolas amazônicas, no Bico do Papagaio, ao norte do Tocantins, nós vales do Mearim e do Pindaré, no Maranhão, na zona Bragantina, no nordeste paranaense e no norte do Mato Grosso, além de Rondônia. Era o chamado "arco da violência" que, obviamente, não era divulgado pela mídia oficial, subserviente que era ao regime de exceção. 

  • Não foram sempre amplamente divulgados. O MST e as Ligas Camponesas surgiram na década de 70, no seio do Regime Militar, que oprimia firmemente movimentos sociais.

  • Durante a ditadura militar, muitos camponeses foram expulsos de suas terras, perseguidos e duramente reprimidos. Expulsos por um projeto autoritário para o campo brasileiro, capitaneado pela ditadura militar, que então cerceava direitos e liberdades de toda a sociedade. Um projeto que anunciava a “modernização” do campo quando, na verdade, estimulava o uso massivo de agrotóxicos e a mecanização, baseados em fartos (e exclusivos ao latifúndio) créditos rurais; ao mesmo tempo em que ampliavam o controle da agricultura nas mãos de grandes conglomerados agroindustriais.

  • Falou "sempre", desconfie;

  • Errado.

    A modernização agrícola do agronegócio tem várias faces. Há o aumento da concentração de terras e em muitos lugares, principalmente na fronteira agrícola, o aumento de conflitos com populações tradicionais e indígenas, mas esta face é omitida e destacam principalmente as virtudes da modernização e do grande aumento da produtividade.

  • Sim, houveram varias revoltas e manifestação estatal, porém não AMPLAMENTE DIVULGADAS, se fosse teria dado em algo, mas como sempre o estado ficou ausente e consequentemente negligenciou a distribuição.

    Lei de terras, regime militar, reforma agraria e bla bla bla, final das contas = Não houve distribuição.

    GAB E

    PMAL

  • Amplamente divulgados não!

    PMAL 2021


ID
1431658
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Principalmente a partir da II Guerra Mundial (1939-1945), o Brasil modernizou o processo produtivo da agricultura, com a incorporação de máquinas e implementos agrícolas, e também passou a usar adubos sintéticos e agrotóxicos em suas lavouras. Isso tornou o setor agrícola mais dependente dos setores urbano e industrial, que fornecem as máquinas e os produtos químicos que os produtores rurais utilizam.”
(Marafon, Glaucio José. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.)

Assinale a opção que indica uma das consequências do processo descrito no fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito,fui de letra d,alguem poderia argumentar pq seria tal resposta...?

  • Nessa pergunta, devo concordar com a FGV.

    A modernização da agricultura fez com que houvesse uma grande concentração de monoculturas (soja, cana-de-açúcar, principalmente) e os latifúndios. Não houve redução de trabalhadores temporários, mas sim o aumento deles para o manejo das máquinas. Não houve fixação da fronteira agrícola, mas a expansão dela. E tampouco aumentaram as áreas de produção de alimentos, pois as agriculturas familiares são de menor número. Diminuição da erosão dos solos? Nem a pau.

    A

  • Tb fui de D. A explicação do colega não me convenceu. Se existem máquinas fazendo o serviço, menos empregados são necessários. Além do que, o enunciado por si só não justificaria a letra A como opção correta.

  • Não pode ser D, pois as agroexportadoras se interessam em trabalhadores temporários, pois não há obrigações trabalhistas.

  • Com o processo de modernização da agricultura, houve, conforme o próprio enunciado, a incorporação de máquinas, insumos agrícolas, sementes melhoradas, etc. Em resumo, a produção agrícola torna-se mais cara. Isso faz com o que os pequenos produtores não consigam manter-se em suas terras, forçando a saída desses do campo, seja pelo abandono da terra ou pela venda para grandes produtores, acentuando a concentração fundiária no campo. 

    A D está incorreta, pois ocorre exatamente o contrário: Os trabalhadores temporários aumentam de número, não diminuem, sobretudo nas monocultoras em grandes latifúndios.

  • Pessoal, Letra D nem pensar.

    Com a modernização no meio rural, cada vez menos há a necessuidade de trabalhadores efetivos. Acarreta no desemprego estrutural e há o aumento dos trabalhadores temporários, pra não precisar ter o vínculo empregatício.

    Mesmo sendo óbvio é a (A).

  • “Após a Segunda Guerra Mundial, a agricultura brasileira passou por profundas transformações que modificaram completamente a sua dinâmica. Esse processo, conhecido como ‘modernização da agricultura’, teve início na década de 1960, sendo caracterizada pela utilização de máquinas, de implementos agrícolas, de insumos químicos e do estabelecimento de novas relações sociais de produção, e que passaram a ser utilizados pelos países que apresentavam uma ‘agricultura tradicional’, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico seguindo um padrão internacionalizado.
    [...]
    Desta forma difundiu-se a modernização tecnológica da agricultura, apropriadamente chamada por Graziano da Silva (1982) de “modernização conservadora”, onde os agricultores foram motivados a mudar a maneira de produzir a fim de atender aos interesses do capital comercial e industrial.
    [...] 
    Segundo o autor, a modernização foi conservadora na medida em que ‘conservou’, as antigas estruturas de concentração de terras e de renda, ou seja, as bases das desigualdades sociais permaneceram inalteradas. Apesar do aumento das riquezas geradas pelas grandes safras, seus lucros permaneciam concentradas nas mãos dos grandes capitalistas.”

    (SOUZA, A.F.G & SANTOS, R.H. Cenários da agricultura moderna: expansão da fronteira agrícola para a região dos cerrados mineiro. Disponível em: , p. 5-6, acesso em 20/10/2016.)

  • Se o país modernizou o processo produtivo da agricultura, trouxe máquinas...no mínimo ele vai precisar de mais terras... aumentando a concentração fundiária, eu acho...

    marquei a letra A, por isso.

  • A mecanização do campos fez com que os pequenos agricultores não conseguissem se desenvolver, passando a vender suas terras para os latifundiários e grande concentração de monoculturas !! Houve aumento da concentração fundiária e o pessoal do campo migrou para as cidades em busca de emprego.

  • após o primeiro ponto final, deixou a alternativa correta um pouco vaga.

    o aumento de maquinário e de produção está relativamente ligada à revolução verde e à concentração fundiária.

    porem o conceito de dependencia entre o campo e area urbana não correlaciona com a concentração fundiária.

    mesmo assim ..... alternativa A

  • Desde a colonização portuguesa, a posse e o domínio das terras brasileiras foram concentrados em latifúndios espalhados pelo país. Tal situação é consequência do processo histórico de ocupação do território nacional, que teve sua base erguida no latifúndio monocultor e escravista.

    A D está errada porque o texto aborda o processo de mecanização do campo brasileiro, não estando relacionado assim com a utilização de mão de obra temporária. 

    LETRA A


ID
1560871
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa correta.


Sobre a estrutura fundiária do Brasil, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • a história das distribuições de terra em solo brasileiro começou ainda antes de o Brasil ser descoberto pelos portugueses. Isso porque no final do século XV, no auge das grandes navegações, Cristóvão Colombo, financiado pela Coroa Espanhola encontrou uma enorme porção de terras ao oeste da Europa que não haviam sido exploradas. A rivalidade entre as potencias mundiais na época, Espanha e Portugal, países que tinham o poder de grandes expedições pelos mares, era tanta que a divisão das terras recém-descobertas e as que ainda estavam por ser foi feita para evitar um possível confronto militar entre as nações.

    fonte: http://hipermidia.unisc.br/prodjol/20121/?p=51

  •  GABARITO LETRA A.

    a) as Capitanias Hereditárias e as Sesmarias estão na origem estrutural de grande parte dos latifúndios.

  • Foi no Brasil colônia (das capitanias hereditárias) que houve a concessão de terras justamente para a prática fundiária, na qual se destacou o cultivo da cana-de-açúcar, proporcionando o sucesso das capitanias de São vicente e Pernambuco.

  • transformando as assertivas em perguntas, pode-se responder

    a) com certeza

    b) nunca

    c) ta nada

    d) sqn

    e) quem dera...

  • A concentração fundiária se deu pelos capitães donatários doando terras para integrar o território brasileiro e ainda tirar um lucro , somente em 1850 que ocorrera o fim das sesmarias e foi iniciado as chamadas terras devolutas ( do governo ) , agora elas teriam de ser compradas , mas quem tinha dinheiro era os antigos latifundiários; ou seja, não mudou nada.

    LETRA A

    APMBB

  • GAB: LETRA ´´A´´

    A estrutura fundiária é a forma como são distribuídas as propriedades rurais de um país. A realidade da distribuição de terras no Brasil é uma herança do sistema colonial – da “Lei das Sesmarias” – onde havia o predomínio de grandes propriedades de terras – as “plantations” – cuja produção estava voltada ao mercado externo.


ID
1606468
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação ao sistema fundiário brasileiro, é INCORRETO afirmar que há:

Alternativas

ID
1609870
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, foi condenada a pagar indenização por dano moral coletivo de R$ 1 milhão por condições degradantes de trabalho. A condenação é resultado da ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Umuarama (PR), ajuizada em 2012, após investigação que flagrou trabalhadores em condições análogas à escravidão […] No início de 2012, o MPT-PR em Umuarama constatou graves irregularidades trabalhistas na Fazenda Jaraguá, em Iporã. Os problemas iam desde jornada excessiva e condições precárias dos alojamentos, até a contaminação da água fornecida aos trabalhadores para consumo. “A situação encontrada configura trabalho degradante, já que foram desrespeitados os direitos mais básicos da legislação trabalhista, causando repulsa e indignação, o que fere o senso ético da sociedade”, afirma o procurador do Trabalho Diego Jimenez Gomes, responsável pelo caso. A BRF é uma gigante do ramo de produtos alimentícios que surgiu a partir da fusão entre Sadia e Perdigão, além de ser detentora de marcas como Batavo, Elegê e Qualy. A empresa tem 49 fábricas em todas as regiões do País e mais de 100 mil funcionários. Em 2013, a receita líquida foi R$ 30,5 bilhões e o lucro líquido consolidado foi de R$ 1,1 bilhão.


Portal Instituto Unisinos, 29 ago.2014. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/534749.


Com base no texto e no conhecimento de geografia agrária, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão pode ser respondida por uma simples leitura atenta ao texto que relata a condenação de uma grande empresa de produtos alimentícios por manter trabalhadores em situação análoga à escravidão. Ao final do texto, informa-se o altíssimo lucro alcançado pela empresa à base da manutenção de seus empregados em condições de trabalho degradantes.

     Diante do exposto, a alternativa correta é a letra A.

  • Quanto a B : As produções pré capitalistas já foram abandonadas desde muito antes a revolução industrial quando se explodiu o capitalismo. Outrossim, ainda havia muitas técnicas rudimentares e não-tecnológicas no campo.

  • LETRA A: A organização da produção agropecuária no Brasil apresenta contradições estruturais entre as formas de organização do trabalho e as estratégias empresariais de incremento dos lucros.

  • letra a

    por um lado altos lucros e pelo outro trabalho escravo, com isso se percebe a contradição apontada pela banca.

  • A questão pode ser respondida por uma simples leitura atenta ao texto que relata a condenação de uma grande empresa de produtos alimentícios por manter trabalhadores em situação análoga à escravidão. Ao final do texto, informa-se o altíssimo lucro alcançado pela empresa à base da manutenção de seus empregados em condições de trabalho degradantes.

     Diante do exposto, a alternativa correta é a letra A de Açaí

    Ps: Agora aderir outras marcas, para não compactuar com essa cena do texto.

  • Os caras saem do Mato Grosso para recrutar pessoal aqui no Maranhão, só por que a mão de obra é mais barata e aceitam quase todo tipo de proposta. :(

  • Sai da alternativa correta e marca a errada, o raiva rsrsrs


ID
1650286
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

. O espaço agrário brasileiro apresenta um histórico de conflitos em torno da luta pelo direito a terra e uso dos recursos naturais. Sobre as características das propriedades rurais destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • 70% dos produtos direcionados para o mercado interno são provenientes da agricultura familiar. Já a agricultura mecanizada, dos grandes latifúndios, é priorizada para o mercado externo.

  • A Distribuição de terras para a agricultura no Brasil e definida por:

    Latifundiários: Grandes extensões de terra com monopolização da agricultura e concentrada nas mãos de produtores agrícolas.

    Agricultura familiar: Detém a maior parte dos estabelecimentos agrícolas, mas tem sua capacidade de produção limitada.

    MUITA TERRA COM POUCA GENTE (AGROBUSINESS) = Mercador Externo

    POUCA TERRA COM MUITA GENTE (AGRICULTURA FAMILIAR) = Mercado Interno


ID
1726384
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Invasões de propriedades legítimas e produtivas, bloqueio de estradas, tiros, roubo de gado, conflitos e promoção de ódios nas fronteiras de MS são fatos que mostram o “sucesso" da política indigenista em curso. Sucesso, porque a filosofia do indigenismo oficial é a “não integração", a manutenção do conflito entre as comunidades e a formação de grandes áreas contínuas para “nações indígenas" nas fronteiras brasileiras, com declarado apoio às teses de “emancipação das nações indígenas" por parte de ONGs internacionais e até da ONU.

O texto extraído da home page da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) reafirma um quadro em que a questão indígena é observada como: 

Alternativas
Comentários
  • Invasões de propriedades legítimas e produtivas, bloqueio de estradas, tiros, roubo de gado, conflitos e promoção de ódios nas fronteiras de MS caracterizam uma forte disputa ideológica entre afirmações indígenas e posições dos poderes econômicos locais.

    Bons estudos!


ID
1726387
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos conflitos no processo de identificação e demarcação de terras dos índios terena no Mato Grosso do Sul, analise as afirmativas a seguir.

I. A identidade dos índios terena articula nacionalidade e etnicidade, elaborando um discurso, sob a forma de mito e ritual, que aborda a origem do grupo através da articulação entre elementos históricos e mágico-religiosos que explicam não somente sua presença nos territórios em que estão localizados, mas a legitimidade da sua própria reivindicação de terras.

II. A análise da luta simbólica que perpassa os processos judiciais desencadeados por conflitos territoriais entre produtores rurais e os índios terena localizados em regiões de fronteira internacional mostra como a ideia de fronteira é ativada na construção de mecanismos políticos de exclusão social e (des)legitimação de grupos étnicos.

III. Em ações judiciais que envolvem a situação interétnica no Mato Grosso do Sul, como no caso dos terena, o questionamento da origem nacional dos indígenas e de sua autenticidade cultural tem sido uma tática discursiva que visa deslegitimar a reivindicação dos índios por terras ao tentar anular a tese da tradicionalidade da ocupação.

Assinale: 

Alternativas

ID
1726432
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dentre os deslocamentos realizados por brasiguaios, houve um episódio em que mais de mil famílias voltaram de forma organizada ao Brasil com apoio político da Comissão Pastoral da Terra e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Assinale a alternativa que apresenta um motivo para este retorno e o ano em que ocorreu. 

Alternativas

ID
1774264
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente, identificamos cerca de sete mil famílias [6.969 famílias] reivindicando diretamente ações de reforma agrária no Paraná, localizadas em 121 áreas de conflito, que abrangem acampamentos, imóveis ocupados (ou acampamentos dentro de propriedades privadas), acampamentos dentro de projetos de assentamento, terras indígenas que necessitam desintrusão de não índios, áreas de assentamento a serem ampliadas, imóveis em litígio (quando se discute a dominialidade pública ou privada da área) e áreas que demandam regularização (que são de domínio da União). Esse número é subestimado em relação ao público potencial da política de reforma agrária, se considerarmos que há trabalhadores rurais em diferentes condições que têm interesse de participar do programa de reforma agrária, além de pessoas que não desenvolvem atividades agrícolas, mas que pretendem retornar ao campo ou desejam essa experiência como alternativa de vida. Ainda, há 37 processos administrativos voltados ao reconhecimento e à regularização de territórios quilombolas, sem um levantamento preciso quanto ao número de famílias. […]

(INCRA-PR. Relatório Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Paraná. Abril 2015.)

Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a questão fundiária brasileira, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • GAB; E

  • GAB E

    Políticas fundiárias, a exemplo da reforma agrária, opõem diferentes visões sobre a função da terra: a do latifúndio improdutivo, a do agronegócio produtivo e a de grupos sociais como os sem-terra

  • Concordo que a E é mais completa, mas qual o erro da D ?

  • Avante PMPR #Pertenceremos!

  • Todo mundo quer um pedacinho da coisa pública, independe da função da terra, caracterizando o homem cordial.

    LETRA E

    APMBB


ID
1802926
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia os textos a seguir.

I. De acordo com as pesquisas mais detalhadas sobre o tema, o sistema defendido pelo MST e geralmente adotado pelo governo − desapropriação e distribuição da terra em pequenos assentamentos − tem pouca chance de sucesso, já que caminha na contramão da História. Sem competitividade no mercado nem estrutura para engrenar a produção, os pequenos produtores que ganham terras acabam fracassando − e retornando à fila da exclusão no país.

        (http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/contexto_2.html)

II. Com essa tremenda força política, tenta-se impedir que a realidade do campo brasileiro apareça como de fato é: com uma das estruturas fundiárias mais concentradas do mundo e em intensificação; com o aumento de famílias acampadas nas beiras das estradas e dentro dos latifúndios, com o empobrecimento dos camponeses; com o aumento da expropriação e exclusão. O que a mídia nacional procura mostrar é o aumento do conflito, mas não apresenta suas causas.

(http://www4.fct.unesp.br/nera/publicacoes/bernardoengamesaredonda.pdf)

Está correto afirmar que o texto I

Alternativas
Comentários
  • Entendi que o texto diz que os meios utilizados para reforma agrária são ultrapassdos, afinal de contas como dizer que a reforma agrária, a reorganização da estrutura fundiária, é ultrapassada, se aind aconvivemos com o problema? Porém a redistribuição por si só, sem buscar tornar produtivas os novos imóveis rurais, torna-se uma prática ineficaz e ultrapassada.


ID
1806529
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente, identificamos cerca de sete mil famílias [6.969 famílias] reivindicando diretamente ações de reforma agrária no Paraná, localizadas em 121 áreas de conflito, que abrangem acampamentos, imóveis ocupados (ou acampamentos dentro de propriedades privadas), acampamentos dentro de projetos de assentamento, terras indígenas que necessitam desintrusão de não índios, áreas de assentamento a serem ampliadas, imóveis em litígio (quando se discute a dominialidade pública ou privada da área) e áreas que demandam regularização (que são de domínio da União). Esse número é subestimado em relação ao público potencial da política de reforma agrária, se considerarmos que há trabalhadores rurais em diferentes condições que têm interesse de participar do programa de reforma agrária, além de pessoas que não desenvolvem atividades agrícolas, mas que pretendem retornar ao campo ou desejam essa experiência como alternativa de vida. Ainda, há 37 processos administrativos voltados ao reconhecimento e à regularização de territórios quilombolas, sem um levantamento preciso quanto ao número de famílias. […]

(INCRA-PR. Relatório Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Paraná. Abril 2015.)

Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a questão fundiária brasileira, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As políticas públicas fundiárias, a exemplo da reforma agrária, são polêmicas, uma vez que opõe interesses diversos. São defendidas por grupos sociais como posseiros, pequenos proprietários e movimentos sociais como o MST. Mas são criticadas pelos latifundiários improdutivos (renda advinda da especulação fundiária: compra e venda de terras) e por setores do agronegócio.

    LETRA E

  • LETRA E

  • GABARITO LETRA E- Políticas fundiárias, a exemplo da reforma agrária, opõem diferentes visões sobre a função da terra: a do latifúndio improdutivo, a do agronegócio produtivo e a de grupos sociais como os sem-terra.

    -REFORMA AGRÁRIA: Distribuição/reorganização igualitária de terras que não desempenham o papel social da produção de alimento. 

    -Atualmente, menos de 1% dos grandes proprietários concentra 45% de toda a área rural do Brasil. 

    -Quais são as áreas priorizadas para a reforma? as terras devolutas ocupadas ilegalmente e os latifúndios improdutivos/subutilizados que não cumprem sua função social (produção de alimento). 

    -A grilagem foi um dos principais responsáveis pela concentração de terras no meio rural no século XIX. 

    -A reforma agrária opõe diferentes visões sobre a função da terra: 

    1)Do latifúndio improdutivo: especulação imobiliária (Investir em imóveis/solo esperando obter lucro futuro com a valorização da área com a introdução de infraestrutura feita por capital privado ou público. Isso não é ilegal, mas para coibir a ação o Estado coloca mais impostos, por exemplo)

    2)Do agronegócio produtivo  

    3)De grupos sociais como os sem-terra, EXEMPLO:

    MST- movimento dos trabalhadores sem-terra, surgiu em 1984 em Cascavel, no Paraná 

    • Atualmente, o MST luta pela aceleração do processo de reforma agrária e pela ampliação dos benefícios aos assentados, como assistência técnica e créditos agrícolas. 
    • Querem créditos, financiamentos e melhoria das rodovias para o escoamento de produção. 
    • tem como uma de suas principais marcas a luta pelo direito de trabalhadores que não possuem títulos e/ou propriedades rurais para produzirem alimentos, sobretudo por meio da democratização do acesso à terra pela expropriação ou desapropriação de latifúndios improdutivos. 

ID
1845238
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise a manchete a seguir.

"Governo desapropria 12 mil hectares para reforma agrária". Diário de Cuiabá, 31 de outubro de 2007.

O governo brasileiro ainda não resolveu inúmeros problemas na área rural, tornando o Brasil um dos países mais violentos no diz respeito aos conflitos fundiários.

Em relação aos problemas fundiários brasileiro, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explique, por favor a opção letra E

  • LETRA E:

    ERRO!

    o fato de parte utilizar técnicas rudimentares , não é uma consequência de agravar o numero de desemprego no campo ,e sim , o fato DA MODERNIZAÇÃO DO CAMPO E DOS LATIFUNDIÁRIOS .

  • jurava q era a C

  • A prática de técnicas rudimentares no campo não é a verdadeira causa do desemprego sistêmico no campo, mas a substituição da mão de obra pela mecanização do campo. Dessa forma a letra E é a incorreta.

  • A questão pede a INCORRETA, portanto o gabarito é a letra D:

    "A carência de recursos financeiros, provenientes dos grandes capitalistas privados, os maiores interessados na reforma agrária, emperra a desapropriação das terras improdutivas, impedindo a promoção dos assentamentos rurais, os quais acabariam com as tensões no campo." Pois, os "grandes capitalistas privados" têm muitos recursos e NÃO são interessados na reforma agrária.

  • Tanto a E quanto a D estão corretas. O erro foi da Marinha, não nosso (PS: Apontei a D como resposta, mas suspeitei e poderia muito bem marcar a E, porém a D se entregou demais).

  • Os grandes capitalistas NÃO são os mais interessados pela reforma agrária, que, de fato, torna-se a questão INCORRETA.

  • Letra E "Apesar de o campo brasileiro passar por um processo de modernização, parte das propriedades rurais do país ainda adota técnicas agropecuárias bastante rudimentares, fato que contribui para agravar o número de desempregados rurais e os conflitos no campo"

    Técnicas agropecuárias rudimentares obrigam a utilização de uma mão de obra muito grande, empregando muita gente. Técnicas modernas dispensam essa grande quantia de trabalhadores.

  • Só lembrar do motivo que levou o JANGO a vazar da presidência isso torna a LETRA D errada.


ID
2217586
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Novos estudos sobre o campo brasileiro estão sendo reunidos em um Atlas da Terra que, de modo geral, não apresentará grandes novidades, pois

Alternativas
Comentários
  • Questão (E) Em 1950, havia vários movimentos camponeses a favor da reforma agrária no Brasil, principalmente camponeses nordestinos. Logo, veio a notícias da revolução camponesa Cubana 1959. Os camponeses no Brasil estavam pica loka, e com todo o apoio da Igreja católica e do partido comunista, a revolução camponesa no Brasil estava iminente de acontecer. Então em 1964 os militares criaram o estatuto da terra, lei 4.504/64 e instituiu o módulo Rural, que é a unidade familiar. Logo, com essa mesma ideia de módulo Rural, o Incra instituiu o módulo fiscal. 1 minifúndio= 1 módulo fiscal Pequenas propriedades= 1 a 4 módulo fiscal Médias propriedades= 4 a 15 módulos fiscais Grande propriedades= 15 a 600 módulos fiscais Empresa Rural= área 50% cultivada que não ultrapasse 600 módulos fiscais Latifúndio de exploração= área inexplorada, sem uso. Latifúndio de dimensões= maior que 600 módulos. Vale salientar que latifúndio é maior que minifúndio, porém latifúndio são poucos e existe mais minifúndios que latifúndio, já que minifúndios ocupam uma área 600 vezes menor em relação ao latifúndio.
  • Questão péssima...

    No enunciado se afirma que não houve novidades no cenário agrário: "não apresentará grandes novidades"

    Mas, a resposta correta é contraditória: "nova concentração de terras"

     

  • Respondendo ao FÁBIO CRIPA, a reposta não foi redigida de uma forma muito boa, mas a ideia é que não apresentará grandes novidades, pois na ultima decáda houve novamente uma tendência de concentração de terras, dando continuidade à tendência de concentração vigente.

  • questão induz ao erro, se questão menciona-se as grande lutas e mundanças do campo ate concordaria, porém no contexto geral a segregação no campo só aumenta. discordo do gabarito, mas respeito colegas que acertaram, parabens..

  • EU PENSEI ASSIM: O PODER ESTA NA MÃO DOS RICOS.

    GABARITO= E

  • Respondi certo esta questão porque fiz uma outra do mesmo jeito, mas tinha gráfico, ou seja, usei ela de espelho, mas não nego, esta questão ficou confusa.


ID
2244883
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Ivorá - RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sabemos que a Reforma Agrária no Brasil tem sido alvo de grandes manifestações a favor de agricultores desprovidos de terras para plantar. Entre essas manifestações, muitas delas são promovidas por movimentos que se agrupam para reivindicar terras ao Governo. Assinale a alternativa abaixo que indica um movimento criado com o propósito de reivindicar terras para agricultores que não tem onde plantar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    MST ou movimento dos sem terras é um movimento criado por trabalhadores rurais que buscam a Reforma Agrária, com a busca fundamentalmente à redistribuição das terras improdutivas.

  • MST = GRUPO TERRORISTA

  • MST= TERRORISTAS TRAVESTIDOS DE MANIFESTANTES

  • essa e para não zerar a prova GABARITO B

  • Tão fácil que da medo

  • Movimento dos Agricultores Aposentados

    kkkkkkkkk

  • O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social popular que surgiu no campo brasileiro em 1984. Tem como objetivo realizar a reforma agrária conforme verifica-se no Estatuto da Terra, Lei de 1964 e reafirmada na Constituição Federal de 1988. Além disso, o movimento tem como objetivo praticar a produção de alimentos orgânicos e melhorar as condições de vida dos trabalhadores no campo.

    LETRA B

  • Resposta B) Movimentos dos Sem terra

  • Queria ver alguém do MST plantar alguma coisa.

    Bando de terroristas.


ID
2296372
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise o texto a seguir.

A QUESTÃO AGRÁRIA

Quando falamos da questão agrária no Brasil, estamos nos referindo à ocupação, posse e distribuição das terras, tanto em seus aspectos históricos quanto em seus aspectos geográficos. Nesse sentido, a distribuição das terras esteve diretamente ligada à colonização do nosso país, que foi responsável por um processo de ocupação que privilegiou apenas as elites econômicas da época, excluindo principalmente os indígenas, os negros e os pobres.

Disponível em: http://escolakids.uol.com.br/questao-agraria-nobrasil.htm. Acesso em: 20 out. 2016.

Quanto à estrutura fundiária, a questão agrária no Brasil se amplia devido à persistência histórica do seguinte fator e sua consequência:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b) Latifúndio, que agrava a concentração da propriedade da terra.

    Bons estudos!


ID
2481193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil não difere da maioria dos outros países no que diz respeito às desigualdades sociais. Superar o abismo entre muito ricos (poucos) e extrema pobreza (muitos) ainda é o principal desafio social no cenário mundial. Tal discrepância gera fatos, fenômenos e situações concretas no contexto das sociedades, todos facilmente percebidos, pois estão materializados na estrutura urbana, no campo e nas empresas, entre outros. Com relação a esse tema, julgue o próximo item.

A estrutura fundiária rural brasileira é tão ampla quanto as próprias dimensões territoriais do país. Esse fato se evidencia ao se compararem as dimensões das propriedades rurais produtoras de soja da região sul, que, em sua maioria, correspondem a mais de 3.000 hectares, àquelas do oeste-baiano, que, via de regra, são bem menores.

Alternativas
Comentários
  • A produção de soja no Oeste baiano é bem expressivo!

  • A produção rural dos principais produtos como soja e milho ainda é caracterizado por grandes porções de terra. Essa é uma característica geral do Brasil

  • Basta lembrar do MAPITOBA

  • MATOPIBA ( "pega" justamente uma parte do Oeste baiano) --> considerada a grande fronteira agrícola nacional na atualidade

    Abrange 3 estados do Nordeste: Piauí, Bahia e Maranhão

    E 1 estado do Norte: Tocantins

  • MA. TO. PI. BAHIA

  • GAB E

    BASTA LEMBRAR DA CIDADE DE LUIS EDUARDO MAGALHAES ( GRANDE PRODUTORA DA MONOCULTURA DA SOJA )


ID
2486443
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Departamento de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Regularização Fundiária na Amazônia Legal autuará processo sempre que a denúncia contiver os elementos:

Alternativas
Comentários
  • O sistema de fiscalização no Brasil já se mostra falho dentro da própria estrutura. Ora, pois. Quem, em sâ conciência, sem recursos de proteção, vai querer denunciar algo ou alguém, sabendo que sua identidade revelada é fator gerador de autuação?

  • MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA EXECUTIVA PORTARIA Nº 1, DE 7 DE OUTUBRO DE 2009.

    Art. 7º O Departamento de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Regularização Fundiária na Amazônia Legal autuará processo sempre que a denúncia contiver os elementos previstos no artigo anterior, quais sejam:

    I. identificação do denunciante;

    II. especificação do fato de origem da denúncia;

    III. identificação do órgão ou entidade denunciado. 


ID
2555128
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade.

OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.


O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de

Alternativas
Comentários
  • A Lei de Terras  veio dificultar, praticamente impossibilitar, a aquisição de terras por imigrantes e ex-escravos. Então na prática, os ex-escravos mantiveram sua situação precária, em que agora precisavam trabalhar na terra para ter onde morar e o que comer. O mesmo aconteceu com os imigrantes recém chegados. Isso fez com que a terra se concentrasse nas mãos de uma elite latifundiária.  C

  • O território brasileiro tem como uma de suas questões políticas internas mais debatidas a temática da concentração fundiária, ou seja, a posse não democrática da maior parte das terras no espaço rural do país. Em razão da intensiva concentração de renda, do estabelecimento de monoculturas voltadas para a exportação, além de uma série de fatores históricos, o campo brasileiro é altamente concentrado nas mãos de poucos proprietários.

  • Letra C

    A lei de terras de 1850, como mencionado no texto, definiu que o acesso a terra só poderia se dar por meio da compra. Por conta disso, pobres, imigrantes e negros livres ficaram excluídos contribuindo para a expansão da concentração fundiária.

  • Os grandes latifundiários continuaram com aquelas terras recebidas pelos seus ancestrais - Sesmarias- e os escravos continuaram sem terras , além do mais, os oligarcas da época conseguiam favorecer a politica regional e exercer influência sobre as terras devolutas ( terras publicas ) , ampliando a Concentração fundiária.

    LETRA C

    APMBB


ID
2663797
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Canto dos lavradores de Goiás

Tem fazenda e fazenda
Que é grande perfeitamente
Sobe serra desce serra
Salta muita água corrente
Sem lavoura e sem ninguém
O dono mora ausente.
Lá só tem caçambeiro
Tira onda de valente
Isso é que é grande barreira
Que está em nossa frente
Tem muita gente sem terra
Tem muita terra sem gente.

MARTINS, J. S. Cativeiro da terra. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.

No canto registrado pela cultura popular, a característica do mundo rural brasileiro no século XX destacada é a

Alternativas
Comentários
  • Essa questão destaca. Uma manutenção nas formas de terras como o próprio texto diz. E também o texto fala sobre "MST " voces já sabem o que eles fazem então e isso.

  • "Tem muita gente sem terra Tem muita terra sem gente."

    Matou a questão nessa parte

    Letra D

  • "Tem muita gente sem terra Tem muita terra sem gente."

    Matou a questão nessa parte

    Letra D


ID
2749345
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O trecho da reportagem retrata um conflito comum no espaço agrário brasileiro.


A comunidade Guarani Kaiowá mais ameaçada do momento, o tekoha Apyka'i, no município de Dourados (MS), poderá enfrentar mais uma reintegração de posse.

Uma nova manobra judicial garantiu que uma decisão ‒ já cumprida ‒ da Justiça Federal de 2009, em favor (...) proprietário da Fazenda Serrana, fosse, mais uma vez, utilizada contra os indígenas.

Agora, os Kaiowá têm 30 dias para sair do local, onde estão acampados desde setembro de 2012. O prazo para o despejo passa a contar a partir desta segunda-feira, 27. A liderança da comunidade, Damiana, reafirma que os indígenas não sairão da terra.

(Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/27250. Publicada em: 28/01/2014. Acesso em: 28/09/2014.)


Considerando as características da região mencionada no texto, assinale a alternativa que melhor apresenta uma causa e uma consequência do problema retratado.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    O Sudeste se destaca, no agropecuário, pela produção de cana de açúcar e de carne bovina. Afonso Arthur Neves Baptista afirma que 50% da cana brasileira é produzida ali. 

  • Letra A

    O erro da B esta na palavra INTENSIVA. Para esse tipo de criação pecuária não requer grandes áreas, por outro lado, a EXTENSIVA sim.

  • banca filha da mae trocou a palavra extensiva por intensiva

  • LETRA A

    O Estado de Mato Grosso do Sul é um dos principais produtores agrícolas do País, tendo como destaque diversas cidades agrícolas produtora principalmente de cana-de-açúcar, milho e soja. Cada vez mais o avanço da fronteira agrícola e a demanda por terras para a produção tem causados grandes conflitos fundiários no campo desses estados, intensificado pelo avanço do agronegócio frente as terras de comunidades tradicionais e indígenas.

    B – Incorreto. A pecuária INTENSIVA não demanda grandes áreas para pastagem, pois sua característica é o confinamento do gado. 

    C – Incorreto. A região mencionada tem estrutura na produção de milho, cana-de-açúcar e soja. A produção de laranja no país é muito característica no estado de São Paulo, principalmente na região de São Carlos e Araraquara. 

    D – Incorreto. Conforme mencionado anteriormente, a região não possui tradição no cultivo de café. Muito menos o emprego de mão de obra indígena em lavouras. 

    ESTRATÉGIA.


ID
2773660
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UEMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a Estrutura Fundiária Brasileira, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A estrutura fundiária brasileira é marcada pela má distribuição das terras e concentração de terras. As

    regiões com maior concentração fundiária são o Norte e o Centro-Oeste (áreas com colonização mais

    recente) onde localiza-se a fronteira agropecuária e de exploração de recursos minerais.

  • PLANTAÇÕES DE SOJA (COMMODITIE), CRIAÇÃO DE GADO ...

    TUDO ISSO P SEREM EXPORTADOS.

    BONS ESTUDOS!


ID
2788636
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise o texto a seguir:


Na estrutura fundiária brasileira, destaca-se um tipo de imóvel rural com área superior a seiscentas vezes o módulo rural médio estipulado para a respectiva região e tipos de exploração nela ocorrentes. São enormes propriedades agroindustriais, com produção quase sempre voltada para a exportação.


O tipo de imóvel mencionado é denominado:

Alternativas
Comentários
  • latifúndio por exploração - até seiscentos módulos (inadequadamente explorado)

    latifúndio por dimensão - explorado, racionalmente ou não, possui dimensão superior a 600 módulos da região em que se situa;

  • Latifúndio por exploração : especulação imobiliária. compra, deixa a terra parada e vende mais caro

    Latifúndio por dimensão : Superior a 600 módulos, terra explorada


ID
2818174
Banca
INEP
Órgão
IF-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ocupar latifúndio é algo radical, que envolve graves riscos, mas já está sedimentado no imaginário dos Sem Terra que “se os Sem Terra não ocupam, o governo não faz nada !” Melhor dizendo, faz tudo para o fortalecer a propriedade capitalista da terra, eixo essencial do capitalismo no Brasil. (MARTINS, p. 65). No caso específico do Brasil, uma grande parte das terras do país se encontra nas mãos de uma pequena parcela da população. Diante das informações, marque a alternativa que evidencia a discrepância e as consequências que ocorre no Brasil, em relação à distribuição de terras.

Alternativas

ID
3002983
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os conflitos fundiários no Brasil remontam ao período imperial, e especialmente a partir da Lei de Terras, assinada em 1850, institucionaliza-se a aquisição da terra por meio de um instrumento de compra e venda, dificultando o acesso à terra para aquele que nela quer produzir, mas não possui o capital necessário para a aquisição desta. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas a seguir:


( ) Os conflitos no campo no Brasil apresentam dois atores importantes: o grileiro e o posseiro. O primeiro assentado na lógica especulativa da terra, que vigora na perspectiva do capital rentista, e o segundo na luta pela sobrevivência e no entendimento da terra como essencialmente valor de uso, voltada para a agricultura familiar.

( ) Os assassinatos no campo, nas lutas pela terra, restringem-se aos posseiros e suas famílias, isolados e abandonados à própria sorte, em virtude do seu “não” efetivo direito à propriedade registrado em uma escritura pública, como determina a Lei de Terras.

( ) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) resgatou no Brasil a luta desenvolvida pelas Ligas Camponesas em meados do século XX e sufocada pela repressão dos militares. O MST conta com o apoio de partidos políticos de esquerda e da Comissão Pastoral da Terra e luta para que famílias sem-terra sejam assentadas e uma Reforma Agrária efetiva se realize.

( ) Os conflitos fundiários não atingem os remanescentes dos quilombos ou as comunidades indígenas em virtude da legislação específica que atende esses grupos na demarcação de suas terras e no direito coletivo a mesma, respeitando suas especificidades.


Assinale a sequência correta das assertivas verdadeiras (V) ou falsas (F):

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Os assassinatos no campo, nas lutas pela terra, NÃO se restringem apenas aos posseiros e suas famílias (não podemos esquecer das regiões quilombolas e reservas indígenas) , isolados e abandonados à própria sorte, em virtude do seu “não” efetivo direito à propriedade registrado em uma escritura pública, como determina a Lei de Terras.

    Os conflitos fundiários não atingem (atingem sim!!!!) os remanescentes dos quilombos ou as comunidades indígenas em virtude da legislação específica que atende esses grupos na demarcação de suas terras e no direito coletivo a mesma, respeitando suas especificidades.

  • Comissão Pastoral da Terra é um órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, vinculado à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e nascido em 22 de junho de 1975, durante o Encontro de pastoral da Amazônia, convocado pela CNBB e realizado em Goiânia.

  • O grileiro no Brasil é aquele que falsifica os documentos de um determinado terreno e grande extensão de terras ou até mesmo as pequenas para que por meio dessa falsificação possa tomar posse ilegalmente destas terras.

    O posseiro atua por meio da invasão ilegal de uma determinada propriedade MST


ID
3301702
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma unidade de medida foi introduzida pela Lei nº 6.746/1979, que alterou alguns dispositivos do Estatuto da Terra (Lei nº 4.504/1964), que regula os direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais para os fins de execução da Reforma Agrária e promoção da Política Agrícola. Seu valor expressa a área mínima necessária para que uma unidade produtiva seja economicamente viável. É uma unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo INCRA para cada município levando-se em conta: (a) o tipo de exploração predominante no município; (b) a renda obtida no tipo de exploração predominante; (c) outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam expressivas em função da renda ou da área utilizada; (d) o conceito de “propriedade familiar”. A unidade de medida abordada pelo texto é

Alternativas
Comentários
  • o módulo fiscal. >>>>>> É expressa em hectares e é variável, sendo fixada para cada município, levando-se em conta: tipo de exploração predominante no município; a renda obtida com a exploração predominante;


ID
3331474
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Lei de Terras instaurou uma política agrária excludente que ainda prejudica o país. A esse respeito analise as proposições a seguir atribuindo-lhes valores verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Essa nova lei surgiu em um “momento oportuno”, quando o tráfico negreiro passou a ser permitido em terras brasileiras.
( ) Em 1890, a chamada Lei 601 ou Lei de Terras, de 1850, apresentou novos critérios com relação aos direitos e deveres dos proprietários de terra.
( ) Com relação ao uso da terra, essas transformações incidiram diretamente nas tradições que antes vinculavam a posse de terras enquanto símbolo de distinção social.
( ) O avanço da economia capitalista tinha um caráter cada vez mais mercantil, onde a terra deveria ter um uso integrado à economia, tendo seu potencial produtivo explorado ao máximo. Em conseqüência dessa nova prática econômica, percebemos que diversas nações discutiram juridicamente as funções e os direitos sobre esse bem.
( ) No Brasil, os sesmeiros e posseiros realizavam a apropriação de terras aproveitando de brechas legais que não definiam bem o critério de posse das terras.

Assinale a alternativa que apresenta de cima para baixo a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Lei de Terras, como ficou conhecida a lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, foi a primeira iniciativa no sentido de organizar a propriedade privada no Brasil. Até então, não havia nenhum documento que regulamentasse a posse de terras e com as modificações sociais e econômicas pelas quais passava o país, o governo se viu pressionado a organizar esta questão.

    A Lei de Terras foi aprovada no mesmo ano da , que previa o fim do tráfico negreiro e sinalizava a abolição da escravatura no Brasil. Grandes fazendeiros e políticos latifundiários se anteciparam a fim de impedir que negros pudessem também se tornar donos de terras.

    Chegavam ao país os primeiros trabalhadores imigrantes. Era a transição da mão de obra escrava para assalariada. Senão houvesse uma regulamentação e uma fiscalização do governo, de empregados, estes estrangeiros se tornariam proprietários, fazendo concorrência aos grandes .

    Ficou estabelecido, a partir desta data, que só poderiam adquirir terras por compra e venda ou por doação do Estado. Não seria mais permitido obter terras por meio de posse, a chamada . Aqueles que já ocupavam algum lote receberam o título de proprietário. A única exigência era residir e produzir nesta localidade.

    Promulgada por D. Pedro II, esta Lei contribuiu para preservar a péssima  no país e privilegiar velhos fazendeiros. As maiores e melhores terras ficaram concentradas nas mãos dos antigos proprietários e passaram às outras gerações como herança de família.

    Alguns dispositivos da Lei:

    “Art. 1º – Ficam proibidas as aquisições de terras devolutas (terras do Estado) por outro título que não seja o de compra. Excetuam-se as terras situadas nos limites do Império com países estrangeiros em uma zona de 10 léguas, as quais poderão ser concedidas gratuitamente.”

    “Art. 12 – O Governo reservará das terras devolutas as que julgar necessárias para a colonização dos indígenas; para a fundação de povoações, abertura de estradas, e quaisquer outras servidões, e assento de estabelecimentos públicos; para a construção naval.”

    “Art. 18 - O Governo fica autorizado a mandar vir anualmente à custa do Tesouro certo número de colonos livres para serem empregados, pelo tempo que for marcado, em estabelecimentos agrícolas, ou nos trabalhos dirigidos pela Administração pública, ou na formação de colônias nos lugares em que estas mais convierem; tomando antecipadamente as medidas necessárias para que tais colonos achem emprego logo que desembarcarem.”

  • não

  • Que questão FDP !!

  • Colega, o dolo eventul requer que o agente assuma o risco de produzir o resultado, além de prever o mesmo, agindo com indiferença na sua conduta. Na questão não há qualquer info sobre tais situações.. ent não podemos supor que ele tenha agido de tal maneira.

  • "Lei 601 ou Lei de Terras, de 1850, apresentou novos critérios com relação aos direitos e deveres dos proprietários de terra"

    Gostaria de saber o que tem de ERRADO nessa afirmação.


ID
3360049
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A estrutura fundiária de um país corresponde à forma de distribuição social das terras, ou seja, ao modelo pelo qual essas terras estão distribuídas, quer pela área, quer pela forma de utilização. Com base na estrutura fundiária brasileira,analise as afirmativas a seguir.

I.A modernização da agricultura e a ocupação estimada e desordenada da fronteira agrícola no Brasil tiveram efeitos sobre a estrutura fundiária e as condições de absorção de mão de obra, gerando,principalmente,a redução do nível de emprego.
II.No Brasil, ainda há muita terra com pouca gente e muita gente com pouca terra.
III.Quando se criou o sistema de capitanias hereditárias e se doaram enormes parcelas de terras a um só donatário, dotado de enormes poderes, iniciou-se um processo histórico de concentração de terras.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Que linda questão, bem formulada, multidisciplinar, sem pegadinhas bobas, que realmente analisa a capacidade de análise do candidato.

  • mecanizou reduziu o emprego.

    muita terra com poucos e muitos sem terra alguma.

    baita concentração.

  • GABARITO A

  • gabarito letra A

    I.A modernização da agricultura e a ocupação estimada e desordenada da fronteira agrícola no Brasil tiveram efeitos sobre a estrutura fundiária e as condições de absorção de mão de obra, gerando,principalmente,a redução do nível de emprego. ➡ certo, com inicio da revolução verde, a mecanização do campo gerou, dentre outros fatores, a substituição da mão de obra humana pela das máquinas, aumentando assim o nível de desemprego.

    II.No Brasil, ainda há muita terra com pouca gente e muita gente com pouca terra. ➡ correto, No Brasil, existe um sério problema de concentração fundiária, ou seja, de concentração da posse de terras. Predominam as grandes propriedades, chamadas de latifúndios.

    III.Quando se criou o sistema de capitanias hereditárias e se doaram enormes parcelas de terras a um só donatário, dotado de enormes poderes, iniciou-se um processo histórico de concentração de terras. ➡correto, problema que perdura até os dias atuais

    bons estudos

  • um só donatario?

  • REVOLUÇÃO VERDE VANTAGENS A eficiência no campo, o avanço na produção, a pesquisa e o barateamento de alimentos são apontadas como as principais vantagens do conceito da revolução verde.

    Como desvantagens podemos citar:

    Esgotamento do solo;

    Erosão

    Alteração do ecossistema para a implantação da lavoura;

    Desmatamento

    Dependência das grandes indústrias que produzem as sementes transgênicas, fertilizantes e agrotóxico;

    Priorização à estrutura latifundiária, prejudicando a produção familiar e fomentando o êxodo rural.

  •  A um só donatário forçou!

  • Eu enxerguei "Desemprego" kkkk


ID
3408682
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na geografia, as transformações geradas pelo “Estatuto da Terra”, (designação dada à Lei nº 4.504) de 30 de novembro de 1964, são fundamentais para a discussão das práticas agrícolas e a questão fundiária brasileira. Com esse estatuto se criou, formalmente, o instrumento institucional, destinado a adequar a estrutura agrária brasileira às necessidades do desenvolvimento econômico e social do país. Sobre suas providências, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Estatuto da Terra é a forma como legalmente se encontra disciplinado o uso, ocupação e relações fundiárias no Brasil. Conforme o Estatuto da Terra, criado em 1964, o Estado tem a obrigação de garantir o direito ao acesso à terra para quem nela vive e trabalha

    As metas estabelecidas pelo Estatuto da Terra eram basicamente duas: a execução de uma reforma agrária e o desenvolvimento da agricultura. Três décadas depois, podemos constatar que a primeira meta ficou apenas no papel, enquanto a segunda recebeu grande atenção do governo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento capitalista ou empresarial da agricultura. Ideologias à parte, a verdade é que o Estatuto foi elaborado por uma equipe de alto nível. Seus integrantes foram selecionados a dedo nas melhores universidades e institutos de pesquisa das áreas jus-agraristas e afins.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_da_Terra

  • Gabrito: letra C.

    a) Errada. Art. 4º Para os efeitos desta Lei, definem-se: IV - "Minifúndio", o imóvel rural de área e possibilidades inferiores às da propriedade familiar;

    b) Errado.

    Art. 24. As terras desapropriadas para os fins da Reforma Agrária que, a qualquer título, vierem a ser incorporadas ao patrimônio do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária, respeitada a ocupação de terras devolutas federais manifestada em cultura efetiva e moradia habitual, só poderão ser distribuídas:

    I - sob a forma de propriedade familiar, nos termos das normas aprovadas pelo Instituto Brasileiro de Reforma Agrária;

    II - a agricultores cujos imóveis rurais sejam comprovadamente insuficientes para o sustento próprio e o de sua família.

    III - para a formação de glebas destinadas à exploração extrativa, agrícola, pecuária ou agro-industrial, por associações de agricultores organizadas sob regime cooperativo;

    IV - para fins de realização, a cargo do Poder Público, de atividades de demonstração educativa, de pesquisa, experimentação, assistência técnica e de organização de colônias-escolas;

    V - para fins de reflorestamento ou de conservação de reservas florestais a cargo da União, dos Estados ou dos Municípios.

    c) Certo.

    Art. 4, Parágrafo único. Não se considera latifúndio:

    a) o imóvel rural, qualquer que seja a sua dimensão, cujas características recomendem, sob o ponto de vista técnico e econômico, a exploração florestal racionalmente realizada, mediante planejamento adequado;

     b) o imóvel rural, ainda que de domínio particular, cujo objeto de preservação florestal ou de outros recursos naturais haja sido reconhecido para fins de tombamento, pelo órgão competente da administração pública.

    d) Errado. Art. 48. Observar-se-ão, quanto ao Imposto Territorial Rural, os seguintes princípios: I - a União poderá atribuir, por convênio, aos Estados e Municípios, o lançamento, tendo por base os levantamentos cadastrais executados e periodicamente atualizados;

            


ID
3466204
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Serra - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A terra, há muito tempo, é motivo de conflitos em todo o Brasil, mas, principalmente, nas regiões Norte e Centro‐Oeste, onde atualmente essa questão se intensifica e é motivo de grande quantidade de homicídios. Mas, antes disso, terra é fonte de vida e de recursos para a sobrevivência humana. É um bem natural que deve cumprir uma função social constitucional ao ser usada pelo homem. De acordo com a Constituição Federal de 1988, essa função é alcançada quando respeita os seguintes requisitos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    CF - Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:

    I - aproveitamento racional e adequado; (A)

    II - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; (C)

    III - observância das disposições que regulam as relações de trabalho;

    IV - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores. (B)

  • gabarito D

    RUMO AO CBMES


ID
3599995
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Sobrado - PB
Ano
2015
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a Estrutura Fundiária no Brasil é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Sobre a Estrutura Fundiária no Brasil é INCORRETO afirmar:

    A

    A concentração de terras é muito alta. A indicador que pode expressar melhor essa situação é o índice de Gini, utilizado para avaliar as desigualdades sociais.

    B

    A média propriedade é o imóvel rural de área compreendida entre um e quatro módulos fiscais. – Área com mais de 4 até 15 módulos fiscais.

    C

    O minifúndio é o imóvel rural com área inferior a um módulo fiscal.

    D

    De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, a terra tem que cumprir a sua função social, caso contrário, deve ser colocada para Reforma Agrária.

    E

    Grileiro é a pessoa que toma posse da terras dos outros, usando para isso falsas escrituras de propriedade.

  • Módulo fiscal é uma unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo INCRA para cada município levando-se em conta:

    (a) o tipo de exploração predominante no município (hortifrutigranjeira, cultura permanente, cultura temporária, pecuária ou florestal);

    (b) a renda obtida no tipo de exploração predominante;

    (c) outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam expressivas em função da renda ou da área utilizada; 

    (d) o conceito de "propriedade familiar". A dimensão de um módulo fiscal varia de acordo com o município onde está localizada a propriedade. O valor do módulo fiscal no Brasil varia de 5 a 110 hectares.


ID
3600136
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Sobrado - PB
Ano
2015
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as relações de trabalho no campo é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O arrendamento é uma forma de utilização da terra destinada ao cultivo ou pastagem, que o proprietário aluga a quem tem capital para explorá-la.

    Arrendar é você "alugar" seu espaço, porém com algumas diferenças. Por exemplo, Arrendamento é um contrato de cessão de um fator de produção, pelo qual seu proprietário o entrega a outro para ser explorado, mediante determinada remuneração.

  • a)   O arrendamento é uma forma de utilização da terra destinada ao cultivo ou pastagem, que o proprietário aluga a quem tem capital para explorá-la. ITEM INCORRETO.

    b)  O trabalho assalariado temporário é realizado geralmente nas grandes propriedades rurais. ITEM INCORRETO.

    c)   O arrendamento é uma forma de utilização da terra destinada ao cultivo ou pastagem, que o proprietário aluga a quem tem capital para explorá-la. ITEM INCORRETO.

    d)  ITEM CORRETO.

    e)   Trabalho familiar é realizado geralmente nas pequenas propriedades rurais de subsistência. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • a)   O arrendamento é uma forma de utilização da terra destinada ao cultivo ou pastagem, que o proprietário aluga a quem tem capital para explorá-la. ITEM INCORRETO.

    b)  O trabalho assalariado temporário é realizado geralmente nas grandes propriedades rurais. ITEM INCORRETO.

    c)   O arrendamento é uma forma de utilização da terra destinada ao cultivo ou pastagem, que o proprietário aluga a quem tem capital para explorá-la. ITEM INCORRETO.

    d)  ITEM CORRETO.

    e)   Trabalho familiar é realizado geralmente nas pequenas propriedades rurais de subsistência. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • Professor não tem nem vergonha de fazer um comentário desses... Precisa dizer o que está correto e o que está incorreto. Lamentável

  • a) a definição de parceria agrícola: Forma de utilização da terra em que o proprietário dispõe de sua terra para um terceiro que a cultiva. Em troca o produtor entrega ao proprietário parte de sua colheita.

    b) Nas propriedades médias e pequenas há maior participação da agricultura familiar.

    c) a definição de escravidão por dívida.

    d) CORRETO

    e) o oposto, agricultura familiar geralmente está relacionada a propriedades pequenas.


ID
3600556
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Sobrado - PB
Ano
2015
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as Ligas Camponesas é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As Ligas Camponesas foram organizações de camponeses formadas pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) a partir de 1945. Foi um dos movimentos mais importantes em prol da reforma agrária e da melhoria das condições de vida no campo no Brasil.

    Isso é o que teoricamente eles querem, mas todos sabem qual é o objetivo.

    Reforma agrária deve acontecer, porém, deve-se ser feita de forma adequada e não com viés político, pois, infelizmente, esses latifundiários têm enorme influência no congresso.

    Caso descorde, procure saber sobre, por exemplo, reforma agrária dos EUA e seus efeitos na economia do país..

  • As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950. Um dos principais incentivadores do movimento foi Francisco Julião, advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A primeira liga surgiu em 1954, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco.

    Atendendo as reivindicações das ligas camponesas, o presidente João Goulart lançou as Reformas de Base, em 1963, cujo pilar para o campo era justamente a reforma agrária.

    Em 1964, porém, a ação das ligas camponesas pela reforma agrária foi mais um dos motivos encontrados pelos militares para darem um golpe de Estado.

    Resposta: C

  • As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950. Um dos principais incentivadores do movimento foi Francisco Julião, advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A primeira liga surgiu em 1954, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco.

    Atendendo as reivindicações das ligas camponesas, o presidente João Goulart lançou as Reformas de Base, em 1963, cujo pilar para o campo era justamente a reforma agrária.

    Em 1964, porém, a ação das ligas camponesas pela reforma agrária foi mais um dos motivos encontrados pelos militares para darem um golpe de Estado.

    Resposta: C


ID
3639565
Banca
FUNDATEC
Órgão
SPGG - RS
Ano
2014
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre concentração fundiária, reforma agrária e lutas sociais no campo brasileiro, analise as assertivas abaixo:


I. Os camponeses se organizam como uma forma de resposta à expansão capitalista sobre o seu território.

II. Os sem-terra surgem como um novo sujeito social e organizado.

III. A luta pela terra desemboca na ocupação de minifúndios.

IV. A emergência dos conflitos no campo brasileiro indica que os camponeses não estão inseridos nas políticas governamentais.

V. A luta pela terra e a criação de assentamentos de sem-terra interferem na organização espacial e na reconfiguração regional.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Apenas I, II e V.

  • gabarito letra C

    I. Os camponeses se organizam como uma forma de resposta à expansão capitalista sobre o seu território. ➡certo

    II. Os sem-terra surgem como um novo sujeito social e organizado. ➡certo

    III. A luta pela terra desemboca na ocupação de minifúndios. ➡ errado, latifúndios.

    IV. A emergência dos conflitos no campo brasileiro indica que os camponeses não estão inseridos nas políticas governamentais. ➡ errado, estão inseridos na teoria, na prática é bem diferente.

    V. A luta pela terra e a criação de assentamentos de sem-terra interferem na organização espacial e na reconfiguração regional. ➡certo

    bons estudos


ID
3670543
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Almeida (2013), uma das principais características da estrutura fundiária brasileira é a concentração de terras. A região que apresenta os maiores índices dessa concentração é o _______, enquanto a menor concentração está na região _______.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • A região que apresenta os maiores índices de concentração fundiária, por causa do seu histórico colonial com capitanias hereditárias e sesmarias, é o Nordeste.

    Por conta da presença de colonos europeus cultivando pequenas porções de terras, e não grandes latifúndios como no Nordeste, o Sul é a região que apresenta a menor concentração fundiária do país.

    Resposta: B

  • Nordeste – Sul

  • Centro-Oeste e Nordeste apresentam os maiores índices de concentração de Terra. Já o Norte e o Sul apresentam-se com os menores índices. No sul devido ao tipo de colonização, ligada à chegada de famílias europeias, observa-se a elevada presença de agricultura familiar e pequenos núcleos rurais.


ID
3727747
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na geografia, as transformações geradas pelo “Estatuto da Terra”, (designação dada à Lei nº 4.504) de 30 de novembro de 1964, são fundamentais para a discussão das práticas agrícolas e a questão fundiária brasileira. Com esse estatuto se criou, formalmente, o instrumento institucional, destinado a adequar a estrutura agrária brasileira às necessidades do desenvolvimento econômico e social do país. Sobre suas providências, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário do latifúndio, minifúndio é, habitualmente, caracterizado por ser uma propriedade rural com pequenas dimensões. Normalmente, pertencem a uma família que por meio da agricultura e pecuária de subsistência tira dela seu sustento.Enquanto o Módulo Rural é calculado para cada imóvel rural em separado e sua área reflete o tipo de exploração predominante no imóvel rural, segundo sua região de localização. O Módulo Fiscal é estabelecido para cada município, e busca refletir a área mediana dos Módulos Rurais dos imóveis rurais do município..

    Gabarito C.

  • Parágrafo único. Não se considera latifúndio:

    a) o imóvel rural, qualquer que seja a sua dimensão, cujas características recomendem, sob o ponto de vista técnico e econômico, a exploração florestal racionalmente realizada, mediante planejamento adequado;

    b) o imóvel rural, ainda que de domínio particular, cujo objeto de preservação florestal ou de outros recursos naturais haja sido reconhecido para fins de tombamento, pelo órgão competente da administração pública.

    https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11376868/artigo-4-da-lei-n-4504-de-30-de-novembro-de-1964/legislacao

  • Latifúndios: Grandes propriedades rurais voltadas para a produção moderna de monoculturas ou para a especulação imobiliária.


ID
3759373
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo pesquisadores, “O mundo rural é maior do que o agrícola”. O novo rural incorporou atividades até então consideradas hobbies ou pequenos empreendimentos, transformando-as em negócios rentáveis. São exemplos desse novo rural brasileiro

Alternativas
Comentários
  • hoteis rurais e pesque e pagues.

  • gabarito letra C

    Hoje em dia as atividades realizadas na zona rural já não são mais indispensavelmente pecuárias e agricultura, algumas atividades têm modificado a perfil das relações de produção a no campo. Na área rural tem desenvolvido alguns tipos de empresas como: Hotéis fazenda, spas, clínicas de repouso, clubes de pescas, ecoturismo etc.

    bons estudos

  • “O mundo rural é maior do que o agrícola”, constata Graziano. O novo rural incorporou atividades até então consideradas como hobbies ou pequenos empreendimentos, transformando-as em negócios rentáveis: multiplicam-se os “pesque-pague”, os sítios de lazer, as casas de campo, fruticultura, floricultura, além de uma série de serviços, como restaurantes, clubes, hotéis-fazenda, etc."

    fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-novo-rural-brasileiro/#:~:text=%E2%80%9CO%20mundo%20rural%20%C3%A9%20maior%20do%20que%20o,s%C3%A9rie%20de%20servi%C3%A7os%2C%20como%20restaurantes%2C%20clubes%2C%20hot%C3%A9is-fazenda%2C%20etc.


ID
3788014
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A luta pela terra no Brasil tem gerado conflitos presentes em todos os períodos de desenvolvimento econômico do país. Para OLIVEIRA, em sua obra "A geografia das lutas no campo" (1988, p. 18-45), esse processo possibilitou a organização de movimentos sociais no campo brasileiro, que iniciou com a luta dos negros em Palmares e se estende até os dias atuais. Dessas organizações sociais no campo, as que mais se destacaram na luta pela reforma agrária no Brasil foram:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A- as Ligas Camponesas, a CPT (Comissão Pastoral da Terra), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

  • Propositalmente


ID
3791083
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, as questões relacionadas à reforma agrária e à terra são antigas e bastante complexas, envolvendo interesses diversos em um constante cenário de conflitos. Analise as seguintes afirmações a respeito da reforma agrária no Brasil:

I. O modelo de reforma agrária desenvolvido no Brasil favorece apenas aos grandes produtores rurais e à atividade agroindustrial.

II. Apesar das lacunas, atualmente o modelo de reforma agrária brasileiro tem buscado associar viabilidade econômica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento territorial.

III. A desconcentração da estrutura fundiária e a diminuição da migração campo-cidade não podem ser citadas como consequência do processo de reforma agrária.

É INCORRETO o que se afirma em

Alternativas

ID
3793480
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para diversos setores da sociedade, um dos principais responsáveis pelas desigualdades sociais no Brasil é a concentração de terras nas mãos de poucos indivíduos. Os números fortalecem ainda mais essa tese: segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), apenas 1% das propriedades agrárias é considerada grande, com mais de mil hectares. No entanto, essas poucas propriedades somam 45,1% de toda a área, ou seja, poucas pessoas são donas de enormes extensões de territoriais. Mas por que o Brasil possui essa característica agrária tão perniciosa e desumana? A resposta está ligada à forma como a elite brasileira vem conduzindo a política agrária no país nos últimos 500 anos.

(DIMENSTEIN, Gilberto; GIANSANTI. 2017. p. 84).

A concentração de terras no Brasil está relacionada ao processo de formação territorial do país e às políticas agrárias desenvolvidas ao longo dos tempos, como se pode corretamente identificar

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B- na Lei de Terras (1850) do período imperial, que consolidou a propriedade latifundiária, ao estabelecer a aquisição da terra apenas pela compra (APENAS), não sendo reconhecida a aquisição das terras devolutas por outros meios.

    Porém eu discordo, pois não era apenas pela compra

    1)Ficou estabelecido, a partir desta data, que só poderiam adquirir terras por compra e venda ou por doação do Estado.

    • FONTE: https://www.infoescola.com/historia/lei-de-terras/

    2) Art. 1º Ficam prohibidas as acquisições de terras devolutas por outro titulo que não seja o de compra.

    • Exceptuam-se as terras situadas nos limites do Imperio com paizes estrangeiros em uma zona de 10 leguas, as quaes poderão ser concedidas gratuitamente.
    • FONTE: L0601-1850 (planalto.gov.br)
    • A lei é de 1850, o português era diferente.


ID
3793486
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o espaço agrário brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3803230
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A existência de movimentos que lutam pela reforma agrária no Brasil é um indicador de que essa questão ainda não foi resolvida. Várias leis, decretos, programas e institutos foram lançados com o intuito de realizar a reforma agrária, como o Estatuto da Terra, de 1964; o primeiro Plano Nacional de Reforma Agrária, de 1966; e a criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em 1970.

Além disso, a Constituição de 1988 instrumentalizou o Estado com recursos legais que permitem a realização da reforma agrária.


De acordo com essa Constituição, a desapropriação de terras para fins de reforma agrária deve

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA- LETRA C

    -O que é a reforma agraria na teoria? Distribuição/reorganização igualitária de terras que não desempenham o papel social

    -O que é o papel social? produção de alimento. 


ID
3815191
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Estrangeiros acham saída para investir em terras

19 de dezembro de 2017


As fortes restrições para compra e arrendamento de terras por estrangeiros no Brasil não têm impedido que investidores de várias nacionalidades adquiram ou explorem economicamente imóveis no campo. Também não têm inibido operações de fusões e aquisições de empresas que contam com propriedades rurais entre seus ativos. Enquanto aguardam o fim da proibição, grupos internacionais encontraram saídas para contornar a dificuldade, que variam na forma e também em riscos jurídicos assumidos.

(Texto adaptado. Disponível em:<http://www.valor.com.br> . Acesso em: 19 ago. 2018.)


Com relação ao fato apresentado no fragmento acima, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3815935
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

 Leia abaixo trechos de uma reportagem publicada na versão on-line do jornal O Globo de 24/05/2018:



Assassinatos em conflitos de terra subiram 15% em 2017, diz relatório: segundo Comissão Pastoral da Terra, Pará lidera ranking de violência no campo



“O conflito de terra marca a batalha entre a luta pela moradia e o direito de propriedade no interior do Brasil. Grupos de indígenas, quilombolas e sem-terra disputam o território com fazendeiros, madeireiros, agentes do agronegócio e grileiros — estes últimos forjam documentos de posse de áreas. Não raro a tensão desemboca na ocupação de espaços públicos ou privados e na retirada dos ocupantes em ações violentas.” “De acordo com o relatório da CPT (Comissão Pastoral da Terra), o número geral de assassinatos em conflitos de terra subiu 15% em 2017 em relação ao ano anterior. O órgão destaca ao menos quatro massacres no período, com suspeita de um quinto contra os "índios flecheiros" na fronteira do Amazonas com Colômbia e Peru. Dos 70 mortos de 2017, 28 ocorreram em chacinas, o que corresponde a 40%. O estado do Pará lidera o ranking dos estados com 21 mortes.”


(Disponível em:<https://glo.bo/2MhVayw>. Acesso em: 31 jul. 2018.)



O tema tratado na matéria remete a um problema recente, mas cujas raízes podem ser encontradas no período colonial da nossa história, a saber:  

Alternativas

ID
3817585
Banca
IFN-MG
Órgão
IFN-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde a colonização, o setor agrário desempenha papel fundamental na economia brasileira, fornecendo alimentos para a população e matéria prima para a indústria. A expansão da fronteira agrícola foi importante para a ocupação das terras brasileiras e as atividades agropecuárias possuem expressiva participação na balança comercial do nosso país, mas o setor agropecuário ainda apresenta algumas características herdadas do período colonial.
Sobre a organização do setor agropecuário brasileiro e a herança colonial é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • hahahahaha exceto passar no toxicológico

  • hahahahaha exceto passar no toxicológico

  • hahahahaha exceto passar no toxicológico

  • hahahahaha exceto passar no toxicológico

  • hahahahaha exceto passar no toxicológico


ID
3820483
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir:

“Os números não nos permitem enganos sobre a situação fundiária no Brasil. Com um território continental de 850 milhões de hectares, dos quais 390 milhões são próprios para a atividade agrícola, 120 milhões de hectares estão ociosos, conforme informam dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No país dos sem-terra, quase 60% das áreas rurais são grandes extensões que pertencem a menos de 3% dos proprietários”.
FERREIRA, Carla. Os tropeços da modernização agrária. Lemond Diplomatique, 01/10/2002. Disponível em: http://diplomatique.uol.com.br/acervo.php?id=59 Acesso em: 02 de maio de 2011.

Qual das proposições seguintes não está estritamente relacionada com a reportagem?

Alternativas

ID
3820666
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o trecho da música a seguir para responder à questão .

Na cumeeira da serra Ororubá o velho profeta
já dizia
Uma nova era se abre com duas vibras
trançadas
Seca e sangue
Seca e sangue

Herdeiros do novo milênio
Ninguém tem mais dúvidas
O sertão vai virar mar
E o mar sim
Depois de encharcar as mais estreitas veredas
Virará sertão

Antôe tinha razão rebanho da fé

A terra de todos a terra é de ninguém
Pisarão na terra dele todos os seus
E os documentos dos homens incrédulos
Não resistirão a Sua ira

Filhos do caldeirão
Herdeiros do fim do mundo
Queimai vossa história tão mal contada
[...]
E assim na derradeira lua
branca
Quando todos os rios
virarem leite
E as barrancas cuscuz de
milho
E as estrelas tocadeiras de
viola
Caírem uma por uma
Os soldados do rei D.
Sebastião
Mostrarão o caminho
Salve o povo Xucuru. (Profecia do Pajé Cauã).Cordel do Fogo
Encantado.Composição: Lirinha; Clayton Barros. 

Com relação ao ideário de uso da terra e a estrutura fundiária no Brasil, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3821548
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

[...] O Brasil era uma terra de dimensões continentais na visão da coroa; pouco colonizada e principalmente, pouco produtiva. Então, surge mais um artifício para a exploração da terra: as sesmarias. Iniciadas e incluídas a partir do capitão-donatário de uma capitania, as sesmarias eram lotes de terra menor, que eram doadas a um sesmeiro com o intuito de principalmente tornar a terra produtiva. O sesmeiro tinha então a partir do recebimento do lote, a obrigação de cultivar a terra por um prazo de cinco anos, tornando-a produtiva e pagando os devidos impostos à Coroa.[...]

Disponível em: http://www.historiabrasileira.com. Acesso em: 9 dez. 2013.

O sistema de sesmaria poucas vezes satisfez as expectativas iniciais de produção. Ou pelas grandes dimensões territoriais ou pela má administração e fiscalização, raramente as terras tornavam-se produtivas. Ainda hoje, considera-se reflexo da apropriação sesmarial

Alternativas

ID
3824368
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Logo:
I - O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.
II - Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.
III - A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.
IV - As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.

Estão corretas

Alternativas

ID
3824572
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Lei n. 601, de 18 de setembro de 1850

D. Pedro II, por Graça de Deus e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber, a todos os nossos súditos, que a Assembleia Geral decretou, e nós queremos a Lei seguinte:
Art. 1º Ficam proibidas as aquisições de terras devolutas por outro título que não seja o de compra.
Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 8 ago. 2014 (adaptado).

Considerando a conjuntura histórica, o ordenamento jurídico abordado resultou na

Alternativas
Comentários
  • A Lei de Terra de 1850 representou uma ação por parte da elite concomitante a Lei Eusébio de Queiroz que já se via a abolição da escravatura de forma gradual,lenta e segura.Uma vez essa preconizava que a propriedade seria obtida a partir da compra.Entretanto,posterior a Lei de 1888 muitos ex-escravos não receberam mecanismos de inserção e portanto esses não seriam capazes de comprarem a própria terra visto que ainda se mantém a mentalidade escravocrata somada a malandragem(processo de resistência dos afro-descendente vide Florestan Fernandes).Nesse contexto,percebe-se que a Lei de Terra culminou para a concentração fundiária que até nos dias atuais analisa-se movimentos pela atenuação dessa inercial problemática vinculado a terra.

  • Questão que trabalha a transdisciplinaridade entre a História e a Geografia, ao abordar a Lei de Terras de 1850, no segundo reinado, e suas influências na estrutura agrária brasileira. O enunciado busca a principal consequência da medida.  

    A) No ano de 1850, a maior parte da força de trabalho brasileira ainda era escravizada e a medida descrita no texto não se relaciona com a regulamentação do trabalho remunerado. 

    B) Fronteira agrícola é a área de expansão das terras cultivadas sobre terras ainda cobertas de vegetação original. A medida descrita no texto favoreceu a expansão da fronteira agrícola ao facilitar a compra de terras públicas sem uso chamadas de devolutas. 
    C) Medida tomada apenas no século XX. 

    D) A medida impede, na prática, a utilização dessas terras por ex-escravos, imigrantes estrangeiros e qualquer um que não pudesse pagar pela sua propriedade. Assim, a terra tornou-se mercadoria adquirida apenas por aqueles que já possuíam os meios monetários necessários para sua compra, aumentando ainda mais a concentração fundiária nas mãos de grandes proprietários de cultivos de exportação como o café, a cana e o algodão entre outros. Alternativa correta. 
    E) Comunidades quilombolas eram severamente reprimidas no período, já que ainda vigorava o regime de escravidão, mas isso não se relaciona diretamente com o texto de apoio objeto da questão.






    Gabarito do professor: D
  • A questão trata da Lei de Terras (1850), ela tinha o principal objetivo de manter a oligarquia fundiária no contexto de imigração e abolição da escravatura.

    LETRA D

  • A Lei de Terras de 1850 considerava que a única maneira de adquirir terras era por meio da compra. Sendo assim, era proibida a aquisição por outros meios como a doação. Essa lei concretizou uma concentração fundiária no brasil que perpetua ate os dias de hoje.

    Letra D

  • A questão trata da Lei de Terras (1850)

    LETRA D

    Vai por eliminação, que é sucesso.

  • interpretei assim:

    Terras agora é só por venda.

    Poucas pessoas conseguem comprar.

    Concentração nas mãos dessas pessoas

  • GABA: D

    RESULTOU NA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA.

    MUITA TERRA COM POUCA GENTE

    MUITA GENTE COM POUCA TERRA

    É UMA RELAÇÃO INVERSA

    BONS ESTUDOS!

  • concentração da propriedade fundiária.

    Simples, Br sempre favoreceu os burgueses nessas questões, inda mais naquela época. Então nem precisou de esforço.


ID
3838204
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil há uma elevada concentração de terras. Os latifúndios predominam, ocupando a maior parte da área enquanto os minifúndios têm pouca expressividade percentual. Sobre as características da estrutura fundiária brasileira, é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Ociosas é o plural de ociosa. O mesmo que: desocupados, improdutivos, indolentes, irrelevantes, moles, ociosos, preguiçosos, supérfluos.


ID
3842686
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Constituição Federal Brasileira de 1988 estabelece que a reforma agrária deve ser realizada em virtude da função social da terra.
De acordo com a lei, áreas prioritárias para a execução dessa reforma são

Alternativas
Comentários
  • latifúndio sem produção acontece a reforma agrária, ja se o latifúndio tiver mais de 600 volumes porém for bem aproveitado não PODE TER A REFORMA AGRÁRIA

  • completamente equivocado o entendimento da Corte... Se o autor efetua 10 disparos com uma Pistola e ainda assim não atinge a vítima, não há como dizer que "o iter criminis percorreu seu estágio inicial". Mas primeiro vamos passar no concurso, depois a gente contraria o STJ hihihi


ID
3853354
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A reforma agrária tem o objetivo de proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição de terra para a realização de sua função social.


o Brasil, atualmente, a reforma agrária é realizada

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    → Latifúndio por dimensão: é a propriedade que apresenta área superior a 600 vezes o módulo rural (propriedade que possui dimensões mínimas para atender as necessidades de uma família camponesa), podendo ser explorada de forma adequada.

    → Latifúndio por exploração: de maneira geral, refere-se à propriedade cuja principal característica é a improdutividade, ou seja, é inexplorada. Normalmente, essas terras têm como principal objetivo a especulação imobiliária (manter terras inutilizadas a fim de que seu valor de mercado aumente com o passar do tempo), portanto não há a intenção de usá-las para fins agroindustriais.

    bons estudos


ID
3853567
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Nordeste é a região brasileira que apresenta características peculiares, como

Alternativas

ID
3900184
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao analisar os conflitos no campo brasileiro, Almeida (2013) destaca que na década de 1970 surgiram os primeiros movimentos dos trabalhadores rurais sem terra no _________ que acabaram por se espalhar mais tarde por outros estados do país.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Rio grande do Sul! Gab D.

  • QUE EU SAIBA FOI NO PARANÁ

  • Não foi no paraná?

  • oush, e o Paraná?
  • Arrego pra essa questão!

  • Pessoal da uma olhada no próprio site do MST: https://mst.org.br/nossa-historia/70-82/

    Diz certinho como começou.

    Lembrando que são os primeiros movimentos dos trabalhadores rurais sem terra, não propriamente o MST como conhecemos hoje.

  • segundo oq eu sei foi em cascavel no Paraná
  • "Uma das primeiras demonstrações de força, por parte dos Sem Terra, ocorreu em 25 de julho de 1981, em um ato público com mais de quinze mil pessoas, noticiado pela imprensa de Porto Alegre como “a maior manifestação realizada por trabalhadores rurais na história do Rio Grande do Sul”."

    Acertei mas mesmo assim fui la no site conferi!

    Primeiros movimentos: RS

    Fundação: PR, Cascavel.

    https://mst.org.br/nossa-historia/70-82/

  • primeiro a ter o movimento foi cascavel no paraná


ID
3900220
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Almeida (2013), uma das principais características da estrutura fundiária brasileira é a concentração de terras. A região que apresenta os maiores índices dessa concentração é o _______, enquanto a menor concentração está na região _______.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • https://reporterbrasil.org.br/2019/11/maior-concentracao-de-terras-revelada-pelo-censo-agropecuario-incentiva-desmatamento-e-conflitos/

  • gabarito letra B

    A maior concentração fundiária ocorre nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. O Sul apresenta a menor concentração fundiária do país, mas mesmo em tal região as propriedades rurais não são bem divididas.

    bons estudos

  • Avante PMPR #Pertenceremos!


ID
3948262
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) surgiu em 1984, quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da forte tensão social no campo. O MST, desde então tem promovido a ocupação de terras devolutas (áreas públicas, sem propriedade registrada) ou latifúndios improdutivos. Seu maior objetivo é:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover e proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social.

    Na prática a invasão acontece em terras produtivas e de grandes fazendeiros, ficando a propriedade privada bem a mercê de um caos.

    Gab: D de Doritos

  • Desde 1984 tentando invadir sua terra.

  • própria questão lhe dá a resposta , D

  • GAB D- efetivar a Reforma Agrária.

    ----------------

    MST- movimento dos trabalhadores sem-terra, surgiu em 1984 em Cascavel, no Paraná 

    • Atualmente, o MST luta pela aceleração do processo de reforma agrária e pela ampliação dos benefícios aos assentados, como assistência técnica e créditos agrícolas. 
    • Querem créditos, financiamentos e melhoria das rodovias para o escoamento de produção. 
    • tem como uma de suas principais marcas a luta pelo direito de trabalhadores que não possuem títulos e/ou propriedades rurais para produzirem alimentos, sobretudo por meio da democratização do acesso à terra pela expropriação ou desapropriação de latifúndios improdutivos. 

    ---------------

    -REFORMA AGRÁRIA: Distribuição/reorganização igualitária de terras que não desempenham o papel social da produção de alimento. 

    • Qual são as áreas priorizadas para a reforma? as terras devolutas ocupadas ilegalmente e os latifúndios improdutivos/subutilizados que não cumprem sua função social. 
    • A grilagem foi um dos principais responsáveis pela concentração de terras no meio rural no século XIX. 

    -A reforma agrária opõe diferentes visões sobre a função da terra: 

    1. Do latifúndio improdutivo- por causa da especulação imobiliária 
    2. Do agronegócio produtivo  
    3. De grupos sociais como os sem-terra. 

    -Como ocorre:  

    1)Incra identifica se não está cumprindo o papel social

    • Que terra é essa? Latifúndio por exploração que se refere à propriedade cuja principal característica é a improdutividade, ou seja, é inexplorada. Normalmente, essas terras têm como principal objetivo a especulação imobiliária, portanto, não há a intenção de usá-las para fins agroindustriais. 

    2)Desapropriação (indeniza);  

    3)Terra devoluta (do governo);  

    4)Redistribuir (doação, doação de novo tipo: dando crédito e infraestrutura). 


ID
3992971
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A questão da distribuição de terras no Brasil é um dos fatores que mais contribuem para os problemas sociais existentes no campo. Sobre os problemas no campo brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

1) A Grilagem, praticada no Brasil desde o século XIX, foi um dos principais responsáveis pela concentração de terras no meio rural.
2) A mecanização e a utilização de tecnologia no meio rural vem contribuindo para a diminuição da exploração do trabalhador rural.
3) Um problema sério no campo brasileiro é a utilização da mão-de-obra infantil e o trabalho escravo em algumas regiões do país.
4) A luta por melhores condições de trabalho começou a se fortalecer a partir do movimento das Ligas Camponesas.
5) Mais de 50% dos conflitos de terra no Brasil ocorrem nas regiões Sul e Sudeste, por serem regiões de elevada produção agrícola.

Estão corretas apenas:

Alternativas

ID
4005301
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Devido às dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores rurais brasileiros, além do trabalho assalariado existem outras formas de trabalho no campo. Assinale a alternativa correspondente à forma de trabalho em parceria.

Alternativas
Comentários
  • A - Agricultura familiar

    B - Arrendamento

    C - Parceria (CORRETA)

    D - Posseiros (Ex: MST)

    E - Grileiros

  • Certa (C)

    Parceria rural, forma de parceria, é um conceito jurídico que descreve um tipo de contrato agrário. A parceria rural é a modalidade contratual pela qual o parceiro-proprietário cede ao parceiro-produtor o uso da terra, partilhando com este os riscos do caso fortuito e da força maior e os frutos do produto da colheita ou da venda dos animais.

  • Mesma coisa que o arrendamento, pois depende do negocio eles podem fechar em um acordo que o proprietário recebe uma parte da colheita, trabalho em uma imobiliária e fui de B, errei por usar isso no dia a dia.

  • Parceiros e arrendatários são aqueles que alugam a terra de um proprietário para cultivar alimentos ou criar gado. A diferença entre parceria e arrendamento se dá no tipo de contrapartida dada por aquele que ocupa a terra.

    Se o aluguel for pago em dinheiro, há arrendamento; se o aluguel for pago com parte da produção, combinada entre as partes, há parceria. Caso a divisão seja feita meio a meio, o parceiro será chamado de meeiro; caso seja de 1/3, será terceiro; caso seja de 1/4, quarteiro.

    Resposta: C

  • Parceiros e arrendatários são aqueles que alugam a terra de um proprietário para cultivar alimentos ou criar gado. A diferença entre parceria e arrendamento se dá no tipo de contrapartida dada por aquele que ocupa a terra.

    Se o aluguel for pago em dinheiro, há arrendamento; se o aluguel for pago com parte da produção, combinada entre as partes, há parceria. Caso a divisão seja feita meio a meio, o parceiro será chamado de meeiro; caso seja de 1/3, será terceiro; caso seja de 1/4, quarteiro.

  • a questao parece que ta pedindo o meeiro

  •  ✅ LETRA "C" • Em meados do século XIX, os grandes problemas para o império eram o avanço das ideias e clamor abolicionista, baixa densidade demográfica no país e a necessidade de se implantar uma mão e obra assalariada e especializada.

    Com isso, veio a Lei de Terras de 1850 que estabelecia que as terras devolutas pertenceriam ao Estado e a venda dos registros de terras. Entretanto, esses registros eram caríssimos e apenas parte da elite brasileira tinha acesso a compra dessas terras o que fixou ainda mais os latifúndios nas mãos de poucos proprietário e os imigrantes europeus vinham para o Brasil iludidos de conseguir uma terra e ascender socialmente, mas se viam presos a um sistema de parceria na qual a dívida com os senhores de terra tornava-se infindáveis.


ID
4007269
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Contextualizada pelas questões do espaço agrário brasileiro, a grilagem em áreas rurais é corretamente compreendida como

Alternativas

ID
4036111
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra surgiu em 1984 em Cascavel, no Paraná, e tem como uma de suas principais marcas a luta pelo direito de trabalhadores que não possuem títulos e/ou propriedades rurais para produzirem alimentos, sobretudo por meio da democratização do acesso à terra pela expropriação ou desapropriação de latifúndios improdutivos.

Fonte: http://www.mst.org.br/historia/)

O objetivo do MST pode ser expresso na luta pela:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A- Reforma Agrária

    MST- movimento dos trabalhadores sem-terra, surgiu em 1984 em Cascavel, no Paraná 

    • Atualmente, o MST luta pela aceleração do processo de reforma agrária e pela ampliação dos benefícios aos assentados, como assistência técnica e créditos agrícolas. 
    • Querem créditos, financiamentos e melhoria das rodovias para o escoamento de produção. 
    • tem como uma de suas principais marcas a luta pelo direito de trabalhadores que não possuem títulos e/ou propriedades rurais para produzirem alimentos, sobretudo por meio da democratização do acesso à terra pela expropriação ou desapropriação de latifúndios improdutivos. 


ID
4036330
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A concentração fundiária, a mecanização do campo e a facilidade de acesso aos serviços sociais nas cidades brasileiras explicam

Alternativas
Comentários
  • Letra D o Êxodo Rural

  • concentração fundiária é considerada por muitos um grave problema no espaço rural do Brasil, com a maior parte das terras nas mãos de poucas pessoas. ... Isso revela que há uma grande quantidade de terras sob posse de um número muito pequeno de pessoas.

    Ou seja, com o Êxodo rural, as pessoas deixaram os campos ficando as terras nas mãos dos grandes proprietarios de terras.


ID
4058491
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da Lei de Terras de 1850, aprovada no Brasil na época imperial, assinale C para as afirmativas corretas e I para as incorretas.

( ) A Lei regulamentava a propriedade rural determinando que, no futuro, as terras públicas fossem vendidas e não doadas como acontecia na época das Sesmarias.
( ) A Lei garantia o acesso à propriedade da terra aos futuros imigrantes que viessem para o Brasil.
( ) A Lei estabeleceu normas para legalizar a posse de terras no país e procurou forçar o registro das propriedades.
( ) A Lei estabelecia a venda das terras públicas por preços cômodos e prazos longos para qualquer indivíduo que quisesse adquirir propriedade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas

ID
4062403
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, por sete votos a um, títulos de propriedades de fazendeiros cujas terras estavam situadas dentro dos 54 mil hectares da reserva indígena Caramuru Catarina-Paraguaçu, localizada no município de Pau Brasil, estado da Bahia. Essa reserva foi demarcada entre 1926 e 1938, mas nunca tinha sido homologada.

A decisão do STF traz à tona um aspecto presente no espaço agrário brasileiro que está relacionado

Alternativas

ID
4062673
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, a estrutura fundiária está marcada pela concentração de terras, uma das mais acentuadas do mundo, e pelo latifúndio improdutivo.

A análise do processo histórico indica que as origens desses problemas, entre outros motivos, relacionam-se com a

Alternativas

ID
4069606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Coibir a grilagem, a violência, o desmatamento e a concentração de terra e renda, além de fazer investimentos em infra-estrutura, é, no entender da senadora Fátima Cleide (PT – RO), o caminho natural para que a Amazônia seja preservada e parta para um crescimento seguro, com justiça social.
    O senador Augusto Botelho (PDT – RR) defendeu uma nova política indigenista, que, a seu ver, deverá passar, necessariamente, pelo crivo da vontade dos índios. Ele lembrou que a demarcação contínua da reserva Raposa/Serra do Sol não atende aos interesses dos indígenas que a habitam.
    O senador João Capiberibe (PSB – AP) destacou a necessidade de ampliar o debate sobre a ausência do Estado como a causa primária dos conflitos que ocorrem tanto nas grandes cidades como no campo.
    Segundo o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS – RR), sob a bandeira da divisão dos índios em nações, e não em etnias, desmandos de toda ordem têm ocorrido, colocando em xeque o poder da União no controle da exploração das extensas áreas demarcadas para indígenas.
Jornal do Senado, 23/4/2004, p. 3 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema nele tratado, julgue o item seguinte.


O texto informa que há quem considere que uma das causas para os atuais conflitos sociais no Brasil seja a fraca atuação governamental no atendimento às demandas feitas pelas populações urbanas e rurais.

Alternativas
Comentários
  • No terceiro paragrafo o texto deixa explicito -> ``O senador João Capiberibe (PSB – AP) destacou a necessidade de ampliar o debate sobre a ausência do Estado como a causa primária dos conflitos que ocorrem tanto nas grandes cidades como no campo.

  • O ano é 2021, e o Estado continua ausente.

  • Bancada ruralista é forte.. Represente a cerca de 30%. Sendo que sem a aprovação dessa bancada e das demais fica bem difícil mudar as leis ou até aprovar.. TODO ESTADO CAPITALISTA JÁ FEZ REFORMA AGRÁRIA! Inclusive EUA.

    Reforma agrária capitalista procure saber o que é, como também suas consequências !!

  • O estado um pouco negligente neste aspecto, pois nem sempre pode fazer a distribuição de terras, muita má comunicação e instabilidade nas terras, possivelmente requer muito mais investimento. Investimento=dinheiro, tu acha? kkkk

    Gab C

    PMAL2021

  • GABARITO CERTO

    Resposta no terceiro parágrafo.

    PMAL2021

  • O ano é 2022, e o Estado continua ausente.


ID
4073035
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Logo:


I - O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.

II - Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.

III - A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.

IV - As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.


Estão corretas

Alternativas

ID
4077478
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a concentração de terras no Brasil, Almeida (2013) faz as seguintes considerações:

I. A maior concentração de terras está na região Nordeste. Além da herança colonial, a região passou por um processo de modernização agrícola que introduziu a empresa rural de grandes propriedades.
II. A menor concentração de terras está na região Sul e está relacionada à colonização europeia que reproduziu o modelo de pequenas propriedades de agricultura familiar, principalmente na Serra gaúcha e no Oeste catarinense.
III. Na região Centro-Oeste predominam as grandes propriedades de pecuária extensiva, de soja e de algodão.
IV. Na região Norte, pequenas propriedades de ribeirinhos e posseiros disputam espaço com as grandes propriedades que têm se instalado na nova fronteira agrícola.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O Nordeste detém o maior número de terras concentradas e a menor área média (31 hectares). Em relação ao total de propriedades, cerca de 47% têm menos de 10 hectares.

    Já no Centro-Oeste ( que seria o objeto de dúvida ), possui uma menor concentração de terra , em relação ao Nordeste , porém, concentrado em uma área maior.

  • Fui de D, pensava que era a região Centro-Oeste

  • Sinceramente, achei bem estranha essa questão.

     Na região Norte, pequenas propriedades de ribeirinhos e posseiros disputam espaço com as grandes propriedades que têm se instalado na nova fronteira agrícola. Ao se observar essa "nova fronteira agrícola" ,logo, vem à cabeça e o mapitoba? Embora o Tocantins fique no Norte, ainda acho que não há tanta expressividade nessa disputa, talvez resistência seria uma expressão mais digna. Contudo, concordo que na região centro-oeste e nordeste brasileiro ocorra maiores duelos pela terra. Enfim, não sou geografo, no entanto, não achei correta a alternativa IV, caso você possa sanar essa dúvida, ficarei grato. 

  • I. A maior concentração de terras está na região Nordeste. Além da herança colonial, que criou estruturas concentradoras de terra, como as capitanias hereditárias e as sesmarias. ITEM CORRETO.

    II. A menor concentração de terras está na região Sul e está relacionada à colonização europeia (italianos e alemães, por exemplo) que reproduziu o modelo de pequenas propriedades de agricultura familiar, principalmente na Serra gaúcha e no Oeste catarinense. ITEM CORRETO.

    III. A região Centro-Oeste, forte no agronegócio, abriga grandes propriedades de pecuária extensiva, de soja e de algodão. ITEM CORRETO.

    IV. Na região Norte, pequenas propriedades de ribeirinhos e posseiros disputam espaço com as grandes propriedades que têm se instalado na nova fronteira agrícola, avançando sobre território até então da floresta. ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • Caberia recurso nessa questão, pois... Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. 

    Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.

  • a região Centro-Oeste predominam as grandes propriedades de pecuária extensiva, de soja e de algodão

    pecuária extensiva ou agricultura extensiva ?????????????????

    pecuária é uma coisa, agricultura outra

  • " A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas de pastagem. Assim, há a ocupação de grandes áreas no sistema que se aplica em latifúndios e em propriedades familiares. A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral.

    A pecuária intensiva é o conhecido sistema de confinamento  e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área. As fazendas que desenvolvem suas atividades de modo intensivo aplicam largamente a tecnologia, incluindo o uso de inseminação artificial, de maquinários e de insumos e fertilizantes de alta performance."

    fonte: nutricaoesaudeanimal.com.br/pecuaria-intensiva-e-extensiva/

    Quanto a a expansão da fronteira agrícola, realmente MAPITOBA configura-se como a nova fronteira, no entanto regiões amazônicas também compõem tal avanço agrícola. Vale ressaltar que o avanço da fronteira agrícola sobre territórios da floresta amazônica também é conhecido como "arco da devastação", e compreende não somente atividades agrícolas, mas também biopirataria, garimpo e tráfico de animais silvestres.

    fonte: meu caderno.


ID
4078075
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a Constituição de 1988, o Estado brasileiro ficou instrumentalizado com recursos legais que permitem a realização da reforma agrária. Entretanto, as providências continuaram em ritmo muito lento, dificultando o assentamento de famílias no meio rural. Ainda nos dias de hoje os problemas estruturais no campo persistem.

Sobre a estrutura fundiária no campo brasileiro é correto afirmar que

Alternativas

ID
4083883
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Logo:


I - O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.

II - Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.


III - A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.

IV - As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • ESSA RELAÇÃO TERRA/FAZENDEIRO É INVERSAMENTE PROPORCIONAL, VEJAM

    NO BRASIL EXITEM MUITAS TERRAS NA MÃO DE POUCOS FAZENDEIROS PARA A PLANTAÇÃO DE COMMODITIES, EXPORTAÇÃO...

    E POUCAS TERRAS NA MÃO DE MUITA GENTE, AFINAL QUEM Q N TEM UM PARENTE LA NO NORDESTE COM UMA TERRINHA PLANTANDO MANDIOCA P COMER FARINHA...

    BONS ESTUDOS!


ID
4096543
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Baseando-se em seus conhecimentos sobre a questão agrária no Brasil, leia atentamente as afirmações a seguir.


I. Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas.

II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social.

III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia.


Podemos considerar corretas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  •  I. Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas. Correto. Movimento articulado pelo PCB (partido comunista br) Movimento surgiu em 1946

    II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social. Correto

    III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia. Começou ai  

  • I - Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas. - Assertiva correta, mas vale lembrar que as ações da reforma agrária no Brasil começaram a ocorrer de forma efetiva apenas nos anos de 1990+. Essas tiveram folego nos últimos 16 anos, entendendo como os dois mandatos de FHC , os dois mandatos de Lula , sendo , ao poucos, perdendo forças no governo Dilma + .

    II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social. - Com previsão na nossa CF/88 em seu art 5 Inciso - XIII ''- a propriedade atenderá a sua função social; ''

    III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia. Sim, herança maldita que demorou a ser combatida - ou nunca foi. No entanto , foi a maneira de incentivar o povoamento no BR.

  • para complementar o resumo dos senhores e das senhoras, e para aqueles que ficaram em dúvida sobre o que seria a função social da terra , segue o conceito:

    A " função social da terra " se resume em explorá-la de forma a gerar riquezas e trabalho para o povo . Expandindo essa noção , podemos dizer que a " função social da terra " é justamente a sua distribuição de forma igualitária para os que todos nela querem trabalhar 

  •       I.    As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950. Um dos principais incentivadores do movimento foi Francisco Julião, advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A primeira liga surgiu em 1954, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. ITEM CORRETO.

         II.    Reforma agrária é uma política que visa dar novas definições para a distribuição da terra, a fim de garantir a finalidade social desta. ITEM CORRETO.

         III.    Durante o Brasil Colônia, o sistema agrícola que se valia de grandes propriedades rurais (o latifúndio) e mão de obra escrava ficou conhecido como PLANTATION. ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  •  I.    As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950. Um dos principais incentivadores do movimento foi Francisco Julião, advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A primeira liga surgiu em 1954, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. ITEM CORRETO.

         II.    Reforma agrária é uma política que visa dar novas definições para a distribuição da terra, a fim de garantir a finalidade social desta. ITEM CORRETO.

         III.    Durante o Brasil Colônia, o sistema agrícola que se valia de grandes propriedades rurais (o latifúndio) e mão de obra escrava ficou conhecido como PLANTATIONITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • TODAS ESTÃO CORRETAS, COMPLEMENTO DE CADA UMA:

    I. Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas.

    Liga dos camponeses: começou no Nordeste na década de 50. 

    • No início de seu funcionamento, lutavam pelo fim do foro e do cambão, e pela assistência técnica e creditícia aos pequenos proprietários rurais 
    • A partir de 1961, assumiu uma luta radical a favor da reforma agrária. 

    -------------

    II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social.

    • REFORMA AGRÁRIA: Distribuição/reorganização igualitária de terras que não desempenham o papel social da produção de alimento. 
    • QUEM FAZ ISSO É O INCRA- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária é uma autarquia federal da Administração Pública brasileira. Foi criado pelo decreto nº 1 110, de 9 de julho de 1970, com a missão prioritária de realizar a reforma agrária

    -------------

    III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia.

    Concentração fundiária: Evolução da estrutura fundiária

    -Período colonial (até 1822): monocultura com capitanias hereditárias. 

    • Foi com as sesmarias, a primeira forma de distribuição da terra, que a concentração fundiária se inicia. A coroa portuguesa entregava aos integrantes da nobreza grandes extensões de terra, eram as capitanias hereditárias. Os donatários das capitanias hereditárias poderiam deixar essas terras como herança e, ainda, distribuí-las em parcelas a outros membros da elite que pudessem explorá-la

    -Lei de terras (1850): passariam a ser adquiridas terras por meio da compra e venda ou por doação do Estado, com registro em cartório, ficando proibida a obtenção de terras por meio de ocupação. 

    • objetivo era manter os privilégios da elite, que na época eram os senhores escravocratas. Porque dando um preço a terra restringe-se o acesso a ela e, mantinha-se a classe de ex-escravos e imigrantes europeus subordinados como mão-de-obra, pois não conseguindo adquirir um pedaço de terra continuariam dependentes desta elite. 


ID
4131910
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Trata-se de um compartimento geográfico caracterizado pela especialização produtiva obediente a parâmetros externos (em geral internacionais) de qualidade e custos. Essas regiões, preferencialmente, são as que atraem os investimentos públicos e privados, transformando grandes porções do território em áreas de exclusão. [...] O território brasileiro possui inúmeros exemplos de regiões competitivas. Alguns dos casos mais contundentes são as regiões produtoras de commodities agrícolas. A exportação de grande parcela da produção, a presença de firmas transnacionais, a implantação de sistemas técnicos especialmente concebidos para viabilizar a produção, a especialização funcional das cidades locais são características comuns presentes na maioria dessas regiões.

(Ricardo Castillo e Samuel Frederico. Dinâmica regional e globalização: espaços competitivos agrícolas no território brasileiro. Mercator, janeiro/abril de 2010.)

A instalação de modernos sistemas técnicos agrícolas e o desenvolvimento da produção de commodities em determinadas porções do território brasileiro trouxeram consigo impactos sociais e territoriais significativos, dentre os quais se podem mencionar

Alternativas

ID
4161046
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a situação do espaço agrário brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Cinturão Verde é uma área verde de preservação, responsável pela qualidade de vida da população que habita seu entorno. Além de abrigar os mananciais que abastecem a cidade e as cabeceiras e afluentes dos rios que cortam a área urbana


ID
4187596
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um estudo comparativo do Homestead Act de 1862, que regulamentou a política de terras nos Estados Unidos, e a Lei de Terras de 1850 no Brasil dá margem a que se analise a relação entre a política de mão-de-obra e a política de terras em duas áreas em que o desenvolvimento do capitalismo assumiu formas diferentes e conduziu a políticas opostas.

COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República. Momentos decisivos. São Paulo: UNESP, p. 170.


• Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre as definições legais e os seus desdobramentos:

Alternativas
Comentários
  • Questão mais de História do que geografia:

    D:

    A Lei brasileira determinou que a propriedade de lotes fosse obtida por meio de compra, não mais por posse, o que dificultou a obtenção de terra pelos imigrantes e trabalhadores livres; nos Estados Unidos, o Homestead Act garantia a propriedade da terra a todos os que desejassem nela se instalar, impulsionando a cultura da pequena propriedade.

  • A Errada

    No Brasil, a Lei de 1850 acelerou a imigração, garantindo ao trabalhador livre a propriedade das terras devolutas a partir da posse, e as condições para a expansão para o Oeste Paulista, com base na pequena propriedade; nos Estados Unidos, o Homestead Act também criou a cultura da pequena propriedade ao distribuir as terras indígenas aos imigrantes que as ocupassem.

    B Errada

    A Lei de terras dos EUA determinou que a propriedade das grandes extensões de terra do Oeste fosse obtida por meio da compra, o que dificultou a obtenção delas pelos imigrantes; no Brasil, a Lei de 1850 garantiu a propriedade da terra a todos os que tomassem posse e reivindicassem um lote, impulsionando a marcha para o Oeste e a cultura da pequena propriedade.

    C Errada

    Nos EUA o Homestead Act criou uma cultura da grande propriedade no Oeste ao distribuir as terras indígenas aos proprietários escravistas do Sul; no Brasil, a Lei de Terras desestimulou a imigração e as condições para a expansão da grande propriedade no Oeste Paulista.

    D Certa

    A Lei brasileira determinou que a propriedade de lotes fosse obtida por meio de compra, não mais por posse, o que dificultou a obtenção de terra pelos imigrantes e trabalhadores livres; nos Estados Unidos, o Homestead Act garantia a propriedade da terra a todos os que desejassem nela se instalar, impulsionando a cultura da pequena propriedade.

    Alt D


ID
4189204
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A formação de vastos latifúndios no Brasil tem suas origens ainda nos primeiros tempos da colônia. Neste período, sua constituição está relacionada:

Alternativas
Comentários
  • A lei das Sesmarias vingou no Brasil no século XVI após a ocupação territorial por meio das Capitanias Hereditárias. Trata-se de um documento no qual determinava quais eram os critérios para a divisão dessas terras e como iriam ser os impostos cobrados a partir dela. Através de registros históricos é possível detectar como, quando e onde diversas pessoas moravam, além de saber como esses territórios foram herdados.

    Normalmente essas terras eram oferecidas a pessoas ligadas à alta burguesia, nobreza, funcionários administrativos portugueses, militares ou banqueiros. O intuito era proteger o país de invasões externas (franceses no Sul e holandeses no Norte) estabelecer o poder militar e estimular a exportação dos produtos agrícolas que eram produzidos

    https://www.infoescola.com/historia/sesmarias/


ID
4195429
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na organização do espaço rural e urbano do Brasil, são evidenciados pontos críticos de tensão social, política e ambiental. Esse contexto, difícil de ser solucionado, tem origem, entre outros fatores, na(s)

Alternativas

ID
4197943
Banca
INEP
Órgão
ENCCEJA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ocupar terras e nelas montar acampamentos tornou-se, nos últimos vinte anos, uma das formas para reivindicar a reforma agrária no Brasil. Dela se valem o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o movimento sindical e outras tantas organizações existentes no mundo rural.
SIGAUD, L. As condições de possibilidade das ocupações de terra. Tempo e Sociedade, n. 1, jun. 2005.

As ações descritas representam um modo de

Alternativas
Comentários
  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


ID
4199752
Banca
INEP
Órgão
ENCCEJA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nosso sítio era pequeno                     

Pelas grandes fazendas cercado       

 Precisamos vender a propriedade      

Para um grande criador de gado       

 E partimos para a cidade grande        

A saudade partiu ao meu lado           

A lavoura virou colonião                    

E acabou-se o meu reino encantado

REIS, V.; MACHADO, V. P. Meu reino encantado.

São Paulo: Warner Music Brasil, 2000 (fragmento)

O processo evidenciado na canção traz como consequência para o campo, no Brasil, o(a)

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se da lei de terras foi o início de tudo.


ID
4203994
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com ampla cobertura da imprensa da época, os jornalistas, militares e cronistas se referiram ao conflito de diversas maneiras: guerra santa, guerra dos fanáticos, guerra dos jagunços, guerra sertaneja, [...] entre outros títulos. A origem e a longevidade do conflito foram atribuídas de imediato à “ignorância” e ao “fanatismo” dos sertanejos [...].
Também ganharam força as abordagens que se detiveram sobre a presença ostensiva do capital estrangeiro na região, como a atuação da Brazil Railway Company na construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande, e a instalação da Southern Brazil Lumber & Colonization Company, para a exploração comercial madeireira e para a colonização dessas terras. Esses empreendimentos causaram enormes impactos no cotidiano da população local, entre os quais podemos citar a desapropriação de terras, a expulsão de moradores de seus locais de origem e as mudanças nas relações de trabalho. Outro agravante foi o enorme contingente de desempregados que se fixaram na região após o final de algumas obras. (COM AMPLA... 2016).

A análise do texto e os conhecimentos sobre os movimentos sociais no Brasil permitem inferir que ele se refere à

Alternativas
Comentários
  • Poderia haver uma duvida entre A e B por ser um movimento de cunho religioso, matei na parte que se referiu à Brazil Railway Company

    GAB: A

    Bons estudos


ID
4207123
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Não há dúvida nenhuma de que o sistema de plantação no Brasil, com sua estrutura baseada no trabalho escravo, criou em muita gente no Brasil certa reserva aristocrática não apenas em relação ao trabalho manual, mas também em relação a outras atividades mecânicas e industriais (...) Esse complexo de refinamento é tido por vários observadores com uma das mais perniciosas sobrevivências do antigo regime de plantação...”

(FREIRE, Gilberto. Interpretação do Brasil, São Paulo: Cia das Letras, 2004. P.145)

O texto de Gilberto Freire refere-se à produção econômica e organização social características da (o):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A, DESDE A COLONIZAÇÃO COM O SISTEMA DE CAPITANIAS E SESMARIAS O LATIFUNDIO PREDOMINA NO BRASIL, E SOBRE A ESCRAVIDÃO, ACHO Q N PRECISA NEM COMENTAR NÉ...


ID
4217794
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca do espaço agrário no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Na B: Sofre forte incremento da produção agrícola capitalista, viabilizando redes e complexos agroindustriais que tiraram a importância da agricultura de subsistência cultivada por pequenos camponeses.

    Ainda existe muita agricultura de subsistência no Brasil, acho muito radical alegar que tiraram a importância dessa.


ID
4826428
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Théry e Mello-Théry (2018), as propriedades agrárias muito grandes (mais de 500 ha) e as muito pequenas (menos de 1 ha) ocupam zonas distintas no Brasil. Para os autores, são exemplos de áreas de concentração de propriedades muito grandes e muito pequenas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Segundo Théry e Mello-Théry (2018), as propriedades agrárias muito grandes (mais de 500 ha) e as muito pequenas (menos de 1 ha) ocupam zonas distintas no Brasil. Para os autores, são exemplos de áreas de concentração de propriedades muito grandes e muito pequenas, respectivamente:

    B

    Mato Grosso e Agreste pernambucano.


ID
4833718
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Théry e Mello-Théry (2018), as propriedades agrárias muito grandes (mais de 500 ha) e as muito pequenas (menos de 1 ha) ocupam zonas distintas no Brasil. Para os autores, são exemplos de áreas de concentração de propriedades muito grandes e muito pequenas, respectivamente:

Alternativas

ID
4834018
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Théry e Mello-Théry (2018), as propriedades agrárias muito grandes (mais de 500 ha) e as muito pequenas (menos de 1 ha) ocupam zonas distintas no Brasil. Para os autores, são exemplos de áreas de concentração de propriedades muito grandes e muito pequenas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • tenso ein...questão que só dá para resolver com a bibliografia citada...

  • Agricultura brasileira é tema recorrente e, devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro, vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção. Buscamos a alternativa correta sobre as áreas adequadas para a localização de pequenas e grandes propriedades rurais. 

    A) O estado da Bahia é grande o suficiente para possuir sua própria organização fundiária, contendo áreas de grandes e pequenas propriedades de acordo com o tipo de cultura predominante em cada região. 


    B) O estado do Amazonas possui poucas áreas de exploração agrícola, que são bastante diferenciadas e Santa Catarina possui áreas consideravelmente diferentes dentro de seu território.

    C) No Mato Grosso, a especialização agrícola para exportação facilita a manutenção de grandes lotes enquanto no Agreste pernambucano a repartição dos lotes agrícolas por famílias e a proximidade com cidades povoadas do litoral facilita a existência de pequenas propriedades especializadas na agricultura familiar para a produção de alimentos.

    D) Goiás apresenta estrutura fundiária similar a do Mato Grosso e a Campanha Gaúcha, com suas vastas áreas planas de pastagens naturais facilita a existência de grandes propriedades.

    E) O Pará, com seu grande território e agricultura especializada na exportação, possui estrutura fundiária baseada em grandes propriedades, enquanto São Paulo possui grande diversidade de propriedades em seu território.



    GABARITO DO PROFESSOR: C

ID
4836859
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Théry e Mello-Théry (2018), as propriedades agrárias muito grandes (mais de 500 ha) e as muito pequenas (menos de 1 ha) ocupam zonas distintas no Brasil. Para os autores, são exemplos de áreas de concentração de propriedades muito grandes e muito pequenas, respectivamente:

Alternativas

ID
4837069
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Théry e Mello-Théry (2018), as propriedades agrárias muito grandes (mais de 500 ha) e as muito pequenas (menos de 1 ha) ocupam zonas distintas no Brasil. Para os autores, são exemplos de áreas de concentração de propriedades muito grandes e muito pequenas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GAB-E

    MT

    PE


ID
4837774
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Théry e Mello-Théry (2018), as propriedades agrárias muito grandes (mais de 500 ha) e as muito pequenas (menos de 1 ha) ocupam zonas distintas no Brasil. Para os autores, são exemplos de áreas de concentração de propriedades muito grandes e muito pequenas, respectivamente:

Alternativas

ID
4840699
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Théry e Mello-Théry (2018), as propriedades agrárias muito grandes (mais de 500 ha) e as muito pequenas (menos de 1 ha) ocupam zonas distintas no Brasil. Para os autores, são exemplos de áreas de concentração de propriedades muito grandes e muito pequenas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    MT

    PE