SóProvas


ID
1104343
Banca
UFCG
Órgão
TJ-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Assinale a alternativa correta, tomando por base a legislação estadual e a do Tribunal de Justiça da Paraíba:

Alternativas
Comentários
  • DESINCOMPATIBILIZAÇÃO = EQUILÍBRIO NA DISPUTA ELEITORAL (DE MODO QUE AQUELAS AUTORIDADES OU SERVIDORES OU AGENTES POLÍTICOS NÃO USEM DE SEU CARGO PARA OBTER VANTAGEM NO PLEITO).

  • Por favor, corrijam-me se eu estiver errado, pois estou estudando há pouco tempo esse conteúdo. O item (A) está errado porque o servidor tem que se desincompatibilizar, por exemplo: para candidatar-se a cargo de prefeito, 4 meses antes das eleições. Para cargo de Presidente da República, 3 meses antes das eleições. O item (B) está errado, pois é obvio que poderia haver desvio de finalidade do servidor por manter essa empresa. O item (C) está errado, pois o servidor deverá se afastar desde o período do registro da candidatura até o 10º dia após as eleições, sendo este período de no máximo 3 meses, sendo remunerado. Assim, não abrange apenas o exercício do mandato político. O item (D) está errado, pois não poderá vincular-se a escritório de advocacia nem mesmo como estagiário. O item (E) é o correto.

  • O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, usando das atribuições que lhe confere o art. 23, XV, do Código Eleitoral, resolve editar a seguinte súmula:

    S. 5 - TSE

    Serventuário de cartório, celetista, não se inclui na exigência do art. 1º, II, l, da LC nº 64/1990.