SóProvas


ID
1104487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

relativos à estrutura organizacional.

Nas organizações, a departamentalização por objetivos é utilizada para definir as principais unidades organizacionais, como produção, finanças e vendas.

Alternativas
Comentários
  • Errado. É departamentalização por funções.

    Chiavenato (2011, p. 196) ensina que:

    “A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. Todavia, as funções básicas de uma empresa podem diferir conforme a empresa ou o negócio:

    a.  Não há uma terminologia única para as funções empresariais. Uma indústria pode empregar termos como “produção”, “vendas” e “finanças”, uma atacadista abordará suas atividades em termos de “compras”, “vendas” e “finanças”, uma financiadora em termos de “operações”, “marketing” e “tesouraria”, enquanto uma estrada de ferro considerará “tráfego”, “vendas” e “finanças”.

    b.  Além da terminologia variável, as atividades básicas diferem em importância conforme a empresa. Um hospital não tem um departamento de vendas e uma igreja não tem um departamento de produção de serviços. Isso não significa que essas atividades fundamentais não sejam desenvolvidas na empresa, mas simplesmente não são especializadas.

    c. Outra razão para a ausência dos departamentos de vendas, produção ou finanças em muitas empresas é terem sido escolhidos outros critérios de departamentalização que veremos adiante. Departamentalizar por função é um dos modos de organizar uma empresa.”


  • Departamentalização por objetivo: 

    Quando agrupadas, no mesmo órgão, atividades ou tarefas que possuem identificação de propósito, possuem área de interesse específico bem definido. Ex: quando uma Secretaria de Saúde cria divisões de combate e erradicação de doenças específicas.

    http://pt.scribd.com/doc/104938956/Apostila-Mpu-Administracao-Publica-20-08-2010-20100820151806

  • Trata-se de Departamentalização por Funções:


    - reúne-se especialistas de uma determinada área em uma sala, e assim por diante com as outras áreas.

    - não favorece a criatividade e a inovação, por terem contato com poucas áreas.

    - gera economia de escala e eficiência no que diz respeito aos custos com pessoal

    - relacionando-se pouco com membros de outras partes da organização, o foco é estreito e baseado em condições homogêneas, podendo acarretar em alongamento dos prazos no atendimento às demandas, e consequentemente os custos na produção tendem a ser maiores.

    - auto-referência, típica disfunção da burocracia que, ao se voltar para as necessidades da especialização deixa de considerar o cliente em primeiro plano.

  • Errado.


    Esse tipo de departamentalização citado no item é FUNCIONAL.

  • A departamentalização por objetivos não existe, o que se tem é a administração por objetivos. O que se deve ter claro é o conhecimento dos reais objetivos da empresa, que é um dos critérios para a departamentalização. No caso da questão, que mostra algumas funções, o que se teria é a departamentalização por função ou funcional.

  • Gabarito: Errado


    A questão se refere a departamentalização funcional ou departamentalização por funções, através deste tipo de departamentalização, é possível agrupar vários especialistas em um único grupo e sob uma mesma chefia especializada, garantindo plena utilização das habilidades técnicas dos profissionais envolvidos.

    Além de permitir uma significativa economia de escala, advinda do aproveitamento de pessoas, móveis, máquinas e produção em massa em departamentos específicos.

  • ERRADA!!!!!

    Nas organizações, a DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL É QUEM DEFINI AS PRINCIPAIS UNIDADES ORGANIZACIONAIS, COMO PRODUÇÃO, FINANÇAS, VENDAS, LOGÍSTICA E ETC...

    Rodrigo Rennó!!!!

    VAMO!!!!!!

  • ERRADO

    ============================================================================================

    Departamentalização por Objetivo? no seu sonho... A questão faz referência à departamentalização FUNCIONAL

  • Encontrei uma citação que trata da departamentalização por objetivo


    Utiliza a unidade natural que já existe na organização com o propósito de alcançar algum objetivo ou meta específica. Objetivos principais: A formação de um departamento de base para alcançar um objetivo específico, dentro de uma organização. Objetivos secundários: projetos ou tarefas de curto prazo da organização. Vantagens: aumento da certeza de alcançar qualquer objetivo mais amplo, direcionamento da energia e lealdade do pessoal para um objetivo comum. Desvantagem: Frequente relutância em inovação e tecnologia, singularidade do objeto pode ocasionar omissão ou redução de ênfase das partes subordinadas. 


    Fonte: http://pt.slideshare.net/edu0s/organizao-2473841


  • Não existe Departamentalização por OBJETIVOS.

  • ... De acordo com a questão, a  departamentalização por OBJETIVOS é sinônimo da departamentalização por PROJETOS, acredito eu.

  • Questão safada, em se tratando de Dep Funcional, cada setor tem uma função especifica, ou seja, cada um tem um "objetivo".  E aí,  Arnaldo?

  • A "Produção", "Finanças" e "Vendas" caracterizam atividades específicas, critérios que definem uma departamentalização "Por Funções".


    Com isso, a afirmativa está incorreta, conforme explicitado abaixo:


    Departamentalização por Funções




    Vantagens

    -   Permite agrupar especialistas sob uma única chefia comum, quando há uma tarefa especializada.


    -   Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas.


    -  Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.


    -  Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento do pessoal.


    -   É indicada para circunstâncias estáveis, para um ambiente de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.


    -   Aconselhada para empresas que tenham produtos e serviços que permaneçam inalterados por longo tempo.


    -  Reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação de uma organização e de introversão administrativa.


    Desvantagens

    -  Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.


    -   É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.


    -   Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe e nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.


    -  Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.



    Aplicações 

    É indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras. É aconselhável para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou de serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo.

    Obs.:


    1- Os demais tipos de departamentalização mais comuns e tradicionais podem ser classificados: “Por Produtos/Serviços", “Geográfica", “Por Cliente", “Por Processos" ou “Por Projetos". Outros, utilizados em situação especiais, podem ser: “Por Tempo" ou “Por Quantidade".


    2- Não existe um tipo de departamentalização cujo critério seja "Objetivos".



  • Departamentalização por objetos não existe! ERRADA

  • Juro que fiquei com medo do Cespe considerar Funcional = objetivos, mas tudo correu bem e eles não foram loucos.. ahuahua

  • peraí desde quando existe essa departamentalização por objetivos??????? nunca ouvi falar dela..olhei aqui no meu material e ñ achei Oo

  • A QUESTÃO FAZ REFERÊNCIA À DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL, QUE É DIVIDADA POR ESPECIALIZAÇÕES, RAMOS, CAMPOS, ÁREAS, OFÍCIOS, DOMÍNIOS, OU SEJA, POR FUNÇÕES. 

     

    A ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS É UMA FORMA DE ADMINISTRAR, E NÃO UMA FORMA DE ESTRUTURAR OU DEPARTAMENTALIZAR.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

  • Nas organizações, a departamentalização por FUNÇÃO é utilizada para definir as principais unidades organizacionais, como produção, finanças e vendas.

  • Há departamentalização: funcional, por produtos, por clientes, geográfica,  por processo e por projetos. Não há departamentalização por objetivos.

     

    A questão faz referência a departamentalização funcional. Aquela que é formada - dividida por várias funções.  Portanto, tem uma estrutura funcional.

     

    Gabarito: ERRADO

  • GAB.:E

    CORRIGINDO: Nas organizações, a departamentalização funcional é utilizada para definir as principais unidades organizacionais, como produção, finanças e vendas.

  • Departamentalização funcional, ou seja, por funções.

  • Departamentalização por objetivos não existe e esse tipo de departamentalização citado no enunciado é DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL.

    Gabarito: ERRADO.

  • ERRADA

    A questão aborda a departamentalização funcional.

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL:

    Agrupamento de tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas, guiadas por especialistas em determinada função.

     Para ambientes estáveis (pouco flexível);

     Agrupa especialistas sob uma chefia comum;

     Permite economia de escala;

     Reduz cooperação interdepartamental;

     Foca nas especialidades em detrimento dos objetivos globais da organização

  • Departamentalização Funcional

    Gab: Errado

  • Gab: ERRADO

    A administração por objetivos é uma forma de ADMINISTRAR e criar propósitos e não de departamentalizar!

  •  A departamentalização por objetivos, ou por projetos, divide a organização em unidades temporárias responsáveis pela produção de um produto, serviço ou resultado único. Já a departamentalização por funções, agrupa as atividades, recursos e pessoas em áreas funcionais permanentes, tais como produção, f nanças e vendas. 

    Prof. Rafael Barbosa

  • Não existe um tipo de departamentalização cujo critério seja "Objetivos".

    A "Produção", "Finanças" e "Vendas" caracterizam atividades específicas, critérios que definem uma departamentalização "Por Funções".