-
Gabarito Certo de Cespe.
Segue uma fonte apropriada: http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplan-planejamento_estrategico_material.pdf
Página 6.
-
A questão está certa, uma outra pode ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Analista de Tecnologia da Informação Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Planejamento estratégico; A missão, a visão de negócios e o diagnóstico estratégico interno são elementos fundamentais do planejamento estratégico de uma empresa, que devem ser revisados periodicamente, uma vez que não são imutáveis.
GABARITO: CERTA.
-
Quer dizer que a empresa define o lugar da sua sede, estrutura todo o predio de qualquer forma e em qualquer lugar sem antes saber qual sera o seu verdadeiro sentido de existencia para que dai possa orientar-se para os demais objetivos?? ham ram..sei...
-
MISSÃO é diferente de VISÃO
Missão: é o motivo de criação da organização. Sua razão de ser.
Visão: é o resultado buscado pela organização. Sua visão longo prazo.
Ambas são elaboradas pelo nível estratégico.
Gabarito: C
-
Achei que a missão, a qual nasce junto com a organização, deveria anteceder o planejamento estratégico. Ou seja, primeiro se tem uma missão, para depois se ter um plano estratégico. Enfim, vivendo e aprendendo.
Gabarito: correto.
-
Não há o que contestar nessa
questão! Tá corretíssima ...
A missão está inserida (faz parte)
no PROCESSO de planejamento estratégico. O examinador
não quer saber se vem ANTES ou DEPOIS, até
porque essa questão (De ordem do processo de planejamento
estratégico) é amplamente discutida dentre os
doutrinadores, inclusive o CESPE já tem posicionamento sobre o
tema.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
1 - Definição da missão, da visão e dos valores; (1ª ou 2ª)
2 - Diagnóstico institucional/estratégico; (1ª ou 2ª)
3 - Definição de questões, objetivos e estratégias;
4 - Desmembramento dos planos;
5 - Implementação;
6 - Avaliação.
*CESPE - considera essa sequência ilustrada como a correta.Mas, os outros pensadores têm essas divergências ai.
Bons Estudos!Espero ter contribuído.
-
A primeira fase do planejamento estratégico consiste no estabelecimento da missão (razão de ser), da visão (ideal desejado) e dos valores da organização.
-
Agradeço aos colegas pelas informações adicionais.
-
Na prática as empresas revisam sua estratégia (missão, visão e valores) no planejamento estratégico para os anos seguintes.
Uma empresa com 30 anos provavelmente fez vários planejamentos estratégicos, mas definiu a missão poucas ou apenas uma vez.
-
Se a missão for elaborada com o planejamento estratégio, então obriga a matriz SWOT ser pós-planejamento, e não pré-planejamento como regra. Qstão sem sentido crítico.
Missão é a razão de ser da empresa ( liga-se à atividade fim)
Visão (Planejamento)
-
Certo! A missão é um dos requisitos a ser definido no Planejamento Estratégico da Organização.
-
Gabarito: CERTO
A missão da instituição deve mesmo ser definida no planejamento estratégico. A missão é o "norte", ao lado da visão de futuro, que irá orientar a confecção do planejamento estratégico.
Sabendo qual é a razão de existir da instituição, poderemos definir quais devem ser os objetivos estratégicos e a estratégia para alcançá-los.
-
Aquele mini ataque cardíaco ao você julgar uma questão que para o mundo inteiro é inquestionável mas você sabe que para o CESPE pode vir alguma surpresa , principalmente quando já vê que tem 12 comentários..
...
...
V Parabéns! Você acertou!
-
Portanto, planejamento estratégico está relacionado com o estabelecimento de objetivos e de como alcançar estes objetivos, baseados em uma análise interna e externa do ambiente empresarial. Parente (2000) identifica as seguintes fases do planejamento estratégico: definição da missão da empresa, definição de metas e objetivos, avaliação interna e externa, seleção de mercados onde competir, diferenciação e posicionamento estratégico, estratégias e implementação tática e acompanhamento e reavaliação.
O processo de planejamento estratégico inicia-se com a definição da missão geral, das metas e objetivos da empresa. Realiza-se então uma análise dos condicionantes estratégicos, identificando os pontos fortes e os pontos fracos da empresa, e ainda as ameaças e oportunidades provenientes do ambiente externo.
A missão é uma expressão genérica, porém significativa, da natureza e das direções fundamentais da empresa. É um compromisso com ações futuras. Sua elaboração segue as seguintes etapas: identifica o domínio do cliente e o negócio em que a organização opera; identifica as responsabilidades da organização para com as pessoas com que interage; fornece as linhas gerais para a realização da missão organizacional.
http://bdm.unb.br/bitstream/10483/2564/1/2011_JulioNoletodeQueiroz.pdf
-
O item está CERTO.
Na conexão com o planejamento estratégico deve estar a intenção estratégica.
A intenção estratégica, segundo Hamel e Prahalad (1995), serve para conciliar fim e meios organizacionais para o alcance de um desempenho superior, bem como outros resultados organizacionais. Para os autores, a intenção estratégica se estrutura a partir de um sonho envolvente e ambicioso que serve de plataforma para a energia emocional e intelectual necessária ao futuro da organização.
A formalização da intenção estratégica ocorre pela formulação do negócio; missão; visão; objetivos e metas; e princípios ou valores.
A missão é o que a organização realizará no seu negócio, ou a definição do próprio negócio; enfim, é a razão de ser da organização. Além disso, a missão esclarece o compromisso e dever desta com a sociedade e, ainda, estabelece o que a organização realiza dentro de sua área de atuação. A declaração de missão deve responder à seguinte questão: “por quê ou para quê existimos?”.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
-
CERTO
NEGÓCIO: Principal atividade desenvolvida pela organização. É o que ela faz.
MISSÃO: é a razão de existir da organização na sociedade, incluindo elementos relacionados ao seu negócio e seu impacto na sociedade. Este impacto é uma verdadeira medida de eficiência das ações organizacionais.
VISÃO: é uma visão do futuro sobre como a organização se vê no futuro. Visualiza um ponto a ser atingido servindo de guia para orientar as decisões estratégicas ao longo tempo.
VALORES: são as pressuposições básicas que guiam o comportamento organizacionais.
OBJETIVOS: são declarações amplas sobre o que a organização deseja alcanças ou conquistar ao longo do tempo, podendo ser afirmações atemporais.
METAS: são os desdobramentos dos objetivos em partes a serem cumpridas ao longo do tempo por áreas e pessoas específicas da organização.
-
planejamento estratégico