SóProvas


ID
1104553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca de recebimento, estocagem, distribuição, registro e inventariação de matérias-primas e mercadorias,


A efetividade da atividade de recebimento, intermediária às atividades de compra e de pagamento aos fornecedores, implica a realização de adequados procedimentos de conferência da quantidade de bens recebidos, entre os quais se inclui a conferência por acusação, técnica que permite ao conferente efetuar a contagem dos bens recebidos com base nas quantidades informadas pelo fornecedor na nota fiscal.

Alternativas
Comentários
  • "A conferência por acusação

    também conhecida como " contagem cega " é aquela

    no qual o conferente aponta a quantidade recebida,

    desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor.

    A confrontação do recebido versus faturado é efetuada

    a posteriori por meio do Regularizador que analisa as

    distorções e providencia a recontagem."


    Fonte: 

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/treinamento-basico-para-almoxarife/29226/
  •  

    A questão erra ao mencionar "a conferência por acusação ou contagem cega" como adequado procedimento de conferência, outras questões do próprio cespe poderiam ajudar a responder, vejam:

     

    Prova: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista - Técnico em Material e Patrimônio

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Recebimento; Armazenagem e movimentação; 

     

    A conferência por acusação, também conhecida como contagem cega, não possibilita a verificação, preconizada na conferência quantitativa, da correspondência entre a quantidade de objetos declarada pelo fornecedor na nota fiscal e a efetivamente recebida.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

     

    Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Auxiliar Administrativo

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Administração de Materiais e Logística; 

     

    O método de contagem cega não é indicado à conferência quantitativa e qualitativa do material recebido.

    GABARITO: CERTA.

  • Segundo João José Viana, Administração de Materiais, 2000, p.280., 

    A Atividade recebimento intermedia as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa.

    A função de recebimento é dividida em 4 fases: 1ª Entrada de materiais; 2ª Conferência quantitativa; 3ª Conferência qualitativa; 4ª regularização. Anteriormente aos estudos das fases referidas, devemos, em primeiro plano, analisar a Nota Fiscal, documento vital e de extrema importância para os procedimentos, emitido pelo Fornecedor, que desencadeia o processo de Recebimento.

    Na Entrada de Materiais, os materiais adquiridos no mercado fornecedor são passívei de dupla recepção, diferenciados em momentos ou locais distintos (na portaria da empresa, no almoxarifado).

    - Conferência Quantitativa: é a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo Fornecedor na Nota Fiscal corresponde à efetivamente recebida, portanto, típica de contagem, devendo-se optar por um modelo de conferência por acusação, no qual o Conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo Fornecedor, conhecido como princípio da "contagem cega". 

    - Conferência Qualitativa: também conhecida como inspeção técnica, da mais alta importância no contexto de recebimento de materiais, uma vez que visa garantir a adequação do material ao fim a que se destina. Feita por meio da confrontação das condições contratadas na Autorização de Fornecimento com as consignadas na Nota Fiscal pelo Fornecedor, visa garantir o recebimento adequado do material contratado pelo exame dos seguintes itens:

    a) características dimensionais

    b) características específicas

    c) restrições de especificação

    Ainda vale frisar as modalidades de inspeção de materiais, que são: -> Acompanhamento durante a fabricação; -> Inspeção no Fornecedor, produto acabado ; ->Inspeção por ocasião do recebimento.

    Bons estudos!

  • A contagem por acusação ou contagem cega é aquela em que o conferente apenas aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor.

    Uma vez que se desconhece a quantidade registrada na Nota Fiscal, a conferência quantitativa não é completa.


    Professor Renato Fenili

  • ·  Conferência Quantitativa;

    É a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor na Nota Fiscal corresponde efetivamente à recebida. A conferência por acusação também conhecida como " contagem cega " é aquela no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor. A confrontação do recebido versus faturado é efetuada a posteriori por meio do Regularizador que analisa as distorções e providencia a recontagem.

    Dependendo da natureza dos materiais envolvidos, estes podem ser contados utilizando os seguintes métodos :

    ·  Manual : para o caso de pequenas quantidades;

    ·  Por meio de cálculos : para o caso que envolvem embalagens padronizadas com grandes quantidades;

    ·  Por meio de balanças contadoras pesadoras: para casos que envolvem grande quantidade de pequenas peças como parafusos , porcas, arruelas;

    ·  Pesagem : para materiais de maior peso ou volume, a pesagem pode ser feita através de balanças rodoviárias ou ferroviárias;

    Medição : em geral as medições são feitas por meio de trenas

  • A contagem por acusação ou contagem cega é aquela em que o conferente apenas aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor.

    Uma vez que se desconhece a quantidade registrada na Nota Fiscal, a conferência quantitativa não é completa

  • A conferência do recebimento de materiais deve ser realizada segundo alguns critérios:

    Conferência Visual (cega, acusação) :exame para constatação de defeitos ,observação das embalagens quanto evidências de quebras, umidade. Amassados dentre outros

    Conferência por acusação, também conhecida como contagem cega, não possibilita a verificação, preconizada na conferência quantitativa, da correspondência entre a quantidade de objetos declarada pelo fornecedor na nota fiscal e a efetivamente recebida

    Conferência Quantitativa: confere o volume total da entrega ou por amostragem de carga

    Conferência Qualitativa: visa garantir o recebimento adequado do material contratado por meio do exame de suas características dimensionais e específicas 

  • POR ACUSAÇÃO = CONTAGEM CEGA = SEM OLHAR A NOTA.

  • A efetividade da atividade de recebimento, intermediária às atividades de compra e de pagamento aos fornecedores, implica a realização de adequados procedimentos de conferência da quantidade de bens recebidos, entre os quais se inclui a conferência por acusação, técnica que permite ao conferente efetuar a contagem dos bens recebidos com base nas quantidades informadas pelo fornecedor na nota fiscal. - 

     

    O conferente não pode saber a quantidade da nota fiscal, ele nem fica com ela. Esse foi o erro que percebi na questão. Gabarito : E.

  • Texto confuso rs. Mas acertei :-)

  • O contador não possui qualquer base, ele apenas realiza a contagem.

  • A efetividade da atividade de recebimento, intermediária às atividades de compra e de pagamento aos fornecedores, implica a realização de adequados procedimentos de conferência da quantidade de bens recebidos, entre os quais se inclui a conferência por acusação (até aqui CERTO), técnica que permite ao conferente efetuar a contagem dos bens recebidos com base nas quantidades informadas pelo fornecedor na nota fiscal. (ERRADO)

    A Conferência por acusação é uma contagem cega, a qual é realizada sem base ou informações acerca da quantidade.

     

    GABARITO: ERRADO

  • conferência por acusação É A MESMA COISA QUE CONTAGEM AS CEGAS.

  • O conferente efetua a contagem dos bens recebidos, todavia não sabe a quantidade informada pelo fornecedor na nota fiscal, ou seja, é uma contagem cega, pois a conferência é feita por acusação.

  • BATIMENTO compara NF com mercadorias!

  • Conferência por acusação, e feita sem saber o que está descrito na nota fisca, contagem Cega.

  • Gabarito Errado

     

                                                                         Conferência quantitativa

     

     A conferência quantitativa é a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor na Nota Fiscal corresponde à efetivamente recebida, portanto, típica de contagem. Devendo-se optar por um modelo de conferência por acusação, no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor, conhecido como o princípio da “contagem cega”. A confrontação do recebido versus faturado é efetuada posteriormente, por meio do Regularizador que analisa as distorções detectadas e providencia recontagem, a fim de se dirimir as dúvidas constatadas.

     

    O conceito de conferencia quantitativa de acordo com o José Viana é esse que coloquei em cima, agora irei transcreve em duas parte ao qual  o cespe vem levando a posição de conferencia por acusação como sinônimo de contagem cega por isso a questão está Errado, contudo outras bancas consideraria essa assertiva correta.

     

    I)Conferência por acusação (contagem cega): conferente conta, mas não sabe a quantidade que está na nota fiscal. Logo, não consegue fazer a verificação entre a quantidade de itens declarada pelo fornecedor na nota fiscal e a efetivamente recebida. GABARITO

     

    II)Conferência quantitativa: conferente (ou regularizador) conta, mas sabe a quantidade que está na nota. Logo, consegue fazer a verificação entre a quantidade de itens declarada pelo fornecedor na nota fiscal e a efetivamente recebida.

     

  • Conferência por acusação, técnica que não permite ao conferente efetuar a contagem dos bens recebidos com base nas quantidades informadas pelo fornecedor na nota fiscal.

  • só passei aqui pra falar q o material do estratégia tá horrível

    abraços

  • GABARITO: ERRADO.

    Uma técnica muito utilizada é a da contagem cega ou conferência por acusação. Nesse método, a pessoa que confere o material não sabe o quanto foi pedido. Após a medição, essa pessoa informa a outro profissional, chamado de regularizador para a checagem final, que providenciará uma recontagem se o valor não bater com o pedido. O objetivo é evitar que o conferente “arredonde” o número para receber o produto, inserindo uma dupla contagem.

    (RENNÓ, 2014)

  • Comentários: A conferência quantitativa é a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor na Nota Fiscal corresponde à efetivamente recebida, portanto, típica de contagem, devendo-se optar por um modelo de conferência por acusação, no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor, conhecido como o princípio da “contagem cega”. A confrontação do recebido versus faturado é efetuada posteriormente, por meio do Regularizador que analisa as distorções detectadas e providencia recontagem, a fim de se dirimir as dúvidas constatadas.

    Gabarito: Errada

  • conferência por acusação também conhecida como " contagem cega " é aquela no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor.

    Fonte: ENAP

  • Gab: ERRADO

    Vi esse comentário do Lucian Bittencourt.

    Conferência

               - QuanTITAtiva – por acusação “contagem cega” – aponta quantidade recebida sem informações anteriores de quantidade

               - QuaLITAtiva – inspeção técnica – tanto no fornecedor quanto no comprador.

  • Conferência por acusação: contagem às cegas
  • Conferência por acusação - não utiliza a nota fiscal.