-
Penso que a referida questão esteja CORRETA, pois,
...É verdade que no passado os gestores não se preocupavam muito com a “qualidade” das compras realizadas. Costa (1995:4) salienta que “as organizações não davam muita importância para a ‘qualidade’ da sua gerência de compras/materiais. Preocupavam-se unicamente com o preço pago pelos produtos encomendados, sem cuidar dos demais fatores
que cercam uma boa compra”.
...Pode-se considerar compras como função administrativa, separada por diversos estágios que se relacionam entre si e necessitam de decisões a ser tomadas, associadas A QUALIDADE, QUANTIDADE, ORIGEM, CRONOGRAMA E CUSTO DE AQUISIÇÃO. Heinritz e Farrell (1994:20) enfatizam esse contexto, onde a compra é uma função administrativa. Mesmo em bases diferentes, a compra é por si própria, uma verdadeira função administrativa. Envolve ela a administração de materiais em uso corrente, desde a determinação de fontes de fornecimento e “vias de fornecimento”, passando pelo almoxarifado, até a entrega final nos pontos de produção, conforme se fizer necessário. Em todos os estágios há decisões a serem tomadas, quanto à qualidade, quantidade, cronogramas, origem e custo. Reconhece-se, assim, que a oferta de produtos de qualidade, em quantidades adequadas e adquiridos por um preço razoável são aspectos chave na viabilização econômica das unidades.
Fonte. http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n4/a03v42n4.pdf
-
Segundo Chiavennato, em seu livro "Administração de Materiais":
"Controle e Recebimento do Material Comprado: É a quinta e última etapa do ciclo de compras. É quando o órgão de compras recebe do fornecedor o material solicitado no pedido de compras. No recebimento do material, o órgão de compras verifica se as quantidades estão corretas e providencia junto ao órgão de controle de qualidade a inspeção para comparar a adequação do material às especificações determinadas no pedido de compras. É o que se chama de inspeção de qualidade no recebimento do material".
-
Não concordo muito com esse gabarito não, não é o comprador quem vai especificar a qualidade e sim o setor de controle de qualidade.
Controle de Qualidade. A primeira responsabilidade das Compras para com o Controle de Qualidade é adquirir materiais e produtos que satisfaçam as especificações. O Controle de Qualidade geralmente faz testes de aceitação de materiais comprados. Nesse caso deve-se esclarecer à Seção de compras e, pôr intermédio desta, ao fornecedor sobre quais métodos de teste serão aplicados e qual será o critério adotado para sua aceitabilidade.
-
A FUNÇÃO COMPRAS
Essa função é responsável pelo estabelecimento do fluxo dos materiais na empresa. Pelo seguimento junto ao fornecedor, e pela agilização da entrega. Prazos de entrega não cumpridos podem criar sérias perturbações para os departamentos de produção e vendas, mas a função compras pode reduzir o número de problemas para ambas as áreas, além de adicionar lucros.
Os objetivos da função compras podem ser subdivididos em quatro categorias:
- Obter mercadorias e serviços na quantidade e com qualidade necessárias.
- Obter mercadorias e serviços ao menor custo.
- Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor.
- Desenvolver e manter boas relações com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais.
Para satisfazer a esses objetivos, devem ser desempenhadas algumas funções básicas:
- Determinar as especificações de compra: qualidade certa, quantidade certa e entrega certa (tempo e lugar).
- Selecionar o fornecedor (fonte certa)
- Negociar os termos e condições de compra.
- Emitir e administrar pedidos de compra.
Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo, visando o melhor atendimento ao cliente interno e externo. Essa preocupação tem tornado a função compras extremamente dinâmica, utilizando-se de tecnologias cada vez mais sofisticadas e atuais como o EDI (Eletronic Data Interchange), a Internet e cartões de crédito.
continuação abaixa......
-
CICLO DE COMPRAS
O ciclo de compras consiste nos seguintes passos:
Receber e analisar as requisições de compra: As requisições de compras têm início com o departamento ou a pessoa que será o usuário final. No ambiente de MRP (Material Requirement Planning), o planejador libera um pedido planejado autorizando o departamento de compras a ir adiante e processar um pedido de compra. No mínimo, as requisições de compra contêm as seguintes informações:
- Identidade do requisitante, aprovação assinada, e conta em que será debitado o custo;
- Especificação do material;
- Quantidade e unidade de medida;
- Data e local de entrega exigidos;
- Qualquer outra informação complementar necessária.
Selecionar fornecedores: Identificar e selecionar fornecedores são importantes responsabilidades do departamento de compras. Para itens rotineiros ou para aqueles que nunca foram comprados antes, deve-se manter uma lista de fornecedores aprovados. Se o item não foi comprado antes ou se não houver um fornecedor aceitável em arquivo, deve-se fazer uma
pesquisa. Se o pedido é de pequeno valor ou para itens padronizados, um fornecedor provavelmente poderá ser encontrado num catálogo, num jornal especializado ou numa lista telefônica.
Solicitação de cotações: Para itens maiores, é geralmente desejável emitir uma solicitação de cotação. Trata-se de um requerimento por escrito que é enviado a um número suficiente de fornecedores para garantir que cotações competitivas e confiáveis sejam recebidas. Não se trata de um pedido de venda. Depois que os fornecedores completam e devolvem as cotações ao comprador, as cotações são analisadas quanto a preço, obediência às especificações, termos e condições de venda, entrega e termos de pagamento. Para itens cujas especificações podem ser descritas precisamente, a escolha é provavelmente feita com base no preço, entrega e termos de venda.
continuação...
-
Determinar o preço certo: Essa é uma responsabilidade do departamento de compras, intimamente ligada à seleção dos fornecedores. O departamento de compras também é responsável por negociar o preço, e tentará obter o melhor preço junto ao fornecedor.
Emitir pedidos de compra:.Ordem de compra é uma oferta legal de compra. Uma vez aceita pelo fornecedor, ela se torna um contrato legal para entrega das mercadorias de acordo com os termos e condições especificados no contrato de compra. O pedido de comporá é preparado com base na requisição de compra ou nas cotações, e também em qualquer outra informação adicional necessária. Envia-se uma cópia ao fornecedor; o departamento de compras retém uma cópia, e outras são enviadas para outros departamentos, tais como o de contabilidade, o departamento requisitante e o departamento de recepção.
Seguimento e entrega: O fornecedor é responsável pela entrega pontual dos itens pedidos. O departamento de compras deve garantir que os fornecedores realmente entreguem pontualmente. Se houver dúvidas quanto ao cumprimento dos prazos de entrega, o departamento de compras deve descobrir isso a tempo de tomar medidas corretivas. Isso pode envolver a agilização do transporte, fontes alternativas de suprimentos, um trabalho junto ao fornecedor para sanar seus problemas ou a reprogramação da produção.
-
Recepção e aceitação das mercadorias: Quando as mercadorias são recebidas, o departamento de recepção as inspeciona para garantir que foram enviados os itens corretos, na quantidade certa e que não foram danificados no transporte. Usando a sua cópia do pedido de compra, o departamento de recepção aceita as mercadorias e escreve um recibo, observando qualquer variação. Se for necessária outra inspeção, por exemplo, do controle de qualidade, as mercadorias são enviadas ao departamento correspondente ou retiradas para inspeção. Se as mercadorias recebidas estiverem danificadas, o departamento de recepção avisará o departamento de compras e reterá as mercadorias para outras providências. Desde que as mercadorias estejam em ordem e não exijam mais inspeção, elas serão enviadas para o departamento solicitante ou para o estoque. Ma cópia do recibo é então enviada para o departamento de compras, observando qualquer variação ou discrepância em relação ao pedido de compra. Se o pedido é considerado completo, o departamento de recepção fecha sua cópia do pedido de compra e avisa o departamento compras. Se não estiver completo, o pedido de compra é mantido aberto, esperando para ser completado. Se as mercadorias também foram inspecionadas pelo departamento de controle de qualidade, os responsáveis por esse setor também avisarão ao departamento de compras sobre a aceitação ou não das mercadorias.
Aprovação da fatura do fornecedor para pagamento: Quando é recebida a fatura do fornecedor, há três informações que devem concordar: o pedido de compra, o relatório de recebimento e a fatura. Os itens e as quantidades devem ser os mesmos em todos os documentos; os preços e suas extensões devem ser os mesmos no pedido de compra e na fatura. Todos os descontos e termos do pedido original de compra devem ser comparados com a fatura. É função do departamento de compras verificar esses aspectos e resolver quaisquer diferenças. Uma vez aprovada, a fatura é enviada ao departamento de contas a pagar.
http://sercomprador.blogspot.com.br/
que Deus nos abençoe
-
O controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa, estoque da matéria prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas, ou seja, materiais produtivos e improdutivos, bem como a sua fiscalização
A política de estocagem deve nortear o planejamento, tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender rapidamente o cliente, e a área de produção prefere, também, trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque. Já o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e favorecer seu fluxo de caixa, evitando depender de capital de terceiros, como é o caso do estoque comprado a prazo.
Entre outras informações, o controle de estoque possibilita ao gestor monitorar:
- Quando comprar; quanto comprar; o que comprar; quanto manter em estoque;
- Receber e armazenar os materiais comprados conforme necessidade de cada item;
- Controlar os estoques em termos de quantidades, valores e fornecer informações sobre a posição dos itens estocados;
- Identificar e retirar os itens obsoletos e danificados do estoque;
- Equalizar os saldos físicos com os contábeis;
- A divergência e o extravio de mercadorias.
-
Diversos autores, cito aqui Trigueiro ( Administração de Materiais - Um enfoque prático), colocam claramente que o setor de administração de materiais ( e compras por consequencia ) não especifica e sim recebe as esecificações dos setores demandantes para, a partir das especificações, começa a desempenhar as suas atribuições. "É a Função que Planeja, Executa e Controla o fluxo de materiais nas condições mais eficientes e econômicas,
partindo das especificações dos artigos a comprar, até a entrega ao cliente."
-
Também não concordo com o gabarito. Basta pensar em uma indústria química, onde um engenheiro químico é quem definirá a qualidadde de certo material a ser utilizado pela empresa no seu processo de prodção. É certeza que o responsável pela compra não detém o conhecimento técnico para definir qual material deve ser comprado e sua respectiva qualidade.
-
Então gente, não é o setor de compras que vai verificar a qualidade. Na questão a palavra PROVIDENCIAR acaba com essa dúvida. Somente o fato de encaminharem os produtos para se verificar a qualidade, já se enquadra no verbo PROVIDENCIAR. ou seja, tomar providência, providenciar os recursos necessários-meios apropriados. Foi como interpretei, pelo menos.
-
Cabe ao comprador, além de especificar a qualidade, providenciar os meios apropriados de inspeção e testes de verificação que comprovem a qualidade por ele desejada. Concordo com o colega acima que disse que o comprador não possui qualificação técnica para especificar a qualidade dos produtos adquiridos. Porém, na prática na maioria das vezes é comprador que providencia, vulgo se ''vira'' para garantir a qualidade dos produtos. Afinal, se der merda a culpa é sempre do responsável pela compra...
-
Cabe ao comprador, além de especificar a qualidade, providenciar os meios apropriados de inspeção e testes de verificação que comprovem a qualidade por ele desejada.
A questão está clara ao dizer que quem determina a qualidade do material é o comprador e não o setor requisitante.
A questão afirma que cabe ao comprador... o quê? além de especificar a qualidade, providenciar a inspeção e testes que comprovem a qualidade desejada por ele, ele quem? o comprador é claro. Não é comprador quem faz os testes e inspeções, mas é ele, o comprador, quem determina que qualidade é essa.
havia estudado que quem determina a qualidade e especifica o material para a compra é o setor requisitante. BLZ, desconsidero tudo que estudei, se cair uma questão assim, marco como verdadeira e uso essa questão pra fundamentar um recurso.
-
Essa regra deve se aplicar apenas a iniciativa privada, pois a Lei 8.666 diz:
Art. 75. Salvo disposições em contrário constantes do edital, do convite ou de ato normativo, os ensaios, testes e demais provas exigidos por normas técnicas oficiais para a boa execução do objeto do contrato correm por conta do contratado.
-
"Cabe ao comprador, além de especificar a qualidade, providenciar os meios apropriados de inspeção e testes de verificação que comprovem a qualidade por ele desejada."
Já trabalhei em indústria química e alimenetícia, ambas multinacionais. Nas duas empresas trabalhei no setor de controle de qualidade. Em nenhuma das empresas, os itens grifados acima eram de competência do setor de compras.
-
Acredito que quando o examinador citou "comprador", ele quis utilizar a palavra em sentido amplo, ou seja, "a empresa que compra". E não em sentido estrito "o setor de compras da empresa".
De fato isso é verdade, pois seria um absurdo se apenas a empresa vendedora fizesse a análise quantitativa/qualitativa do material. Qual a segurança que a sua empresa (compradora) teria?
-
O dia que o comprador tiver o conhecimento para especificar qual o nível adequado da qualidade de produto e providenciar inspeção e testes, ele se torna o gerente de qualidade da empresa.
-
Quem confere é o setor de almoxarifado na fase de recebimento que verifica quantitativamente e qualitativamente se o pedido está nos padrões, caso não esteja será rejeitado.... Ambigua essa questão..
-
Eu marquei como errada pois também acho que deve ser feito pelo Controle de qualidade.
Qualificação do Compradores
Atualmente o comprador é um elemento experiente e a função é tida e reconhecida como uma das mais importantes em uma empresa. O padrão atual exige que o comprador tenha ótimas qualificações e esteja preparado para usá-las em todas as ocasiões. Para conduzir eficazmente suas compras, deve demonstrar conhecimentos amplos das características dos produtos dos processos e das fases de fabricação dos itens comprados. Deve estar preparado para discutir em igual nível de conhecimento com os fornecedores.
Controle de qualidade e inspeção
Para conseguir manter padrões de qualidade é necessário Controlá-lo, ou seja, é preciso a existência do Controle de Qualidade, Mas, ao fixar padrões de qualidade, surgirão problemas entre todos os elementos que dela participam, especificações, produção, manuseio de materiais, compras e estocagem, O pessoal da produção estará interessado em custos, o de compras em preços baixos, o de vendas em satisfazer o consumidor da melhor maneira possível, o de projetos em manter altos níveis de qualidade, e a direção da empresa em resultados finais e que sejam mais lucrativos.
Vamo que Vamo!!
-
É o tipo de questão que o examinador faz sabendo que vão ter várias interpretações e todas corretas, mas acerta quem acerta a intepretação dele( examinador) !!!!!!
-
Concordo com o gabarito da banca, senão vejamos:
Cabe ao comprador, além de especificar a qualidade, providenciar os meios apropriados de inspeção e testes de verificação que comprovem a qualidade por ele desejada.
Pela parte em destaque podemos ver que o comprador não mede qualidade nenhuma ele procurar o os meios para que isso seja feito. A questão não vai além disso. Quanto a especificar a qualidade, nada mais é do que uma das funções do setor de comprar: "Comprar com qualidade, celeridade e ao preço econômico"....ao especificar o comprador (setor de compras) defini as características mínimas em outras palavras, as qualidades necessárias para que o produto/serviço seja aceito.
Fonte: Times New Romam 12
-
Concordo que essa disciplina é esquisita, especialmente esse assunto compras é muito polêmico. Só hoje resolvi três questões com conceitos divergentes entre autores. Mas nessa aqui, tenho que concordar com o colega abaixo: "Cabe ao comprador, além de especificar a qualidade, providenciar os meios apropriados de inspeção e testes de verificação que comprovem a qualidade por ele desejada."
Voltando pra questão. Digamos que você é um comprador de uma Fundação de Amparo à Pesquisa, tipo a FAPESP, e é incumbido de fazer o procedimento de aquisição de um kit de extração de DNA, por exemplo. Como bom e dedicado servidor que é (rsrsrs), é lógico que você irá se informar sobre às especificações, condições de armazenamento e transporte, e tudo mais sobre o produto.
Depois de todos os trâmites, do seu acompanhamento, a carga chega no almoxarifado e aí te dizem: "amigão, tenho que liberar aquela carga tua lá, vê isso pra mim?". E o que você faz? Desce no almox e dá uma de bonzão fazendo o teste de qualidade e inspeção por si mesmo? NÃOOO! Com certeza não será o senhor(a) o (a) responsável por tão nobre tarefa. O que te resta a fazer é informar ao requisitante do produto (no caso em tela um Professor ou Assistente) da disponibilidade da carga para conferência, agendar um local e horário, ou mesmo providenciar o envio do produto, para que o usuário faça a inspeção. Pode ser também que exista algum profissional (um biólogo, por exemplo) na sua instituição capacitado a finalizar o procedimento, aí fica mais fácil, sendo apenas necessário que ele seja contatado. Fazendo isso, você terá despenhado com brilhantismo e excelência a sua função!
Desculpe pela viagem, mas foi só pra ilustrar que sim, cabe ao comprador providenciar os meios para inspeção e aceite da carga.
-
Nesse caso o comprador tem que saber do alfinete ao foguete. Imagina ter que especificar um produto especifico de uma área da empresa. Por exemplo a área de TI. O comprador tem que especificar um switch ou um roteador e depois testar. Ou então uma empresa de cimento que solicita a compra de caminhões. Quando chega ele tem que testar os caminhões e fazer a betoneira girar. Pode até ser que na teoria seja real, mas na prática jamais funciona.
Tem o caso também da fraude. A pessoa que especifica não pode ser a mesma que atesta. Caso contrário fica muito fácil realizar a fraude e atestar que o produto de determinado fornecedor é sempre melhor.
-
ERRADO , MAS
fique na duvida "além de especificar a qualidade" = pensava que era o fornecedor não o comprador que especificava, amas na visão da CESPE, aqui tava falando da especificão(vistória) na hora da compra
-
A priori analisei a questão como " EU" pessoa física estivesse comprando uma mercadoria. Como eu conseguiria analisar essa bagaça de inspeção e testes.
Pensando como se fosse minha empresa, daí o órgão de compras verifica se as quantidades estão corretas e providencia junto ao órgão de controle de qualidade a inspeção para comparar a adequação do material às especificações determinadas no pedido de compras.
Espero ter ajudado
-
Pra quem não é assinante(assim como eu): RESPOSTA CERTA
Justificativa (cópia de um dos comentários anteriores):
Segundo Chiavennato, em seu livro "Administração de Materiais":
"Controle e Recebimento do Material Comprado: É a quinta e última etapa do ciclo de compras. É quando o órgão de compras recebe do fornecedor o material solicitado no pedido de compras. No recebimento do material, o órgão de compras verifica se as quantidades estão corretas e providencia junto ao órgão de controle de qualidade a inspeção para comparar a adequação do material às especificações determinadas no pedido de compras. É o que se chama de inspeção de qualidade no recebimento do material".
-
Cabe ao comprador, além de especificar a qualidade, providenciar os meios apropriados de inspeção e testes de verificação que comprovem a qualidade por ele desejada. CORRETA
---------------
A Colega Caroline matou a charada. O examinador citou "comprador" em sentido amplo.
---------------
A resposta está no livro do Marco Aurélio Dias:
Segurança da qualidade
A definição da qualidade do material a ser comprado é determinada considerando-se o veredito final do departamento utilizador. Assim sendo, as definições de qualidades relativas a artigos e equipamentos de escritório podem ser determinadas pelo usuário dos mesmos; esse mesmo procedimento serve para os demais tipos de materiais sem grande importância ao produto final.
A definição da qualidade deve ser expressa de tal maneira que:
• o comprador saiba exatamente o que está sendo desejado;
• o contrato ou o pedido de compra seja emitido com uma descrição adequada do que se deseja;
• o fornecedor seja devidamente posicionado das exigências de qualidade;
• existam meios apropriados de inspeção e testes para serem utilizados, a fim de que se verifique se os materiais entregues satisfazem os padrões de qualidade desejados.
• os materiais entregues estejam de acordo com as especificações de qualidades aceitáveis para a empresa do comprador.
(...)
Um dos principais objetivos e finalidades da Seção de Compras é a aquisição na qualidade adequada. A qualidade correta não quer significar a melhor qualidade disponível; por mais desejável que essa possa ser, elas terão de atender a determinadas exigências, e deve estar relacionada àquela necessidade. Qualidade correta significa melhor qualidade para determinado uso. Podemos afirmar que o objetivo real de Compras é conseguir a qualidade adequada ao mais baixo preço possível.
-
CERTO
Errei por conta deste artigo da lei 8666
Art. 75. Salvo disposições em contrário constantes do edital, do convite ou de ato normativo, os ensaios, testes e demais provas exigidos por normas técnicas oficiais para a boa execução do objeto do contrato correm por conta do contratado.
-
A inspeção de qualidade dos produtos é realizada pelo comprador.
-
pensei que a verificação da qualidade ficasse à cargo do requisitante do pedido e não do dpto de compras
-
O comprador deve estabelecer qual é o nível de qualidade adequado para sua empresa e
que o fornecedor deve providenciar. Além disso, ele precisa ser capaz de medir e inspecionar estes
requisitos de qualidade, pois isto facilitará o trabalho da equipe que irá receber o material.
Esta equipe poderá aceitar ou rejeitar o material, de acordo com os resultados da inspeção.
Gabarito: correta
fonte: estratégia concursos (Rodrigo Rennó)
-
O problema dessa questão é que ela está certa. rss
-
NÃO A ESSA REFORMA ADMINISTRATIVA INJUSTA! VAMOS FAZER PRESSÃO NO CN!